Sei sulla pagina 1di 7

Formas De Utilizao Dos Fitoterpicos E Controle De Qualidade De Plantas Medicinais (Prof.

Caroline Tannus)

O papel do farmacutico na farmcia de fitoterapia separar o princpio ativo das plantas e torn-lo produto farmacutico. Alm de fornecer ao povo uma nova alternativa de tratamento, sem esquecer que se torna recomendvel que o uso dos fitoterpicos seja indicado e acompanhado por um especialista da rea! Desde os primrdios o homem tentou transformar as plantas a fim de utiliz-las com a finalidade medicinal. Foi Galeno quem, primeira vez, experimentou transformar a planta a fim de fabricar medicamento administrvel ao homem e, por isso, chamamos estas transformaes de galnicas. A farmcia galnica , portanto, a arte e a maneira de transformar uma substncia possuidora de uma atividade teraputica em um medicamento facilmente utilizvel por um ser vivo, e adaptado, se possvel, ao diagnstico, ao tratamento ou a preveno de uma doena. Suas transformaes resultam numa infinidade de produtos fabricados que se conhecem atualmente. Empregada mundo inteiro desde milhares de anos, as apresentaes e preparaes fitoterpicas evoluram de maneiras muito diversas, sendo divididas em: - Uso Farmacutico; - Uso Domestico. Estas duas classificaes, na verdade, refletem as principais caractersticas necessrias diferenciao do: - Produto fitoterpico (uso farmacutico); - Planta medicinal (uso domstico).

Produto Fitoterpico (uso farmacutico) Trata-se de um produto elaborado tecnicamente, cuja eficcia e segurana foi devidamente comprovada, existindo um nmero considervel de estudos cientficos que confirme o seu emprego, na dose e forma de apresentao que foi estudada (lquido, slida, xarope, etc.).

Planta medicinal (uso domstico) Caracterizam-se por qualquer vegetal que possua propriedade curativa, as quais venham sendo relatadas h geraes, atravs das tradies de cada regio (senso comum). No necessariamente existem estudos cientficos que suportem este emprego, mas devem existir dados suficientes que eliminem qualquer risco de toxicidade.

DROGA VEGETAL Proveniente de grego droog, que significa seco. a planta ou suas partes que, aps sofrer processo de coleta, secagem, estabilizao, justificam seu emprego na preparao de medicamentos.

FORMAS FARMACUTICAS Com uma mesma planta, ou com a mesma parte da planta, podemse preparar diversos derivados levando-se em considerao o modo de preparo, as propriedades fsicas, o aspecto, as caractersticas organolpticas, a concentrao dos princpios ativos, as propriedades farmacolgicas e sua finalidade. Estas diferentes formas de apresentao dos derivados das plantas medicinais podem ser classificados da seguinte forma: - Produtos obtidos por tratamentos mecnicos: plantas empregadas in natura, polpas, produtos lquidos obtidos por expresso e ps vegetais; - Produtos obtidos por ao do calor: normalmente obtidos por destilao como leos essenciais, gua destiladas, alcoolatos, e etc.; - Produtos obtidos utilizando a ao de um solvente: utiliza-se o lcool de cereais, gua ou mistura deles. Neste grupo encontramos os alcoleos, hidrleos e os sacarleos. - Produtos obtidos por concentrao das solues extrativas: neste grupo esto classificados os extratos moles e extratos secos. As diferentes formas farmacuticas podem ser empregadas, tanto industrialmente, quanto no preparo domestico. Deve-se lembrar de que a base dos cuidados com a limpeza e higienizao dos materiais utilizados so os mesmos, mas na indstria, os limites so mais rgidos. Assim, pode-se preparar uma extrao em gua tanto em casa, quando denominados como um ch, quanto na indstria farmacutica, quando denominado extrato aquoso.

A grande diferena est nos critrios e equipamentos utilizados, alm do controle de qualidade e tambm no prazo de validade dos produtos. Aqueles obtidos domesticamente possuem sempre uma validade pequena e o ideal que sejam preparados de acordo com a necessidade, e nunca estocados.

CH POR INFUSO So solues extrativas obtidas da adio de gua previamente aquecida sobre o vegetal. Consiste simplesmente em verter gua fervente sobre a planta mantendo-a em frasco fechado por 10 a 15 minutos. Empregase 5 partes da planta por 95 partes de gua. Folhas e flores frescas ou secas.

CH POR DECOCO So solues extrativas obtidas da adio de gua fria com a planta vegetal e levada a fervura por tempo determinado. - 2 minutos para folhas e flores; - 7 minutos para razes e caules; - 10 minutos para a planta toda. Manter em frasco fechado por 10 minutos. Deve-se cuidar quanto a presena de substncias termolbeis (que se alteram pelo calor, caso em que seria melhor utilizar a infuso). muito utilizado para preparar o ch de folhas coriceas (duras), cascas e razes, 10 partes da planta para 150 partes de gua.

