Sei sulla pagina 1di 15

O PEDAGOGO ESCOLAR DA INSUFICINCIA CONCEITUAL UMA ATUAO COERENTE E COMPROMETIDA

MACEDO, Eliane dos Santos. PG. FACINTER. esmacedo@yahoo.com.br1 STOCKMANNS, Jussara Isabel Or. FACINTER. jussarasaldanhacosta@hotmail.com2

RESUMO: Este artigo foi elaborado como requisito curricular de concluso do curso de Especializao em Gesto do Trabalho Pedaggico: Orientao e Superviso Escolar da Facinter e apresenta um panorama terico conceitual direcionado ao Pedagogo enquanto um profissional unitrio na Gesto do Trabalho Pedaggico das escolas da Educao Bsica. Procura estabelecer uma anlise histrica da pedagogia como uma rea de conhecimento responsvel em formar o profissional habilitado, entre outros, para atuar na mediao pedaggica dos espaos educativos, enfocando as inmeras insuficincias e debates que acompanharam a identidade do curso e do profissional por ele formado. Aponta um estudo de caso realizado em uma escola estadual do NRE de Goioer, interior do Paran, com o objetivo de identificar possveis negligncias quanto ao conceito e praticidade do trabalho do pedagogo nesta instituio. Palavras-chave: Pedagogo. Concluso de Curso. Identidade profissional. Estudo de Caso. Trabalho de

1 INTRODUO Pensar a educao formal, sua estrutura e finalidades sociais, implica observar os sujeitos que norteiam a ao educativa e que permitem o seu direcionamento de forma coerente e efetiva, segundo os objetivos e finalidades propostas na instituio de ensino. Chama-se a ateno neste artigo para o Pedagogo, um dos sujeitos do processo educativo, considerado o mediador e gestor pedaggico da escola, que em sua atuao encontra desafios considerveis, que sero aqui analisados.

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Estadual de Cincias e Letras de Campo Mouro no ano de 2009. Atualmente cursa a Especializao em Educao: Mtodos e Tcnicas de Ensino pela Universidade Tecnolgica Federal do Paran e Especializao em Gesto do Trabalho Pedaggico: Orientao e Superviso Escolar pela Faculdade Internacional de Curitiba. Pedagoga, Especialista em Psicopedagogia, Tutoria em EaD, Metodologia de Ensino Religioso, Informtica na Educao e Mestre em Engenharia da Produo. Professora na UNICENTRO e Professora Tutora na FACINTER.

Inmeras vezes o desenvolvimento do seu trabalho visto de forma vaga e errnea pelos segmentos escolares e em situaes extremas, por si mesmo, apontando um quadro que o acompanha historicamente: a insuficincia identitria e operacional de sua profisso. O presente artigo motivou-se pela necessidade de rever conceitos de senso comum direcionados a identidade do pedagogo, tais como os discursos veiculados de sua importncia marginal na escola, bem como do desconhecimento que o profissional possui de suas reais funes. Neste sentido, visa estabelecer o processo histrico da profisso pedagogo em suas implicaes conceituais e operacionais, a fim de elencar subsdios que o apontem como imprescindvel na escola e sua gesto. Apontar por meio de um estudo de caso a viso de pedagogo em uma escola da rede estadual de ensino, localizada no noroeste do estado do Paran com vistas a perceber como ocorre a sua atuao. Em suma este artigo aponta terica e praticamente a concepo de pedagogo elencada historicamente. Verifica se na atualidade ainda existem insuficincias quanto a sua atuao nas escolas bsicas e desconstri o senso comum que o descaracteriza, como meio de evidenciar um Pedagogo com funes definidas, coerentes, efetivas, aceitas e valorizadas na instituio escolar.

2 O PEDAGOGO AO LONGO DO TEMPO ASPECTOS HISTRICOS, CONCEITUAIS E LEGAIS A educao escolarizada um direito fundamental de todos os sujeitos enquanto respaldo para sua humanizao, por meio dos saberes cientficos transmitidos na escola a partir dos contedos curriculares de ensino. Como tal, a escola adquire sentidos e valores imprescindveis a formao humana, pois, o espao formal da sistematizao da educao. Ao evidenciar a no neutralidade da escola e seus profissionais Luckesi (1994) chama ateno para a dinmica existente entre Escola/Sociedade, pois nesta relao, as prticas de ensino e polticas educativas a elas associadas so influenciadas pelo contexto social mais amplo de insero da escola, que por sua vez por meio do currculo, interfere na sociedade e suas relaes essenciais. 2

