Sei sulla pagina 1di 33

Conceitos Bsicos de Telecomunicaes

Elaborado por: Roberto Giampietro Pagano Julho/99


TERMINOLOGIA Velocidade de transmisso Indica a capacidade de transmisso de dados usando os conceitos bit/byte. determinado pelo equipamento do cliente e no pelo servio da Embratel. Protocolo a maneira pela qual o computador transmite seus dados. a linguagem que permite a comunicao entre computadores. Acesso Comutado igual ao acesso discado, no qual a ligao com a EBT feita pela operadora local. Meios de Transmisso Definido por conceitos eltricos. A Fibra tica por exemplo, converte o sinal eltrico em luz e o transmite. O fio de cobre transmite originalmente voz, que um sinal analgico e se distorce em grandes distncias. O modem transforma esse sinal numa forma mais adequada para circular pelo fio. A transmisso tambm pode ser via rdio. Multiplex Canaliza velocidades diferentes que chegam a central e faz um arranjo definindo o que vai sair de forma agregada, mas mantendo a individualidade das ligaes pelo que se chama trem de bits. Interface a ligao especfica entre os equipamentos. A porta uma interface. Backbone a malha de redes da EBT. O cliente tambm tem backbone. Transparncia Significa que o meio no atrapalha o protocolo do cliente. Agregado Tambm chamado de banda, se relaciona ao conceito de velocidade de transmisso de dados. N Ponto de entrada do sinal na rede. Enlace Caminho que o sinal segue entre dois ns consecutivos.

Encapsulamento Adotar protocolos diferentes, um dentro do outro. Throughput Taxa de transmisso de dados reais. Multiplexao Digital Permite compatibilizar as velocidades e produzir agregados de sinais das mais diversas naturezas, fazendo com que um mesmo meio possa ser compartilhado por vrios canais. Topologia o desenho de uma rede. Concentrao Recurso em que a fonte fica ativa durante curtos intervalos de tempo e com um certo nmero de canais. Por exemplo, em mdia um assinante da rede telefnica s usa o telefone alguns minutos por dia. Transdata Servio que prov circuitos dedicados de dados em baixa velocidade, fim-a-fim, sncronos e assncronos, est em phase-out com incentivo migrao dos clientes para o Megadata ou Renpac. Rede E1 So os pontos de presena da EBT. a rede de suporte da EBT. Re-roteamento Ocorre numa interrupo de acesso, a informao reroteada por outra rede. Modem dispositivo que um conjunto modulador (para transmitir) e demodulador (para receber) informaes, adequando as velocidades aos requisitos dos meios de transmisso. Host Computador ligado a uma rede fsica. O tamanho de um host varia desde um computador pessoal at um supercomputador. Gateway Computador conectado a mais de uma rede fsica, responsvel pela transmisso de dados entre tais redes. IP (Internet Protocol) Protocolo connectionless(sem estabelecimento de circuito) da camada internet na arquitetura TCP/IP, responsvel pela conexo lgica entre as redes.

SISTEMA DE TELECOMUNICAES Pode ser definido como o conjunto de tcnicas de transmisso a distncia, atravs de recursos tecnolgicos da eletricidade e da eletrnica. (tele = distncia + comunicao)

Fonte

Em issor de S inal

M eio de Transmisso

Rec eptor de S inal

D estina trio

Rudo

Emissor de Sinal Engloba todos os equipamentos que tratam o sinal original at compor o sinal eltrico que vai ser enviado pelo meio de transmisso. Receptor de Sinal Tem funo inversa. Capta o sinal e trata-o para entregar ao usurio. Comunicao Analgica

CL

C Td

C Tr

M u lti p lex

R d i o

R d i o

M u lti p lex

CTr

CTd

CL

A ligao realizada pela conexo de trechos menores de transmisso atrav de centrais de comutao (acesso discado). As centrais locais (CL) so as que os assinantes so diretamente ligados. As centrais tandem (CTd) ligam entre si centrais locais na rea urbana. As centrais de trnsito (CTr) fazem ligaes com meios interurbanos.
4

A transmisso entre o telefone e a central local a linha de assinante. A transmisso entre centrais telefnicas o tronco. O tronco na rea urbana geralmente um par de fios, na interurbana exige equipamentos mais complexos. O multiplex permite a um grande nmero de canais telefnicos compartilharem o mesmo meio de transmisso de longa distncia, no caso o radio-enlace, tornando o seu uso mais econmico. Comunicao Digital (entre um terminal e um computador)
Sistema de T ransm isso Co nvencion al

M odem

M odem

T RAN SD AT A

T RAN SD AT A

M odem

M odem

Circuito dedicado, usando facilidades da rede transdata.

O sinal de natureza digital se caracteriza por apresentar rudos que s podem variar dentro de certa cadncia.

A transmisso deste sinal por qualquer meio fsico vai deform-lo, seja arredondando-o nas transies, seja somando-lhe rudo. O recurso da regenerao do sinal permite restaurar o formato digital limpo para o sinal.

