Sei sulla pagina 1di 5

CDIGOS, LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS Professora Denise Rodrigues Oliveira

Gneros literrios
Muitas teorias e discusses h em torno dos gneros literrios. Os especialistas em teoria literria esto sempre procura de solues gerais, nem sempre possveis ou aceitveis nos casos particulares. A palavra gnero, etimologicamente, significa famlia, raa ou conjunto de seres dotados de caractersticas comuns. Portanto, que viria a ser gnero literrio? De maneira muito simplificada, diramos que gnero literrio um conjunto de obras dotadas de caractersticas comuns. Desde Plato, os trs gneros fundamentais estabelecidos d: o lrico, o dramtico e o narrativo. Essa tripartio, com todos os matizes de que pode revestir-se, est psicologicamente fundamentada nas trs faculdades essenciais da alma humana, fontes de toda mensagem verbal: a sensibilidade, a vontade e a inteligncia. Como decorrncia surgem, respectivamente, as trs funes da linguagem, manifestadas em qualquer obra literria: a expresso ou funo expressiva (pela sensibilidade), o apelo ou funo apelativa (pela vontade) e a representao ou funo informativa (pela inteligncia). Entretanto, essa tripartio, perfeita e lgica na sua essncia, pode tornar--se discutvel e at errnea na prtica, quando aplicada rigidamente a determinadas obras. que na criao artstica confluem as guas dessas trs fontes, interpenetrando-se as funes da linguagem. E em certas obras predominar um gnero sobre o outro, mas nunca haver a expresso pura de um s gnero. Os modernos crticos, notadamente Todorov, ensinam que os gneros literrios devem ser estudados indutivamente, a partir das caractersticas da obra e no a partir de nomes classificatrios. Assim, fundindo a tripartio tradicional (lrico, pico e dramtico), com as diferenciaes apontadas pelas modernas teorias literrias, temos quatro gneros bsicos e suas respectivas formas:

Gnero lrico:
Poemas de forma fixa: soneto, por exemplo.

Gnero narrativo:
pico (epopia) Fico: romance, novela, conto, crnica.

Gnero dramtico: tragdia, comdia, tragicomdia, drama, auto. Gnero ensastico: ensaio, artigo, anlise de texto, oratria, carta.
O adjetivo lrico deriva de lira, instrumento de fora expressiva j empregado pelos gregos. Essa associao entre msica e lirismo feita desde as primeiras pocas da cultura artstica ocidental, chegando at nossos dias. A subjetividade lrica estruturada com idias, sentimentos, emoes, recordaes, desejos, profundos estados de esprito que, em muitos casos, roam o indefinvel, o inefvel e que s podem ser expressos pela musicalidade, pela metfora e pela poesia. Por essa razo que o lirismo encontrou, durante a evoluo histrica, a sua mais perfeita e generalizada forma de expresso no verso, com seu ritmo e rima prprios.

Gnero lrico

Se a prosa rejeita a rima, o verso a busca, exatamente como instrumento de expresso das emoes, as quais se afirmam mais pela repetio e pela simbologia do que pela descrio ou pelo recurso caracterizao ambiental. Conseqentemente, no poema lrico, no h protagonistas, como na literatura de fico, no h ambiente fsico caracterizado, nem episdio, nem enredo, nem temporalidade definida. As emoes profundas do poeta, seu eu", sua viso do mundo (e no o mundo) so o que vale. A linguagem potica , assim, muito particular. Se quisermos entend-la, preciso que nos familiarizemos com ela e isso s ser possvel mediante uma leitura cuidadosa e freqente de poemas.
(in Estudo Dirigido de Portugus, vol. 1, J. Milton Benemann e Lus Agostinho Cadore, 1984, Editora tica)

Atualmente, esse gnero est muito presente nas letras de msicas, que so poemas cantados, voltando s origens Um homem tambm chora Gonzaguinha Um homem tambm chora com o nosso ideal Menina morena So frases perdidas num mundo Tambm deseja colo por sobre seus ombros palavras amenas Eu vejo que ele sangra Precisa de carinho Eu vejo que ele berra Precisa de ternura a dor que tem no peito Precisa de um abrao pois ama e ama da prpria candura Um homem se humilha Guerreiros so pessoas se castram seus sonhos so fortes, so frgeis Seu sonho sua vida Guerreiros so meninos e vida trabalho por dentro do peito E sem o seu trabalho Precisam de um descanso o homem no tem honra Precisam de um remanso E sem a sua honra Precisam de um sonho se morre, se mata que os tornem perfeitos se morre triste ver meu homem se mata guerreiro menino no d pra ser feliz com a barra do seu tempo no d pra ser feliz

