Sei sulla pagina 1di 120

Ponto dos Concursos www.pontodosconcursos.com.

br

Ateno. O contedo deste curso de uso exclusivo do aluno matriculado, cujo nome e CPF constam do texto apresentado, sendo vedada, por quaisquer meios e a qualquer ttulo, a sua reproduo, cpia, divulgao e distribuio. vedado, tambm, o fornecimento de informaes cadastrais inexatas ou incompletas nome, endereo, CPF, e-mail - no ato da matrcula. O descumprimento dessas vedaes implicar o imediato

cancelamento da matrcula, sem prvio aviso e sem devoluo de valores pagos - sem prejuzo da responsabilizao civil e criminal do infrator. Em razo da presena da marca d gua, identificadora do nome e CPF do aluno matriculado, em todas as pginas deste material, recomenda-se a sua impresso no modo econmico da impressora.

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

Ol, amigo(a) concurseiro(a)! Chegamos Aula 05 de Direito Comercial para AFRFB 2009. Hoje trataremos do item 6 do edital: 6. Recuperao judicial e extrajudicial. Falncia. Classificao creditria. Trata-se de matria referente ao Direito Falimentar. Vamos l! 1 DIREITO FALIMENTAR O Direito Falimentar pode ser visto como o segmento do Direito Comercial que tem por objeto as regras destinadas preservao e reorganizao da atividade empresria em crise e adequada conduo do processo de falncia do empresrio, quando no for possvel a sua recuperao. O empresrio (expresso que estamos empregando aqui com o sentido de empresrio individual ou de sociedade empresria), no desenvolvimento de suas atividades, est sujeito a problemas diversos, que podem acarretar um resultado negativo (prejuzo) da empresa, o qual, se persistente, acaba por gerar uma situao de insolvncia patrimonial (ativo menor que o passivo situao lquida negativa) ou mesmo de falta de liquidez (disponibilidades), que impeam o empresrio de honrar suas obrigaes. Em alguns casos, possvel a reorganizao da atividade empresarial, de modo a se restabelecer a sade econmico-financeira da empresa. Em outros, a situao torna-se to grave que o empresrio no tem mais possibilidade de continuar existindo, havendo a necessidade de que seja decretada sua falncia.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

No s as sociedades empresrias, mas tambm as sociedades simples e mesmo outros tipos de entidades (e at pessoas fsicas) podem se tornar insolventes, isto , podem ingressar em uma situao em que seus bens e direitos sejam insuficientes para saldar todas as suas obrigaes. Esse estado patrimonial denominado de insolvncia econmica ou real, chamada tambm de insolvabilidade. Em alguns casos, esse estado pode ser presumido pela lei, em funo de certas situaes fticas, ainda que no se prove efetivamente a inferioridade do ativo em relao ao passivo (insolvncia jurdica ou presumida). Atualmente, em uma relao jurdica patrimonial, a garantia dos credores o patrimnio do devedor, de modo que, se uma pessoa no honra suas obrigaes, os credores podem acion-la judicialmente, a fim de que seus bens sejam arrecadados, alienados (vendidos) e o respectivo produto da alienao seja entregue aos credores para quitao das dvidas, havendo, aps isso, o retorno do eventual saldo remanescente ao devedor. Isso feito por meio do processo judicial de execuo. Ocorre, porm, que a execuo judicial pode se dar de maneira individual ou coletiva. A execuo individual tem lugar quando um nico devedor apresenta seu ttulo executivo em juzo e pede ao juiz que determine ao devedor que satisfaa seu crdito. J a execuo coletiva acontece quando se verifica que o devedor est insolvente, o que permite que o juiz, a pedido do credor interessado, declare oficialmente essa situao de insolvncia e d incio execuo coletiva, com a consequente convocao dos demais credores porventura existentes, para habilitarem seus crditos no processo de execuo.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

A execuo individual e a execuo coletiva de entidades noempresrias so feitas segundo os procedimentos previstos no Cdigo de Processo Civil (CPC). J a execuo coletiva do empresrio e da sociedade empresria ocorre nos moldes estabelecidos na Lei 11.101/2005 (Lei de Falncias LF). A partir de agora, quando nada for dito, o dispositivo legal citado nesta aula ser referente a essa Lei. A falncia, portanto, o processo de execuo coletiva do devedor empresrio insolvente (embora essa insolvncia possa ser meramente jurdica, e no econmica, como veremos adiante). Nela ocorre o chamado concurso de credores, isto , a reunio de todos os credores do empresrio, para apresentarem seus respectivos crditos, a fim de se habilitarem ao recebimento dos valores que lhes so devidos, o que ocorre aps a liquidao (venda) judicial do patrimnio do devedor falido. A execuo coletiva visa a combater a injustia de que um credor obtenha a realizao integral de seu crdito, enquanto outro termine por nada receber (devido insuficincia do patrimnio do devedor), apenas porque aquele ajuizou a ao de execuo individual posteriormente a este. A decretao da falncia confere as mesmas chances de satisfao do crdito a todos os credores de uma mesma classe (veremos que h vrias classes de crditos na falncia, que so ordenados segundo as regras da chamada classificao creditria). Essa paridade (igualdade) de condies entre os credores na falncia materializa o princpio da par conditio creditorum. Alm do processo de falncia, a Lei 11.101/2005 prev tambm o procedimento de recuperao (ou reorganizao) do empresrio, de forma a evitar sua falncia. Trata-se, neste caso, de um plano de
www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

reorganizao da empresa, com a adoo de vrias medidas, como adiamento ou parcelamento do pagamento de dvidas, reduo parcial do valor das obrigaes, novao (substituio) de dvidas e outras medidas pertinentes, com o intuito de permitir que o empresrio se recupere da crise econmica por que vem passando. A recuperao da empresa pode ser judicial ou extrajudicial. No primeiro caso, o empresrio solicita em juzo que a recuperao lhe seja deferida, apresentando as razes que o levaram sua atual condio econmica e propondo um plano de recuperao da empresa que o retire dessa situao, o qual ser executado sob a superviso do juiz. Na segunda hiptese, o devedor prope e negocia com seus credores um plano de recuperao extrajudicial, e solicita ao juiz a homologao do acordo celebrado pelos envolvidos. Pessoas Sujeitas Falncia e Recuperao de Empresas A Lei de Falncias estabelece, no seu art. 1., que disciplina a recuperao judicial, a recuperao extrajudicial e a falncia do empresrio e da sociedade empresria, doravante (de agora em diante) referidos simplesmente como devedor. Desse modo, a Lei se aplica queles que exercem atividade de empresa (obs.: a partir de agora, quando eu me referir sociedade empresria ou ao empresrio individual, utilizarei tanto a palavra empresrio como a palavra devedor, OK?). importante ressaltar que, embora a falncia e a recuperao de empresas seja aplicvel apenas ao empresrio, nem todas as pessoas que exercem empresa esto sujeitas Lei de Falncias. No se aplica essa Lei a (art. 2.):
www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

- empresas pblicas e sociedades de economia mista; - instituies financeiras pblica ou privada; - cooperativas de crdito (na verdade, quaisquer cooperativas, por serem sociedades simples); - consrcios de sociedades; - entidades de previdncia complementar; - operadoras de plano de sade; - sociedades seguradoras; - sociedade de capitalizao; - outras entidades legalmente equiparadas s anteriores; e Essas entidades possuem regras prprias de liquidao estabelecidas em lei. As instituies financeiras, por exemplo, esto sujeitas a liquidao extrajudicial, a ser decretada pelo Banco Central, nos termos da Lei 6.024/1974; na Lei as cooperativas as de crdito seguem as normas da Lei so 5.764/1971 e da Lei Complementar 130/2009; os consrcios so previstos 6.404/1976; entidades de previdncia complementar liquidadas extrajudicialmente, nos termos da Lei Complementar 109/2001; o mesmo vale para as operadoras de plano de sade, conforme a Lei 9.656/1998; as sociedades seguradoras e as sociedade de capitalizao, por sua vez, tm sua liquidao extrajudicial decretada com base no Decreto-Lei 73/1966 (as segundas por fora do disposto no art. 4. do Decreto-Lei 261/1967). Eis algumas questes de prova sobre o assunto: (CESPE/ADVOGADO/HEMOBRAS/2008) As empresas pblicas esto sujeitas ao regime de falncias.
www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

Gabarito: Errado (CESPE/ADVOGADO/HEMOBRAS/2008) Em caso de iminente estado de insolvncia da HEMOBRAS [empresa pblica vinculada ao Ministrio da Sade], no obstante o princpio da preservao da empresa, a Unio Federal no poder ajuizar pedido de recuperao judicial, nos termos da nova lei de falncias e de recuperao de empresas. Gabarito: Certo O primeiro item errado e o segundo correto porque as empresas pblicas no se sujeitam s regras da Lei de Falncias. A Lei define ainda o juzo competente para homologar o plano de recuperao extrajudicial, deferir a recuperao judicial ou decretar a falncia do empresrio. o juzo do local do principal estabelecimento do devedor ou da filial de empresa que tenha sede fora do Brasil (art. 3.). O principal estabelecimento aquele onde est concentrado o maior volume das operaes empresariais. o principal do ponto de visa econmico, e no do ponto de vista jurdico. No se deve considerar como principal estabelecimento, portanto, o local da sede da empresa. No caso da sociedade estrangeira, deve-se buscar a filial economicamente mais importante. 2 DISPOSIES COMUNS RECUPERAO JUDICIAL E FALNCIA

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

Inicialmente destaque-se que nem todas as obrigaes do devedor podem ser exigidas na falncia e na recuperao judicial. Os credores no podem exigir do devedor, na recuperao judicial ou na falncia (art. 5.): as obrigaes a ttulo gratuito (ex.: doao feita pelo devedor, cujo objeto ainda no tenha sido entregue ao donatrio); as despesas que os credores fizerem para tomar parte na recuperao judicial ou na falncia (ex.: passagem e hotel de advogado ou do prprio credor), salvo as custas judiciais decorrentes de litgio com o devedor. Suspenso das Aes e Execues em Face do Devedor A decretao da falncia ou o deferimento do processamento da recuperao judicial suspende o curso de todas as aes e execues em face do devedor (se j estiverem em andamento) ou de sua prescrio (se ainda no tiverem sido ajuizadas), inclusive aquelas dos credores particulares dos scios solidrios com a sociedade (art. 6.). A prescrio o fenmeno que extingue o direito do interessado de exigir a reparao de um direito seu que tenha sido violado por algum (direito de pretenso) (art. 189 do CC/2002), acarretando, em consequncia, a perda do direito de ao, isto , do direito de ajuizar um processo judicial para reparao do direito violado. Decorrido o prazo prescricional previsto em lei, a pessoa no pode mais demandar judicialmente o responsvel pela reparao do seu direito. A decretao da falncia ou o deferimento do processamento da recuperao judicial suspende esse prazo.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

Para assegurar essa suspenso, eventuais aes individuais que venham a ser propostas contra o devedor devem ser comunicadas ao juzo (vara) da falncia ou da recuperao judicial pelo juiz competente, quando receber a petio inicial, ou pelo prprio devedor, quando receber a citao (art. 6. 6.). Uma vez suspensos os processos, as questes neles debatidas so atradas para o juzo da falncia ou da recuperao judicial. Todavia, a suspenso comportar algumas excees. Por exemplo, a ao que demandar quantia ilquida, isto , cujo valor ainda no esteja plenamente determinado (no seja lquido), ter prosseguimento no juzo no qual estiver se processando (art. 6. 1.). Uma vez liquidada a quantia, o crdito ento encaminhado ao juzo da falncia, para classificao junto aos dos demais credores, conforme sua natureza (a classificao creditria ser vista adiante). Por exemplo, se algum processa o empresrio falido em razo de uma batida de automvel, cujo valor de indenizao ainda ser apurado no processo, a ao ter seguimento no juzo original at a determinao desse valor. S ento o credor ingressar nos autos da falncia, para recebimento da indenizao, de acordo com a ordem de preferncia dos demais credores nos autos da falncia. Tambm as aes de natureza trabalhista sero processadas perante a justia especializada (Justia do Trabalho) at a apurao do respectivo crdito, que ser ento inscrito no quadro geral de credores pelo valor determinado (liquidado) na sentena trabalhista (art. 6. 2.). Tanto no caso de quantia ilquida como no de crdito trabalhista, o juiz no qual se processa o litgio poder determinar a reserva da importncia
www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

que estimar devida, com o que o juzo da recuperao ou da falncia dever conservar montante suficiente para pagamento desses crditos, quando eles vierem, afinal, para o mbito do processo de recuperao ou falimentar. Uma vez reconhecido lquido o direito, ser o crdito includo na classe prpria entre os demais credores do empresrio (art. 6. 3.). Por outro lado, se esses crditos no vierem a ser reconhecidos nos respectivos juzos de origem, os valores anteriormente reservados sero objeto de rateio suplementar entre os credores remanescentes (art. 149, 1.). No caso de recuperao judicial, a suspenso no ultrapassar 180 dias (perodo de blindagem), contados do deferimento do processamento da recuperao. Aps esse prazo, o direito dos credores de iniciar ou continuar suas aes e execues individuais ser restabelecido, independentemente de pronunciamento judicial (art. 6. 4.). J na falncia, o prazo prescricional relativo s obrigaes do falido s recomea a correr a partir do dia em que transitar em julgado a sentena do encerramento da falncia (art. 157). Outra exceo suspenso so as execues de natureza fiscal. Estas no so suspensas pelo deferimento da recuperao judicial, ressalvada a concesso de parcelamento nos termos do Cdigo Tributrio Nacional (CTN) e da legislao ordinria especfica (art. 6. 7.) (o parcelamento do crdito tributrio estudado no Direito Tributrio, lembra?). Em relao a esse tema, o art. 187 do CTN dispe que a cobrana judicial do crdito tributrio no sujeita a concurso de credores ou habilitao em falncia ou recuperao judicial (habilitao o procedimento de verificao da validade e exatido do valor do crdito nos
www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

autos da falncia ou da recuperao judicial veremos isso frente). O mesmo ocorre com outros crditos inscritos em Dvida Ativa da Fazenda Pblica (art. 29 da Lei 6.830/1980 Lei de Execuo Fiscal). Em funo desses dispositivos, Fbio Ulhoa Coelho entende que a execuo fiscal em face do devedor deve prosseguir mesmo no caso de decretao de falncia (e no s no caso de deferimento de recuperao judicial, como expressa o art. 6. 7., da LF). Alis, esse entendimento j foi declarado tambm pelo STJ:
CONFLITO NEGATIVO DE COMPETNCIA - PROCESSUAL CIVIL - EXECUO FISCAL - COMPETNCIA TERRITORIAL SOMENTE EXCETUADA POR PROVOCAO DO INTERESSADO - FALNCIA - JUZO FALIMENTAR NO-SUJEIO DA COBRANA DE DBITOS FISCAIS HABILITAO DO CRDITO NO JUZO FALIMENTAR - ART. 29 DA LEI N. 6.830/90 COMPETNCIA INALTERADA DO FORO ONDE PROPOSTA A EXECUO FISCAL. 1. A incompetncia relativa no pode ser declarada de ofcio. Verbete 33 da Smula/STJ. 2. Conforme estabelece o art. 29 da Lei de Execues Fiscais (Lei n. 6.830/80), que segue a determinao do art. 187 do Cdigo Tributrio Nacional, a cobrana judicial da dvida da Fazenda Pblica no se sujeita habilitao em falncia, submetendo-se apenas classificao dos crditos. 3. Assim, pode a execuo fiscal ajuizada em face da Massa Falida ser processada normalmente no foro onde foi proposta, mesmo que o Juzo Falimentar seja em outra Circunscrio. Conflito conhecido, para declarar a competncia do Juzo Federal da 12 Vara da Seo Judiciria de So Paulo, o suscitado. (CC 63.919/PE, Primeira Seo, Relator Ministro Humberto Martins, DJ 12/02/2007) (grifamos)

Alm disso, ainda segundo o STJ (REsp 1.103.405/MG), o art. 187 do CTN e o art. 29 da Lei de Execuo Fiscal no representam bice habilitao de crditos tributrios no concurso de credores da falncia. Trata-se, na verdade, de uma prerrogativa da entidade pblica em poder optar entre o pagamento do crdito pelo rito da execuo fiscal (Lei 6.830/1980) ou mediante habilitao do crdito tributrio. Segundo a Corte,
www.pontodosconcursos.com.br

10

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

escolhendo a Fazenda Pblica um rito, ocorre a renncia da utilizao do outro, no se admitindo uma garantia dplice. De qualquer forma, o produto da arrematao realizada na execuo fiscal deve ser colocado disposio do juzo falimentar, para pagamento conforme a ordem de preferncia legal dos crditos devidos pelo devedor (trabalhistas, com garantia real, fiscais, quirografrios, etc. veremos as regras de classificao dos crditos adiante). Em outras palavras, embora o crdito fiscal no se submeta a habilitao, submete-se classificao dos crditos, para efeito de pagamento aos credores. Outra exceo suspenso das aes e execues so as causas no reguladas pela Lei de Falncias em que o falido figure como autor ou litisconsorte ativo (art. 76). Exemplo: o empresrio autor de uma ao de indenizao contra terceiro que bateu em seu carro. Tambm no so atradas para o juzo falimentar as aes de conhecimento que envolvam a Unio, autarquia federal ou empresa pblica federal, por fora do art. 109, I, da Constituio Federal. Alm disso, tambm no se suspende a execuo individual cuja hasta pblica para alienao dos bens do devedor j tenha sido designada, no momento da decretao da falncia, por uma questo de economia processual. Neste caso, o valor apurado com a venda deve ser destinado ao juzo da falncia, para incluso no quadro geral de credores. Por outro lado, se a hasta pblica j tiver sido realizada, o valor apurado ser destinado ao exequente e o eventual saldo restante destinado ao juzo da falncia.

www.pontodosconcursos.com.br

11

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

Por fim, ressalte-se que a distribuio do pedido de falncia ou de recuperao judicial previne a jurisdio (isto , torna obrigatria a distribuio do processo para o mesmo juzo, denominado juzo prevento) para qualquer outro pedido de recuperao judicial ou de falncia, relativo ao mesmo devedor (art. 6. 8.). Veja algumas questes sobre a suspenso de aes e execues em face do devedor falido ou em recuperao judicial: (FCC/ANALISTA DE REGULAO REA DIREITO/ANS/2007) O deferimento do processamento da recuperao judicial suspender, por at 180 dias, o curso das A) execues fiscais movidas contra o devedor, ressalvada a concesso de parcelamento na forma da lei. B) aes de natureza cvel contra o devedor nas quais se demandar quantia ilquida. C) aes de natureza trabalhista nas quais ainda no tenha sido apurado o crdito do reclamante. D) aes e execues dos credores particulares do scio solidrio em face do devedor. E) aes de qualquer natureza movidas pelo devedor, nas quais figurar como credor. Gabarito: D A letra A errada porque o curso das execues fiscais movidas contra o devedor no suspenso, ressalvada a concesso de parcelamento nos termos do CTN e da legislao ordinria especfica. A letra B falsa, j que aes em face do devedor nas quais se demandam quantias ilquidas
www.pontodosconcursos.com.br

12

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

tambm no so suspensas. A letra C incorreta, pois aes de natureza trabalhista nas quais ainda no tenha sido apurado o crdito do reclamante continuam a tramitar na Justia do Trabalho at a apurao da quantia. A letra D o gabarito, uma vez que a decretao da falncia ou o deferimento do processamento da recuperao judicial suspende o curso da prescrio e de todas as aes e execues em face do devedor, inclusive aquelas dos credores particulares do scio solidrio (art. 6. da LF). Finalmente, a letra E errada porque, no caso de aes movidas pelo devedor, nas quais ele figure como credor, no so suspensas aquelas no reguladas na Lei de Falncias (art. 76). (CESPE/TCNICO DE Considere NVEL que SUPERIOR/REA determinada sociedade

JURDICA/EMBRAPA/2005)

limitada, passando por grave crise econmico-financeira, requeira ao juzo competente sua recuperao judicial e, verificados os requisitos legais, seja deferido o pedido. Assim, em razo do deferimento da recuperao judicial, todas as aes executivas contra a sociedade sero suspensas, inclusive as de natureza fiscal. Gabarito: Errado O item errado porque o deferimento da recuperao judicial no suspende as aes de execuo fiscal, nem as execues individuais cuja hasta pblica j tenha sido designada. Administrador Judicial O administrador judicial o auxiliar do juiz nos processos de falncia e recuperao judicial.
www.pontodosconcursos.com.br

Dever

ser

profissional

idneo,

13

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

preferencialmente

(e

no

necessariamente)

advogado,

economista,

administrador de empresas ou contador, ou pessoa jurdica especializada (art. 21). Se o administrador for pessoa jurdica, dever ser indicado o nome de profissional responsvel pela conduo do processo de falncia ou de recuperao judicial, que no poder ser substitudo sem autorizao do juiz (art. 21, par. nico). Os deveres do administrador judicial na falncia e na recuperao judicial encontram-se no art. 22 da Lei de Falncias. Na recuperao judicial, ele apenas fiscaliza as atividades do devedor (o qual permanece na administrao de seus bens) e o cumprimento do plano de recuperao judicial (art. 22, II, a). J na falncia, ele efetivamente administra a empresa, se houver continuao provisria da atividade (art. 99, XI), uma vez que o devedor perde o direito de administrar os seus bens ou deles dispor (art. 103). Se, no exerccio de suas funes, o administrador judicial no se sentir capaz de desempenhar alguma tarefa, ele poder contratar auxiliares, para ajud-lo em suas atribuies (art. 22, I, h). O administrador judicial deixa suas funes por substituio ou por destituio. No primeiro caso, o administrador deixa a funo por no se enquadrar nas exigncias da Lei, sem carter punitivo. Por exemplo, no pode ser administrador judicial quem tiver relao de parentesco ou afinidade at o 3. grau com o devedor, seus administradores, controladores ou representantes legais ou deles for amigo, inimigo ou dependente (art. 30, 1.). Neste caso, o devedor, qualquer credor ou o Ministrio Pblico poder requerer ao juiz a substituio do administrador judicial (art. 30,

www.pontodosconcursos.com.br

14

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

2.).