Meio de Transmisso

Regenerador

0
5

0 0

As tcnicas digitais permitem grande economia no projeto de sistemas, pois a eletrnica digital moderna e as tcnicas de integrao permitem obter componentes baratos, de baixo consumo e ocupando pouco espao. A confiabilidade superior e a frequncia de manuteno muito menor do que em equipamentos analgicos. Por outro lado, mais sensvel aos efeitos do desvanecimento seletivo. A rede atual essencialmente destinada transmisso analgica, o que implica em uma fase de coexistncia de sistemas e uma substituio gradual, devido aos altos investimentos necessrios. Anlise topolgica da rede Est relacionada aos pontos servidos e com a capacidade destes pontos se interligarem entre si. Consideremos um esquema onde um terminal pode se comunicar com dois outros usando linhas fsicas. necessria a presena de um n intermedirio. Se o ponto A pode enviar simultaneamente para B e C o n intermedirio um n de distribuio e o circuito um circuito multiponto. Se no n intermedirio se toma uma deciso, de modo que o sinal vindo de A seja enviado para B ou C, o n intermedirio um n de comutao. Em cada uma das opes a ligao se efetua apenas entre dois ns terminais e o circuito referido como circuito ponto-a-ponto comutado, ou circuito comutado.
B B

A C

A C

A,B,C ns terminais O n intermedirio de distribuio

A,B,C ns terminais - n intermedirio de comutao

Quando h referncias a um servio comutado, isto no equivale a dizer que existem circuitos comutados. O servio comutado ocorre quando o usurio pode escolher a que pontos deseja enviar o seu sinal e ele mesmo comanda a operao de comutao. Um circuito pode ser montado com vrios ns intermedirios como mostrado a seguir:

a) Circuito Multiponto com vrios ns de distribuio que so realizados fisicamente por unidades de derivao, ligando um computador numa cidade a terminais em diversas cidades. CL CTd CTr CTr CTd CL

b) Circuito Comutado com vrios ns de comutao que so realizados fisicamente por centrais de comutao, no caso de uma ligao telefnica de uma cidade para outra. Ao conceito de concentrao vale ilustrar que o feixe de canais de uso comum pode ser bem menor que o feixe de canais entrantes. Apenas quando um certo canal fica ativo preciso providenciar a sua conexo com um dos canais comuns. O incoveniente deste esquema que se o nmero de canais entrantes ativos superar o nmero de canais de uso comum, o excesso entrante no conseguir sada, configurando uma condio de bloqueio. Existem vrios mtodos operacionais correntes para esta situao, um deles o de prioridade preestabelecida, onde:
-

Existe um controle centralizado, onde um nico centro examina as condies da rede e terminais, liberando uma fonte de cada vez.
7

Existe um rodzio sistemtico, onde em cada momento uma fonte tem o direito de transmitir o sinal, o qual transferido a uma fonte vizinha da rede, assim que termina sua mensagem. TRANSMISSO ANALGICA E DIGITAL

Transmisso Analgica O que a caracteriza a manuteno das caractersticas do formato do sinal de transduo, na multiplexao e na modulao, nos quais conservado as caractersticas do sinal de transmisso pelo meio. Os efeitos da distoro e do rudo no so eliminados, sendo apenas controlados dentro de limites aceitveis, sendo o parmetro de referncia a relao sinal-rudo. Transmisso Digital A nfase dada a comunicao de informao, que semprecodificada em bits. Com a regenerao do sinal em pontos intermedirios consegue-se eliminar os efeitos da distoro e do rudo, o que s possvel pela natureza discreta do sinal digital. Meios de Transmisso De maneira geral podem ser classificados em Confinados (meios fsicos) ou No-Confinados (meios rdio). Onde num meio confinado o sinal guiado ao longo de um caminho determinado pelo meio, uma linha fsica. Num meio no confinado a energia do sinal propaga livremente, o meio o espao livre. Meios Confinados As linhas fsicas de transmisso mais usadas so: Par de fio fio de cobre com isolamento plstico, aplicados principalmente em rede interna, entrocamento residencial, predial, etc. Cabo de pares Dispositivo que agrupa diversos pares de fios com o objetivo de facilitar a interligao entre pontos de demanda concentrada.
8

Linha Aberta Tambm emprega dois fios, mas so montados afastados um do outro, correndo paralelo e podendo ou no empregar revestimento isolante. Cabo Coaxial Emprega dois condutores, um com formato tubular que envolve o outro que fica no eixo. Um tipo importante o cabo submarino metlico, empregado nas comunicaes internacionais. Guia de Ondas Corresponde a situao limite de um coaxial em que o condutor foi to reduzido que fica apenas o tipo externo. Fibra Optica Permite a transmisso de sinais luminosos, denominados raios pticos. Suas principais vantagens em relao aos cabos metlicos so: - Grande largura de borda, maior capacidade de transmisso. - Imunidade interferncia de campos eletrostticos e eletromagnticos (ruidos) - Ausncia de diafonia - Insensibilidade a descarga atmosfrica - Segurana quanto a grampeamentos - Cabos leves e de dimetro reduzido - Disponibilidade ilimitada de matria-prima. MEIO DE TRANSMISSO Pares / Cabo de pares Linha Aberta Cabo Coaxial Guia de Ondas Fibra pticas FAIXA DE PASSAGEM 0 Hz a 12 MHz 4 KHz a 30 MHz 60 KHz a 60 MHz 2 GHz a 200 GHz 14 THz a 15 THz

Alguns exemplos de aplicao: ALOCAO DE FREQUNCIA DE RDIO


FAIXA DE FREQUNCIA DESIGNAO TCNICA DESIGNAO LEIGA EXEMPLOS DE UTILIZAO

300 Hz a 3000 Hz 3 kHz a 30 kHz 30 kHz a 300 kHz 300 kHz a 3000 kHz 3 Mhz a 30 Mhz

E.L.F V.L.F L.F M.F H.F

30 Mhz a 300 Mhz 300 Mhz a 3000 Mhz 3 Ghz a 30 Ghz 30 Ghz a 300 Ghz

V.H.F U.H.F S.H.F E.H.F

Ondas extremamente Comunicao para longas submarinos, Ondas muito longas escavaes de minas, etc. Ondas longas Auxlio a navegao area, servios martimos, Ondas Mdias radiodifuso local Ondas Tropicais Radiodifuso local e Ondas Curtas distante, serv. Martimos (estaes costeiras) Transmisso de TV, sist.comerciais, particulares e de Seg. pblica de comunicao. Microondas Comunicao pblica a longa distncia. Ex: sist.interurbanos e internacionais, satlites, etc.

