Sei sulla pagina 1di 1

CICLO MENSTRUAL

Menstruao o revestimento da parede interior do tero (1) desintegra-se, devido quebra nos nveis de progesterona e estrognio que o mantinham fixo e em desenvolvimento, e devido ausncia de HCG(2) (que seria libertada pelo embrio implantado, e passaria informao ao corpo lteo(3) para no se desintegrar e continuar a produzir progesterona e estrognio).

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 1

Passado o efeito inibidor da progesterona e do estrognio, a glndula pituitria (hipfise) j vem segregando pequenas quantidades de FSH(4), o que conduzir ao desenvolvido progressivo de uns quantos folculos (5) nos ovrios.

Aumento gradual mas significativo dos nveis de estrognio, libertado pelos folculos em desenvolvimento. O aumento dos nveis de estrognio d sinal ao hipotlamo para libertar GnRH(6), que vem estimular, na glndula pituitria (hipfise), a produo gradual de LH(7). Em aco conjunta, a FSH e a LH mantm os folculos em desenvolvimento. Um dos folculos desenvolvidos nos ovrios, por aco da FSH e da LH, revela-se dominante. O folculo que se revelou dominante, produz cada vez mais estrognio que, por sua vez, volta a dar sinal ao hipotlamo, mas desta vez para reduzir a produo de GnRH, inibindo assim a produo de FSH e LH na glndula pituitria (hipfise). O aumento acentuado da produo de estrognio d incio a um novo ciclo de desenvolvimento do endomtrio, que vai ficando cada vez mais espesso. Os nveis de estrognio em crescendo vo actuando sobre as glndulas cervicais que produzem o muco cada vez mais lubrificante e favorvel fecundao e sobre o crvix(8), que se apresenta agora alto, mole e aberto.

Abruptamente, o efeito do estrognio sobre a glndula pituitria (hipfise) inverte-se quando os nveis de estrognio atingem o seu mximo, a secreo de LH atinge tambm o seu pico, seguido de um aumento tambm dos nveis de FSH. Num efeito de resposta negativa a esta escalada na secreo de LH e FSH, regista-se a quebra na produo de estrognio no folculo que se destacou como dominante. Sob estimulao dos elevados nveis de LH e FSH, o folculo dominante comea a perder lquido por uma salincia que entretanto se formou na sua superfcie. Simultaneamente, comea a inchar, tornando cada vez mais fina a parede folicular, at que esta acaba por romper, expulsando o vulo deu-se a ovulao.

O folculo vazio que o vulo deixou para trs transforma-se em corpo lteo (por aco dos elevados nveis de LH) e comea a segregar elevadas doses de progesterona, o que provocar a subida da temperatura basal, no dia imediatamente a seguir ovulao.

O corpo lteo mantm-se segregando elevadas doses de progesterona e uma quantidade mais modesta de estrognio ambas as hormonas contribuiro agora para a formao e consolidao do revestimento do endomtrio, que se apresenta cada vez mais espesso, preparando-se assim para a eventual nidao do vulo fecundado.

O corpo lteo atinge o pico do seu desenvolvimento, ainda sob influncia do que sobra de LH, aps o surto do dia 13. A partir daqui o corpo lteo comea a definhar, falta de presena contnua de LH, mas continua a segregar quantidades de progesterona muito significativas, embora em decrscimo progressivo.

O corpo lteo perdeu a sua capacidade para continuar a segregar progesterona e estrognio. Se a fecundao tivesse acontecido, o embrio nidificado na parede do tero teria comeado a produzir HCG, dando sinal ao corpo lteo para no definhar to cedo e continuar a segregar progesterona e estrognio. No entanto, no tendo acontecido a fecundao, o corpo lteo morre.

O endomtrio deixou de estar sob o efeito da progesterona e do estrognio que o corpo lteo vinha produzindo, uma vez que este morreu. Cessa assim a fonte de desenvolvimento e sustentao do revestimento do endomtrio.

Sem progesterona nem estrognio, o revestimento do endomtrio desintegra-se e expulso sob a forma de hemorragia a que corresponde a menstruao. Sem o factor inibidor que representavam a progesterona e o estrognio, a glndula pituitria (hipfise) j comeou a produzir de novo FSH, dando incio ao desenvolvimento progressivo de novos folculos nos ovrios tem incio um novo ciclo.
(1) Endomtrio. (2) Gonadotrofina

corinica humana, hormona produzida pelo embrio a partir do momento em que se fixa na parede do tero. (3) Cpsula (folculo) que o vulo deixou vazia depois de se libertar (ovulao). Nesta cpsula vazia acumulam-se clulas granulosas, por aco da hormona luteinizante, formando-se o corpo lteo. (4) Hormona folculo-estimulante. (5) Cpsulas que envolvem cada um dos vulos, antes da ovulao, ainda nos ovrios. (6) Hormona que desencadeia a libertao de gonadotrofinas (a LH e a FSH). (7) Hormona luteinizante. (8) Colo do tero.

SRM

Potrebbero piacerti anche