administrador

judicial

substitudo

ser

remunerado

proporcionalmente ao trabalho realizado (art. 24, 3.). Se houver renncia do administrador judicial, ele tambm ser substitudo. Ningum obrigado a aceitar a funo, podendo ainda renunciar a ela posteriormente. Neste caso, s haver remunerao pelo trabalho realizado se a renncia for fundamentada em relevante razo (art. 24, 3.). J a destituio uma medida sancionadora aplicada ao

administrador que no cumpre a contento seus deveres, o que pode ocorrer por desobedincia aos preceitos legais, descumprimento de deveres, omisso, negligncia ou prtica de ato lesivo s atividades do devedor ou a terceiros (art. 31). Neste caso, alm de outras eventuais implicaes civis e penais, o destitudo no poder exercer novamente as funes de administrador judicial por cinco anos (art. 30). O administrador judicial destitudo no ter direito remunerao pelo trabalho desempenhado (art. 24, 3.). Veja uma questo da Esaf envolvendo as funes do administrador judicial: (ESAF/DEFENSOR PBLICO/CE/2002/ADAPTADA) Quanto aos efeitos da falncia e da recuperao judicial, assinale a alternativa verdadeira: A) o administrador judicial da falncia e o da recuperao judicial tm as mesmas atribuies; B) na recuperao judicial, ao contrrio do que acontece na falncia, o devedor no fica privado da administrao da empresa;

www.pontodosconcursos.com.br

15

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

C) continuando na administrao dos seus bens, o devedor em recuperao judicial pode alienar bens imveis sem autorizao judicial; D) o administrador judicial da falncia fiscaliza a administrao da massa falida e o administrador judicial da recuperao judicial administra a empresa em recuperao. Gabarito: B A letra A falsa, pois, na recuperao judicial, o administrador judicial fiscaliza as atividades do devedor (o qual continua na administrao da empresa) e o cumprimento do plano de recuperao judicial (art. 22, II, a), enquanto, na falncia, ele efetivamente administra a empresa, se houver continuao provisria da atividade (art. 99, XI), uma vez que o devedor perde o direito de administrar os seus bens ou deles dispor (art. 103). Em funo disso, a letra B o gabarito. A letra C errada porque, como veremos frente, aps a distribuio do pedido de recuperao judicial, o devedor no poder alienar ou onerar bens ou direitos de seu ativo permanente, salvo evidente utilidade reconhecida pelo juiz, depois de ouvido o comit de credores, com exceo dos bens e direitos previamente relacionados no plano de recuperao judicial (art. 66). Por fim, a letra D incorreta, pois o que ocorre justamente o contrrio do que consta nesta alternativa, conforme comentrios acima letra A. Assembleia Geral de Credores A assembleia geral de credores rgo colegiado de deliberao na falncia e na recuperao judicial com atribuies de deliberar sobre qualquer matria que possa afetar os interesses dos credores, inclusive
www.pontodosconcursos.com.br

16

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

sobre a constituio do comit de credores (que ser visto a seguir). Suas atribuies so elencadas no art. 35 da LF. A assembleia ser composta pelas seguintes classes de credores (art. 41): titulares de crditos derivados da legislao do trabalho

(independentemente do valor do crdito) e de crditos decorrentes de acidentes de trabalho; titulares de crditos com garantia real (at o limite do valor do bem gravado, isto , do bem dado em penhor, hipoteca ou anticrese); titulares de crditos quirografrios, crditos com privilgio especial, crditos com privilgio geral e crditos subordinados, bem como os titulares de crditos com garantia real, quanto ao montante que exceder valor do bem gravado.
OBS.: essas diversas espcies de crditos sero estudadas adiante, por ocasio do estudo da classificao creditria.

Ressalte-se que, no caso concreto, podem no existir determinados tipos de crdito. Por exemplo, pode haver apenas crditos trabalhistas e quirografrios, situao em que a assembleia ter apenas duas classes. Ou ento apenas crditos quirografrios, quando haver s uma classe. A regra que o voto de cada credor seja proporcional ao valor de seu crdito (art. 38). Como regra, considera-se aprovada a proposta que obtenha votos favorveis de credores que representem mais da metade do valor total dos crditos presentes assembleia geral (art. 42). Excetuamse as deliberaes sobre (art. 42, 2. parte): plano de recuperao judicial (regras a seguir); composio do comit de credores (ser constitudo por
www.pontodosconcursos.com.br

17

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

deliberao de qualquer das classes de credores na assembleia geral art. 26); e forma alternativa de realizao do ativo do devedor falido (art. 145), cuja aprovao depende do voto favorvel de credores que representem dois teros dos crditos presentes assembleia (art. 46). Nas deliberaes sobre o plano de recuperao judicial, algumas regras especiais devem ser observadas, conforme a seguir: - todas as classes de credores da assembleia devero aprovar a proposta (art. 45); - nas duas ltimas classes citadas acima (classe 2: crditos com garantia real; e classe 3: crditos quirografrios, com privilgio especial, com privilgio geral e crditos subordinados), a proposta dever ser aprovada por mais da metade dos crditos presentes assembleia e, cumulativamente, pela maioria simples dos credores presentes (art. 45, 1.); - na classe dos crditos trabalhistas e de acidentes de trabalho (classe 1), a proposta dever ser aprovada pela maioria simples dos credores presentes, independentemente do valor de seu crdito (art. 45, 2.); - o credor no ter direito a voto e no ser considerado para fins de verificao de qurum de deliberao se o plano de recuperao judicial no alterar o valor ou as condies originais de pagamento de seu crdito (art. 45, 3.). Comit de Credores O comit de credores rgo de existncia facultativa na recuperao judicial e na falncia. Possui as atribuies, entre outras, de
www.pontodosconcursos.com.br

18

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

fiscalizar as atividades e examinar as contas do administrador judicial e de zelar pelo bom andamento do processo e pelo cumprimento da lei (art. 27, I, a e b). Outras atribuies do comit esto no art. 27 da LF. O comit ser constitudo por deliberao de qualquer das classes de credores na assembleia geral e ter a seguinte composio (art. 26): um representante indicado pela classe de credores trabalhistas, com dois suplentes; um representante indicado pela classe de credores com direitos reais de garantia ou com privilgios pela especiais, com dois classe de credores suplentes; um representante indicado quirografrios ou com privilgios gerais, com dois suplentes. Na escolha dos representantes de cada classe no comit de credores, somente os respectivos membros podero votar (art. 44). A falta de indicao de representante por quaisquer das classes no prejudicar a constituio do comit, que poder funcionar com nmero inferior ao previsto acima (art. 26, 1.). Caso no seja possvel a obteno de maioria em deliberao do comit, o impasse ser resolvido pelo administrador judicial ou, na incompatibilidade deste, pelo juiz (art. 27, 2.). Do mesmo modo, se no for constitudo o comit de credores, caber ao administrador judicial ou, na incompatibilidade deste, ao juiz exercer suas atribuies (art. 28). A incompatibilidade citada pode ocorrer, por exemplo, na atribuio do comit de examinar as contas do administrador. Obviamente no h sentido em o

www.pontodosconcursos.com.br

19

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

administrador examinar as prprias contas. Neste caso, o juiz exercer a atribuio. Assim como ocorre com a funo de administrador judicial, no pode integrar o comit de credores quem, nos ltimos cinco anos, no exerccio do cargo de administrador judicial ou de membro de comit em falncia ou recuperao judicial anterior, foi destitudo, deixou de prestar contas dentro dos prazos legais ou teve a prestao de contas desaprovada (art. 30). O mesmo vale para quem tiver relao de parentesco ou afinidade at o 3 grau com o devedor, seus administradores, controladores ou representantes legais ou deles for amigo, inimigo ou dependente (art. 30, 1.). O administrador judicial e os membros do comit respondero pelos prejuzos causados massa falida, ao devedor ou aos credores por dolo ou culpa, devendo o dissidente em deliberao do comit consignar sua discordncia em ata para eximir-se da responsabilidade (art. 32). Habilitao dos Crditos A habilitao dos crditos o procedimento de apresentao, pelos diversos credores do empresrio, dos seus respectivos crditos e de verificao, pelo administrador judicial, da validade e da exatido dos valores apresentados. A habilitao de um crdito permite que o administrador e os demais credores tomem conhecimento dele e que o respectivo valor seja includo na classificao dos crditos, aps a verificao de sua legitimidade pelo administrador.

www.pontodosconcursos.com.br

20

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

verificao

dos

crditos

ser

inicialmente

realizada

pelo

administrador judicial, com base nos livros contbeis e documentos comerciais e fiscais do devedor e nos documentos que lhe forem apresentados pelos credores (art. 7.). Feito isso, ser publicado um edital contendo a primeira relao de credores. Estes tero quinze dias para apresentar ao administrador judicial suas habilitaes ou suas divergncias quanto aos crditos relacionados (art. 7., 1.). Com base nas informaes obtidas, o administrador far publicar, em 45 dias, contados do trmino do prazo anterior, novo edital contendo a segunda relao de credores (art. 7., 2.). Aps isso, o comit de credores, qualquer credor, o devedor, seus scios ou o Ministrio Pblico tero dez dias, contados da publicao, para apresentar ao juiz impugnao contra a relao de credores, apresentando suas razes (art. 8.). Decididas as eventuais impugnaes ou no havendo oposio de nenhum interessado, o juiz homologar, como quadro geral de credores, a segunda relao de credores, com as eventuais alteraes decorrentes das impugnaes porventura apresentadas (art. 18). As habilitaes de crdito recebidas aps o prazo inicial de quinze dias sero consideradas retardatrias (art. 10). Na recuperao judicial, os titulares de crditos retardatrios no tero direito a voto nas deliberaes da assembleia geral de credores, salvo os crditos trabalhistas (art. 10, 1.). Na falncia, essa regra tambm aplicvel, exceto se o crdito, apesar do atraso, tiver sido includo no quadro geral de credores homologado pelo juiz (art. 10, 2.). Na falncia, os crditos retardatrios perdero o direito a rateios (distribuio de valores) eventualmente realizados entre os credores.
www.pontodosconcursos.com.br

21

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

Todavia, o credor possa requerer que seja feita a reserva de valor para satisfao de seu crdito, enquanto se discute a incluso do seu valor no quadro geral (art. 10, 4. e 6.). Os crditos retardatrios ficaro sujeitos tambm ao pagamento de custas, no se computando, todavia, as despesas acessrias compreendidas entre o trmino do prazo de 15 dias e a data do pedido de habilitao do crdito retardatrio (art. 10, 3.). Por fim, caso o devedor esteja em recuperao judicial e haja a convolao (converso) desta em falncia (por exemplo, por descumprimento das medidas do plano de recuperao pelo devedor), os crditos remanescentes que j tenham sido definitivamente includos no quadro geral de credores da recuperao sero considerados habilitados na falncia, sem prejuzo do prosseguimento de outras habilitaes que eventualmente estejam em curso (art. 80). 3 RECUPERAO JUDICIAL A recuperao judicial tem por objetivo viabilizar a superao da situao de crise econmico-financeira do devedor, a fim de permitir a manuteno da fonte produtora, do emprego dos trabalhadores e dos interesses dos credores, promovendo, assim, a preservao da empresa, sua funo social e o estmulo atividade econmica (art. 47). Legitimados a Requerer a Recuperao Judicial Pode requerer recuperao judicial o devedor que, no momento do pedido, exera regularmente suas atividades h mais de dois anos (portanto no pode ser empresrio irregular) e que atenda aos seguintes requisitos, cumulativamente (art. 48):
www.pontodosconcursos.com.br

22

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

no ser falido e, se o foi, estejam declaradas extintas, por sentena transitada em julgado, as responsabilidades da decorrentes; no ter, h menos de cinco anos, obtido concesso de recuperao judicial; no ter, h menos de oito anos, obtido concesso de recuperao judicial para Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (arts. 70 a 72); no ter sido condenado ou no ter, como administrador ou scio controlador, pessoa condenada por crime falimentar. A recuperao judicial tambm poder ser requerida pelo cnjuge sobrevivente, pelos herdeiros do devedor, pelo inventariante ou pelo scio remanescente (art. 48, par. nico). A concesso de recuperao judicial depende ainda da apresentao de prova de quitao de todos os tributos ou da suspenso da exigibilidade dos crditos tributrios, por meio de certido negativa ou certido positiva com efeito de negativa (art. 191-A do CTN). Nesse sentido, a LF estabelece que, aps a juntada aos autos do plano de recuperao judicial aprovado pela assembleia geral de credores, o devedor dever apresentar certides negativas de dbitos tributrios (art. 57). Para viabilizar a recuperao, a Fazenda Pblica poder deferir o parcelamento de seus crditos, de acordo com as normas do CTN (art. 68). Isso porque, provavelmente, o devedor que solicita a recuperao ter dvidas tributrias, j que normalmente as primeiras obrigaes que o empresrio em crise deixa de pagar so justamente os tributos. Pedido de Recuperao
www.pontodosconcursos.com.br

23

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

A petio inicial do pedido de recuperao judicial dever conter a exposio das causas concretas da situao patrimonial do devedor e das razes da crise econmico-financeira (art. 51, I), bem como com as demonstraes contbeis relativas aos trs ltimos exerccios sociais e as levantadas especialmente para instruir o pedido (art. 51, II) e a relao nominal completa dos credores do empresrio (art. 51, III). Outros requisitos podem ser vistos no art. 51 da Lei. Estando a petio inicial devidamente instruda, o juiz deferir o processamento da recuperao judicial (no ainda o deferimento da recuperao em si, apenas a admisso do pedido) e, no mesmo ato, nomear o administrador judicial (art. 52). Aps a distribuio do pedido de recuperao judicial, o devedor no poder alienar ou onerar bens ou direitos de seu ativo permanente, salvo evidente utilidade reconhecida pelo juiz, depois de ouvido o comit de credores, com exceo dos bens e direitos previamente relacionados no plano de recuperao judicial (art. 66). O devedor no poder desistir do pedido de recuperao judicial aps o deferimento de seu processamento, salvo se obtiver aprovao da desistncia na assembleia geral de credores (art. 52, 4.). Plano de Recuperao Judicial A partir da publicao da deciso que deferir o processamento da recuperao judicial, o devedor ter 60 dias para apresentar em juzo o plano de recuperao, sob pena de decretao de sua falncia (art. 53).

www.pontodosconcursos.com.br

24

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

Eis uma questo sobre o assunto: (CESPE/TCNICO DE Dever NVEL ser decretada SUPERIOR/REA a falncia de

JURDICA/EMBRAPA/2005)

sociedade empresria que apresente seu plano de recuperao em prazo superior a sessenta dias aps a publicao da deciso que tenha deferido o processamento da recuperao judicial. Gabarito: Certo O item correto, pois o prazo para o devedor apresentar em juzo seu plano de recuperao judicial de 60 dias, contados da publicao da deciso que deferir o processamento da recuperao, sob pena de decretao de falncia. A proposta de plano de recuperao judicial dever conter (art. 53): discriminao pormenorizada dos meios de recuperao a serem empregados e seu resumo. Entre esses meios, destacam-se (art. 50): concesso de prazos e condies especiais para pagamento das obrigaes; reduo salarial, compensao de horrios e reduo da jornada de trabalho, mediante acordo ou conveno coletiva; dao em pagamento ou novao de dvidas; constituio de sociedade de credores; venda parcial de bens; usufruto da empresa; emisso de valores mobilirios; etc. Note que a relao do art. 50 da LF apenas exemplificativa, podendo o plano adotar outras medidas que se mostrem adequadas recuperao do devedor; demonstrao de sua viabilidade econmica; e

www.pontodosconcursos.com.br

25

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

laudo econmico-financeiro e de avaliao dos bens e ativos do devedor, subscrito por profissional legalmente habilitado ou empresa especializada. Se houver previso de alienao de bem objeto de garantia real, a supresso da garantia ou sua substituio somente sero admitidas mediante aprovao expressa do credor titular da respectiva garantia (art. 50, 1.). Nos crditos em moeda estrangeira, a variao cambial ser conservada como parmetro de indexao da correspondente obrigao e s poder ser afastada se o credor titular do respectivo crdito aprovar expressamente a medida (art. 50, 1.). A ordem de pagamento dos crditos do devedor ser a estabelecida no plano de recuperao, que no poder prever, contudo, prazo superior a um ano para pagamento dos crditos trabalhistas ou de acidentes de trabalho vencidos at a data do pedido de recuperao judicial (art. 54), nem prever prazo superior a 30 dias para o pagamento, at o limite de cinco salrios mnimos por trabalhador, dos crditos de natureza estritamente salarial (ex.: salrios, horas-extras, gratificaes de funo, etc.) vencidos nos trs meses anteriores ao pedido de recuperao judicial (art. 54, par. nico). Aprovao dos Credores Deferido o processamento da recuperao judicial, o juiz ordenar a publicao de edital contendo aviso aos credores sobre o recebimento do plano de recuperao e fixar prazo para a manifestao de eventuais objees por qualquer credor (art. 53, par. nico). Esse prazo, segundo a

www.pontodosconcursos.com.br

26

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

Lei, deve ser de trinta dias, contados da publicao da relao de credores (art. 55). Frise-se que o deferimento do processamento da recuperao judicial no ainda o deferimento da recuperao em si. Essa deciso s ser tomada aps a aprovao do plano de recuperao pela assembleia geral de credores. Se no houver objees ao plano de recuperao judicial apresentado, o juiz conceder desde logo a recuperao judicial ao devedor (art. 58). Havendo objeo de qualquer credor, o juiz convocar a assembleia geral de credores para deliberar sobre o plano de recuperao, que poder sofrer alteraes na assembleia, desde que haja expressa concordncia do devedor e em termos que no impliquem diminuio dos direitos exclusivamente dos credores ausentes. Aprovado o plano pelos credores, o juiz conceder a recuperao judicial nos moldes do plano aprovado (art. 58). Por outro lado, se o plano for rejeitado pela assembleia geral, o juiz decretar a falncia do devedor (art. 56). Veja estas questes da Esaf sobre os assuntos at agora abordados: (ESAF/PROCURADOR DF/2007) Modernamente empresas tm sofrido vrias crises, que podem significar uma deteriorao das condies econmicas de sua atuao, bem como uma dificuldade de ordem financeira para o prosseguimento da atividade. Tais crises podem advir de fatores alheios ao empresrio, mas tambm podem advir de caractersticas intrnsecas sua atuao. Entre as possveis solues para essa crise, est a recuperao judicial, sobre a qual correto afirmar:
www.pontodosconcursos.com.br

27

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

a) os credores fiscais ficam sujeitos s condies aprovadas no plano de recuperao judicial. b) no haver a nomeao de administrador judicial. c) a lei enumera taxativamente as medidas que podem ser invocadas na recuperao. d) as sociedades limitadas, ainda que no tenham objeto empresarial, podem requerer a recuperao judicial. e) a no aprovao do plano de recuperao judicial, pela assemblia de credores, acarretar a convolao em falncia. Gabarito: E A letra A falsa, pois os credores fiscais no ficam sujeitos s condies aprovadas no plano de recuperao judicial, tanto que o deferimento do plano depende da apresentao de prova de quitao de todos os tributos ou da suspenso da exigibilidade dos crditos tributrios (art. 191-A do CTN e art. 57 da LF). A letra B errada, j que o administrador judicial o auxiliar do juiz na administrao dos bens do devedor tanto nos processos de falncia como nos de recuperao judicial. A letra C falsa, pois o rol de medidas que podem ser adotadas na recuperao judicial apenas exemplificativo (art. 50). A letra D incorreta porque apenas o empresrio e a sociedade empresria podem requerer a recuperao judicial. E a letra E verdadeira porque, se o plano de recuperao judicial for rejeitado pela assembleia geral de credores, o juiz decretar a falncia do devedor (art. 56, 4.). (ESAF/AGENTE FISCAL DE TRIBUTOS ESTADUAIS/SEFAZ-

PI/2001/ADAPTADA) A recuperao judicial

www.pontodosconcursos.com.br

28

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

a) abrange todos os crditos vencidos e vincendos, como forma de buscar-se a preservao da empresa. b) leva ao afastamento do titular da empresa, considerado incapaz para a tentativa de seu salvamento. c) deve ser aprovada por todos os credores do empresrio. d) cujo plano rejeitado pela assembleia geral de credores convolada em falncia, se houver requerimento de qualquer credor. e) depende da inexistncia de impedimentos e do preenchimento das condies legais. Gabarito: E A letra A falsa, pois, embora o art. 49 da LF diga que esto sujeitos recuperao judicial todos os crditos existentes na data do pedido, ainda que no vencidos, h excees legais, como os crditos fiscais (art. 191-A do CTN e art. 57 da LF) e outros previstos no art. 49, 3. e 4., da LF. A letra B incorreta porque o titular da empresa no afastado da administrao do negcio na recuperao judicial. A letra C falsa porque a recuperao judicial deve ser aprovada pela assembleia geral de credores, mas no se exige a unanimidade dos votos de todos os credores (art. 45). A letra D errada, j que a rejeio do plano de recuperao judicial pela assembleia geral de credores acarreta a decretao da falncia do devedor pelo juiz, independentemente de requerimento de qualquer credor. Por fim, a letra E o gabarito, pois no poder requerer a recuperao judicial o devedor que se enquadre nos impedimentos do art. 48 da LF, devendo ainda cumprir as demais condies previstas na Lei para a concesso do pleito, como a apresentao de certides negativas de dbitos tributrios (art. 57).
www.pontodosconcursos.com.br

