Sei sulla pagina 1di 108

1.

SUMRIO EXECUTIVO

Devido ao grande impacto causado pelo setor moveleiro no meio ambiente, a Casa Naturi nasce como uma opo frente produo de mveis tradicionais, agregando aos nossos produtos aspectos ambientais e se preocupando com as externalidades de nossas atitudes. A Casa Naturi se destaca por possuir processos produtivos menos agressivos ao meio ambiente, utilizar matrias primas recicladas ou reciclveis, basear-se no ecodesign e ter como premissa a multifuncionalidade, ou seja, desenvolver produtos com mais de uma funo. Dentre a gama de produtos da empresa fazem parte sofs, camas, cadeiras, mesas, criado-mudo, estantes e poltronas. O setor moveleiro brasileiro promete lucrar 20 bilhes neste ano, alm de ter crescido o quntuplo desde 1990, sendo que cerca de 66% deste lucro devido as micro e pequenas empresas, as quais representam 98% do total de empresa. Porm, a empresa atua no segmento de mveis sustentveis, o qual ter um crescimento de 5% a 7% ao ano e teve seu inicio a partir da preocupao na diminuio de custos e no reaproveitamento de materiais. Localizada na Avenida Interlagos no Bairro Interlagos Grande So Paulo, a Casa Naturi conta com uma loja e um galpo para a fabricao de seus produtos. Sua localizao foi escolhida, pois nesta regio onde se localiza o pblico-alvo da empresa: homens e mulheres solteiros com idade entre 22 e 50 anos, recm-casados, casais com filhos menores de 6 anos, sendo que estes pblicos pertencem a classe A e B brasileira. J os concorrentes foram avaliados na esfera do Estado de So Paulo, a qual apresentou 5 empresas fabricantes de mveis sustentveis, sendo que apenas 1 se encontra fora da cidade de So Paulo. Lembra-se tambm que todas as empresas so de micro ou pequeno porte de acordo com o SEBRAE. Para iniciar suas atividades a Casa Naturi necessitar de um investimento de R$ 125.000 (cento e vinte e cinco mil), visto que os quatro scios entraro com um capital de R$ 40.000 no total. Para o restante do investimento, a empresa recorrer a possveis opes de financiamentos, como o BNDES, PROGER e SEBRAE, sendo que estas organizaes possuem 1

programas de auxlio para micro e pequenas empresas, principalmente para aquelas que possuem preocupao ambiental. De acordo com o nosso plano financeiro, a empresa apresentar lucro a partir do segundo ano e o retorno do investimento se dar depois do quarto ano de atividade. A Casa Naturi tambm possui perspectivas de posicionamento no mercado moveleiro paulista depois do quinto ano de atividade. Para alavancar as vendas e criar credibilidade no mercado, a empresa contar com algumas parcerias como a Tok & Stok, Etna e Leroy Merlin, todas localizadas na cidade de So Paulo. Por ltimo, a estrutura organizacional da empresa de carter horizontal, e tem como objetivo incentivar a comunicao e melhor a eficincia nos processos. Deste modo contamos com 7 profissionais para realizar tarefas administrativas e operacionais, sendo eles: gestor, designer, tcnico de qualidade, assistente financeiro, assistente de logstica, estagirio e operrios.

2. IDIA

A partir de um projeto acadmico do curso de Bacharel de Administrao com nfase em Gesto Ambiental do Cento Universitrio Senac, nos foi proposto um trabalho a partir do tema Empresa Verde. Diante disto, o presente grupo decidiu elaborar um projeto sobre ecodesign. Visto que este setor contempla diversos temas, resolvemos focar na rea de criao de mveis sustentveis, j que este era um tema ainda no trabalhado pelos integrantes do grupo. Por final escolhemos como fatores de inovao a multifuncionalidade dos produtos e as premissas do ecodesign.

3. JUSTIFICATIVA

A indstria moveleira tem como principal funo a produo de mveis em escala industrial, resultando na extrao e transformao de produtos naturais, direta ou indiretamente. Segundo dados do Relatrio Anual de Informaes Sociais (RAIS/MTE), existiam no Brasil mais de 18 mil empresas fabricantes de mveis em 2005, 74,3% eram micro empresas e 23,8% empresas de pequeno porte, perfazendo um total de 98,1% de empresas com menos de 100 funcionrios. Por sua vez, apenas 2% das empresas do setor moveleiro podiam ser classificadas como mdias ou grandes empresas. J os anos de 2006 e 2007, foram bastante positivos para a indstria moveleira. Segundo dados da Pesquisa Industrial Mensal - Produo Fsica (PIM-PF), a produo de mveis apresentou uma evoluo positiva ao longo deste perodo, e isto se deve retomada do crescimento da demanda domstica, em boa parte determinada pela vigorosa expanso da construo civil. A demanda de mveis est diretamente relacionada ao desempenho da construo civil, particularmente de imveis residenciais, como a situao atual. Atualmente, de acordo com SHIMAMURA (2010), a indstria moveleira continua a crescer mesmo aps a crise financeira mundial, e tem como foco a

classe B. Este fato se d, pois, a classe B a que mais cresce e tambm a que mais sonha com uma casa prpria. Porm, todo esse crescimento tem grande impacto no meio ambiente devido grande extrao de recursos naturais, tanto para a indstria de construo civil quanto para a moveleira, e a quantidade de resduos. Devido a isso necessrio que se crie outra opo frente ao mtodo tradicional de produo de mveis. Neste novo mtodo deve-se levar em considerao a varivel meio ambiente e tentar unificar o conforto e qualidade dos nossos produtos s necessidades de conservao do ambiente. Devido a isto, as empresa de mveis atuais procuram agregar a sua marca rtulos ou certificaes ambientais, como FSC ou ISO 9001/14001. Esse tipo de atitude acaba por agregar valor ao produto, e, automaticamente, gerando mais lucro a empresa. Portanto, a integrao dos lucros junto a sustentabilidade se transforma em uma estratgia de marketing e tambm de vendas. Diante disto, a empresa Casa Naturi surge como uma das opes mencionadas ao tipo de produo tradicional, trazendo com ela novas sugestes ambientais que podero mudar futuros cenrios. Alm disso, a empresa pretende no s produzir mveis mais ecolgicos, mas tambm servir de exemplo como uma empresa verde que busca integrao entre os funcionrios e estrutura horizontal, incentivando a boa comunicao e o surgimento de novas ideias.

4. DESCRIO DA EMPRESA

A Casa Naturi uma empresa limitada que foi criada para satisfazer a demanda de mveis sustentveis para residncias e, inicialmente, atende a cidade de So Paulo. Devido diminuio dos recursos naturais e da maior preocupao com o meio ambiente, o mercado moveleiro teve que se reestruturar para atender as novas necessidades dos seus clientes. A partir deste atual cenrio, a Casa Naturi mantm uma margem competitiva ao desenvolver produtos que possuam processos produtivos menos agressivos ao meio ambiente que os processos tradicionais, multifuncionais e baseados no ecodesign. A empresa possui um gerenciamento que considera as adversidades externas e as necessidades de seus clientes, e para atend-los com singularidade possumos uma fbrica e uma loja, localizadas na Avenida Interlagos em So Paulo. Geramos produtos de alta qualidade e diferenciados e pretendemos ampliar nosso mercado a partir da busca de novos fornecedores e matrias-primas, o que possibilitar um aumento na nossa gama de produtos e no atendimento de novas demandas.

4.1 Misso

Oferecer mveis residenciais sustentveis que sejam multifuncionais e de qualidade atravs de processos produtivos menos agressivos ao meio ambiente. Deste modo, a Casa Naturi compartilha valores como a tica, responsabilidade socioambiental e transparncia para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. A Casa Naturi atende para clientes que se preocupam com o meio ambiente e que busquem mveis de qualidade e beleza para suas residncias.

4.2 Viso

Ser reconhecida como lder no mercado de produo e venda de mveis residenciais sustentveis at 2020 a partir de uma diminuio nos custos dos materiais utilizados e do aumento do mercado atingido. 5

5. NEGCIO

A Casa Naturi uma empresa que fabrica mveis residncias sustentveis multifuncionais como sofs, camas, poltronas, mesas, cadeiras, criado-mudo e estantes. Todos os produtos sero desenvolvidos por profissionais capacitados e com experincia na rea, alm de nos basearmos nas premissas de ecodesign para elaborarmos nossos produtos desde as primeiras idias. Diante disto, a Casa Naturi observar todas as conseqncias de seu processo de produo e considerar os impactos ambientais da compra de seus produtos e da sua utilizao. Tambm trabalharemos com a Logstica Reversa de nossos produtos, o que, de acordo com LEITE (2003), um processo logstico de retirar produtos novos ou usados de seu ponto inicial na cadeia de suprimento, como devolues de clientes, inventrio excedente ou mercadoria obsoleta, e redistribu-los usando regras de gerenciamento dos materiais que maximizem o valor dos itens no final de sua vida til. Esta tcnica fundamental para que possamos diminuir os resduos produzidos pelos nossos processos produtivos e utilizao dos nossos produtos. Segundo NOLASCO (2007), desde o corte da rvore at a produo de um mvel, cerca de 70% da madeira perdida durante este processo. Nossos produtos sero desenvolvidos com matrias-primas reutilizadas, ou que causem um menor impacto ambiental e social durante seu processo de produo. Alm disso, a empresa trabalhar com os servios de oramento, entrega de produtos, montagem dos produtos, assistncia tcnica e logstica reversa.

6. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

De acordo com HALL (2004), uma estrutura organizacional a distribuio das pessoas entre posies que influenciam os relacionamentos entre os papis das pessoas. Essas estruturas podem ser tanto hierrquicas como horizontais, porm possuem a mesma funo dentro de uma organizao. Uma estrutura hierrquica, ainda de acordo com HALL (2004), marcada por regras que especificam, em grau variado, como as pessoas de determinados nveis devem se comportar. J a horizontal marcada por uma maior comunicao entre os cargos e maior abertura para novas idias, o que faz com que haja maior dinamismo e rapidez nos processos e integrao dos trabalhadores. Porm, este ltimo tipo de estrutura pode gerar perda de controle sobre a organizao e atrito entre os trabalhadores. Portanto, escolhemos como representante da nossa empresa uma estrutura horizontal que se desenvolve a partir de funes, a qual varia de acordo com a funo do trabalhador dentro da empresa. Tambm adotamos uma formalizao mdia da nossa empresa, que significa que trabalhamos com processos flexveis, ou seja, podem ser remodelados de acordo com as necessidades da empresa. Apesar das desvantagens ao adotar essa

estrutura, buscamos profissionais que estejam de acordo com a misso, viso e valores da Casa Naturi, o que dispensar a formalizao de um lder e atrito entre os funcionrios. Diante disto, a Casa Naturi composta pelo seguinte quadro de pessoal competente, motivado e alinhado com nossas diretrizes e valores: 2 gestores 1 designer 1 tcnico de qualidade e meio ambiente 1 assistente financeiro 1 assistente de logstica 2 assistentes/estagirios 4 operrios (2 marceneiros/2 assistentes de marceneiros)

A partir de uma estrutura horizontal funcional, a Casa Naturi estruturada atravs da seguinte Imagem1:

Imagem 1:Estrutura Organizacional Casa Naturi

A quantidade de profissionais trabalhando em cada funo pode aumentar ou diminuir de acordo com o crescimento e necessidade da Casa Naturi.

