Sei sulla pagina 1di 14

FACULDADE CAPIXABA DE ADMINISTRAO E EDUCAO PROGRAMA DE PS - GRADUAO EM EDUCAO MUSICAL

MRCIA LYRA FERREIRA

CONCEPES PEDAGGICAS MUSICAIS: Dalcroze, Kodly, Willems e Koellreuter

Vitria 2009

MRCIA LYRA FERREIRA

CONCEPES PEDAGGICAS MUSICAIS: Dalcroze, Kodly, Willems e Koellreuter

Trabalho apresentado como requisito parcial para cumprimento dos crditos referentes disciplina Educao Musical no ensino Fundamental e Mdio do curso de Ps-Graduao em Educao Musical da Faculdade Capixaba de Administrao e Educao.

Vitria 2009

SUMRIO 1 EMILEJAQUES DALCROZE ........................................................................3 1.1 Rtmica Dalcroze .........................................................................................3 1.2 Melodia e harmonia Dalcroze .......................................................................3 2 ZOLTN KODLY ..........................................................................................5 2.1 Ritmica Kodly ..............................................................................................5 2.2 Melodia e harmonia ......................................................................................5 3 EDGAR WILLEMS ..........................................................................................6 3.1 Rtmica Willems ...........................................................................................6 3.2 Melodia e harmonia Willems ........................................................................6 4 HANS JOACHIM KOELLREUTER .................................................................8 4.1 Rtmica Koellreuter .......................................................................................8 4.2 Melodia e harmonia Koellreuter ....................................................................9 5 ATIVIDADES PROPOSTAS .........................................................................10 5.1 ATIVIDADE 1: DALCROZE ........................................................................10 5.1.1 Contedos ..............................................................................................10 5.1.2 Objetivos .................................................................................................10 5.1.3 Recursos .................................................................................................10 5.1.4 Metodologia ...........................................................................................10 5.1.5 Formas de avaliao .............................................................................10 5.2 ATIVIDADE 2: KODLY ............................................................................11 5.2.1 Contedos ..............................................................................................11 5.2.2 Objetivos ................................................................................................11 5.2.3 Recursos ................................................................................................12 5.2.4 Metodologia ...........................................................................................12 5.2.5 Formas de avaliao .............................................................................12 6 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS .............................................................13

MILE - JAQUES DALCROZE

Em 1903, aps observar que seus alunos realizavam a msica de forma mecnica, desprovida, em muitos casos de entendimento e sensibilidade, Dalcroze criou a Eurritmia. Este mtodo entrou em conflito com o ensino da poca que se baseava principalmente na leitura e escrita da msica, envolvendo exerccios de anlise e classificao e totalmente desprovido do aspecto criativo.

Os exerccios de eurritmia tm a funo de auxiliar no reconhecimento da altura de sons e nos intervalos entre os sons, na percepo dos sons harmnicos, na audio de cada nota dos acordes, alm de acompanhar os movimentos das vozes nas polifonias, distinguirem as diferentes tonalidades, melhorar a audio e a emisso de sons, desenvolvendo ainda, a audio interior.

Atravs deste mtodo, Dalcroze introduz a percepo rtmica atravs da sensibilidade, para que seja possvel a distino de componentes musicais como dinmica, compasso, frase, linha meldica, estrutura harmnica, tenso e relaxamento. Prope despertar e desenvolver, pela repetio de exerccios, os ritmos naturais do corpo, aperfeioar a memria e enriquecer o crebro. necessrio fazer msica fisicamente para depois express-la.

1.1 Rtmica Dalcroze O objetivo geral do mtodo de ensino visa realizao expressiva do ritmo e sua vivncia atravs do movimento corporal. O objetivo especfico visa o

desenvolvimento da expresso, equilbrio, controle consciente do movimento corporal, reflexos e impulsos, concentrao e da capacidade de coordenao do movimento e do pensamento, capacidade de dissociao do movimento, expanso e comunicao.