29

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

Os requisitos para aprovao

do

plano de recuperao pela

assembleia foram j vistos quando tratamos especificamente da assembleia geral de credores (art. 45 reveja acima). importante destacar, contudo, que o juiz pode decidir conceder a recuperao judicial mesmo que o plano no tenha sido aprovado com base nos requisitos estudados. Para isso, preciso que, na mesma assembleia, tenha sido obtido, cumulativamente (art. 58, 1.): o voto favorvel de credores que representem mais da metade do valor de todos os crditos presentes assembleia, independentemente de classes; a aprovao de duas das classes de credores (classes 1, 2 e 3, vistas acima) ou, caso haja somente duas classes com credores votantes, a aprovao de pelo menos uma delas; na classe que o houver rejeitado, o voto favorvel de mais de um tero dos credores, computados na forma dos 1. e 2. do art. 45 da Lei. Alm disso, essa excepcional concesso s pode ser deferida pelo juiz se isso no implicar tratamento diferenciado entre os credores da classe que houver rejeitado o plano (art. 58, 2.). Segundo a LF, esto sujeitos recuperao judicial todos os crditos existentes na data do pedido, ainda que no vencidos (art. 49). Note, assim, que, mesmo que determinado credor no concorde com o plano ou esteja ausente na assembleia geral, ele poder ser atingido pelas medidas do plano aprovado. Apesar do dispositivo, lembre que o Fisco no fica

www.pontodosconcursos.com.br

30

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

sujeitos s condies aprovadas no plano de recuperao judicial, como visto acima. Alm disso, no se submetem aos efeitos da recuperao judicial as seguintes espcies de credores (art. 49, 3. e 4.): proprietrio fiducirio (ex.: banco que detenha a propriedade de imvel em razo de contrato de alienao fiduciria em garantia); arrendador mercantil; proprietrio ou promitente vendedor de imvel com clusula de irrevogabilidade ou irretratabilidade; proprietrio em contrato de venda com reserva de domnio; Nesses casos, embora prevaleam os direitos de propriedade dos credores sobre a respectiva coisa e as condies contratuais celebradas, no ser permitida, durante o perodo de blindagem de 180 dias (art. 6., 4.), a venda ou a retirada do estabelecimento do devedor dos bens de capital essenciais a sua atividade empresarial (art. 49, 3., in fine). Tambm no se sujeitar aos efeitos da recuperao judicial o credor de importncia entregue ao devedor, em moeda corrente nacional, decorrente de adiantamento a contrato de cmbio para exportao (art. 49, 4.). Eis outra questo da Esaf sobre a recuperao judicial: (ESAF/JUIZ DO TRABALHO/TRT 7. REGIO/2005) A nova lei de recuperao e falncias Lei n 11.101/2005, no que diz respeito reorganizao judicial da empresa em crise,
www.pontodosconcursos.com.br

31

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

a) d aos credores titulares de crditos quirografrios direito de se oporem s decises de interesse de empregados. b) divide os credores em grupos de interesses homogneos para facilitar a tomada de decises. c) trata os empregados como credores especiais. d) cria um modelo de cooperao entre empresrio e credores, voluntrios e involuntrios. e) pretende privilegiar a continuidade da atividade em relao a outros interesses, inclusive os do fisco. Gabarito: D A letra A errada, j que no h previso na LF de que os credores quirografrios possam se opor s decises de interesse dos empregados. Pelo contrrio, em relao aprovao do plano de recuperao (ou reorganizao) judicial, a Lei prev requisitos mais flexveis para que proposta seja aprovada pelos credores trabalhistas (art. 45, 2.). A letra B incorreta, pois a diviso dos credores em classes, na assembleia geral (art. 41), no necessariamente os agrupa segundo interesses homogneos. Por exemplo, a classe 3 composta por titulares de crditos quirografrios, com privilgio especial, com privilgio geral ou subordinados, os quais podem ter interesses conflitantes entre si. A letra C falsa porque a LF no estabelece que os empregados so credores especiais na recuperao judicial, muito embora lhes assegure prazo no superior a um ano para pagamento dos crditos derivados da legislao do trabalho ou decorrentes de acidentes de trabalho vencidos at a data do pedido de recuperao judicial (art. 54). A letra D o gabarito, pois a reorganizao judicial visa a estabelecer um plano por meio do qual o
www.pontodosconcursos.com.br

32

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

empresrio

adota,

em

concordncia

com

os

credores,

as

medidas

necessrias recuperao da atividade empresria. Como a aprovao do plano no exige unanimidade, mesmo credores que votaram contra ele (involuntrios) sujeitam-se s medidas deliberadas. Por fim, a letra E errada porque a recuperao judicial no se sobrepe aos interesses do fisco, j que o deferimento do plano exige a comprovao de regularidade tributria (art. 191-A do CTN e art. 57 da LF). Execuo do Plano Concedida a recuperao judicial, o devedor ou seus administradores sero mantidos na conduo da atividade empresarial, sob fiscalizao do comit de credores, se houver, e do administrador judicial, salvo se tiverem praticado algum dos atos graves previstos art. 64 da Lei. Neste caso, o juiz destituir o administrador, que ser substitudo na forma prevista nos atos constitutivos do devedor ou no plano de recuperao judicial (art. 64, par. nico). Quando do afastamento do devedor ou do administrador, o juiz convocar a assembleia geral de credores para deliberar sobre o nome do gestor judicial que assumir a administrao das atividades do devedor, aplicando-se a ele, no que couber, as normas sobre deveres, impedimentos e remunerao do administrador judicial (art. 65). Em todos os atos, contratos e documentos firmados pelo devedor em recuperao judicial dever ser acrescida, aps o nome empresarial, a expresso em recuperao judicial. O juiz determinar ao Registro Pblico de Empresas a anotao da recuperao judicial no registro correspondente (art. 69).
www.pontodosconcursos.com.br

33

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

O plano de recuperao judicial implica novao (substituio) dos crditos anteriores ao pedido, e obriga o devedor e todos os credores a ele sujeitos (art. 59). Se houver previso de alienao de bem objeto de garantia real, a supresso da garantia ou sua substituio somente sero admitidas mediante aprovao expressa do credor titular da respectiva garantia (art. 59, caput, in fine). A deciso judicial que conceder a recuperao judicial constituir ttulo executivo judicial, nos termos do CPC (art. 59, 1.). Contra essa deciso cabe o recurso de agravo, que pode ser interposto por qualquer credor ou pelo Ministrio Pblico (art. 59, 2.). Se o plano de recuperao judicial aprovado envolver alienao judicial de filiais ou de unidades produtivas isoladas do devedor, o juiz ordenar a sua realizao, observadas as modalidades de alienao de bens do devedor, previstas no art. 142 da LF (leilo, propostas fechadas e prego estudadas adiante) (art. 60). O objeto da alienao estar livre de qualquer nus e no haver sucesso do arrematante nas obrigaes do devedor, inclusive as de natureza tributria (art. 60, par. nico), salvo se o arrematante for (art. 60, par. nico, c/c art. 141, 1.): scio da sociedade falida, ou sociedade controlada pelo falido; parente, em linha reta ou colateral at o quarto grau, consanguneo ou afim, do falido ou de scio da sociedade falida; ou identificado como agente do falido com o objetivo de fraudar a sucesso.

www.pontodosconcursos.com.br

34

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

As excees acima tm o ntido intuito de impedir a ocorrncia de fraude na recuperao judicial, j que o devedor poderia simular sua prpria aquisio, livrando-se das dvidas anteriores recuperao. O devedor permanecer em recuperao at que se cumpram todas as obrigaes previstas no plano que se vencerem at dois anos depois da concesso da recuperao (art. 61). Durante esse perodo, o descumprimento de qualquer obrigao prevista no plano acarretar a convolao da recuperao em falncia (art. 61, 1.). Se isso ocorrer, os credores tero reconstitudos seus direitos e garantias nas condies originalmente contratadas (antes da concesso da recuperao), deduzidos os valores eventualmente pagos e ressalvados os atos validamente praticados no mbito da recuperao judicial (art. 61, 2.). Por exemplo, imagine que um credor tinha R$ 100.000 a receber vista e aceitou receber R$ 80.000 em duas vezes, em 90 e 180 dias, aps a adoo do plano de recuperao da empresa. Caso a obrigao no seja cumprida e a falncia do empresrio seja decretada, seu crdito voltar a ser de R$ 100.000, com os juros e correo monetria sendo calculados com base nesse valor e a partir da data do vencimento original. Cumpridas as obrigaes vencidas nos dois anos, o juiz decretar por sentena o encerramento da recuperao judicial (art. 63). Mesmo assim, aps esse perodo, o plano de recuperao poder prosseguir (ex.: o parcelamento de uma dvida em trs anos), mas o devedor no ser mais considerado em recuperao judicial. O descumprimento de qualquer obrigao prevista no plano, aps os dois anos, autorizar o credor a requerer a execuo especfica (lembre que a deciso que concede a recuperao ttulo executivo judicial) ou a falncia do devedor (art. 62).
www.pontodosconcursos.com.br

35

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

Recuperao Judicial de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte As microempresas (ME) e as empresas de pequeno porte (EPP) podero apresentar ( uma opo do empresrio) plano especial de recuperao judicial (art. 70, 1.). Uma primeira diferena, em relao ao plano de recuperao judicial comum, que, no plano especial, os credores no atingidos pelo plano no tm seus crditos habilitados na recuperao judicial (art. 70, 2.). Em compensao, o pedido de recuperao judicial com base em plano especial no no abrangidos pelo plano (art. 71, par. nico). Outra diferena que, se a ME ou EPP optar pelo plano especial de recuperao judicial, no ser convocada assembleia geral de credores para deliberar sobre o plano, e o juiz conceder a recuperao judicial, se atendidas as exigncias da Lei (art. 72). Por outro lado, o juiz julgar improcedente o pedido de recuperao judicial e decretar a falncia do devedor se houver objees de credores titulares de mais da metade dos crditos quirografrios (art. 72, par. nico). O plano especial de recuperao judicial limitar-se- s seguintes condies (art. 71): abranger exclusivamente os crditos quirografrios; prever parcelamento em at 36 parcelas mensais, iguais e sucessivas, corrigidas monetariamente e acrescidas de juros de 12% ao ano;
www.pontodosconcursos.com.br

acarreta

suspenso do curso da prescrio nem das aes e execues por crditos

36

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

prever o pagamento da primeira parcela no prazo mximo de 180 dias, contado da distribuio do pedido de recuperao judicial; estabelecer a necessidade de autorizao do juiz, aps ouvido o administrador judicial e o comit de credores, para o devedor aumentar despesas ou contratar empregados. Convolao da Recuperao Judicial em Falncia O juiz decretar a falncia durante o processo de recuperao judicial nos seguintes casos (art. 73): por deliberao da assembleia geral de credores, aprovada por mais da metade do valor dos crditos presentes; pela no-apresentao do plano de recuperao pelo devedor, em 60 dias da publicao da deciso que deferir o processamento da recuperao judicial; quando a assembleia geral de credores rejeitar o plano de recuperao; por descumprimento de qualquer obrigao assumida no plano de recuperao nos dois primeiros anos aps a concesso da recuperao judicial. Alm disso, nada impede a decretao da falncia em razo do inadimplemento de obrigao no-sujeita recuperao judicial ou em face da prtica dos chamados atos de falncia pelo devedor em recuperao (art. 73, par. nico) (veremos essas hipteses de decretao de falncia a seguir).

www.pontodosconcursos.com.br

37

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

Na convolao da recuperao em falncia, os atos de administrao, endividamento, onerao ou alienao praticados durante a recuperao judicial presumem-se vlidos, desde que realizados na forma da LF (art. 74). Segue uma questo sobre recuperao judicial: (ESAF/DEFENSOR judicial: A) no pode ser requerida por comerciante que deixou de se inscrever no registro de comrcio ou autenticar os livros indispensveis ao exerccio legal do comrcio. B) pode ser impetrada pelo comerciante de fato ou irregular. C) no pode ser convolada em falncia. D) no pode ser impetrada no curso do processo falimentar. Gabarito: A A letra A verdadeira porque, para requerer a recuperao judicial, o devedor deve, no momento do pedido, exercer regularmente suas atividades h mais de dois anos (art. 48 da LF). O exerccio regular da empresa pressupe no s o registro do empresrio na Junta Comercial (art. 967 do CC/2002), mas tambm a autenticao dos livros empresariais (art. 1.181 do CC/2002). Em funo disso, a letra B incorreta. A letra C errada, j que possvel a convolao da recuperao judicial em falncia, nas hipteses do art. 73 da LF, apresentadas acima. A letra D falsa, pois possvel ao devedor pleitear a recuperao judicial, aps ter sido requerida sua falncia, dentro do prazo da contestao (art. 95). PBLICO/CE/2002/ADAPTADA) A recuperao

www.pontodosconcursos.com.br

38

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

4 FALNCIA A falncia, ao promover o afastamento do devedor de suas atividades, visa a preservar e otimizar a utilizao produtiva dos bens, ativos e recursos produtivos, inclusive os intangveis, da empresa. O processo de falncia dever atender aos princpios da celeridade e da economia processual (art. 75). O juzo da falncia indivisvel, alm de ser competente para conhecer todas as aes sobre bens, interesses e negcios do falido (juzo universal), ressalvadas, como vimos, as causas trabalhistas, fiscais e aquelas no reguladas nesta Lei em que o falido figurar como autor ou litisconsorte ativo (art. 76), alm de outras j estudadas acima. Independentemente do juzo onde se processe as aes e execues, todas elas devero ter prosseguimento no mais com o devedor figurando como autor ou ru, mas com o administrador judicial assumindo a causa, que dever ser intimado para representar a massa falida, sob pena de nulidade do processo (art. 76, par. nico). A decretao da falncia determina o vencimento antecipado das dvidas do devedor e dos scios ilimitada e solidariamente responsveis (estes tambm tm sua falncia decretada art. 81), com o abatimento proporcional dos juros, e converte todos os crditos em moeda estrangeira para a moeda do pas, pelo cmbio do dia da deciso judicial, para todos os efeitos da Lei (art. 77). Veja uma questo de prova sobre esse ponto:

www.pontodosconcursos.com.br

39

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

(CESPE/TCNICO

DE

NVEL a falncia

SUPERIOR/REA de determinado

JURDICA/EMBRAPA/2005)

Decretada

empresrio, todos os crditos em moeda estrangeira decorrentes de suas obrigaes sero convertidos em moeda do Pas, pelo cmbio do dia da deciso judicial. Gabarito: Certo O item correto, pois a decretao da falncia converte todos os crditos em moeda estrangeira para a moeda do pas, pelo cmbio do dia da deciso judicial. O processo de falncia em sentido amplo possui trs fases: - a fase pr-falimentar, que se inicia com o pedido de falncia e se encerra com a sentena declaratria de falncia; - a fase falimentar propriamente dita, que tem incio com a sentena declaratria de falncia e alcana seu fim com a sentena de encerramento da falncia, aps a realizao do ativo do empresrio, o pagamento do seu passivo e a apresentao, pelo administrador judicial da falncia, da prestao de contas e do relatrio final ao juiz (veremos todos esses procedimentos em detalhes adiante); - a fase de reabilitao do devedor, que se encerra com a sentena que declarar extintas suas obrigaes. Sujeitos Ativos da Falncia O pedido de falncia do empresrio pode ser requerido ao juiz pelas seguintes pessoas (art. 97):
www.pontodosconcursos.com.br

40

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

o prprio devedor (autofalncia arts. 105 a 107 veremos frente); o cnjuge sobrevivente, qualquer herdeiro do devedor ou o inventariante; o cotista ou o acionista do devedor na forma da lei ou do ato constitutivo da sociedade; qualquer credor. Se o credor for empresrio, ele dever apresentar, para requerer a falncia de outrem, certido do Registro Pblico de Empresas que comprove a regularidade de suas atividades (art. 97, 1.). Tal exigncia no se aplica em caso de autofalncia, pois mesmo a sociedade irregular ou de fato pode requerer a prpria falncia (art. 105, IV). Ressalte-se ainda que o STJ j se pronunciou (REsp 1.103.405/MG) no sentido de que no admissvel o requerimento de quebra por parte da Fazenda Pblica, uma vez que, neste caso, existe uma ao especfica pra cobrana dos crditos: a execuo fiscal (Lei 6.830/1980). Responsabilidade dos Scios na Falncia A deciso que decreta a falncia da sociedade com scios

ilimitadamente responsveis tambm acarreta a falncia destes, que ficam sujeitos aos mesmos efeitos jurdicos produzidos em relao sociedade falida e, por isso, devero ser citados para apresentar contestao, se assim o desejarem (art. 81). A regra vale inclusive para o scio que tenha se retirado voluntariamente ou tenha sido excludo da sociedade, h menos de dois anos, quanto s dvidas existentes na data
www.pontodosconcursos.com.br

41

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

do arquivamento da alterao do contrato, no caso de no terem sido solvidas at a data da decretao da falncia (art. 81, 1.). Por outro lado, quanto aos scios de responsabilidade limitada, aos controladores e aos administradores da sociedade falida, a respectiva responsabilidade pessoal ser apurada no prprio juzo da falncia, independentemente da realizao do ativo e da prova da sua insuficincia para cobrir o passivo, mediante ao de responsabilizao, que observar o procedimento ordinrio do CPC (art. 82). O prazo de prescrio dessa ao de dois anos, contados do trnsito em julgado da sentena de encerramento da falncia (art. 82, 1.). O juiz poder ordenar a indisponibilidade de bens particulares dos rus, em quantidade compatvel com o dano provocado, at o julgamento da ao de responsabilizao (art. 82, 2.). Fundamentos do Pedido de Falncia Para requerer a falncia de algum, o interessado no precisa comprovar a insolvncia econmica do empresrio (inferioridade do ativo em relao ao passivo), mas apenas a sua insolvncia jurdica, que como vimos, a presuno de insolvncia econmica, com base em determinados fatos elencados pela Lei como suficientes para tanto. Nesse sentido, a Lei de Falncias reza que ser decretada a falncia do devedor que (art. 94, I): I sem relevante razo de direito, no paga, no vencimento, obrigao lquida materializada em ttulo ou ttulos executivos

www.pontodosconcursos.com.br

42

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

protestados cuja soma ultrapasse o equivalente a 40 salrios mnimos na data do pedido de falncia; Trata-se da hiptese da impontualidade injustificada. Veja que possvel que seja decretada a falncia do devedor ainda que ele seja solvente economicamente, bastando, para isso, que deixe de pagar suas obrigaes nas datas previstas. So requisitos do pedido de falncia com base nesta hiptese: - impontualidade injustificada do devedor; - obrigao lquida (valor precisamente identificado); - comprovao da dvida por ttulo(s) executivo(s) devidamente protestado(s); - valor da obrigao superior a 40 salrios mnimos. Admite-se, neste caso, que vrios credores se renam em

litisconsrcio (dois ou mais credores atuando como autores do pedido de falncia), a fim de perfazer o limite mnimo de 40 salrios mnimos para o pedido de falncia ao juiz (art. 94, 1.). Veja uma questo de prova sobre o assunto: (FCC/ANALISTA DE REGULAO REA DIREITO/ANS/2007) Paulo, Pedro e Joo so credores da empresa Alpha Ltda., em decorrncia de obrigaes lquidas no pagas no vencimento e materializadas em ttulos executivos protestados, cuja soma corresponde a 25 salrios mnimos em relao a Paulo, a 18 salrios mnimos em relao a Pedro e a 10 salrios mnimos em relao a Joo. Nesse caso, certo que a falncia da empresa devedora pode ser requerida por
www.pontodosconcursos.com.br

43

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

A) Pedro, com base nos ttulos de que credor. B) Paulo, com base nos ttulos de que credor. C) Paulo e Pedro, se reunidos em litisconsrcio. D) Pedro e Joo, se reunidos em litisconsrcio. E) Paulo e Joo, se reunidos em litisconsrcio. Gabarito: C Uma vez que a decretao de falncia com base na impontualidade injustificada exige que valor da obrigao no satisfeita seja superior a 40 salrios mnimos, admitido o litisconsrcio de credores, a fim de perfazer esse limite mnimo, somente se Paulo e Pedro (ou os trs) se reunirem, ser possvel o pedido de quebra. O pedido de falncia com base na impontualidade deve ser instrudo com os ttulos executivos originais ou suas cpias autenticadas, se estiverem juntados em outro processo, acompanhados, em qualquer caso, dos respectivos instrumentos de protesto para fim falimentar nos termos da legislao especfica (art. 94, 1.). O diploma que rege a sistemtica do protesto a Lei 9.492/1997, que exige, em seu art. 14, para a regularidade do protesto, que o devedor seja intimado de sua protocolizao. Nesse sentido, importante conhecer o teor da Smula 361 do STJ, que diz que: A notificao do protesto, para requerimento de falncia da empresa devedora, exige a identificao da pessoa que a recebeu. No se admite, por exemplo, o pedido de quebra (falncia) do empresrio com base em ttulo cujo protesto tenha sido feito por edital. A pessoa identificada no precisa ser o prprio devedor ou seu representante legal, mas um de seus funcionrios, bastando que seja identificada.

