Sei sulla pagina 1di 10

Formao - Do Brevirio a Liturgia das Horas (I)

Escrito por Michel Pagiossi Qua, 29 de Setembro de 2010 11:33 - ltima atualizao Qua, 29 de Setembro de 2010 11:33

Do brevirio a Liturgia das Horas (I)

Hoje o Movimento Litrgico traz a primeira parte, de uma srie de trs, sobre a Histria e o desenvolvimento da Liturgia das Horas ao longo da Histria da Igreja (ML)"

A Liturgia das Horas recebeu vrios nomes na histria. O mais difundido foi o de Brevirio, que indicava a reunio em um s volume, para facilitar a recitao individual, de todos os

1 / 10

Formao - Do Brevirio a Liturgia das Horas (I)


Escrito por Michel Pagiossi Qua, 29 de Setembro de 2010 11:33 - ltima atualizao Qua, 29 de Setembro de 2010 11:33

elementos necessrios para celebrar o Ofcio Divino , como salmos, leituras, hinos, etc. Esse nome, todavia, tambm encerrava uma mentalidade privatista e reducionista da prece eclesial que sempre se quis corrigir (pelo menos desde Trento), mas que o caminhar turbulento da Igreja sempre adiava.

Depois do Vaticano II, recuperaram seu significado as expresses Ofcio Divino e Liturgia das Horas . Ofcio quer dizer servio cultual e ao litrgica (ou seja, pblica), e divino indica em honra de quem se realiza a celebrao. Essa expresso equivalente Opus Dei ( Obra de Deus ), segundo a expresso de So Bento (Regra 43, 3):

"Nada se anteponha obra de Deus."

O segundo nome faz aluso prece eclesial distribuda segundo as horas do dia.

Nesse sentido, o Ofcio Divino verdadeira liturgia, exerccio do sacerdcio de Jesus Cristo para a santificao dos homens e para o culto a Deus ( Sacrosan ctum Concilium 7), e, conseqentemente, celebrao de toda a Igreja, ou seja, orao de Cristo ao Pai com seu corpo eclesial (SC 84). Por esse motivo dever-se- preferir sempre a celebrao comunitria, com assistncia e participao ativa dos fiis, recitao indivial e quase particular (SC 26-27).

Antecedentes do Ofcio Divino

2 / 10

Formao - Do Brevirio a Liturgia das Horas (I)


Escrito por Michel Pagiossi Qua, 29 de Setembro de 2010 11:33 - ltima atualizao Qua, 29 de Setembro de 2010 11:33

A origem da orao das horas deve ser buscada na orao do Divino Mestre e das comunidades catlicas primitivas, que observavam os ritmos da orao judaica.

A orao judaica na poca do Novo Testamento

Jesus nasceu num povo que sabia orar, no seio de uma famlia piedosa que observava com amor e fidelidade os preceitos do Senhor.

"Completados que foram os oito dias para ser circuncidado o menino, foi-lhe posto o nome de Jesus, como lhe tinha chamado o anjo, antes de ser concebido no seio materno.

Concludos os dias de sua purificao segundo a Lei de Moiss, levaram-no a Jerusalm para o apresentar ao Senhor, conforme o que est escrito na lei do Senhor: 'Todo primognito do sexo masculino ser consagrado ao Senhor ' (x. XIII, 2); para oferecerem o sacrifcio prescrito pela lei do Senhor, um par de rolas ou dois pombinhos." (Lucas II, 21-24)

Num mundo politesta, que desprezava a orao como absurda e intil, e que reduziu a religio a um conjunto de prticas sangrentas e obscenas, Jesus participava na prece do povo instrudo na orao pelo prprio Deus atravs da Revelao.

A prtica judaica da prece compreendia trs momentos de orao durante o dia: ao cair da tarde, ao amanhecer e ao meio dia.

"Pela tarde, de manh e ao meio-dia lamentarei e gemerei; e ele ouvir minha voz." (Salmo LIV, 18)

3 / 10

Formao - Do Brevirio a Liturgia das Horas (I)


Escrito por Michel Pagiossi Qua, 29 de Setembro de 2010 11:33 - ltima atualizao Qua, 29 de Setembro de 2010 11:33

"Ouvindo essa notcia, Daniel entrou em sua casa, a qual tinha no quarto de cima janelas que davam para o lado de Jerusalm. Trs vezes ao dia, ajoelhado, como antes, continuou a orar e louvar Deus." (Daniel VI, 11)

Desses momentos, dois estavam unidos aos sacrifcios perptuos, que eram oferecidos todos os dias no Templo.

"O Senhor disse a Moiss: 'Ordena o seguinte aos israelitas: cuidareis de apresentar no devido tempo a minha oblao, o meu alimento, em sacrifcios de agradvel odor consumidos pelo fogo.'

