Sei sulla pagina 1di 19

COOPERATIVISMO

Associao lucrativa

Projeto Gerart 2009

Cooperativismo/ Ivanete Daga Cielo, Ricardo Mercadante, Fabiana Severo, Katia Fabiane Rodrigues, Ana Caroline Santos Franzen, Patrcia Hahn e Sandra Regina Kchesinski Bueno.

C OOPERATIVISMO
Associao lucrativa
Nesta apostila sero abordados os conceitos de cooperativismo, economia solidria, os valores e os princpios do cooperativismo, seus aspectos estruturais e o procedimento para sua criao. A todos um BOM ESTUDO!

Projeto Gerart
2009

Sumrio
O que so cooperativas? ................................................................................ 1 Diferenas entre cooperativas, associaes e empresas privadas ........................ 2 Autogesto .................................................................................................. 3 Economia solidria ........................................................................................ 3 Alguns fundamentos da cooperao ................................................................ 3 Valores cooperativistas .................................................................................. 4 Princpios cooperativistas ............................................................................... 5 Aspectos gerais ............................................................................................ 6 Aspectos estruturais...................................................................................... 6 Direitos dos cooperados................................................................................. 7 Deveres dos cooperados ................................................................................ 8 Documentos necessrios................................................................................ 8 Passos para criao de uma cooperativa ........................................................ 10 Smbolo do cooperativismo .......................................................................... 13 Bandeira do cooperativismo ......................................................................... 13 Referncias ................................................................................................ 14

Cooperativismo: associao lucrativa

O QUE SO COOPERATIVAS?
A principal caracterstica das sociedades cooperativas est em sua finalidade de oferecer aos seus cooperados melhores condies econmicas e sociais, uma vez que a cooperativa, em si, no possui finalidade lucrativa. Desta forma, a cooperativa atua como um instrumento de promoo dos interesses de seus membros. As cooperativas so organizaes legalmente constitudas, onde as pessoas se unem em torno de um empreendimento comum, tendo como principais finalidades, produzir e colocar os produtos ou servios de seus cooperados no mercado, com condies mais vantajosas do que os mesmos teriam isoladamente, tornando os empreendimentos mais competitivos e gerando maiores oportunidades de negcios. Uma cooperativa de produo, por exemplo, pode ser montada em uma comunidade onde vrias pessoas fabricam o mesmo produto. Ao se unirem em uma cooperativa essas pessoas conseguem solucionar alguns problemas individuais e, ao invs de competirem entre si, elas se unem com o intuito de se ajudarem umas s outras, se fortalecendo dentro do segmento de mercado que atuam. Muitos trabalhadores autnomos enfrentam o problema de ter que trabalhar sem a devida regulamentao, pois no podem pagar impostos com o lucro que obtm. Porm, ao se juntar a uma cooperativa continuam gerenciando seus negcios e produzindo os mesmos produtos, mas podero trabalhar na legalidade utilizando o CNPJ da cooperativa e emitindo notas fiscais em nome desta. Ao criar uma cooperativa o cooperado ao mesmo tempo dono e usurio da cooperativa: enquanto dono ele administra a empresa, e enquanto usurio utilizar os seus servios Atualmente, pelas leis brasileiras as cooperativas so divididas em treze tipos: agropecuria, consumo, crdito, educacional, especial, habitacional, infraestrutura, mineral, produo, sade, trabalho, transporte, turismo e lazer. A cooperativa resultante do Projeto Gerart se enquadra como uma cooperativa de produo, ou seja, as pessoas se organizaro para produzir bens de higiene pessoal artesanalmente, vendendo esses produtos no mercado e obtendo renda para melhorar sua qualidade de vida.

Cooperativismo: associao lucrativa

DIFERENAS ENTRE COOPERATIVAS, ASSOCIAES E EMPRESAS PRIVADAS


Cooperativa uma sociedade de pessoas. Nmero ilimitado de cooperantes. Objetivo principal a prestao de servios econmicos ou financeiros. Tem fins econmicos embora no tenha fins lucrativos. Controle democrtico, cada pessoa tem um voto. Assemblias: quorum baseado no nmero de cooperantes. No permitida a transferncia das quotas-partes a pessoas estranhas sociedade. Os excedentes financeiros retornam aos cooperados de forma proporcional ao seu trabalho. Associao uma sociedade de pessoas. Nmero ilimitado de associados. Objetivo principal realizar atividades assistenciais, culturais, esportivas e organizacionais, entre outras. No tem fins econmicos nem lucrativos. Controle democrtico, Cada pessoa tem um voto. Assemblias: quorum baseado no nmero de associados. No tem quotas-partes. Os excedentes financeiros retornam para investimento e manuteno da prpria associao, no podendo ser dividido entre os associados. Empresa privada uma sociedade de pessoas ou capital. Nmero limitado ou ilimitado de associados, dependendo da empresa. Objetivo principal o lucro. Tem fins econmicos e fins lucrativos. Os scios decidem ou cada ao representa um voto, dependendo da empresa. Assemblias: quorum baseado no capital de cada acionista. Transferncia das aes a terceiros. O lucro gerenciado pelos scios ou proporcional ao nmero de aes, dependendo da empresa.