www.pontodosconcursos.com.br

44

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

No caso de dvida com base em ttulo de crdito, o protesto comum j valer para fins de falncia. Para os ttulos que no comportam protesto cambial, como uma sentena judicial ou um contrato, deve ser tirado o protesto especial para fins de falncia. Eis uma questo da Esaf sobre o assunto: (ESAF/FISCAL DE TRIBUTOS ESTADUAIS/PA/2002/ADAPTADA) A

falncia de uma sociedade empresria pode ser requerida por a) credor que seja endossatrio de duplicata de prestao de servios sem aceite. b) credor que seja titular de crditos com garantia real. c) acionista de sociedade por aes. d) credor empresrio sem certido do Registro Pblico de Empresas. e) credor por obrigao vencida no protestada. Gabarito: C A letra A est errada porque a duplicata de servios sem aceite s ttulo hbil para instruir pedido de falncia, se estiver devidamente protestada e for comprovada a prestao dos servios (Smula STJ 248). A letra B falsa, pois no basta o credor possuir garantia real para requerer a falncia. Se o crdito ainda no estiver vencido, por exemplo, no poder ele exigir a falncia do devedor. A letra C o gabarito, j que a LF autoriza o cotista ou o acionista do devedor a requerer a falncia (art. 97, III). A letra D incorreta, j que o credor empresrio no registrado na Junta Comercial no pode requerer a falncia de uma sociedade empresria (art. 97, 1.), embora possa requerer a autofalncia (art. 105, IV). Por fim, a letra E errada porque o credor, para requerer a falncia com base em obrigao
www.pontodosconcursos.com.br

45

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

vencida, necessita realizar o protesto do ttulo para fim falimentar (art. 94, 3.). A falncia requerida com base na impontualidade no ser decretada se o devedor provar (art. 96): falsidade do ttulo executivo; prescrio para requerer a falncia; nulidade da obrigao ou do ttulo; pagamento da dvida; qualquer outro fato que extinga ou suspenda obrigao ou no legitime a cobrana de ttulo; vcio no protesto do ttulo ou em seu instrumento; apresentao de pedido de recuperao judicial no prazo da contestao (a Lei d essa possibilidade ao empresrio, nos termos do art. 95. As regras da recuperao judicial sero vistas mais frente); A segunda situao que autoriza a decretao da falncia ocorre quando o devedor (art. 94, II): II executado por qualquer quantia lquida, no paga, no deposita e no nomeia penhora bens suficientes dentro do prazo legal; Refere-se o dispositivo ao pedido de falncia por execuo frustrada. Neste caso, h um processo de execuo individual em curso e o executado, no mbito desse processo, no paga a dvida, no deposita bens suficientes ao seu pagamento e no oferece penhora (apreenso judicial dos bens para posterior alienao e pagamento do credor) bens suficientes para a satisfao da dvida. , no dizer de Fbio Ulhoa Coelho, uma trplice
www.pontodosconcursos.com.br

46

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

omisso do executado. Tais situaes autorizam o credor individual a requerer a falncia do executado, se este for empresrio. O pedido de falncia com base em execuo frustrada deve ser instrudo com certido expedida pelo juzo em que se processa a execuo (art. 94, 4.). No h aqui o limite de 40 salrios mnimos para requerer a falncia. Por fim, o juiz tambm pode decretar a falncia do devedor que (art. 94, III): III pratica qualquer dos seguintes atos, exceto se fizer parte de plano de recuperao judicial: a) procede liquidao precipitada de seus ativos ou lana mo de meio ruinoso ou fraudulento para realizar pagamentos; b) realiza ou, por atos inequvocos, tenta realizar, com o objetivo de retardar pagamentos ou fraudar credores, negcio simulado ou alienao de parte ou da totalidade de seu ativo a terceiro, credor ou no; c) transfere estabelecimento a terceiro, credor ou no, sem o consentimento de todos os credores e sem ficar com bens suficientes para solver seu passivo; d) simula a transferncia de seu principal estabelecimento com o objetivo de burlar a legislao ou a fiscalizao ou para prejudicar credor; e) d ou refora garantia a credor por dvida contrada anteriormente sem ficar com bens livres e desembaraados suficientes para saldar seu passivo; f) ausenta-se sem deixar representante habilitado e com recursos suficientes para pagar os credores, abandona

www.pontodosconcursos.com.br

47

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

estabelecimento ou tenta ocultar-se de seu domiclio, do local de sua sede ou de seu principal estabelecimento; g) deixa de cumprir, no prazo estabelecido, obrigao assumida no plano de recuperao judicial. As hipteses acima configuram os chamados atos de falncia. O pedido da falncia com base em atos de falncia deve descrever os fatos que a caracterizam, juntando-se as provas que houver e especificando-se as que sero produzidas no processo. Eis uma questo sobre a falncia e a recuperao judicial: (ESAF/AFTE/RN/2004-2005/ADAPTADA) judicial, institutos jurdicos destinados Falncia e recuperao problemas

solucionar

resultantes de crise empresarial, tm por pressuposto: a) dificuldades de natureza patrimonial temporria. b) insolvncia e insolvabilidade, respectivamente. c) dificuldades de caixa que produzem atraso no pagamento de obrigaes. d) comportamentos comerciais temerrios dos responsveis pelas atividades das sociedades. e) a tutela do crdito. Gabarito: E Vale lembrar que pressuposto uma circunstncia ou um fato considerado como antecedente necessrio para a ocorrncia de outro. Assim, a letra A errada, pois, na falncia, as dificuldades patrimoniais do devedor podem ter carter permanente, tanto que se promove a liquidao
www.pontodosconcursos.com.br

48

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

judicial

extino a

da

empresa.

letra

falsa

porque

no a

necessariamente

recuperao

judicial

tem

por

pressuposto

insolvabilidade (insolvncia econmica ou real), podendo haver to-somente uma crise de liquidez, sem que o ativo seja efetivamente inferior ao passivo. A letra C falsa, pois possvel a decretao da falncia ainda que no haja atraso no pagamento de obrigaes, bastando que se configure a ocorrncia de um ato de falncia (art. 94, III). A letra D incorreta, j que a falncia pode ocorrer ainda que no haja comportamentos temerrios por parte do empresrio (atos de falncia), bastando, por exemplo, que se configure a impontualidade justificada (art. 94, I). Assim, a letra E a nica opo aceitvel, pois tanto a falncia como a recuperao judicial so institutos que visam a tutelar (proteger) o crdito e os interesses dos credores. Resposta do Devedor Uma vez citado (citao o ato pelo qual se chama a juzo o ru ou o interessado a fim de se defender art. 213 do CPC), o devedor poder apresentar contestao no prazo de dez dias (art. 98 da LF). Obviamente tal regra no se aplica ao caso da autofalncia, quando o prprio empresrio efetua o pedido de quebra, no havendo que se falar em sua citao. Como vimos, o devedor tem a possibilidade de apresentar pedido de recuperao judicial no prazo da contestao, hiptese em que no ser decretada sua falncia (arts. 95 e 96, VII). Alm disso, quando o pedido de falncia tiver por base a impontualidade ou a execuo frustrada, ele poder, ainda, no prazo da contestao, depositar o valor correspondente ao total do crdito, acrescido de correo monetria, juros e honorrios
www.pontodosconcursos.com.br

49

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

advocatcios, hiptese em que a falncia no ser decretada (art. 98, par. nico). Trata-se do chamado depsito elisivo. O devedor Se poder isso realizar o o depsito valor e tambm apresentar retornar

contestao.

acontecer,

depositado

poder

posteriormente ao empresrio, se suas alegaes forem acolhidas pelo juiz, ou ser levantado pelos credores, caso a contestao do devedor revele-se infrutfera. Em qualquer desses dois casos, no ser decretada a falncia. Obviamente, se o devedor optar por no contestar e apenas realizar o depsito, o valor ser, desde logo, entregue aos credores. Por outro lado, se o empresrio resolver apenas contestar, correr o risco de ver sua falncia decretada, se, ao final, o juiz no acolher as alegaes contidas em sua contestao. Por fim, se o devedor no contestar nem realizar o depsito elisivo (revel), o juiz decretar a sua falncia. Note ainda que o depsito parcial no elide a falncia, salvo se, no caso de impontualidade injustificada, o valor dos crditos remanescentes (no cobertos pelo depsito) for inferior a 40 salrios mnimos. Sentena Declaratria da Falncia A sentena que decretar a falncia do devedor dever compreender uma srie de determinaes, dentre elas (art. 99):
OBS.: preocupe-se no tanto em decorar a relao abaixo, mas principalmente em entender o porqu (a lgica) de cada determinao. Em alguns casos, o entendimento completo da medida ser obtido aps estudarmos alguns institutos da falncia adiante, OK?

conter a sntese do pedido, a identificao do falido e os nomes dos seus administradores;


www.pontodosconcursos.com.br

50

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

fixar o termo legal da falncia (veremos o que o termo legal e quais os seus efeitos frente), sem poder retrotra-lo (retroced-lo) por mais de 90 dias, contados do pedido de falncia, do pedido de recuperao judicial ou do primeiro protesto por falta de pagamento, excluindo-se os protestos cancelados; ordenar ao falido que apresente, em at cinco dias, a relao de seus credores, se esta j no se encontrar nos autos, sob pena de desobedincia; fixar o prazo para a habilitao dos crditos; ordenar a suspenso de todas as aes e execues contra o falido, ressalvadas as hipteses previstas na Lei; proibir a prtica de qualquer ato de disposio ou onerao de bens do falido, submetendo-os preliminarmente autorizao judicial e do comit de credores, se houver, ressalvados os bens cuja venda faa parte das atividades normais do devedor, se autorizada a continuao provisria da empresa (o juiz poder autorizar a continuao da atividade, quando isso se mostrar favorvel aos interesses dos credores); determinar as diligncias necessrias para salvaguardar os interesses dos envolvidos, podendo inclusive ordenar a priso preventiva do falido ou de seus administradores, em caso de crime falimentar; ordenar ao Registro Pblico de Empresas que proceda anotao da falncia no registro do devedor, para que conste a expresso falido, a data da decretao da falncia e a inabilitao para exercer qualquer atividade empresarial (art. 102); nomear o administrador judicial;

www.pontodosconcursos.com.br

51

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

determinar a expedio de ofcios aos rgos e reparties pblicas e outras entidades para que informem a existncia de bens e direitos do falido; pronunciar-se a respeito da continuao provisria das atividades do falido com o administrador judicial ou da lacrao dos estabelecimentos; determinar, quando entender conveniente, a convocao da assembleia geral de credores para a constituio de comit de credores, podendo ainda autorizar a manuteno do comit eventualmente em funcionamento na recuperao judicial quando da decretao da falncia; ordenar a intimao do Ministrio Pblico e a comunicao por carta s Fazendas Pblicas Federal e de todos os Estados e Municpios em que o devedor tiver estabelecimento, para que tomem conhecimento da falncia. O juiz ordenar a publicao de edital contendo a ntegra da deciso que decretar a falncia, bem como a relao de credores (art. 99, par. nico). Da deciso que decreta a falncia cabe agravo, e da sentena que julga a improcedncia do pedido cabe apelao (art. 100). De modo geral, o agravo o recurso cabvel de deciso interlocutria do juiz (deciso de questo incidental, no curso de um processo, sem encerr-lo). J a apelao o recurso cabvel de sentena (deciso judicial que, em regra, pe fim ao processo). No presente caso, o que a Lei de Falncia quis dizer que, se a deciso decretar a falncia, haver o prosseguimento do processo, com o que a deciso ter natureza de deciso interlocutria (independentemente de ser chamada de sentena), da o cabimento de
www.pontodosconcursos.com.br

52

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

agravo. Se, por outro lado, a deciso indeferir o pedido de falncia, haver o encerramento do processo, razo do cabimento da apelao (ressaltese que, atualmente, em funo das novas regras processuais inseridas pela reforma do CPC, h sentenas que no encerram o processo, mas o estudo pormenorizado desse tema no faz parte do Direito Comercial). Se algum requerer a falncia de outrem por dolo (m-f), ser condenado, na sentena que julgar improcedente o pedido, a indenizar o devedor, apurando-se as perdas e danos na fase de liquidao da sentena (art. 101). O terceiro prejudicado tambm pode reclamar indenizao dos responsveis, mas, neste caso, por meio de ao prpria (art. 101, 2.). Eis uma questo sobre a decretao da falncia: (FCC/ADVOGADO/METR-SP/2008) Quanto sentena no

procedimento de falncia do devedor, correto afirmar A) Ordenar ao falido que apresente, no prazo mximo de cinco dias, relao nominal dos credores, indicando endereo, importncia, natureza e classificao dos respectivos crditos, se esta j no se encontrar nos autos, sob pena de desobedincia. B) Fixar o termo legal da falncia, podendo retroagi-lo at cento e vinte dias contados do pedido de recuperao judicial ou cento e oitenta dias do primeiro protesto por falta de pagamento. C) Da deciso que decreta a falncia cabe apelao, e da sentena que julga a improcedncia do pedido cabe agravo. D) Na mesma ao, o terceiro prejudicado tambm pode reclamar indenizao dos responsveis, pelo pedido de falncia, que agirem por culpa ou dolo.
www.pontodosconcursos.com.br

53

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

E) Quem por dolo ou culpa requerer a falncia de outrem ser condenado, na sentena que julgar improcedente o pedido, a indenizar o devedor, apurando-se as perdas e danos em ao prpria. Gabarito: A A letra A o gabarito, pois a sentena declaratria da falncia dever ordenar ao falido que apresente, em at cinco dias, a relao de seus credores, se esta j no se encontrar nos autos, sob pena de desobedincia. A letra B errada porque o termo legal da falncia no pode ser retroagido por mais de 90 dias, contados do pedido de falncia, do pedido de recuperao judicial ou do primeiro protesto por falta de pagamento. A letra C falsa, pois da deciso que decreta a falncia cabe agravo, e da sentena que julga a improcedncia do pedido cabe apelao (o inverso do que consta da alternativa). A letra D errada porque o terceiro prejudicado s pode reclamar indenizao dos responsveis pelo pedido de falncia em caso de dolo (no de culpa) e por meio de ao prpria. Por fim, a letra E incorreta, j que s haver indenizao pelo requerimento da falncia de outrem em caso de dolo (no de culpa) e a apurao de perdas e danos ocorrer na fase de liquidao da sentena, e no por meio de ao prpria. Autofalncia O devedor em crise econmico-financeira que julgue no atender aos requisitos para pleitear sua recuperao judicial dever requerer ao juzo sua prpria falncia, da expondo as razes (art. da impossibilidade Embora a de lei prosseguimento atividade empresarial 105).

determine ao empresrio que requeira a autofalncia neste caso, no h previso de nenhuma sano pelo descumprimento desse mandamento.
www.pontodosconcursos.com.br

54

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

Neste caso, a falncia ter por base a ocorrncia de insolvncia real ou a sua iminncia, confessada pelo prprio devedor e comprovada pelos documentos por ele apresentados. O pedido de autofalncia deve ser acompanhado dos seguintes documentos (art. 105): demonstraes contbeis dos trs ltimos exerccios sociais e as levantadas especialmente para instruir o pedido, compostas de: balano patrimonial, demonstrao de resultados acumulados, demonstrao do resultado desde o ltimo exerccio social e relatrio do fluxo de caixa; relao nominal dos credores; relao dos bens e direitos que compem o ativo; prova da condio de empresrio, contrato social ou estatuto em vigor ou, se no houver, a indicao de todos os scios (veja que o empresrio irregular tambm pode requerer autofalncia); livros obrigatrios e documentos contbeis exigidos por lei; relao dos administradores nos ltimos cinco anos. A sentena que decretar a falncia do devedor observar a forma j exposta acima. Decretada a falncia, aplicam-se integralmente os dispositivos relativos falncia requerida por terceiros (art. 107). Massa Falida A Massa falida pode ser entendida em sentido objetivo ou subjetivo. Massa falida objetiva o conjunto de bens e direitos arrecadados do

www.pontodosconcursos.com.br

55

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

falido. Massa falida subjetiva o conjunto de credores do falido, integrantes do quadro geral de credores. A massa falida objetiva no possui personalidade jurdica, mas detm capacidade processual, isto , pode ser parte em um processo judicial, sendo representada pelo administrador judicial (art. 12, III, do CPC). O CPC ainda fala em sndico, que o nome que a antiga Lei de Falncias (DecretoLei 7.661/1945) dava ao hoje chamado administrador judicial. Classificao Creditria A classificao dos crditos na falncia tema expressamente destacado no edital de AFRFB 2009, razo pela qual altamente provvel que uma das questes de Direito Comercial verse sobre este tema. Assim, estudaremos em detalhes este tpico. Uma vez decretada a falncia e habilitados todos os crditos, o administrador judicial deve promover a sua classificao, que consiste na ordenao de todos os crditos habilitados, segundo uma ordem de preferncia de recebimento dos respectivos valores, conforme os critrios previstos na Lei de Falncias. Embora vigore na falncia o princpio da par conditio creditorum, segundo o qual todos os credores devem ter as mesmas chances de recebimento de seu crdito, em paridade de condies, o fato que esse princpio s tem plena aplicao dentro da mesma classe de crditos. Todos os credores do empresrio falido so distribudos por estas classes, de modo que os crditos de determinada classe s podem ser satisfeitos aps o integral pagamento dos crditos da classe anterior.
www.pontodosconcursos.com.br

56

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

Crditos Concursais O art. 83 da Lei classifica os diversos crditos falimentares em ordem de preferncia para pagamento, dividindo-os em classes. So os chamados crditos concursais, devidos pelo devedor antes da decretao da falncia. A regra que os crditos da classe considerada inferior somente recebero seus valores se houver sobra, aps o pagamento dos crditos da classe superior. Se o patrimnio do devedor for insuficiente para pagar os crditos de uma determinada classe, dever haver o rateio proporcional entre eles, incidindo, neste momento, em sua plenitude, o princpio da par conditio creditorum. Segundo o art. 83, a classificao dos crditos na falncia obedece seguinte ordem: crditos derivados da legislao do trabalho (limitados a 150 salrios mnimos por credor o saldo restante ser crdito quirografrio) e crditos decorrentes de acidentes de trabalho; crditos com garantia real (at o limite do valor do bem gravado o saldo restante ser crdito quirografrio); crditos tributrios (exceto multas tributrias, que se classificam depois dos quirografrios). Neste caso, deve ser observada ainda a preferncia entre as pessoas jurdicas de direito pblico, na seguinte ordem: e Unio; pro Estados, (rateio Distrito Federal e e Territrios, Municpios, conjuntamente rata proporcional);

conjuntamente e pro rata (art. 187, par. nico, do CTN); crditos com privilgio especial:
www.pontodosconcursos.com.br

57

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

os previstos no art. 964 do CC/2002 (ex.: despesas de salvamento sobre coisa salvada pelo credor; despesas com benfeitorias necessrias ou teis que o credor tenha realizado sobre a coisa; custas e despesas judiciais feitas pelo credor com a arrecadao e a liquidao de coisas duvido que a prova cobre essa relao do art. 964 do CC/2002, de modo que eu no me preocuparia em decor-la); os assim definidos em outras leis civis e comerciais, salvo disposio contrria da LF; aqueles a cujos titulares a lei confira o direito de reteno sobre a coisa dada em garantia (ex.: art. 681 do CC/2002 direito de reteno do mandatrio sobre a coisa de que tenha a posse em virtude do mandato, at que o mandante pague as despesas devidas pelo mandato); crditos com privilgio geral: os previstos no art. 965 do CC/2002 (ex.: crdito por despesa de funeral do morto; o crdito por despesas com a doena de que faleceu o devedor, no semestre anterior sua morte; crdito por despesas com o luto do cnjuge sobrevivo e dos filhos do devedor falecido, se foram moderadas vale a mesma observao feita acima quanto relao do art. 964 do CC/2002); crditos quirografrios de fornecedores de bens ou servios que continuarem a prov-los normalmente ao devedor, aps o pedido de recuperao judicial, no limite do valor dos bens ou servios fornecidos durante o perodo da recuperao (art. 67, par. nico);

www.pontodosconcursos.com.br

58

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

os assim definidos em outras leis civis e comerciais, salvo disposio contrria da LF (ex.: honorrios advocatcios art. 24 da Lei 8.906/1994); crditos quirografrios: os que no se enquadram nas demais classes (critrio residual); os saldos dos crditos com garantia real no cobertos pelo produto da alienao dos bens vinculados ao seu pagamento; os saldos dos crditos derivados da legislao do trabalho que excederem a 150 salrios mnimos por credor; crditos trabalhistas cedidos a terceiros (art. 83, 4.); as multas contratuais e as penas pecunirias por infrao das leis penais ou administrativas, inclusive as multas tributrias; crditos subordinados: os assim previstos em lei ou em contrato (ex.: debntures subordinadas art. 58 da Lei 6.404/1976); os crditos dos scios e dos administradores sem vnculo empregatcio. Veja estas questes de prova sobre a classificao creditria: (CESPE/TCNICO DE NVEL SUPERIOR/REA

JURDICA/EMBRAPA/2005) Considere a seguinte situao hipottica. Joo ajuizou reclamao trabalhista em desfavor da pessoa jurdica Amrica Construtora e Incorporadora Ltda. visando ao reconhecimento de vnculo empregatcio e recebimento das verbas pertinentes. Durante a fase de conhecimento, a construtora foi condenada ao pagamento de verbas laborais em montante equivalente a 250 salrios mnimos. Antes de iniciada a execuo, foi decretada a falncia da
www.pontodosconcursos.com.br

