Sei sulla pagina 1di 35

Manual de Segurana

Sumrio
Prefcio Apresentao 03

Captulo I Objetivo 06

Captulo II Programa Bsico de Segurana 07

Captulo III Conceituao Tcnica Bsica 29

Anexos

12, 13, 15, 18, 21, 23, 24 e 26

Prefcio
Logo no incio de 2003, convidamos alguns colegas do setor de fertilizantes, que, entre outras atividades, tambm eram responsveis pela rea de segurana em suas empresas, no somente para uma reunio de trabalho sobre o tema Segurana, como tambm para visitarem o complexo industrial - Porturio da Adubos Trevo em Rio Grande/RS. Posteriormente, devido forte impresso causada pela iniciativa governamental, em promover as reformas: previdenciria, tributria, e especialmente trabalhista, propusemos ao Dr. Mrio Alves Barbosa Neto, presidente da ANDA a formao do comit de segurana, e do qual obtivemos aprovao imediata e irrestrito apoio. Em ato contnuo, enviamos a todas as empresas associadas a notcia da formao do comit anda com segurana, solicitando a indicao de profissionais da rea de segurana, para integrar este importante grupo. A direo da anda sempre teve uma clara noo de que tal comit poderia propagar elevados ndices de segurana para todas as suas associadas. Fui designado pela entidade para acompanhar de perto esta iniciativa . Assim, com grande alegria que prefcio este manual, sabedor que contava com uma equipe entusiasmada e competente para sua implementao. A ANDA estava consciente de que esses programas seriam de longa maturao e s poderiam ser bem sucedidos medida que a sua continuidade estivesse assegurada pelo entendimento das associadas. O desenvolvimento brasileiro depende das nossas empresas para superar barreiras de toda ordem, para que possamos ter uma evoluo firme e sustentada. Outro fator de forte motivao o presente momento em que a nossa agricultura demonstra ser, de forma insofismvel, a mais competente do mundo. Tudo isso motivo para recobrar a confiana de que ste pas tem todas as condies de firmar-se no atual processo de globalizao como um Global Player, desenvolvido, equilibrado, com segurana e livre. Vale pena estudar ste Manual da ANDA. Que ningum se iluda como ocorreu comigo - em achar que j sabe tudo. H muito por aprender por qualquer um de ns. Aconselho, portanto, que leiam-no com muita ateno e, o mais importante, que seja colocado em prtica, pois desnecessario aqui relembrar, de que: No existe maior patrimnio sobre a face da Terra, do que a integridade do ser humano .

Torvaldo Antonio Marzolla Filho

Homenagem Pstuma
Prestamos nossa mais honrosa homenagem ao engenheiro Thales Anibal de Queiroz Jardim, cujo convvio nos deu a oportunidade de valorizar o que realmente importante - a vida - e que, com o seu exemplo, nos incentivou a iniciar nossas atividades em prol de melhores condies de segurana no trabalho.

Comit de Segurana
MEMBROS DO COMIT DE SEGURANA
TORVALDO ANTONIO MARZOLLA FILHO - Responsvel

! ! ! ! ! ! ! ! ! !

FREDERICO GOLDMANN - Coordenador LUIZ ANTONIO VEIGA MESQUITA RENATO TAVARES DE SOUZA NILSON RUEDA PAULA ALOISE ADO CONCETTA SERGIO LUIZ MARCOS PEDRINI GIL CSAR LEVY BENETTI MANUEL SANTOS DUBRA

Nossos agradecimentos especiais equipe do Comit de Segurana e aos profissionais da equipe de EHS da Cargill Fertilizantes Jos Roberto Cortiso Rey, Jos Yutaka Aguena e Waldemir de Camargo, cujo colaborao foi essencial para que pudessemos concluir a execuo deste manual.

Captulo 1
OBJETIVO
O objetivo do Programa de Segurana da ANDA auxiliar as empresas associadas implementar um programa de Segurana do Trabalho em suas Unidades Industriais, que possa :

! Garantir que os trabalhadores estejam habilitados a executar suas atividades de forma responsvel e segura - GARANTIR
TRABALHO SEGURO.

! Assegurar que Incidentes Operacionais sejam PREVENIDOS para evitar Acidentes. ! Assegurar que as Operaes Perigosas sejam Identificadas, Avaliadas e os Riscos Potenciais sejam CONTROLADOS. ! Preservar o Patrimnio da Empresa.

Captulo 2
PROGRAMA BSICO DE SEGURANA
O Programa de Segurana da ANDA para Industria de Fertilizantes constitudo das seguintes aes bsicas : 1. Constituio do COMIT DE SEGURANA. 2. Elaborao de METAS ANUAIS DE SEGURANA. 3. AVALIAO de todos os trabalhos com relao aos RISCOS envolvidos. 4. Implementao de SISTEMA DE PERMISSO DE TRABALHOS ESPECIAIS (Tarefas Crticas). 5. Elaborao de PROCEDIMENTOS SEGUROS DE TRABALHO para as atividades que envolvem maiores riscos. 6. Implementao de um PROGRAMA DE TREINAMENTO para os funcionrios, que assegure o conhecimento dos procedimentos para realizao de suas atividades de forma segura. 7. Implementao de um PROGRAMA DE INSPEO DE SEGURANA incluindo todas as reas da Unidade. 8. Implementao de um PROGRAMA DE HOUSEKEEPING. ( Arrumao, Organizao, Limpeza e Higiene ). 9. Implementar Sistema de Investigao de Acidentes e Quase Acidentes de trabalho. 10. Desenvolver um PLANO DE EMERGNCIA, visando atender situaes de emergncias internas e/ou externas. Todos os funcionrios devero conhecer e serem treinados neste plano de ao. 11. Participar do PROGRAMA DE BENCHMARKING DE SEGURANA da ANDA.

