Sei sulla pagina 1di 9

1

O Canto Coral Como Prtica Educativo musical na terceira idade

Thais Fernanda Vicente Rabelo Universidade Federal de Sergipe thaisrabelomusica@gmail.com Resumo: O presente estudo tem por objetivo principal analisar a Canto Coral na terceira idade enquanto prtica educativo-musical. Para tanto se faz necessrio compreender a atual situao dos idosos na sociedade, o desenvolvimento legislativo voltado para este pblico, bem como algumas das mudanas ocorridas no processo de envelhecimento. Ao compreender o Canto Coral no mbito da educao musical sero abordadas questes de aprendizagem e desenvolvimento musical alm de ressaltar o carter integrador e socializador do coral bem como outros benefcios fisiolgicos, psicolgicos e sociais decorrentes desta prtica, apresentados por autores que desenvolveram pesquisas na rea. Palavras-chave: Terceira idade. Canto Coral. Educao musical Abstract: The present study is meant to examine the cord singing in old age, musical education as a practice. To this end, it is necessary to understand the current situation of the elderly in society, the legislative development aimed at this audience, as well as some of this changes in the aging process, by understanding the choir in music education will address issues of learning and musical development. In addition to highlighting the socializing and integrating character of the choir, as well as the benefits of physiological, psychological and social consequences of this practices developed by the authors who presented papers and research in this area. Keywords: Old age. Choir. Music education

Introduo A Organizao das Naes Unidas (ONU) determinou que o indivduo passa a ser considerado idoso a partir dos 60 anos de idade. Todavia, esta idade varia nos pases desenvolvidos onde a expectativa de vida maior sendo adiada para os 65 anos (BORGES, 2002, p.11). O crescimento da populao idosa tem sido notvel nos ltimos trinta anos e no apenas nos pases desenvolvidos, mas em todo o mundo. No Brasil, de

2 acordo com pesquisas do Instituto brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE), estimase que em aproximadamente vinte anos os idosos representem 13% da populao brasileira (FIGUERDO, 2009). Em 1982, na cidade de Viena, a ONU convocou a Assemblia do Envelhecimento, iniciativa esta pioneira no que se refere ao voltar a ateno para a terceira idade 1. Nesta primeira Assemblia a ONU passa a considerar o envelhecimento como um fenmeno mundial (FIGUERDO, 2008). A partir de ento vrias iniciativas tem se voltado terceira idade, seja na rea da sade, da educao, do lazer. Ao considerar que o processo de aprendizagem se estende por toda a vida Francis Wolf (apud Luz, 2006, P.7) relata o antigo pensamento de que apenas as crianas deveriam ser educadas e a atual compreenso de que o processo de aprendizagem s termina com a morte. Neste sentido, tambm a educao musical tem se dirigido terceira idade, seja no ensino de um instrumento musical, seja na musicalizao ou na prtica Coral. A msica se faz presente na velhice, sobretudo, como forma de expresso, como linguagem. A escolha pelo tema deste trabalho deve-se nossa experincia na prtica coral com idosos. O coral em questo est inserido numa instituio religiosa e formado por doze coralistas. O presente estudo fase introdutria da pesquisa realizada neste coral e fundamenta-se, a princpio, em relatos de experincias de autores que desenvolvem atividades e pesquisas em Canto Coral na terceira idade. Legislao e direito dos idosos Durante longo tempo a populao idosa permaneceu no esquecimento, de modo especial nos pases subdesenvolvidos. No que se refere legislao brasileira que defende os direitos dos idosos, Lemos (apud FIGUERDO, 2009) ressalta a Constituio de 1934 onde o tema da velhice apareceu pela primeira vez. A pesar disso, somente na Constituio de 1988 que a proteo social ao idoso ser abordada. Outro importante documento o Estatuto do Idoso, ttulo IV, que afirma a Poltica e Atendimento ao idoso. De acordo com Figuerdo (2009, p.15) a Assemblia do Envelhecimento de 1982, em Viena, exerceu grande influncia na legalizao dos direitos dos idosos no Brasil.

No presente estudo os termos idosos, terceira idade e melhor idade sero utilizados para significar a mesma faixa-etria (a partir dos 60 anos).