59

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

referida pessoa jurdica. Nessa situao, Joo apenas poder pleitear perante o juzo da falncia crditos at o limite de 150 salrios mnimos, devendo renunciar ao excedente. Gabarito: Errado O item errado, pois o montante do crdito trabalhista de Joo que exceder o valor de 150 salrios mnimos ser habilitado na falncia como crdito quirografrio. (CESPE/JUIZ FEDERAL/TRF 5. REGIO/2007) Determinada pessoa jurdica teve sua falncia decretada em virtude do no-cumprimento de obrigao assumida no plano de recuperao judicial. Nesse caso, sendo credores as fazendas pblicas federal e estadual, o crdito da Unio tem preferncia sobre o estadual. Gabarito: Certo O item verdadeiro, j que, segundo o art. 187, par. nico, do CTN, a preferncia de crditos tributrios entre as pessoas jurdicas de direito pblico ocorre na seguinte ordem: Unio; Estados, Distrito Federal e Territrios, conjuntamente e pro rata; e Municpios, conjuntamente e pro rata. No so oponveis massa (isto , no podem ser cobrados da massa) os valores decorrentes de direito de scio ao recebimento de sua parcela do capital social na liquidao da sociedade (art. 83, 2.). Esses valores s sero satisfeitos ao final de todo o processo falimentar, se ainda remanescer algum saldo, aps todos os pagamentos devidos terem sido realizados.
www.pontodosconcursos.com.br

60

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

Alm

disso,

as

clusulas

penais

(multas)

dos

contratos

unilaterais no sero atendidas se as obrigaes neles estipuladas se vencerem em virtude da falncia (art. 83, 3.). Contratos unilaterais so aqueles que criam obrigaes para apenas uma das partes, como a doao pura e simples. Destaque-se ainda que o STJ j decidiu (REsp 590.710/RJ, REsp 272.374/SP) que, entre os crditos tributrios, h duas ordens de preferncia: uma entre as prprias entidades estatais (Unio, Estados, DF e Municpios), segundo a esfera governamental a que pertenam; e outra entre as pessoas polticas e as meramente administrativas (autarquias). Neste caso, o crdito da Unio, do Estado, do DF ou do Municpio deve sempre preferir ao das autarquias de qualquer nvel administrativo, em razo de que os entes polticos tm precedncia sobre as pessoas jurdicas de direito pblico meramente administrativas. Eis outra questo sobre a classificao creditria: (FCC/ANALISTA Considere: I. Crditos tributrios, independentemente da sua natureza e tempo de constituio, excetuadas as multas tributrias. II. Crditos decorrentes de acidente do trabalho. III. Crditos com garantia real at o limite do valor do bem gravado. IV. Crditos derivados da legislao do trabalho, limitados a 150 salrios mnimos por credor. A classificao desses crditos na falncia obedecer seguinte ordem: A) I, II, III e IV.
www.pontodosconcursos.com.br

DE

REGULAO

REA

DIREITO/ANS/2007)

61

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

B) I, IV, II e III. C) II, IV, I e III. D) III, II, I e IV. E) IV, II, III e I. Gabarito: E Segundo o art. 83 da LF, a primeira classe de crditos concursais so os trabalhistas e os de acidentes de trabalho. A questo no foi tecnicamente precisa, neste ponto, uma vez que estes dois tipos de crditos, por comporem a mesma classe, no tem preferncia entre si, devendo seu pagamento ser feito de acordo com o princpio da par conditio creditorum. A seguir, so pagos os crditos com garantia real, at o limite do valor do bem gravado, e os crditos tributrios. A nica resposta possvel a letra E. Crditos Extraconcursais A Lei de Falncias apresenta, no art. 84, uma relao de crditos que devem ser pagos com precedncia sobre os crditos concursais. So os chamados crditos extraconcursais, referentes, em geral, a despesas ocorridas aps a decretao da falncia, isto , so dvidas no do devedor, mas da massa falida. A relao desses crditos, na ordem de preferncia em que eles devem ser pagos, a seguinte: remuneraes devidas ao administrador judicial e seus auxiliares, e crditos derivados da legislao do trabalho ou decorrentes de acidentes de trabalho relativos a servios prestados aps a decretao da falncia; quantias fornecidas massa pelos credores;
www.pontodosconcursos.com.br

62

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

despesas com arrecadao, administrao, realizao do ativo e distribuio do seu produto, bem como custas do processo de falncia; custas judiciais relativas s aes e execues em que a massa falida tenha sido vencida; obrigaes resultantes de atos jurdicos vlidos praticados durante a recuperao judicial (art. 67) ou aps a decretao da falncia (quando autorizada a continuao provisria das atividades do falido), bem como os tributos relativos a fatos geradores ocorridos aps a decretao da falncia, respeitada a ordem estabelecida para os crditos concursais (art. 83). Eis uma questo sobre o assunto: (CESPE/TCNICO No curso de regular DE NVEL de SUPERIOR/REA recuperao judicial,

JURDICA/EMBRAPA/2005) Considere a seguinte situao hipottica. procedimento determinada pessoa jurdica prestadora de servios de limpeza e conservao firmou contrato com alguns de seus fornecedores, em razo de que no houve a paralisao de suas atividades empresariais. Nessa situao, os crditos decorrentes das obrigaes contradas aps o deferimento do processamento da recuperao judicial sero considerados extraconcursais, caso seja decretada a falncia. Gabarito: Certo O item certo porque o art. 67 da LF diz que os crditos decorrentes de obrigaes contradas pelo devedor durante a recuperao judicial sero considerados extraconcursais, em caso de decretao de falncia.
www.pontodosconcursos.com.br

63

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

Restituies Existem ainda outros valores que devem ser pagos antes mesmo dos crditos extraconcursais. So as chamadas restituies, previstas nos arts. 85 e 86 da LF. O proprietrio de bem que tenha sido arrecadado no processo de falncia ou que se encontre em poder do devedor na data da decretao da falncia poder pedir sua restituio (art. 85). Neste caso, a regra justificase pelo fato de que o bem no do devedor, apenas estava em sua posse no momento da decretao da falncia. Nada mais justo, portanto, que o real proprietrio possa reav-lo. Todavia, a Lei dispe que tambm pode ser pedida a restituio de coisa vendida a crdito e entregue ao devedor nos quinze dias anteriores ao requerimento de sua falncia, se ainda no alienada pelo devedor (art. 85, par. nico). Neste caso, a Lei d uma colher de ch ao vendedor do bem que tenha negociado com o empresrio na iminncia de sua falncia, quando, provavelmente, ele (o falido) j sabia de seu estado de dificuldade financeira. Caso a coisa a ser restituda no mais exista ao tempo do pedido de restituio, esta ser feita em dinheiro. Neste caso, o requerente receber o valor da avaliao do bem, ou, no caso de ter ocorrido sua venda, o respectivo preo, em ambos os casos no valor atualizado (art. 86, I). Outro caso de restituio em dinheiro ocorre na celebrao de contratos de cmbio para exportao,
www.pontodosconcursos.com.br

em

que

tenha

havido

64

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

adiantamento de quantia ao devedor. Neste caso, a importncia adiantada tambm deve ser restituda ao credor, antes do pagamento de qualquer crdito extraconcursal (art. 86, II). Devem ser restitudo tambm em dinheiro os valores entregues ao devedor pelo contratante de boa-f na hiptese de revogao a revogao de atos praticados pelo falido frente. Antecipaes Por fim, existem alguns crditos que devem ser pagos inclusive antes das restituies. So as chamadas antecipaes: despesas indispensveis administrao da falncia, inclusive em caso de continuao provisria das atividades do falido (art. 150); crditos trabalhistas de natureza estritamente salarial vencidos nos trs meses anteriores decretao da falncia, at o limite de cinco salrios mnimos por trabalhador (arts. 151 e 86, par. nico). Juros Vencidos aps a Decretao da Falncia A Lei de Falncias trata ainda dos juros vencidos aps a decretao da falncia, estabelecendo que tais valores no so exigveis da massa falida, se o ativo apurado no bastar para o pagamento dos credores subordinados (art. 124). Excetuam-se dessa regra, porm, os juros das debntures e dos crditos com garantia real, mas por eles responde, ou ineficcia do contrato celebrado (art. 86, III). Estudaremos a ineficcia e

www.pontodosconcursos.com.br

65

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

exclusivamente, o produto dos bens que constituem a garantia (art. 124, par. nico). Assim, se o valor do bem dado em garantia for maior do que o valor do respectivo crdito, dos seus juros at a decretao da falncia (juros anteriores) e dos juros aps a decretao da falncia, at a data do efetivo pagamento (juros posteriores), estes podero ser pagos juntamente com o valor do crdito com garantia real. Caso contrrio, os juros posteriores s sero pagos aps satisfeitos os crditos subordinados. Devoluo do Saldo Remanescente ao Falido Por fim, se, aps todos os pagamentos devidos, ainda restar algum saldo remanescente, ele ser devolvido ao falido (art. 153). Se se tratar de sociedade empresria, o valor ser utilizado para pagamento dos scios, conforme a participao de cada um no capital social. Resumo da Classificao Creditria Em resumo, a ordem de pagamento dos crditos na falncia a seguinte: Antecipaes; Restituies; Crditos extraconcursais; Crditos concursais; Juros ocorridos aps a decretao da falncia; Devoluo do saldo remanescente ao falido.

www.pontodosconcursos.com.br

66

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

Coitado do pobre credor detentor de um mero crdito quirografrio concursal! Ser que, depois do pagamento das antecipaes, das restituies, dos crditos extraconcursais e dos crditos concursais que o precedem na ordem de preferncia, ainda sobrar alguma coisa para ele? Ressalte-se que, geralmente, a maior parte dos credores na falncia so quirografrios e so justamente estes que costumam pedir a falncia do empresrio, achando que, com isso, recebero seu crdito mais facilmente... Para encerrar este tpico de classificao creditria, sugiro a leitura dos arts. 186 a 188 do CTN, que tratam das preferncias do crdito tributrio (voc j deve ter estudado isso no Direito Tributrio). So dispositivos que, na verdade, apenas confirmam tudo que j foi dito at aqui. De qualquer forma, tenho certeza de que, aps estudar esta aula de Direito Comercial, voc entender muito melhor os citados artigos. Inabilitao do Falido O falido ficar inabilitado para exercer qualquer atividade empresarial a partir da decretao da falncia e at a sentena que extingue suas obrigaes. Todavia, se tiver havido condenao por crime falimentar, a inabilitao durar at cinco anos aps a extino da punibilidade, podendo cessar antes pela reabilitao penal (arts. 102 e 181, 1.). Desde a decretao da falncia ou do sequestro dos seus bens (sequestro a medida cautelar por meio da qual o juiz determina a apreenso de bens determinados do devedor), o devedor perde o direito de administrar seu patrimnio ou dele dispor (art. 103). A administrao dos bens do falido ser feita pelo administrador judicial.

www.pontodosconcursos.com.br

67

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

O falido poder, contudo, fiscalizar a administrao da falncia, requerer as providncias necessrias para a conservao de seus direitos ou dos bens arrecadados e intervir nos processos em que a massa falida seja parte ou interessada, requerendo o que for de direito e interpondo os recursos cabveis (art. 103, par. nico). Findo o perodo de inabilitao, o falido poder requerer ao juiz da falncia que seja efetuada a anotao da reabilitao em seu registro (art. 102, par. nico). Deveres do Falido A decretao da falncia impe ao falido uma srie de deveres, entre os quais (art. 104): comparecer a todos os atos da falncia, podendo ser representado por procurador, quando no for indispensvel sua presena; prestar as informaes reclamadas pelo juiz, administrador judicial, credor ou Ministrio Pblico sobre circunstncias e fatos que interessem falncia; auxiliar o administrador judicial com zelo e presteza; manifestar-se sempre que for determinado pelo juiz; Faltando ao cumprimento de quaisquer dos deveres que a Lei de Falncia lhe impe, aps intimado pelo juiz a faz-lo, responder o falido por crime de desobedincia (art. 104, par. nico). Arrecadao e Custdia dos Bens do Falido

www.pontodosconcursos.com.br

68

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

O administrador judicial, to logo assine seu termo de compromisso, efetuar a arrecadao dos bens e documentos do devedor e a avaliao dos seus bens, separadamente ou em bloco, no local em que se encontrem, requerendo ao juiz, para esses fins, as medidas que se fizerem necessrias (art. 108). No momento do recolhimento dos bens, deve ser lavrado o respectivo auto de arrecadao, composto pelo inventrio e pelo respectivo laudo de avaliao dos bens. O auto deve ser assinado pelo administrador judicial, pelo falido ou seus representantes e por outras pessoas que auxiliarem ou presenciarem o ato (art. 110). Se necessrio, o administrador judicial requerer ao juiz prazo de at trinta dias para apresentao do laudo de avaliao, contados da apresentao do auto de arrecadao (at. 110, 1.). Ainda que os bens sejam avaliados em bloco, o bem que seja objeto de garantia real ser tambm avaliado separadamente, pois a determinao do valor individualizado, neste caso, importante para a verificao do limite do valor do crdito com garantia real, para fins de ordem de preferncia no concurso de credores (arts. 108, 5., e 83, II e 1.). O estabelecimento do devedor ser lacrado sempre que houver risco para a execuo da etapa de arrecadao ou para a preservao dos bens da massa falida ou dos interesses dos credores (art. 109). Os bens arrecadados ficaro sob a guarda do administrador judicial ou de pessoa por ele escolhida, sob responsabilidade daquele. O prprio falido ou qualquer de seus representantes pode ser nomeado depositrio
www.pontodosconcursos.com.br

69

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

dos bens (art. 108, 1.). No sero arrecadados, todavia, os bens considerados absolutamente impenhorveis (art. 108, 4.), como as ferramentas e utenslios necessrios ao exerccio de profisso ou a pequena propriedade rural trabalhada pela famlia (art. 649, V e VIII, do CPC). Caso haja necessidade de sua melhor guarda e conservao, os bens arrecadados podero ser removidos para guarda em depsito, sob responsabilidade do administrador judicial (art. 112). Os bens perecveis, deteriorveis, sujeitos considervel

desvalorizao ou que sejam de conservao arriscada ou dispendiosa, podero ser vendidos antecipadamente, aps a arrecadao e a avaliao, mediante autorizao judicial, ouvidos o comit de credores e o falido no prazo de 48 horas (art. 113). Tal regra extremamente importante para evitar a desvalorizao ou deteriorao de bens do falido que, por sua prpria natureza, no possam ser guardados sem perda de seu valor, como carnes e outros gneros alimentcios de curto prazo de validade. O juiz poder autorizar ainda os credores, em razo dos custos e no interesse da massa falida, a adquirir ou adjudicar, de imediato, de forma individual ou coletiva, os bens arrecadados, pelo valor da avaliao, atendida a regra de classificao e preferncia entre eles, ouvido o comit de credores (art. 111). Neste caso, em vez de ser feita a venda do bem e a distribuio do produto da arrecadao entre os credores, um deles (ou alguns) resolve adquirir diretamente um ou mais bens do devedor, abatendo-se proporcionalmente o valor do respectivo crdito. O administrador judicial poder tambm alugar ou celebrar outro contrato referente aos bens da massa falida, com o objetivo de produzir renda para a massa falida, mediante autorizao do comit. Tal contrato,
www.pontodosconcursos.com.br

70

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

contudo, no gera direito de preferncia do contratado na compra dos bens e no pode importar disposio total ou parcial dos bens (art. 114). Alm disso, o bem objeto da contratao poder ser alienado a qualquer tempo, independentemente do prazo contratado, rescindindo-se o contrato realizado, sem direito a multa, salvo se houver anuncia do adquirente (art. 114, 2.). Por exemplo, se o administrador resolve alugar um imvel do devedor, para obter renda para a massa falida, isso no gera para o locatrio o direito de preferncia na aquisio do imvel, quando este for vendido, como ocorreria em um contrato de locao tradicional. Alm disso, o contrato pode ser rescindido a qualquer tempo, mesmo antes do trmino do prazo contratado, sem direito do locatrio a indenizao (salvo se o comprador do imvel aceitar pagar a multa). Efeitos da Decretao da Falncia A decretao da falncia sujeita todos os credores a seus efeitos, que somente podero exercer os seus direitos sobre os bens do falido (e do scio ilimitadamente responsvel) na forma que a Lei de Falncias prescrever (art. 115). Com a decretao da falncia, todos os bens do devedor devem ser arrecadados, inclusive os que estiverem em poder de terceiros, ainda que estes tenham direito de reteno sobre as coisas, o qual fica suspenso (art. 116, I) (ex.: direito de reteno do depositrio de coisa alheia at que receba a retribuio devida pelo encargo art. 644 do CC/2002). Fica suspenso tambm o direito de retirada dos scios da sociedade ou de recebimento do valor de suas quotas ou aes (art. 116, II).
www.pontodosconcursos.com.br

71

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

No momento da falncia, o devedor, provavelmente, ter vrios contratos em execuo, alguns bilaterais (contratos que geram obrigao para ambas as partes, como a compra e venda, em que um deve entregar a coisa e o outro pagar o preo), outros unilaterais (contratos que geram obrigao para apenas uma das partes, como a doao). Segundo a LF, os contratos do falido, bilaterais ou unilaterais, no se resolvem (extinguem) automaticamente pela falncia e podem ser cumpridos pelo administrador judicial, se o cumprimento reduzir ou evitar o aumento do passivo da massa falida ou for necessrio manuteno e preservao de seus ativos, mediante autorizao do comit de credores (arts. 117 e 118). Assim, decretada a falncia, o administrador dever verificar quais os contratos cujo cumprimento interessa massa e aos credores e quais devem ser rescindidos. Mesmo a realizao de uma doao (contato unilateral) pode ser de interesse da massa, caso se verifique, por exemplo, que a conservao da coisa gerar despesas de manuteno superiores s vantagens obtidas com seu uso. No caso dos contratos bilaterais, no silncio do administrador, o contratante ter 90 dias, contados da nomeao do administrador, para requerer a este que declare, dentro de dez dias, se cumprir ou no o contrato. A declarao negativa ou o silncio do administrador judicial dar ao contratante o direito indenizao pela no-execuo do contrato, cujo valor constituir crdito quirografrio. (art. 117, 1. e 2.). Eis uma questo da Esaf abordando os assuntos acima:

www.pontodosconcursos.com.br

72

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

(ESAF/AGENTE falncia,

TRIBUTRIO

ESTADUAL/MS/2001)

Declarada

a) so anulveis todos os atos anteriores praticados pelo devedor b) o administrador judicial tem ampla liberdade para manter em vigor todos os contratos de interesse da massa, ouvido o Ministrio Pblico c) os crditos sero classificados em igualdade absoluta, em obedincia ao princpio da pars conditio creditorum d) os crditos fazendrios so habilitados na massa, apenas abaixo dos crditos trabalhistas e) poder dar-se a continuao do negcio em carter excepcional, no interesse dos credores Gabarito: E A letra A errada, pois, como regra, os contratos celebrados pelo falido no se resolvem automaticamente pela falncia e podem ser cumpridos pelo administrador judicial, se o cumprimento reduzir ou evitar o aumento do passivo da massa falida ou for necessrio manuteno e preservao de seus ativos, mediante autorizao do comit de credores (arts. 117 e 118). A letra B incorreta porque no ampla a liberdade do administrador para manter em vigor os contratos do devedor, sendo necessria a autorizao do comit de credores. A letra C falsa, j que, na falncia, ocorre a diviso dos credores em diversas classes (classificao creditria art. 83). A letra D errada porque os crditos fazendrios so habilitados na falncia abaixo dos crditos extraconcursais, trabalhistas, decorrentes de acidente de trabalho e com garantia real (arts. 83 e 84). Por fim, a letra E o gabarito, pois, decretada a falncia, possvel a continuao provisria das atividades do falido com o administrador judicial,

www.pontodosconcursos.com.br

73

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

se isso for mais interessante aos interesses da massa falida e dos seus credores (art. 99, XI). Em alguns casos especficos de contratos, o art. 119 da LF estabelece regras especiais que devem ser seguidas pelas partes. Por exemplo, se algum realiza uma venda de mercadorias a um empresrio que venha a falir antes de receb-las, o vendedor, como regra, tem o direito de deixar de entregar as mercadorias, preferindo desfazer o negcio. o chamado stopagge in transitu, instituto que vem do Direito Martimo e significa o direito que o vendedor tem de interromper o envio de mercadorias j despachadas antes que elas cheguem ao comprador. Todavia, a LF mitigou esse direito dizendo que, se o comprador falido, antes do requerimento da falncia, j tiver revendido a terceiros, sem fraude, as mercadorias ainda no recebidas, vista de faturas e conhecimentos de transporte enviados antecipadamente pelo vendedor, este no poder obstar a entrega das mercadorias ainda em trnsito (art. 119, I). Eis uma questo da Esaf sobre o assunto: (ESAF/AFRF/TRIBUTAO E JULGAMENTO/2000) A obstruo da

entrega de coisa vendida, por fora da declarao de falncia do comprador, tem fundamento a) no instituto do stopagge in transitu do direito martimo b) em ao revocatria c) em mora no cumprimento de obrigao d) na tutela do crdito vital para o comrcio e) no embarque da coisa vendida que transfere a titularidade sobre a mercadoria
www.pontodosconcursos.com.br