Para que o Programa de Segurana seja implementado com sucesso, imperativo o total compromisso e suporte de toda a Gerncia.

Nos itens subsequentes, sero descritos de forma simples cada um destes itens que compe o Programa de Segurana da ANDA.

Captulo 2.1
COMIT DE SEGURANA
Objetivo: O Comit de Segurana tem como objetivo discutir e analisar propostas de melhorias das condies de trabalho, bem como a melhoria da capacitao dos funcionrios. Formao do Comit: O Comit dever ser formado com a seguinte estrutura : Coordenador Geral: Dever ser o Superintendente ou Gerente Geral da Unidade. Ele ser o responsvel pela coordenao geral do Comit de Segurana de sua Unidade. Secretrio: Dever ser indicado pelo Superintendente ou Gerente Geral da Unidade. Responsvel pela agenda das reunies, pelo registro em ATA de todos assuntos abordados e discutidos no Comit. Tambm ser de sua responsabilidade a convocao dos participantes do Comit. Demais Membros do Comit: O Comit poder ser aberto para a participao de todos os funcionrios, mas no mnimo dever contar com a participao de todos os Gerentes, Supervisores e Lderes das diversas reas da Unidade. Calendrio de Reunies: Um Calendrio de reunies dever ser estabelecido j na primeira reunio do Comit de Segurana, que devero ser no mnimo mensais. Estas reunies tem como objetivo definir e estabelecer assuntos relevantes Segurana, planos de ao, alm de propor medidas preventivas e corretivas. Atas de Reunio: Instrumento formal para registrar assuntos discutidos em reunio. Para o incio de Trabalhos do Comit seria estabelecer um plano de Ao para o cadastramento das atividades existentes na Unidade e Levantamento dos Riscos existentes na execuo de cada atividade.

Captulo 2.2
METAS ANUAIS DE SEGURANA
Metas: So os objetivos fixados serem atingidos durante um perodo. As Unidades devero estabelecer Objetivos de Melhorias na rea de Segurana. As Metas devem ser mensurveis e um processo de divulgao dos resultados mensalmente obtidos importante para o engajamento de todos os funcionrios. Exemplos de Metas de Segurana:

! Zero Acidentes com Afastamento durante o ano de 2004 na Unidade. ! Investigar 100% dos Acidentes e Quase Acidentes em um prazo mximo de 24 horas do ocorrido e estabelecer plano de ! ! ! ! !
aes corretivas. Elaborar Procedimentos Seguros de Trabalho para todas as atividades exercidas na Unidade envolvendo riscos maiores at o prazo limite de 30 de Maro de 2004. Treinar 100% dos funcionrios envolvidos em Tarefas Crticas, at o prazo limite de 30 de Abril de 2004. Implementar programa de Inspeo de Segurana, incluindo todas as reas da Unidade, at 30 de maro de 2004, elaborando relatrio mensais gerncia, com plano de ao para correo de no conformidades identificadas. Elaborar e implementar Plano de Emergncia na Unidade, visando atender situaes de Emergncia internas e externas. Que afetem os funcionrios ou Unidade at XX/YY/04.

A complexidade das Metas dever ser compatvel com o grau de desenvolvimento de programas de Segurana na Unidade. Atentar que as metas devem ser exequveis e ao mesmo tempo desafiadoras.

Captulo 2.3
AVALIAO DE RISCOS
Objetivo: A identificao e avaliao dos riscos de acidentes envolvidos em uma atividade tem como principal objetivo permitir identificar formas de se eliminar, confinar, neutralizar ou atenuar os riscos de acontecer um acidente durante a execuo de uma atividade. Para se identificar os riscos inerentes execuo de uma tarefa importante se conhecer detalhadamente o local onde exercida a tarefa, a forma como ela executada . Por esta razo que a identificao dos riscos existentes eficaz quando neste processo h a participao das pessoas envolvidas na atividade. Uma Tcnica simples de se identificar Riscos potenciais responder s seguintes perguntas:
! ! ! ! !

O qu? (o que oferece risco?) Para quem? (para quem oferece risco?) Quando? (quando oferece risco?) Porqu? (porqu oferece risco?) O que fazer? (o que fazer para neutralizar o risco?)

Uma forma simples para se tentar melhorar a identificao dos riscos utilizar a tcnica do What / If - E SE isto ocorrer? O QUE acontece? Quanto melhor for a identificao e Avaliao dos Riscos, melhores sero as chances das medidas de controle dos riscos serem mais eficazes. As estatsticas mostram que o maior nmero de acidentes ocorrem em tarefas simples, que pequenas medidas de controle, se adotadas, seriam suficientes para se evitar um acidente.

10

Captulo 2.4
SISTEMA DE PERMISSO DE TRABALHOS
Objetivo: Reduzir a possibilidade de ocorrncia de Acidentes do Trabalho na execuo de tarefas cujo Potencial de Risco seja elevado. Definies: So considerados Trabalhos Potencialmente Perigosos - Tarefas Crticas - os seguintes trabalhos:

! ! ! ! !

Trabalhos em Espaos Confinados Trabalhos em Altura ou em Desnvel Trabalhos Quente - Corte e Solda Trabalhos Eltricos Abertura de Linhas

Sistema de Permisso para Trabalhos Perigosos - PTP, consiste num sistema de permisso formal requerida para execuo de uma tarefa potencialmente perigosa para pessoas ou para as instalaes. Esta Autorizao formal dever conter:
! ! ! ! ! ! !

! ! !