Gnero narrativo
A palavra fico vem do latim fictionem (fingere, fictum), ato de modelar, criao, formao; ato ou efeito de fingir, inventar, simular; suposio; coisa imaginria, criao da imaginao. Literatura de fico aquela que contm uma histria inventada ou fingida, fictcia, imaginada, resultado de uma inveno imaginativa, com ou sem inteno de enganar. A fico um dos gneros literrios ou de imaginao criadora (ao lado dos gneros dramtico, lrico, ensastico). A literatura de imaginao ou de criao a interpretao da vida por um artista atravs da palavra. No caso da fico (romance; conto, novela), e da epopia, essa interpretao expressa por uma histria, que encorpa a referida interpretao. , portanto, literatura narrativa. A essncia da fico , pois, a narrativa. a sua espinha dorsal, correspondendo ao velho instinto humano de contar e ouvir histrias, uma das mais rudimentares e populares formas de entretenimento. Mas nem todas as histrias so arte. Para que tenha o valor artstico, a fico exige uma tcnica de arranjo e apresentao, que comunicar narrativa beleza de forma, estrutura e unidade de efeito. A fico distingue-se da histria e da biografia, por estas serem narrativas de fatos reais. A fico produto da imaginao criadora, embora, como toda a arte, suas razes mergulhem na experincia humana. Mas o que a distingue das outras formas de narrativa que ela uma transfigurao ou transmutao da realidade. Ela coloca a massa da experincia humana dentro de um molde, seleciona, omite, arruma os dados da experincia de modo a fazer surgir um plano, que se apresenta como uma entidade, com vida prpria, com um sentido intrnseco, diferente da realidade. A fico no pretende fornecer um simples retrato da realidade, mas antes criar uma imagem da realidade, uma reinterpretao, uma reviso. o espetculo da vida por meio do olhar interpretativo do artista, a interpretao artstica da realidade.

Elementos da narrativa
O mundo da fico desenvolve-se ao redor dos seguintes elementos estruturais: 1.Personagem a pessoa (de persona) que atua na narrativa. Pode ser principal ou secundria, tpica ou caricatural. 2.Enredo a narrativa propriamente dita, que pode ser linear ou retrospectiva, cuja trama mantm o interesse do leitor, que espera por um desfecho. Chama-se tambm simples-mente de ao. 3. Ambiente o meio fsico e social onde se desenvolve a ao das personagens. Trata-se do pano de fundo ou do cenrio da histria, tambm designado de paisagem. 4.Tempo o elemento fortemente ligado ao enredo numa seqncia linear ou retrospectiva, ao passado, presente e futuro, com seus recuos e avanos. Pode ser cronolgico ou psicolgico. Cronolgico, quando avana no sentido do relgio; psicolgico, quando medido pela repercusso emocional, esttica e psicolgica nas personagens. 5.Ponto de vista Tecnicamente, podemos dizer. que se refere s diferentes maneiras de narrar. Geralmente, se resumem em duas: a) narrador-onisciente: autor conta a histria como observador que sabe tudo. Usa a 3 pessoa. b) narrador-personagem: autor conta, encarnando-se numa personagem, principal ou secundria. Usa a 1 pessoa. 6. Discurso o procedimento do narrador ao reproduzir as falas ou o pensamento das personagens. H trs tipos de discurso: a) direto: neste caso, o narrador, aps introduzir as personagens, faz com que elas reproduzam a fala e o pensamento por si mesmas, de modo direto, utilizando o dilogo. Exemplo: Baiano velho perguntou para o rapaz: O jornal no d nada sobre a sucesso presidencial b) indireto: neste tipo de discurso, no h dilogo; o narrador no pe as personagens a falar e a pensar diretamente, mas ele faz-se o intrprete delas, transmitindo o que disseram ou pensaram, sem reproduzir o discurso que elas teriam empregado. Exemplo: Baiano velho perguntou para o rapaz se o jornal no tinha dado nada sobre a sucesso presidencial. c) indireto livre: consiste na fuso entre narrador e personagem, isto , a fala da personagem insere-se no discurso do narrador, sem o emprego dos verbos de elocuo (como dizer, afirmar, perguntar, responder, pedir e exclamar). Exemplo: Agora (Fabiano) queria entender-se com Sinh Vitria a respeito da educao dos pequenos. E eles estavam perguntadores, insuportveis. Fabiano dava-se bem com a ignorncia. Tinha o direito de saber? Tinha? No tinha. 7. Linguagem e estilo a vestimenta com que o autor reveste seu discurso, nas falas, nas descries, nas narraes, nos dilogos, nas dissertaes ou nos monlogos.