74

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

Gabarito: A Como visto, a obstruo da entrega de coisa vendida tem fundamento no instituto do stopagge in transitu, oriundo do Direito Martimo. Tal regra j era prevista tambm na antiga LF. Diz a Lei tambm que, se o devedor vendeu coisas compostas e o administrador judicial resolver no continuar a execuo do contrato, poder o comprador pr disposio da massa falida as coisas j recebidas, pedindo perdas e danos (art. 119, II). Exemplo: uma coleo de livros com vrios volumes ou um equipamento composto por vrias peas, que no tenham ainda sido integralmente recebidos. Se o falido j tiver recebido o preo por venda de coisa mvel ainda no entregue ou por realizao de servios ainda no executados, e resolvendo o administrador judicial no executar o contrato, o crdito relativo ao valor pago ser habilitado na falncia pelo respectivo credor na classe prpria (art. 119, III). Se o devedor tiver comprado coisa com reserva de domnio (na venda de coisa mvel, pode o vendedor reservar para si a propriedade, at que o preo esteja integralmente pago art. 521 do CC/2002), o administrador judicial, ouvido o comit de credores, restituir a coisa comprada, se resolver no continuar a execuo do contrato, exigindo a devoluo, nos termos do contrato, dos valores pagos at ento (art. 119, IV).

www.pontodosconcursos.com.br

75

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

Pode ser tambm que o falido tenha celebrado um contrato de compra e venda a termo, que aquele em que as partes celebram o contrato em uma data, mas se comprometem a entregar a mercadoria e pagar o respectivo preo futuramente, pela cotao em bolsa ou mercado do dia da liquidao (execuo) do contrato. Neste caso, a LF dispe que, se o contrato no se executar, dever ser apurada a diferena entre a cotao do dia do contrato e a da poca da liquidao em bolsa ou mercado, que reverter em favor da parte beneficiada por essa diferena (art. 119, V). Por exemplo, imagine que Fulano compre 1.000 sacas de caf de Beltrano em 10/11/2009, quando a saca valia R$ 100, e ambos se comprometem a cumprir o contrato em 10/12/2009. Em 30/11/2009, Fulano tem sua falncia decretada. Se, em 10/12/2009, a saca valer R$ 110, caso o contrato no seja executado, a diferena de valor de R$ 10.000 (1.000 sacas x R$ 10), poder ser cobrada de Fulano por Beltrano, por meio da habilitao de seu crdito na falncia. Por outro lado, se, na data da liquidao, a saca estiver valendo R$ 90, a diferena de R$ 10.000 poder ser cobrada de Beltrano pela massa falida de Fulano. Na promessa de compra e venda de imveis, aplicar-se- a legislao respectiva (art. 119, VI). Por exemplo, o art. 30 da Lei 6.766/1999 reza que a sentena declaratria de falncia de qualquer das partes no rescinde o contrato de compromisso de compra e venda de rea urbana loteada. Segundo o dispositivo, se a falncia for do proprietrio da rea loteada (promitente vendedor), o sndico (atualmente administrador judicial) dever dar cumprimento aos referidos contratos; falindo o adquirente (promitente comprador), seus direitos sero arrecadados e vendidos em juzo, e aquele que os comprar ficar sub-rogado no contrato, isto , ter direito a adquirir o imvel.
www.pontodosconcursos.com.br

76

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

Na locao, a falncia do locador no resolve o contrato. Falindo o locatrio, o administrador judicial pode, a qualquer tempo, denunciar (extinguir) o contrato (art. 119, VII). Caso haja acordo para compensao e liquidao de obrigaes no mbito do sistema financeiro nacional, nos termos da legislao vigente, a parte no falida poder considerar o contrato vencido antecipadamente, hiptese em que ser liquidado na forma estabelecida em regulamento, admitindo-se a compensao de eventual crdito que venha a ser apurado em favor do falido com crditos detidos pelo contratante (art. 119, VIII). Este dispositivo deixa uma porta aberta para que os bancos consigam receber seus crditos antes dos demais, independentemente da classificao creditria, por meio da chamada compensao de crditos (se duas pessoas forem ao mesmo tempo credor e devedor uma da outra, as duas obrigaes extinguem-se, at onde se compensarem art. 368 do CC/2002). Por exemplo, se o banco emprestou R$ 100.000 ao falido, mas este tem um crdito contra o banco de R$ 70.000, o dispositivo acima autorizaria a compensao parcial das dvidas, restando ao banco receber apenas o saldo de R$ 30.000. Com isso, o banco acabaria recebendo antecipadamente R$ 70.000, sem observncia da ordem de preferncia dos crditos falimentares. Se a compensao no fosse possvel, o banco teria que habilitar seu crdito de R$ 100.000 integralmente na falncia, ao passo que a massa deveria tentar receber seus R$ 70.000 por meio de ao prpria. Diz a LF ainda que os patrimnios de afetao (chamados tambm de patrimnios separados), constitudos para cumprimento de destinao
www.pontodosconcursos.com.br

77

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

especfica,

obedecero

ao

disposto

na

legislao

respectiva,

permanecendo seus bens, direitos e obrigaes separados dos do falido at o advento do respectivo termo ou at o cumprimento de sua finalidade, ocasio em que o administrador judicial arrecadar o saldo a favor da massa falida ou inscrever na classe prpria o crdito que contra ela remanescer (art. 119, IX). Por exemplo, no caso de incorporaes imobilirias, a afetao patrimonial previsto nos arts. 31-A a 31-F da Lei 4.591/1964 (includos pela Lei 10.931/2004). Segundo a Lei, o patrimnio objeto da incorporao imobiliria patrimnio fica de apartado do patrimnio destinado do incorporador da e constitui afetao, consecuo incorporao

correspondente e entrega das unidades imobilirias aos respectivos adquirentes (art. 31-A da Lei 4.591/1964). O patrimnio de afetao no se comunica com os demais bens, direitos e obrigaes do patrimnio geral do incorporador ou de outros patrimnios de afetao por ele constitudos e s responde por dvidas e obrigaes vinculadas incorporao respectiva (art. 31-A, 1., da Lei 4.591/1964). Os efeitos da decretao da falncia ou da insolvncia civil do incorporador no atingem os patrimnios de afetao constitudos, no integrando a massa concursal o terreno, as acesses e demais bens, direitos creditrios, obrigaes e encargos objeto da incorporao (art. 31-F da Lei 4.591/1964). No caso de contrato de mandato, conferido pelo devedor (que o mandante, portanto) antes da falncia, para a realizao de negcios, seus efeitos cessaro com a decretao da falncia, cabendo ao mandatrio prestar contas de sua gesto (art. 120). Se o falido for o mandatrio, cessa o mandato ou comisso que houver recebido antes da falncia, salvo os que versarem sobre matria estranha atividade empresarial (art. 120,
www.pontodosconcursos.com.br

78

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

2.).

Por

outro

lado,

se

falido

constituiu

mandatrio

para

sua

representao judicial (advogado), o contrato continuar em vigor at que seja expressamente revogado pelo administrador judicial (art. 120, 2.). As contas correntes que o devedor possua consideram-se

encerradas no momento de decretao da falncia, verificando-se o respectivo saldo (art. 121). Vimos acima que as instituies financeiras tm direito de realizar compensao de crditos com o falido. Mas a LF tambm trata da compensao realizada com outras pessoas, dizendo que se compensam, com preferncia sobre todos os demais credores, as dvidas do devedor vencidas at o dia da decretao da falncia, provenha o vencimento da sentena de falncia ou no (art. 122). Entretanto, a Lei estabelece algumas excees. No se compensam (art. 122, par. nico): os crditos transferidos aps a decretao da falncia; os crditos transferidos quando j conhecido o estado de crise econmico-financeira do devedor; os crditos transferidos com fraude ou dolo. Por exemplo, imagine que A deve R$ 100.000 a B, que deve R$ 80.000 a C. B tem a falncia decretada. C credor quirografrio e teme no receber o valor a que tem direito, por haver outros credores preferenciais e o patrimnio de B ser insuficiente para quitar todas as dvidas. Se fosse possvel a cesso de crdito aps a falncia, C poderia transferir seu crdito (materializado, por exemplo, por um cheque) a A por, digamos, R$ 60.000 (melhor que no receber nada). Com isso, A poderia agora
www.pontodosconcursos.com.br

79

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

compensar o valor de R$ 80.000 (que B passou a lhe dever) com sua dvida de R$ 100.000, pagando a B apenas R$ 20.000. No final das contas, A quitou sua dvida de R$ 100.000 por apenas R$ 80.000 e C conseguiu receber R$ 60.000 dos R$ 80.000 a que tinha direito, em prejuzo dos credores que lhe preferiam na classificao creditria da falncia. H, porm, uma exceo da exceo, no caso dos crditos transferidos aps a decretao da falncia: se a transferncia se operou em razo de sucesso por fuso, incorporao ou ciso (operaes societrias) ou, ainda, por morte (herana), poder haver a compensao de crditos (art. 122, par. nico, I, 2. parte). Por exemplo, imagine uma sociedade que incorpore outra e receba, juntamente com o patrimnio incorporado, um crdito contra um empresrio que j tenha falido. Neste caso, a incorporadora poder compensar esse crdito com eventuais dvidas que tenha a pagar ao falido, mesmo tendo a incorporao ocorrido aps a falncia. Termo Legal da Falncia O termo legal da falncia, chamado tambm de perodo suspeito, o perodo anterior decretao da quebra durante o qual certos atos praticados pelo devedor devem ser declarados ineficazes em relao massa falida, independentemente de terem sido realizados ou no com a inteno de fraudar credores. Como visto, o termo legal deve ser fixado na sentena declaratria da falncia, sem que o juiz possa retrotra-lo por mais de 90 dias, contados do pedido de falncia, do pedido de recuperao judicial ou do primeiro protesto

www.pontodosconcursos.com.br

80

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

por falta de pagamento, excluindo-se, para esta finalidade, os protestos cancelados (art. 99, II). Ineficcia de Atos do Falido Diz a Lei que determinados atos so ineficazes (no produzem efeitos) em relao massa falida, ainda que aquele que contrate com o devedor no tenha conhecimento do estado de crise econmico-financeira do empresrio, nem este tenha a inteno de fraudar credores (art. 129). A Lei, portanto, atribui ineficcia a estes atos em funo de condies meramente objetivas, independentemente de estar presente o elemento subjetivo (dolo ou culpa) na conduta dos envolvidos. A ineficcia poder ser declarada de ofcio pelo juiz; alegada em defesa; pleiteada mediante ao prpria (autnoma); ou, ainda, alegada no curso do prprio processo de falncia, por meio de pedido incidental (art. 129, par. nico). Segundo a LF, so ineficazes em relao massa falida (art. 129): o pagamento de dvidas no vencidas realizado pelo devedor dentro do termo legal, salvo se realizado em funo de plano de recuperao judicial (art. 131); o pagamento de dvidas vencidas e exigveis realizado dentro do termo legal, por forma diversa da prevista no contrato (ex.: contratou-se pagar a prazo e pagou-se vista), salvo se realizado em funo de plano de recuperao judicial (art. 131); a constituio de direito real de garantia quanto a dvida contrada anteriormente, dentro
www.pontodosconcursos.com.br

do

termo

legal, salvo se

81

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

realizado em funo de plano de recuperao judicial (art. 131). A regra devida, porque no normal o devedor oferecer bens em garantia de um emprstimo que j conseguiu obter; a prtica de atos a ttulo gratuito (ex.: doao), desde dois anos antes da decretao da falncia; a renncia herana ou a legado (legado a atribuio de um bem especfico a algum, por sucesso causa mortis), at dois anos antes da decretao da falncia; a venda ou transferncia de estabelecimento sem o

consentimento expresso ou o pagamento de todos os credores e sem que reste ao devedor bens suficientes para solver seu passivo, salvo se, no prazo de trinta dias da operao, no houver oposio dos credores, aps devidamente notificados. Tambm neste caso a Lei diz que no ser declarada ineficaz a venda ou transferncia de estabelecimento feita em funo de plano de recuperao judicial (art. 131); os registros de direitos reais (ex.: usufruto de um imvel do devedor em favor de terceiro) e de transferncia de propriedade entre vivos, por ttulo oneroso (venda) ou gratuito (doao), ou a averbao relativa a imveis realizados aps a decretao da falncia, salvo se tiver havido prenotao anterior (protocolizao provisria do ttulo no cartrio, para posterior efetivao do registro, segundo as regras da Lei 6.015/1973 Lei de Registros Pblicos). Ex.: se o devedor aliena seu imvel a terceiro e vem a falir, a alienao ser considerada vlida, se j tiver havido a prenotao da operao no cartrio, ainda que o efetivo registro da transferncia de propriedade se d aps a decretao da falncia.

www.pontodosconcursos.com.br

82

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

Revogao de Atos do Falido Alm dos atos considerados ineficazes, a Lei prev tambm a possibilidade de revogao de certos atos praticados pelo devedor, independentemente do momento em que ocorram. Neste caso, a revogao no pode ser decretada de ofcio pelo juiz, devendo ser feita por meio do ajuizamento de uma ao revocatria. Essa ao pode ser proposta pelo administrador judicial, por qualquer credor ou pelo Ministrio Pblico, no prazo de trs anos, contado da decretao da falncia (art. 132) e correr perante o juzo da falncia, observado o procedimento ordinrio previsto no CPC (art. 134). Diz a Lei que so revogveis os atos praticados com a inteno de prejudicar credores, provando-se o conluio fraudulento entre o devedor e o terceiro que com ele contratar e o efetivo prejuzo sofrido pela massa falida (art. 130). Veja que a Lei no apresenta um rol de atos que podem ser revogados, como ocorre com os ineficazes, deixando em aberto os atos sujeitos a revogao. O que importa, neste caso, a prova da m-f dos envolvidos (elemento subjetivo) e do dano sofrido pela massa. No so revogveis, contudo, os seguintes atos, se tiverem sido praticados em funo de plano de recuperao judicial (art. 131): - pagamento de dvidas no vencidas; - pagamento de dvidas vencidas e exigveis por forma diversa da prevista; - constituio de direito real de garantia quanto a dvida contrada anteriormente; e - venda ou transferncia de estabelecimento.
www.pontodosconcursos.com.br

83

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

Reconhecida a ineficcia ou julgada procedente a ao revocatria, as partes retornaro ao estado anterior, e o contratante de boa-f, como visto anteriormente, ter direito restituio dos bens ou valores entregues ao devedor (art. 136). Eis uma questo sobre a revogao de atos do falido: (ESAF/AFRF/TRIBUTAO E JULGAMENTO/2002/ADAPTADA) A

legislao falimentar prev a revogao de atos praticados pelo falido antes da falncia por fora de a) fraude contra credores no perodo suspeito da falncia. b) ao revocatria. c) conluio para beneficiar um ou poucos credores durante o perodo de recuperao judicial. d) pagamento de obrigaes naturais antes da falncia. e) declarao de ilegalidade. Gabarito: B As letras A e C esto erradas porque os atos praticados com a inteno de prejudicar credores podem ser revogados independentemente da poca em que foram praticados, desde que se prove o conluio fraudulento entre o devedor e o terceiro que com ele contratar e o efetivo prejuzo sofrido pela massa falida (art. 130). A letra B o gabarito porque a revogao dos atos fraudulentos feita por meio da ao revocatria (art. 132). Na letra D, obrigao natural aquela que o credor no tem o direito de exigir e o devedor no tem a obrigao de pagar, mas, efetuado o pagamento, o devedor no pode requerer a devoluo do valor (ex.: dvida de jogo). Essa
www.pontodosconcursos.com.br

84

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

alternativa falsa porque a LF no prev a ineficcia ou a revogao do pagamento de obrigaes naturais (a antiga LF tambm no previa). E a letra E incorreta porque no basta a ilegalidade para a revogao de atos anteriores falncia, sendo necessrio provar o conluio fraudulento e o prejuzo sofrido pela massa. Realizao do Ativo Logo aps a arrecadao dos bens, com a juntada do respectivo auto ao processo de falncia, ser iniciada a realizao (venda) do ativo (art. 139). Para isso, a Lei prev expressamente quatro formas de alienao, sendo duas de alienao da empresa como um todo e duas de alienao dos bens em si. Deve-se preferir alienar a empresa como um todo, para que haja ganho em funo do seu valor de aviamento (diferena entre o valor da empresa e a soma aritmtica dos valores dos bens). A Lei estabelece a seguinte ordem de preferncia entre as formas de alienao do patrimnio do falido (art. 140): ALIENAO DA EMPRESA: venda dos estabelecimentos em bloco; venda de filiais ou unidades produtivas isoladas (ex.: se um dos estabelecimentos produtivo e o outro, obsoleto, talvez seja mais vantajoso alien-los separadamente); ALIENAO DOS BENS: alienao em bloco; alienao individual. Se for conveniente realizao
www.pontodosconcursos.com.br

do

ativo,

ou

em

razo

de

oportunidade, podem ser adotadas mais de uma forma de alienao 85

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

(art.

140,

1.).

Por

exemplo,

pode

haver

alienao

de

um

estabelecimento como um todo e a dos bens, isoladamente, de outro estabelecimento. A Lei permite tambm que a realizao do ativo tenha incio independentemente da formao do quadro geral de credores (art. 140, 2.), o que benfico ao propsito da falncia, principalmente para evitar a desvalorizao de bens arrecadados sujeitos a deteriorao (ex.: alimentos) ou perda de valor com o tempo (ex.: computadores ou veculos). O objeto da alienao estar livre de qualquer nus e no haver sucesso do arrematante nas obrigaes do devedor, inclusive as de natureza tributria, as derivadas da legislao do trabalho e as decorrentes de acidentes de trabalho (art. 141, II). Prev a Lei, inclusive, que os empregados do devedor que permaneam trabalhando para o arrematante devem faz-lo mediante a celebrao de novos contratos de trabalho, de modo que o novo patro no responde por obrigaes decorrentes dos contratos de trabalho anteriores (art. 141, 2.). As regras acima so fundamentais para o sucesso da falncia, pois, do contrrio, dificilmente haveria interessados em adquirir a empresa, em razo do risco de surgimento posterior de passivos ocultos, que poderiam at superar o valor dos bens adquiridos. Todavia, o exposto acima no se aplica se o arrematante for (art. 141, 1.): scio da sociedade falida; sociedade controlada pelo falido; parente at o quarto grau do falido ou de scio da sociedade falida; agente do falido com o objetivo de fraudar a sucesso.

www.pontodosconcursos.com.br

86

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

As excees acima tm o ntido intuito de impedir a ocorrncia de fraude na falncia, j que o falido poderia simular sua prpria aquisio, livrando-se das dvidas anteriores falncia. Eis uma questo da Esaf sobre diversos assuntos vistos at agora: (ESAF/PROCURADOR DF/2007) Em julho de 2005, foi requerida a falncia da sociedade empresria K-Lote Ltda. que atua no ramo da construo civil. Tal falncia foi decretada em maio de 2006, encerrando a fase pr-falimentar. Nesse processo: a) o falido continuar na administrao dos seus negcios, sendo apenas fiscalizado pelo administrador judicial. b) quem adquirir os bens vendidos para satisfao dos credores, no sucede o falido em nenhuma obrigao. c) os crditos fiscais no se sujeitam habilitao, gozando de preferncia sobre todos os crditos, exceto os trabalhistas e os decorrentes de acidente de trabalho. d) o administrador judicial far jus a uma remunerao que ser classificada como crdito trabalhista. e) antes de iniciar a liquidao da massa falida, o falido ter a chance de requerer uma recuperao judicial suspensiva. Gabarito: B A letra A errada porque, decretada a falncia, o devedor perde o direito de administrar seu patrimnio ou dele dispor, devendo a administrao dos seus bens ser feita pelo administrador judicial (art. 103). A letra B o gabarito, pois vimos que os bens do falido so vendidos livres de qualquer nus, no havendo sucesso do arrematante nas obrigaes do
www.pontodosconcursos.com.br

87

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

devedor, inclusive as de natureza tributria, as derivadas da legislao do trabalho e as decorrentes de acidentes de trabalho (art. 141, II). A letra C falsa, j que, na falncia, o crdito tributrio no prefere aos crditos extraconcursais ou s importncias passveis de restituio, nem aos crditos com garantia real, no limite do valor do bem gravado (art. 186, par. nico, I, do CTN). A letra D incorreta, pois a remunerao devida ao administrador judicial da falncia considerada crdito extraconcursal (art. 84, I). E a letra E errada porque o devedor s pode pleitear sua recuperao judicial dentro do prazo de contestao do pedido de falncia, antes da decretao da quebra (art. 95). A Lei de Falncias prev as seguintes modalidades de alienao do ativo (art. 142): leilo, por lances orais; propostas fechadas; prego. A venda por prego constitui modalidade hbrida de leilo e entrega de envelopes com propostas fechadas, comportando duas fases (art. 142, 5.): recebimento das propostas; leilo por lances orais, de que participaro somente aqueles que apresentarem propostas no inferiores a 90% da maior proposta ofertada.