Legenda E.L.F Extremely low frequency L.F - Low Frequency H.F - High Frequency U.H.F Ultra High Frequency E.H.F Extremely High Frequency V.L.F Very low frequency M.F. - Medium frequency V.H.F - Very High Frequency S.H.F Super High Frequency

10

Natureza da Propagao Rdio-Eltrica Sabemos que um objeto cai sobre a superfcie de um liquido em repouso provoca ondas que se propagam em crculos, cujo centro o ponto de impacto, o qual entra em oscilao na direo vertical e que passam para as partes adjacentes do liquido em todas as direes. Um transmissor de rdio um elemento que provoca continuamente, atravs de sua antena, uma perturbao eletromagntica de forma localizada, no espao, que vo se atenuando com a distncia. Uma antena receptora pode sentir estas perturbaes e se estiver ligada adequadamente a um receptor, haver recepo dos sinais daquele transmissor. Estas perturbaes chamam-se ondas eletromagnticas. A parte das ondas que se dirige para o espao (de 80 a 150 km), encontra uma camada refletora chamada ionosfera. Este espelho natural formado principalmente pela energia solar que incide na alta atmosfera. Neste modo de propagao h um problema: o espelho natural, a ionosfera no muito confivel. Quando h perturbaes intensas no sol (tempestades magnticas) as comunicaes ficam interrompidas para longas distncias. A ionosfera transparente a transmisso de frequencias mais elevadas (VHF e UHF) no se refletindo mais para a terra. A parte das ondas que raspa na terra til at o horizonte (+/- 80 a 100 km), este tipo de transmisso utilizada por exemplo em televiso, rdio frequencia modulada (FM) ou servios que exigem alta confiabilidade. Observe-se que a onda terrestre, em frequencias mais baixas, atinge distncias maiores, pois acompanha a superficie da terra at se atenuar completamente. (por isso pode-se sintonizar uma rdio europia de ondas curtas, mas no se pode sintonizar em So Paulo, um canal de TV do Rio (VHF e UHF). Estaes Repetidoras Em cada repetidora, a antena capta o sinal proveniente da direo de origem. Este sinal canalizado por um guia de ondas para o receptor, que trata eletronicamente o sinal e passa para o transmissor. Este amplia convenientemente o sinal e reenvia para a antena rtansmissora. Assim artavs de repeties sucessivas, o sinal de microondas (a informao) sai da estao
11

terminal de origem e atinge a de destino. As antenas de microondas (transmissora e receptora) podem rtansmitir/receber mais de uma portadora.
Estaes repetidoras Estao rdio-terminal

Central Interurbana

M U X

R D

R D

M U X

Central Interurbana

Cidade A

Cidade B

Cada portadora denominada Canal de RF(rdio-frequencia) que pode transmitir 960 canais telefnicos. Em cada tronco de canais RF temos o canal principal e outro canal de proteo. Assim, os troncos so designados pelo numero de canais de RF, como abaixo: Sistema 2 + 1 = 2 canais de RF principais e 1 de proteo Sistema 6 + 2 = 6 canais de RF principais e 2 de proteo Um sinal de TV ocupa uma faixa de frequencias da ordem de 1000 canais telefnicos. Sistema de Rdio de Tropodifuso Sistema de telecomunicao utilizado para transmisses a regies inspitas. um sistema de microondas, que no utiliza a visada direta pois os nmeros de canais de voz variam somente de 100 a 300. Sistemas de Radiovisibilidade Utilizando Satlites Os satlites tem um movimento de translao ao redor da terra, com a mesma velocidade angular que a da rotao deste planeta. Resulta, assim, que o satlite
12

permanece estacionrio sobre um ponto da terra. Este equilibrio ocorre a aproximadamente 3600 km de altura, quando a fora da gravidade equilibrada pela fora centrfuga. Existem dois segmentos de transmisso via satlite: O espacial e o terrestre. O espacial corresponde a uma estao repetidora do sistema de microondas. No satlite existem pequenos receptores e transmissores para receber, ampliar e reenviar os sinais para terra. A energia consumida a solar obtida atravs de painis solares. H tambm no satlite um reservatrio de combustvel, que permite o acionamento dos motores para sua colocao em rbita e de comando de correo de posio. O consumo de combustvel determina o tempo de vida do satlite (+/- 8 anos). Genericamente existem os seguintes tipos de antena: Feixe Global destinada a cobrir toda a rea da terra vista pelo satlite. Feixe Hemisfrico - destinada a cobrir uma parte hemisfrica da terra. Feixe Concentrado - destinada a cobrir uma rea limitada da terra. O segmento terrestre constituido de estaes, que so os terminais de origem e destino das comunicaes e operam em microondas na faixa de 6 Ghz no enlace de subida e 4 Ghz no de descida. Devido as grandes distncias envolvidas, h que se ter amplificadores de alta potncia denominados HPA. Adaptao do Sinal ao Meio O sinal eltrico representando a informao, da forma que produzido, no apresenta condio de alcanar condies satisfatrias, devido a propagao das ondas eletromagnticas na forma em que gerado. Por isso foram desenvolvidas duas tcnicas: a modulao e a multiplexao. Modulao Consiste na variao de uma caracterstica qualquer da onda portadora, essa variao realizada proporcionalmente ao sinal modulador, sendo que se pode processar de duas maneiras: por Modulao de Amplitude (AM) em que a caracterstica a ser variada a amplitude. Ou por Modulao Angular (Frequencia ou fase), nesse caso a caracterstica a ser variada o ngulo, podendo ser em fase (PM) e em frequencia (FM). Multiplexao Os equipamentos multiplex vo tomar os sinais de cada conversao e process-los de tal forma que a transmisso no par de fios possa ser feita com simultaneidade e com sigilo desejados.
13