Cooperativismo: associao lucrativa

AUTOGESTO
O conceito de autogesto est ligado independncia financeira, pois acontece quando pessoas que antes eram funcionrias ou desempregadas se tornam donas de um negcio. Aqueles que se sentem dispostos a contribuir para seu prprio crescimento e para o crescimento de seu pas procuram formar equipes que trabalham com o propsito de criar ou gerenciar seu negcio. Algumas vezes a soluo para uma empresa particular no falir est em seus funcionrios assumirem o controle formando uma cooperativa a partir da estrutura da empresa, assim, os funcionrios tm a oportunidade de participar do processo de reconstruo e gerenciamento das empresas e no apenas do processo produtivo.

ECONOMIA SOLIDRIA
A economia solidria busca a valorizao social do trabalho, a satisfao das necessidades pessoais e coletivas, a relao com a natureza, os valores da cooperao, da autogesto e da solidariedade. Os principais valores da economia solidria so o trabalho, o saber e a criatividade. Eles representam aes baseadas na solidariedade. As pessoas que participam deste processo devem possuir esprito de solidariedade e cooperao, elevado grau de motivao, perseverana, vivncia democrtica, desejo de construir coletivamente um empreendimento socialmente justo e sustentvel. Esta forma de pensar a eficincia de um empreendimento no est baseada apenas nos lucros, mas tambm nos benefcios sociais que as atividades empresariais geram. Assim, o empreendimento deve buscar qualidade de vida e felicidade para seus membros e toda a comunidade.

ALGUNS FUNDAMENTOS DA COOPERAO


A autogesto e a economia solidria esto intensamente ligadas quando se trata de cooperativas. Pode-se dizer que os fundamentos da cooperao que definem as principais virtudes de um sistema cooperativista so:
3

Cooperativismo: associao lucrativa

Humanismo: a valorizao do homem pelo que ele e no pelo que tem; Liberdade: o direito que cada um tem de determinar o que deseja fazer; Democracia: onde cada pessoa possui um voto, e a deciso feita pela maioria; Participao: uma exigncia da vida em coletividade; Responsabilidade: o dever de cada um em responde por suas atitudes e decises; Solidariedade: a contribuio que cada um d para auxiliar o outro em uma comunidade; Justia social: est relacionado a ideia de que cada um deve receber conforme a sua participao.

VALORES COOPERATIVISTAS
Em todas as cooperativas existem valores que devem ser entendidos, respeitados e divulgados por todos os participantes, eles so: Viver melhor: ter como meta satisfazer as necessidades comuns dos cooperados por meio da soluo de problemas com a participao de todos. Poupar sem sofrimento: levando em conta que a satisfao das necessidades dos cooperados prioritria, define-se o que fazer com o excedente financeiro. Educar as pessoas para conhecimentos econmicos: a ferramenta para o desenvolvimento sustentvel do homem e da sociedade. Estabelecer o preo justo: o trabalho deve ser remunerado e os preos definidos sem inteno de se obter lucro exagerado ou exploratrio. Amenizar os conflitos: resolver os conflitos de interesse entre os associados, somando esforos pelo bem coletivo. Ajuda mtua: cada cooperado deve auxiliar o desenvolvimento dos outros. Responsabilidade: todos tm responsabilidades sobre o desenvolvimento da cooperativa. Igualdade: como cooperados todos so iguais.