'Dir-lhes-s: eis o sacrifcio pelo fogo que oferecereis ao Senhor: um holocausto quotidiano e perptuo de dois cordeiros de um ano, sem defeito. Oferecers um pela manh e outro entre as duas da tarde, juntando, guisa de oblao, um dcimo de ef de flor de farinha amassada com um quarto de hin de leo de olivas esmagadas. Este o holocausto perptuo tal como foi feito no monte Sinai, um sacrifcio pelo fogo de suave odor para o Senhor. A libao ser de um quarto de hin para cada cordeiro; no santurio que fars ao Senhor a libao de vinho fermentado. Oferecers, entre as duas tardes, o segundo cordeiro; e fars a mesma oblao e a mesma libao como de manh: este um sacrifcio pelo fogo, de suave odor para o Senhor.' " (Nmeros XXVIII, 2-8)

Desse modo, a orao era santificada pelo sacrifcio.

Ao se deitar e ao se levantar se recitava o Shem Ysrael (Escuta Israel), a profisso de f no Deus nico.

"Ouve, Israel! O Senhor, nosso Deus, o nico Senhor. Amars o Senhor, teu Deus, de todo o teu corao, de toda a tua alma e de todas as tuas foras. Os mandamentos que hoje te dou sero gravados no teu corao. Tu os inculcars a teus filhos, e deles falars, seja sentado em tua casa, seja andando pelo caminho, ao te deitares e ao te levantares. At-los-s tua mo como sinal, e os levars como uma faixa frontal diante dos teus olhos. Tu os escrevers nos umbrais e nas portas de tua casa." (Deuteronmio VI, 4-9)

4 / 10

Formao - Do Brevirio a Liturgia das Horas (I)


Escrito por Michel Pagiossi Qua, 29 de Setembro de 2010 11:33 - ltima atualizao Qua, 29 de Setembro de 2010 11:33

"Se obedecerdes aos mandamentos que hoje vos prescrevo, se amardes o Senhor, servindo-o de todo o vosso corao e de toda a vossa alma, derramarei sobre a vossa terra a chuva em seu tempo, a chuva do outono e a da primavera, e recolhers o teu trigo, o teu vinho e o teu leo; darei erva aos teus campos para os teus animais, e te alimentars at ficares saciado. Tende cuidado para que o vosso corao no seja seduzido e vos desvieis do Senhor para servir deuses estranhos, rendendo-lhes culto e prostrando-vos diante deles. A clera do Senhor se inflamaria contra vs e ele fecharia os cus: a chuva cessaria de cair, e no haveria mais colheita, no vosso solo, de modo que no tardareis a perecer nesta boa terra que o Senhor vos d. Gravai, pois, profundamente em vosso corao e em vossa alma estas minhas palavras; prenderas s vossas mos como um sinal, e levaras como uma faixa frontal entre os vossos olhos. Ensinai-as aos vossos filhos, falando-lhes delas seja em vossa casa, seja em viagem, quando vos deitardes ou levantardes. Escreve-as nas ombreiras e nas portas de tua casa, para que se multipliquem os teus dias e os dias de teus filhos na terra que o Senhor jurou dar a teus pais, e sejam to numerosos como os dias do cu sobre a terra." (Deuteronmio XI, 13-21)

"O Senhor disse a Moiss: 'Dize aos israelitas que faam para eles e seus descendentes borlas nas extremidades de suas vestes, pondo na borla de cada canto um cordo de prpura violeta. Fareis essas borlas para que, vendo-as, vos recordeis de todos os mandamentos do Senhor, e os pratiqueis, e no vos deixeis levar pelos apetites de vosso corao e de vossos olhos que vos arrastam infidelidade. Desse modo, vs vos lembrareis de todos os meus mandamentos, e os praticareis, e sereis consagrados ao vosso Deus. Eu sou o Senhor vosso Deus, que vos tirei do Egito para ser o vosso Deus. Eu sou o Senhor vosso Deus.' " (Nmeros XV, 37-41)

Jesus tambm o recitava.

"Jesus respondeu-lhe: 'O primeiro de todos os mandamentos este: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus o nico Senhor; amars ao Senhor teu Deus de todo o teu corao, de toda a tua alma, de todo o teu esprito e de todas as tuas foras. ' " (Marcos XII, 29-30)

Ao meio dia se diziam as bnos da Thepillah. Essa prece pertencia ao culto da sinagoga (que, salvo engano, s surgiu no exlio babilnico).

