Sei sulla pagina 1di 2

Origem do Natal e o significado da comemorao

O Natal uma data em que comemoramos o nascimento de Jesus Cristo. Na antiguidade, o Natal era comemorado em vrias datas diferentes, pois no se sabia com exatido a data do nascimento de Jesus. Foi somente no sculo IV que o 25 de dezembro foi estabelecido como data oficial de comemorao. Na Roma Antiga, o 25 de dezembro era a data em que os romanos comemoravam o incio do inverno. Portanto, acredita-se que haja uma relao deste fato com a oficializao da comemorao do Natal. As antigas comemoraes de Natal costumavam durar at 12 dias, pois este foi o tempo que levou para os trs reis Magos chegarem at a cidade de Belm e entregarem os presentes (ouro, mirra e incenso) ao menino Jesus. Atualmente, as pessoas costumam montar as rvores e outras decoraes natalinas no comeo de dezembro e desmont-las at 12 dias aps o Natal. Do ponto de vista cronolgico, o Natal uma data de grande importncia para o Ocidente, pois marca o ano 1 da nossa Histria. A rvore de Natal e o Prespio

Em quase todos os pases do mundo, as pessoas montam rvores de Natal para decorar casas e outros ambientes. Em conjunto com as decoraes natalinas, as rvores proporcionam um clima especial neste perodo. Acredita-se que esta tradio comeou em 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero. Certa noite, enquanto caminhava pela floresta, Lutero ficou impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve. As estrelas do cu ajudaram a compor a imagem que Lutero reproduziu com galhos de rvore em sua casa. Alm das estrelas, algodo e outros enfeites, ele utilizou velas acesas para mostrar aos seus familiares a bela cena que havia presenciado na floresta. Esta tradio foi trazida para o continente americano por alguns alemes, que vieram morar na Amrica durante o perodo colonial. No Brasil, pas de maioria crist, as rvores de Natal esto presentes em diversos lugares, pois, alm de decorar, simbolizam alegria, paz e esperana.

O prespio tambm representa uma importante decorao natalina. Ele mostra o cenrio do nascimento de Jesus, ou seja, uma manjedoura, os animais, os reis Magos e os pais do menino. Esta tradio de montar prespios teve incio com So Francisco de Assis, no sculo XIII. As msicas de Natal tambm fazem parte desta linda festa. O Papai Noel : origem e tradio Estudiosos afirmam que a figura do bom velhinho foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C. O bispo, homem de bom corao, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas prximas s chamins das casas. Foi transformado em santo (So Nicolau) pela Igreja Catlica, aps vrias pessoas relatarem milagres atribudos a ele. A associao da imagem de So Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo. Nos Estados Unidos, ganhou o nome de Santa Claus, no Brasil de Papai Noel e em Portugal de Pai Natal. A roupa do Papai Noel At o final do sculo XIX, o Papai Noel era representado com uma roupa de inverno na cor marrom ou verde escura. Em 1886, o cartunista alemo Thomas Nast criou uma nova imagem para o bom velhinho. A roupa nas cores vermelha e branca, com cinto preto, criada por Nast foi apresentada na revista Harpers Weeklys neste mesmo ano. Em 1931, uma campanha publicitria da Coca-Cola mostrou o Papai Noel com o mesmo figurino criado por Nast, que tambm eram as cores do refrigerante. A campanha publicitria fez um grande sucesso, ajudando a espalhar a nova imagem do Papai Noel pelo mundo. Curiosidade: o nome do Papai Noel em outros pases - Alemanha (Weihnachtsmann, O "Homem do Natal"), Argentina, Espanha, Colmbia, Paraguai e Uruguai (Pap Noel), Chile (Viejito Pascuero), Dinamarca (Julemanden), Frana (Pre Nol), Itlia (Babbo Natale), Mxico (Santa Claus), Holanda (Kerstman, "Homem do Natal), POrtugal (Pai Natal), Inglaterra (Father Christmas), Sucia (Jultomte), Estados Unidos (Santa Claus), Rssia (Ded Moroz).

Potrebbero piacerti anche