Sei sulla pagina 1di 16

Em 2006 o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social) criou o PROESCO, uma linha especca de crdito de apoio, com

R$100 milhes para projetos de ecincia energtica apresentadas por ESCOSs (Empresas de Servios de Conservao de Energia) e por consumidores nais de energia. So benecirias as ESCOs e usurios nais de energia com intervenes que comprovadamente contribuam para a economia de energia com focos em: Motores Iluminao Otimizao de processos Bombeamento Ar comprimido Ar-condicionado e ventilao Refrigerao e Resfriamento Aquecimento Produo e distribuio de vapor Automao e Controle Distribuio de Energia Gerenciamento Energtico So considerados itens nanciveis: Estudos e Projetos Obras e Instalaes Mquinas e Equipamentos Servios Tcnicos Especializados Sistemas de Informao, Monitoramento, Controle e Fiscalizao E so considerados itens no nanciveis: Aquisio ou arrendamento de bens imveis e benfeitorias Aquisio de mquinas e equipamentos usados Os critrios de apoio declarados pela ABESCO so: O solicitante dever apresentar Projeto que permita identicar, analisar e acompanhar detalhadamente o conjunto de aes e metas, atravs do qual pretenda contribuir para a conservao do meio ambiente. Investimentos realizados no projeto objeto de apoio do BNDES at o sexto ms anterior data da apresentao do pedido podero ser considerados para efeito de contrapartida ao projeto.

Usurios Finais de Energia Para projetos de usurios nais de energia os procedimentos operacionais especcos so os usuais para enquadramento, anlise e contratao, constantes das Polticas Operacionais do BNDES, sejam diretas ou indiretas. Apoio s ESCOs Para operao e apoio s ESCOs so trs as modalidades: 1 Indireta no-automtica, onde o agente nanceiro assume integralmente os riscos de crdito. 2 De Risco Compartilhado, quando o BNDES, com participao limitada a 80% e o agente nanceiro mandatrio (participao mnima de 20% sobre os riscos) assumem o risco do projeto. No caso da modalidade Risco Compartilhado, necessrio um parecer tcnico de entidade independente e capacitada certicando a viabilidade tcnica sobre a adequao da tecnologia adotada para a obteno dos resultados esperados. Tambm o banco dever assinar um contrato de mandato para operar em nome do BNDES antes de realizar operaes. 3 Operao Direta, quando o BNDES assume integralmente o risco em nanciamento superior a R$ 10 milhes, sem a participao de um banco intermedirio.

Garantias No caso de operaes de nanciamento para ESCOs com Risco Compartilhado entre agentes nanceiros e o BNDES, ser cobrada do benecirio uma comisso especial por assuno de risco. Os agentes nanceiros devero obrigatoriamente exigir como garantia dos nanciamentos a ana dos controladores da ESCO e o penhor dos direitos creditrios decorrentes do contrato de prestao de servios da ESCO com seu cliente. Nas operaes que o agente nanceiro assumir integralmente os riscos de crdito, as garantias so negociadas livremente entre as partes, respeitando-se as normas do BNDES sobre o assunto. Condies Financeiras Operaes com Risco Compartilhado entre o BNDES (participao limitada a 80%) e o agente nanceiro mandatrio.

Sobre a parcela com risco do BNDES: TAXA DE JUROS = Custo Financeiro + Remunerao do BNDES + Remunerao do Agente Financeiro Mandatrio + Remunerao por Assuno de Risco do BNDES, sendo:
Custo Financeiro Remunerao do BNDES Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) 1% ao ano

Remunerao do Agente Financeiro At 1% ao ano Mandatrio Remunerao por Assuno de Risco At 3% ao ano

Sobre a parcela com risco do Agente Financeiro: TAXA DE JUROS = Custo Financeiro + Remunerao do BNDES + Remunerao do Agente Financeiro, sendo:
Custo Financeiro Remunerao do BNDES Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) 1% ao ano

Remunerao do Agente Financeiro At 4% ao ano

Operaes com Risco do Agente Financeiro (Indireta NoAutomtica) TAXA DE JUROS = Custo Financeiro + Remunerao do BNDES + Remunerao do Agente Financeiro, sendo:
Custo Financeiro Remunerao do BNDES Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) 1% ao ano

Remunerao do Agente Financeiro A ser negociada pelo Agente FinanMandatrio ceiro, limitada a 4%, obedecendo-se as normas do BNDES sobre o assunto

Operaes Diretas: TAXA DE JUROS = Custo Financeiro + Remunerao do BNDES + Taxa de Risco de Crdito, sendo:
Custo Financeiro Remunerao do BNDES Taxa de Risco de Crdito Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) 1% ao ano Conforme o risco do Benecirio

Prazo Total At 72 meses, includo o prazo mximo de carncia de at 24 meses. Nvel de Participao At 90% dos itens apoiveis.

Para atender os quesitos bsicos de aprovao no mbito do PROESCO, os Projetos de EE devem formatar corretamente os quesitos de viabilidade, validao e de vericao e monitoramento. Um Projeto de Ecincia Energtica envolve os seguintes participantes:

Empreendedor O empreendedor o usurio de energia que por determinao prpria ou por orientao de terceiros identica oportunidades para promover aes de Ecincia Energtica e resolve por sua conta e risco desenvolver iniciativas de ecincia energtica (com ou sem auxlio de terceiros), inclusive nanciando estas com recursos prprios ou com linhas de nanciamento disponveis no mercado, mas no se limitando ao PROESCO.