Data: Horrio de Incio: Horrio de Trmino Previsto: ( perodo da liberao ). Local onde ser Executado o Trabalho: Descrio do Trabalho ser executado: Descrio dos Riscos Potenciais envolvidos na execuo do Trabalho: Medidas de Controle dos Riscos adotadas para a realizao dos Trabalhos: (listar EPIs necessrios, EPCs necessrios, verificaes necessrias, bloqueios eltricos necessrios, bloqueios mecnicos necessrios, medies de gases se necessrios, etc. ... ). Nome dos Funcionrios que faro o Servio: (devero assinar na Permisso). Nome do Supervisor responsvel: (Ser responsvel por ser cumprido todas as medidas de controle dos riscos). Assinatura do Gerente autorizando a execuo do Servio.

A responsabilidade pela aprovao da Permisso do Superintendente/Gerente da Unidade. Cada Unidade poder definir e divulgar quem est pto autorizar cada tipo de Trabalho Potencialmente Perigoso. Para cada Trabalho Potencialmente Perigoso - que aqui estaremos chamando de Tarefa Crtica dever ser emitida uma Permisso especfica. importante para a eficcia deste sistema que todo funcionrio s seja autorizado executar uma tarefa crtica se tiver sido comprovadamente treinado para execuo desta tarefa.

11

Captulo 2.4
O anexo 1 demonstra um modelo tpico de PTP

PERMISSO PARA TRABALHO PERIGOSOS


Unidade: Equipamento / rea: Responsvel pelo Servio: DESCRIO DO SERVIO: Setor: Data: _____/______/______ H. Incio: H. Trmino:

RISCOS POTENCIAIS:

MEDIDAS DE CONTROLE: Anteriores:

Posteriores:

Observaes:

AUTORIZADOS: Nomes: Assinaturas: Revalidao Dia / Hora:

APROVAES Supervisor da rea / tarefa: Superint. / Gerente da Unidade: Autorizao via telefone por: TRMINO DO SERVIO:

NOME

DATA

HORA

VISTO

Materiais / Equipamentos / Ferramentas / Pessoas removidas e local liberado para operao normal.

Supervisor da rea / Tarefa

Visto

Data / Hora

12

Captulo 2.4

ANTES DE AUTORIZAR CERTIFIQUE-SE, QUE NO MNIMO OS SEGUINTES PRINCIPAIS ITENS FORAM INSPECIONADOS
TRABALHOS A QUENTE
- O local est livre de combustveis (slidos, lquidos e gasosos). - Existem coleta de fagulhas. - Pode haver formao, mesmo que remota. - As tubulaes foram desconectadas, ou com flanges cegos. - Os acessos e sadas so seguros. - necessrio medir a concentrao de gases. - Os equipamentos foram desligados, esto sem fusveis, est etiquetado. - Ser necessria a renovao de ar.

ESPAOS CONFINADOS
- Foi medida a concentrao de oxignio no ar. - Como ser o acesso / sadas de pessoas. - H riscos de desmoronamento. - A iluminao prova de exploso. - O sistema de carga e descarga est bloqueado. - necessria a insuflao de ar. - Tem que usar cinto de segurana, mscara autnomas etc.

DESCARGA DE PRODUTOS QUMICOS


- H espao suficiente no tanque ou depsito. - A descarga ser durante o expediente normal. - Flanges, conexes, vlvulas, manmetro, mangotes esto em boas condies. - Os operadores / motoristas esto protegidos com EPIs. - Tem chuveiros e lava-olhos prximos ao local. - Existem baldes para coleta do produto. - O respiro do tanque foi aberto. - H necessidade de aterrar o caminho. - Os diques de conteno esto fechados.

TRABALHOS EM ALTURA
- Ser necessrio dispositivos anti-queda. - Qual o tipo de cinto de segurana que ser usado (pra-quedista ou eletricista). - Qual a condio / estado do cinto de segurana. - O cinto a ser usado com duas pontas (espias). - Sero usados andaimes para a tarefa. - Ser necessrio o uso de travas quedas. - Se o servio for telhados, os mesmos esto com tbuas ou pranchas.

13

Captulo 2.5
PROCEDIMENTOS SEGURO DE TRABALHOS
Objetivo: O principal objetivo de se elaborar um Procedimento Seguro de Trabalho eliminar, confinar ou neutralizar os riscos existentes em tarefas potencialmente perigosas. Definio: Procedimento Seguro de Trabalho a descrio detalhada passo a passo de uma tarefa ou ao com objetivo de se estabelecer aes para controlar os riscos e conseqentemente prevenir incidentes, evitando-se assim, acidentes. Elaborao do Procedimento: Devem participar da elaborao de um Procedimento Seguro de Trabalho todos os funcionrios envolvidos na realizao da tarefa, com o acompanhamento da Superviso imediata. So os executantes, os conhecedores de cada passo existente na tarefa e dos riscos envolvidos. Mediante a identificao destes riscos que se tornar possvel identificar quais medidas sero necessrias para controlar (eliminar, confinar ou neutralizar) os riscos existentes em cada ao. Como Elaborar o Procedimento: Um Procedimento Seguro de Trabalho nada mais que a descrio detalhada de cada passo a ser dado na execuo de uma tarefa, identificando quais os riscos potenciais em cada passo da tarefa e estabelecendo para cada risco identificado uma medida de controle para neutralizar cada um dos riscos. Desta forma deve-se:

! Listar cada passo da atividade. ! Para cada um dos passos deve se listar quais os potenciais riscos envolvidos. ! Para cada um dos Riscos envolvidos em cada passo da atividade, deve-se definir qual a Medida de Controle ser adotada.
Uma explicao mais detalhada sobre riscos e medidas de controle esto no captulo 3.

