Sei sulla pagina 1di 3

Case I: Site de compras coletivas Eita Mah Dimenses Mercadolgicas das Compras Coletivas Palestrante: Jos Viana Scio

o Diretor

O case da empresa Eita Mah apresentado por Jos Viana um caso de empreendedorismo que tem obtido sucesso no mercado de sites de compra coletiva. Jos Viana, que ainda estudante da Universidade Federal do Cear, aps passar por diversas experincias de trabalho, a convite de um amigo, abriu o site de compras coletivas Eita Mah. O nome Eita Mah, gria falada no estado do Cear, caracterizava bem a empresa na viso de seus scios. O pblico-alvo era a classe C. A empresa comeou a buscar contratos com diversos clientes, no entanto, sua estratgia na escola das ofertas estava equivocada. A empresa percebeu que a classe C no estava em busca de servios os quais ela tem acesso facilmente, em termos financeiros. A classe C buscava a oportunidade de desfrutar de um produto ou servio que normalmente ela no teria acesso pelas condies normais do mercado. Alm disso, as empresas que tinham como consumidores a classe C no dispunha de margem de corte para as ofertas do site. Essa nova viso deu novo flego empresa que passou a ter uma melhor receita. bastante interessante o modo como a empresa lida com seus colaboradores-scios e com seus parceiros de negcio. Segundo Jos Viana, o sistema que ele denomina de ganha-ganha tem colaborado para o empenho de todos. Isto porque seus colaboradoresscios tm participao nos lucros, assim como os parceiros de negcio. Outro aspecto percebido foi o fato de muitas pessoas se sentirem receosas em comprar pela internet com seus dados de carto de crdito, por este motivo a empresa decidiu que proporcionaria a opo de o cliente fazer seu pagamento com o boleto bancrio. Jos Viana considera que seus parceiros de negcio, assim como seus clientes, sentemse mais a vontade em se relacionar com o Eitah Mah por possurem acesso direto aos donos do site. Caracterizada por uma cultura informal e descontrada, seus colaboradores tm horrio de trabalho flexvel, no usam uniformes e tem liberdade para sugerir novas idias. Jos Viana acredita que por este motivo que sua equipe de trabalho sente-se motivada. A empresa acredita que sua expanso se dar por meio de franquias. Atualmente, o site Eita Mah possui uma franquia em Goinia, seu franqueado tem o compromisso de fechar novos contratos e a direo da Eitah Mah se responsabiliza pelos outros aspectos do trabalho. Para seus fundadores o negcio de compras coletivas no , como Jos Viana define, uma bolha. Para ele a penas o comeo. Todavia ele considera que novas idias vo surgir, e o mercado vai delineando novos horizontes para esse tipo de negcio. A Eita Mah procura estar sempre agregando estas novas idias para garantir sua permanncia no mercado, atualmente a empresa lanou um site de leiles(centavo urbano) que tem sido bem sucedido.

Palestra I: Marketing Estratgico no Brasil Palestrante: Professor Dr. Andr Urban No incio da palestra pudemos visualizar como na atualidade o Brasil tm mais perspectivas em relao ao que tinha h apenas alguns anos atrs. Segundo uma pesquisa realizada com diversos pases, h quatro anos apenas 2% da populao brasileira considerava que a vida estava piorando. Entre 144 pases esta pesquisa mostrou que ramos a dcima segunda nao onde as pessoas consideravam que estvamos prosperando na vida. Urban fez uma interessante observao ao questionar o porqu de enquanto muitos pases vo bem (como a china, a ndia) seus habitantes no consideram que esto melhorando na vida. Isto seria devido ao fato de as pessoas dessas naes trabalharem mais e aceitarem menos do que ns brasileiros aceitamos. Nas duas ltimas dcadas a populao teve uma considervel mobilidade entre as classes. As classes A e B cresceram, a classe C se expandiu e os mais pobres diminuram. A atual classe mdia tem mais acesso ao emprego, ao consumo e ao crdito. Esse novo contexto representa grandes oportunidades para as empresas. Todavia esse cenrio perece no ter sido visualizado pela empresa BCP (antiga operadora de telefonia). Alguns scios da empresa acreditavam que consumidores de baixa renda no teriam condies de manter linhas pr-pagas, o que hoje sabemos que uma inverdade. Isto demonstra que muitas pessoas no tm recebido a devida importncia como oportunidade de negcio. O consumidor brasileiro caracterizado pelo imediatismo, uma sociedade que cada vez mais consome visando o presente e investindo pouco no futuro (aposentadoria, casa prpria). De 1974 a 1975 a populao investia 17%, de 2002 a 2003 5% e de 2008 a 2009 6%. Considerando a melhoria de renda do brasileiro um incremento de apenas 1% de aumento de 2003 para 2008 baixo. Em relao ao marketing a principal implicao seria a de que as empresas devem monitorar essas tendncias no mercado e buscar inovar para entregar mais valor para seus clientes.

Palestra II: Inovao e mtodos de ensino para nativos digitais Palestrante: Profa. Eliane El Badouy Cecchettini Com relao tecnologia e o marketing existem duas perspectivas a serem tratadas: a da comunicao e a do marketing. A comunicao teve uma significativa mudana no que diz respeito atual gerao. Isto tem consequncias de diversos nveis como antropolgicos, sociolgicos, psicolgicos e mercadolgicos. As pessoas e suas vises de mundo so produtos de fatos histricos, e isto tem impacto na forma como as pessoas se relacionam e consomem.As geraes podem ento ser classificadas como nativos digitais, imigrantes digitais e turistas digitais. Para os imigrantes digitais a dificuldade na forma de se comunicar o fato de quererem manter antigos de comunicao. O turista digital tem mais dificuldade de adaptao ao mundo dos nativos e muitas vezes acabam se esquivando dele. O modo como as empresas fazem comunicao mudou e continuar mudando em diversos aspectos a medida em que a sociedade est cada vez mais no mundo digital. Um ponto que chama ateno a mudana no modo como os clientes vm as empresas com as quais se relacionam. A atual gerao uma gerao que est interessada em ser participante, cada vez mais eles buscam a experincia da compra e se tornam mais exigentes. Os nativos digitais buscam um tratamento personalizado, querem rapidez e so caracterizados pela busca do prazer, so hedonistas. Para decidir ser cliente de uma organizao o nativo digital vai alm de querer saber sobre o produto, eles avaliam de maneira criteriosa a organizao. Eles valorizam integridade e tica. Cada vez mais as relaes entre as empresas e seus clientes se estreitam e as empresas precisam estar preparadas para um alto nvel de transparncia com seus clientes. As organizaes precisam proporcionar experincia, alto valor agregado, ser altamente acessvel e tratar com as emoes de seus clientes. Podemos dizer que esta nova gerao possui poder de influncia devido ao fcil acesso e disseminao de informaes, e talvez seja esse um dos motivos que levam as organizaes a se preocupar e investir cada vez mais com o desenvolvimento de uma boa relao com seus consumidores.

Potrebbero piacerti anche