Esco As empresas prestadoras de servios energticos so chamadas de ESCOs - Empresas de Servios de Conservao de Energia, especializadas na conduo de projetos de Ecincia Energtica, capazes de identicar oportunidades, estudar alternativas, avaliar solues nos planos tcnico, ambiental e nanceiro, desenvolver projetos, coordenar e/ou implementar obras, instalaes e realizar medies, bem como propor cenrios econmicos e tarifrios para os energticos envolvidos. Uma ESCO pode utilizar recursos prprios ou de terceiros com base em contratos de desempenho ou ainda ser remunerada por valores xos e pr-estabelecidos.

Agente Financiador O agente nanciador, representado por uma empresa nanceira, banco ou agente com disponibilidade de recursos que possam estabelecer condies para nanciar aes de Ecincia Energtica, cujos resultados possam viabilizar o pagamento dos recursos disponibilizados para o desenvolvimento do projeto. O agente nanciador no necessita se limitar a esta fonte de recursos, mas pode utilizar o PROESCO se for uma Instituio Financeira credenciada no BNDES. Por pressuposto, no uma entidade especializada em projetos de Ecincia Energtica, razo pela qual pode requerer o auxlio de uma entidade externa (Validador) para o m de avaliar os projetos candidatos obteno de nanciamentos, procurando reduzir os riscos dos demais agentes envolvidos.

Validador Uma empresa, instituto de pesquisa, ou ainda instituio de ensino com expertise, experincia e iseno, com reconhecida capacidade para atuar como terceira parte capaz de avaliar as premissas do projeto, hipteses, clculos, cronogramas, viabilidade econmica e tcnica do mesmo e demais consideraes, procurando minimizar os riscos do nanciador, do proponente e da prpria empresa prestadora de servio. Poder emitir pareceres conclusivos sobre a viabilidade ou no do projeto ou, ainda, propor alteraes em sua concepo no sentido de reduzir riscos e melhorar o desempenho das proposies. Por razes de conito de interesse deve ser vedado a uma ESCO atuar como agente validador. Deve ser evitada pelos agentes nanciadores a determinao exclusiva de um agente validador (quer pblico ou privado) visando a preservao da ecincia no processo de validao e sua completa iseno.

Os custos decorrentes da contratao do agente validador podero ser includos no nanciamento, desde que o projeto seja aprovado na validao propriamente dita e nos requisitos do agente nanciador. Na eventualidade de no aprovao do projeto em qualquer fase anterior contratao do nanciamento, os custos com a validao so de responsabilidade do empreendedor em primeira instncia ou da ESCO caso este critrio tenha sido acordado na relao bilateral empreendedor / ESCO. Recomenda-se que a funo de validador seja exercida preferencialmente por empresas de consultoria, ONGs, Universidades, Institutos de Pesquisa ou ainda por empresas privadas cuja atuao seja pertinente com processos de validao e certicao. Em qualquer caso, estas entidades devem estar preparadas para exercer a funo sem que seja estabelecido um monoplio de atuao e, caso conveniente, a escolha pode ser feita atravs de um processo de licitao. O parecer conclusivo do validador considera no projeto o escopo, prazos, contrato entre as partes (empreendedor, ESCO, fornecedores), rentabilidade do projeto, garantias, tecnologias, checagem de informaes tcnicas, econmicas e cronograma, aspectos legais e regulatrios e aspectos ambientais envolvidos.

Ganhos, Medio e Vericao A particularidade no custo de um Projeto de Ecincia Energtica que os recursos que serviro para remunerar seu nanciamento resultaro de economias advindas de processos de ganhos de Ecincia Energtica. Como esta operao altamente especializada, faz-se necessrio a participao do validador, permitindo que o agente nanciador concentre suas decises em questes pertinentes a outros aspectos da operao com as quais est mais familiarizado, como por exemplo: garantias, prazos, taxas de juros, riscos de crdito, entre outros. A chamada Medio e Vericao (M&V) realiza, depois da implantao do projeto, comprovao das premissas e a prpria reduo de consumo e dos custos do projeto. Tal monitoramento previsto no Contrato de Desempenho celebrado entre o empreendedor e uma ESCO para auferir a economia nos custos com energia e, sobre ela, remunerar com uma porcentagem por um perodo determinado, os servios de obras, projetos, tecnologias e logstica da empresa contratada para tal.

O PROESCO financia estudos, obras e equipamentos com prazos de at seis anos, includa a carncia de at dois anos ao custo de TJLP mais uma porcentagem de remunerao ao ano e aceitando o chamado Contrato de Performance como garantia no financiamento de clientes das ESCOs. Para maiores detalhes sobre o PROESCO e para fazer o download da Carta Consulta, documento apropriado para submeter o projeto a uma anlise inicial, consulte o Portal da Abesco:

w w w. e f i c i e n c i a e n e r g e t i c a . o r g . b r

Associao Brasileira das Empresas de Servios de Conservao de Energia Avenida Paulista, 1.313 - 9o andar - Conj. 908 CEP 01311-923 - So Paulo - SP Fone/fax: (55 11) 3549 4525 Fone: (55 11) 3171 3088

Potrebbero piacerti anche