Espcies narrativas
Nem sempre possvel classificar um determinado texto ou obra dentro de uma determinada modalidade narrativa. Didaticamente, podemos caracterizar o romance, a novela, o conto, a crnica e a epopia. 1. Romance a modalidade narrativa de maior vulto, onde a viso do mundo do autor se manifesta pelo forte conflito das personagens. O romance aborda os mais variados assuntos. Assim, podem ser histricos, psicolgicos, experimentais, cientficos, policiais etc. So exemplos de romances: Iracema, de Jos de Alencar; Quincas Borba, de Machado de Assis; O mulato, de Alusio Azevedo; Corpo vivo, de Adonas Filho etc. H ainda romances que so classificados como verdadeiras epopias em prosa. Entre eles esto: O sertes, de Euclides da Cunha e Grande serto: veredas, de Guimares Rosa.

2. Novela a modalidade narrativa que se caracteriza pela sucessividade dos episdios, muitas vezes das personagens e dos cenrios. O tempo e o espao conjugam-se dentro dessa estrutura. Assim; a novela condensa os elementos do romance. Os dilogos so mais rpidos, as narraes so diretas e sem circunlquios, tudo favorecendo a precipitao da histria para o seu desfecho. Como exemplo de novelas, podemos citar: Noite, de rico Verssimo; A vida real, de Fernando Sabino; Uma vida em segredo, de Autran Dourado; A morte e a morte de Quincas Berro dgua, de Jorge Amado etc. A televiso atual explora essa espcie de narrativa com muito sucesso. 3. Conto a modalidade narrativa de maior brevidade. Se o romance a vida, o conto o caso, a anedota. Com economia de cenrios e personagens, a soluo do conflito narrada perto do seu desenlace. Eis alguns exemplos de contos j clssicos: O alienista, de Machado de Assis; Aplogo brasileiro sem vu de alegoria, de Antnio de Alcntara Machado; O negrinho do pastoreio, de Joo Simes Lopes Neto; O peru de Natal, de Mrio de Andrade. 4. Crnica uma espcie de narrativa curta e condensada que capta um flagrante da vida, pitoresco e atual, real ou imaginrio, com uma ampla variedade temtica. 5. Epopia uma criao literria, geralmente em verso, de fundo narrativo. (Do grego epos = canto, narrativa). Desde os tempos antigos, a epopia tem a finalidade de exaltar os heris nacionais e cantar os grandes feitos dos povos. Modernamente, certos padres ou estilos de vida foram substitudos por outros bastante diversos. Os gneros tambm foram evoluindo. Assim, o gnero narrativo em verso a epopia cedeu lugar ao gnero narrativo em prosa, designado simplesmente de narrativa ou fico, nas suas diversas modalidades.
(in Estudo Dirigido de Portugus, vol. 1, J. Milton Benemann e Lus Agostinho Cadore, 1984, Editora tica)

Veja o exemplo de um conto: O conto que segue pertence a um dos maiores contistas brasileiros da atualidade, o curitibano Dalton Trevisan. O escritor notabilizou-se em nossa literatura com o livro de contos O vampiro de Curitiba, seguido por outros como A guerra conjugal e Desastres do amor. A sntese, um dos traos do autor, tambm uma das tendncias do conto contemporneo. O ciclista Curvado no guido l vai ele numa chispa. Na esquina d com o sinal vermelho e no se perturba levanta vo bem na cara do guarda crucificado. No labirinto urbano persegue a morte como trimtrim da campainha: entrega sem derreter sorvete a domiclio. sua lmpada de Aladino a bicicleta e, ao sentar-se no selim, liberta o gnio acorrentado ao pedal. Indefeso homem, frgil mquina, arremete impvido colosso, desvia de fininho o poste e o caminho; o ciclista por muito favor derrubou o bon. Atropela gentilmente e, vespa furiosa que morde, ei-lo defunto ao perder o ferro. Guerreiros inimigos trituram com chio de pneus o seu difono esqueleto. Se no se estrebucha ali mesmo, bate o p da roupa e uma perna mais curta foge por entre nuvens, a bicicleta no ombro. Ope o peito magro ao pra-choque do nibus. Salta a poa dgua no asfalto. Nem s corpo, touro e toureiro, golpeia ferido o ar nos cornos do guido. Ao fim do dia, Jos guarda no canto da casa o pssaro de viagem. Enfrenta o sono trim-trim a p e, na primeira esquina, avana pelo cu na contramo, trim-trim.