7. ANLISE DO MERCADO

Para melhor apresentar as perspectivas e os dados atuais do setor moveleiro sustentvel atual, este captulo se dividir em duas partes. A primeira explicar a situao do setor moveleiro no Brasil, visto que este representa o cenrio macro do mercado de mveis. J a segunda parte apresentar o mercado de mveis sustentveis no Brasil e como este consumo responsvel se tornou essencial para firmar este nicho na economia.

7.1 Situao da Indstria Moveleira no Brasil

A previso do faturamento para 2010, do mercado moveleiro, segundo a Abimvel (Associao Brasileira das Indstrias do Mobilirio), um aumento de 10% em relao a 2009, ano que houve declnio no segmento devido crise, a qual afetou o mercado mundial de mveis. Em 2008 a produo da indstria brasileira de mveis faturou R$ 21 bilhes, e no ano seguinte este nmero recuou para R$ 18 bilhes. Um dos fatores que mais impulsiona o crescimento da indstria moveleira o desejo por parte dos consumidores de mveis, o qual se encontra no 4 lugar de produtos mais desejados pela populao brasileira (Grfico 1).

Grfico 1: Produtos mais desejados pelos brasileiros no ano de 2007

Fonte: GES, 2007

A previso do faturamento deste ano deve-se ao fato da reduo do IPI (Impostos sobre Produtos Industrializados). Por exemplo, a loja de mveis Multiflex, localizada em Arapongas, So Paulo, j obteve um aumento de 30% sobre a venda de mveis nos primeiros trs meses do ano. Segundo dados da IBGE (2009), o Brasil possui 15 mil empresas moveleiras, que geram 228 mil empregos indiretos e produzem mais de 309 milhes de peas. Isso faz com que sejamos um dos 60 pases mais produtores de mveis (Tabela 1), sendo que hoje a maior produo ocorre na Unio Europia, devido a criao de design inovador prprio e tecnologia avanada em maquinrio e mo de obra, e movimenta 88,6 bilhes de dlares ao ano. J o Brasil movimenta 8,7 bilhes de dlares ao ano somente com a produo de mveis e lucra um bilho com exportaes, ou seja, o que produzido no pas tende a ser vendido para o mercado interno, o qual est em crescimento.

10

Tabela 1: 60 maiores produtores de mveis no mundo

Fonte: ABDI, 2008

Alm disso, o pas vem demonstrando crescimento na rea desde a dcada de 1990 (Grfico 2), devido especializao da mo-de-obra, o avano da tecnologia e o barateamento de alguns materiais. Grfico 2: Mercado Brasileiro de Mveis 1990 a 1997

Fonte: ABIMOVEL, 1997

Nota-se ento que desde 1990 o Brasil dobrou seus lucros no setor e, desde 1997, o pas teve um aumento de mais de 2 bilhes na sua receita. Estudos e dados do Instituto de estudos e marketing social (2009) mostram que no pas, o mercado de mveis fragmentado, no existindo monoplios e oligoplios. Dentre as 15 mil indstrias j mencionadas, 74,3% so micro empresas, 23,8% de pequeno porte e somente 2% poderiam ser

11

consideradas de mdio e grande porte (Grfico 3), sendo que estes 2% detm menos de 30% da produo. Ou seja, a indstria brasileira no marcada por grandes empresas, e sim por pequenas empresas que, em sua maioria, se apresentam instveis s turbulncias externas devido ao baixo poder de investimento e recursos gerenciais. Alm disto, existem dificuldades como a baixa margem de lucro e, conseqentemente, muitas empresas no conseguem superar o valor de seus ativos.

Grfico 3: Composio da indstria moveleira do Brasil


2

23,8

Micro Pequena
78,4

Mdia/Grande

Fonte: ABDI, 2008 (adaptado)

J entre os perodos de 2006-2007, foi bastante positivo para a indstria moveleira. Segundo a ABDI (2008), a produo de mveis apresentou uma evoluo positiva ao longo deste perodo, com taxas de crescimento superiores ao da produo fsica do total da indstria de transformao (Grfico 4). Isto se deve retomada do crescimento da demanda domstica, em boa parte determinada pela vigorosa expanso da construo civil, visto que a demanda de mveis est diretamente relacionada ao desempenho da construo civil, particularmente de imveis residenciais, como a situao atual.

12

Grfico 4: Setor Moveleiro e Indstria Brasileira - Variao da produo fsica

Fonte: ABDI, 2008

Entretanto, na maior parte dos plos, os quais sero tratados a seguir, as empresas ainda no foram capazes de, em conjunto, enriquecer a localidade com novas capacitaes tcnicas, gerenciais e produtivas que permitissem inovaes em design e marketing, e que agregassem maior valor ao mvel brasileiro, alm de ganhos de escala e de flexibilizao produtiva. Com relao s exportaes, entre os anos de 2001 e 2004, houve uma expanso das exportaes e um recuo das importaes, de forma que o saldo comercial mais do que dobrou neste perodo (Grfico 5). Por sua vez, entre 2004 e 2007, verifica-se uma estagnao das exportaes e uma significativa expanso das importaes, particularmente no ano de 2007. Estas variaes decorreram, em grande parte, da variao cambial. O perodo 2001-2003 foi marcado pela desvalorizao da moeda brasileira, enquanto o perodo seguinte iniciou-se uma trajetria de forte valorizao do real. Desta maneira, pode-se concluir que o comrcio internacional do setor moveleiro tem na taxa de cmbio o seu principal determinante. Este destoa do cenrio de 1997, no qual o pas possua lucros de 300 milhes de dlares em exportaes. (ABIMOVEL, 1997). 13

Grfico 5: Comrcio Externo da Indstria Brasileira de Mveis

Fonte: ABDI, 2008

No cenrio interno brasileiro, o pas representado por cinco grandes plos moveleiros: So Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Fortaleza, Maranho, Paran. Neste trabalho ser dada nfase ao estado de So Paulo e mais especificamente a Regio Metropolitana de So Paulo, pois onde se localiza a Casa Naturi. A Grande So Paulo a 6 maior fabricante de mveis do pas, e o Estado de So Paulo ocupa o primeiro lugar na lista (Imagem 2), englobando 2.541 empresas, 26% da produo total do pas, e lucrando 3.559.008 milhes ao ano em 2007.

14

Imagem 2: Concentrao de Fabricantes de Mveis no Brasil

Fonte: GES, 2007

Porm, ainda hoje o Estado de So Paulo se apresenta como lder de produo, apesar da regio da Grande So Paulo no ocupar o primeiro lugar dentre os maiores produtores. Na tabela abaixo pode-se ver que no ano de 2004 a Grande So Paulo ocupava o primeiro ligar dentro os maiores produtores, mas hoje a regio perdeu o lugar para a regio de Arapongas no Paran.

15

Tabela 2: Principais Plos Moveleiros do Brasil em 2004

Fonte: ABDI, 2004

Em 1997 So Paulo era responsvel por 40% do faturamento do setor, quase a metade do nmero total de estabelecimentos da poca, e concentrava 80% da produo nacional de mveis de escritrio. Nota-se, portanto, que houve uma descentralizao da produo em So Paulo devido ao aumento do preo do espao fsico e dos gastos gerais gerados pelo crescimento da metrpole. (ABIMOVEL, 1997) A indstria da Grande So Paulo apresenta caractersticas bastante particulares, ao se comparar com os demais plos moveleiros do pas. De certa forma, no correto referir-se indstria moveleira da Grande So Paulo como sendo um Arranjo Produtivo Local 1produtor de mveis, devido sua elevada heterogeneidade e baixo grau de associativismo. Atualmente, so mais de duas mil empresas cadastradas no SINDIMOV Sindicato da Indstria do Mobilirio de So Paulo. Apesar da elevada heterogeneidade, a indstria moveleira da Grande So Paulo pode ser dividida em dois segmentos: o de mveis residenciais e o de mveis para escritrio. A quase totalidade do segmento de mveis residenciais composta de micro e pequenas empresas, como a Casa Naturi, sendo em sua maioria marcenarias que fabricam mveis de madeira macia sob encomenda para residncias e empresas da prpria regio. O dinamismo tecnolgico da indstria moveleira determinado, principalmente, pelo aprimoramento do design e pela introduo de novos
1

conjuntos de fatores econmicos, polticos e sociais, localizados em um mesmo territrio, desenvolvendo atividades econmicas correlatas e que apresentam vnculos de produo, interao, cooperao e aprendizagem (ABDI, 2008)

16

materiais (vide pgina 51). Dentre eles, o nico fator prprio da indstria moveleira o design e na indstria brasileira so raras as empresas que tm adotado a estratgia de desenvolvimento de um design prprio de forma a ser um elemento de vantagem competitiva. Por ltimo, as perspectivas de crescimento para o setor de mveis podem ser traadas como se segue: a) Situao mais favorvel para os prximos perodos ir depender da capacidade de direcionar a produo para o mercado domstico, visto que os estmulos fiscais do governo at meados de 2010 significam um flego a mais para os setores industriais se recuperarem da crise. b) A recuperao das vendas externas mais lenta e apesar das melhorias registradas nos ltimos meses, as variveis ainda no recuperaram seus nveis pr-crise. (ABDI, 2009)

7.2. Situao da Indstria Moveleira Sustentvel

A grande preocupao com a integrao dos aspectos ambientais durante o desenvolvimento e produo dos mveis surgiu com a empresa Mveis Artsticos Z, a qual foi fundada em 1948 e permaneceu funcionando at 1961, na cidade de So Jos dos Campos, interior paulista. Os mveis produzidos eram voltados para a classe mdia da poca e a empresa era uma das nicas no pas a exercer esse tipo de preocupao. A empresa se preocupava com a modulao e com o aproveitamento total das chapas de compensado, tornando os produtos baratos e acessveis. J a empresa Moblia Contempornea se preocupou com a modulao e o mvel em srie, definindo toda sua produo como industrial. Essa empresa possua como diferencial uma das vantagens competitivas da Casa Naturi: a multifuncionalidade. A Moblia Contempornea se preocupava com a multifuncionalidade do modelo e do uso de cada pea, proporcionando o aproveitamento mltiplo de cada componente, a desmontagem total e a reposio imediata de peas, alm, da homogeneidade na usinagem e no acabamento total, resultando em um mvel resistente aos modismos.

