Sei sulla pagina 1di 8

(RE)CONHECER-SE. O BRADO BRASILEIRA CONTEMPORNEA.

Marcelo Jos da SILVA (PG UEL)

DA

LITERATURA

AFRO-

ISBN: 978-85-99680-05-6

REFERNCIA: SILVA, Marcelo Jos da. (Re)conhecer-se. O brado da literatura afro-brasileira contempornea. In: CELLI COLQUIO DE ESTUDOS LINGUSTICOS E LITERRIOS. 3, 2007, Maring. Anais... Maring, 2009, p. 633-640.

A literatura afro-brasileira sujeita-se aos mesmos problemas enfrentados pelo povo nela representado durante o perodo da colonizao: a excluso e a falta de reconhecimento, sendo muitas vezes relegada a marginalidade. Ao ser referenciada como literatura afro-brasileira, literatura negra no Brasil ou estudada no mbito das literaturas de grupos minoritrios percebe-se a falta de definio do termo e mesmo a pouca importncia com que vista no meio acadmico. Inserida nos estudos culturais serve-se da histria, da antropologia e da sociologia para se constituir. Talvez, em decorrncia do pouco tempo passado desde o seu surgimento no foi ainda possvel o aparecimento de teorias prprias que a explique. Autores como Luiza Lobo (1993), Eduardo de Assis Duarte (2006) e Domcio Proena Filho (2004) entre outros ressaltam a tendncia de explicar, ou conceituar essa literatura a partir de um comprometimento ideolgico. Apesar das divergncias encontradas, tais estudos convergem para a necessidade de separar o joio do trigo, ou seja, faz-se necessrio que se separe o que literatura afrobrasileira e o que literatura sobre o negro no Brasil. Nesse sentido Assis Duarte (2006) destaca a temtica, a autoria, o ponto de vista, a linguagem e o pblico leitor como critrios de configurao dessa literatura, apontando ainda que no basta a ocorrncia de um desses critrios, mas uma combinao entre eles. Para muitos e em especial aos nefitos na arte literria, a afrobrasilidade na literatura seria explicada pela cor da tez. A questo epidrmica, quer seja do autor ou dos personagens representados na obra, bem como o tema da escravido no so fatores qualificativos da literatura afro-brasileira. Do mesmo modo Proena Filho (2004) reivindica a necessidade de engajamento, de uma atitude compromissada do autor como caracterstica dessa literatura. A partir dessas proposies torna-se possvel negar a figura de cones da literatura brasileira como autores de uma literatura afro, apesar da

633

tez escura, ou da utilizao do negro como tema e personagem da obra, justamente por no ser possvel reconhecer em suas obras esse compromisso. A literatura afro-brasileira em si, acaba confundindo-se com o seu abjeto de escrita, com o seu prprio tema, e desse modo luta pela conquista de seu espao como outrora lutaram o negro africano e seus descendentes brasileiros. O tom de manifesto e revolta que predominou por muito tempo, vai cedendo espao. O negro deixa de ser objeto para passar a sujeito da literatura e da sua prpria histria; deixa de ser tema (inclusive como esteretipo) para ser autor de uma viso de mundo prpria, o que assevera Lobo (1993, p.206). Os esteretipos criados por uma cultura minoritria e amalgamados na cultura brasileira que se diz elitizada perpetuam-se na literatura. A viso do negro est de certo modo impregnada de um racismo muitas vezes disfarado pelo discurso do branco. Estigmas causados pela escravido e a opresso durante sculos foram transformados e confundidos com caractersticas prprias da raa, constituindo-se forjadamente em traos identitrios. Essas cicatrizes deixadas por anos de trabalho forado e maus-tratos ainda persistem sob forma de preconceito, muitas vezes multifacetado e velado. Entretanto, na literatura contempornea encontramos vozes e silncios que procuram quebrar essa tradio e apresentam o tema da escravido e os sintagmas negativos por ela impostos de maneira positiva, abandonando assim a viso do negro vitimizado, buscando desta forma libertar-se do peso da histria (PAZ, 1982, p.44). Nos poemas recolhidos na literatura contempornea, procuramos mostrar que o motivo central a assuno. Ao clamar para que o negro fuja dos esteretipos impostos e assumam sua identidade, reconhecemos o brado da prpria literatura afro-brasileira num apelo a favor de seu reconhecimento. Se percebemos na contemporaneidade uma resistncia ao seu reconhecimento, porque sabemos no ser mais possvel negar sua existncia. Nesse sentido que Solano Trindade (1986, p.38) em seu poema Quem ta gemendo? transforma o sofrimento do negro na senzala em arte e mostra que a vergonha no deve ser do negro e nem da literatura que o retrata.
Quem t gemendo? Negro ou carro de boi? Carro de boi geme quando quer Negro no Negro geme porque apanha Apanha pra no gemer Gemido de negro cantiga Gemido de negro poema Quem ta gemendo Negro ou carro de boi? (TRINDADE, 1986, p. 38)

