Sei sulla pagina 1di 9

PROCESSO SELETIVO

PREFEITURA MUNICIPAL DE BELM/PA


CARGO 05: FARMACUTICO

INSTRUES ESPECIAIS

1. 2. 3. 4.

Voc est recebendo o seu Caderno de Questes, contendo 40 questes objetivas de mltipla escolha, Para cada questo existiro 05 (cinco) alternativas numeradas de 01 a 40, em ordem seqencial. Confira a de resposta (A, B, C, D e E), da qual apenas uma ser seqncia numrica de seu Caderno de Questes antes correta, de acordo com non nonono no nono Nonononono no nononono nonono no nononono no nnononno no nonono no nononono o comando da questo. A de iniciar a resoluo, assim como o nmero de pginas, marcao de mais de uma anula, automaticamente, a nonono nononono nonnono non nono de Sala, em comunicando, imediatamente, ao Fiscal resposta da questo. caso de repetio ou ausncia de questo ou pgina. Voc deve conferir, na capa do Caderno de Questes e no rodap das pginas internas, o nome do cargo ao qual este Caderno de Questes se refere. Caso voc tenha recebido um Caderno de Questes que no corresponda ao cargo para o qual est inscrito, comunique imediatamente o Fiscal de Sala e exija o Caderno de Questes correto. As respostas do Caderno de Questes devero ser transcritas para o Carto Resposta com caneta Vesferogrfica azul ou preta, sendo este o nico documento vlido para o processamento do seu resultado. O tempo mximo disponvel para a realizao da prova de 3:30 (trs horas e trinta minutos), j includo o tempo destinado identificao e ao preenchimento do Carto Resposta.

5. 6. 7.

Somente depois de decorridos 60 minutos do incio da prova, o candidato poder entregar o seu Caderno de Questes e seu Carto Resposta, e retirar-se da sala de prova levando o gabarito pessoal, que se encontra na ltima folha do Caderno de Questes. Os 3 (trs) ltimos candidatos s podero sair da sala juntos.

ATENO
Escreva no espao apropriado do Carto Resposta, com a sua caligrafia usual, a seguinte frase de Fernando Pessoa:

Tudo vale a pena quando a alma no pequena."


Poder ser ELIMINADO do Concurso Pblico o candidato que no transcrever para o Carto Resposta, em local especfico, a "frase mestra". No permitido que o Carto Resposta seja preenchido por outra pessoa, ressalvados os casos de atendimento especial previamente deferidos.

NVEL SUPERIOR

Prefeitura Municipal de Belm/PA PROCESSO SELETIVO N. 01/2011

LNGUA PORTUGUESA
Leia os textos seguintes e responda as questes de 1 a 10 com ateno que se pede no comando: TEXTO 1 Contar muito dificultoso. No pelos anos que j se passaram. Mas pela astcia que tm certas coisas passadas de fazer balanc, de se remexerem dos lugares. A lembrana da vida da gente se guarda em trechos diversos; uns com outros acho que nem se misturam (...) Contar seguido, alinhavado, s mesmo sendo coisas de rasa importncia. Tem horas antigas que ficaram muito mais perto da gente de que outras de recente data. Toda saudade uma espcie de velhice. Talvez, ento, a melhor coisa seria contar a infncia no como um filme em que a vida acontece no tempo, uma coisa depois da outra, na ordem certa, sendo essa conexo que lhe d sentido, meio e fim, mas como um lbum de retratos, cada um completo em si mesmo, cada um contendo o sentido inteiro. Talvez esse seja o jeito de escrever sobre a alma em cuja memria se encontram as coisas eternas, que permanecem... TEXTO 2 Eu tinha o medo imediato. E tanta claridade do dia. O arrojo do rio s aquele estrape, e o risco extenso dgua, de parte a parte. Alto rio, fechei os olhos. Mas eu tinha at ali agarrado uma esperana. Tinha ouvido dizer que, quando canoa vira, fica boiando, e bastante a gente se apoiar nela, encostar um dedo que seja, para se ter tenncia, a constncia de no afundar, e a ir seguindo, at sobre se sair no seco. Eu disse isso. E o canoeiro me contradisse: -Esta das que afundam inteiras. canoa de peroba, canoa de peroba e de pau-de-leo no sobrenadam... Me deu uma tontura. O dio que eu quis: ah, tantas canoas no porto, boas canoas boiantes, de faveira ou tamboril, de imburana, vinhtico ou cedro, e a gente tinha escolhido aquela... At fosse crime, fabricar dessas, de madeira burra!
Guimares Rosa, Grande Serto: Veredas. Fonte: Guia de Estudante. Enem, 2010.