M U L T I P L E X

M U L T I P L E X

Isto possvel atravs de dois mtodos gerais, conhecidos como Multiplex por diviso de frequencia (FDM), no qual moduladores produzem faixas de frequencia distintas para os canais de voz. O outro mtodo conhecido como Multiplex por diviso em tempo (TDM), onde o tempo de transmisso dividido em intervalos de tempo curtos, chamados janelas de tempo. Neste sistema, cada amostra de cada telefone (fala do usurio) transformada num cdigo formado por sinais eltricos que so transmitidos. o chamado de estgio de codificao. Do lado da recepo, estes cdigos so interpretados e transformados nas amostras originais o estgio da decodificao, transformando-se novamente no sinal de voz original.
SISTEMA DE TELECOMUNICAES DA EMBRATEL (REDE BSICA)

Sistema Nacional formado pela rede terrestre de microondas que interliga as principais cidades brasileiras, pelas rotas de fibra tica com 3 satlites de comunicaes e estaes terrenas,so divididos em 3 meios de transmisso distintos, a saber: Enlaces terrestres por Microondas em Visibilidade o meio terrestre mais utilizado (fonte: 1995), em mdia as estaes repetidoras esto distantes 50 km. Estes enlaces permitem o trfego de todos os servios, ou seja, voz, textos, som, imagens e dados, divididos em rdios analgicos e digitais. Enlaces terrestres via Fibras ticas So divididos entre submarinos e terrestres, sendo que os terrestres acompanhas as rotas de malhas ferrovirias e rodovirias utilizadas para apoio e manuteno do sistema. O aumento da capacidade de transmisso pode ser avaliado pelo fato que um mesmo par de fibras que transmitia a uma taxa de 34 Mbits/s (480 canais de voz) hoje transmite 4 Gbits/s (61 mil canais de voz). J est prevista a utilizao de 10 Gbits.

14

Sistema brasileiro de transmisso via satlite (SBTS) Inicialmente utilizado para a complementao do sistema nacional, em localidades com grande demanda de trfego e/ou sem facilidades para a implantao de troncos de microondas em visibilidade. Comunidades for a do raio de difuso das emissoras locais podem ter acesso aos sinais de TV atravs de antenas de recepo de propriedade local. Sistema Internacional A transmisso feita atravs de trs diferentes meios: Satlites (Intelsat e Inmarsat) So realizadas atravs de estaes do segmento terrestre, que prestam servio de rastreamento, telemetria, comando e monitorao de satlites do Intelsat. O Inmarsat destina-se a comunicaes martimas, atravs de um consrcio de 46 pases. Cabos Submarinos Permite transmitir todos os servios de telecomunicao, exceto TV. O cabo Bracen liga a Europa com 4910 km de extenso. O cabo Brus liga os USA, com extenso de 4190 km. O Atlantis faz parte de um consrcio entre pases da Amrica do Sul, frica e Europa e dividido em duas sees que ligam Recife a Senegal e Senegal a Portugal. Atualmente esto em operao tambm cabos submarinos de fibra tica com capacidade muito maior para transmisso de canais de voz. Enlaces Terrestres So ligaes terrestres por microondas em visibilidade destinados a atendimento de pases fronteirios. COMUTAO Entende-se por comutao a interligao temporria entre dois circuitos eltricos. Na medida que cresce o nmero de assinantes, se tornaria impraticvel a ligao de assinante a assinante, para evitar o problema de uma rede em propores monstruosas, foi desenvolvida a ligao entre cada assinante e o equipamento de comutao (Central de Comutao) que feita por um par de fios (linha de assinante), assim se realiza uma conexo temporria, que ficar mantida durante todo o tempo que durar a comunicao desejada. Assinante
Linha de assinante Ligao temporria Central de comutao

15

A comutao pode ser Eletromecnica, quando tanto as funes lgicas quando tanto as funes lgicas de comando e controle quanto as de conexo so executadas por dispositivos eletromagnticos (tais como rels) ou eletrnicos, no caso Comutao Eletrnica, produzindo um caminho fsico que fica permanentemente a disposio dos assinantes. Fonte (A) n de origem

N de destino (B) Destinatrio Enlace Enlace ocupado com ligao Comutao de Mensagens Com base no endereo de destino da mensagem e considerando o estado da rede (congestionada, enlaces for a de operao, etc.) o centro de comutao escolhe uma rota de sada e, quando estiver disponvel, a mensagem transmitida para o prximo centro de comutao e este procedimento repetido at que a mensagem atinja seu destino (store and forward). A principal desvantagem que o atraso induzido depende do tamanho das mensagens e de filas de mensagem, inviabilizando a consulta a banco de dados, aplicaes bancrias On-line, etc. Devido a estas dificuldades, foi desenvolvido o conceito de comutao de pacotes, no qual as mensagens so fragmentadas em pacotesde tamanho mximo definido, incrementando a capacidade de escoamento de trfego. Da existem dois modos de transmisso: O Modo do circuito virtual onde os pacotes so transmitidos atravs de uma mesma rota, e o Modo Datagrama, onde o pacote pode seguir qualquer caminho. Este

16

procedimento pode aliviar o sistema em caso de congestionamento, mas os pacotes chegam ao destino desordenados. A fim de permitir que um assinante de uma central seja ligado com o assinante de outra central, necessrio que outras centrais sejam interligadas entre si. A seguir consideramos trs reas de concentrao de assinantes. Considerando o caso de centrais que servem at 10.000 assinantes, estes podem ser identificados pelo nmero 0000 at 9999, precedidos por trs digitos que identificam uma central especfica. Cada canal interligando centrais referido como tronco e o conjunto de troncos entre duas centrais designado de entrocamento.