A escola est imbricada na engrenagem social, e ao mesmo tempo em que recebe interferncia desta sociedade, tambm pode interferir. Assim, a efetivao da educao ocorre por meio das relaes estabelecidas entre os seres humanos, as quais no so homogneas ou lineares, mas contraditrias e histricas, fruto das diferenas e interesses antagnicos. Neste contexto contraditrio a escola um espao de muitas possibilidades, e uma mediao coerente com o projeto de sociedade e ser humano que se quer fundamental para direcionar o trabalho com a qualidade esperada para a escola pblica. Este projeto social refere-se intencionalidade que se expressa no ato educativo, e na organizao do trabalho pedaggico da instituio, na medida em que explicita em seus documentos a concepo, a base filosfica que permeia a organizao e o fazer pedaggico da escola. (BONKOSKI, s.d, p. 8).

Diante essa dinmica, aos professores, equipe pedaggica, diretor e demais funcionrios escolares so exigidos requisitos que garantam a efetividade de prticas que contemplem uma educao respaldada em princpios de qualidade. O papel do pedagogo como mediador dos processos pedaggicos e gesto escolar, torna-se necessrio para o desempenho da escola e suas finalidades, visto a dinamicidade das relaes educativas, pois subsidia as prticas nela desenvolvidas de maneira fundamentada.
Faz-se necessrio um claro entendimento, por todos os que trabalham com a formao desse profissional, da sua importncia como mediador e gestor de prticas comprometidas com a coletividade e com a democratizao de todos os espaos de atuao do mesmo [...]. (SILVA; LEITE, 2010, p.8).

Ressalta-se que o pedagogo gestor e profissional unitrio3 como o conhecemos na atualidade segundo o institudo nas Diretrizes Curriculares de 2006, nem sempre teve esse perfil, pois, em sua histria muitas foram as insuficincias, compartimentaes, finalidades e conceitos a ele atribudas. Embora importante para o desempenho da escola, o pedagogo possuiu uma histria de desafios e insuficincias e como chamam a ateno Silva e Leite (2010) necessrio reconhecer a identidade do pedagogo evitando a descaracterizao de seu papel efetivo. Para a compreenso do Pedagogo relevante salientar a historicidade do seu curso formativo. Silva (2004) aponta que o curso de pedagogia surgiu no ano de 1939, na ento Faculdade Nacional de Filosofia com a finalidade de adequar seus currculos para a formao de licenciados e bacharis.

O termo unitrio refere-se a atuao no compartimentada do Pedagogo nas funes de orientao e superviso escolar da Gesto do Trabalho Pedaggico.

Silva (2004) acrescenta que este correspondia ao esquema denominado 3+1, com o qual os estudantes formavam-se bacharis em 3 anos e se optassem pela licenciatura estudavam mais um ano para adquirir conhecimentos de Didtica.
Quando foi criado o curso de pedagogia, em 1939, ele se destinava a formar bacharis (tcnicos de educao) e licenciados em pedagogia, inaugurando o que veio a denominar-se esquema 3+1, com blocos separados para o bacharelado e a licenciatura [...]. (LIBNEO; PIMENTA, 1999, p. 243).

Essas caractersticas pontuavam um curso com finalidades compartimentadas sem a pretenso de contemplar a educao enquanto um contexto dialtico. Para Silva (2004) com os critrios estabelecidos pelo esquema 3+1 formavam-se bacharis sem elementos que o caracterizassem para a atuao na Gesto Escolar, o que evidenciou uma das muitas fragilidades que acompanhariam o curso no decorrer do seu desenvolvimento. Coadunam com este pensamento Almeida e Soares (2010, p. 13) ao especificarem que historicamente, o papel do pedagogo escolar foi marcado, em sua formao e atuao, pela fragmentao em diversas habilitaes (supervisor, orientador, inspetor, administrador, entre outras). Com relao a compartimentao das funes do pedagogo, respalda (Bomfim, 2009) que j na dcada de 1920 sob a nomenclatura de supervisor, o pedagogo atuava na racionalizao do processo de ensino dividido em funes administrativas e pedaggicas. Foi contudo, durante a Ditadura Militar que a compartimentao do Pedagogo e suas funes profissionais alcanaram grandes propores, associando-se a lgica mercadolgica deste regime, que responsabilizava a escola e seus profissionais pela formao do Capital Humano.
Este foi mais um momento de transformaes para o curso de pedagogia e bastante consistente para o processo de construo da identidade do pedagogo. Nesse sentido as habilitaes contriburam para a fragmentao das funes do pedagogo, acompanhando o movimento do mercado de trabalho. (SILVA, 2008, p. 553).