5 / 10

Formao - Do Brevirio a Liturgia das Horas (I)


Escrito por Michel Pagiossi Qua, 29 de Setembro de 2010 11:33 - ltima atualizao Qua, 29 de Setembro de 2010 11:33

A liturgia judaica inclua, alm disso, uma ampla variedade de hinos, salmos e oraes para as festas, para as peregrinaes ao Templo e para a liturgia domstica, na qual se destacavam as bnos ao cair da tarde (lucernrio) e ao de graas da ceia. Nesse ambiente de orao Jesus viveu, de modo que o louvor a Deus ressoa no corao de Cristo com palavras humanas de adorao, propiciao e intercesso (Instruo Geral sobre a Liturgia das Horas 3).

A orao de Jesus

Cristo Jesus, ao assumir a natureza humana, trouxe para este exlio terreno aquele hino que cantado por todo o sempre nas habitaes celestes (IGLH 3; SC 83). A orao de Nosso Senhor em sua vida terrena foi a expresso do colquio eterno do Verbo com o Pai no Esprito Santo, e o anncio da mediao sacerdotal que continua agora nos Cus.

a) A pureza de inteno.

"Quando orardes, no faais como os hipcritas, que gostam de orar de p nas sinagogas e nas esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade eu vos digo: j receberam sua recompensa. Quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta e ora ao teu Pai em segredo; e teu Pai, que v num lugar oculto, recompensar-te-." (Mateus VI, 5-6)

"Ele lhes dizia em sua doutrina: Guardai-vos dos escribas que gostam de andar com roupas compridas, de ser cumprimentados nas praas pblicas e de sentar-se nas primeiras cadeiras nas sinagogas e nos primeiros lugares nos banquetes. Eles devoram os bens das vivas e do aparncia de longas oraes. Estes tero um juzo mais rigoroso." (Marcos XII, 38-40)

6 / 10

Formao - Do Brevirio a Liturgia das Horas (I)


Escrito por Michel Pagiossi Qua, 29 de Setembro de 2010 11:33 - ltima atualizao Qua, 29 de Setembro de 2010 11:33

b) A unio da mente com a voz, para no se cair na censura de Isaas XXIX, 13.

"Este povo somente me honra com os lbios; seu corao, porm, est longe de mim. Vo o culto que me prestam, porque ensinam preceitos que s vm dos homens." (Mateus XV, 8)

c) A confiana no Pai.

"Quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta e ora ao teu Pai em segredo; e teu Pai, que v num lugar oculto, recompensar-te-. Nas vossas oraes, no multipliqueis as palavras, como fazem os pagos que julgam que sero ouvidos fora de palavras." (Mateus VI, 7-8)

"Portanto, eis que vos digo: no vos preocupeis por vossa vida, pelo que comereis, nem por vosso corpo, pelo que vestireis. A vida no mais do que o alimento e o corpo no mais que as vestes? Olhai as aves do cu: no semeiam nem ceifam, nem recolhem nos celeiros e vosso Pai celeste as alimenta. No valeis vs muito mais que elas? Qual de vs, por mais que se esforce, pode acrescentar um s cvado durao de sua vida? E por que vos inquietais com as vestes? Considerai como crescem os lrios do campo; no trabalham nem fiam. Entretanto, eu vos digo que o prprio Salomo no auge de sua glria no se vestiu como um deles. Se Deus veste assim a erva dos campos, que hoje cresce e amanh ser lanada ao fogo, quanto mais a vs, homens de pouca f? No vos aflijais, nem digais: Que comeremos? Que beberemos? Com que nos vestiremos? So os pagos que se preocupam com tudo isso. Ora, vosso Pai celeste sabe que necessitais de tudo isso." (Mateus VI, 25-32)

"Jesus voltou-se ento para seus discpulos: Portanto vos digo: no andeis preocupados com a vossa vida, pelo que haveis de comer; nem com o vosso corpo, pelo que haveis de vestir. A vida vale mais do que o sustento e o corpo mais do que as vestes. Considerai os corvos: eles no semeiam, nem ceifam, nem tm despensa, nem celeiro; entretanto, Deus os sustenta. Quanto mais valeis vs do que eles? Mas qual de vs, por mais que se preocupe, pode

7 / 10

Formao - Do Brevirio a Liturgia das Horas (I)


Escrito por Michel Pagiossi Qua, 29 de Setembro de 2010 11:33 - ltima atualizao Qua, 29 de Setembro de 2010 11:33

acrescentar um s cvado durao de sua vida? Se vs, pois, no podeis fazer nem as mnimas coisas, por que estais preocupados com as outras? Considerai os lrios, como crescem; no fiam, nem tecem. Contudo, digo-vos: nem Salomo em toda a sua glria jamais se vestiu como um deles. Se Deus, portanto, veste assim a erva que hoje est no campo e amanh se lana ao fogo, quanto mais a vs, homens de f pequenina! No vos inquieteis com o que haveis de comer ou beber; e no andeis com vs preocupaes. Porque os homens do mundo que se preocupam com todas estas coisas. Mas vosso Pai bem sabe que precisais de tudo isso." (Lucas XII, 22-30)

Outros ensinamentos dizem respeito necessidade da orao (Lucas XXII, 40; VI, 28), orao em seu nome (Joo XIV, 13-14), orao de petio (Mateus V, 44; VII, 7), humildade (Lucas XVIII, 9-14 e perseverana (Lucas XI, 5-13).