20 7

24 1

rea de centrais No caso de telefones com tecla, a informao do nmero transmitida em forma codificada, assim o aparelho possui 7 geradores de frequencias e a tecla 5 por exemplo, libera as frequencias 770 hz e 1336 hz para serem enviadas simultaneamente a um receptor na central que, no caso, conclui tratar-se do dgito 5, esse padro conhecido como sinalizao multifrequencial, o que indica que se usam duas frequencias simultneas para representar cada sinal. Hz 697 770 852 941 1209 1 4 7 1336 2 5 8 0 1477 3 6 9 -

17

No caso de ligaes para areas diferentes (Fe C), como dito anteriormente, a ligao tem forosamente que passar pelas centrais de trnsito tandem, envolvendo 3 operaes de comutao. Mas, se a rea da central A tem um interesse muito grande de comunicao com a rea da central B, torna-se antieconmico realizar sempre as conexes passando atravs da central de trnsito. Desta forma criada a conexo de rota direta.

Quando se tratam de ligaes entre assinantes de duas cidades diferentes, a interligao direta se torna incoveniente, tendo assim que passar obrigatoriamente por centrais de trnsito interurbanas podendo ser providos entroncamentos diretos (rotas de alto uso) entre as centrais de trnsito interurbanas que apresentam elevado trfego entre si, com o trfego de transbordo passando por uma central de trnsito interurbana de ordem superior classe I (hierarquia de classes de I a IV). Para ligaes internacionais o procedimento ocorre de forma semelhante. A numerao dever caracterizar e indicar a passagem, atravs dos nmeros 0 e 00, pelas passagens interurbanas ou internacionais. Abaixo, alguns tipos de centrais: Tandem Centrais que distribuem automaticamente chamadas interurbanas em reas locais e de trnsito da rede local. Central mista quando uma central, alm de possuir funes de uma terminal, desempenha tambm as funes de trnsito. Centrais Pblicas So utilizadas para escoamento do trfego entre aparelhos telefnicos da rede pblica, urbana ou interurbana. Centrais Privadas Classificam-se em:
18

PBX (Private Branch eXchange) so centrais manuais, onde um operador realiza as interligaes entre ramais ou entre um ramal e rede pblica. PAX (Private Automatic Branch eXchange) realizam ligaes apenas entre ramais, no existindo troncos para a rede pblica ( um intercomunicador). As centrais dividem-se em classes (de I a IV) sendo classificadas hierarquicamente na ordem crescente e pela maior capacidade de transmisso. Tarifas A tarifa o valor a ser pago pelo usurio dependendo dos custos envolvidos. Tarifa independente de trfego - taxa de instalao: assinatura mensal, calculada de modo a cobrir a depreciao dos equipamentos utilizados e a manuteno dos mesmos. Tarifa dependente do trfego - tempo de utilizao: tarifa associada durao da chamada - degrau tarifrio: tarifa associada distncia da chamada - sazonalidade: tarifa associada ao perodo do dia da chamada. Rede Inteligente A principal diferena em relao rede convencional que o n de comutao, que at ento detinha o controle das conexes, transfere parte desse controle a um computador a ele associado, atravs de meios de transmisso e protocolos apropiados, aumentando significativamente a capacidade da rede de armazenar, processar e utilizar dados na prestao de servios. Na prestao de servios da rede inteligente h uma srie de funes elementares que se repetem, como transferncia de controle, coleta de informaes, acesso ao banco de dados, etc., o conjunto destas funes so denominados Componentes Funcionais (CF). Numa rede inteligente plena, o PCS (Ponto de controle de servio) controla a prestao de servios fazendo composio de alguns (ou vrios) elementos de servios e componentes funcionais nela disponveis.

19

PROVEDO RES DE SERVIO

PCS

GERENCI a

GERENCIA

PTS

P I

PAS

PAS

P I

CENTRAL

LOCAL

Rede Inteligente Plena PTS Ponto de transferncia de sinalizao PAS Ponto de acesso ao servio PCS Ponto de controle de servio PI - Perifrico Inteligente

20

Cardpio de Servio Elementos de Servio 1. Receptor de sinal MF 2. Receptor de sinal digital 3. Sintetizador de voz 4. Validao de cdigos de acesso 5. Lista negra 6. Tarifao 7. Operador manual 8. Interligao entre usurios 9. Nmeros interceptados 10. Informaes bancrias rgo Provedor PI PI PI PS PS PAS PS PCS PCS PS