O gnero dramtico, desde a Antigidade clssica, teve grande importncia, pois, tanto em suas origens gregas e latinas como medievais, esteve sempre associado problemtica religiosa, transformando-se, no raras vezes, em verdadeiro ritual. Atualmente, o gnero envolve dois aspectos: de um lado, como fenmeno literrio, temos o texto, a linguagem; de outro, as tcnicas de representao, o espetculo. Ater-nos-emos, aqui, unicamente ao estudo do primeiro aspecto. No drama, as personagens aparecem dotadas de caractersticas marcantes, representando realidades humanas concretas. Contudo, a caracterizao ser indireta, uma vez que se deve sugerir ao pblico os traos peculiares das personalidades representadas, sendo que o autor no pode imiscuir-se na ao. Assim, o teatro exige um esmerado juzo seletivo, pois cada um dos fatos

Gnero dramtico

ocorrentes deve, pela conciso o e pela sntese, ser capaz de despertar emoo. A obra dramtica no apresenta descries nem dissertaes, mas busca acentuar a ao. O texto , ento, representativo, onde o dilogo fundamental, em contraposio ao romance, novela, ao conto, cujos textos visam a apresentar, e onde o dilogo, se houver, bastante acessrio. importante observar ainda que, no teatro, o autor faz uma tentativa de representar mais a lngua falada do que a escrita. Da os recursos prprios para enfatizar a entonao, a voz, a mmica, os gestos etc. Na Idade Mdia, o teatro tinha as modalidades de auto (milagre ou mistrio) e farsa. No Classicismo, predominaram a tragdia e a comdia, de cuja fuso surge, no Romantismo, o drama. Hoje, o teatro assumiu uma posio crtica com relao aos problemas poltico-sociais, o que mostra que ele no apenas uma forma de diverso, mas sim um poderoso meio de contestao da sociedade. Como prova disso, leia o fragmento da pea O pagador de promessas, que foi inclusive transposta para as telas, ganhando inmeros prmios internacionais. Texto: Z-do-Burro Z (Olhando a igreja.) essa. S pode ser essa. (Rosa pra tambm, junto aos degraus, cansada, enfastiada e deixando j entrever uma revolta que se avoluma.) Rosa E agora? Est fechada. Z cedo ainda. Vamos esperar que abra. Rosa Esperar? Aqui? Z No tem outro jeito. Rosa (Olha-o com raiva e vai sentar-se num dos degraus. Tira o sapato.) Estou com cada bolha dgua no p que d medo. Z Eu tambm. (Contorce-se num rctus de dor. Despe uma das mangas do palet.) Acho que os meus ombros esto em carne viva. Rosa Bem feito. Voc no quis botar almofadinhas, como eu disse. Z (Convicto) No era direito. Quando eu fiz a promessa, no falei em almofadinha. Rosa Ento: se voc no falou, podia ter botado; a santa no ia dizer nada. Z No era direito. Eu prometi trazer a cruz nas costas, como Jesus. E Jesus no usou almofadinhas. Rosa No usou porque no deixaram. Z No, esse negcio de milagres, preciso ser honesto. Se a gente embrulha o santo, perde o crdito. De outra vez o santo olha, consulta l os seus assentamentos e diz: Ah, voc o Z-doBurro, aquele que j me passou a perna! E agora vem me fazer nova promessa. Pois v fazer promessa pro diabo que o carregue, seu caloteiro duma figa! E tem mais: santo como gringo, passou calote num, todos os outros ficam sabendo. Rosa Ser que voc ainda pretende fazer outra promessa depois dessa? J no chega? ... Z Sei no ... a gente nunca sabe se vai precisar. Por isso, bom ter sempre as contas em dia. (Ele sobe um ou dois degraus. Examina a fachada da igreja procura de uma inscrio.) Rosa Que que voc est procurando? Z Qualquer coisa escrita, pra a gente saber se essa mesmo a igreja de Santa Brbara. Rosa E voc j viu igreja com letreiro na porta, homem? Z que pode no ser essa... Rosa Claro que essa. No lembra o que o vigrio disse? Uma igreja pequena, numa praa, perto duma ladeira... Z (Corre os olhos em volta.) Se a gente pudesse perguntar a algum... Rosa Essa hora est todo mundo dormindo. (Olha-o quase com raiva.) Todo o mundo ... menos eu, que tive a infelicidade de me casar com um pagador de promessas. (Levanta-se e procura convenc-lo.) Escute, Z... j que a igreja est fechada, a gente podia ir procurar um lugar para dormir. Voc j pensou que beleza agora uma cama? ... Z E a cruz? Rosa Voc deixava a cruz a e amanha, de dia ... Z Podem roubar ... Rosa Quem que vai roubar uma cruz, homem de Deus? Pra que serve uma cruz? Z Tem tanta maldade no mundo. Era correr um risco muito grande, depois de ter quase cumprido a promessa. E voc j pensou: se me roubassem a cruz, eu ia ter que fazer outra e vir de novo com ela nas costas da roa at aqui. Sete lguas. Rosa Pra qu? Voc explicava santa que tinha sido roubado, ela no ia fazer questo.
GOMES, Dias. O pagador de promessas. So Paulo, Tecnoprint, [s. d.1. p. 14-8]. (in Estudo Dirigido de Portugus, vol. 1, J. Milton Benemann e Lus Agostinho Cadore, 1984, Editora tica)

Potrebbero piacerti anche