www.pontodosconcursos.com.br

88

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

Por exemplo, se as propostas apresentadas forem de R$ 100.000, R$ 90.000 e R$ 85.000, somente as duas primeiras podero ofertar lances orais para arrematar os bens. Havendo motivos justificados, o juiz poder autorizar, mediante requerimento fundamentado do administrador judicial ou do comit de credores, modalidades de alienao judicial diversas das previstas acima (art. 144). Independentemente da modalidade adotada, o Ministrio Pblico ser intimado pessoalmente, sob pena de nulidade do procedimento (art. 142, 7.). A alienao dar-se- pelo maior valor oferecido, ainda que seja inferior ao valor de avaliao (art. 142, 2.). Essa regra bastante criticada pela doutrina, uma vez que permite que os arrematantes, s vezes em conluio entre si ou com o prprio falido, adquiram os bens a preos irrisrios, com evidente prejuzo para os credores. Alm disso, em qualquer modalidade de realizao do ativo adotada, fica a massa falida dispensada da apresentao de certides negativas (art. 146). Isso se justifica em funo de que dificilmente a alienao poderia ser feita se fossem exigidos tais documentos, principalmente os relativos s dvidas tributrias. O procedimento de alienao destina-se justamente a quitar os dbitos existentes, j devidamente identificados no quadro geral de credores, razo pela qual a Lei dispensou a apresentao das certides negativas. Pagamento aos Credores

www.pontodosconcursos.com.br

89

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

Realizadas as restituies, pagos os crditos extraconcursais e consolidado o quadro geral de credores, as importncias recebidas com a realizao do ativo sero destinadas ao pagamento dos crditos concursais, respeitadas as decises judiciais que determinam a reserva de importncias (art. 149). No se esquea de que, antes de tudo isso, j tero sido feitas as antecipaes (arts. 150 e 151). Havendo reserva de importncias (art. 6., 3.), os valores a ela relativos ficaro depositados at o julgamento definitivo do crdito e, no caso de no ser este finalmente reconhecido, no todo ou em parte, os recursos depositados sero objeto de rateio suplementar entre os credores remanescentes (art. 149, 1.). Os credores que no procederem, no prazo fixado pelo juiz, ao levantamento dos valores que lhes couberam em rateio sero intimados a faz-lo no prazo de 60 dias, aps o qual os recursos tambm sero objeto de rateio suplementar entre os credores remanescentes (art. 149, 1.). Os credores restituiro em dobro as quantias recebidas, acrescidas dos juros legais, se ficar evidenciado dolo ou m-f na constituio do crdito ou da garantia (art. 152). Como visto, depois de serem pagos todos os credores, o saldo remanescente, se houver, ser entregue ao falido (art. 153). Encerramento da Falncia Concluda a realizao de todo o ativo, e distribudo o produto entre os credores, o administrador judicial apresentar suas contas ao juiz no
www.pontodosconcursos.com.br

90

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

prazo de trinta dias (art. 154). O juiz ordenar a publicao de aviso de que as contas foram entregues e se encontram disposio dos interessados, que podero impugn-las no prazo de dez dias (art. 154, 2.). No havendo impugnaes ou resolvidas estas, o juiz julgar as contas por sentena (art. 154, 4.). Se as contas forem rejeitadas, a sentena dever fixar as responsabilidades do administrador judicial, podendo decretar a indisponibilidade ou o sequestro de seus bens, e servir como ttulo executivo para indenizao da massa (art. 154, 5.). Aps o julgamento regular das contas, o administrador judicial dever apresentar o relatrio final da falncia no prazo de dez dias, indicando o valor do ativo e o do produto de sua realizao, o valor do passivo e o dos pagamentos feitos aos credores, e dever especificar as eventuais responsabilidades com que continuar o falido (art. 155). Apresentado o relatrio final, o juiz encerrar a falncia por sentena (art. 156). Extino das Obrigaes do Falido Transitada em julgado a sentena do encerramento da falncia, recomea a correr o prazo prescricional relativo s obrigaes do falido (art. 157). Assim, se algum credor restou insatisfeito aps o processo de falncia, poder tentar ainda receber seu crdito individualmente. Todavia, as obrigaes do falido sero consideradas extintas nas seguintes hipteses (art. 158): pagamento de todos os crditos; pagamento, depois de realizado todo o ativo, de mais de 50% dos crditos quirografrios, sendo facultado ao falido o depsito da
www.pontodosconcursos.com.br

91

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

quantia necessria para atingir essa porcentagem se para tanto no bastou a integral liquidao do ativo; decurso do prazo de cinco anos, contado do encerramento da falncia, se o falido no tiver sido condenado por prtica de crime falimentar; decurso do prazo de dez anos, contado do encerramento da falncia, se o falido tiver sido condenado por prtica de crime falimentar. Configurada qualquer das hipteses acima, o falido poder requerer ao juzo da falncia que suas obrigaes sejam declaradas extintas por sentena (art. 159). A extino das obrigaes do falido requer prova de quitao de todos os tributos (art. 191 do CTN). Verificada a prescrio ou extintas as obrigaes do falido, o scio de responsabilidade ilimitada tambm poder requerer que seja declarada por sentena a extino de suas obrigaes na falncia (art. 160). 5 RECUPERAO EXTRAJUDICIAL Alm da recuperao judicial, pode o devedor negociar com alguns ou com todos os seus credores um plano de recuperao extrajudicial, o qual poder ser apresentado ao juiz, para que este realize a sua homologao. Para levar a juzo o plano de recuperao extrajudicial, o devedor deve preencher os mesmos requisitos exigidos para o requerimento da recuperao judicial, quais sejam (arts. 161 e 48):

www.pontodosconcursos.com.br

92

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

exercer regularmente suas atividades h mais de dois anos; no ser falido e, se o foi, estejam declaradas extintas, por sentena transitada em julgado, as responsabilidades da decorrentes; no ter, h menos de cinco anos, obtido concesso de recuperao judicial; no ter, h menos de oito anos, obtido concesso de recuperao judicial especial para ME e EPP; no ter sido condenado ou no ter, como administrador ou scio controlador, pessoa condenada por crime falimentar. O devedor tambm no poder requerer a homologao de plano extrajudicial, se estiver pendente pedido de recuperao judicial ou se houver obtido recuperao judicial ou homologao de outro plano de recuperao extrajudicial h menos de dois anos (art. 161, 3.). Ante a aparente antinomia entre o art. 48, que exige ausncia de concesso de recuperao judicial nos ltimos cinco anos, e o art. 161, 3., que faz a mesma exigncia em relao aos ltimos dois anos, deve prevalecer este ltimo, por ser norma especial expressa da recuperao extrajudicial. Obviamente, se o devedor quiser negociar um plano de pagamento de dvidas com seus credores, sem a inteno de lev-lo a homologao judicial, ser desnecessrio o cumprimento dos requisitos acima. Nesse sentido, a LF estabelece que a recuperao extrajudicial no implica a impossibilidade de realizao de outras modalidades de acordo privado entre o devedor e seus credores (art. 167). O plano de recuperao extrajudicial no se aplica aos crditos tributrios, trabalhistas ou decorrentes de acidente de trabalho (art. 161, 1., 1. parte). Portanto, apenas os seguintes crditos podem ser
www.pontodosconcursos.com.br

93

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

afetados pelo plano: crditos com garantia real, com privilgio especial, com privilgio geral, quirografrios e subordinados. Alm disso, a recuperao extrajudicial tambm no se aplica aos seguintes tipos de credores (art. 161, 1., 2. parte): proprietrio fiducirio; arrendador mercantil; proprietrio ou promitente vendedor de imvel com clusula de irrevogabilidade ou irretratabilidade; proprietrio em contrato de venda com reserva de domnio; credor de importncia entregue ao devedor, em moeda corrente nacional, decorrente de adiantamento a contrato de cmbio para exportao. Veja esta questo sobre o assunto: (CESPE/JUIZ FEDERAL/TRF 5. REGIO/2007) Considere a seguinte situao hipottica. Certa empresa que atua no ramo de prestao de servios de manuteno predial, cumprindo os requisitos exigidos para o requerimento da recuperao judicial, props aos seus credores plano de recuperao extrajudicial. Nessa situao, o plano de recuperao extrajudicial proposto no se aplica a crditos trabalhistas, tributrios, de acidente de trabalho, nem a credor titular da posio de proprietrio fiducirio de bens mveis ou imveis; arrendador mercantil; proprietrio em contrato de venda com reserva de domnio; proprietrio ou promitente vendedor de imvel cujos respectivos contratos contenham clusula de irrevogabilidade ou irretratabilidade, imobilirias.
www.pontodosconcursos.com.br

incluindo-se

aqueles

relativos

incorporaes

94

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

Gabarito: Certo O item correto porque enumera corretamente os crditos no sujeitos recuperao extrajudicial, conforme visto acima. O plano de recuperao extrajudicial no poder contemplar

pagamento antecipado de dvidas (realmente no faz sentido o devedor em dificuldade antecipar o pagamento de suas dvidas) nem tratamento desfavorvel aos credores no sujeitos ao plano (art. 161, 2.). Alm disso, o pedido de homologao do plano de recuperao extrajudicial no acarretar a suspenso de direitos, aes ou execues, nem a impossibilidade do pedido de decretao de falncia pelos credores no sujeitos ao plano (art. 161, 4.). Veja uma questo de prova sobre o assunto: (CESPE/TCNICO DE Considere NVEL que SUPERIOR/REA determinada sociedade

JURDICA/EMBRAPA/2005)

empresria tenha requerido a homologao de plano de recuperao extrajudicial, uma vez preenchidos os requisitos legais. Nesse caso, ser vedado aos credores no sujeitos ao plano de recuperao extrajudicial o pedido de decretao de falncia da referida sociedade empresria. Gabarito: Errado

www.pontodosconcursos.com.br

95

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

O item errado porque o pedido de homologao de recuperao extrajudicial no acarretar a impossibilidade do pedido de decretao de falncia pelos credores no sujeitos ao plano. Como regra, o plano de recuperao extrajudicial s produz efeitos aps sua homologao judicial (art. 165). Todavia, lcito estabelecer a produo de efeitos anteriores homologao, desde que exclusivamente em relao modificao do valor ou da forma de pagamento dos credores signatrios (art. 165, 1.). Neste caso, se o plano for posteriormente rejeitado pelo juiz, devolver-se- aos credores signatrios o direito de exigir seus crditos nas condies originais, deduzidos os valores efetivamente pagos (art. 165, 2.). Se o plano de recuperao extrajudicial homologado envolver

alienao judicial de filiais ou de unidades produtivas isoladas do devedor, o juiz ordenar a sua realizao, observadas, no que couber, as formas de alienao do ativo anteriormente estudadas (leilo, propostas fechadas ou prego) (art. 166). Aps a distribuio do pedido de homologao da recuperao extrajudicial, os credores no podero desistir da adeso ao plano, salvo com a anuncia expressa dos demais signatrios (art. 161, 5.). Alm disso, a LF dispe que a sentena de homologao do plano de recuperao extrajudicial constitui ttulo executivo judicial (art. 161, 6.), o que permite ao credor executar diretamente o devedor, caso sejam descumpridos os termos do acordo. Veja uma questo de prova sobre o assunto acima:

www.pontodosconcursos.com.br

96

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

(CESPE/TCNICO Um empresrio

DE devedor props e a

NVEL aos seus

SUPERIOR/REA credores Aps plano a de

JURDICA/EMBRAPA/2005) Considere a seguinte situao hipottica. recuperao extrajudicial maioria aderiu. regular

distribuio do plano de recuperao para homologao do juzo competente, alguns credores decidiram desistir da adeso. Nessa situao, a desistncia depender da anuncia expressa dos demais credores signatrios. Gabarito: Certo O item correto porque, aps a distribuio do pedido de

homologao da recuperao extrajudicial, os credores no podero desistir da adeso ao plano, salvo com a anuncia expressa dos demais signatrios. Recuperao Extrajudicial Ordinria O devedor poder requerer a homologao em juzo do plano de recuperao extrajudicial, juntando sua justificativa e o documento que contenha seus termos e condies, com as assinaturas de todos os credores que a pois ele aderiram os (art. 162). Neste caso, pelo trata-se plano da so recuperao extrajudicial ordinria, em que a homologao judicial facultativa, todos credores afetados signatrios do acordo e j se obrigam nos termos do que foi assinado. Recuperao Extrajudicial Extraordinria possvel ainda a realizao de recuperao extrajudicial que afete direitos de credores que no aderiram ao plano, a chamada recuperao
www.pontodosconcursos.com.br

97

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

extrajudicial extraordinria. Neste caso, o devedor poder requerer ao juiz a homologao do plano, desde que ele esteja assinado por credores que representem mais de trs quintos (60%) de todos os crditos de cada espcie por ele abrangidos (art. 163). No sero considerados, para o clculo desse percentual, os crditos no includos no plano, os quais, justamente por no serem atingidos pelas medidas adotadas, no podero ter seu valor ou condies originais de pagamento alterados (art. 163, 2.). Por exemplo, se um plano de recuperao extrajudicial extraordinria abranger unicamente todos os crditos quirografrios e subordinados, sero exigidas, como requisito para sua homologao, as assinaturas de credores que representem 3/5 dos crditos quirografrios e 3/5 dos crditos subordinados. A homologao de plano de recuperao extrajudicial extraordinria obrigatria, para que o plano possa surtir efeitos em relao aos credores no-signatrios. Alm disso, o plano obriga os credores apenas em relao aos crditos constitudos at a data do pedido de homologao (art. 163, 1., 2. parte). Ainda que possvel a sujeio de credores que no aderiram ao plano aos efeitos da recuperao, algumas regras especficas foram estabelecidas pela Lei. Assim, se estiver prevista a alienao de bem objeto de garantia real, a supresso da garantia ou sua substituio somente sero admitidas mediante a aprovao expressa do credor titular da respectiva garantia (art. 163, 4.). Alm disso, nos crditos em moeda estrangeira, a variao cambial s poder ser afastada se o credor titular do respectivo crdito aprovar expressamente a medida (art. 163, 5.).
www.pontodosconcursos.com.br

98

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

Para a homologao do plano recuperao extrajudicial extraordinria, alm dos documentos exigidos para a homologao da recuperao extrajudicial ordinria (art. 162), o devedor dever juntar (art. 163, 6.): a exposio da situao patrimonial do devedor; as demonstraes contbeis relativas ao ltimo exerccio social e as levantadas especialmente para instruir o pedido; e os documentos que comprovem os poderes dos subscritores para novar ou transigir, a relao nominal completa dos credores e o valor atualizado dos respectivos crditos. Processamento da Recuperao Extrajudicial Os trmites processuais da recuperao extrajudicial (ordinria ou extraordinria) so previstos no art. 164 da Lei. Recebido o pedido de homologao do plano, o juiz ordenar a publicao de edital no rgo oficial e em jornal de grande circulao nacional ou das localidades da sede e das filiais do devedor, convocando todos os credores do devedor para apresentao de suas impugnaes ao plano (art. 164). Os credores s podero alegar o seguinte (art. 164, 3.): no preenchimento do percentual de trs quintos, no caso de recuperao extraordinria; prtica de ato de falncia ou de ato praticado com a inteno de prejudicar credores, sujeito a revogao;
www.pontodosconcursos.com.br

99

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

descumprimento de qualquer outra exigncia legal. Para assegurar os interesses dos credores, a Lei estabelece que, no prazo do edital, dever o devedor comprovar o envio de carta a todos os credores sujeitos ao plano, domiciliados ou sediados no pas, informando a distribuio do pedido, as condies do plano e o prazo para impugnao (art. 164, 1.). Os credores tero prazo de trinta dias, contado da publicao do edital, para impugnarem o plano, juntando a prova de seu crdito (art. 164, 2.). O devedor ter cinco dias para se manifestar sobre as impugnaes (art. 164, 4.), aps o que o juiz decidir, tambm em cinco dias, acerca do plano de recuperao extrajudicial, homologando-o por sentena se entender que no h nenhuma

irregularidade que recomende sua rejeio (art. 164, 5.). Se no houver homologao, o devedor poder, posteriormente, cumpridas as formalidades exigidas, apresentar novo pedido de homologao de plano de recuperao extrajudicial (art. 164, 8.). Bem, amigo(a) concurseiro(a), com isso chegamos ao final da presente aula. Em nosso prximo encontro, trataremos dos aspectos empresariais relativos s microempresas e empresas de pequeno porte (Lei Complementar 123/2006). Grande abrao e bons estudos! Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

100

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

6 RESUMO DESTA AULA


Insolvncia econmica ou real (insolvabilidade): ativo menor que passivo. Insolvncia jurdica ou presumida: situao definida em lei como caracterizadora da insolvncia. Processo de execuo coletiva do devedor empresrio insolvente. Segue o princpio da par conditio creditorum. Adio de um plano de reorganizao da empresa para que o empresrio supere a crise econmica por que vem passando. Pode ser judicial ou extrajudicial. Empresas pblicas e sociedades de economia mista. Instituies financeiras pblicas ou privadas. Sociedades cooperativas. Consrcios de sociedades. Consrcios de sociedades. Entidades de previdncia complementar. Operadoras de plano de sade. Sociedades seguradoras. Sociedade de capitalizao. Outras entidades legalmente equiparadas s anteriores. Obrigaes a ttulo gratuito. Despesas que os credores fizerem para tomar parte na recuperao judicial ou na falncia. Regra: a decretao da falncia ou o deferimento do processamento da recuperao judicial suspende o curso da prescrio e de todas as aes e execues em face do devedor. Excees: - Aes que demandem quantia ilquida; - Aes trabalhistas at a apurao do respectivo crdito; www.pontodosconcursos.com.br

INSOLVNCIA

FALNCIA

RECUPERAO DA EMPRESA

PESSOAS NO SUJEITAS FALNCIA E RECUPERAO

CRDITOS NO EXIGVEIS NA FALNCIA E NA RECUPERAO JUDICIAL

SUSPENSO DAS AES E EXECUES

101

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05 - Execues fiscais; - Causas no reguladas pela LF em que o falido seja autor; - Aes de conhecimento que envolvam a Unio, suas autarquias ou empresas pblicas; Execues com hasta pblica designada. Auxiliar do juiz nos processos de falncia e recuperao judicial. Dever ser profissional idneo, preferencialmente advogado, economista, administrador de empresas ou contador, ou pessoa jurdica especializada. Na recuperao judicial, fiscaliza as atividades do devedor e o cumprimento do plano de recuperao. Na falncia, efetivamente administra a empresa e os bens do devedor. Deixa suas funes por substituio (sem carter punitivo) ou por destituio (medida sancionadora). rgo colegiado de deliberao na falncia e na recuperao judicial. Delibera sobre qualquer matria que possa afetar os interesses dos credores. Composio: - Classe 1: titulares de crditos trabalhistas e decorrentes de acidentes de trabalho; - Classe 2: titulares de crditos com garantia real; - Classe 3: titulares de crditos quirografrios, com privilgio especial, com privilgio geral e subordinados. rgo de existncia facultativa na recuperao judicial e na falncia. Atribuies, entre outras, de fiscalizar as atividades e examinar as contas do administrador judicial e de zelar pelo bom andamento do processo e pelo cumprimento da lei. Composio: - Um representante dos credores trabalhistas, com 2 suplentes; www.pontodosconcursos.com.br

ADMINISTRADOR JUDICIAL

ASSEMBLEIA GERAL DE CREDORES

COMIT DE CREDORES

102

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05 - Um representante dos credores com garantia real ou com privilgios especiais, com 2 suplentes; - Um representante dos credores quirografrios ou com privilgios gerais, com 2 suplentes. Apresentao, pelos credores do empresrio, dos seus crditos, para verificao, pelo administrador judicial, da validade e da exatido dos valores apresentados. Publicao de edital com a 1. relao de credores, os quais tm 15 dias para se manifestar. Publicao de novo edital, em at 45 dias, com a 2. relao de credores. O comit de credores, qualquer credor, o devedor, seus scios ou o MP tm dez dias para apresentar impugnao. Decididas as eventuais impugnaes ou no havendo oposio de nenhum interessado, o juiz homologar o quadro geral de credores. Habilitaes recebidas aps o prazo inicial de 15 dias so consideradas retardatrias. Ser empresrio regular h mais de 2 anos. No ser falido ou ter suas responsabilidades extintas por sentena transitada em julgado. No ter obtido recuperao judicial h menos de 5 anos (8 anos, se for recuperao judicial de ME e EPP). No haver condenao sua, de administrador ou scio controlador por crime falimentar. Apresentar prova de quitao de tributos ou suspenso da exigibilidade dos crditos tributrios. Proprietrio fiducirio. Arrendador mercantil. Proprietrio ou promitente vendedor de imvel com clusula de irrevogabilidade ou irretratabilidade. Proprietrio em contrato de venda com www.pontodosconcursos.com.br

HABILITAO DOS CRDITOS

REQUISITOS PARA REQUERER A RECUPERAO JUDICIAL

CREDORES NO SUBMETIDOS RECUPERAO JUDICIAL

103

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05 reserva de domnio. Credor de importncia decorrente de adiantamento a contrato de cmbio para exportao. Adoo de plano especial de recuperao judicial: Abrange apenas crditos quirografrios; - Prev parcelamento em at 36 vezes, com juros de 12% ao ano; - Prev o pagamento da 1. parcela em at 180 dias; - Torna necessria a autorizao do juiz para o aumento de despesas ou contratao de empregados. Credores no atingidos pelo plano no tm seus crditos habilitados na recuperao. No h suspenso de prescrio ou aes e execues de crditos no abrangidos pelo plano. No h convocao de assembleia geral de credores para deliberar sobre o plano. Havendo objeo de mais da metade dos crditos quirografrios, o juiz julgar improcedente o pedido de recuperao e decretar a falncia do devedor. Deliberao da assembleia geral de credores. No-apresentao do plano de recuperao no prazo previsto. Rejeio do plano de recuperao pela assembleia geral de credores. Descumprimento de obrigao assumida no plano de recuperao nos 2 primeiros anos. Nada impede a decretao da falncia por inadimplemento de obrigao nosujeita recuperao ou em face de ato de falncia. Fase pr-falimentar: inicia com o pedido de falncia e encerra com a sentena www.pontodosconcursos.com.br