Cooperativismo: associao lucrativa

PRINCPIOS COOPERATIVISTAS
Em setembro de 1995 a ACI (Aliana Cooperativa Internacional) comemorou seus 100 anos. E as cooperativistas do mundo inteiro estabeleceram os princpios bsicos do Cooperativismo. Os princpios cooperativistas so requisitos que guiam o comportamento das pessoas que participam das cooperativas. Eles valem para os cooperados de todo o mundo. Adeso voluntria e livre: As cooperativas so abertas entrada voluntria de todos que estejam interessados em participar e ajudar em sua manuteno, sem que estas pessoas sofram presses para entrar ou sair da cooperativa. Gesto democrtica e livre: Quem administra a cooperativa so os cooperados e estes no so obrigados a participar da administrao. Participao econmica dos membros: Todos os participantes contribuem com uma porcentagem de seus ganhos para a formao do capital da cooperativa e recebem a diviso dos lucros ao final de cada perodo. Autonomia e independncia: As cooperativas so desvinculadas do governo e este s deve prestar auxlio em forma de emprstimos ou financiamentos se solicitado, mas no pode intervir em sua administrao. Educao, formao e informao: A cooperativa deve colaborar com o treinamento profissional de seus membros, proporcionando os meios necessrios para seu progresso. Alm disso, a cooperativa deve informar a sociedade em geral sobre suas aes e de seus cooperados. Intercooperao: Os membros de uma cooperativa devem contribuir com o desenvolvimento e crescimento dela, e tambm com o desenvolvimento de outras cooperativas conhecidas, sempre mantendo um clima de amizade e colaborao.

Cooperativismo: associao lucrativa

Interesse pela comunidade: As cooperativas trabalham em prol de seus participantes e tambm da sociedade onde esto inseridas, sempre buscando melhorias nas condies de vida de todos.

ASPECTOS GERAIS
As cooperativas so sociedades de natureza civil, formada por no mnimo vinte pessoas. Qualquer pessoa pode participar desde que no desenvolvam atividades conflitantes com os objetivos da cooperativa. Elas esto fundamentadas na economia solidria e se prope a obter um desempenho mais eficiente, com a melhoria da qualidade e valorao dos servios e produtos ofertados por elas. Tem objetivo de gerar trabalho e renda a seus cooperados, buscando o desenvolvimento dos seres humanos, das famlias e da comunidade como um todo. As cooperativas esto regulamentadas pela legislao: Na constituio federal, em seu art. 5, incisos XVII e no art. 174, par. 2, Cdigo Civil, Lei Federal n 5.764/71 e Legislaes especficas para cooperativa de produo. As cooperativas sofrem diversas tributaes tais como: PIS: 1 % sobre a folha de pagamento de funcionrios da cooperativa, 0,65 % em caso de no-associados, conforme a medida Provisria 1.546-22/97. FGTS: somente para empregados da cooperativa. INSS: 15 % sobre a retirada de cada cooperante e se estes forem autnomos 20 % sobre o salrio-base de cada um. ICMS: se a cooperativa operar em um nico municpio no h incidncia do ICMS. IPI: sempre que a cooperativa tiver atividade de transformao de matria-prima.

ASPECTOS ESTRUTURAIS
Quanto aos aspectos estruturais, uma cooperativa deve: Estar constituda e operar segundo a Lei 5.764/71. Ter seus documentos arquivados na junta comercial estadual.
6

Cooperativismo: associao lucrativa

Ser registrada no ministrio da fazenda no CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurdica). Obter concesso de alvar na prefeitura municipal. Obter registro na secretaria estadual da fazenda, dependendo do ramo. Obter registro na OCEPAR (Sindicato e Organizao das Cooperativas do Estado do Paran (Art. 107 da Lei 5.764/71), no caso do Paran. Aderir e participar do Programa de Autogesto das Cooperativas Paranaenses. Possuir cadastro dos cooperados como contribuintes do INSS, quando for o caso. Possuir cadastro dos cooperados como contribuintes do ISS, quando for o caso. Possuir a documentao dos cooperados no que diz respeito sua qualificao perante os rgos de registro. Possuir todos os livros obrigatrios atualizados e registrados de acordo com as instncias competentes: livros de Atas das assemblias gerais ordinrias, das assemblias gerais Extraordinrias, das reunies do conselho fiscal, da diretoria ou conselho de administrao e livros contbeis, entre outros. Comprovar a participao democrtica dos cooperados nas assemblias gerais, bem como a existncia de vida societria. Comprovar a atualizao de todos os atos administrativos.

DIREITOS DOS COOPERADOS


Entre os principais direitos dos cooperados pode-se citar: Utilizar os servios prestados pela cooperativa. Discutir e votar assuntos relativos cooperativa. Propor ao conselho de administrao e nas assemblias gerais as medidas que julgar convenientes aos interesses do quadro social. Efetuar, com a cooperativa, as operaes que forem programadas. Obter informaes da situao financeira da cooperativa.
7

Cooperativismo: associao lucrativa

Votar e ser votado para cargos no conselho de administrao e no conselho fiscal. No caso de desligamento da cooperativa, retirar o capital, conforme estabelece o estatuto.