Ainda sobre a velhice necessrio observar mudanas biolgicas, psicolgicas e sociais ocorridas na terceira idade e o educador musical que trabalha com este pblico deve dominar no apenas os conhecimentos musicais, mas tambm gerontolgico, pois apesar de se tratar de mais uma importante etapa da vida o envelhecimento uma fase bastante delicada. Borges (2002, p.13) esclarece estes aspectos. Segundo a autora, com relao fisiologia acontece a diminuio da funcionalidade nos diversos sistemas e rgos do corpo, o que pode tornar o indivduo mais suscetvel a doenas como osteoporose, demncia, depresso, incontinncia, diabetes, hipertenso, incidncia de quedas, etc. Tambm pode ocorre alteraes psicolgicas como sensaes de aflio e angstia. O afastamento da vida social pode ser apontado como alterao social. Alm desses fatores outra mudana deve ser observada por implicar diretamente na prtica do canto: a modificao no aparelho fonador, que traz alteraes tanto na voz falada quanto na voz cantada. O processo do envelhecimento da voz denominado presbifonia. importante ressaltar que as alteraes no aparelho fonador variam para cada indivduo (PRAZERES, 2010). De acordo com Paula Molinari (2007, p.90), a voz das mulheres tende a ficar mais grave e a do homem mais aguda o que evidencia uma modificao na tessitura vocal. A falta de ateno neste aspecto, por parte do regente, pode acarretar problemas no aparelho fonador do coralista. A Educao Musical na Melhor Idade Atividades musicais tem se destacado nos projetos educacionais para a terceira idade por conduzir o indivduo auto satisfao e ao prazer (LUZ, 2006). O mesmo autor trata do carter de criao coletiva proporcionado pela educao musical e defende a ideia de uma educao de possibilidades, no enfatizando as dificuldades apresentadas no processo de envelhecimento, mas pensando nos diversos caminhos que podero facilitar o ensino-aprendizagem. A importncia do aprendizado musical na terceira idade no significa apenas a aquisio de novos conhecimentos, mas tambm uma atividade necessria para a sade mental e fsica (RODRIGES/CARVALHO, 2008, p.3).

O fazer musical est, pois, entrelaado a camadas do conhecimento e da afetividade proporcionando oportunidades para a expresso musical por meio da emoo, dos sentimentos, dos pensamentos, dos conhecimentos e dos valores (RODRIGUES/ CARVALHO, 2008, p.3).

No que se refere filosofia da educao musical, David Elliott (apud RODRIGUES/CARVALHO, 2008) defende duas premissas de educao musical, a primeira que a natureza da educao musical depende da natureza da msica e a segunda de que a natureza da msica est relacionada ao seu significado para quem a realiza. Neste sentido, autoconhecimento e contexto cultural so elementos que esto diretamente relacionados ao fazer musical. Por outro lado, para o musico educador Swanwick o conhecimento musical est ligado vivncia musical e subjetividade. No processo de ensino aprendizagem preciso, muitas vezes, desconstruir para reconstruir ou construir e, como na velhice as estruturas bsicas ou esquemas j esto formados, provvel que a aprendizagem de novos contedos seja mais dificultada (FIGUERDO, 2009, p.82). neste aspecto que se apresenta a prtica do Canto Coral, uma prtica educativa que conduz ao conhecimento musical de forma dinmica e subjetiva. As atividades de ensino e aprendizagem musical na terceira idade no Brasil ainda se encontram em estgio inicial, pois, apesar das crescentes pesquisas na rea, muitas possibilidades ainda precisam ser exploradas (BORGES, 2010). O Canto Coral como Prtica Educativo Musical O canto coral pode ser considerado como uma verdadeira escola pois, atravs dele, conceitos e linguagens musicais so assimilados e a percepo estimulada (PRAZERES, 2010). Ou seja, por meio da prtica coral diversos elementos musicais, tais como: parmetros do som, andamento, ritmo, melodia, fraseados, afinao so trabalhados com os coralistas ainda que de forma indireta. Alm disso, segundo Figuerdo (2009), tambm desenvolvida no coral a apreenso de postura corporal, articulao vocal e respirao adequada ao canto, dinmica, expressividade, coordenao motora, execuo dos gestos dos regentes, em suma, questes tcnicas.

Para Amato:
Por apresentar-se como um grupo de aprendizagem musical, desenvolvimento vocal, integrao e incluso social, o coro um espao constitudo por diferentes relaes interpessoais e de ensino aprendizagem (FUCCI AMATO, 2007, P.1).