14

Captulo 2.5
O anexo 2 mostra um exemplo de modelo de Procedimento Seguro de Trabalho.

PROCEDIMENTO SEGURO DE TRABALHO


Assunto: Executor da Tarefa: Supervisor: Anlise de Riscos: EPIs Necessrios: A. FONTES DE ENERGIA Eltrica Trmica Outras (descrever) Passos Riscos Potenciais Mecnica Pneumtica Qumica Hidrulica

Nmero: Reviso: Pgina:

Data Elaborao:

Controles

1.

2.

3.

4.

Data da Reviso

Elaborado por:

Aprovado por:

Supervisor de Produo

Gerente Industrial

15

Captulo 2.6
PROGRAMA DE TREINAMENTO DE SEGURANA
Objetivo: Assegurar o conhecimento todos os funcionrios da Unidade dos procedimentos para realizao de suas atividades de forma segura. Planejamento do Programa: Treinamento um investimento e como todo investimento se espera obter um retorno do que for investido. No caso de Segurana, fundamentalmente o retorno esperado a reduo de acidentes e incidentes e como consequncia, preservao da integridade fsica de todos os funcionrios, redues de despesas em reparaes de danos, reposio de mo-deobra, horas extras e aes trabalhistas. Para que haja eficcia na aplicao de um programa de treinamento o primeiro passo planejar. O planejamento dever ser conduzido da seguinte forma:

! Identificar por rea e tipo de atividade exercida quais os treinamentos de segurana so necessrios para assegurar uma
operao segura.

! Uma vez identificado qual tipo de treinamento necessrio por rea e funo, identificar quais os funcionrios ! !
(individualmente) devero ser treinados e em que tipo de treinamento. Passo seguinte definir a forma em que ser dado o treinamento e, se possvel, j se define quem ser o instrutor. Uma vez definidos estes itens, defini-se um calendrio (data, horrio) e o local em que se realizar o treinamento.

Programa de Treinamento : No obstante definio do tipo de treinamento estar vinculado s necessidades caractersticas de cada rea de atuao, deve fazer parte do programa bsico de treinamento de Segurana :

! Programa de Integrao - apresentao da Unidade aos funcionrios e terceiros, mostrando a Unidade, suas Normas
Internas de Segurana, as reas de acesso restrito, e os procedimentos bsicos em situaes de Emergncia. Usualmente deve ser aplicado antes do funcionrio ou terceiros serem liberados para executar atividades na Unidade. Plano de Emergncia da Unidade - deve ser aplicado para todos os funcionrios e terceiros que trabalham na Unidade. Consiste na apresentao do Plano de Emergncia da Unidade, detalhadamente, mostrando o que fazer, a quem comunicar, para onde se dirigir, etc.... Apresentar mapas com pontos de encontro e rotas de fuga para casos de retirada dos funcionrios.

16

Captulo 2.6
!
Tarefas Crticas - Treinamento especfico para os funcionrios e Supervisores que executam e/ou supervisionam tarefas com elevado potencial de Risco. Recomenda-se que haja um treinamento especfico para cada tipo diferente de tarefa Crtica. Procedimento Seguro de Trabalho - Dever ser aplicado para todos os Funcionrios e terceiros que estejam envolvidos no trabalho descrito no procedimento. Uso e Conservao de EPIs (Equipamentos de Proteo Individual) Treinar todos os funcionrios sobre as importncias do uso e conservao e os tipos de EPIs necessrios para cada tipo de tarefa ou local/atividade, limites de proteo, higienizao e aes disciplinares cabveis (Conforme disposto na NR-6, Portaria 3.214). Programa de Housekeeping - para todos os funcionrios. Noes bsicas de Arrumao, Organizao, Limpeza e Higiene. Programa de Inspeo de Segurana - para nvel gerencial, superviso e lderes. Apresentar programa de Inspeo de Segurana, bsico de classificao de risco e inspees. Follow-up de aes corretivas.

! !

! !

Sugestes Adicionais:

! Proteo Auditiva ! Proteo Respiratria


Recomendamos que em todo treinamento, ao final de sua aplicao, seja efetuado um teste de avaliao da compreenso do contedo, bem como, ser formalizado atravs de lista de presena e registrando o contedo aplicado.

17

CALENDRIO ANUAL DE ATIVIDADES DE SEGURANA, SADE E MEIO AMBIENTE


Julho Setembro Outubro Novembro Dezembro Fevereiro Abril Maio Agosto Janeiro Maro Responsveis

INSPEES

Junho

Chuveiro / Lava Olho

Empilhadeiras

EPIs/Fichas/Ferram. Manuais

Equip. Manuteno

Cinto de Segurana

Extintores Quinta-feira Quinta-feira Quinta-feira Quinta-feira Quinta-feira Quinta-feira Quinta-feira Quinta-feira Quinta-feira Quinta-feira Utilidades

Iluminao de Emergncia

Incndio / Casa de BB

Quinta-feira

Quinta-feira

Meio Ambiente

P Carregadeira REUNIES

Veculos 3 / Empresa

CIPA TREINAMENTOS - Segurana, Sade e Meio Ambiente

Comit de Meio Ambiente

SIMULAES DE EMERGNCIA

O anexo 3 Mostra o modelo de Programa de Treinamento.

Treinamentos Mensais

18
REVISES PROGRAMAS OBSERVAES DE P.S.T. - Procedimento Seguro de Trabalho Nomes Nomes Nomes Nomes Nomes Nomes Nomes Nomes Nomes Nomes Nomes Nomes

Todas as QUARTAS - FEIRAS e QUINTAS - FEIRAS

Treinamentos Mandatrios

PAE

PPRA

PCMSO

Proteo Auditiva

Proteo Respiratria

Ergonmia Aplicada

PST

Nomes

Captulo 2.6

LEGENDA - P.S.T.