17

Porm, o grande marco da produo de mveis sustentveis foi a partir da dcada de 70, com a moveleira contempornea, a qual introduziu no mercado a preocupao em encontrar novos tipo de matrias-primas e desenvolver produtos multifuncionais. J na dcada de 90, os novos designers trabalham a partir do expressivo desenvolvimento tecnolgico que vem afetando o design de moblia dos anos anteriores, em termos de matria-prima, produo e novas metodologias. Alm destes fatores, nesta dcada que o fator meio ambiente entra como elemento de reflexo que faz as empresas pensarem sobre o impacto dos seus produtos durante sua vida til. Na contemporaneidade, o fazer artesanal estabelece a diretriz fundamental de algumas solues de projetos do design do mvel brasileiro que, tambm vinculam sua produo a preocupao ecolgica na utilizao dos recursos naturais alm de referenciar-se elementos simblicos da cultura brasileira. So exemplos os trabalhos dos designers Andr Marx (Imagem 3) e Hugo Frana (Imagem 4). Imagem 3: Banco Curvo Dcada de 90

Fonte: ARRUDA, 1999

18

Imagem 4: Chaise longue Yaba Dcada de 90

Fonte: ARRUDA, 1999

Ainda na dcada de 90, a acessibilidade aos produtos de design s vrias classes sociais comea a acontecer em diversos setores, a experimentao de materiais e a preocupao ecolgica difundem-se, a reciclagem e o reaproveitamento de materiais e objetos em contextos inusitados, torna-se marca registrada de algumas obras. Porm, voltando dcada de 70, foi nesta poca que o conceito de ecodesign foi lanado no mercado e difundido at hoje. A partir deste conceito foi integrado aos produtos uma analise do seu ciclo de vida e projeto de ciclo de vida linear, que est sendo alimentado pelos resduos dos produtos anteriores. A partir de 2000 houve grande crescimento de empresas preocupadas com o meio ambiente devido ao maior rigor dos clientes frente a estas questes, maior fortalecimento da legislao ambiental, chegada de novos selos e certificaes ambientais e padronizao de normas internacionais. Portanto, isso fez com que as empresas se tornassem corretas ecologicamente apenas para no ferir a legislao ou para conquistar mercada, e no por conscincia ambiental. De acordo com ARRUDA (1999), devido s grandes mudanas na dcada de 90 as empresa moveleiras que surgiram a partir da dificilmente no possuem nenhum selo ou norma de qualidade e preocupao ambiental, sendo encontrados principalmente o Eco-selo e o Cerflor.

19

Tabela 3: Principais acontecimentos da Indstria Moveleira Sustentvel Ano 1960 1970 1980 1990 2000 Acontecimentos Aproveitamento do material Diminuio de custos Produtos multifuncionais Ecodesign Inovaes tecnolgicas Crescimento do nmero de empresas de mveis Preocupao ecolgica Reaproveitamento Cobrana do cliente Rigor da legislao ambiental

Atualmente, o mercado de mveis sustentveis apenas uma pequena porcentagem do comrcio moveleiro, mas atualmente o Brasil aponta para grandes oportunidades de desenvolvimento do mercado sustentvel. Segundo Dourado (2010), este mercado deve crescer entre 5% e 7% ao ano, at 2020. Mesmo nvel do avano estimado pra o mercado mundial, de 6,5% ano nas duas primeiras dcadas deste sculo, sendo assim, um negcio de previses positivas para investimento. Devido a uma busca feita pelos integrantes deste trabalho, que filtrava os aspectos ambientais e a atuao no mercado residencial, foram encontradas cinco empresas entro do estado de So Paulo que trabalham no apenas com mveis residenciais, mas que fabricam mveis residenciais de maneira sustentvel, sendo elas: Galeazzo Design, Milnio Mveis, Nadalini e A2. A empresa Nadalini a que se encontra no mercado por mais tempo (43 anos), e a partir do histrico da empresa, nota-se que em seu incio esta no agregava aos seus mveis valores ambientais, e esta mudana pode ser relacionada a mudana nas leis ambientais e a exigncia do consumidor. J a empresa A2, localizada no municpio de So Paulo a mais nova do grupo, tendo como tempo de atuao apenas um ano. A empresa foi montada por dois estudantes de Design Industrial e tem como base a produo

20

de mveis por madeira descartada. Neste caso a empresa j nasceu com o propsito de agregar aos seus produtos o fator ambiental, visto que atualmente isto essencial para empresas que esto se formando e precisam de credibilidade. De acordo com o Servio de Apoio s Micro e Pequenas Empresas SEBRAE (2007) e a Fundao do Comrcio Exterior FUNCEX (2007), definido como empresa de micro porte aquelas que possuem menos de R$ 244.000 de receita bruta, e pequena empresa aquelas que variam entre R$ 244.000 e R$ 1.200.000. Sendo assim, foi feito uma tabela com os representantes de empresas de mveis sustentveis para definir seu porte frente ao conceito mencionado.

Tabela 4: Definio do porte das empresas de mveis sustentveis em So Paulo Empresa Galeazzo Design Milnio Mveis Nadalini Mveis A2 Casa Naturi Porte Pequena Pequena Pequena Micro Micro

Nota-se, portanto, que a maioria das empresas so de pequenas porte e duas de micro porte, isso confirma os dados de porte de empresa de mveis tradicionais visto no sub-captulo anterior. Tanto em So Paulo como no Brasil o grande nmero de empresas de mveis de micro ou pequeno porte, sendo estas, retentoras da maior parte do lucro no setor.

7.3. Estudo dos Clientes

Para realizar um estudo dos nossos possveis clientes o presente trabalho analisou as seguintes esferas do mercado: consumidores de mveis 21

residenciais e consumidores de produtos sustentveis. Devido falta de informao atual para encontrar dados especficos sobre consumo de mveis residenciais sustentveis, o grupo proponente fez uma pesquisa sobre as duas esferas j mencionadas com o intuito de se aproximar o mximo possvel do mercado a ser atingido.

7.3.1 Consumidores de mveis residenciais

A motivao do consumidor tem seu incio com o reconhecimento da necessidade, que ativada quando existe uma discrepncia entre o estado desejado de ser e o estado real. Essa discrepncia resulta da ativao de uma condio de despertar, chamada impulso (GES, 2007 apud ENGEL, BLACKWELL e MINIARD, 2005). De acordo com KOTLER (1998) existem quatro fatores que impactam o comportamento do consumidor: os fatores culturais, os sociais, os pessoais e os psicolgicos. Com relao aos fatores pessoais, o consumidor pode comprar um mvel pelo seu valor simblico, o qual pode no ser compreendido por outros atores. J os fatores culturais e sociais podem fazer com que o indivduo compre um mvel apenas para satisfazer necessidades de autoestima e de auto-realizao. Outro fator que pode influenciar durante a tomada de deciso o estilo de vida levado pelo consumidor. Este estilo de vida definido por fatores como idade, renda, sexo, atitudes relacionados ao gastar e economizar e caractersticas de personalidade. Aps apresentados os fatores de influncia, necessrio compreender o processo de tomada de deciso para compra de um mvel, o qual de acordo com GES (2007), apud ENGEL, BLACKWEEL e MINIARD (2005) se baseia no reconhecimento da necessidade, busca de informaes, avaliao de alternativas pr-compra, compra, consumo, avaliao ps-consumo e descarte (Imagem 5).

22

Imagem 5: Modelo do processo de deciso de compra do consumidor

Fonte: GES (2007), apud ENGEL, BLACKWEEL e MINIARD (2005)

Porm, nem sempre os consumidores passam por todas as etapas e podem at invert-las, como no caso da compra de refrigerantes, os consumidores reconhecem a necessidade e passam direto para a deciso de compra, visto que, por conhecer ligarem a necessidade diretamente a marca no existe a etapa de busca de informaes. Com relao s necessidades mencionadas acima, de acordo com GES (2007), a compra de mveis residenciais baseada nos seguintes itens baseados na Hierarquia de Necessidades de Maslow2 (Imagem 6):

Imagem 6: Hierarquia de Necessidades de Maslow para a compra de mveis residncias

Fonte: GES, 2007

23

Nota-se ento que as pessoas comprar mveis residenciais de acordo com suas necessidades fisiolgicas, ou seja, pela sua razo de ser ou funo bsica. Por exemplo, durante a compra de um sof, este pode ter surgido da necessidade fisiolgica de descanso, porm, pode possuir outra necessidade menos atenuante, como a compra de um sof importado ou de uma marca reconhecida, o que inclui neste processo a necessidade de estima/status. No caso da Casa Naturi a empresa poderia ser escolhida pela necessidade funcional/fisiolgica, e tambm pelo reconhecimento que o consumidor teria ao comprar um produto sustentvel, ou seja, pelo prprio marketing pessoal e por uma imagem melhor. De acordo com GES (2007), os consumidores de mveis residenciais so principalmente casais com filhos com menos de seis anos, recm casados (adultos sem filhos) ou adultos a partir de 25 anos, prevalecendo o sexo feminino com renda mensal a partir de 750 reais. De acordo com KOTLER (1998), no caso dos casais com filhos estes apresentam muitas despesas domsticas e mudanas constantes no ciclo de vida devido as crianas, j os recm casados possuem o sonho da casa prpria e por isso vo a busca de novos produtos mobilirios que atendam suas necessidades. Por ltimo, os adultos com mais de 25 anos que, apesar de poucos compromissos financeiros, possuem uma maior opinio sobe tendncias de estilo e se interessam pelo novo. O foco no publico feminino, pois este possui mais interesse em harmonizar o ambiente domestico e tem mais contato com revistas de decorao (ex.: Casa Cludia). Estes consumidores pesquisam por produtos em revistas de decorao e internet, sendo essas duas as principais fontes de pesquisa de mveis. J para comprar os consumidores vo direito a shoppings especializados, como o Interlar, localizado no Bairro de Interlagos na capital de So Paulo, ou em lojas especializadas. Por final, segundo GES (2007), o potencial de consumo dos brasileiros para mveis residncias chegou a 20.260.000 milhes de reais, apresentando um aumento de 19% comprado ao ano de 2002 (Tabela 5)

24

Tabela 5: Potencial de consumo brasileiro de mveis residenciais

Fonte: GOS, 2007

7.3.2 Consumidores de produtos sustentveis

Cada vez mais nota-se que o padro do consumo dos brasileiros vem mudando e integrando aos elementos de tomada de deciso os aspectos ambientais do produto em questo. Apesar de ainda, a maior parte da populao se basear no preo como elemento primordial para a tomada de deciso, fatores ambientais que antes nem existiam agora j so at levados em considerao e conhecidos pelos consumidores. Porm, alm do preo, um dos motivos que faz com que este elemento no seja aderido pela grande parte de consumidores a falta de confiana que estes possuem com a marca, visto que muitas empresas se utilizam do marketing verde colocando selos e normas em seus produtos que no garantem preocupao frente aos problemas ambientais. Isso faz com que o consumidor passe a duvidar prontamente da qualidade dos produtos sustentveis. De acordo com a pesquisa feita pela Folha (2010) sobre o consumo sustentvel, 45% dos brasileiros afirmaram que confiam nas marcas que afirma ser sustentveis, menos que metade dos potenciais consumidores. Para KOTLER (2002), o marketing ecolgico ou verde consiste na prtica de todas as ferramentas do marketing, porm, incorporando a preocupao ambiental que contribui com a conscientizao da preservao. Porm incorporar caractersticas ambientais aos produtos no to simples, uma tarefa que envolve, em alguns casos, mudanas drsticas no processo produtivo, visando o abandono de tudo aquilo que possa comprometer a qualidade ambiental do que est sendo produzido. Mas o que se v hoje essa
integrao da preocupao ambiental ao marketing do produto sem realmente ocorrer mudanas significativas que confirmem isso.