D) Me deu uma tontura. E) Toda saudade uma espcie de velhice. QUESTO 03 O emprego coloquial no uso de pronome oblquo se faz presente na alternativa: A) No pelos anos que j se passaram. B) Me deu uma tontura. C) ... em cuja memria se encontram... D) ... essa conexo que lhe d sentido... E) ... cada um completo em si mesmo... QUESTO 04 Em: Mas pela astcia que tm certas coisas passadas de fazer balanc..., INCORRETO afirmar que: A) o conectivo inicial adversativo. B) o verbo ter est acentuado pela concordncia com astcia. C) balanc um vocbulo oxtono terminado em e. D) astcia exemplifica a acentuao de paroxtonas terminadas em ditongo. E) h emprego de prosopopia no excerto analisado. QUESTO 05 A partcula que, destacada entre parnteses, em: ... (que) tm certas coisas... sintaticamente um: A) sujeito da orao adjetiva. B) predicativo. C) objeto direto. D) aposto. E) complemento nominal. QUESTO 06 Assinale a alternativa que justifica, corretamente, o emprego das vrgulas em: Tinha ouvido dizer que, quando canoa vira, fica boiando ...: A) As vrgulas so usadas para separar termos de mesma funo sinttica. B) As vrgulas separam o predicativo. C) As vrgulas separam uma orao adverbial intercalada principal. D) As vrgulas separam oraes assindticas. E) As vrgulas separam uma orao reduzida. QUESTO 07 Assinale o termo em elipse (omisso) em: At fosse crime, fabricar dessas, de madeira burra!: A) canoas. B) se. C) imburana. D) faveira. E) boiantes. QUESTO 08 Marque a alternativa que substitui, com adequao, o vocbulo astcia, entre parnteses, em: Mas pela (astcia) que tm certas coisas passadas ...: A) ingenuidade. B) lerdeza.

QUESTO 01 Sobre os textos 1 e 2, CORRETO afirmar que: A) o texto 1 afirma que a distncia cronolgica atrapalha a narrativa. B) o texto 2 ope-se ao texto 1 por falar de sentimentos. C) o texto 1 destaca a importncia do fato em relao de superioridade cronologia. D) o texto 2 apresenta um narrador com profundo conhecimento de navegao. E) segundo o texto 2, canoas de vinhtico ou cedro so de madeira burra. QUESTO 02 Assinale a alternativa em que a linguagem figurada, caracterstica do texto de Guimares Rosa, pode ser exemplificada com o emprego de metfora: A) Canoa de peroba e de pau-de-leo sobrenadam... B) ... E tanta claridade do dia... C) a canoa de peroba...

CARGO 05: FARMACUTICO NVEL SUPERIOR

CETAP

Pgina 1/6

Prefeitura Municipal de Belm/PA PROCESSO SELETIVO N. 01/2011

C) bobeira. D) sagacidade. E) idiotice. QUESTO 09 A regncia verbal desobedece norma culta na alternativa: A) O narrador foi ao local de canoa. B) Andar de canoa namorar com o perigo. C) O barqueiro precisou a hora do naufrgio. D) Teu medo estpido no procede. E) Fiquei com vontade de no pagar ao barqueiro. QUESTO 10 Houve falhas ortogrficas em todas as alternativas, EXCETO em: A) A canoa afundou por que era de madeira burra. B) Saia da, se no afunda mais rpido. C) Estvamos h uma pequena distncia da praia. D) Ningum me falava mal das canoas. E) O mal nadador tem pavor de gua. Regulao; Participao e Controle Social; Planejamento; Gesto do Trabalho e Educao na Sade; III- IMPLEMENTAR UM PROJETO PERMANENTE DE MOBILIZAO SOCIAL COM A FINALIDADE DE: mostrar a sade como direito de cidadania e o SUS como sistema pblico universal garantidor desses direitos. De acordo com os itens da questo, marque a alternativa CORRETA: A) Todos os itens esto corretos. B) Apenas o itens I e II esto corretos. C) Apenas os itens II e III esto errados. D) Apenas os itens I e III esto corretos. E) Todos os itens esto errados. QUESTO 13
o Nos termos da Portaria n. 399/2006 (Pacto pela Sade), o Pacto pela Vida o compromisso entre os gestores do SUS em torno de prioridades que apresentam impacto sobre a situao de sade da populao brasileira. A definio de prioridades deve ser estabelecida atravs de metas nacionais, estaduais, regionais ou municipais. Prioridades estaduais ou regionais podem ser agregadas s prioridades nacionais, conforme pactuao local. Os estados/regio/municpio devem pactuar as aes necessrias para o alcance das metas e dos objetivos propostos. Marque a nica alternativa que NO configure uma destas prioridades pactuadas: A) Sade do idoso. B) Controle do cncer de ovrio e de mama. C) Reduo da mortalidade infantil e materna. D) Promoo da Sade. E) Fortalecimento da Ateno Bsica.