Neste contexto exigia-se a atuao de um orientador com relao direta com alunos e pais e o supervisor responsvel em observar e auxiliar o trabalho docente dos professores da instituio. Relembra-se neste ponto, que a relao destes profissionais na escola voltava-se essencialmente a prticas coercitivas e alienadoras 4

[...] seguindo os mesmos padres das fbricas o supervisor escolar seria o responsvel na escola em garantir o sucesso da produo, atravs de prticas fiscalizadoras e de controle, imprimindo na sua funo uma marca difcil de ser apagada, a de fiscalizador [...]. (BOMFIM, 2009, p.3).

O resultado destas insuficincias incidiu para a legitimao de discursos de senso comum e do desconhecimento da identidade conceitual e prtica dos pedagogos, refletindose na dificuldade em estabelecer um apontamento especfico para a atuao deste profissional. Muitos cursos ofertavam a formao do pedagogo separada em orientao, superviso, administrao escolar e outras, onde os interessados pelo curso deveriam optar por uma das habilitaes pertinentes a formao oferecida na instituio. Insatisfeitos com este processo muitos profissionais da pedagogia mobilizaram-se no sentido de sanar as deficincias de sua profisso tanto conceituais quanto operacionais e no cenrio nacional algumas propostas foram cogitadas como meios de equalizar os embates j existentes desde a dcada de 1930 a respeito da formao de bacharis e licenciados. Entre os debates pode-se evidenciar os pertinentes a instituio da atual Diretrizes Curriculares para o Curso de Pedagogia (2006) os quais direcionavam-se por meio de propostas, para a possibilidade de suprir as polmicas de mbito conceituais, operacionais, base formativa e outras que descaracterizavam o pedagogo. Segundo Evangelista (2005) trs propostas foram encaminhadas ao cerne das discusses das diretrizes: o Conselho Nacional da Educao - CNE, a ANFOPE e os Profissionais da rea, apresentaram suas proposies com a finalidade de legitimar um papel claro e objetivo ao formado em pedagogia, a fim de resolver as insuficincias constitudas historicamente a esse profissional. Em suma as propostas eram as seguintes como expe Evangelista (2005): o CNE evidenciava o papel do pedagogo enquanto um profissional capacitado para a atuao tanto na rea docente quanto nos processos administrativos escolares; a ANFOPE, por sua vez, expunha o pedagogo como um profissional da educao bsica, responsvel na produo e difuso de conhecimentos; para os educadores da rea, a pedagogia consistia em uma atividade no docente, e como tal, a formao de seus profissionais no deveria ter como base a docncia e sim a gesto do trabalho pedaggico. Embora tenham ocorridos inmeros debates, foi a proposta do CNE que prevaleceu quando da homologao das Diretrizes Curriculares para o Curso de Pedagogia, com a qual o campo de atuao do pedagogo passou a abranger as seguintes dimenses : 5

Docncia na educao infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nas disciplinas pedaggicas do curso de Ensino Mdio na modalidade Normal, assim como em Educao Profissional, na rea de servios e apoio escolar, alm de em outras reas nas quais conhecimentos pedaggicos sejam previstos; Gesto educacional, entendida numa perspectiva democrtica, que integre as diversas atuaes e funes do trabalho pedaggico e de processo educativos escolares e noescolares, especialmente no que se refere ao planejamento, administrao, coordenao, ao acompanhamento, avaliao de planos e de projetos pedaggicos, bem como anlise, formulao, implementao, acompanhamento e avaliao de polticas pblicas e institucionais na rea de educao; Produo e difuso do conhecimento cientfico e tecnolgico do campo educacional. (BRASIL, 2006, p. 8).

Com as diretrizes ampliou-se o campo de atuao do pedagogo, tornando-o um profissional uno, tendo a docncia enquanto base formativa, sendo Pedagogo o nome atribudo ao responsvel pela mediao da gesto e dos trabalhos pedaggicos escolares, capacitado ao desenvolvimento de aes supervisoras, orientadoras e a prpria docncia nos nveis de ensino que lhes competir atuar.
Esse pedagogo unitrio a sntese proposta ou sonhada de um profissional que tenha uma slida formao terica, um compromisso poltico e uma clareza das questes sociais emergenciais que se pem diante da escola. um profissional que, aliado ao professor, enfrenta alguns desafios que a realidade impe. (URBANETZ; SILVA, 2008, p.45).