Captulo 2.7
PROGRAMA DE INSPEO DE SEGURANA
Objetivo: Identificar riscos / no conformidades existentes nas instalaes da Unidade e adotar medidas corretivas no sentido de neutralizar os riscos e evitar acidentes. Descrio: um Procedimento formal de Inspees em todas as reas da Unidade para verificao de eventuais riscos existentes nas instalaes, classific-los quanto a seu grau de severidade, definir aes corretivas necessrias, definir responsveis pelas aes corretivas e prazos para sua execuo. Programa: Estabelecer um cronograma anual, contemplando todas as reas da Unidade, definindo o responsvel pela realizao da Inspeo de cada um dos locais. Todas as reas da Unidade devero ser inspecionadas pelo menos uma vez por ms. Como Fazer: Uma vez definidas as reas e os inspetores de cada rea, com auxlio de uma planilha, o Inspetor dever se dirigir ao local e registrar todas no conformidades ou riscos em potencial identificados no local. Dever ser classificado o risco conforme sua severidade. Um exemplo de metodologia de risco usual em empresas de Fertilizantes, classifica os riscos como:

! Risco A - uma condio identificada que expe a leso grave, perda de vida, perda extensa de
estrutura/equipamento/material. As correes/aes recomendadas devem ser tomadas imediatamente. Ou se interdita imediatamente o local. Risco B - uma condio ou prtica com potencial de leses srias, danos destrutivos a propriedade, mas no to severo como os classificados como Risco A. As correes/aes recomendadas devem ser corrigidas no perodo de 7 a 60 dias. Risco C - uma condio ou prtica com algum potencial de risco, ou identificada possibilidade de melhoria.

! !

Para estes, os prazos devem ser definidos pela Gerncia. Uma vez classificado e descrito o risco encontrado, o Inspetor dever sugerir medidas corretivas e encaminhar ao Gerente da rea. O Gerente da rea ser responsvel por avaliar a sugesto, programar a execuo ( estabelecer data limite em conformidade com a classificao de risco ) e vistar.

19

Captulo 2.7
Mensalmente devero ser avaliadas e registradas se as aes corretivas foram tomadas e quando o foram. Usualmente esta avaliao apresentada nas reunies mensais do Comit de Segurana. O Superintendente / Gerente Geral da Unidade deve receber todos os Relatrios de Inspeo de Segurana, coment-los e vist-los.

20

INSPEO DE SEGURANA
Nmero: Reviso: Pgina: Assunto:

RELATRIO DE INSPEO DE SEGURANA

Data: _____/_____/_____ Inspetor: GERENTE DO DEPARTAMENTO


Data Prevista p/ Execuo Visto Visto Data Execuo

Unidade:
Sugestes Corretivas

Setor:

Item n e Classificao de risco

Riscos / Deficincias

No anexo 4 apresentado um modelo de Relatrio de Inspeo de Segurana.

21
Data: _____/_____/_____

Risco A

Risco B

Risco C

Ao Intermediria

Uma condio ou prtica de leso incapacitante permanente, perda de vida ou partes do corpo, perda de extrutura / equipamento / material. Para risco A devem ser corrigidos imediatamente. Uma condio ou prtica com potencial de leses srias / doenas ou danos destrutivos a propriedade, mas menos severos que o Risco A. Para risco B devem ser corrigidos em uma semana. Uma condio ou prtica (no destrutiva) com algum potencial de perdas (leses leves e pequenos danos propriedade). Para risco C devem ser corrigidos em prazo a ser fixado pelo Gerente / Supervisor. Medidas temporrias imediatas que so tomadas para reduzir a probabilidade de nova ocorrncia danosa, enquanto se tomam medidas definitivas e permanentes, como eliminao do risco e/ou controle. (*) Indica item detectado anteriormente (O) em volta do n indicao intermediria (X) em cima do n indica item corrigido

Comentrios Gerente:

Captulo 2.7

Visto Gerente Geral:

Captulo 2.8
PROGRAMA DE HOUSEKEEPING
Objetivo: Manter padres de arrumao, organizao, limpeza e higiene nas diferentes reas da Unidade, contribuindo para melhores condies de trabalho e reduo de riscos de incidentes/acidentes. Descrio: E um programa onde se determina padres de Arrumao, Ordem, Limpeza e Higiene para a Unidade, departamentos, e setores e se avalia as condies que se encontram cada uma dessas reas. Programa: Estabelecer um cronograma anual, contemplando todas as reas da Unidade, definindo o responsvel pela realizao da inspeo de housekeeping de cada um dos locais. Todas as reas da Unidade devero ser inspecionadas pelo menos uma vez por ms. Como Fazer: Uma vez definidas as reas e os inspetores de cada rea, com o auxlio de uma planilha, o Inspetor dever se dirigir ao local e efetuar a avaliao das condies de Arrumao, Organizao, Limpeza e Higiene do local, dando uma nota ( comparativamente ao Padro estabelecido ) e registrando suas observaes sobre no conformidades e ou melhorias necessrias no local. As notas obtidas em cada uma das reas devem ser consolidadas em uma planilha e obtida uma mdia aritmtica para avaliar a situao geral da Unidade. Estes resultados consolidados devero ser divulgados nos quadros de aviso, escritrio e nas salas de controle (sala do painel) da Unidade, para que todos os funcionrios possam ser conhecedores dos resultados e se engajarem para obteno de melhores resultados nas inspees seguintes. Uma prtica comum em empresas que implantam um Programa de Housekeeping, efetuar registros fotogrficos das reas antes do inicio do programa, divulg-las em quadros de aviso, e a medida que vo conseguindo melhorar as condies de cada rea, apresentar fotos da situao antes e depois da implementao. O Anexo 5 um exemplo simples de planilha de Inspeo de Housekeeping. O Anexo 6 um exemplo simples de relatrio mensal de resultados obtidos. Unidades de Fertilizantes podem ser arrumadas, organizadas, limpas e com higiene. Existem diversos exemplos aqui no Brasil . Muito mais do que uma questo de investimento, uma questo de educao e aculturamento de nossos colaboradores. possvel faz-lo.