LEGISLAO ESPECFICA
QUESTO 11 Nos termos do art. 35 da Lei n.o 8080/90, para o estabelecimento de valores a serem transferidos aos Estados, Distrito Federal e Municpios, ser utilizada a combinao dos seguintes critrios, segundo anlise tcnica de programas e projetos: I- perfil demogrfico da regio; II- perfil epidemiolgico da populao a ser coberta; III- caractersticas quantitativas e qualitativas da rede de sade na rea; IV- desempenho tcnico, econmico e educacional no perodo anterior; V- nveis de participao do setor sade nos oramentos federais e estaduais; VI- previso do plano qinqenal de investimentos da rede; VII- ressarcimento do atendimento a servios prestados para outras esferas de governo. Esto CORRETOS apenas os itens: A) I, II, IV e V. B) I, II, III, VI e VII. C) II, III, IV, V e VI. D) III, V, VI e VII. E) II, IV, V, VI e VII. QUESTO 12 Conforme previsto na Portaria n.o 399/2006 (Pacto pela Sade), as prioridades do Pacto de Gesto so: I- DEFINIR DE FORMA INEQUVOCA A RESPONSABILIDADE SANITRIA DE CADA INSTNCIA GESTORA DO SUS: federal, estadual e municipal, superando o atual processo de habilitao; II- ESTABELECER AS DIRETRIZES PARA A GESTO DO SUS, com nfase na Centralizao; Regionalizao; Financiamento; Programao Pactuada e Integrada;

QUESTO 14 Conforme o previsto na Lei n.o 8.142/90, os recursos do Fundo Nacional de Sade (FNS) sero alocados como: I- despesas de custeio e de capital do Ministrio da Sade, seus rgos e entidades, da administrao direta e indireta; II- investimentos previstos em lei oramentria, de iniciativa do Poder Executivo e aprovados pelo Congresso Nacional; III- investimentos previstos no Plano Qinqenal do Ministrio da Sade; IV- cobertura das aes e servios de sade a serem implementados pelos Municpios, Estados e Distrito Federal. Aps a anlise dos itens, marque a alternativa CORRETA: A) Apenas os itens I e II esto corretos. B) Apenas os itens II e III esto corretos. C) Os itens III e IV esto corretos. D) Os itens II e IV esto corretos E) Todos os itens esto corretos. QUESTO 15 A Portaria n.o 648/2006 (Ateno Bsica) aprova a Poltica Nacional de Ateno Bsica, com vistas reviso da regulamentao de implantao e operacionalizao vigentes. A Ateno Bsica tem como fundamentos, EXCETO: A) possibilitar o acesso universal e espordico a servios de sade de qualidade e resolutivos, caracterizados como a porta de entrada preferencial do sistema de sade, com territrio adscrito de forma a permitir o planejamento e a programao descentralizada, e em consonncia com o princpio da eqidade.