Embora tenha solucionado as insuficincias identitrias e acabado com as habilitaes compartimentadas, a instituio das Diretrizes acarretaram em outra problemtica, como evidenciam Aguiar [et al] (2006) centrada no crescimento de faculdades oferecendo o curso de Pedagogia, sem respaldo e subsdios para a formao exigida a este, mesmo que, como apontam Almeida e Soares (2010) as diretrizes tenham estipulado que os cursos atentassem significativamente a formao das reas de atuao do pedagogo. Estudiosos como Libneo (2006) questionam a efetividade da formao dos cursos embasados nas Diretrizes atuais da Pedagogia, visto a amplitude de habilitaes e funes a serem exercidas pelo egresso deste curso. Libneo (2006, p. 12) enfatiza esta questo ao pontuar que [] difcil crer que um curso com 3200 horas possa formar professores para trs funes, que tem cada uma, sua especificidade: a docncia, a gesto, a pesquisa, ou formar, ao mesmo tempo, bons professores e bons especialistas, com tantas responsabilidades profissionais.

Estas insuficincias so refletidas na forma como o pedagogo se reconhece e em consonncia o trabalho por ele executado. Lopes (s.d) chama ateno para esta realidade que postula a dificuldade dos pedagogos em atuarem coerentemente nas escolas, desempenhando funes que limitam sua atuao profissional.
A funo do pedagogo na escola descaracterizada por atividades que imputam a ele a exigncia de aes imediatas e no planejadas. A necessidade dessas intervenes no so desconsideradas, no entanto, a organizao do trabalho do pedagogo por meio de um plano de trabalho dever, no processo de construo da identidade, ser apresentado a comunidade escolar como resultado de reflexes acerca do que vem se apresentando cotidianamente, de forma elaborada, para que todos os envolvidos no processo pedaggico visualizem o que faz um pedagogo na escola. (LOPES, s.d, p. 3).

Ainda em Lopez (s.d) acrescenta-se o desconhecimento de muitos pedagogos em relao a sua identidade e papel profissional, o que fomenta vises alienadas e deturpadoras do seu trabalho nas escolas. [...] de forma geral a viso que alguns educadores tm do trabalho do pedagogo equivocada e este foi provocado pelo prprio pedagogo que, talvez por no ter definido seu papel na escola, tornou-se um mero tarefeiro. (LOPES, s.d, p. 3). Bonkoski (s.d) ao citar Santos e Santos 2009 afirma que o pedagogo, caso desconhea seu papel profissional e atuao efetiva na escola, permanecer sendo apenas um funcionrio escolar junto direo, no compreendendo as potencialidades de sua ao nesta instituio. Bomfim (2009) defende a este respeito a importncia de uma formao inicial coerente enquanto respaldo para a atuao destes profissionais nas escolas e desenvolvimento de prticas significativas.
Neste sentido, o pedagogo, compreendendo a especificidade de sua formao, em que estuda a histria da educao, as concepes e ideologias presentes, as prticas pedaggicas utilizadas, o estudo da didtica e a anlise do contexto social, poltico e econmico, com um olhar voltado a formao da pessoa, torna-se um agente importante [...]. (BONKOSKI, s.d, p. 11).

necessrio, nas palavras de Libneo (2002) entender quem o pedagogo tanto por ele quanto pelos demais segmentos escolares, enfocando qual a sua identidade e sentido profissional, de modo a apreender como este atua nos espaos educativos da educao bsica. 7