1.1 Melodia e harmonia Dalcroze Ainda que extremamente importante, o mtodo Dalcroze para o ensino da msica revela-se muito limitado porque essencialmente rtmico. Necessita da unio com outros mtodos para propiciar ao aluno uma formao musical global. Tambm

apresenta outro aspecto vulnervel quanto a dificuldade de seus exerccios que de to complicados prezam mais a favor do adestramento corporal do que do musical.

ZOLTN KODLY

Introduzido no Brasil no final da dcada de 1950, por George Gaszti e posteriormente por Ian Guest, um mtodo vocal que inclui uma parte ldica, brincadeiras com msica, instrumento de percusso e flauta doce. Consiste em um processo muito natural que atravs da vivncia musical a criana levada a falar o idioma da msica.

A prioridade de Kodly na concepo do mtodo, no foi exatamente fazer um mtodo, mas um levantamento do folclore hngaro que juntamente com Bela Bartok, elaboraram um glossrio de msicas folclricas por pocas e estilos. Assim,

sistematizou todo o folclore hngaro e em suas viagens e pesquisas incluram povos com afinidades histricas e tnicas com o povo hngaro, como turcos, blgaros, romenos, norte - africanos, com a finalidade de preservar as tradies.

No Mtodo Kodly, segundo Ian Guet, no importa se o l tenha 440 ciclos e sim que ele o VI grau da escala Maior. Os intervalos so sentidos em funo da tonalidade e a leitura feita observando a curvatura da melodia. Trata-se de um mtodo de solfejo relativo que parte da funo dos graus dentro do contexto bimodal, porm, em lugar dos nmeros so utilizados os nomes das notas. Utiliza-se tambm, grficos manuais para indicao das alturas, em um processo semelhante ao manossolfa de Villa-Lobos.

2.1 Rtmica Kodly A parte rtmica, inicialmente muito simples de modo a no sobrecarregar a ateno do aluno. Nessa fase so trabalhados o pulso, dobro e metade, enfatizando principalmente o som. No h sincronia de ritmo e melodia e tambm no h compassos, apenas pulsos com subdiviso binria e ternria. Os ditados rtmicos so sempre vocais, pois a utilizao de palma ou lpis no d a durao, somente o ataque do som. Somente na leitura polirrtmica que se faz uso desses expedientes.

2.2 Melodia e Harmonia Kodly A melodia trabalhada baseada na escala pentatnica, porque tem razes no folclore e tambm pelo fato de dispensar os semitons e o trtono.

EDGAR WILLEMS

O Mtodo Willems um mtodo ativo de educao musical que tem como princpios bsicos: As relaes psicolgicas estabelecidas entre a msica e o ser humano; A no utilizao de recursos extra musicais no ensino musical; E enfatizar a necessidade do trabalho prtico antes do ensino musical propriamente dito.

No ponto de vista institucional, a prtica deste mtodo requer um local razoavelmente amplo para as aulas, assim como materiais auditivos variados e instrumentais adequados, em especial instrumentos de percusso sons determinados e indeterminados, flauta de embolo, alm de outros materiais utilizados como suporte nas aulas, e ainda quadro de msica com pauta de onze linhas.

Um dos grandes pilares do mtodo so canes e por isso, requer do professor, grande trabalho de pesquisa e levantamento e seleo das mesmas.

3.1 Rtmica Willems Com relao ao desenvolvimento rtmico os passos progressivos so: Batimentos livres espontneos; Batimentos de frases, quadras e pequenas canes; Tempo, ritmo, unidade de compasso e diviso de tempo; Subdiviso de tempo com exerccios de alternncia das mos; Improvisao rtmica; Exerccios de repetio, variao, contraste, pergunta e resposta; Exerccios para despertar a conscincia rtmica e mtrica;

3.2 Melodia e harmonia em Willems A melodia e a harmonia neste mtodo abordam em conjunto e o desenvolvimento do ouvido musical. Os passos para essa fase do trabalho so: Ouvir sons com material diversificado;

Reconhecer, reproduzir sons, intervalos, melodias, acordes; Classificar, emparelhar, ordenar sons; Exercitar o movimento sonoro; Exercitar a altura do som; A cano, em si; Ordenao das notas; Improvisao meldica.

