Sei sulla pagina 1di 3

SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS. Produo de Steven Haft, Direo de Peter Weir.

Estados Unidos: Buena Vista distribuidora, 1989. 1 Dvd (128 min.): Son., Color.

O filme Sociedade dos Poetas Mortos tem como cenrio uma escola/internato masculino chamado Welton, um internato de educao tradicional baseada nos princpios da Tradio, Honra, Disciplina e Excelncia. Neste espao onde existem muitas regras a serem cumpridas e as punies so severas, um grupo de garotos, inspirando-se em seu novo professor (John Keating), decidem recriar a sociedade secreta do qual ele fazia parte, a sociedade dos poetas mortos. A escola reconhecida por encaminhar os seus alunos para as melhores Universidades dos Estados Unidos e por isso foi escolhida pelos pais dos alunos. O estilo pedaggico adotado totalmente baseado no conhecimento cientfico e a literatura e as artes dramticas no recebem grande importncia. Ao ingressarem na escola, os alunos j possuem seus futuros determinados pelos seus pais. Sero mdicos, advogados ou qualquer profissional de grande influncia. As profisses relativas s artes ou a literatura, no so sequer cogitadas. Porm a chegada do novo professor de literatura, John Keating, que tambm foi aluno da escola, e sua forma de ensinar totalmente destoante da dos outros professores, chamou ateno dos alunos. Os lemas carpe Diem (Aproveitem o dia) e tornem suas vidas extraordinrias, soa para os alunos como convites, que so renovados em todas as aulas. O modo de ensinar de Keating desperta nos alunos a sensibilidade literria e a vontade de promover mudanas em suas vidas, mesmo que para isto seja necessrio ir de encontro ao desejo de seus pais. uma constante no filme a questo do poder exercido pelos pais e a escola sobre os alunos. O tempo inteiro pregada a obedincia e a submisso s regras estabelecidas pela instituio, que so bastante severas. Existem muitas atividades a serem cumpridas e os horrios de estudo devem ser cumpridos a risca, ficando pouco (ou nenhum) tempo para o lazer.

A sociedade funciona para os alunos como um momento em que eles tm liberdade para pensar por si mesmos, expressar suas opinies e dar asas a sua criatividade, escrevendo tambm as suas prprias poesias. Porm a centelha de liberdade, acendida pelo Professor Keating, levou a um desfecho inesperado: o suicdio de Neil Perry, um dos integrantes do grupo, que no resistiu a presso das expectativas de seu pai com relao ao seu futuro. Keating conhecia a importncia de se ter uma certa prudncia no uso da liberdade e a importncia de se us-la com sabedoria. Em um momento do filme ele alerta a personagem Charlie sobre este assunto: Tirar a essncia da vida no significa afogar-se nela. Claro que h hora para atrever-se e h hora para ter cuidado, e um sbio sabe qual a hora. Na busca dos culpados pelo ocorrido Com Neil, Keating acabou sendo responsabilizado e demitido. Apesar de se passar em 1959 e nos Estados Unidos, a temtica do filme no est fora de nossa realidade. Alm de colocar a dinmica das relaes de poder entre os indivduos e fazer uma crtica ao desrespeito das liberdades individuais, o filme tambm discute o papel dos pais, escola e professores na educao dos alunos. Um dos maiores desafios encontrados nos dias de hoje. Formar indivduos uma tarefa difcil, e no existem frmulas prontas e preestabelecidas para isso. A sociedade tem evoludo com o tempo, portanto os modelos de educao tambm devem evoluir. O que funcionava dez anos atrs, no funciona mais hoje. Atualmente no se pode pensar em educao sem pensar na formao de indivduos crticos, que conhecem seus direitos e lutam por eles. No entanto, a vida em sociedade tambm nos coloca deveres a serem cumpridos. importante que ao mesmo tempo em que conheam seus direitos, eles compreendam que seus direitos no assam por cima dos direitos alheios, que existem limites. Como saber a medida de disciplina e liberdade a oferecer aos alunos? Deve-se ter em mente ao educar crianas, que eles so seres em formao, que possuem personalidades ainda em desenvolvimento e cabe aos responsveis por estes alunos (sejam pais, escola, professores) contribuir para que estas personalidades se desenvolvam da melhor forma possvel.

No filme, acredito que ningum teve de fato uma correta em relao aos estudantes estava correta. Mesmo sendo um professor bem intencionado e no podendo ser culpado da morte do aluno, Keating foi imprudente. necessrio se ter muito cuidado ao propor aos alunos alguma ideia. antes necessrio conhecer em que contexto social eles est inserido. Todos somos diferentes. Viemos de famlias diferentes, frequentamos espaos diferentes, temos diferentes gostos e formas de ver a vida. Portanto, no possvel lanar uma ideia e esperar que todos reajam igualmente a ela, necessrio sim, manter um certo controle, uma certa disciplina. Claro que no a disciplina colocada no filme. Uma disciplina que prega a submisso e a aceitao de ideias e planos alheios aos alunos, uma disciplina que oprime, humilha. Mas uma espcie de disciplina que funcionasse como uma orientao. No sentido de apontar aos alunos os caminhos que eles podem seguir e pensar sobre suas implicaes, at que eles sejam capazes de decidir por se mesmos. necessrio encontrar um equilbrio entre a liberdade e a disciplina no contexto educacional, ara que as crianas que nascem nos dias de hoje, curiosas, crticas, ansiosas por conhecimento, tenham uma boa formao. S no se pode esperar que os indivduos se formem sozinhos.

Potrebbero piacerti anche