25

Por final, KOTLER (2002), tambm afirma que se os consumidores continuarem comprando produtos que agridam a natureza sem nenhum receio no vale a pena para as empresas continuarem investindo nisso. De acordo com pesquisas realizadas pela Good Purpose (2010), os

consumidores brasileiros esto mudando, cada vez mais preocupados em proteger o meio ambiente. Eles esto reconhecendo as atitudes de empresas que realizam a boa causa (ambiental e social), apoiando a marca. Segundo a pesquisa 81% dos consumidores brasileiros recomendariam uma marca que apia uma boa causa e 82% dos consumidores brasileiros ajudariam uma marca a promover seus produtos se houvesse uma boa causa por trs deles. Com relao a dois produtos com preo e qualidade semelhantes, 71% dos consumidores brasileiros escolhem um deles pela causa social/ambiental. O segundo fator que pesa na escolha, no Brasil, design e inovao, com 18%. Se o preo no fosse um fator determinante, 79% iriam preferir uma casa ambientalmente correta, e 21%, uma casa grande. Em uma pesquisa feita pelo IBOPE (2008) junto a WWF para descobrir o perfil de consumo dos brasileiros foi identificado que as classes A e B so as que mais consideram critrios como qualidade e aspectos ambientais para a deciso de compra de um produto. E de acordo com o aumento da renda familiar esta preocupao vai se tornando ainda maior (Tabela 6).

26

Tabela 6: Fatores para tomada de deciso para a compra de um produto sustentvel.

Fonte; IBOPE, 2008

Ainda de acordo com a pesquisa do IBOPE (2008), a classe A/B possui menos pontos a serem avaliados se comparados a classe D/E, tendo como diferena entre uma e outra 51% de pontos a serem avaliados (Tabela 7). Porm, visto que a classe A/B possui maior poder de consumo, a pesquisa afirma que se este nicho continuar consumindo deste modo o planeta no agentar suprir as necessidades da populao no geral.

Tabela 7: Pontos a serem reavaliados por classe social

Fonte: IBOPE, 2008

27

No ultimo ano 75% dos brasileiros entrevistados afirmaram ter comprado um produto sustentvel para ajudar o meio ambiente, mesmo que este tenha sido mais caro e de acordo com a Folha (2010), os brasileiros pagariam at 8% a mais para ter um produto sustentvel. Por final 83% dos brasileiros mudariam de marca se outra marca, de qualidade semelhante, apoiasse uma boa causa. Ainda de acordo com a pesquisa da Folha (2010), 63% dos consumidores preocupados com o meio ambiente utilizam a internet como fonte de busca de informaes e 28% consultam amigos e familiares para tratar questes deste tipo e tambm para informaes sobre selos e normas. Por final, verificou-se que 81% dos entrevistados eram mulheres e 19% homens. A maior parte dos consumidores tem idade entre 26 e 54 anos e renda familiar superior a trs mil reais, e mais de 80% apresentavam nvel de instruo com graduao e ps-graduao completas.

7.4 Pblico -Alvo

Aps estudos sobre o perfil dos consumidores de mveis residenciais sustentveis e consumidores de produtos sustentveis, este sub-captulo tem como objetivo localizar o pblico-alvo da Casa Naturi a partir das semelhanas encontradas nestes dois pblicos. Para isso foi feita uma tabela onde esto apresentados os principais pontos a serem analisados (tabela 8).

Tabela 8: Perfil dos consumidores de mveis residenciais e produtos sustentveis SEXO IDADE CICLO DE VIDA Solteiros Casais com filhos com menos de 6 anos Recm- casados RENDA

Mveis Residenciais Produtos Sustentveis

Feminino Feminino

25/56 26/54

(+) R$ 750,00 (+) R$ 3.000

Apesar de o pblico mais predominante ser o feminino, este trabalho ir considerar o pblico recm-casado e o pblico solteiro feminino e masculino como pblico-alvo devido ao maior potencial de consumo do nicho

28

de recm-casado e a identificao do ciclo de vida de pessoas solteiras em ambos os estudos. Com relao a idade nota-se que a diferena de idade dos perfis praticamente a mesma, e que para ser um potencial consumidor de qualquer um dos nichos a idade mnimo no chega a ser muito elevada. Para os moveis residenciais a idade mnima 25 anos, pois hoje estes produtos esto mais acessveis at para quem no tem uma situao financeira estvel. J para os produtos sustentveis essa idade avaliada em 26 anos devido ao tipo de informao que essa gerao recebe em escolas e universidades, a qual agrega os aspectos ambientais como parte de aprendizagem. Alm disso, essa gerao possui maior preocupao com o meio-ambiente diante do boom de noticias que recebemos nos ltimos anos. A regio a ser abordada ser a Grande So Paulo, visto que o municpio esta entre os maiores plos de fabricao de moveis do Brasil e a primeira cidade do ranking de maior potencial de consumo feito pela ICP Target em 2010. Na tabela 9 apresentado como renda mnima para a compra de mveis residenciais o valor de 750 reais e para o consumo de produtos sustentveis o valor de 3000 reais, sendo os dois valores calculados por famlia. Diante disto, se vendermos nossos produtos a um preo acessvel aos consumidores sustentveis no iremos atingir todos os potenciais consumidores de mveis residenciais. Portanto, a Casa Naturi ter como pblico-alvo as classes A1, A2, B1 e B2, que possuem renda entre 2.950 reais e 14.530 reais, mnima para a classe A1. (IPC TARGET, 2008)

29

Tabela 9: Classes sociais brasileiras


Classe Social A1 A2 B1 B2 C1 C2 D E Consumo Populao 4,6% 17,5% 20% 24,6% 17,4% 9,9% 5,7% 0,3% 0,7% 3,9% 9% 19,4% 23% 22,8% 19,5% 1,8% Renda mdia familiar R$ 14.530 R$ 9.850 R$ 5.350 R$ 2.950 R$ 1.650 R$ 1.100 R$ 750 R$ 410

Fonte: IPC Target, 2010

Na tabela acima tambm observa-se que as classes escolhidas possuem o maior potencial de consumo, sendo que juntas somam 66,7% do potencial de consumo brasileiro e representam 23% da populao brasileira. (BIZELLI, 2003) Em relao a cidade de So Paulo, essa populao se encontra ou na regio sudeste interna e centro interna e externa, visto que a classe A1 esta localizada nos Bairros de Interlagos, Santo Amaro, Campo Belo, Campo Grande, Vila Mariana, Moema, Itaim, Jardins, Pinheiros e Alto de Pinheiros (Mapa 1).

30

Mapa 1: Concentrao da Classe A1 no municpio de So Paulo

Fonte: PAIVA, 2008

J as classes A2, B1 e B2, se encontram principalmente no centro interno e externo (Mapa 2) nos bairros de Santana, Cambuci, Bom Retiro, Trememb, Liberdade, Bela Vista, Consolao e Santa Ceclia.

31

Mapa 2: Concentrao das Classes A2, B1 e B2 no municpio de So Paulo

Fonte: PAIVA, 2008.

Alm disso, como pode ser observado na Grfico 6, classe B lidera o potencial de consumo brasileiro, e grande parte de seu investimento est sendo destinada a manuteno do lar, que incluem reformas, consertos, aquisio de mveis e utenslios domsticos. No ano de 2009 a classe B apresentou um potencial de consumo de 43% e neste ano de 2010 o consumo aumentou para 48%. (IPC TARGET, 2010)

32

Grfico 6: Potencial de Consumo Brasileiro Classe B

Fonte: IPC Marketing, 2010.

7.5 Estudo dos Concorrentes

A preocupao com o meio ambiente ficou em evidencia, e tal tema ganhou destaque em grandes organizaes e na mudana de cultura e valor da sociedade. Est evidencia abriu um novo mercado na sociedade e fez os antigos buscarem novos desafios e se adaptarem as novas necessidades do mundo. A maior demanda do setor moveleiro a madeira, que responsvel por 86% do mercado. Entretanto, o comrcio est procurando alternativas est

33

matria prima e grandes eventos e designers esto apostando em materiais reciclados e com maior durabilidade. Para estudo dos nossos concorrentes fizemos um estudo dos principais concorrentes da Casa Naturi na esfera Estado de So Paulo, os quais fabricam e vendem mveis residenciais sustentveis.

A-) Galeazzo Design Descrio: Empresa de arquitetura e design Tempo de atuao: 15 anos Localizao: So Paulo - SP rea de atuao: Segmento do ecoluxo e projeta cmodos a partir do estudo psicolgico do cliente. Conceito de mvel sustentvel: Utilizao de mtodos sustentveis como o reaproveitamento de materiais e uso de matrias primas naturais.

B-) Minio Mveis Descrio da empresa: Venda de mveis sob medida para a decorao de casas e ambientes comerciais. Localizao: So Paulo SP Tempo de Atuao: 10 anos. rea de atuao: Fabrica e revende mveis para decorao de interiores e ambientes externos. Possui uma linha de mveis com materiais em madeira de demolio, ecolgica e teca e mveis em fibra natural. Conceito de mvel sustentvel: Utilizao de madeira de demolio, ecolgica e fibra natural.

C-) Mveis Nadalini Descrio da empresa: Empresa fabricante de mveis para residncias e escritrios. Localizao: Serra Negra- SP Tempo de Atuao: 43 anos rea de atuao: Fabricao de mveis para residncias e escritrios com o uso de madeira reflorestada. Conceito de mveis sustentveis: Uso de madeira com manejo adequado 34

D-) A2 Descrio da empresa: Empresa de fabricao de mveis de forma artesanal e sustentvel Localizao: So Paulo - SP Tempo de Atuao: 1 ano rea de atuao: atua na rea de moveis residncias e para escritrios tendo como premissa a reutilizando madeiras de descarte e materiais de menor impacto ambiental. Conceito de mvel sustentvel: Mveis trabalhados em madeira j descartada e materiais com menor impacto ambiental.

De acordo com Biagio e Batocchio (2005), a Casa Naturi sofre o tipo de concorrncia industrial, a qual se baseia na fabricao da mesma classe de produtos, e a concorrncia de marca, que e defini pela venda destes produtos semelhantes para consumidores tambm parecidos. Alm disso, foi feito uma anlise dos indicadores que demonstram a desempenho dos concorrentes frente a itens como atendimento, canais de distribuio, divulgao, garantias, localizao poltica de crdito, preos e qualidade e uma pesquisa sobre os preos dos produtos vendidos.