CARGO 05: FARMACUTICO NVEL SUPERIOR

CETAP

Pgina 2/6

Prefeitura Municipal de Belm/PA PROCESSO SELETIVO N. 01/2011

B) efetivar a integralidade em seus vrios aspectos, a saber: integrao de aes programticas e demanda espontnea; articulao das aes de promoo sade, preveno de agravos, vigilncia sade, tratamento e reabilitao, trabalho de forma interdisciplinar e em equipe, e coordenao do cuidado na rede de servios. C) desenvolver relaes de vnculo e responsabilizao entre as equipes e a populao adscrita garantindo a continuidade das aes de sade e a longitudinalidade do cuidado. D) valorizar os profissionais de sade por meio do estmulo e do acompanhamento constante de sua formao e capacitao. E) realizar avaliao e acompanhamento sistemtico dos resultados alcanados, como parte do processo de planejamento e programao. QUESTO 16 Marque a nica alternativa que NO represente uma das diretrizes da Poltica Nacional de Promoo Sade, aprovada pela Portaria n.o 687/2006: A) Reconhecer na promoo da sade uma parte fundamental da busca da eqidade, da melhoria da qualidade de vida e de sade. B) Estimular as aes intersetoriais, buscando parcerias que propiciem o desenvolvimento integral das aes de promoo da sade. C) Promover mudanas na cultura organizacional, com vistas adoo de prticas horizontais de gesto e estabelecimento de redes de cooperao intersetoriais. D) Fortalecer a participao social como fundamental na consecuo de resultados de promoo da sade, em especial a eqidade e o empoderamento coletivo e comunitrio. E) Incentivar a pesquisa em promoo da sade, avaliando eficincia, eficcia, efetividade e segurana das aes prestadas. QUESTO 17 O monitoramento e a avaliao das aes de Vigilncia em Sade que orientam a tomada de decises e qualificam o processo de gesto so de responsabilidade das trs esferas de gesto e devem ser realizados: I- de forma separada, considerando os aspectos da vigilncia, promoo e ateno sade; II- com base nas prioridades, objetivos, metas e indicadores de monitoramento e avaliao do Pacto pela Sade e nas programaes das aes; III- com metodologia acordada na CIT - Comisso Intergestores Tripartite. Est(o) CORRETO(S): A) apenas o item I. B) apenas o item II. C) apenas o item III. D) apenas os itens I e II. E) apenas os itens II e III. QUESTO 18 Nos termos da Portaria n.o 3.252/09, a que est condicionada a manuteno do repasse dos recursos do Componente de Vigilncia e Promoo da Sade? A) alimentao regular do Sistema de Informao de Agravos Naturais SINAN, de Sistema de Informaes de Nascidos Vivos SINASC e do Sistema de Informaes sobre Mortalidade SIM, conforme regulamentaes especficas destes Sistemas. B) alimentao regular do Sistema de Informao de Agravos de Notificao SINAN, de Sistema de Informaes de Nascidos Mortos SINASCM e do Sistema de Informaes sobre Mortalidade SIM, conforme regulamentaes especficas destes Sistemas. C) alimentao regular do Sistema de Informao de Agravos de Notificao SINAN, de Sistema de Informaes de Nascidos Vivos SINASC e do Sistema de Informaes sobre Mortalidade SIM, conforme regulamentaes especficas destes Sistemas. D) alimentao regular do Sistema de Informao de Nascimento Prematuro SINASP, de Sistema de Informaes de Nascidos Vivos SINASC e do Sistema de Informaes sobre Mortalidade SIM, conforme regulamentaes especficas destes Sistemas. E) alimentao regular do Sistema de Informao de Agravos de Notificao SINAN, de Sistema de Informaes de Nascidos Vivos SINASC e do Sistema de Informaes sobre Maioridade SIM, conforme regulamentaes especficas destes Sistemas. QUESTO 19 A Posse a aceitao expressa das atribuies, deveres, direitos e responsabilidades inerentes ao cargo pblico, com o compromisso de bem servir, formalizada com a assinatura do termo pela autoridade competente e pelo empossado. Marque a nica alternativa que NO consiste em regra atinente o posse, segundo a Lei n. 7.502/90 (Estatuto do Servidor Pblico do Municpio de Belm): A) O prazo inicial para a posse dever ser prorrogado em at cento e vinte dias, a requerimento do interessado. B) Se a posse no se concretizar dentro do prazo, o ato de provimento ser tornado sem efeito. C) Em se tratando de funcionrio em licena ou em qualquer outro afastamento legal, o prazo ser contado do trmino do impedimento. D) S haver posse nos casos de provimento de cargo pblico por nomeao e ascenso funcional. E) A posse no poder se realizar mediante procurao. QUESTO 20 O pessoal contratado para funo temporria ter direito as seguintes licenas, EXCETO: A) para tratar de interesse particular. B) por motivo de acidente em servio. C) por motivo de doena em pessoa da famlia. D) gestante. E) paternidade.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
QUESTO 21 So responsabilidades do profissional farmacutico no ato da dispensao, EXCETO: A) identificar as necessidades do paciente em relao ao uso dos medicamentos e prover as informaes necessrias. B) conhecer, interpretar e estabelecer condies para o cumprimento da legislao pertinente.