RECUPERAO JUDICIAL DE ME E EPP

CONVOLAO DA RECUPERAO JUDICIAL EM FALNCIA

104

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05 declaratria de falncia. Fase falimentar: inicia com a sentena declaratria de falncia e termina com a sentena de encerramento da falncia. Fase de reabilitao do devedor: encerra com a sentena que declarar extintas suas obrigaes. Prprio devedor (autofalncia). Cnjuge sobrevivente, qualquer herdeiro do devedor ou inventariante. Scio do devedor. Qualquer credor (se empresrio: comprovao de regularidade da empresa), exceto Fazenda Pblica (STJ). Impontualidade injustificada (crditos superiores a 40 SM). Exige protesto para fim falimentar. Execuo frustrada (trplice omisso do executado: no paga, no deposita, no oferece penhora). Prtica de atos de falncia. Fica inerte (revel): a falncia decretada. S contesta: se no acolhida a contestao, a falncia decretada. S efetua o depsito elisivo: a falncia no decretada e o credor levanta o depsito. Contesta e efetua o depsito elisivo: a falncia no decretada e o depsito levantado por quem tiver razo. Requer a recuperao judicial. Antecipaes: Despesas indispensveis administrao da falncia; - Crditos trabalhistas estritamente salariais vencidos nos 3 meses anteriores decretao da falncia, at 5 SM por trabalhador. Restituies: - Bem de terceiro em poder do devedor ou seu valor em dinheiro; - Coisa vendida a crdito e entregue ao devedor nos 15 dias anteriores ao www.pontodosconcursos.com.br

PROCESSO DE FALNCIA

SUJEITOS ATIVOS DA FALNCIA

FUNDAMENTOS DO PEDIDO DE FALNCIA

RESPOSTA DO DEVEDOR

105

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05 requerimento da falncia ou seu valor em dinheiro; - valores adiantados em razo de contratos de cmbio para exportao; - valores entregues ao devedor em razo de contrato revogado ou declarado ineficaz. Crditos extraconcursais: - Remunerao do administrador judicial e seus auxiliares, crditos trabalhistas e de acidente de trabalho; - Quantias fornecidas massa pelos credores; Despesas com arrecadao, administrao, realizao do ativo e distribuio do seu produto, bem como custas do processo de falncia; - custas judiciais relativas s aes e execues em que a massa falida tenha sido vencida; obrigaes surgidas durante a recuperao judicial ou aps a decretao da falncia e tributos surgidos aps a decretao da falncia. Crditos concursais: - Trabalhistas (at 150 SM por credor) e de acidente de trabalho; - Com garantia real (at o valor do bem gravado); - Tributrios (exceto multas); - Com privilgio especial; - Com privilgio geral; - Quirografrios; - Multas e penas pecunirias penais e administrativas; - Subordinados. Juros vencidos aps a decretao da falncia. Devoluo do saldo remanescente ao falido. Regra: os contratos do falido no se resolvem pela falncia e podem ser cumpridos pelo administrador judicial, se isso for benfico massa. O vendedor no pode obstar a entrega de coisas expedidas ao devedor, se o comprador, antes do requerimento da falncia, as tiver revendido, sem fraude www.pontodosconcursos.com.br

CLASSIFICAO CREDITRIA

106

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05 (stopagge in transitu). Se o devedor vendeu coisas compostas e no houver continuao do contrato, pode o comprador pr disposio da massa as coisas recebidas, pedindo perdas e danos. No tendo o devedor entregue coisa mvel ou prestado servio a prestaes, e no havendo execuo do contrato, o crdito pago ser habilitado na classe prpria. O administrador judicial restituir a coisa mvel comprada pelo devedor com reserva de domnio se no houver continuao do contrato, exigindo a devoluo do valor pago. Tratando-se de coisa vendida a termo e no se executando o contrato, prestarse- a diferena entre a cotao do dia do contrato e a da poca da liquidao. Na promessa de compra e venda de imveis, aplicar-se- a legislao respectiva. A falncia do locador no resolve o contrato; na falncia do locatrio, o administrador judicial pode denunciar o contrato. Caso haja acordo para compensao e liquidao de obrigaes no SFN, a parte no falida pode considerar o contrato vencido antecipadamente, admitindo-se a compensao de crditos. Os patrimnios de afetao obedecero ao disposto na legislao respectiva, permanecendo seus bens, direitos e obrigaes separados dos do falido at o advento do respectivo termo ou o cumprimento de sua finalidade. Fixado na sentena declaratria da falncia, sem que o juiz possa retrotralo por mais de 90 dias, contados do pedido de falncia, do pedido de recuperao judicial ou do primeiro protesto por falta de pagamento. Pagamento de dvidas dentro do termo legal. www.pontodosconcursos.com.br no vencidas

EFEITOS DA FALNCIA SOBRE OS CONTRATOS

TERMO LEGAL DA FALNCIA

107

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05 Pagamento de dvidas vencidas e exigveis dentro do termo legal, por forma diversa da prevista. Constituio de garantia real quanto a dvida contrada anteriormente, dentro do termo legal. Prtica de atos a ttulo gratuito e renncia a herana ou legado, at 2 anos antes da decretao da falncia. Venda ou transferncia de estabelecimento sem consentimento ou pagamento dos credores ou que gere insolvncia. Registros de direitos reais ou transferncia de propriedade de imveis aps a decretao da falncia, salvo prenotao anterior. Atos com a inteno de prejudicar credores, provando-se o conluio fraudulento entre devedor e contratante e o prejuzo massa falida. Formas de alienao: - Venda dos estabelecimentos em bloco; - Venda de filiais ou unidades produtivas isoladas; - Alienao dos bens em bloco; - Alienao dos bens individualmente. - Pode se adotada mais de uma forma de alienao. Modalidades de alienao: - Leilo, por lances orais; - Propostas fechadas; - Prego; - Outras autorizadas pelo juiz. Pagamento de todos os crditos. Pagamento de mais de 50% dos crditos quirografrios. Decurso de 5 anos, se no houver condenao por crime falimentar. Decurso de 10 anos, se houver condenao por crime falimentar. Em qualquer caso: quitao de todos os tributos. Requisitos para o requerimento: mesmos da recuperao judicial. www.pontodosconcursos.com.br os

INEFICCIA DE ATOS DO FALIDO

REVOGAO DE ATOS DO FALIDO

REALIZAO DO ATIVO

EXTINO DAS OBRIGAES DO FALIDO

108

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05 No se aplica a: - Crditos tributrios, trabalhistas e de acidente de trabalho; - Proprietrio fiducirio; - Arrendador mercantil; - Proprietrio ou promitente vendedor de imvel com clusula de irrevogabilidade ou irretratabilidade; - Proprietrio em contrato de venda com reserva de domnio; - Credor de adiantamento a contrato de cmbio para exportao. No pode contemplar pagamento antecipado de dvidas nem tratamento desfavorvel aos credores no sujeitos ao plano. No acarreta suspenso de direitos, aes ou execues, nem impossibilidade de pedido de decretao de falncia pelos credores no sujeitos ao plano. Espcies: - Ordinria: concordncia de todos os credores afetados e homologao judicial facultativa; - Extraordinria: concordncia de 3/5 dos credores de cada espcie afetados e homologao judicial obrigatria.

RECUPERAO EXTRAJUDICIAL

7 EXERCCIOS COMENTADOS NESTA AULA 1) (CESPE/ADVOGADO/HEMOBRAS/2008) sujeitas ao regime de falncias. 2) (CESPE/ADVOGADO/HEMOBRAS/2008) Em caso de iminente estado de insolvncia da HEMOBRAS [empresa pblica vinculada ao Ministrio da Sade], no obstante o princpio da preservao da empresa, a Unio Federal no poder ajuizar pedido de recuperao judicial, nos termos da nova lei de falncias e de recuperao de empresas.
www.pontodosconcursos.com.br

As

empresas

pblicas

esto

109

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

3) (FCC/ANALISTA 180 dias, o curso das

DE

REGULAO

REA

DIREITO/ANS/2007)

deferimento do processamento da recuperao judicial suspender, por at A) execues fiscais movidas contra o devedor, ressalvada a concesso de parcelamento na forma da lei. B) aes de natureza cvel contra o devedor nas quais se demandar quantia ilquida. C) aes de natureza trabalhista nas quais ainda no tenha sido apurado o crdito do reclamante. D) aes e execues dos credores particulares do scio solidrio em face do devedor. E) aes de qualquer natureza movidas pelo devedor, nas quais figurar como credor. 4) (CESPE/TCNICO DE NVEL SUPERIOR/REA JURDICA/EMBRAPA/2005) Considere que determinada sociedade limitada, passando por grave crise econmico-financeira, requeira ao juzo competente sua recuperao judicial e, verificados os requisitos legais, seja deferido o pedido. Assim, em razo do deferimento da recuperao judicial, todas as aes executivas contra a sociedade sero suspensas, inclusive as de natureza fiscal. 5) (ESAF/DEFENSOR PBLICO/CE/2002/ADAPTADA) Quanto aos efeitos da falncia e da recuperao judicial, assinale a alternativa verdadeira: A) o administrador judicial da falncia e o da recuperao judicial tm as mesmas atribuies; B) na recuperao judicial, ao contrrio do que acontece na falncia, o devedor no fica privado da administrao da empresa; C) continuando na administrao dos seus bens, o devedor em recuperao judicial pode alienar bens imveis sem autorizao judicial;
www.pontodosconcursos.com.br

110

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

D) o administrador judicial da falncia fiscaliza a administrao da massa falida e o administrador judicial da recuperao judicial administra a empresa em recuperao. 6) (CESPE/TCNICO DE NVEL SUPERIOR/REA JURDICA/EMBRAPA/2005) Dever ser decretada a falncia de sociedade empresria que apresente seu plano de recuperao em prazo superior a sessenta dias aps a publicao da deciso que tenha deferido o processamento da recuperao judicial. 7) (ESAF/PROCURADOR DF/2007) Modernamente empresas tm sofrido vrias crises, que podem significar uma deteriorao das condies econmicas de sua atuao, bem como uma dificuldade de ordem financeira para o prosseguimento da atividade. Tais crises podem advir de fatores alheios ao empresrio, mas tambm podem advir de caractersticas intrnsecas sua atuao. Entre as possveis solues para essa crise, est a recuperao judicial, sobre a qual correto afirmar: a) os credores fiscais ficam sujeitos s condies aprovadas no plano de recuperao judicial. b) no haver a nomeao de administrador judicial. c) a lei enumera taxativamente as medidas que podem ser invocadas na recuperao. d) as sociedades limitadas, ainda que no tenham objeto empresarial, podem requerer a recuperao judicial. e) a no aprovao do plano de recuperao judicial, pela assemblia de credores, acarretar a convolao em falncia. 8) (ESAF/AGENTE FISCAL DE TRIBUTOS ESTADUAIS/SEFAZ-

PI/2001/ADAPTADA) A recuperao judicial

www.pontodosconcursos.com.br

111

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

a) abrange todos os crditos vencidos e vincendos, como forma de buscar-se a preservao da empresa. b) leva ao afastamento do titular da empresa, considerado incapaz para a tentativa de seu salvamento. c) deve ser aprovada por todos os credores do empresrio. d) cujo plano rejeitado pela assembleia geral de credores convolada em falncia, se houver requerimento de qualquer credor. e) depende da inexistncia de impedimentos e do preenchimento das condies legais. 9) (ESAF/JUIZ DO TRABALHO/TRT 7. REGIO/2005) A nova lei de recuperao e falncias Lei n 11.101/2005, no que diz respeito reorganizao judicial da empresa em crise, a) d aos credores titulares de crditos quirografrios direito de se oporem s decises de interesse de empregados. b) divide os credores em grupos de interesses homogneos para facilitar a tomada de decises. c) trata os empregados como credores especiais. d) cria um modelo de cooperao entre empresrio e credores, voluntrios e involuntrios. e) pretende privilegiar a continuidade da atividade em relao a outros interesses, inclusive os do fisco. 10) (ESAF/DEFENSOR PBLICO/CE/2002/ADAPTADA) A recuperao judicial: A) no pode ser requerida por comerciante que deixou de se inscrever no registro de comrcio ou autenticar os livros indispensveis ao exerccio legal do comrcio. B) pode ser impetrada pelo comerciante de fato ou irregular. C) no pode ser convolada em falncia.
www.pontodosconcursos.com.br

112

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

D) no pode ser impetrada no curso do processo falimentar. 11) (CESPE/TCNICO DE NVEL SUPERIOR/REA JURDICA/EMBRAPA/2005) Decretada a falncia de determinado empresrio, todos os crditos em moeda estrangeira decorrentes de suas obrigaes sero convertidos em moeda do Pas, pelo cmbio do dia da deciso judicial. 12) (FCC/ANALISTA DE REGULAO REA DIREITO/ANS/2007) Paulo, Pedro e Joo so credores da empresa Alpha Ltda., em decorrncia de obrigaes lquidas no pagas no vencimento e materializadas em ttulos executivos protestados, cuja soma corresponde a 25 salrios mnimos em relao a Paulo, a 18 salrios mnimos em relao a Pedro e a 10 salrios mnimos em relao a Joo. Nesse caso, certo que a falncia da empresa devedora pode ser requerida por A) Pedro, com base nos ttulos de que credor. B) Paulo, com base nos ttulos de que credor. C) Paulo e Pedro, se reunidos em litisconsrcio. D) Pedro e Joo, se reunidos em litisconsrcio. E) Paulo e Joo, se reunidos em litisconsrcio. 13) (ESAF/FISCAL DE TRIBUTOS ESTADUAIS/PA/2002/ADAPTADA) A falncia de uma sociedade empresria pode ser requerida por a) credor que seja endossatrio de duplicata de prestao de servios sem aceite. b) credor que seja titular de crditos com garantia real. c) acionista de sociedade por aes. d) credor empresrio sem certido do Registro Pblico de Empresas. e) credor por obrigao vencida no protestada.

www.pontodosconcursos.com.br

113

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

14) (ESAF/AFTE/RN/2004-2005/ADAPTADA) Falncia e recuperao judicial, institutos jurdicos destinados solucionar problemas resultantes de crise empresarial, tm por pressuposto: a) dificuldades de natureza patrimonial temporria. b) insolvncia e insolvabilidade, respectivamente. c) dificuldades de caixa que produzem atraso no pagamento de obrigaes. d) comportamentos comerciais temerrios dos responsveis pelas atividades das sociedades. e) a tutela do crdito. 15) (FCC/ADVOGADO/METR-SP/2008) Quanto sentena no procedimento de falncia do devedor, correto afirmar A) Ordenar ao falido que apresente, no prazo mximo de cinco dias, relao nominal dos credores, indicando endereo, importncia, natureza e classificao dos respectivos crditos, se esta j no se encontrar nos autos, sob pena de desobedincia. B) Fixar o termo legal da falncia, podendo retroagi-lo at cento e vinte dias contados do pedido de recuperao judicial ou cento e oitenta dias do primeiro protesto por falta de pagamento. C) Da deciso que decreta a falncia cabe apelao, e da sentena que julga a improcedncia do pedido cabe agravo. D) Na mesma ao, o terceiro prejudicado tambm pode reclamar indenizao dos responsveis, pelo pedido de falncia, que agirem por culpa ou dolo. E) Quem por dolo ou culpa requerer a falncia de outrem ser condenado, na sentena que julgar improcedente o pedido, a indenizar o devedor, apurando-se as perdas e danos em ao prpria.

www.pontodosconcursos.com.br

114

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

16) (CESPE/TCNICO DE NVEL SUPERIOR/REA JURDICA/EMBRAPA/2005) Considere trabalhista a seguinte situao da hipottica. Joo ajuizou reclamao e em desfavor pessoa jurdica Amrica Construtora

Incorporadora Ltda. visando ao reconhecimento de vnculo empregatcio e recebimento das verbas pertinentes. Durante a fase de conhecimento, a construtora foi condenada ao pagamento de verbas laborais em montante equivalente a 250 salrios mnimos. Antes de iniciada a execuo, foi decretada a falncia da referida pessoa jurdica. Nessa situao, Joo apenas poder pleitear perante o juzo da falncia crditos at o limite de 150 salrios mnimos, devendo renunciar ao excedente. 17) (CESPE/JUIZ FEDERAL/TRF 5. REGIO/2007) Determinada pessoa jurdica teve sua falncia decretada em virtude do no-cumprimento de obrigao assumida no plano de recuperao judicial. Nesse caso, sendo credores as fazendas pblicas federal e estadual, o crdito da Unio tem preferncia sobre o estadual. 18) (FCC/ANALISTA DE REGULAO REA DIREITO/ANS/2007) Considere: I. Crditos tributrios, independentemente da sua natureza e tempo de constituio, excetuadas as multas tributrias. II. Crditos decorrentes de acidente do trabalho. III. Crditos com garantia real at o limite do valor do bem gravado. IV. Crditos derivados da legislao do trabalho, limitados a 150 salrios mnimos por credor. A classificao desses crditos na falncia obedecer seguinte ordem: A) I, II, III e IV. B) I, IV, II e III. C) II, IV, I e III. D) III, II, I e IV.
www.pontodosconcursos.com.br

115

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

E) IV, II, III e I. 19) (CESPE/TCNICO DE NVEL SUPERIOR/REA JURDICA/EMBRAPA/2005) Considere a seguinte situao hipottica. No curso de regular procedimento de recuperao judicial, determinada pessoa jurdica prestadora de servios de limpeza e conservao firmou contrato com alguns de seus fornecedores, em razo de que no houve a paralisao de suas atividades empresariais. Nessa situao, os crditos decorrentes das obrigaes contradas aps o deferimento do processamento da recuperao judicial sero considerados extraconcursais, caso seja decretada a falncia. 20) (ESAF/AGENTE TRIBUTRIO ESTADUAL/MS/2001) Declarada a falncia, a) so anulveis todos os atos anteriores praticados pelo devedor b) o administrador judicial tem ampla liberdade para manter em vigor todos os contratos de interesse da massa, ouvido o Ministrio Pblico c) os crditos sero classificados em igualdade absoluta, em obedincia ao princpio da pars conditio creditorum d) os crditos fazendrios so habilitados na massa, apenas abaixo dos crditos trabalhistas e) poder dar-se a continuao do negcio em carter excepcional, no interesse dos credores 21) (ESAF/AFRF/TRIBUTAO E JULGAMENTO/2000) A obstruo da entrega de coisa vendida, por fora da declarao de falncia do comprador, tem fundamento a) no instituto do stopagge in transitu do direito martimo b) em ao revocatria c) em mora no cumprimento de obrigao d) na tutela do crdito vital para o comrcio
www.pontodosconcursos.com.br

116

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

e) no embarque da coisa vendida que transfere a titularidade sobre a mercadoria 22) (ESAF/AFRF/TRIBUTAO E JULGAMENTO/2002/ADAPTADA) A legislao falimentar prev a revogao de atos praticados pelo falido antes da falncia por fora de a) fraude contra credores no perodo suspeito da falncia. b) ao revocatria. c) conluio para beneficiar um ou poucos credores durante o perodo de recuperao judicial. d) pagamento de obrigaes naturais antes da falncia. e) declarao de ilegalidade. 23) (ESAF/PROCURADOR DF/2007) Em julho de 2005, foi requerida a falncia da sociedade empresria K-Lote Ltda. que atua no ramo da construo civil. Tal falncia foi decretada em maio de 2006, encerrando a fase pr-falimentar. Nesse processo: a) o falido continuar na administrao dos seus negcios, sendo apenas fiscalizado pelo administrador judicial. b) quem adquirir os bens vendidos para satisfao dos credores, no sucede o falido em nenhuma obrigao. c) os crditos fiscais no se sujeitam habilitao, gozando de preferncia sobre todos os crditos, exceto os trabalhistas e os decorrentes de acidente de trabalho. d) o administrador judicial far jus a uma remunerao que ser classificada como crdito trabalhista. e) antes de iniciar a liquidao da massa falida, o falido ter a chance de requerer uma recuperao judicial suspensiva.

www.pontodosconcursos.com.br

117

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

24) (CESPE/JUIZ FEDERAL/TRF 5. REGIO/2007) Considere a seguinte situao hipottica. Certa empresa que atua no ramo de prestao de servios de manuteno predial, cumprindo os requisitos exigidos para o requerimento da recuperao judicial, props aos seus credores plano de recuperao extrajudicial. Nessa situao, o plano de recuperao extrajudicial proposto no se aplica a crditos trabalhistas, tributrios, de acidente de trabalho, nem a credor titular da posio de proprietrio fiducirio de bens mveis ou imveis; arrendador mercantil; proprietrio em contrato de venda com reserva de domnio; proprietrio ou promitente vendedor de imvel cujos respectivos contratos contenham clusula de irrevogabilidade ou irretratabilidade, incluindo-se aqueles relativos a incorporaes imobilirias. 25) (CESPE/TCNICO DE NVEL SUPERIOR/REA JURDICA/EMBRAPA/2005) Considere que determinada sociedade empresria tenha requerido a homologao de plano de recuperao extrajudicial, uma vez preenchidos os requisitos legais. Nesse caso, ser vedado aos credores no sujeitos ao plano de recuperao extrajudicial o pedido de decretao de falncia da referida sociedade empresria. 26) (CESPE/TCNICO DE NVEL SUPERIOR/REA JURDICA/EMBRAPA/2005) Considere a seguinte situao hipottica. Um empresrio devedor props aos seus credores plano de recuperao extrajudicial e a maioria aderiu. Aps a regular distribuio do plano de recuperao para homologao do juzo competente, alguns credores decidiram desistir da adeso. Nessa situao, a desistncia depender da anuncia expressa dos demais credores signatrios. Gabarito:
www.pontodosconcursos.com.br

118

CURSO ONLINE - DIREITO COMERCIAL AFRFB 2009 PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 05

1E 14E

2C

3D

4E

5B

6C

7E

8E

9D

10A 11C 12C 13C 26C

15A 16E

17C 18E

19C 20E

21A 22B 23B 24C 25E

www.pontodosconcursos.com.br

119

Potrebbero piacerti anche