22

Captulo 2.8
No anexo 6 apresentado um modelo de Relatrio Mensal de Housekeeping.

RELATRIO DE HOUSEKEEPING
INSPEO: MS - ANO

SETORES Armazm 1 Armazm 2 Unidade de Mistura 1 Unidade de Mistura 2 Descarga Expedio Oficina Mecnica Oficina Eltrica Vestirios Prdio Administrativo Ruas e Avenidas Ptio de Estacionamento rea A rea B Mdia Geral da Fbrica

Housekeeping Mdia 7.10 7.60 7.30 8.00 7.37 6.00 7.50 7.60 7.00 8.00 6.60 7.40 5.75 8.00

INSPETORES

7.23
HOUSEKEEPING - MS - ANO

10.00 9.00 8.00 7.00 6.00 MDIAS 5.00 4.00 3.00 2.00 1.00 0.00 1
HOUSEKEEPING - MS - ANO
10.00 9.00 8.00 7.00 6.00 MDIAS 5.00 4.00 3.00 2.00 1.00 0.00

23

Captulo 2.8
No anexo 5 apresentado um modelo de formulrio de Inspeo de Housekeeping.

RELATRIO DE INSPEO
Assunto:

Nmero: Reviso: Pgina:

HOUSEKEEPING
Avaliao: 0-2 Pssimo Ruim 3-4 Regular 5-6 Bom 7-8 timo 9 Excelente 10 Avaliao

LOCAL:
Inspetor: Data: _____/_____/_____

Setor

Comentrios

MDIA

Visto Gerncia:

Data: ____/____/____

24

Captulo 2.9
INVESTIGAO DE ACIDENTES
Objetivo: Efetuar a correta identificao das causas imediatas e bsicas do acidente, adotar aes corretivas para estas causas de modo que possa contribuir para eliminar ou minimizar a ocorrncia de incidentes e acidentes. Descrio: Estabelecer um Procedimento para Investigar os Acidentes / Incidentes ocorridos, identificando causas e permitindo adoo de medidas ou aes corretivas que eliminem ou no mnimo reduzam a possibilidade de repetio da ocorrncia deste acidente. Responsabilidade pela execuo da Investigao: A responsabilidade da execuo da Comunicao, Investigao e adoo de medidas corretivas deve ser do Supervisor da rea em que ocorreu o acidente / incidente. Metodologia de Investigao: A Investigao deve iniciar-se se possvel imediatamente aps ocorrido (ou aps o atendimento ao acidentado) devendo ser levantados fatos, conversando com envolvidos e testemunhas. Registrar as informaes obtidas e se possvel efetuar registros fotogrficos, onde auxiliaro na elaborao de um relatrio com clareza e qualidade. Na Investigao deve se procurar analisar / avaliar as causas que levaram a ocorrncia do acidente. Em um processo de anlise de causas, possvel definir os Fatores Contribuintes para o acidente. Fatores Contribuintes podem ser definidos como o conjunto de fatos, aes e situaes que geram riscos no trabalho. A identificao destes fatores ser fundamental para correta identificao das Causas Imediatas e Causas Bsicas para que tenham ocorrido o acidente. No Captulo 4 apresentada uma conceituao mais detalhada destes fatores. Uma vez determinadas as causas bsicas do acidente, pelo menos uma ao corretiva dever ser implementada para cada causa bsica identificadas na Investigao. O objetivo de Investigar um Acidente / Incidente eliminar ou reduzir a possibilidade de sua repetio. Se aes corretivas no forem implementadas, perde-se a razo pela qual se efetuou a Investigao. Por esta razo deve-se nomear um responsvel para a implementao da ao corretiva e estabelecer data limite para a concluso da implementao. O Superintendente da Unidade dever registrar seus comentrios e recomendaes sobre o Acidente.
25

Captulo 2.9
No anexo 7 apresentado um modelo de formulrio de Invetigao de Acidentes.

INFORME DE INVESTIGAO DE INCIDENTES E ACIDENTES


NMERO UNIDADE: ( ) Funcionrio da Empresa ( ) Danos Pessoais Diviso/Depto.: PESSOAL
Funo do colaborador envolvido no incidente

CIA: ( ) Prestador de Servios ( ) Danos Materiais Unidade/Local:

( ) Outros ( ) Quase Acidente

Local onde ocorreu o acidente Hora do Incidente Data do Incidente Sexo: ( )F ( )M Idade: N/A Estado Civil ( )C ( )S ( )O

Nome / Lesionado / Motorista: Categoria do Acidente: 1. ( ) Com Afastamento Admitido em:

2. (

) Sem Afastamento

3. (

) Outros Horas Trabalhadas na Cia. ( ) Sim ( ) No

Tempo na Funo:

Jornada de Trabalho ( ) Normal ( ) Extra

MATERIAL Danos Materiais (R$) discriminar: Especificar que tipo de perda: QUASE ACIDENTE Estimar os danos potenciais (Pessoais e/ou Materiais) em (R$), discriminado: DESCRIO DO EVENTO Diagnstico Mdico: CAUSAS IMEDIATAS Que fatores ambientais e/ou pessoais culminaram com a ocorrncia?