Deste modo, a autora relaciona aspectos sociais e musicais, pois ambos so determinantes para o canto coral que uma prtica integradora e socializadora podendo desenvolver tambm a questo da identidade. Por meio dessa atividade o indivduo, de um modo geral, em grupo, aprende a valorizar a escuta interior e a escuta do outro, alm de transmitir idias, mensagens e de proporcionar a compreenso performtica do estar em pblico (cf. AMATO, 2008; AMATO, 2007; ALVES, 2005; BONILLA, 2002). Ao analisar o Canto Coral na terceira idade percebe-se que estes aspectos tornam-se ainda mais acentuados. comum que o idoso sofra um afastamento social, seja por questes sociais, psicolgicas ou fisiolgicas. A prtica coral tambm pode sofrer interferncias em se tratando de melhor idade por perdas auditivas, rouquido, perda da memria, etc. Em contrapartida a prtica de cantar em conjunto tambm proporciona melhoras neste sentido. Pesquisas mais especficas como a de Bs e Cassol (2006) detectam que o canto coral melhora sintomas vocais como problemas respiratrios, rouquido, desafinao, dentre outros. No mesmo trabalho os autores apontam o Canto Coral como atividade musical de maior participao da maioridade, tanto por seu carter dinmico e inclusivo quanto por trazer benefcios scio-educativos e vocais. Segundo Prazeres (2008, p.28) o Canto Coral em um grupo de idosos pode contribuir para a qualidade de vida. Neste sentido, podem ser apontados como elementos que se inserem no conceito de qualidade de vida: a auto-aceitao, a integrao, a autonomia e a motivao. Dejair (2008, p.28) cita algumas contribuies para a melhoria da qualidade de vida dos idosos, entre elas a ressocializao e a auto-estima, reativao da memria, o estmulo do processo de aprendizagem destacando tambm a conscientizao vocal e a melhora da coordenao motora.

Concluso O pensamento social tem mudado devido ao paralelo que vem ocorrendo nos ltimos anos: de um lado a informatizao e o desenvolvimento cada vez mais acentuado da tecnologia, de outro o crescimento da populao idosa. (BONILLA, 2002). A partir deste estudo pode-se perceber a importncia do canto coral na vida dos idosos. vlido observar que os resultados decorrentes da prtica coral na terceira idade so semelhantes em todos os autores consultados, o que pode evidenciar a eficcia desta prtica. A contribuio do cantar em conjunto abrange aspectos fisiolgicos, biolgicos e sociais. Se observa tambm que as dificuldades e limitaes existem mas que no so fatores determinantes. Retomando-se a ideia de LUZ (2006), estes fatores devem ser observados em prol de uma atividade mais bem sucedida e cuidadosa. Apesar disso, so as possibilidades que tornaro o processo mais agradvel. importante perceber tambm que nenhum dos autores citados defenderam prticas fundamentadas na memorizao de conceitos ou aulas expositivas ao desenvolverem atividades de educao musical com idosos. No de interessante para as pessoas na melhor idade tais prticas e estas no seriam to bem sucedidas. Assim como o cantar por cantar, sem a observao por parte do regente tambm no conduz a uma prtica satisfatria. importante que o regente tenha cincia da importncia desta prtica e tenha organizados seus reais objetivos. O Canto Coral na terceira idade tem sido alvo de diversas pesquisas tambm na rea da musicoterapia que apesar de ser de grande importncia no enfatiza o carter educativo do processo. Enquanto prtica educativo musical o Canto Coral conduz o indivduo auto percepo e percepo do mundo, ajuda a superar limites e desenvolve a criatividade, trabalho e explorando elementos musicais. Bonilla (2002) afirma que para que educao musical de idosos seja legitimada so necessrias pesquisas na rea. Espera-se que o presente estudo possa contribuir para com esta crescente prtica que no tem somente a inteno do desenvolvimento tcnico, mas uma prtica educativo-musical que se preocupa com o indivduo por inteiro e que lhe proporciona novos conhecimentos e melhora na qualidade de vida.

Mas afinal, o que significa o Canto Coral para a terceira idade? Atravs da pesquisa bibliogrfica realizada, sobretudo nos relatos de experincia (PRAZERES, 2020, FIGUEREDO, 2009, DEJAIR, 2008, BONILLA, 2002) nota-se que para os idosos inseridos neste contexto o Canto Coral algo de suma importncia em suas vidas, uma forma de se expressar, de manter a alegria e a motivao, de estar em sociedade, de partilha, de entoar o canto da vida.