TINTURAS Utilizam-se vegetais secos triturados imersos em lcool 70 a 80, a 85GL sendo que a quantidade de planta pode desde 10 a 20% de acordo com os grupos qumicos.

XAROPES a forma na qual se emprega 2/3 do peso da planta ou fruto em acar ou mel preferencialmente. Coloca-se para ferver, no permitindo o aumento da temperatura superior a 80C. Aps solubilizado, filtrar sobre gaze, conservando em frasco mbar (escuro).

Contra indicado para diabticos.

MACERAO Amassar a erva e colocar em gua: - 7 horas para folhas e flores; - 12 horas para razes e cascas; - 24 horas para a planta inteira.

LOO So lquidos aquosos, solues coloidais, emulses e suspenses, de acordo com a solubilidade do frmaco destinada a aplicaes sobre a pele.

CATAPLASMA So formas constitudas por massa mida e mole de materiais slidos. Compem-se de p, farinha ou semente diludas em cozimento ou infuso de plantas at adquirirem consistncia de uma pasta. A planta medicinal pode ser incorporada por triturao pasta mole. Aplica-se quente, morna ou fria entre 2 tecidos, para reduzir a inflamao ou exercer ao revulsiva.

COMPRESSAS So feitas com pedaos de pano limpo, algodo ou gazes embebidas em ch ou sumo de plantas aplicadas quentes ou frias no local afetado. Renova-se frequentemente. Uso externo.

ALCOOLATURA So preparaes contendo planta fresca em lcool a 92C submetida macerao por 10 dias em frasco fechado - geralmente a relao entre o vegetal e o lcool de 1:1 a 1:2.

ELIXIRES So lquidos hidroalcolicos adicionados, destinados ao uso oral contendo, geralmente glicerina, sorbitol ou xaropes simples.

SUMO Obtm-se o sumo triturando a planta fresca e extraindo da parte slida o lquido que liberado.

INALAO Prepara-se colocando gua fervente sobre as folhas previamente picadas em um recipiente, com a finalidade de aproveitar a ao dos leos volteis contidos na planta, inalando-se os vapores.

UNGUENTO Prepara-se com o sumo de erva ou ch mais forte misturado em leo vegetal. Aplicao externa.

LINIMENTOS So preparaes lquidas contendo geralmente leos ou lcoois, que se destinam aplicao cutnea por frico. Podem ser incorporadas plantas especficas com o objetivo de serem friccionadas.

CONTROLE DE QUALIDADE DE PLANTAS MEDICINAIS

O processo de avaliao da qualidade de uma planta medicinal ou de uma droga vegetal deve compor trs operaes fundamentais: - Autenticidade; - Integridade; - Pureza do material a ser examinado.

AUTENTICIDADE Tem por finalidade determinar a identidade da planta. Um dos mtodos utilizados para a determinao da autenticidade de drogas vegetais a sua identificao macro e microscpica. Este mtodo baseia-se na comparao das caractersticas do material em questo, com um padro autntico ou com auxilio de literaturas especializadas, como as farmacopeias. Trata-se de uma analise rpida e de custo reduzido que permite fazer um julgamento praticamente imediato da droga em questo. Mas torna-se necessrio um grau mnimo de integridade da droga, que permita identificao de rgos vegetais ou seus fragmentos. No aplicvel, portanto, para extratos vegetais, nos quais no mais existem estruturas celulares.

INTEGRIDADE A determinao da integridade de uma droga realizada numa segunda etapa sobre o material j considerado autntico. Para tal, utilizam-se provas que permitem a verificao das propriedades qumicas ou biolgicas da droga vegetal. Geralmente esta etapa inclui, testes complexos como: doseamento de princpios ativos, anlises cromatogrficas, perfil fotoqumico, etc., os quais exigem reativos e padres especiais, alm de equipamentos sofisticados.

PUREZA A pureza de uma droga pode ser modificada em funo de contamine e fraude. A contaminao acontece acidentalmente e sua origem pode ser diversa, como pela presena de componentes de outros vegetais, outros rgos do mesmo vegetal, material orgnico, inorgnico e parasita. Dentro dos ensaios de pureza destaca-se a Pesquisa de Matria Orgnica Estranha e a Determinao de Cinzas.

OUTRAS ANLISES IMPORTANTES Dependendo do tipo de droga vegetal ou de sua apresentao (em rasura, na forma de ch, em extrato ou pulverizada) existem vrias outras anlises importantes que se fazem necessrias:

- Determinao do percentual de gua ou umidade; - Densidade; - ndice de Iodo; - pH; - Solubilidade; - Resduo Seco; - entre outros.

Potrebbero piacerti anche