O autor menciona no poema dois aparatos necessrios ao trabalho no perodo colonial, o carro de boi e o negro/escravo. Comparando-os, resgata a fora de trabalho do escravo e a fora de trabalho do boi que puxa o carro. Duas formas que pouco custava para serem mantidas e que depois de empregadas no necessitavam de maiores cuidados.

634

O carro de boi ao ser puxado geme, emite rudos causados pelo contato entre suas partes muitas vezes desgastadas e o peso que obrigado a carregar. O negro, da mesma forma, ao suportar o peso de seu trabalho sob o sol tambm geme, porm esse direito lhe negado e por isso apanha pra no gemer. Solano Trindade faz referncia ao tratamento desumano a que os escravos eram submetidos rotineiramente, tratamento degradante e consequentemente desencadeador da descentralizao de si mesmo. O negro separado de suas razes, de sua famlia e desapropriado de si, torna-se suscetvel a transformaes de acordo com o interesse de seu proprietrio. Ao ser transformado em propriedade o negro , segundo Ribeiro (2006, p. 106), reduzido a uma condio de bem semovente, como um animal de carga. Essa observao encontra eco nas palavras de Arendt que afirma ser a degradao do escravo um rude golpe do destino, um fado pior que a morte, por implicar a transformao do homem em algo semelhante a um animal domstico (1989, p. 94). O poema lido de uma perspectiva afro-brasileira ressalta ao leitor a diferena entre boi e escravo, entre animal e homem. Embora submetidos a condies de trabalho semelhantes a nica possibilidade o que cabe ao boi gemer. Para o autor, o gemer do negro adquire um significado outro, a representao de que o escravo mesmo subjugado, explorado e violentado resiste, e essa resistncia marcada pela transformao do gemido em canto, em poema. A fora imagtica que emana do poema sugere o esmaecimento do sofrimento como elemento catalisador e destaca a circularidade do binmio gemer/cantar, reforado pela finalizao do poema com o dstico inicial. Essa caracterstica, a re-significao, utilizada por Cuti em seu poema Ferro, ao transformar o ferro em um objeto que ao lembrar a violncia histrica sofrida pelo negro chama necessidade de afirmao. O poeta mostra que a histria do negro no uma histria de estigmas e vergonhas. Ao utilizar o vocbulo ferro, sintagma de violncia em decorrncia das muitas formas com que era utilizado no perodo da escravido para castigar o negro ou para marcar na cara os filhos de escravos at a terceira ou quarta gerao para se venderem (PRADO, 1962, p.97) ele exalta o sofrimento da raa negra como uma forma de martrio ao invs de escond-lo.
Primeiro o ferro marca A violncia nas costas Depois o ferro alisa A vergonha nos cabelos Na verdade o que se precisa jogar o ferro fora quebrar todos os elos Dessa corrente De desesperos. (CUTI, 1986, p. 90)

Primeiramente o autor nos apresenta o ferro que fere, que marca, no perodo da escravido e que pode representar o aoite, as algemas, as mordaas, enfim tudo o que derivado do mesmo tipo de material. Em seguida o ferro que alisa, meno ao objeto utilizado para alisar roupas, mas aqui uma aluso ao ato de alisar os cabelos, ato ainda comum, utilizado com o objetivo de alterar as prprias caractersticas fsicas numa tentativa de distanciar-se de sua raa e aproximar-se da raa ilusoriamente considerada superior. Deste modo temos duas formas de violncia, a violncia fsica e a psicolgica a que o negro submetido. Interessante notar no poema que o prprio ferro utilizado