Tabela 10: Indicadores de anlise da concorrncia Galeazzo Minio Mveis Design Mveis Nadalini
Atendimento Atendimento ps venda Canais de distribuio Divulgao Garantias oferecidas Localizao Poltica de crdito Preos Qualidade Reputao 6 5 3 6 4 6 3 2 6 6 3 5 3 6 4 6 4 3 5 5 4 5 3 6 4 6 4 5 4 5

A2
5 6 2 2 6 5 4 5 6 2

1= Muito ruim

2= Ruim

3= Regular

4= Bom

5= Muito bom

6= Excelente

Na tabela de preo foi elencado como concorrente o preo de uma loja de mveis tradicionais residenciais como ferramenta comparativa localizada na

35

regio de Sul de So Paulo em Interlagos, mesma regio que a Casa Naturi. A empresa encontra-se destacada em azul para evitar equvocos.

Tabela 11: Tabela de preos dos concorrentes Galeazzo Milnio Design Criadomudo Sof Cama Mesa Poltrona Cadeira Projeto mdulos Rack 2598 2396 1936 1320 3233 3460 2548 3950 2350 845 2224 2538 2000 2400 600 1842 2100 253 900 175 3000 3423 2702 3107 1036 630 Mveis 500 Nadalini Mveis 135 450 2773 A2 Breton

7.6. Anlise SWOT

A anlise SWOT deste plano de negcio tem como objetivo identificar os pontos fortes e fracos da Casa Naturi, alm de analisar as ameaas e oportunidades que o mercado oferece depois de feitos estudos de concorrentes, clientes e sobre o segmento.

1. Pontos Fracos Por ser uma empresa nova, a marca Casa Naturi ainda no possui tradio e reconhecimento, sendo que neste tipo de segmento o

36

tempo de atuao levado em considerao na hora da deciso de compra. Os clientes podem se sentir inseguros ao adquirir um produto visto que no existem muitas referenciais sobre a qualidade da empresa, sendo o marketing boca a boca muito utilizado na rea de mveis residenciais. Apesar de a empresa ter preos compatveis aos do mercado, a Casa Naturi no pode competir com marcas de mveis residncias tradicionais do municpio de So Paulo que possuam preos mais baixos. Durante a execuo da analise de mercado a empresa no constou com informaes concretas sobre o nmero de empresas de mveis residenciais sustentveis no Brasil e como estas esto crescendo na esfera do Estado de So Paulo. Isso dificulta a elaborao de estratgias para superar as barreiras competitivas. Apesar de publicarmos nossos produtos na internet, e este ser um meio muito utilizado para negcios, a Casa Naturi no poder expor seus produtos em revistas de decorao e eventos como o Casa Cor devido ao investimento inicial da empresa que no permite tal estratgia de promoo.

2. Pontos Fortes Localizao da Casa Naturi de fcil acesso por carro ou transporte pblico e se localiza em um dos maiores plos moveleiros do pas A empresa possui quesitos de vantagem competitiva que a diferenciam tanto de empresas de mveis residenciais tradicionais como de mveis sustentveis, como por exemplo, o ecodesign e a multifuncionalidade. O tipo de publicidade a ser usado (internet) o tipo mais utilizado tanto pelos consumidores de mveis residncias como de produtos sustentveis quando querem procurar um produto especifico antes de irem s lojas.

37

Por possuirmos as certificaes ISO 14001 e ISSO 9001, alm de selos e rtulos ambientais, nossos processos produtivos possuem menos riscos e externalidades negativas que os processos produtivos de mveis tradicionais e at de outros produtos sustentveis. Isso agrega a empresa maior segurana por parte do cliente ao adquirir produtos da Casa Naturi e tambm por parte dos fornecedores, os quais vem suas marcas diretamente ligadas marca Casa Naturi.

A Casa Naturi possui servios complementares aos servios normalmente oferecidos por empresas de mveis, como a logstica reversa. Alm disso, a empresa possui profissionais capacitados para a realizao de todos os servios de forma eficiente aos clientes.

Presena de profissionais formados para integrar os aspectos ambientais tanto na formao e gesto da empresa como no desenvolvimento de produtos.

As normas ISO 9001 e 14001 trazem tambm maior envolvimento dos funcionrios, os quais se sentem parte importante do funcionamento empresarial e tornam-se mais motivados a

alcanarem os resultados determinados. A empresa conta com um produto nico dentro os possveis concorrentes (Projeto Mdulo), o qual far parte do grupo de produtos que sero carro chefe da produo inicial.

3. Oportunidades O mercado de mveis possui perspectivas para crescimento durante os prximos anos, alm disso, a classe B tende a centralizar o poder de consumo dos brasileiros. Outro mercado tambm em crescimento o da indstria civil, o qual est diretamente ligado com o crescimento do consumo de mveis. Desde a dcada de 90 nota-se maior interesse por parte da populao global pelas causas ambientais e por produtos que prejudiquem cada vez menos o meio ambiente. Alm disso, a compra

38

de produtos sustentveis agrega ao cliente certo status como um consumidor consciente. O nmero de estabelecimentos que vendem mveis residncias sustentveis ainda no ocupa uma porcentagem relevante dentro do consumo e da produo de mveis no geral. Diante disto, a concorrncia e a rivalidade entre empresas tende a ser tnue. Ao implantar a ISO 9001 e a ISO 14001, alm de trazer benefcios internos para a empresa, essas normas tambm trazem maior confiana aos fornecedores e benefcios mtuos entre estes dois atores. Nestas normas se inclui o ciclo PDCA3, o qual garante a melhoria contnua dos processos da empresa, aumentando o nmero de oportunidades que a Casa Naturi pode ter no decorrer do tempo. Por possuir um produto diferenciado dentre os concorrentes a Casa Naturi pode se destacar dos demais, tendo a oportunidade de se tornar mais reconhecida no mercado.

4. Ameaas Apesar do preo da Breton avaliado acima, os preos dos mveis tradicionais ainda so mais baixos que os mveis sustentveis, fazendo o consumidor optar pela escolha mais acessvel. Atualmente as empresas de mveis sustentveis ainda no possuem uma alta rivalidade, porm com o crescente aumento do nmero de produtos sustentveis, este mercado tende a aumentar e surgir mais empresas fabricantes do mesmo produto. Por ser uma empresa nova a Casa Naturi no possui uma marca conhecida no mercado, e isto pode ser uma ameaa visto que os consumidores deste tipo de produto podem optar por uma empresa mais conhecida no mercado.

7.6.1 Oportunidades de melhoria Para fortalecimento dos pontos fracos a Casa Naturi a empresa fortalecer sua publicidade e promoo do produto apresentando suas
3

O Ciclo PDCA uma ferramenta da maioria das normas da famlia ISSO, e se baseia em quatro pontos: Planejar, fazer, checar e agir.

39

vantagens frente aos produtos tradicionais de modo que os consumidores saibam o que realmente integra o preo de um produto que sustentvel. Com o aumento do consumo de produtos sustentveis as preocupaes relacionadas a este tema se tornaro mais evidenciadas, o que pode abrir um maior leque de oportunidades para a empresa. Com relao reputao da marca dentro do mercado, a Casa Naturi pretende atender seus clientes com qualidade e eficincia para que o marketing feito pelos clientes a outros clientes potenciais seja feito de maneira positiva. Alm disso, a empresa conta com preos (ver pagina 36) compatveis aos do mercado, apesar de ter seu foco em diferenciao. A Casa Naturi tambm usar alguns de seus pontos fortes como estratgia amenizadora dos pontos fracos e ameaas. Um exemplo o tipo de servios oferecido pela empresa aos clientes, o qual envolve garantia, assistncia tcnica, logstica reversa, oramento e montagem dos produtos dentro das residncias. Esses servios trazem mais conforto e segurana ao cliente, alm de criar um vnculo mais forte entre os dois. Para a formao da anlise de mercado o grupo proponente teve dificuldades em encontrar fontes concretas para a anlise do segmento de moveis residenciais sustentveis devido ao tamanho do mercado que ainda est se formando. Diante disto, procuramos cruzar as informaes da pesquisa de moveis tradicionais com a pesquisa feita para mveis sustentveis, deste modo organizamos os pontos em comum e integramos a analise de mveis sustentveis dentro da anlise de moveis tradicionais. Essa estratgia foi necessria para a criao de uma base para o desenvolvimento da estratgia de marketing, plano financeiro e principais aes. Com relao a ameaa de rivalidade a Casa Naturi pretende estar consolidada no mercado at o momento de apario de grande nmero de empresas de mveis sustentveis, alm disso, a empresa poder se destacar a partir de suas vantagens competitivas j mencionadas. Outra estratgia da empresa frente aos concorrentes a abertura das negociaes para a formao de parecerias, como por exemplo, com a Etna e o Leroy Merlin (pgina 85). Esse tipo de parceria, apesar de reduzir o preo de venda do produto, tem um grande impacto no mercado tendo em vista o poder de abrangncia destas duas empresas dentro das classes A e B. Alm disso, seria 40

vantajoso para a Casa Naturi ter sua marca relacionada com grandes empresas do ramo moveleiro, as quais j possuem confiana e credibilidade por parte de fornecedores e clientes. Para fortalecer nossas oportunidades a Casa Naturi tentar focar seu pblico-alvo, em grande parte, na classe B, visto que esta a que mais cresce, diante tambm ao crescimento das classes inferiores. Com maior aumento do consumo em geral, e, principalmente, dos produtos sustentveis, a classe b torna-se ainda mais chamativa para ser foco dos negcios, ainda mais porque esta elenca os produtos domsticos como um dos itens mais desejados para se comprar. Outra oportunidade a ser explorada a criao de novos produtos. Com o auxlio de um designer profissional a Casa Naturi desenvolveu o prottipo de trs novos produtos, sendo um deles o grande destaque (Projeto Mdulo), pois no se encontra dentro da gama de produtos dos concorrentes. A empresa tem como objetivo a criao de outros produtos que se destaquem dentro do mercado e que sejam automaticamente ligados ao nome Casa Naturi. Por ltimo, a empresa manter seu sistema de Gesto Ambiental e de Qualidade com o intuito de melhorar a comunicao interna, assim como a integrao da empresa, aumentar a eficincia dos processos, aplicar as prticas ambientais na cultura organizacional e, consequentemente, agregar valor aos funcionrios, os quais sero motivados a alcanar os objetivos junto empresa.

7.7 ANLISE DAS FORAS DO MERCADO

A metodologia usada neste presente trabalhar para avaliar a qualidade de um setor de negcio uma ordenao de Zacarelli (1996) ao modelo de Porter. A anlise qualitativa e se baseia no preenchimento de formulrios para cada uma das cinco foras do mercado: Barreiras de entrada, barreiras de sada, rivalidade, substitutos e poder de negociao (clientes e fornecedores).