CARGO 05: FARMACUTICO NVEL SUPERIOR

CETAP

Pgina 3/6

Prefeitura Municipal de Belm/PA PROCESSO SELETIVO N. 01/2011

C) treinar e capacitar o pessoal de apoio, para que no seja mais necessrio acompanh-los e avali-los ao longo do desenvolvimento de suas tarefas. D) coletar e registrar ocorrncias de reaes adversas e efeitos colaterais relativos ao uso de medicamento, informando autoridade sanitria local. E) manter-se atualizado para uma adequada prestao de servios e qualidade da ateno farmacutica. QUESTO 22 A legislao especfica que trata do estabelecimento de competncias dos farmacuticos e intercambialidade para os medicamentos genricos, refere-se : A) Resoluo ANVISA/MS n. 10/01. B) Portaria SVS n. 99/93. C) Lei n. 9787/99. D) Resoluo CFF n. 349/00. E) Resoluo CFF n. 357/01. QUESTO 23 Sobre o armazenamento de medicamentos, assinale a afirmativa CORRETA: A) Medicamentos podem ser estocados junto com outros materiais, como os de limpeza, perfumaria, cosmticos, material de consumo e outros, desde que estejam devidamente identificados e organizados em ordem alfabtica. B) Embalagens abertas devem ser identificadas com o nmero do lote e validade. C) Deve-se estocar os medicamentos de acordo com as condies de conservao recomendadas pelo fabricante. Caso no haja nenhuma recomendao especfica, deve-se estocar os produtos em temperatura fria ou refrigerada (entre 02 e 08C). D) Pode-se estocar os medicamentos junto s paredes, ao teto, ou em contato com o cho, j que esto conservados em suas embalagens originais. E) O local de armazenagem de medicamentos termolbeis no exige controle de temperatura. QUESTO 24 Marque a alternativa que corresponde aos fatores extrnsecos que afetam a estabilidade dos medicamentos: A) Temperatura e luminosidade. B) Envase e ventilao. C) Uniformidade da dose e grau de impurezas. D) Transporte e interaes entre frmacos e solventes. E) Umidade e presena de gases. QUESTO 25 Constitui elemento de previso de estoque, EXCETO: A) Estoque Mximo (EMX). B) Estoque Mnimo (EMI). C) Consumo Mdio Mensal (CMM). D) Ponto de Ressuprimento ou Reposio (PR). E) Custo de Reposio (CR). QUESTO 26 Sistema na qual determina-se a ordenao dos itens adquiridos, verificando-se que o maior valor financeiro de estoque se encontra concentrado numa pequena parcela de itens, tal conceito refere-se curva: A) PEPS. B) UEPS. C) FIFO. D) ABC. E) LIFO. QUESTO 27 De acordo com os conceitos sobre transporte de medicamentos, julgue as afirmativas seguintes em V (VERDADEIRA) ou F (FALSA): ( ) Devido s caractersticas da carga a ser transportada, a seleo do veculo pr-requisito para a distribuio satisfatria. Veculo com isolamento trmico exigido para transportar medicamentos, principalmente em distncias longas, em especial no caso de vacinas, soros e insulinas, em funo das grandes variaes de temperatura, umidade e presso atmosfrica que ocorrem de uma regio para outra. ( ) Os motoristas e os responsveis pela distribuio no precisam ser qualificados e capacitados quanto natureza do material que transportam, seu manuseio correto, seu alto custo, nem ser informados sobre as condies e fatores externos que podem alterar a qualidade de sua carga. ( ) Deve-se dispor de um sistema de informao que propicie, a qualquer momento, dados atualizados sobre a posio fsicofinanceira dos estoques, das quantidades recebidas e distribudas, dos dados de consumo e da demanda de cada produto, dos estoques mximo e mnimo, do ponto de reposio, e qualquer outra informao que se fizer necessria para um gerenciamento adequado. Marque a alternativa que corresponde sequncia CORRETA: A) V, V e V. B) F, F e F. C) V, F e V. D) F, F e V. E) V, F e F. QUESTO 28 Atividade que consiste no suprimento de medicamentos s unidades de sade, em quantidade, qualidade e tempo oportuno, para posterior dispensao populao usuria. Essa frase refere-se ao processo de: A) Seleo. B) Programao. C) Aquisio. D) Distribuio. E) Dispensao. QUESTO 29 De acordo com os aspectos legais para o transporte de substncias constantes da Portaria n. 344/98, ou os medicamentos que as contenham, INCORRETO afirmar que: A) os medicamentos a base de substncias constantes da lista C4 (Imunossupressores) esto isentos de qualquer impedimento no seu transporte. B) vedada a dispensao, o comrcio e a importao de substncias como o Mazindol, o Fenobarbital e a Nandrolona por sistema de reembolso postal e areo, e por oferta atravs de outros meios de comunicao, mesmo com a receita mdica.