635

para escravizar, para punir, para ferir esvazia-se em seu contedo material e passa a significar a possibilidade de liberdade. O autor traz tona a ideologia do branqueamento atravs da qual alimentada a falsa crena de que necessrio ser branco para ser reconhecido. Ideologia essa que sutilmente alimenta o preconceito racial ao tentar impor a idia de que somos todos iguais. Como podemos perceber, considerar o negro como igual resulta no apagamento de toda sua cultura, suas crenas religiosas e seu modo de vida. No reconhec-lo diferente e como conseqncia no respeitar essas diferenas novamente promover o seu desenraizamento, e nas palavras de Arendt no ter razes significa no ter no mundo um lugar reconhecido e garantido pelos outros (1989, p. VII). Ao pedir que seja jogado fora o ferro, que se quebre a corrente, o autor conclama para que a condio afro-descendente seja assumida, promovendo assim a completude do indivduo esfacelado pelos resqucios do escravismo onde o cativo alm de no ter propriedade do seu corpo, perde tambm a propriedade de sua alma (PRADO, 1962, p.162). Mais uma vez o que se pede no a negao ou esquecimento da condio de escravos mas sim o reconhecimento de sua identidade e a luta pela prpria afirmao enquanto negro. A proposta de Cuti em seu poema parece ser o resgate tanto do corpo quanto da alma do indivduo. Em outro poema, Cuti denuncia a relao de dominao imposta pelo capitalismo e como o sistema alimenta o preconceito atravs do incentivo ao uso de produtos e cosmticos utilizados para mascarar a origem racial do indivduo.
Muitos cortaram careca Escorregaram na gosma de inmeros alisantes Ou se acariciaram com ferro em brasas sobre o Couro cabeludo /.../ E no adiantou nada Por mais lucro havido Na indstria de cosmtico Jamais o racismo Mesmo com seu riso qumico Ser tico Neste comrcio Nutre-se Da inferiorizao constante e seu complexo. (CUTI, s/d)

Retomando a temtica de Ferro o autor procura mostrar que a condio de pertencimento do indivduo a uma determinada raa no est baseada em caractersticas externas mas em componentes intrnsecos. Utilizando um tom de poema denncia o autor nos faz perceber uma outra face da dominao econmica. No colonialismo o negro interessa classe dominante por significar mo-de-obra barata; na contemporaneidade o capitalismo percebe o contingente de consumidores afro-brasileiro para seus cosmticos branqueadores e alisadores. Estamos novamente diante do negro em favor do poder econmico. Mais uma vez perpetua-se a idia da inferioridade do negro e da necessidade de negao de sua condio. Essa induo da negao de si mesmo talvez uma das piores formas de racismo uma vez que ocorre de forma inconsciente e infringido pelo prprio objeto. O que vendido no o produto, mas a

636

possibilidade de transformao proporcionada pelo uso do mesmo, no ser o que se e sim aquilo que se deseja ser. Alis, utilizar-se dos atributos fsicos do negro como cor de pele, lbios grossos, ancas largas e cabelos enrolados no est restrito literatura. No campo musical ouvimos falar da nega do cabelo duro, que no gosta de pentear ou do rapaz que diz os seus cabelos no nega mulata. Afirmar que a nega no gosta de pentear o cabelo resgata o esteretipo da pouca ou nenhuma higiene do negro, reconhecer a mulata pelos cabelos remete ao cabelo pixaim da mulata. De acordo com Assis Duarte (2006), o cabelo um dos principais cones do preconceito racial. Mais uma vez as caractersticas fsicas do negro so destacadas com um valor semntico negativo. De uma forma totalmente contrria, Henrique Cunha Jnior promove a valorizao do cabelo de negro em seu poema.
Cabelos enroladinhos enroladinhos Cabelos de caracis pequeninos Cabelos que a natureza se deu ao luxo De trabalh-los e no simplesmente deix-los Esticados ao acaso Cabelo pixaim Cabelo de negro. (CUNHA JNIOR, 1978, s/n)