Por exemplo, no servio Informao Automtica de nmero interceptado o PCS dever recorrer aos elementos 3,8 e 9 que poderia ser processado conforme abaixo: - O n de comutao que receber o sinal de nmero intercepta e reencaminha a chamada ao PAS. - O PAS consulta ao PCS, transferindo a este o nmero interceptado. - O PCS consulta sua base de dados para saber o que informar ao usurio chamador (nmero 9 do cardpio) - O PCS solicita ao PAS uma conexo entre PCS-PI e PI-usurio chamador (numero 8 do cardpio) - O PCS transfere ao PI, no formato digital, as informaes a serem prestadas solicitando a converso em voz e envio ao usurio. (fazendo uso do # 3). OBS: - O PAS encarrega-se tambm da proteo de servios relacionados com conexes, como: tarifao, teste, bloqueio, etc. - O PI (Perifrico Inteligente) destina-se a complementar os servios bsicos prestados pela rede, sem alterar os ns de comutao. - A principal vantagem da Rede Inteligente, comparada com a Rede Convencional, a facilidade para implementao de novos servios, pois nos convencionais necessrio adaptaes, muitas vezes envolvendo todos os ns de comutao relativos area de abrangncia do servio em questo.
21

CARACTERSTICAS FUNDAMENTAIS DA REDE Comunicao de dados a tcnica de transferncia da informao de um ponto a outro, incluindo no apenas as funes de transmisses, mas tambm deteco e correo de erros, converso ao formato mais adequado para a transmisso pelo meio, retransmisso, etc. uma estrutura com a funo de permitir que qualquer ETD ligado a ela possa interligar-se com qualquer outra tambm ligada. 50 bit/s 100 bit/s 200 bit/s 300 bit/s 600 bit/s 1200 bit/s 2400 bit/s 4800 bit/s 9600 bit/s 19200 bit/s 48 kbit/s 56 kbit/s 64 kbit/s 128 kbit/s 256 kbit/s 512 kbit/s 1024 kbit/s 1544 kbit/s 2048 kbit/s

TRANSMISSO TELEGRFICA

ASSNCRONA

Baixa Velocidade TRANSMISSO DE DADOS Alta Velocidade

SNCRONA/ ASSNCRON A

SNCRONA

22

Transmisso Assncrona Caracteriza-se pela possibilidade de ser iniciada a qualquer momento, sem limitao do tamanho da mensagem. Cada caracter recebe bits adicionais que indicaro o incio e o fim dos mesmos. Transmisso Sncrona - Caracteriza-se pela possibilidade de se transmitir em bloco inteiro, com adio de controles apenas no comeo e fim do bloco. Transmisso em Banda de base (modems digitais) realizada empregando-se dispositivos denominados modems digitais, que no executam exatamente uma modulao e sim uma espcie de codificao do sinal, que difere muito em relao ao sinal analgico gerado pelos modems analgicos. O custo e simplicidade destes modems so muito menores quando comparados aos analgicos mas seu emprego limitado a distncias curtas ou mdias (mbito local/urbano). Interfaces Os modems, analgicos ou digitais, assim como os terminais, apresentam interfaces para ligao entre si, segue descrio de cada caso: Interface V.24 usada para circuitos com velocidade de at 19,2 kbit/s. Recomendao eltrica V.28 Interface V.35 usada para circuitos com velocidade de at 2 Mbit/s. Recomendao eltrica V.28 Interface V.11 usada para circuitos com velocidade de at 10 Mbit/s. Recomendao eltrica V.11 Interface G.703 Recomendada para circuitos com velocidade de at 64 kbit/s. 3 tipos: co-direcional, contra-direcional, clock centralizado. Interface V.36 Recomendada para uso em modems, com taxa de transmisso de at 72 kbit/s. Recomendao eltrica V.10 e V.11 CONCEITO DE PROTOCOLOS Em qualquer sistema de teleprocessamento, existe um conjunto de regras que possibilitam a comunicao entre os equipamentos envolvidos de maneira organizada. A este conjunto se d o nome de protocolo, sendo um conjunto de procedimentos que orientam a transmisso ordenada e automtica de dados. Suas funes so: endereamento, estabelecimento de conexo, confirmao de recebimento, controle de erro, retransmisso e controle de fluxo. Alguns tipos: - Protocolo Start/Stop - Protocolo BSC
23

- Protocolos orientados a bit - Protocolo X.25 (assegura conectividade de equipamento com a rede) REDE DE COMUNICAO DE DADOS Redes No-Comutadas e Comutadas O conceito de rede de conexo (network) aparece de maneira mais natural quando se deseja interligar um grande nmero de usurios que necessitam de comunicao. Obviamente pode-se pensar em interconectar diretamente um nmero pequeno de usurios atravs de enlaces ponto a ponto. Existem reders dedicadas a comunicao de voz (rede telefnica), rede para comunicao de dados ou ambos. Os sinais que trafegam nas redes so parecidos e de grande velocidade; os diferentes servios so implementados por softwares e equipamentos diferenciados nas periferias das redes. Rede Transdata (ou Megadata 9.6/19.2) Utiliza um sistema de multiplexao por diviso do tempo, onde a informao trafega em forma digital e sob constante processo de regenerao. A rede constituida basicamente de centros de transmisso (CTs) e Centros Remotos (CRs) onde as informaes geradas pelos usurios so reunidas, multiplexadas e transmitidas, sincronamente e em alta velocidade, para as respectivas localidades de destino. O Centro de Superviso de transmisso de dados (no RJ) a estao principal de controle da rede e rene todas as informaes inerentes operao de equipamentos instalados nos CTs e CRs. A Estao terminal do usurio local onde esto instalados basicamente o equipamento de dados do usurio e os equipamentos da EBT necessrios conexo daquele circuito de comunicao de dados. Circuito de Comunicao de dados fisicamente construido a partir de dois componentes bsicos: circuito transdata e circuito de acesso. Enquanto que circuitos transdata se destinam a interligao dos centros de transmisso e centros remotos da rede, o circuito de acesso utilizado para conexo dos terminais de dados dos usurios s extremidades dos circuitos transdata.
24