41

7.7.1. Avaliao das barreiras de entrada De acordo com Zacarelli (1996), as barreiras de entrada referem-se a dificuldade para um empreendedor instalar uma nova empresa dentro de um setor do mercado. Essa avaliao ir se basear nos seguintes indicadores:

Tabela 12: Avaliao das barreiras de entrada Avaliao Tamanho mnimo para a empresa ser vivel. Quanto maior mais difcil aparecer um novo concorrente. Sofisticao tecnolgica mnima para viabilizar a empresa. Quanto mais tecnologia, menor a chance de surgir outro concorrente. Necessidade de identidade de marca nos produtos. Reputao a ser construda perante o pblico geral. Complexidade na formao da rede de distribuio dos produtos/servios Disponibilidade de fontes de insumos para novas empresas Normas governamentais restringindo a entrada no negcio. Retaliao esperada Dificuldade para clientes mudarem de fornecedor

2 5 5 2 3 3 2 4

De acordo com anlise de setor j apresentada, foi explicado que no Brasil a maioria das empresas de micro ou pequeno porte, e representam cerca de 67% da receita dentro do setor moveleiro. Porm, apesar de serem bem sucedidas dentro do mercado as empresas de grande porte possuem mais oportunidade de publicidade de seus produtos e atuam dentro de um pblico-alvo mais abrangente. Sendo assim, as empresas de grande porte so mais chamativas dentro do mercado moveleiro, e isso pode representar uma dificuldade s micro e pequenas empresas. J com relao inovao tecnolgica do setor, este um mercado que depende de poucas mquinas para seu funcionamento, alm de estas serem mais acessveis financeiramente que o maquinrio usado em outros setores. O

42

mercado moveleiro, ao contrrio do mercado automobilstico, por exemplo, no possui como diferencial a inovao tecnolgica, mas sim do design e do tipo de matria prima utilizada. Os dois itens com maiores barreias so relacionados a marca e sua reputao frente aos clientes. No mercado moveleiro, quanto mais tempo uma empresa esta no ramo, mais sucesso ela ter, visto que a idade da empresa relacionada a confiana dos clientes e qualidade dos produtos. Diante disto, apesar dos processos da Casa Naturi possurem normas de gesto de qualidade, a identidade inicial da empresa ser fraca frente a empresas com a mais tempo no mercado. Outro ponto de causa da fraqueza da marca inicialmente a falta de recursos financeiros para a promoo da marca em eventos como o Casa Claudia, Craft e Museu da Casa Brasileira. As fontes de insumos e a legislao se mostram como dificuldades a entrada de novos negcios no mercado de moveis sustentveis. Os insumos naturais ou reciclados so mais caros e no possuem pontos de distribuies acessveis a todas as regies devido a fraca demanda por estes. A Casa Naturi, por exemplo, compra dois tipos de matrias primas de fornecedores fora do estado de So Paulo para o desenvolvimento de seus produtos, sendo que para esses dois materiais os pontos de venda so nicos no Brasil. J a legislao, apesar de no definir o conceito de produto sustentveis, permeia toda a construo do negcio, como no caso da utilizao de mo-de-obra decente aos trabalhadores, tratamento de resduos e despejo adequado dos materiais. Alm disso, existem as normas ISO 9001 e ISO 14001 que possuem foco nos processos do negcio, porm exigem dedicao da equipe envolvida, recursos financeiros e integrao de toda a empresa. Com relao concorrncia, esta no apresenta nenhuma estratgia de grande efetividade sob os novos entrantes, visto que esse mercado amplia sua gama de clientes ao vender produtos de qualidade e que tenham garantia aps a compra. Por ltimo, pelos fornecedores no serem abundantes, ao encontrar um bom fornecedor para certa matria prima, o cliente passa a depender deste, visto que seria difcil encontrar outro com fornecedores, principalmente em

43

casos de crises ou problema de logstica que impeam a entrega do material para a produo dos moveis, podendo afetar a qualidade do produto final.

7.7.2. Avaliao das barreiras de sada

De acordo com Zacarelli (1996), as barreiras de sada so empecilhos que dificultam a sada das empresas do mercado e o encerramento de suas atividades, essa barreira diminui o nmero de competidores dentro do setor.

Tabela 13: Avaliao barreiras de sada

Avaliao
Nmero de concorrentes no mercado Recuperao dos investimentos Despesas com fechamento por indenizaes, obrigaes legas, multas e etc. Restries legais que impedem ou dificultam o fechamento deste negcio Servio de logstica reversa

2 2 1 1 2

Com relao ao nmero de concorrentes, o mercado de mveis sustentveis, apesar prometer crescer cerca de 6% por ano at 2020, atualmente se encontra bem menor que o mercado de mveis tradicionais. Devido a isso, a barreira de concorrentes no seria determinante, visto que o nmero de concorrentes no definido. Para a barreira de recuperao de investimento a nota foi dois, ou seja, fcil, visto que, apesar de o projeto estar sujeito a provao do financiador, a Casa Naturi apresenta um plano financeiro baseado em suas projees de venda e produo que cobre seu investimento inicial depois de certo tempo. Alm disso, o mercado de mveis apresenta crescimento desde a dcada de 1990, com exceo da crise financeira de 2008.

44

As restries legais e as despesas para fechamento, a nota foi 1, pois nenhum destes itens muito relevante para o encerramento das atividades de uma pequena ou micro empresa limitado de mveis sustentveis. A ltima barreira e a mais difcil da Casa Naturi a logstica reversa, visto que a empresa se compromete com esse servio para todos os seus produtos. Seria necessria a elaborao de uma estratgia que sirva de cobertura em caso de encerramento da empresa para que os clientes no sejam prejudicados por qualquer externalidade.

7.7.3. Avaliao da Rivalidade

Fizemos um estudo dos principais concorrentes da Casa Naturi na esfera Estado de So Paulo, e estes concorrentes fabricam e vendem mveis residenciais sustentveis. Segundo Zacarelli a Anlise da Rivalidade trata da intensidade da competio entre as empresas existentes no mercado. A lista de aspectos a considerar no inclui caractersticas pessoais dos dirigentes, a estrutura do negcio suficiente para determinar o nvel de rivalidade.

Tabela 14: Avaliao da Rivalidade Concorrentes todos equilibrados. Em geral, quanto mais similares entre si forem os competidores, maior ser a rivalidade entre eles. Taxa de crescimento do mercado. Nos mercados que crescem lentamente existe alta rivalidade entre os concorrentes. Custos fixos relativos. Quanto maior o custo fixo em relao ao custo varivel, maior a disputa para vender mais. Excesso de capacidade. Quanto maior a capacidade ociosa, maior a disputa. Diferenciao do produto ou marca. A falta de diferenciao de caractersticas do produto ou da marca aumenta a rivalidade. Mdulo mnimo de crescimento da capacidade. Se esse mdulo for grande, quem aumentar a capacidade precisa lutar para aumentar sua participao no mercado.

4 3 2 3 5 2

45

Barreira de sada. Quanto maior a dificuldade de encerrar as atividades de uma empresa, mais as empresas disputam a sobrevivncia.

O primeiro item alega que quanto mais similares forem os concorrentes, maior ser a rivalidade entre eles, no caso da Casa Naturi isso no ocorre facilmente visto que os produtos Casa Naturi apresentam requisitos de inovao especficos, como o ecodesign e multifuncionalidade. O mercado moveleiro sustentvel no Brasil promete crescer 6% ano at 2010, diante disto, inicialmente o crescimento do mercado no ser um indicador relevante para avaliar a rivalidade. Em relao aos custos fixos e variveis da Casa Naturi em comparao aos concorrentes, no alteram de forma significativa ao preo de venda do produto, desta forma os produtos dos concorrentes e da Casa Naturi no so altamente distintos. Com relao a diferenciao dos nossos produtos, a rivalidade ser baixa, pois diferentemente dos concorrentes, a Casa Naturi possui a peculiaridade de ter como principio a multifuncionalidade em seus produtos, utilizao de matrias-prima 100% renovveis e a sustentabilidade empresarial.

7.7.4. Avaliao dos Substitutos

Os substitutos da Casa Naturi so os moveis convencionais e atualmente o setor convencional ainda domina o mercado, j que olhando unicamente pelo lado lucrativo, a produo mais vivel e mais barata. Sendo assim, o desafio da Casa Naturi mostrar para o mercado, que a utilizao de materiais de baixo impacto ambiental na produo de moveis, pode trazer retorno financeiro em mdio prazo e essa estratgia pode enriquecer muito a imagem da empresa. De acordo com Zacarelli (1996), a avaliao dos substitutos existentes, so aqueles que trazem outro tipo de empresa para a competio no mercado, reduzindo a qualidade do negcio. Os aspectos a serem avaliados so:

46

Tabela 15: Avaliao dos Substitutos

Avaliao
Preo/benefcio do substituto comparado ao do produto em avaliao Custo da mudana que um cliente tem que passar ao usar o produto/servio substituto Comparao da confiabilidade e funcionalidade do substituto com o atual Propenses afetivas dos clientes Comparao por segmento de mercado

5 3 4 3 2

De acordo com a Tabela 15, o item Preo/Beneficio, recebeu pontuao 5 visto que os produtos dos substitutos, apesar de no integrarem as externalidades, possuem um preo de venda menor que o da Casa Naturi e as mesmas funcionalidades primrias. O item Custo de Mudana de um cliente, recebeu pontuao 3, j que em alguns tipos de moveis sustentveis o cliente ir pagar mais em relao ao convencional. Porem, essa comparao relativa, depende do nvel de empresa convencional que se compara. Em relao ao item Comparao da confiabilidade e funcionalidade do substituto com o atual, a Casa Naturi ganhou pontuao 5, j que essa e uma das barreiras mais difceis a serem destrudas. O comprador que est acostumado a comprar mveis convencionais possui uma grande dificuldade para mudar para o ecolgico, por questes de tradio, aparncia e qualidade. A Casa Naturi em relao ao item Propenses efetivas dos Clientes, ganhou 4, j que apenas uma pequena parte dos clientes possui alguma tendncia afetiva em relao a moveis ecolgicos. A classe que a Casa Naturi pretende atingir em peso so os jovens casais, porque estes possuem uma conscincia maior em relao as questes ambientais, que podem refletir na decorao de seus novos apartamentos. E por ultimo, o item Comparao por segmento de mercado, a Casa Naturi, ganhou pontuao 3 pelo fato de que ao comprar um produto verde a pessoa sente que est fazendo algo para mudar o mundo e esta atitude pode mexer com o estado emocional e afetivo que ela cria com aquele produto.

47

necessrio que haja melhor divulgao dessas alternativas e que ocorra o surgimento de mais empresas com essa viso, para que a sociedade comece a enxergar os benefcios dessa troca. O ltimo item destaca um ponto positivo a Casa Naturi visto que ao afunilar os produtos por segmento a Casa Naturi no possui substitutos fortes, pois as caractersticas de sustentabilidade e multifuncionalidade no so fceis de serem encontradas em um produto.

7.7.5. Avaliao do Poder de Negociao

Este item foi avaliado de acordo com o poder de negociao de cada ator: fornecedor e clientes, baseando-se em indicadores apresentados em suas respectivas tabelas.

7.7.5. i) Avaliao dos Fornecedores

A empresa Casa Naturi especializada na produo de mveis residncias sustentveis e trabalha com empresas que forneam materiais de qualidade e que possuam valores ticos e ambientais. Atravs da relao com os nossos fornecedores, podemos garantir total qualidade de nossos produtos alm de negociar um preo justo aos nossos clientes. Devido a isso, a Casa Naturi trabalha com servios de encomenda, o que envolve um prvio oramento sem compromisso, entrega do produto na residncia e a montagem do mesmo. Esse oramento ser definido a partir do preo dos materiais utilizados, a quantidade de produtos, o tamanho exigido e a localizao da residncia. Segundo Zacarelli (1996), a avaliao dos fornecedores e feita atravs da avaliao e da comparao com o fornecedor-comprador identificando quem tem maior poder de negociao. Em seguida avalia-se a distribuio do lucro agregado entre os diversos tipos de empresas participantes daquela cadeia de fornecimento.