Percebe-se um novo chamamento para a consciencializao do negro em relao sua etnia. No mesmo processo empregado por Solano Trindade e Cuti nos poemas apresentados anteriormente, Cunha Jnior se apropria do preconceito sofrido pelo negro em relao ao seu cabelo e como o reflexo de um espelho projeta o mesmo preconceito sobre os cabelos esticados ao acaso. Transformando em positivo o que lhe fora apresentado como negativo ele inverte os valores e chama a ateno para um dos elementos constitutivos da identidade do negro. Abandonar os cabelos enroladinhos, cabelo pixaim constitui-se em fator desencadeador da perda da prpria identidade do indivduo. Parece dissonante falar sobre a questo identitria. Sem conhecer sua origem, sem qualquer possibilidade de identificao com sua tribo e seu povo, o negro arrancado do grande tero mtico para mergulhar na cultura desmi(s)tificada do Brasil (LOBO, 1993, p.240) foi segundo Freire (2001, p. 103) compelido a incorporar-se passivamente no universo cultural da nova sociedade. Submetido a um processo de deculturao e resultante da miscigenao muitas vezes forada, como no caso do filho do senhor de engenho que emprenhava negras para aumentar o capital paterno, o negro deixa de exercer sua negritude. Para preencher esse espao, esse vazio, Geni Guimares levanta a voz em seu poema integridade numa definio do que ser negra, ressaltando ainda que desnecessariamente, que negra ser.
Ser negra Na intregridade Calma e morna dos dias Ser negra De carrapinha, De dorso brilhante, De ps soltos nos caminhos

637

Ser negra, De negras mos, De negras mamas De negra alma Ser negra, Nos traos, Nos passos, Na sensibilidade negra. Ser negra, Do verso e reverso, De choro e riso, De verdades e mentiras, Como todos os seres que habitam terra. Negra Puro afro sangue negro, Saindo nos jorros Por todos os poros. (GUIMARES, 1986, p. 76)

A autora inicia com a afirmao da necessidade de completude, preciso ser negra na integridade, ou seja, de corpo e alma. Em seguida passa a apresentar os atributos fsicos como o dorso brilhante, os ps soltos, as negras mos e mamas. Aponta para a necessidade de integridade nos passos, significando tambm o preconceito. E reala os traos existenciais que o negro chora e ri como todos os que habitam a terra. Em seu poema Geni Guimares reflete o orgulho de pertencer etnia e ao contrrio do que o ttulo integridade sugere, ela nos remete a desintegrao sofrida pelo negro. Todas essas vozes no denunciam somente o preconceito racial imposto ao negro, mais que isso, elas surgem com uma palavra de conforto, um acalanto, na tentativa de tirar o negro do reducionismo que no raras as vezes imposto por ele prprio, uma tentativa de evitar os excessos praticados pelo negro acometido de banzo no perodo da escravatura. (FREYRE, 2001, p. 514). Entretanto, esperar do negro alegria e risos constantes o mesmo que negar-lhe o direito tristeza. O que se espera que o negro, em alteridade constante por parte de uma sociedade patriarcal, no se apresente como vtima permanente. repetir as palavras de Cuti em Quebranto.
s vezes sou o policial que me suspeita /.../ s vezes sou o zelador no me deixando entrar em mim mesmo /.../ s vezes sou o prprio delito /.../ s vezes as migalhas do que sonhei e no comi /.../ s vezes fao questo de no me ver /.../ s vezes!... (CUTI, s/d)

O autor utiliza-se da ambigidade do vocbulo quebranto que traz como sentido primeiro a fraqueza, a prostrao diante das dificuldades, num sentido outro, refere-se ainda superstio popular que certas pessoas produzem noutras,o mau-olhado, para enumerar os preconceitos mais correntes a que o negro est sujeito, a culpabilidade por