CAUSAS BSICAS (Possveis Causas):

Testemunha (s): Este Incidente envolveu Tarefa Crtica? ( ( ) Sim ) No Ser necessrio rever o procedimento operacional seguro? ( ( ) Sim ) No Potencialidade do dano: ( ) Gravssimo ( ) Grave ( ) Leve Probabilidade de Repetio: ( ) Frequente ( ) Ocasional ( ) Raro

AES CORRETIVAS E/OU PROVISRIAS Ao Corretiva: Ao Provisria (Remdio): Data Concluso: Investigado por: Revisado por: Responsvel p/ Ao: Em: Em:

As aes corretivas e/ou provisrias so o que existe de eficaz para previnir novos incidentes? Comentrios do revisor:
DATA DA CONCLUSO DAS AES CORRETIVAS: RESPONSVEL:

26

Captulo 2.10
PLANO DE EMERGNCIA
Objetivo: Ter um conjunto de aes previstas e treinadas na Unidade com objetivo de minimizar ou neutralizar os danos ou perdas por quaisquer Emergncia ocorrida. Descrio: E um plano de ao, amplamente divulgado e de conhecimentos de todos, determinando aes especificas para cada tipo de emergncia possvel de ocorrer na Unidade ou na regio, bem como o procedimento de comunicaes necessrias do ocorrido. O plano dever contemplar pelo menos os seguintes cenrios de Emergncias.

! Incndios / Exploses. ! Leses pessoais a Funcionrios, Prestadores de Servios, Visitantes e Pblico em geral. ! Vazamentos e Derramamentos de produtos qumicos no s os gerados na Unidade como os gerados por vizinhos que ! ! !
possam afetar a Unidade. Descontroles Operacionais. Ocorrncias naturais como Alagamentos, Inundaes, Vendavais. Ameaas de Bombas - o que fazer se receber uma ameaa.

Um Coordenador de Emergncia e um substituto devero estar estabelecidos formalmente no plano, com a funo de coordenar todas atividades cobertas pelo plano de emergncia Deve fazer parte do plano sistemas de comunicao, alarmes, rotas de fuga bem como a planta da Unidade. Rotas de fuga devero estar sinalizadas nas diversas reas da Unidade. Dever contemplar lista atualizada dos itens de primeiros socorros existentes na Unidade e os lugares onde se encontram (macas, cobertores, respiradores, etc.) . Deve ser parte integrante do plano, um fluxo de comunicao para situaes de emergncia. Uma lista atualizada com nomes e telefones das pessoas chaves da empresa dever estar no plano, bem como, nomes e telefones de agncias e organismos governamentais relacionados com o tipo de emergncia (ex. Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, rgo Ambiental, etc. ) Uma Brigada de Emergncia deve ser instituda e treinada para atuao nas situaes de emergncia. Recomenda-se a realizao de simulados para treinamento da Brigada e dos demais funcionrios.

27

Captulo 2.11
PROGRAMA DE BENCHMARKING
Objetivo: Obter informaes sobre as melhores prticas exercidas no setor de Fertilizantes, possibilitando comparar resultados e indicadores de desempenho na rea de Segurana do Trabalho de sua empresa. Descrio: E um programa onde os dados estatsticos de desempenho de segurana das empresas participantes so enviados a ANDA, garantindo a confidencialidade destas informaes, e obtm-se um relatrio consolidado do desempenho em Segurana das empresas de Fertilizantes (sem ser nominadas) permitindo a cada empresa individualmente comparar-se com os resultados do Setor.

28

Captulo 3
CONCEITUAO TCNICA BSICA
Neste captulo ser apresentado alguns conceitos e definies tcnicas bsicas que podero auxiliar para uma melhor compreenso dos programas propostos. Eles sero ordenados nos seguintes captulos: 3.1 - Conceito bsico de risco. 3.2 - Noes de identificao de riscos. 3.3 - Agentes Potencialmente Agressivos. 3.4 - Trabalhos Potencialmente Perigosos. 3.5 - Medidas de Controle.

! ! ! ! !

PST ( Procedimentos Seguro do Trabalho) PTP (Permisso para Trabalhos Perigosos) Inspeo de Segurana Observao de Tarefa Sistemas de Proteo

3.6 - Metodologia de Investigao de Acidentes.

29

Captulo 3.1
CONCEITO BSICO DE RISCO:
Causa Fato Efeitos

Perigo

Risco

Acidente

Danos

Conceito de Perigo: Uma ou mais condies fsicas, qumicas, com potencial de causar danos s pessoas, propriedade, ao ambiente ou combinao destes.

Conceito de Risco: Parmetro que caracteriza uma relativa exposio a um perigo. a exposio que favorece a materializao do perigo como causa de um fato indesejvel (acidente) e dos danos resultantes.

30

Captulo 3.2
NOES DE IDENTIFICAES DE RISCOS
Uma das metodologias utilizadas para a identificao de riscos, a exemplificada abaixo: Atividade de um Profissional em Solda. O que? (O que oferece risco?) - Queimadura no corpo, queimaduras nos olhos, irritao dos olhos, inalao de fumos (fumaa e vapores metlicos). Para Quem? (Para quem oferece risco?) - Para o soldador e pessoas prximas. Quando? (Quando oferece risco?) - Quando trabalhar sem proteo facial para soldador, sem avental e bluso de raspa, sem luvas de raspa cano longo, sem perneiras de raspa e sem proteo de biombo ou manta para evitar lanamento de fagulhas em terceiros ou causar princpio de incndio. Porque? (Porque oferce risco?) - Devido as radiaes da solda atingir os olhos e pele e provocando queimaduras. O que Fazer? (O que fazer para neutralizar os risco?) - Usar a proteo facial para soldador, avental e bluso de raspa, luvas de cano longo e perneiras de raspa e instalar biombo para proteo das pessoas prximas.