DEVERES DOS COOPERADOS


Como principais deveres dos cooperados pode-se citar: Integrar as quotas-partes de capital. Operar com a cooperativa. Respeitar o estatuto da cooperativa. Cumprir fielmente os compromissos da cooperativa. Respeitar as decises da cooperativa. Cobrir sua parte em caso de prejuzo. Participar das atividades da cooperativa.

DOCUMENTOS NECESSRIOS
A documentao necessria para os scios : RG. CPF. Comprovante de residncia.

J para a cooperativa, aps a assemblia geral de constituio, necessrio realizar o registro da cooperativa no OCEPAR e na junta comercial. Para isto a cooperativa deve apresentar os documentos: Requerimento da Junta Comercial. Trs vias da ata da assemblia geral de constituio e do estatuto da cooperativa. Podendo ser uma via original assinada pelos fundadores e as demais podem ser fotocpias registradas em cartrio. Declarar no fecho da ata que a mesma cpia fiel. A cooperativa deve providenciar visto de advogado na ltima pgina da ata e do estatuto.
8

Cooperativismo: associao lucrativa

Junto a OCEPAR deve se apresentar: Cpia da ata da assemblia geral de constituio. Cpia do estatuto. Requerimento fornecido pela OCEPAR. Cpia do CNPJ. A cooperativa precisa ter os seguintes livros: De matrcula (cooperantes so inscritos por ordem cronolgica de admisso constando nome, idade, estado civil, nacionalidade, RG, CPF, profisso e residncia do cooperante, data de admisso e demisso - se houver, conta corrente das respectivas quotas-partes); De Atas de assemblias. De Atas dos rgos de administrao. De Atas do conselho fiscal. De presena dos cooperantes nas assemblias gerais. Outros como os, fiscais, contbeis, obrigatrios.

Cooperativismo: associao lucrativa

PASSOS PARA CRIAO DE UMA COOPERATIVA

Mais detalhes na apostila Plano de negcios

Reunir um grupo de pessoas interessadas em constituir a cooperativa para determinar os objetivos da futura cooperativa.

Escolher uma comisso organizadora, com indicao de um coordenador dos trabalhos.

Elaborar um plano de negcios no qual constar o planejamento da futura cooperativa.

A comisso organizadora ajudar a organizar os passos at a formao da cooperativa.

Continua...

10

Cooperativismo: associao lucrativa

Elaborar uma proposta de estatuto da cooperativa que dever ser distribuda para todos os interessados para ser estudada.

O que deve constar no estatuto:


A denominao social, contendo a expresso cooperativa. Endereo completo da sede e foro. Prazo de durao se no for permanente. rea de ao da sociedade. Objetivo da sociedade. Fixao do exerccio social. Data do levantamento do balano geral. Os direitos e deveres dos associados. Natureza da responsabilidade dos associados. Condies de admisso, demisso, eliminao e excluso. Normas para sua representao nas assemblias gerais, quando for o caso. Capital social mnimo. Valor da quota-parte, o mnimo de quotaspartes a ser subscrito pelo associado, o modo de integralizao das quotas-partes, bem como as condies de sua retirada nos casos de demisso, eliminao ou excluso do associado. Fundos obrigatrios e demais fundos que porventura forem criados. Forma de devoluo das sobras registradas aos associados, ou da distribuio das perdas. Modo de administrao e fiscalizao, estabelecendo os respectivos rgos, com definio de suas atribuies, poderes e funcionamento, a representao ativa e passiva da sociedade em juzo ou fora dele, o prazo de mandato, bem como o processo de substituio dos administradores e conselheiros fiscais. Formalidades de convocao das assemblias gerais e a maioria requerida para a sua instalao e validade de suas deliberaes, vedado o direito de voto aos que nela tiverem interesse particular sem priv-los da participao nos debates. Formas de dissoluo, fuso, incorporao e desmembramento da sociedade. Modo e processo de alienao ou onerao de bens imveis da sociedade. Modo de reforma do estatuto. Nmero mnimo de associados.

Realizar reunies com todos os interessados para discusso do estatuto e do plano de negcios.

Fazer a pesquisa do nome da cooperativa e de sua sigla na junta comercial do Paran, para saber se j existe uma cooperativa com nome ou sigla iguais.

