Sei sulla pagina 1di 4

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DAMIO DE GOES DEPARTAMENTO DO 1.

CICLO DO ENSINO BSICO PARMETROS DE AVALIAO A avaliao incide sobre dois domnios: Atitudes e Valores,

Conhecimentos/Capacidades/Aptides: Atitudes e valores 25 % Ao nvel das Atitudes e Valores, ter-se- em conta: Sentido de responsabilidade - Assiduidade/Pontualidade - Empenho/Organizao - Cumprimento de regras, tarefas e prazos Participao e Interesse - Colaborar nas atividades da aula, realizando as tarefas propostas - Intervir de forma regular e oportuna Sociabilidade - Ouvir e respeitar as opinies dos outros - Colaborar com os colegas, professor e restantes elementos da escola Conhecimentos e Capacidades .. 75% Ao nvel dos Conhecimentos e Capacidades, ter-se- em conta: Fichas de avaliao e outros elementos de avaliao escrita individual: trabalhos de casa, caderno dirio, fichas de trabalho, fichas dos manuais, questionrios; Participao oportuna na aula; Discurso claro e coerente; Trabalhos realizados na aula a pares ou em grupo.

CRITRIOS DE AVALIAO 1. CICLO

No final de cada perodo, proceder-se- avaliao sumativa, expressa numa apreciao resultante de todo o trabalho realizado ao longo desse perodo. REAS CURRICULARES DISCIPLINARES * LNGUA PORTUGUESA: Conhecimentos e capacidades Aquisio de conhecimentos; Estrutura e funcionamento da lngua; Compreenso oral e escrita; Aplicao de meios lingusticos adequados s diferentes situaes de Expresso oral e escrita.

comunicao;

* MATEMTICA: Conhecimentos e capacidades Domnio das tcnicas de clculo; Utilizao de linguagem matemtica; Interpretao de informaes; Capacidade de resoluo dos problemas do dia-a-dia; Conhecimento dos nmeros, grandezas e medidas; Noes bsicas de geometria.

* ESTUDO DO MEIO: Conhecimentos e capacidades Compreenso do que ouve e l, obedecendo a instrues e Interpretao da informao recebida; Utilizao do vocabulrio especfico da rea; Capacidade de problematizar situaes concretas existentes no meio. respondendo a questes;

* EXPRESSO E EDUCAO MUSICAL: Conhecimentos e capacidades

CRITRIOS DE AVALIAO 1. CICLO

os);

Compreenso de gestos, sons, ritmos e escrita musical estruturada e/ou Conhecimento de msicas (canes, lengalengas, rimas) e instrumentos Capacidade de produzir e/ou criar sons (explorando-os e representandoDomnio da expressividade do corpo e da voz; Explorao de sons.

no estruturada; vrios;

* EXPRESSO E EDUCACO DRAMTICA: Conhecimentos e Capacidades Compreenso de instrues de jogos de comunicao verbal e no Capacidade de produzir e/ou criar personagens, histrias ou jogos de Domnio da expressividade do corpo. verbal; imaginao;

* EXPRESSO E EDUCAO FSCO-MOTORA: Conhecimentos e Capacidades Aquisio de destrezas bsicas; Domnio da tcnica de execuo de exerccios variados; Domnio das regras de jogo.

* EXPRESSO E EDUCAO PLSTICA: Conhecimentos e Capacidades Compreenso de formas, cores e tcnicas; Capacidade de identificar e utilizar cdigos visuais; Capacidade de produz e ou criar trabalhos diversos; Domnio de tcnicas simples de pintura, recorte, colagem e dobragem.

REAS CURRICULARES NO DISCIPLINARES

CRITRIOS DE AVALIAO 1. CICLO

A avaliao das reas Curriculares No Disciplinares realizar-se- de acordo com os seguintes parmetros: Parmetros de avaliao Responsabilidade Assiduidade/pontualidade; Respeito pelas regras estabelecidas; Apresentao, organizao e conservao do Comportamentos observveis

material.

Interesse e empenho

Participao oportuna; Realizao e apresentao cuidada das

tarefas propostas.

Autonomia

Domnio das tcnicas de aprendizagem; Autonomia na realizao das tarefas; Esprito crtico; Recolha e seleo de informao; Comunicao clara, coerente e oportuna.

Sociabilidade

Colaborao com os colegas; Respeito pelos colegas, professores e outros.

Os alunos abrangidos pelo Decreto-Lei n. 3, de 2008, beneficiaro dos

critrios de avaliao especficos contemplados nos respetivos Programas Educativos Individuais. Os alunos que tenham ultrapassado o limite de faltas injustificadas so avaliados de acordo com os termos estabelecidos no Estatuto do Aluno do Ensino Bsico e Secundrio.

CRITRIOS DE AVALIAO 1. CICLO

Potrebbero piacerti anche