31

Captulo 3.3
AGENTES POTENCIALMENTE AGRESSIVOS
So aqueles que geram riscos com grande possibilidade de causar danos (referente ao ser humano) e perdas (referente ao patrimnio). Os principais so: ! ! ! ! Qumicos Fsico Biolgico Ergonmico

Exemplos de Riscos: Qumico: Gases, Fumos, Vapores, Poeiras, cidos, Solventes. Fsico: Calor, Frio, Rudo, Radiaes, Eletricidade, Vibraes. Biolgico: Fungos, Bactrias, Fontes Poluentes. Ergonmico: Postura, Esforo Repetitivo, Penosidade.

32

Captulo 3.4
TRABALHOS POTENCIALMENTE PERIGOSOS
Trabalhos potencialmente perigosos so aqueles que oferecem altos riscos de causar acidentes, podendo causar danos s pessoas ou perdas s instalaes, mesmo obedecendo um Procedimento Seguro do Trabalho (PST). Os denominados trabalhos potencialmente perigosos requerem um sistema de Permisso Especial para execuo destas atividades. Espaos Confinados - So locais de difcil acesso (entrada e sada) onde tambm podem apresentar riscos de insuficincia de ar respirvel ou at mesmo ausncia do mesmo, presena de produtos qumicos e inflamveis. Trabalhos em Desnveis - Trabalho em Desnveis aquela executada a partir de uma distncia vertical de trabalho 1,80 metros do solo ou de uma superfcie operacional, onde essa distncia medida at o p do executante. Bloqueio de Equipamentos - aquele que tem como objetivo eliminar os riscos de acionamento acidental de todas as fontes de energia existente em determinados equipamentos e instalaes, durante realizaes de testes ou manutenes. Etiquetagem - aquele que tem como objetivo identificar o equipamento bloqueado, bem como, identificar as pessoas envolvidas e hora de incio e trmino do trabalho envolvendo o bloqueio, assim como a descrio do trabalho a ser executado. Trabalhos a Quente - aquele realizado com a utilizao de ferramentas, equipamentos ou mtodos que podem gerar fascas, chamas, calor ou qualquer fonte de ignio. Descarga e Armazenagem de Produtos Qumicos - aquela que envolve o manuseio de Produtos Qumicos slidos e lquidos a granel proporcionando riscos s pessoas, s instalaes e ao meio ambiente.

33

Captulo 3.5
MEDIDAS DE CONTROLE
Definio: So sistemas e meios usualmente utilizados com o objetivo eliminar ou atenuar a potencialidade agressiva dos riscos ou fatores contribuintes, existentes num processo ou tarefa. Entre as medidas de controle existentes para um programa bsico de segurana, as principais so: Procedimento Seguro de Trabalho - PST - a descrio detalhada passo a passo com identificao dos riscos existentes em cada fase/etapa do trabalho e a descrio das medidas de controle necessrias para evitar ou no mnimo neutralizar os riscos existentes. Permisso para Trabalhos Perigosos - PTP - uma permisso por escrito requerida para execuo de um trabalho crtico, a qual, mesmo regulamentada por um Procedimento Seguro de Trabalho, ainda apresenta riscos potenciais significativos. Inspeo de Segurana - um procedimento tcnico voltado ao ambiente (local) onde o trabalho executado que permite verificar a existncia de riscos potenciais. Observao de Tarefa - a tcnica voltada ao executante, onde possibilita a superviso verificar se a tarefa est sendo executada de acordo com o Procedimento Seguro de Trabalho. Sistema de Proteo - o conjunto de dispositivos ou recursos tcnicos onde so aplicados ao ambiente ou indivduos envolvidos na execuo do trabalho com o objetivo de controlar os riscos.

34

Captulo 3.6
METODOLOGIA DE INVESTIGAO DE ACIDENTES
A investigao deve iniciar-se no prprio dia do ocorrido, devendo levantar fatos, conversar com os envolvidos e testemunhas, buscar registros, fotografar, devendo utilizar recursos que possam permitir a elaborao de um relatrio com clareza e qualidade. Na investigao deve se procurar analisar/avaliar as causas que levaram a ocorrncia do acidente. A - Fatores Contribuintes o conjunto de fatos, atitudes, aes e situaes que geram riscos no trabalho, dividindo-se em 03 fatores: A.1 - Fator Pessoal de Insegurana: Refere-se ao ser humano; A.2 - Fator Material de Insegurana: Refere-se a falta ou aes prevencionistas ineficientes (preditiva / preventiva) e medidas de controle; A.3 - Fator Circunstancial de Segurana: Refere-se ao fato que desencadeia o incidentes / acidentes. B - Anlise de Causas Causas Contribuntes: B.1 - Causas Bsicas: Fator pessoal de insegurana mais fator material de insegurana; B.2 - Causas Imediatas: Fator circunstancial de insegurana.

Anlise de Causa Exemplo: Um funcionrio efetuava limpeza em correia transportador de sacos, quando veio a prensar o dedo indicador da mo direita entre a correia e cabo da espatula que era utilizada na limpeza. Causa Imediata: Motivao inadequada (efetuar a limpeza no equipamento em operao). Causa Bsica: Falta de Procedimento Seguro de Trabalho prevendo a necessidade de paralizar a transportadora e efetuar o bloqueio eltrico para ser permitido fazer a limpeza. Falha de superviso (por no haver identificados os riscos existentes e no desenvolver nenhuma medida para controle dos riscos, como por exemplo, um procedimento Seguro de Trabalho).

35

Potrebbero piacerti anche