Primeiramente se esclarece que em razo de sua base formativa um docente, atuante nas sries iniciais, educao infantil e nveis que exigem sua atuao, bem como, capacitado para a gesto pedaggica da escola, funo est priorizada para os fins deste artigo. Para Martins (s.d) o pedagogo considerado o mediador do trabalho pedaggico da escola pois [...] responde pela medio, organizao, integrao e articulao do trabalho pedaggico, garantindo a Gesto Democrtica como princpio. (MARTINS, s.d, p. 2). Sendo mediador, como enfatiza Bonkoski (s.d, p. 9) o pedagogo possui [...] um grande espao de interveno pedaggica, na medida em que reconhece as dificuldades enfrentadas na escola e, juntamente com seus pares, intervm pedagogicamente na busca da qualificao do processo educativo. Neste processo de mediao exerce as funes de supervisor e orientador escolar, como meio de contemplar diversos segmentos escolares que necessitam de sua ao imediata (professores, alunos, pais, aspectos tcnicos do trabalho pedaggico, dentre outros). A atuao do pedagogo est em orientar e supervisionar [] atravs de trabalhos coletivos [] para melhor compreenso do processo pedaggico da escola [...]. (SILVA; LEITE, 2010, p.12). Pressupe-se, deste modo, que o pedagogo tem como responsabilidade propiciar momentos planejados que visem contemplar a participao efetiva dos membros escolares em prol de uma educao coerente. Como gestor do trabalho pedaggico tem como base de sua atuao a Gesto Democrtica, pois [...] o articulador dessas propostas na instituio escolar, ele quem organiza e planeja essas atividades essenciais para se obter uma educao democrtica [...]. (SILVA; LEITE, 2010, p. 10). Silva e Leite (2010) esclarecem que o pedagogo uma figura importante na mediao das prticas de uma gesto Democrtica, conscientizando os segmentos escolares da funcionalidade de um trabalho coletivo, com participao concreta e efetiva da comunidade escolar. Silva e Leite (2010) propem que o pedagogo seja atento a diversidade do trabalho pedaggico, apreendendo a dinamicidade das relaes que interferem a escola e as interferncias desta na sociedade, refletindo constantemente sobre estes fatores, a fim de

contribuir para uma educao humanizadora e formadora da conscincia crtica dos educandos.
Na convico de que o pedagogo o profissional que, em funo das bases pedaggicas de sua formao, tem o domnio dos conhecimentos necessrios para articular, a partir de um trabalho coletivo que envolva toda a comunidade escolar, a organizao de um processo de ensinoaprendizagem que se coloque nessa direo (de um projeto contrahegemnico de sociedade) e, portanto, a favor da democratizao do conhecimento e da consequente humanizao do homem. (ALMEIDA; SOARES, 2010, p. 10).

Ao atuar na Gesto do Trabalho Pedaggico o pedagogo auxilia a organizao de prticas direcionadas ao cumprimento de uma proposta crtica e humanizadora de educao, uma vez que possui saberes mais completos sobre a fundamentao da educao e seus mtodos se comparado a outros licenciados. Para Martins (s.d, p.10) o Pedagogo [...] por sua formao pedaggica, com carga horria bem maior do que as outras licenciaturas, conta com fundamentao terica mais consistente [] para o cumprimento da funo social da escola: domnio dos conhecimentos cientficos, humanizao e democratizao da escola. Em sntese evidencia-se que em sua atuao na gesto pedaggica o licenciado em pedagogia/Pedagogo exerce a importante funo de mediar as aes democrticas, dirigidas com o fito de cumprir a funo social da escola. Neste processo elencar em sentido de prxis a operacionalidade dos saberes por ele apreendidos em seu processo formativo, tanto inicial quanto continuado, respaldando por meio de suas prticas a constituio de uma viso coerente sobre sua profissionalidade, refutando discursos como Ah... pedagogo, o que isso?, pedagogo uma pessoa tcnica que fica em uma salinha na escola ou piadinhas como Trabalho de pedagogo igual cabea de bacalhau, todos sabem que existe, mas ningum nunca viu. Deste modo, sendo o profissional da e para a prxis educativa, o pedagogo o mediador da Gesto Democrtica, tendo como suporte o trabalho pedaggico fomentado por uma atuao comprometida e efetiva. 3 METODOLOGIA Foram consideradas para a realizao deste trabalho a pesquisa bibliogrfica e o estudo de caso como subsdios de aprofundamento da temtica escolhida. 9