48

Tabela 16: Avaliao dos fornecedores

Avaliao
Alternativas para transacionar Datas limites Volumes Relativos Possibilidade de "blefe" no decorrer das negociaes Disposio para negociar

4 3 5 3 4

De acordo com a tabela 16, o item Alternativas para transacionar recebeu pontuao 4, porque o segmento em que a Casa Naturi atua possui poucos compradores, visto que o numero de empresas de moveis sustentveis ainda representa uma parcela pequena do numero de empresas de mveis no geral. O item Datas Limites, recebeu pontuao 3, porque a Casa Naturi possui estoque de segurana em sua produo e seus produtos no so de natureza perecvel, sendo assim, este item deixa equilibrado o quesito de data limite, visto que os dois atores possuem certa dependncia entre eles. Em relao ao item Volumes Relativos, a empresa ganhou pontuao 5, porque de uma hora para outra poderemos transacionar para outro fornecedor se um outro fornecedores atender nossas expectativas de melhor forma na forma de promoes ou outros benefcios. J os fornecedores podero transacionar no caso da abertura de uma empresa nova ou uma grande expanso de uma empresa j existente. A Casa Naturi em relao ao item Possibilidade de blefe, ganhou pontuao 3, porque tanto a empresa quanto os fornecedores na hora da compra e venda da matria prima podero usar de alternativas para

negociao. E por fim, no item Disposio para negociar, a Casa Naturi levou pontuao 4, pois a empresa necessita de preos baixos para conseguir vender seus produtos e aumentar sua atividade no mercado.

7.7.5. ii) Avaliao dos Clientes

49

Para anlise do setor de mveis sustentveis, em relao aos clientes, foi utilizada a tabela abaixo (tabela 8). A pontuao distribuda variou de 1 a 5, onde um significa que a empresa ficou com migalhas e cinco com o leo.

Tabela 17: Avaliao do poder nas negociaes: Clientes Alternativas para transacionar. Leva vantagem quem tiver maior nmero de alternativas. Poucos compradores e muitos

vendedores do vantagem aos compradores e vice -versa. Datas limites. Quem tem uma data limite para fechar a negociao porque o produto ou no estocvel, ou perecvel, ou tem prazos rgidos leva desvantagem na negociao, principalmente quando se aproxima do prazo final. Volumes relativos. Quem transaciona frequentemente pequenas quantidades leva vantagem na negociao sobre quem transaciona grandes quantidades de uma vez s Possibilidade de "blefe" no decorrer das negociaes Disposio para negociar. Quanto maior for a porcentagem de custo total decidido na negociao, maior ser a disposio e empenho dos negociadores para levar vantagem.

Com relao aos clientes a Casa Naturi no tem muito poder de negociao, pois os clientes podem substituir os produtos por outros substitutos que atendem suas necessidades primrias. Porm, quando ocorre esta transio ela feita por pequenas quantidades, visto que para todas as empresas de mveis os clientes precisam criar confiana com a marca e se a escolhem dificilmente a trocam se esta continuar atendendo suas

necessidades. Com relao ao blefe, ambas as partes possuem poder, pois a empresa quer conseguir um preo mais alto positivo e os clientes querem alcanar o menor preo possvel. Isso tambm acontece para as datas limites os clientes precisam entender que a empresa necessita de um prazo mnimo para a produo dos produtos por encomenda e os clientes tambm precisam do produto no prazo mais curto possvel. 50

7.8. AVALIAO DA QUALIDADE DO NEGCIO EM SI

Este captulo busca, a partir na anlise feita das foras do mercado, concluir se o setor e o segmento de negcio da Casa Naturi so considerados de qualidade boa. A partir disto ainda ser usada a metodologia de Zaccarelli (1996), o qual, aps de preenchido, auxiliou o desenvolvimento do seguinte quadro:

BOM NEGCIO

MAU NEGCIO

5 1 Barreiras de entrada 2 Barreiras de sada 3 Rivalidade Alto Baixo Pequeno

1 Baixa Alta Grande Vrios Fracos

4 Produtos substitutos Nenhum Poder de 5 negociao Forte

A partir do quadro acima nota-se que o setor em que se encaixa a Casa Naturi considerado bom devido s notas obtidas pelos seus indicadores de foras de mercado. Os pontos positivos do negcio so as barreiras de entrada, barreiras de sada e o poder de negociao, sendo que o item rivalidade se encontra equilibrado. Porm, a grande fraqueza do negcio so os substitutos (mveis tradicionais), pois o mercado de mveis sustentveis ainda no integra uma grande parcela do mercado de mveis tradicionais e a demanda, apesar de estar crescendo, no suficiente para igualar a situao dos mveis tradicionais com os mveis sustentveis. J as barreiras de entrada e sada criam um bom ponto forte para a Casa Naturi, que limita os novos entrantes e facilita o encerramento das atividades quando necessrio sem grandes impactos nos clientes.

51

8. ESTRATGIA DE MARKETING

As premissas do presente Plano de Marketing foram baseadas em KOTLER e ARMSTRONG (2007) e explicar como os produtos sero comercializados a partir de propagadas e promoes.

8.1 Produto

Os produtos da Casa Naturi so baseados nos conceitos de ecodesign, os quais, segundo LAVILLE (2009), se baseiam na funcionalidade dos produtos, diminuio das externalidades negativas e expanso das positivas e agregar aspectos ambientais em todas as etapas do processo de produo at a venda do produto. A Casa Naturi tambm trabalhar com materiais ecolgicos4, outra disparidade da indstria moveleira tradicional. Esse processo faz com que diminuamos o consumo de recursos, visto que alguns deles j so reciclados, e restrinjamos nossos impactos negativos na sociedade, trazendo para a empresa uma imagem positiva frente aos clientes. Outro diferencial da Casa Naturi a busca pela multifuncionalidade dos produtos, ou seja, ao adquirir um nico produto, este poder ser usado para mais de uma funo, diminuindo o espao normalmente utilizado assim como o uso de recursos naturais. De acordo com Castro e Oliveira (2008), mveis sustentveis so aqueles feitos de material natural e de origem adequada, e estes independem da esttica que possuem. Os autores tambm afirmam que os aspectos como versatilidade e multiuso fazem parte deste conceito de sustentabilidade, visto que junto inovao trazem opes para a decorao moderna. J Malaguti (2005), apesar de acreditar na sustentabilidade afirma que no existem produtos ecologicamente corretos, visto que para a produo de um novo produto o meio ambiente ser impactado de alguma forma. Porm, considerado como produto sustentvel aquele que segue premissas como ciclo de vida circular, o qual promove a reutilizao de materiais, funcionalidade do

Materiais que possuam menos impacto ambiental que os tradicionais (MANZINI e VEZZOLI, 2002)

52

produto, ecodesign e as trocas compensatrias. A autora afirma que troca compensatria uma anlise feita sobre os impactos ambientais e seus aspectos, onde o produtor escolhe o aspecto que menos oferece impacto e mais benefcios. Por ltimo, Manzini e Vezzoli (2002), trazem como conceito de produtos sustentveis o uso de recursos renovveis, otimizao do emprego dos recursos no renovveis e eco-eficincia5. Alm disso, os autores propem estratgias para diminuir o uso de recursos e de embalagem como forma de diminuir o custo do produto. Porm, na definio de produtos sustentveis, o conceito de Manzini e Vezzoli difere por afirmar que um produto sustentvel deve ser capaz de sobreviver ao ambiente globalizado, e que estes produtos devem ser superiores aos tradicionais, ou seja, carregar preceitos como tradio e suas prprias premissas. A Casa Naturi conta com oito produtos no total, sendo eles: mesa, criado-mudo (Imagem 7), Projeto Mdulos (Imagem 8), cama, sof (Imagem 9), poltrona, cadeira e rack. Os produtos sero fabricados na fbrica/galpo, localizada na Avenida Interlagos, e ser oferecido aos clientes no prprio galpo, onde ser a loja Casa Naturi. Imagem 7: Criado-mudo

Fonte: Joo Ruben Sammarco de Oliveira, 2010

Relao entre o valor de um produto e o seu impacto ambiental

53

O mvel acima pode ser usado como mesa ou como criado-mudo, dependendo da necessidade do usurio. Ao permanecer fechado, como mostra a primeira figura da direita pra esquerda, o mvel ter as dimenses de 50cmx50cm e, devido a isso ter altura para ser utilizado ao lado de camas ou poltronas. J na segunda figura da direita pra esquerda, poder ser utilizado como mesa de apoio para computadores ou na hora das refeies. J a ltima imagem o produto embalado, nota-se, portanto, que a embalagem se adqua as formas do produto, e este acaba fazendo parte do transporte do produto j embalado. O material utilizado para a produo do Criado-Mudo madeira de demolio e tamburado, j que este ltimo apresenta leveza em seu peso, facilitando o transporte e o manuseio.

Imagem 8: Projeto Mdulos

Fonte: Joo Ruben Sammarco de Oliveira, 2010

O Projeto Mdulos um dos pontos fortes da empresa, visto que dentre os produtos dos concorrentes, este um produto nico da Casa Naturi e apresenta medidas de mdias de 50cmx45cm. O cliente pode escolher a quantidade de mdulos necessrios, e poder combin-los de diversas formas.

54

Na imagem acima o Projeto Mdulos usado como um jogo de mesas e cadeiras em sua primeira perspectiva, e na parede ele apresentado como estante ou nichos para a organizao de materiais. Este produto tambm de fcil movimentao e pode ser guardado empilhando os mdulos de forma a ocupar o menor espao possvel. Os mdulos podero ser feitos a partir de tamburato, madeira ecolgica ou madeira certificada, alm do uso de tintas e vernizes a base de gua (ver captulo sobre matria-prima).

Imagem 9: Sof

Fonte: Joo Ruben Sammarco de Oliveira, 2010

O sof apresentado acima tambm tem como ferramenta principal a estrutura de mdulos, visto que pode ser combinado de diversas maneiras. Na sua perspectiva do fundo o sof se apresenta de forma tradicional tendo como funo um objeto de descanso e como valor ampliado um objeto de conforto. (KOTLER, 1998). Na primeira perspectiva os dois encostos laterais do sof esto abaixados, e estes so transformados em mesas de apoio quando for necessrio. Nota-se tambm que os dois assentos laterais se locomovem e de maneira a formarem dois assentos separados, dando um novo formato estrutura da sala. O sof possui as dimenses de 2,1mx0,70m e produzido a partir de madeira certificada ou de demolio, espuma ecolgica e tecido de pet.

55

Os mveis apresentado acima foram feitos com o auxlio de Joo Ruben Sammarco de Oliveira, aluno do 6 semestre do curso de Design Industrial do Centro Universitrio SENAC. No primeiro ms de funcionamento a casa Naturi investir R$9860 em matria prima para fabricao de seus mveis, referente quantidade a ser produzida, que podem ser observadas na tabela abaixo (tabela 19).