Mas o ensinamento mais original e importante o que se refere ao prprio contedo da orao. Esse contedo est condensado numa palavra: Abba, Pai!, expresso da relao filial a ttulo nico entre o Filho Jesus Cristo e o Pai. A revelao dessa relao foi seguida da doao do Esprito Santo, que torna possvel a filiao divina adotiva e que todos os discpulos do Divino Mestre possam invocar a Deus. Por isso, o Pai-Nosso o supremo modelo da orao crist.

"Um dia, num certo lugar, estava Jesus a rezar. Terminando a orao, disse-lhe um de seus discpulos: Senhor, ensina-nos a rezar, como tambm Joo ensinou a seus discpulos. Disse-lhes ele, ento: Quando orardes, dizei: Pai, santificado seja o vosso nome; venha o vosso Reino; dai-nos hoje o po necessrio ao nosso sustento; perdoai-nos os nossos pecados, pois tambm ns perdoamos queles que nos ofenderam; e no nos deixeis cair em tentao." (Lucas XI, 1-4)

A Didach, em fins do sculo I, testemunha da substituio do Shem pelo Pai-Nosso nos crculos judeu-catlicos, tambm trs vezes ao dia.

"Tambm no rezeis como os hipcritas, mas como o Senhor mandou no seu Evangelho: Nosso Pai no cu, que teu nome seja santificado, que teu reino venha, que tua vontade seja feita na terra, assim como no cu; d-nos hoje o po necessrio (cotidiano), perdoa a nossa ofensa assim como ns perdoamos aos que nos tm ofendido e no nos deixeis cair em tentao, mas livra-nos do mal, pois teu o poder e a glria pelos sculos.

8 / 10

Formao - Do Brevirio a Liturgia das Horas (I)


Escrito por Michel Pagiossi Qua, 29 de Setembro de 2010 11:33 - ltima atualizao Qua, 29 de Setembro de 2010 11:33

Assim rezai trs vezes por dia." (Didach 8, 2-3)

A orao na Igreja primitiva

Os Apstolos, instrudos pelo Senhor depois da Ressurreio (Atos I, 3), tambm ensinaram a orar e organizaram no Esprito de Jesus a orao das primeiras comunidades da Igreja. Desde os primeiros momentos a perseverana nas oraes foi uma caracterstica da comunidade que se transformou em Pentecostes.

"Perseveravam eles na doutrina dos apstolos, na reunio em comum, na frao do po e nas oraes." (Atos II, 42)

Como Nosso Senhor, os primeiros cristos acorriam ao Templo e sinagoga, embora depois celebrassem a frao do po em suas casas.

"Unidos de corao frequentavam todos os dias o templo. Partiam o po nas casas e tomavam a comida com alegria e singeleza de corao, louvando a Deus e cativando a simpatia de todo o povo. E o Senhor cada dia lhes ajuntava outros que estavam a caminho da salvao." (Atos II, 46-47)

Observavam o costume de rezar privadamente ou em comum no cmodo principal, em certas horas do dia e tambm da noite.

"Refletiu um momento e dirigiu-se para a casa de Maria, me de Joo, que tem por sobrenome Marcos, onde muitos se tinham reunido e faziam orao." (Atos XII, 12)

9 / 10

Formao - Do Brevirio a Liturgia das Horas (I)


Escrito por Michel Pagiossi Qua, 29 de Setembro de 2010 11:33 - ltima atualizao Qua, 29 de Setembro de 2010 11:33

"Pela meia-noite, Paulo e Silas rezavam e cantavam um hino a Deus, e os prisioneiros os escutavam." (Atos XVI, 25)

A orao era dirigida geralmente ao Pai celestial. Mas com o passar do tempo sobreveio na comunidade eclesial a conscincia de que o Divino Mestre no somente mediador e lugar nico para adorar o Pai em Esprito e verdade (Joo II, 19-22, IV, 23-24), mas tambm termo da orao crist. Exemplo disso so as doxologias, os agradecimentos ao Pai pela obra realizada em Cristo, e os hinos cristolgicos.

Fonte: Apologtica Catlica

10 / 10

Potrebbero piacerti anche