A pesquisa bibliogrfica consiste na alocao de conhecimentos j sistematizados na rea que se deseja estudar, presente em livros, artigos, documentos dentre outros que corroboram a viso terica da temtica de pesquisa. Como evidencia Macedo (1994, p. 13) a busca de informaes bibliogrficas, seleo de documentos que se relacionam com o problema de pesquisa (livros, verbetes de enciclopdias, artigos de revistas, trabalhos de congressos, teses etc.) []. No que se refere ao estudo de caso, o mesmo consistiu em observaes, entrevistas, anlises qualitativas da realidade e outros procedimentos que permitiram visualizar e comparar juntamente com os referenciais tericos a realidade da escola e a viso de pedagogo por ela sistematizada, contemplando a concepo do prprio pedagogo de si e seu trabalho, bem como a viso elencada pelos demais segmentos escolares. O estudo de caso no uma tcnica especfica, mas uma anlise holstica, a mais completa possvel, que considera a unidade social estudada como um todo,seja um indivduo, uma famlia, uma instituio ou uma comunidade []. (GOLDENBERG, 2007, p. 33). Para Goldenberg (2007) o estudo de caso apropria-se de uma diversidade de procedimentos com os quais o pesquisador poder analisar de forma ampla uma determinada realidade. Neste sentido, considerar-se- a seguir a descrio do estudo de caso realizado para corroborar a teoria j expressa neste artigo. 4 ESTUDO DE CASO A pesquisa foi desenvolvida em uma escola estadual localizada na regio noroeste do Paran sob jurisdio do Ncleo Regional de Goioer, a qual possui cerca de 400 alunos, 31 professores, 13 funcionrios e 2 pedagogos que atuam em turnos separados. A realidade escolar observada pode caracterizar-se em tranquila, de modo que durante o perodo de estada do pesquisador na instituio, nenhum contratempo grave foi constatado, apenas os pertinentes a indisciplina de alunos. Quanto ao trabalho dos pedagogos notou-se que parcela considervel de seu tempo direcionado a tarefas burocrticas e tcnicas da Gesto pedaggica escolar, dificultando seu contato com outras atividades que lhes dizem respeito como projetos de incentivo a alunos, mediao da formao continuada dos professores e outras neste enfoque. Lopes (s.d, p. 2) corrobora esta viso ao enfatizar que os pedagogos [] afirmam 10

no conseguirem trabalhar porque quando no esto atendendo alunos em sala [...] esto recebendo alunos retirados de sala por seus professores ou esto atendendo pais de alunos indisciplinados. Como meio de estabelecer um parmetro sobre a viso dos segmentos escolares em relao aos pedagogos, foram desenvolvidas entrevistas com eles e com os demais sujeitos educativos da escola, a fim de visualizar a coerncia do trabalho pedaggico desenvolvido na instituio e outras de similar relevncia. Para os pedagogos da instituio as entrevistas foram direcionadas a partir da perspectiva formativa, confrontao desta com a prtica vivenciada na escola bem como a viso que ele possui de sua atuao e a forma como concebe esta a partir da receptividade dos segmentos escolares. Constatou-se que o pedagogo A teve uma boa formao inicial e mesmo diante as dificuldades profissionais consegue articular mecanismos de interveno no sentido de solucionar os desafios a ele impostos, mesmo os que no lhes compete diretamente. Este afirmou que parcela considervel do seu tempo direcionado para atendimento de atividades que os prprios professores poderiam solucionar como alunos com comportamentos adversos nas salas de aula, e outras como a resoluo de problemas que caberiam a prpria direo. Alegou sofrer com posturas discriminatrias quanto a seu trabalho, mas acredita que sua atuao de grande importncia para a organizao da escola. Possui uma viso crtica de seu papel enquanto mediador de prticas transformadoras, muito embora, tenha evidenciado as dificuldades e limitaes operacionais desta ao na prtica. Para Lopes (s.d, p.3) o trabalho do pedagogo, que deveria ser de articulador do trabalho pedaggico, da relao professor aluno, da relao ensino e aprendizagem, muitas vezes cede o lugar a aes alienadas, improvveis, vazias [...]. O pedagogo B, por sua vez, sente muitas dificuldades em sua atuao alegando no ter respaldo da instituio para atuar livremente, e considera sua formao inicial insuficiente para a resoluo dos muitos conflitos encontrados nesta. Para este os segmentos escolares atribuem pouca importncia ao seu papel na escola, considerando-o apenas algo vago e burocrtico. Em razo de sua pouca experincia em atuar na Gesto escolar, alegou as dificuldades em desenvolver um trabalho mais coerente e efetivo na escola. A este propsito necessrio que os cursos de pedagogia formem adequadamente 11