HANS JOACHIM KOELLREUTTER

Compositor e professor de origem alem, Koellreuter foi o responsvel por introduzir no Brasil as tcnicas contemporneas da msica europia, sobretudo do dodecafonismo.

O seu mtodo no ter mtodo: eliminam-se todos os assuntos que o aluno pode aprender sem a ajuda do professor. Tudo que no precisa do professor, no entra no programa.

O centro da aula no mtodo Koellreuter a improvisao. O professor s explica quando o aluno pergunta e o aluno motivado a perguntar atravs das improvisaes. Para tanto, foram desenvolvidos 28 modelos de improvisao que contm todos os meios expressivos de msica, desde a Idade Mdia at os dias atuais.

um sistema integrador que no elimina nada da msica ocidental. O professor no tem como preparar a aula, porque a direo do trabalho dada pelas perguntas feitas pelos alunos. Isso implica um profundo conhecimento da teoria e uma constante atualizao do professor, pois tudo depende do nvel dos alunos. Os modelos de improvisao so apenas sugestes; os professores devem inventar os seus em funo de sua realidade local e dos objetivos que pretendem alcanar. Devem constru-lo de tal modo que suscitem sempre perguntas. Alm disso, os exerccios tm de estar de acordo com o grupo social no qual o professor atua, ou seja, o material deve ter carter regional, para que o aluno possa ter prazer na aprendizagem.

4.1 Rtmica Koellreutter Nas improvisaes alguns pontos essenciais devem ser trabalhos: Desenvolvimento da capacidade de concentrao e de contato inter-humano; Conscientizao das propores temporais (proporo de durao como substituio ao compasso, ao ritmo definido); Conscientizao do silncio como elemento da expresso musical; Estudo de timbres, matizes e articulaes (maneira de tocar);

Desenvolvimento da percepo sisttica; Desenvolvimento da capacidade de contato inter-humano e da comunicao, na atividade musical, em conjunto. Proporo entre som e silncio; Ritmo no-mtrico e unidades estruturais irregulares (MOTS); Desenvolvimento do senso crtico musical que permita a autocrtica; Disciplina, concentrao, silncio e integrao (quatro pontos principais da Arte).

4.2 Melodia e harmonia em Koellreutter

Para se comear o solfejo, devem-se usar melodias gregorianas que, pelas suas caractersticas intervalares e no-mtricas, desenvolvem o senso de melodia (KOELLREUTER, apud PAZ, 2000, p. 229).

A melodia e a harmonia so desenvolvidas atravs do treinamento auditivo que para Koellreuter deve seguir o seguinte modo: Tom/mescla/rudo reconhecer auditivamente e reproduzir esses elementos na improvisao; Ditado para treinar a percepo do tom e do semitom (nas primeiras semanas, s auditivo); Memria rtmica e meldica partir de poucos sons para muitos; Entoao de modos renascentistas originais (litrgicos).

10

ATIVIDADES PROPOSTAS

Os autores escolhido para as atividades propostas a seguir foram Dalcroze e Kodly.

5.1 Atividade 1: Dalcroze 5.1.1 Contedos: Mtricas e ritmos diferentes; Vivncia sonora corporal; Integrao entre os elementos da msica citados anteriormente com a linguagem da dana. 5.1.2 Objetivos: Deseja-se que os alunos sejam capazes no decorrer da aula: 1. Vivenciar a integrao de duas linguagens artsticas: a msica e a dana por meio do movimento expressivo; 2. Atuar em conjunto.