Servio Transdata tem como finalidade bsica possibilitar a transferncia de informao de um ponto a outro (ou outros) por meio de circuitos permanentemente conectados e projetados para comunicao de dados. Seus canais so exclusivos e disponveis para os usurios 24 horas/dia. Inclui-se no circuito de comunicao de dados os modems e demais equipamentos necessrios para utilizao ponto a ponto e multiponto. Rede RENPAC A estrutura bsica compreende centros de comutao (ns) e centros de concentrao (concentradores) interligados por meios de transmisso de alta velocidade, tendo sido projetada buscando vantagens considerveis de custo e operacionalidade, onde: - Terminais necessitam acessar um ou mais computadores - Usurios desejam transmitir pequenos volumes de dados entre longas distncias. - Terminais dispersos geograficamente desejam acessar um computador de modo interativo. - Existe necessidade de comunicao entre terminais com diferentes caractersticas (velocidade, cdigo, etc.) Os servios Renpac podem ser divididos entre o servio via acesso comutado ou via acesso discado. REDES LAN, MAN, WAN Redes Locais (LAN) Estende-se um suporte de comunicao para interconexo de equipamentos numa rea restrita, a cobertura geogrfica da rede na faixa de centenas de metros a 2 ou 3 km. Ela consiste de um nmero de equipamentos usurios, isto , computadores, impressoras, terminais servidores, etc. que se ligam subrede de comunicaes, ficando assim interconectados via interfaces. Dentre as aplicaes citem-se a automao de escritrios, o controle de processos e o processamento distribudo.

25

REDE LOCAL

Estao de trabalho Servidor O meio de transmisso pode ser um cabo coaxial, par tranado, fibra tica ou um canal de rdio ou satlite. Devido ao seu pequeno tamanho, a velocidade de transmisso chega a dezenas de megabit por segundo. Ethernet um esquema de cabeamento e sinalizao para redes locais, proporcionando transmisso de alta velocidade (at 10 Mbit/s) a um preo econmico. O mtodo de acesso CSMA/CD (Carrier sense multiple acess with collision detection) foi desenvolvido e adotado na rede Ethernet (xerox) e posteriormente modificado e padronizado pela ISO. Os principais padres de cabeamento utilizado so os seguintes: CSMA/CD 10 base 2 cabo coaxial fino CSMA/CD 10 base 5 cabo coaxial grosso CSMA/CD 10 base T par tranado CSMA/CD 10 base F fibra tica

26

CSMA/CD 10 BASE T
Servidor Estao

CSMA/CD 10 BASE 5
Estao terminao transceptor repetidores

Hub (concentrador)
servidor

Token Ring Tambm um esquema de cabeamento, mas a rede constituida por um conjunto de estaes com topologia em anel. Somente a estao que possui uma permisso (token) pode inserir mensagens no anel. O token passa de uma estao para outra, de acordo com a sequncia fsica do anel as transmisses so da ordem de 4/16 Mbit/s.

Redes Metropolitanas (MAN) Podem ser definidas como uma rede de dados de alta velocidade (100 Mbit/s ou mais) capaz de transmitir voz e dados a distncias da ordem de 400 a 800 km interligando redes locais situadas em uma mesma rea geogrfica, sendo que possui dois padres: DQDB (Distributed queue dual bus) inclui 2 conexes de cabo paralelo conectando cada n, geralmente um roteador de um segmento de rede. FDDI (Fiber distributed data interface) permite uma taxa de transmisso de at 80 Mbit/s e esto limitadas a areas menores que o DQDB. Redes de longa distncia (WAN)

27

So redes com dimenses estaduais ou nacionais (wide area network) interligando redes locais e se caracterizam pela baixa taxa de transmisso em comparao com as redes LAN e MAN. As redes WAN so utilizadas normalmente para a interconexo de LANs situadas a longa distncia, podendo ser realizadas atravs de redes pblicas ou privativas. O servio mais utilizado a rede de pacotes RENPAC, j abordado anteriormente neste documento. As redes X.25 possuem grande confiabilidade, oferecem um grande nmero de pontos, o que aumenta sua flexibilidade e atendem tanto as conexes temporrias como permanentes. Frame Relay O conceito se baseia na constatao de que os sistemas de transmisso so confiveis e tem pouco rudo, retirando parte dos pontos de comutao da rede, deixando-as a cargo dos terminais em cada ponta. Se houver algum problema com um pacote, por exemplo, se um bit se perder ou se um n estiver to congestionado a ponto de receber mais pacotes do que consegue processar. A rede frame relay se limitar a descartar os dados, esperando que o terminal tome as providncias adequadas.

FRAME RELAY
Servidor Router
REDE LOCAL TOKEN RING REDE LOCAL TOKEN RING

28

Est.trabalho

REDES DE ALTA CAPACIDADE Comunicaes Multimdia Tem como enfoque principal o aumento efetivo do processamento e assimilao da informao pelo ser humano. So constitudos por uma combinao de vdeo e monitores de computadores pessoais, controladores remotos, alto-falantes, softwares aplicativos, alm de uma substancial quantidade de memria de computadores associados a grande capacidade de processamento. Sistemas Multimdia So enxergados geralmente em termos de software e tecnologia de transmisso, com diferentes mercados para cada um. Existem muitos meios atravs dos quais a multimdia poderia ser utilizada nos computadores pessoais, por exemplo, para anotaes de voz e vdeo a serem incorporadas aos processadores de texto ou banco de dados. O conceito de apresentaes multimdia se baseiam no envio de informaes coordenadas de udio (voz e som), dados (texto) e visual (imagem), permitindo ao usurio imergir-se totalmente em um mundo de simulaes em tempo real criado pelo computador. RDSI (Rede Digital de Servios Integrados) uma rede, que em geral evolui da rede telefnica, que prov conectividade digital, ponta a ponta para suporte de uma ampla gama de servios (incluindo voz e no voz) a qual os usurios tem acesso atravs de conjunto limitado de interfaces usurios-rede padronizado. Os servios na RDSI devem ser flexveis e versteis para permitir acesso aos usurios, so agrupados de dois modos: Servios de Suporte: A responsabilidade de administrao se restringe ao transporte da informao de um ponto a outro. (ex: servios em modo de circuito 64 kbit/s)