os profissionais por ele habilitados [...] atendendo a questes tericas e metodolgicas e a questes de fundamentos legais [] pautados por uma intencionalidade, uma poltica, uma epistemologia, e pela pesquisa calcada nos saberes pedaggicos. (SANTOS; SANTOS, s.d, p. 8). Aos segmentos escolares, a entrevista buscou investigar a viso que possuem sobre os pedagogos, a importncia que atribuem ao seu trabalho, avaliar a efetividade deste e o auxlio do pedagogo para que eles se organizem enquanto segmentos escolares na Gesto do Trabalho Pedaggico. Para tanto, considerou-se as entrevistas realizadas com professores, a equipe administrativa, e alunos da escola pesquisada. Pela entrevista realizada com alguns professores, observou-se a concepo utilitarista que estes atribuem ao trabalho do pedagogo, concebendo-o como um tarefeiro, disponvel para resolver os problemas de ordem primrias como indisciplina e dificuldades de aprendizagem, embora no aceitem a interferncia deste na readequao de suas metodologias, sobre a justificativa do profissional no saber a especificidade de sua disciplina. relevante refutar a postura de tais educadores, ao evidenciar o papel do pedagogo enquanto o de mediador das prticas educativas, pois assume
[] junto com os professores uma ao corporativa, indagando, respondendo, questionando, opinando, apreciando, desnudando situaes de ensino e aprendizagem, colocando-se como agente educacional que contribui para a construo de uma prtica de participao continuada onde os saberes e os conhecimentos possam se confrontar, construrem e reconstrurem. (MEDINA, 2005 Apud BOMFIM, s.d, p. 4).

Com a equipe administrativa da escola foi possvel identificar uma viso mais coerente de pedagogo, sendo para eles um profissional de papel essencial na organizao do trabalho pedaggico. Esta concepo fruto, dentre outros, do fato de atuarem diretamente junto ao pedagogo, o que aponta o tempo que este dispende em aes tcnicas e burocrticas, atividades estas que contribuem para vises como as acima elencadas de pedagogo utilitarista e limitado em suas potencialidades pedaggicas. Os alunos possuem uma viso limitada do pedagogo, sabem que ele est para auxili-los em seu processo formativo, mas no tem clareza a respeito de como esse processo se efetiva, pois, dicotomicamente no o compreende em razo da escola no esclarecer a eles o como o papel do pedagogo manifesta-se na instituio. Esclarece-se que de extrema importncia para o pedagogo, como expe Silva e Leite (2010, p.10) a compreenso da realidade do aluno [] atento as experincias que 12

acontece com ele fora da escola, as suas barreiras, fragilidades e angustias [...]. Ao partir dos dados analisados nas entrevistas relevante esclarecer que por ser uma escola pequena e um estudo de caso parcial, que as analises aqui obtidas no esgotam o assunto, e no podem generalizar outros contextos educativos do estado, mas apontam que, mesmo diante uma histria de insuficincias, ainda, nesta escola, a viso de pedagogo limitada e no contempla a efetiva identidade que lhe atribuda legal e operacionalmente. 5 CONSIDERAES FINAIS Embora um profissional de fundamental importncia para o trabalho pedaggico escolar, o pedagogo visto com menosprezo pelos segmentos escolares, e muitas vezes possuem uma concepo limitada de seu trabalho, atuando de forma vaga e contribuindo para anlises deturpadas de sua finalidade educativa, que teve em sua historicidade respaldo para grandes polmicas e insuficincias. Com a finalidade de contemplar estes debates, insuficincias e na tentativa de encontrar respostas para o que vem a ser o pedagogo e seu trabalho na escola, este artigo traou um panorama terico que pontuou, mesmo que sucintamente a histria de polmicas que o acompanhou desde a dcada de 1930 quando a profisso legitimou-se, at a atualidade, concebendo-o como um profissional unitrio e mediador da gesto democrtica. Pelo estudo de caso, foi possvel identificar que ainda existem resqucios da insuficincia identitria que acompanha o pedagogo, pois principalmente os professores o concebem como uma figura tcnica e disponvel para suprir as mazelas da ao docente que vivenciam. preciso que os pedagogos, mesmo diante os desafios que enfrentam, compreendam seu papel profissional, a sua identidade, e deste modo, desenvolva um trabalho que reflita as dimenses de sua ao enquanto um profissional essencial para a organizao do trabalho pedaggico escolar. Um trabalho que no deixe margem a questionamentos preconceituosos e menosprezantes a respeito de sua atuao, e que ao responder o que de fato faz, saiba pontuar com clareza e conscincia o ser pedagogo. Este artigo procurou subsidiar a percepo que o pedagogo possui de sua profisso, dando respaldo, mesmo que breves, para o entendimento de sua identidade, servindo de suporte terico para que todos os pedagogos lutem por uma atuao crtica e coerente, 13