638

toda e qualquer ao ruim que ocorre. O modo como o poema construdo, utilizando o verbo ser em primeira pessoa, no modo imperativo parece denunciar a interiorizao desses preconceitos, mas ao mesmo tempo denota uma tomada de conscincia. Como se aps anos ouvindo o discurso do outro, que se coloca na posio do colonizador, os esteretipos fossem incorporando-se formao de sua identidade e ao mesmo tempo tornando o negro capaz de perceber que tais preconceitos no lhes dizem respeito, dando-lhe coragem para levantar a voz. Ao antepor a expresso s vezes temos uma relativizao desse preconceito o que nos permite pensar em momentos de possvel libertao e a percepo de uma tnue mudana ainda que no satisfatria. A partir, portanto, da semelhana entre o caminho histrico percorrido pela raa negra desde a ruptura com suas razes em frica e o prprio caminhar da literatura afrobrasileira, que de certo modo rompe com a tradio imposta pela literatura cannica brasileira, que podemos perceber em ambos uma busca por uma afirmao e valorizao. Ao utilizar temas que denotam um certo grau de selvageria e brutalidade ou lanando mo de uma eroticidade algumas vezes explcita, a literatura afro-brasileira causa estranhamento em parte da crtica e no prprio meio acadmico, sendo ainda lhe imputada o carter de marginalidade que por sua vez reflete no mercado editorial ao percebermos que nomes expoentes da literatura afro no Brasil ainda precisam recorrer a ideologia de certas editoras para verem sua obra publicada. Como ficou latente nos poemas apresentados essa valorizao no deve ser aguardado via decretos e sim constituda atravs de um processo interno. Para que isso ocorra necessrio que haja uma convico por parte do negro brasileiro possibilitando ento sua libertao do pesado fardo de sua odiosa herana ou que o passivo psicolgico dela resultante j esteja de todo resgatado ou sequer em via de total resgate. (MOOG, 1974, p.25) Do mesmo modo em que o negro brasileiro precisa reconhecer-se como os demais grupos tnicos parte da comunidade que fez e faz o pas (PROENA FILHO, 2004, p. 193), a literatura afro-brasileira deve estar alerta para no ser inserida em nichos apartados da literatura brasileira, ou o que consideramos um grande risco e prejuzo ainda maior, ser reconhecida apenas como uma forma de compensatria pelo erro histrico que marcou toda uma raa.

REFERNCIAS ARENDT, Hannah. A condio humana. 4 ed. Rio de Janeiro: Forense universitria, 1989. ASSIS DUARTE, Eduardo de. Literatura afro-brasileira: um conceito em construo. Seminrio apresentado no I Frum Paranaense de Estudos Literrios. UEL, 2006. CUNHA JNIOR. Henrique. Cadernos negros 1, 1978. In: ASSIS DUARTE, Eduardo de. Literatura afro-brasileira: um conceito em construo. Seminrio apresentado no I Frum Paranaense de Estudos Literrios. UEL, 2006. CUTI (Luiz Silva). Ferro. In: CAMARGO, Oswaldo de (org). A razo da chama. Antologia de poetas negros brasileiros. So Paulo: GRD, 1986, p.90

639

______. Operao pente fino. Disponvel on-line em www.letras.ufmg.literafro. Acesso em 20/10/2006. ______. Quebranto. Disponvel on-line em www.letras.ufmg.literafro. Acesso em 20/10/2006. FREYRE, Gilberto. O escravo negro na vida sexual e de famlia do brasileiro. In. ______. Casa Grande & Senzala. 43 ed. Rio de Janeiro: Record, 2001. p. 342-463 ______. O escravo negro na vida sexual e de famlia do brasileiro. In. ______.Casa Grande & Senzala. 43 ed. Rio de Janeiro: Record, 2001. p. 464-532 GUIMARES, Geni. Integridade. In: CAMARGO, Oswaldo de (org). A razo da chama. Antologia de poetas negros brasileiros. So Paulo: GRD, 1986, p 76. LOBO, Luza. Crtica sem juzo. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1993. MOOG, Clodomir Vianna. Bandeirante e pioneiros: paralelo entre duas culturas. 11 ed. Porto Alegre: Globo, 1974. PAZ, Octvio. A linguagem. In: ______. O arco e a lira. Rio de Janeiro: Nova fronteira, 1982. p. 35-57. PRADO, Paulo. Retrato do Brasil: ensaio sobre a tristeza brasileira. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1962. PROENA FILHO, Domcio. A trajetria do negro na literatura brasileira. Estudos avanados 18(50), 2004, p. 161-193. RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formao e o sentido do Brasil. So Paulo: Companhia das Letras, 2006. TRINDADE, Solano. Quem t gemendo? In: CAMARGO, Oswaldo de (org). A razo da chama. Antologia de poetas negros brasileiros. So Paulo: GRD, 1986, p.38

640

Potrebbero piacerti anche