29

Teleservios: A administrao se responsabiliza pela comunicao como um todo, compatibilizando o equipamento do usurio ao servio solicitado. (ex: telefonia, telex, fac-smile). Servios Suplementares: Podem ser associados aos servios de suporte como aos teleservios (ex: discagem abreviada numa ligao telefnica, apresentao do nmero de origem e de destino).
a)

RDSI faixa estreita dito quando um acesso a assinante tem disponibilidade de canais de informao com taxa de at 2 Mbit/s.

b) RDSI faixa larga baseada na comutao de pacotes de informao (clulas) permitindo servios de taxas variadas, desde bit/s at centenas de Mbit/s. (tradicionalmete taxas acima de 2 Mbit/s). Os servios na RDSI faixa larga dividem-se em: INTERATIVO: Envolve troca de informaes entre um usurio de origem e um usurio de destino, com transmisso nas duas direes. subdividido em: Conversacional: em que o enviador e o transmissor esto presentes simultneamente (telefonia, video-telefonia, fac-smile, video conferncia, etc.) Mensagem: A informao enviada para armazenagem em uma base de dados (telefnica: correio de voz, dados: correio eletrnico) Recuperao: Correspondem a acessos s bases de dados atravs de um acesso seletivo (recuperao de imagens: compras em casa, projeto tcnico, imagens mdicas) Distributivo: a informao pode ser acessada por mais de um usurio ao mesmo tempo, sem canal de retorno (TV alta definio, audio estreo), que so divididos em dois tipos: a) Sem controle de apresentao pelo usurio o fluxo de informao continuo b) Com controle de apresentao pelo usurio a informao ciclicamente repetida, sendo permitido ao usurio selecionar um quadro de uma sequncia transmitida em difuso.

30

ATM (Asynchronous transfer mode) o modo de transferncia de informao que engloba tanto aspectos relacionados transmisso quanto comutao da informao em uma rede. O ATM uma tecnologia baseada em transporte de clulas de tamanho fixa, oferece uma grande escalabilidade quanto a velocidade de transmisso (desde alguns kbit/s at centenas de Mbit/s) e suporta diferentes tipos de trfego com voz, vdeo e dados. Nas redes STM, a banda reservada a uma conexo deve ser igual taxa de pico, desperdiando uma parte da capacidade de transporte. J na rede ATM, a banda reservada a uma conexo no estritamente a taxa de pico (na realidade, so reservados um nvel de recursos para a taxa mdia em regime). GIRS A gerncia integrada de redes e servios (GIRS) o conjunto de aes realizadas vizando obtera mxima produtividade da planta e dos recursos disponveis integrando de forma organizada as funes de operao, administrao, manuteno e provisionamento para todos os elementos da rede de servios de telecomunicaes. A gerncia integrada no sentido de ser nica para equipamentos semelhantes de fabricantes distintos, um operador tem acesso a todos os recursos de gerncia pertinentes ao seu trabalho, independente do sistema de suporte operao onde estes recursos esto disponveis. Tipos de Modems: V22 rede telefnica 1200 bits V22 bits 1200 ou 2400 V32 1200 a 9600 V32 bits 1200 a 14400 V34 1200 a 28800
31

V34 bits 1200 a 33600 Fall back adequao de velocidades do modem. INDICE
- TERMINOLOGIA - SISTEMA DE TELECOMUNICAES Comunicao Analgica Pg. 2 Pg. 4

Comunicao Digital
- ANLISE TOPOLGICA DA REDE Circuito Multiponto Circuito Comutado - TRANSMISSO ANALGICA E DIGITAL Meios de transmisso Alocao de frequncia de rdio - NATUREZA DA PROPAGAO RDIO ELTRICA Estaes repetidoras Sistema de rdio tropodifuso Sistema de rdiovisibilidade Sistema de rdio utilizando satlites - ADAPTAO DO SINAL AO MEIO Modulao Multiplexao - SISTEMA DE TELECOMUNICAES DA EBT (REDE BSICA) - COMUTAO Tipos de Centrais Tarifas Rede Inteligente - CARACTERSTICAS FUNDAMENTAIS DA REDE Transmisso Assncrona Transmisso Sncrona Transmisso em Banda de Base (modems digitais) Interfaces - CONCEITO DE PROTOCOLO - REDE DE COMUNICAO DE DADOS Redes no Comutadas e Comutadas Rede Transdata (ou Megadata 9.6/19.2) Rede Renpac - REDES LAN, MAN, WAN Pg. 6 Pg. 8 Pg. 11

Pg. 13 Pg. 14 Pg. 15

Pg. 22

Pg. 23 Pg. 24

Pg. 25 Pg. 29

Frame Relay
- REDES DE ALTA CAPACIDADE

32

Comunicaes Multimdia Sistemas Multimdia - RDSI Faixa Estreita Faixa Larga - ATM

Pg. 29 Pg. 31

33

Potrebbero piacerti anche