CARGO 05: FARMACUTICO NVEL SUPERIOR

CETAP

Pgina 4/6

Prefeitura Municipal de Belm/PA PROCESSO SELETIVO N. 01/2011

C) as empresas que exercem, exclusivamente, a atividade de transporte de substncias constantes das listas desta Portaria devem solicitar a concesso de Autorizao Especial, e s podem iniciar suas atividades aps publicao no dirio oficial da Unio. D) as substncias constantes das listas desta Portaria e de suas atualizaes, bem como os medicamentos que as contenham, quando em estoque ou transportadas sem documento hbil, sero apreendidas, incorrendo os portadores e mandatrios nas sanes administrativas previstas na legislao sanitria, sem prejuzo das sanes civis e penais. E) o transporte de substncias constantes das listas desta Portaria e de suas atualizaes ou os medicamentos que as contenham, ficar sob a responsabilidade solidria das empresas remetente e transportadora, para todos os efeitos legais. QUESTO 30 So medicamentos prescritos em Notificao de Receita B2, EXCETO: A) Mazindol. B) Amantadina. C) Anfepramona. D) Femproporex. E) Sibutramina. QUESTO 31 Assinale a alternativa que corresponde aos cuidados a serem tomados para que os medicamentos termolbeis e imunobiolgicos sejam armazenados de forma adequada: A) Medicamentos termolbeis so representados pelas vacinas e soros. B) Imunobiolgicos so representados pelos medicamentos que no podem sofrer variaes excessivas de temperatura, com as insulinas. C) O local de estocagem de imunobiolgicos deve manter uma temperatura constante ao redor de 20C (+/- 2C). D) Cmaras frias so equipamentos frigorficos que permitem temperaturas entre 8 e 15C, utilizadas na estocagem de imunobiolgicos. E) Os equipamentos frigorficos devem ser controlados diariamente por termmetros de mxima e mnima nas cmaras frias e termgrafos em refrigeradores e freezers. QUESTO 32 O Programa Aqui Tem Farmcia Popular visa favorecer, principalmente, parcela da populao com dificuldades em manter os tratamentos de sade devido ao alto custo dos medicamentos. Com base nesse programa, marque a alternativa que corresponde aos princpios ativos disponibilizados populao GRATUITAMENTE: A) Captopril 25mg e Sulfato de Salbutamol 10 mcg/dose. B) Sinvastatina 10mg e Insulina Humana NPH 100 UI/mL. C) Cloridrato de Propranolol 40mg e Cloridrato de Metformina 500mg de ao prolongada. D) Noretisterona 0,35mg e Fralda Geritrica. E) Alendronato de Sdio 70mg e Budesonida 32 mcg/dose. QUESTO 33 A Resoluo CFF n. 499, de 17/12/08, dispe sobre a prestao de servios farmacuticos, em farmcia e drogarias, e d outras providncias. Com base nessa legislao, marque a alternativa INCORRETA: A) As farmcias e drogarias so estabelecimentos de sade, destinadas prestao de servios de assistncia farmacutica e orientao sanitria, individual e coletiva, devidamente articuladas com o sistema de sade (SUS). B) As farmcias e drogarias sob a coordenao ou superviso do farmacutico diretor ou responsvel tcnico, no podero participar de programas e campanhas promovidos por autoridades sanitrias ou pela sociedade civil, sobre promoo e proteo da sade, preveno de enfermidades e educao sanitria. C) O farmacutico diretor ou responsvel tcnico dever comunicar, previamente, autoridade sanitria local, sua participao em programas e/ou campanhas de sade, detalhando as atividades a serem desenvolvidas. D) A prestao de assistncia farmacutica domiciliar deve possibilitar a melhoria do acesso dos pacientes e da populao em geral aos cuidados farmacuticos. E) A comprovao de habilitao e qualificao profissional necessrias solicitao de autorizao para prestao de servios farmacuticos, em farmcias e drogarias, ser feita mediante certificado obtido por meio da realizao de curso terico-prtico, credenciado pelo Conselho Federal de Farmcia. QUESTO 34 Com base nos princpios da Poltica Nacional de Medicamentos, regida pela Resoluo CNS n. 338, de 06/05/04, julgue as afirmativas seguintes em V (VERDADEIRA) ou F (FALSA): ( ) A Assistncia Farmacutica deve ser compreendida como poltica pblica norteadora para a formulao de polticas setoriais, entre as quais destacam-se as polticas de medicamentos, de cincia e tecnologia, de desenvolvimento industrial e de formao de recursos humanos, dentre outras, garantindo a intersetorialidade inerente ao SUS e cuja implantao envolve apenas o setor pblico. ( ) A Poltica Nacional de Assistncia Farmacutica parte integrante da Poltica Nacional de Sade, envolvendo um conjunto de aes voltadas promoo, proteo e recuperao da sade e garantindo os princpios da universalidade, integralidade e equidade. ( ) As aes de Assistncia Farmacutica envolvem aquelas referentes Ateno Farmacutica, considerada como um modelo de prtica farmacutica, desenvolvida no contexto da Assistncia Farmacutica e compreendendo atitudes, valores ticos, comportamentos, habilidades, compromissos e coresponsabilidades na preveno de doenas, promoo e recuperao da sade, de forma integrada equipe de sade. a interao direta do farmacutico com o usurio, visando uma farmacoterapia racional e a obteno de resultados definidos e mensurveis, voltados para a melhoria da qualidade de vida. Esta interao tambm deve envolver as concepes dos seus sujeitos, respeitadas as suas especificidades biopsicossociais, sob a tica da integralidade das aes de sade. Marque a alternativa que corresponde sequncia CORRETA: A) V, F e F. B) V, V e F. C) F, V e V. D) F, F e F. E) V, V e V.