5.1.3 Recursos: 1. Espao adequado para comportar a turma em roda.

5.1.4 Metodologia A atividade uma brincadeira com a Parlenda Infantil Macaquinho foi feira e consiste em falar cada slaba das palavras marcadas com um passo e executados de forma bem lenta. Uma parte da parlenda ser repetida constantemente e sero mantidos fixos os sons e os gestos at o final da atividade. Ser trabalhando em conjunto com os gestos diferentes pulsaes, inicialmente apresentadas como lenta, mdia, rpida. Depois de bastantes fixados, sero incorporados novos gestos pelos alunos. 05 min. Apresentao da parlenda. 05 min. repetio da parlenda com movimentos lentos (repetir apenas primeira parte da parlenda); 05 min. repetio da parlenda com movimento lento e mdio acelerado; 05 min. acrescentar o movimento bem acelerado;

11

05 min. alternar vrios movimentos professor indicar o movimento a ser executado (lento, mdio, rpido); 05 min. introduzir um ritmo diferente no final da frase com palma, ou alguma percusso corporal a escolha do aluno. 10 min. substituir a ltima palavra por um dos ritmos realizados anteriormente (todos os alunos devem participar e terminar quando o ltimo aluno executar seu ritmo individual).

5.1.5 Forma de avaliao: Observao dos ritmos executados; Observao da memria auditiva e concentrao dos alunos; Observao da percepo dos alunos entre lento, mdio e rpido; Participao.

5.2 Atividade 2: Kodly Tema Proposto: Msica Samba L-l acompanhada de ritmos realizados com palmas 5.2.1 Contedos: Integrao da turma; Apreciao; Percepo auditiva; Pulsao; Percepo rtmica; Composio; Exerccio da capacidade dos msculos do aparelho vocal em responder adequadamente s solicitaes da msica; Afinao.

5.2.2 Objetivos: Deseja-se que os alunos sejam capazes no decorrer da aula: Realizar os exerccios de aquecimento vocal de forma satisfatria;

12

Apreciar a msica; Observar os diferentes ritmos da msica proposta; Executar os ritmos propostos; Compor ritmos alternativos para a msica. Cantar a melodia proposta Atuar em conjunto.

5.2.3 Recursos: 1. Bola de pano; 2. Fotocpia da letra da msica; 3. Aparelho de som ou computador, com som; 4. Pen drive, ou CD, ou DVD.

5.2.4 Metodologia 10 min - Primeira etapa: Brincadeira da bola: em roda, apresentar a dinmica do aquecimento vocal e execut-la; a) TRI (lngua semi- presa entre os dentes e produzindo o som de ) - bola passada rapidamente; b) TRU (lngua semi- presa entre os dentes e produzindo o som de ) - o som produzido deve acompanhar o movimento da bola quando passada que dever desenhar uma parbola no ar. z05 min. - Segunda etapa: Trabalhando a msica: ainda em roda, apresentar a msica; 10 min. - Solicitar que cantem ao ouvir novamente a msica e se movimentem de acordo com a msica compor ritmos para a msica, andando em roda. 10 min. - Apresentar a letra da msica e orientar que componham, em grupos que sero formados a partir desse momento, ritmos baseado na msica apresentada; tambm podero cantar desde que haja acompanhamento rtmico. 15 min. - Solicitar a execuo dos ritmos de cada grupo que se apresentaro. 5.2.5 Forma de avaliao: A professora ir observar o emprego dos ritmos executados, a melodia executada pelas vozes e a participao.

13

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

FONTERRADA, Marisa T. de Oliveira. De tramas e fios: um ensaio sobre msica e educao. 2 ed. So Paulo, SP: UNESP; Rio de Janeiro: Funarte, 2008, p. 122 159; 215 217. PAZ, Ermelinda A. Pedagogia musical brasielira no sculo XX: metodologias e tendncias. Braslia, DF: Musimed, 2000, p. 221 229; 248 265.

Potrebbero piacerti anche