Sei sulla pagina 1di 3

INTRODUO A sfilis uma doena infecciosa humana produzida por uma espiroqueta, o Treponema pallidum.

. Ela primeiramente uma doena transmitida sexualmente. Outras possveis viam de transmisso a transfuso de sangue infectado, hoje praticamente eliminada atravs de triagem sorolgica de rotina, e a perinatal (sfilis congnita) transmitida in tero, pelos treponemas procedentes da me infectada para o feto em desenvolvimento. Clinicamente, aps um perodo de incubao que varia de 10 a 90 dias, pois inversamente relacionado com a quantidade do inoculado, ocorre, em 85% dos pacientes, o surgimento de um cancro, que uma leso solitria e indolor, caracterizando a sfilis primaria. Aproximadamente 4 a 10 semanas aps o aparecimento do cancro, surgem frequentemente sintomas como perda de peso, cefalia, anorexia, mialgia, artralgia, mal-estar, febre baixa, linfodenopatia generalizada e exantema (presente Treponema pallidum in tero em 75 a 100% dos casos), o que caracteriza a sfilis secundria. Podem ocorrer tambm neste estgio manifestaes de comprometimento do sistema nervoso central. Aps as manifestaes primrias ou secundrias, ocorre o perodo conhecido como sfilis latente, caracterizado por testes sorolgicos positivos e ausncia de achados clnicos. Pode ter durao de 1 a 2 anos. Sem tratamento, cerca de um tero dos pacientes apresenta sfilis terciria, que pode manifestar-se como goma (15%), sfilis cardiovascular (10%) ou neurossfilis (8 a 10%). Os testes sorolgicos para sfilis so classificados como no- treponmicos, usados mais comumente para a triagem, como o VDRL e o, e treponmicos, usados como testes confirmatrios para os soros reativos nos testes de triagem, como o, (Veneral Disease Research Laboratory) e o RPR (Rapid Plasma Reagin) e treponmicos, usados como testes confirmatrios para os soros reativos nos testes de triagem, como o TPHA (Treponema pallidum Hemagglutination) o FTA-Abs (Fluorescent Treponemal Antibody Absorption)e ELISA (Enzyme-Linked Immunosorbent Assay). Finalidade do Teste O VDRL da um teste de floculao, no-treponmico, para diagnstico da sfilis, atravs da pesquisa de anticorpos (reaginas) no soro, plasma ou lquido cefalorraquidiano (LCR), com a grande vantagem sobre o VDRL clssico por consistir em uma suspenso estabilizada e pronta para uso. Principio do Mtodo Quando a suspenso antignica do VDRL misturada com o soro, plasma ou lquido cefalorraquidiano (LCR) que contenham anticorpos (reaginas), as partculas de antgeno floculam e o resultado da reao observado ao microscpio. A ausncia de floculao indica resultado negativo.

Materiais necessrios Tubos de ensaio para diluio e titulao Pipetas sorolgicas Estante para tubos e rack de ponteiras Recipiente para descarte de material Placa escavada Soluo Salina a 0,9% Amostras Soro ou plasma no inativados e lquido cefalorraquidiano (LCR), livre de hemlise, lipemia e contaminao. Em caso de necessidade, as amostras podem ser conservadas no mximo por 4 a 6 semanas a -20 C. PROCEDIMENTO TESTE QUALITATIVO 1. Objetivo: para triagem e eliminao das amostras no reagentes. 2. Pipetar 50 l das amostras e soros controles nas cavidades da placa escavada. 3. Pipetar 20 l da suspenso antignica homogeneizada nas mesmas cavidades das amostras. No necessrio misturar esses dois componentes. 4. Agitar a placa durante 4 minutos manualmente. 5. Imediatamente aps os 4 minutos, observar ao microscpio. OBS: Para evitar o efeito de pr-zona sugerimos que o teste qualitativo seja realizado com soro, plasma ou lquido cfaloraquidiano (LCR) puro e diludo. RESULTADOS DAS LEITURAS Reao Negativa: AUSNCIA de agregados. Aspecto homogneo. Reao Fracamente Positiva: PRESENA de pequenos agregados dispersos. Reao Positiva: PRESENA de mdios e grandes agregados. TESTE SEMI-QUANTITATIVO 1. Fazer diluio da amostra em soluo salina a 1/2, 1/4, 1/8, e mais se necessrio. 2. Pipetar 50 l de cada diluio em cada cavidade da placa escavada. 3. Pipetar 20 l da suspenso antignica homogeneizada em cada diluio. No necessrio misturar. 4. Agitar a placa durante 4 minutos a manualmente.

5. Imediatamente aps os 4 minutos, observar ao microscpio. TTULO DA AMOSTRA Ser o da ltima diluio onde, ainda, se visualiza a presena de agregados. INTERPRETAO Podem ocorrer reaes falso-positivas com o VDRL em condies como: imunizaes, infeces, gravidez, malria, doenas auto-imune (lpus eritematoso sistmico etc.), doenas malignas etc. Se o VDRL for positivo deve-se realizar um teste confirmatrio, especfico para treponema. PRECAUES E ADVERTNCIAS 1. Conservar os reagentes entre 2-8 C. No congelar. 2. A suspenso antignica do VDRL contm timerosal a 0,1% como conservante, o qual txico, quando ingerido. 3. No utilizar reagentes fora do prazo de validade. 4. Seguir as boas prticas laboratoriais (BPLs) na conservao, manuseio e descarte dos materiais. Bibliografia Bula do Kit determinao de anticorpos (reaginas) no soro, plasma ou lquido cefalorraquidiano (LCR) por floculao, para diagnstico da sfilis.

Potrebbero piacerti anche