CARGO 05: FARMACUTICO NVEL SUPERIOR

CETAP

Pgina 5/6

Prefeitura Municipal de Belm/PA PROCESSO SELETIVO N. 01/2011

QUESTO 35 De acordo com a Resoluo CFF n. 417, de 29/09/2004, que aprova o Cdigo de tica da Profisso Farmacutica, INCORRETO afirmar que as sanes disciplinares consistem em: A) multa de um a trs salrios-mnimos regionais. B) advertncia ou censura. C) eliminao. D) suspenso de trs meses a um ano. E) suspenso de um a seis meses. QUESTO 36 Sobre as novas regras para o controle na dispensao de antimicrobianos, CORRETO afirmar que: A) ficou estabelecido o prazo mximo de 120 (cento e vinte) dias para as farmcias e drogarias se adequarem quanto a escriturao e adeso ao Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC). B) a reteno de receitas, pelas farmcias e drogarias, passou a ser obrigatria a partir de 28 de dezembro de 2010. C) as receitas tm validade de 10 (dez) dias a contar da data de sua emisso. D) ficou estabelecido o prazo mximo de 120 (cento e vinte) dias para adequao quanto embalagem, rotulagem e bula. E) no permitida a distribuio de amostras-grtis. QUESTO 37 Com base na RDC n. 44, de 17/08/2009, que dispe sobre as Boas Prticas Farmacuticas para o controle sanitrio do funcionamento, da dispensao e da comercializao de produtos e da prestao de servios farmacuticos em farmcias e drogarias e d outras providncias, julgue as afirmativas seguintes em V(VERDADEIRA) ou F(FALSA): ( ) O disposto nessa resoluo no se aplica s farmcias pblicas, aos postos de medicamentos e s unidades volantes. ( ) Pode-se captar receitas contendo prescries magistrais e oficinais em drogarias, ervanarias e postos de medicamentos. ( ) O usurio no precisa ser alertado quando for dispensado produtos com prazo de validade prximo ao seu vencimento, desde que o tratamento termine antes da expirao do prazo de validade do produto. Marque a alternativa que apresenta a sequncia CORRETA: A) F, F e F. B) V, V e F. C) V, V e V. D) F, F e V. E) F, V e F. QUESTO 38 A Lei n. 5991, de 17/12/1973, dispe sobre o controle sanitrio do comrcio de drogas, medicamentos, insumos farmacuticos e correlatos, e d outras providncias. Com base nessa lei, marque a alternativa INCORRETA: A) No caso de dvida quanto aos rtulos, bulas e acondicionamento de drogas, medicamentos, insumos farmacuticos e correlatos, a fiscalizao apreender duas unidades do produto, das quais uma ser remetida para exame no rgo sanitrio competente, ficando a outra em poder do detentor do produto, lavrando-se o Termo de Apreenso, em duas vias, que ser assinado pelo agente fiscalizador e pelo responsvel tcnico pelo estabelecimento, ou seu substituto eventual, e na ausncia deste, por duas testemunhas. B) Para efeito de anlise fiscal, proceder-se-, periodicamente, colheita de amostras dos produtos e materiais, nos estabelecimentos compreendidos nesta Lei, devendo a autoridade fiscalizadora, como medida preventiva, em caso de suspeita de alterao ou fraude, interditar o estoque existente no local, at o prazo mximo de sessenta dias, findo os quais o estoque ficar automaticamente liberado, salvo se houver