refutando o senso comum que permeia sua ao profissional. REFERNCIAS AGUIAR, Marcia Angela [et al]. Diretrizes Curriculares do Curso de Pedagogia no Brasil: disputas de projetos no campo da formao do profissional de educao. Campinas: Revista Educao e Sociedade v.27 n.96, 2006. ALMEIDA, Claudia Mara de; SOARES, Ktia C. D. Pedagogo Escolar as funes supervisora e orientadora. Curitiba: IBPEX, 2010. BOMFIM, Luis Jesus Santos. A formao continuada e a ressignificao da prtica pedaggica do Supervisor Escolar no cenrio contemporneo. 2009. Disponvel em: http://www.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/eventos. Acesso em: 02 de junho de 2011. BONKOSKI, Cleonice. O papel do Pedagogo na mediao do plano de trabalho docente alguns determinantes. Disponvel em: http://www.seed.pr.gov.br/portals/producoescge/frm_exibirproducoespub. php. Acesso em: 12 de maio de 2011. BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia. Braslia: 2006. EVANGELISTA, Olinda. Curso de Pedagogia: propostas em disputa. 2005. Disponvel em: http://www.ced.ufsc.br/pedagogia/Textos/OlindaEvangelista.htm. Acesso em: 14 de junho de 2011. GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Cincias Sociais. 10 ed. Rio de Janeiro: Record, 2007. LIBNEO, Jos Carlos; PIMENTA, Selma Garrido. Formao de profissionais da educao: viso crtica e perspectiva de mudana. Campinas: Revista Educao e Sociedade ano XX, n.68, 1999. LIBNEO, Jos Carlos. Diretrizes Curriculares da Pedagogia: Imprecises tericas e concepo estreita da formao profissional de educadores. Campinas: Revista Educao e Sociedade v.27 n. 96, 2006. LIBNEO, Jos Carlos. O que pedagogia, quem o pedagogo, o que deve ser o curso de pedagogia. In: Conferencia no Frum de Educao Pedagogo: que profissional esse?. Belo Horizonte: Revista Gesto Universitria. 27/09/2002.

14

LOPES, Maria Aparecida Pinto. Pedagogo mediador e mtodo de ensino. Disponvel em: http://www.nre.seed.pr.gov.br/cascavel/arquivos/File/Equipe %20Pedagogica/producao_cidinha.pdf . Acesso em: 14 de junho de 2011. LUCKESI, Cipriano. Filosofia da Educao. So Paulo: Cortez, 1994. MACEDO, Neusa Dias de. Iniciao a pesquisa bibliogrfica: guia do estudante para a fundamentao do trabalho de pesquisa. 2.ed. So Paulo: Loyola, 1994. MARTINS, Sandra Mara. O pedagogo e a organizao de grmio estudantil atuante politica e pedagogicamente. Disponvel em: http://www.nre.seed.pr.gov.br/cascavel/arquivos/File/Equipe. Acesso em: 22 de maio de 2011. SANTOS, Florinda; SANTOS, Janete A. Bartoski L. O professor pedagogo: sua histria na perspectiva de uma prxis transformadora. Disponvel em: http://www.sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe4/individuais-coautorais. Acesso em: 07/07/2011. SILVA, Carmem silva Bissoli da. Curso de Pedagogia no Brasil Histria e Identidade. Campinas-SP: Autores Associados, 2004. SILVA, Fabiana dos Santos Franco da. A identidade do Pedagogo e as novas Diretrizes Curriculares de Pedagogia. 2008. Disponvel em: http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/anais/pdf/167_519.pdf. Acesso em: 5 de junho de 2011. SILVA, Maria Ruth Sartori da; LEITE, Sandra Regina Matovani. Trabalho e Educao: implicaes do mundo de trabalho na formao de pedagogos aproximaes. 2010. Dsponvel em: http://www.estudosdotrabalho.org/anais-vii-7-. Acesso em: 19 de maio de 2011. URBANETZ, Sandra Terezinha; SILVA, Simone Zampier da. Orientao e Superviso Escolar caminhos e perspectivas. Curitiba: IBPEX, 2008.

15

Potrebbero piacerti anche