Bibliografia:
ALMEIDA, Cristiane Maria Galdino de. Educao musical no-formal e atuao profissional. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 13, 49-56, set.2005. ALVES, Fernanda Lopes. A importncia do canto coral como meio de musicalizao no formal. Rio de Janeiro, 2005. Monografia (Licenciatura em msica). Centro de letras e artes. Instituto Villa-Lobos, Universidade do Rio de Janeiro. AMATO, Rita de Cssia Fucci. O desenvolvimento da motivao na gesto dos recursos humanos em corais: conceitos e prticas. Anais do SINCAM IV Simpsio de Cognio e Artes Musicais maio. 2008. _____. O canto coral como prtica scio-cultural e educativo musical. Opus, Goinia, v. 13, n. 1, p. 75-96, jun.2007. BONILLA, Karine Nunes. Encontros musicais com o grupo da amizade: uma experincia em educao musical com a terceira idade. Revista da ABEM, 2002. BORGES, Mackely Ribeiro. Idosos independentes X Idosos institucionalizados: as diferenas na capacidade cognitiva entre grupos da terceira idade. Anais do SINCAM IV Simpsio de Cognio e Artes Musicais 2010. _____.Relatrio anual da disciplina prtica de ensino. Salvador, 2002. Escola de Msica EMUS, Universidade Federal da Bahia. BRASIL, Ministrio da Sade. Estatuto do Idoso 1.ed., 2 reimpr. Braslia: Ministrio da Sade, 2003. BUENO, Meygla Rezende. Reflexes sobre a valorizao do idoso. Revista Travessias n.02. CASSOL, Mauriceia; BS, ngelo Jos Gonalves. Canto Coral melhora sintomas vocais e idosos saudveis. RBCEH Revista brasileira de cincias do envelhecimento humano, Passo Fundo, 113-122 jul./dez.2006. DRAHAN, Snizhana. A percepo da produo vocal pelo regente coral. Anais do SINCAM IV Simpsio de Cognio e Artes Musicais maio. 2008. FIGUERDO, Michal Siviero. Coral canto que encanta: o estudo do processo de educao musical com idosos em Madre de Deus, regio metropolitana de Salvador, Bahia. Salvador, 2009. Dissertao (Mestrado em Msica). Escola de Msica, Universidade Federal da Bahia. _____. Fronteiras na educao musical com idosos: um estudo de caso com caractersticas multidisciplinares. XVIII Congresso da Associao Nacional de Pesquisa e Ps-Graduao (ANPPOM). Salvador 2008.

_____. Experincias de gesto de grupos num coral de idosos. XVII Encontro Nacional da ABEM. So Paulo, outubro 2008. JUNIOR, Dejair Carlos dos Santos. Canto Coral na terceira idade. Rio de Janeiro, 2008. Monografia (Licenciatura plena em educao artstica/msica). Centro de Letras e Artes, Instituto Villa-Lobos, Universidade Federal do Rio de Janeiro. LUZ, Marcelo Cares; SILVEIRA, Nadia Dumara Ruiz. A educao musical na maturidade. Artigo publicado no livro: Masculin(idade) e velhices: entre um bom e mau envelhecer. Beltrina Crtes, Elisabeth Frohlich Mercadante, Irene Gaeta Arcuri (organizadoras). So Paulo: Vetor, 2006 ( Coleo Gerontologia, 3). LUZ, Marcelo Cares. Educao musical na maturidade. So Paulo: Editora Som Ltda, 2008. NUNES, Alzira Tereza Garcia Lobato. Servio social e universidade de terceira idade: uma proposta de participao social e cidadania para os idosos. Textos sobre Envelhecimento UnATI/ UERJ/ Rio de Janeiro. Ano 3 n. 5 p. 1-97. 1 semestre 2000. ORDINE, Pires Augusto. Musicalizao de adultos por meio de atividade coral: Anlise comparativa de algumas prticas correntes. Rio de Janeiro, 2005. Monografia (Licenciatura Plena em Educao Artstica Habilitao em Msica), UNIRIO. PERERIRA, liton; VASCONCELOS, Miri. O processo de socializao no canto coral; um estudo sobre as dimenses pessoal, interpessoal e comunitria. Msica Hodi, vol.7- n.1- 2007. PRAZERES, Maria Mrcia Viana. Coral na terceira idade: o canto como sopro da vida. A influncia do canto coral na qualidade de vida de um grupo de coralistas idosas. Braslia, 2010. Dissertao (Mestrado em Gerontologia). Universidade Catlica de Braslia. RODRIGUES, Eunice Dias da Rocha; CARVALHO, Maria Cristina Azevedo de. O idoso e a aprendizagem musical: iluso ou realidade? Anais do SINCAM IV Simpsio de Cognio e Artes Musicais maio 2008. ROCHA, Tatiana Fernandes; AMARAL, Flvia Pinto. HANAYAMA, Eliana Midori. Extenso vocal de idosos coralistas e no coralistas. Ver CEFAC, So Paulo, v.9, n.2, 248-54, abr-jun. 2007.

Potrebbero piacerti anche