notificao em contrrio. C) Para anlise fiscal sero colhidas amostras que sero colocadas em quatro invlucros, lavrando a autoridade fiscalizadora o Auto de Apreenso, e quatro vias, que ser assinado pelo autuante, pelo responsvel legal da empresa, pelo possuidor ou detentor do produto, ou seu substituto legal, e, na ausncia ou recusa destes, por duas testemunhas, especificado no auto a natureza e outras caractersticas do material apreendido. D) A percia de contraprova ser realizada no laboratrio oficial que expedir o laudo condenatrio, com a presena do perito que efetuou a anlise fiscal, do perito indicado pela empresa e do perito indicado pelo rgo fiscalizador utilizando-se as amostras constantes do invlucro em poder do detentor. E) Poder ter exerccio nos rgos de fiscalizao sanitria o servidor pblico que for scio ou acionista de qualquer categoria, ou prestar servios a empresas ou estabelecimentos que explore o comrcio de drogas, medicamentos, insumos farmacuticos e correlatos. QUESTO 39 De acordo com a Lei n. 6360/76, que dispe sobre a vigilncia sanitria a que ficam sujeitos os medicamentos, as drogas, os insumos farmacuticos e correlatos, cosmticos, saneantes e outros produtos, e d outras providncias, marque a alternativa CORRETA: A) Dependem de licena de funcionamento os estabelecimentos abrangidos por esta lei integrantes da Administrao Pblica ou por ela institudos, porm sem se submeterem s exigncias pertinentes s instalaes, aos equipamentos e aparelhagem adequados e assistncia e responsabilidade tcnicas. B) Embora venha a cessar a prestao de assistncia ao estabelecimento, ou este deixe de funcionar, perdurar por dois anos, a contar da cessao, a responsabilidade do profissional tcnico pelos atos at ento praticados. C) Excluem-se do regime desta lei, visto se destinarem e se aplicarem a fins diversos dos nela estabelecidos, os produtos saneantes e fitossanitrios e zoossanitrios, os de exclusivo uso veterinrio e os destinados ao combate na agricultura, a ratos e outros roedores. D) Quando se tratar de droga, medicamento ou qualquer outro produto com a exigncia de venda sujeita a prescrio mdica ou odontolgica, a propaganda ser livre para qualquer pblico. E) A ao de vigilncia sanitria abranger todo e qualquer produto de que trata esta Lei, a exceo dos dispensados de registro e os correlatos. QUESTO 40 So medidas desenvolvidas com o intuito de promover o uso racional de medicamentos, de acordo com a Poltica Nacional de Medicamentos, regida pela Portaria n. 3916/98, EXCETO: A) Implementao da RENAME. B) Campanhas educativas. C) Registro e uso de fitoterpicos. D) Elaborao do Formulrio Teraputico Nacional. E) Implementao de Farmacoepidemiologia e Farmacovigilncia.

CARGO 05: FARMACUTICO NVEL SUPERIOR

CETAP

Pgina 6/6

NONE

CPF

GABARITO PESSOAL
QUESTES ALTERNATIVAS
A B C D E

QUESTES

ALTERNATIVAS
A B C D E

QUESTES

ALTERNATIVAS
A B C D E

QUESTES

ALTERNATIVAS
A B C D E

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10

11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

31 32 33 34 35 36 37 38 39 40

Potrebbero piacerti anche