Convocar todas as pessoas interessadas para a realizao da assemblia geral de constituio da cooperativa, em local e hora determinados, com bastante antecedncia.
A convocao feita atravs de um Edital de convocao que deve ser publicado com um mnimo de 10 dias de antecedncia em um jornal de maior circulao na cidade. Dica: Alguns jornais exigem que o modelo seja entregue redao com 48 h de antecedncia. No deixe para a ltima hora.

Continua...
11

Cooperativismo: associao lucrativa

Providenciar a aquisio dos livros necessrios para a Assemblia Geral de constituio. Livro de registro de presena, livro de registro de Atas, estatuto social (cpias para todos), lista nominativa, fichas de inscrio, ter pelo menos uma chapa para diretoria.

Realizar a assemblia de constituio da cooperativa, com a participao de todos os interessados (mnimo de 20 pessoas fsicas).

Arquivar os documentos constitutivos na junta comercial do paran.

Dar entrada no pedido de registro no CNPJ na delegacia da receita federal.

Registrar a cooperativa na OCEPAR, na secretaria estadual da fazenda, na prefeitura municipal, no INSS e em todos os demais rgos necessrios.

Parabns! A cooperativa foi constituda e est pronta para funcionar!

12

Cooperativismo: associao lucrativa

SMBOLO DO COOPERATIVISMO
O emblema do cooperativismo dado por um crculo abraando dois pinheiros, que indica a unio do movimento cooperativista, a imortalidade de seus princpios, a fecundidade de seus ideais, a vitalidade de seus adeptos. Tudo isto marcado pela trajetria dos pinheiros que se projetam para o alto, procurando subir cada vez mais. Antigamente o pinheiro era tido como um smbolo da imortalidade e da fecundidade, pela sua sobrevivncia em terras menos frteis e pela facilidade na sua multiplicao. O crculo representa a vida eterna, pois no tem incio e fim. O verde-escuro das rvores lembra a vida na natureza. O amarelo-ouro simboliza o sol, fonte permanente de energia e calor.

BANDEIRA DO COOPERATIVISMO
A bandeira do cooperativismo de cor branca e tem o logotipo da ACI impresso no centro, do qual emergem pombas da paz, representando a unidade dos seus membros. O arco-ris representado em seis cores e a sigla ACI est impressa na stima cor, o violeta. As cores do arco-ris representam a nobreza e a grandiosidade de um smbolo da natureza em um conjunto de cores, cuja unio significa a paz aps a tormenta. A cada uma destas cores dado um significado prprio: Vermelho: coragem. Alaranjado: viso de futuro. Amarelo: desafio enfrentado pelos cooperados. Verde: crescimento individual como pessoa e como cooperado. Azul: smbolo de unio e remete a necessidade de ajudar os menos afortunados pela ao solidria. Anil: necessidade de ajudar a si prprio e aos outros atravs da cooperao. Violeta: beleza, o calor humano e o coleguismo.
13

Cooperativismo: associao lucrativa

REFERNCIAS
BRASIL. Lei n 5.764, de 16 de dezembro de 1971. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br> Acesso em: 13 abr 2009. OCEPAR. Sistema Ocepar: Sindicato e Organizao das Cooperativas do Estado do Paran. Disponvel em: <http://www.ocepar.org.br/ocepar> Acesso em: 12 abr 2009. SEBRAE. Cooperativismo. Disponvel em: <http://www.sebraemg.com.br> Acesso em: 15 abr 2009. VEIGA, Sandra M., FONSECA, Isaque. Cooperativismo: uma revoluo pacfica em ao. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2001.

14

Este o Volume III da coleo de apostilas do Projeto Gerart e trata do tema Cooperativismo. O projeto Gerart foi criado por professores da Unioeste Universidade Estadual do Oeste do Paran, e faz parte do programa Universidade Sem Fronteiras Extenso Tecnolgica Empresarial da SETI (Secretaria de Estado da Cincia, Tecnologia e Ensino Superior). Busca contribuir com a gerao de empregos pela transferncia de conhecimentos adquiridos na Universidade. Conhecimentos estes, da rea de fabricao de produtos artesanais de higiene pessoal e gesto de empresas. O projeto possui parceria com as prefeituras dos municpios participantes:

Diamante DOeste. Iracema do Oeste. So Jos das Palmeiras. So Pedro do Iguau. Vera Cruz do Oeste.

Como principais objetivos o Projeto Gerart busca formar associaes municipais e uma cooperativa regional de produo e comercializao de produtos para higiene pessoal; contribuir com a melhoria da renda dos associados, fazendo uso, quando possvel, de matrias-primas regionais para fabricao dos produtos propostos.

Potrebbero piacerti anche