Tabela 19: Quantidade inicial de matria prima


Produto Quantidade Preo de Custo TOTAL Mesa Criado Mudo Mdulos 2 5 5 R$ 320 R$ 160 R$ 420 R$ 640 R$ 800 R$ 2.100 Cama Sof Poltrona Cadeira Rack TOTAL 2 5 2 4 2 27 R$ 430 R$ 620 R$ 330 R$ 160 R$ 530 R$ 2.970 R$ 860 R$ 3.100 R$ 660 R$ 640 R$ 1.060 R$ 9.860

A produo dos meses seguintes ser dependente das vendas do ms anterior. Ou seja, a empresa fabricar seus mveis de acordo com a demanda, portanto, caso a quantidade produzida no seja vendida, ela ficar no estoque da empresa para ser vendida no ms seguinte. No plano financeiro possvel visualizar a projeo mensal de vendas do primeiro ano de exerccio da casa Naturi. No primeiro ano a Casa Naturi produzir 213 mveis, no ano seguinte ela planeja produzir aproximadamente 255 produtos, obtendo uma receita de R$255.594, ou seja, um aumento de 20% sobre o primeiro ano. Para isso planeja-se fortalecer parcerias com fornecedores e conquistar mais clientes. As estratgias para tal esto descritas no plano financeiro

8.2 Promoo

A Casa Naturi ir empregar campanhas de propaganda e promoo com objetivos de consolidar sua marca no mercado, estimular as vendas dos produtos e conquistar e informar os fornecedores a fim de solidificar parcerias com estes. As tticas de promoo e publicidade definidas para a apresentao da A publicidade por meio da mdia online ser realizada atravs de banner, malas diretas virtuais, que consistem no envio de e-mails informativos ou promocionais a um grande nmero de pessoas, e sites de relacionamento. Segundo BNDES e BUNGE (2001), tal ttica possui alto grau de credibilidade,

56

alta capacidade de segmentao e alcance. O tempo de reao funciona em curto prazo e a capacidade de reforar a marca grande. Portanto ela seria utilizada para atrair o pblico alvo, possveis clientes, consolidar a marca e exibi-la aos fornecedores. Visto que, segundo Antonioli (2010), 97% das empresas utilizam a internet e conforme Avellar e Duarte (2010), 87% da populao brasileira possui acesso internet. Alm disso, segundo a Anlise de Mercado j apresentada, os consumidores de mveis residncias e produtos sustentveis utilizam a internet como principal meio de busca por produtos antes de irem pesquisar nas prprias lojas. O marketing direto consiste principalmente no envio de cartas, panfletos entre outros via correio a um pblico previamente selecionado. Esta ttica traz algumas vantagens, alm de ser possvel segmentar bem o pblico-alvo, de o tempo de resposta ser baixo e de contribuir para a o alto grau de credibilidade, ela pode ser til para passar mensagens explicativas, que seriam importantes para a descrio da misso da loja e dos produtos aos stakeholders. Nos eventos/convenes pretendemos divulgar os produtos da Casa Naturi, como por exemplo, na Bienal do Design, que uma conveno onde so apresentadas as novidades do mercado do design do Brasil e do mundo. Neste evento inmeras empresas aproveitam para divulgar seus produtos para o pblico. Outro exemplo a Casa Cor, onde diversas empresas do ramo promovem suas inovaes no setor, alm de trazer temas como

sustentabilidade para seus eventos. 8.3 Preo

. A definio do preo de venda baseado na estrutura de custos (matria prima e mo de obra), caractersticas dos produtos e preo praticado pela concorrncia. Na tabela 20 possvel verificar o preo de custo de cada mvel produzido. Tabela 20: Preo de custo dos mveis Casa Naturi
Produto Preo de Custo Mesa Criado Mudo Mdulos R$ 320 R$ 150 R$ 420 Cama R$ 430 Sof R$ 620 Poltrona Cadeira R$ 330 R$ 160 Rack R$ 530

57

Aps a definio do preo de custo possvel compor o preo de venda. Diante disto, os produtos Casa Naturi vo agregar o seguinte preo de venda 6 comparado aos seus concorrentes:

Tabela 21: Preo de venda dos produtos Casa Naturi

Criado-mudo Sof Cama Mesa Poltrona Cadeira Projeto mdulos Rack

Galeazz o Design 630 3460 2548 3950 2350 845 2598

Milnio Mveis 500 2224 2538 2000 2400 600 2396

Nadalini Mveis 135 1842 2100 253 1936

A2 450 900 175 1320

Breton 2773 3000 3423 2702 3107 1036 3233

Casa Naturi 510 2015 1790 1320 750 380 1200 1930

Os preos de venda podem ser alterados de acordo com a disponibilidade de matria prima e as questes de oferta e demanda do prprio mercado. A empresa Breton fabricante de mveis residenciais tradicionais, e o preo de venda de seus produtos serve como comparativo ao mercado de mveis residenciais tradicionais, visto que a empresa mdio porte e oferece produtos a classe A/B de So Paulo. Nota-se que apesar de o preo da Breton ser maior que o preo da Casa Naturi, mesmo assim a empresa no poder competir com empresas de mveis de preos mais acessveis tendo em vista o custo para a produo unitria de seus produtos. Alm disso, a Breton est no mercado moveleiro h mais tempo e, portanto possui mais credibilidade frente aos consumidores. J ao comparar a Casa Naturi aos outros concorrentes diretos pode-se ver que o preo de venda de seus produtos no destoa muito dos preos referenciais, sendo este um ponto forte e uma oportunidade para a empresa entrar no mercado.

Preo dado em reais.

58

Como elencado na anlise SWOT, uma das ameaas e ponto fraco da Casa Naturi o preo de seus produtos dentro do mercado de mveis tradicionais, visto que grande parte da populao ainda no tem conhecimento dos aspectos ambientais que devem ser considerados ao desenvolver o preo de um produto sustentvel. Diante disto, a nica comparao feita ao comprar um produto seu preo de venda, e no seus aspectos de produo e desenvolvimento. Para isso a Casa Naturi possui como estratgia a apresentao aos consumidores, fornecedores e contribuintes as vantagens em se obter um produto sustentvel, e como esta vantagem pode perdurar durante mais tempo que a vantagem de um produto tradicional. Alm disso, a empresa conta com o aumento de conscientizao dos consumidores para elevar o valor agregado marca e, consequentemente, ganhar maior confiabilidade no mercado. Por final, adotaremos o tipo de estratgia genrica de diferenciao, ou seja, nossa vantagem competitiva ser a multifuncionalidade dos produtos, o uso de matrias-primas alternativas e o ecodesign e isso nos deixar bem posicionado frente aos outros concorrentes,.

8.4 Praa

O show room e a fbrica estaro localizados no mesmo local: Avenida Interlagos na zona sul de So Paulo, bairro de Interlagos, entre os distritos de Cidade Dutra e de Socorro. O distrito onde se localiza Interlagos possui total de 191.389 habitantes e seu ndice de Desenvolvimento Humano - EDH esta prximo de 0,815, que considerado um numero elevado. A escolha do local foi baseada principalmente no custo benefcio localizao, vizinhana, fcil acesso e logstica, visto que a loja se encontra prxima a Avenida Naes Unidas que tem como continuao a Marginal Pinheiros, avenida de fcil acesso para quase todos os pontos de So Paulo. Interlagos um dos bairros que contem um grande numero de populao de classe mdia e alta, porm ainda carente de infraestrutura urbana, no momento possui apenas linha C (Osasco Jurubatuba) e a linha F (Brs-Calmon Viana). 59

A Avenida Interlagos considerada como comercial e empresarial, pois engloba diversas empresas de grande porte, como a AVON, Leroy Merlin, C&C e os shoppings Interlagos e Interlar (shopping de mveis e artigos para casa). Apesar de ser uma rua comercial, est situada em um bairro residencial, onde vive, predominantemente, uma parcela da populao das classes A, pblico alvo da Casa Naturi. Outro fator importante a ser citado que a regio de Interlagos muito conhecida pelo Autdromo de Interlagos. Nesse autdromo so realizadas as principais competies de Automobilismo do Brasil, alm de ser conhecido internacionalmente por sediar a etapa do Grande Prmio do Brasil de Frmula 1, atualmente sendo o nico de toda a Amrica Latina no calendrio do campeonato. A Avenida Interlagos tambm se localiza perto de nossos fornecedores, visto que os principais localizam-se em So Paulo e apenas dois complementares se localizam fora do estado de So Paulo.

9. PLANO OPERACIONAL

O Plano Operacional representa como a Casa Naturi pretende operar, gerenciar seus negcios, distribuir e controlar seus produtos. Para que isso acontea de forma satisfatria aos nossos clientes, tambm iremos detalhes nossa matriz de responsabilidade definindo as funes dos nossos funcionrios e a importncia dos mesmos para a empresa.

9.1 Matriz de Responsabilidade

Nossa matriz foi baseada a partir de nossa estrutura organizacional, a qual conta com os cargos que afetam diretamente a produo da Casa Naturi.

60

Tabela 22: Matriz de Responsabilidade


CARGO RESPONSABILIDADES Responsvel Gestor pela elaborao das QUALIFICAES

principais estratgias da empresa, Formado em Administrao, trs anos de seleo de pessoal, busca por experincia no ramo, dinmico, comunicativo,

inovaes, administrar os outros eixos responsvel, conhecimento avanado do Pacote da empresa Office

Elaborao do desenho de novos Formado em Design Industrial, dois anos de Designer produtos e busca por materiais mais experincia no ramo, conhecimento avanado ecolgicos. em Rhinoceros.

Monitorar a IS0 9000 e treinar os Certificado em cursos de IS0 9000, 14000 e Tcnico de Qualidade funcionrios para sade e segurana OHSAS, no trabalho Organizar tarefas Assistente financeiro relacionadas habilidades para treinamento de

funcionrios. ao Cursando bacharel em administrao ou tcnico

oramento, notas ficais, pagamentos de administrao, conhecimento do Pacote internos e externos e outras tarefas Office, flexibilidade, disponibilidade mnima para administrativas. 6 horas Formado em Engenharia ou cursos

Assistente de logstica

Administrar

os

recursos, especializados em logstica, conhecimento da

equipamentos, mquinas, estoques, cadeia produtiva moveleira, tcnicas de controle transporte e distribuio dos produtos. de estoque e distribuio de produtos. Cursando qualquer curso de graduao ou

Assistente/Estagirio

escola

tcnica,

maiores mnima

de de

18 6

anos, horas,

Dar suporte a qualquer uma das reas disponibilidade da empresa.

conhecimento avanado do Pacote Office. 2 Grau completo e quatro anos de experincia

Operrios

Produo dos mveis

na rea

9.2 Descrio das Unidades Fsicas

A Casa Naturi contar com 1 unidade fsica, sendo esta divida entre galpo industrial, escritrio administrativo e show room dos produtos. Devido otimizao da nossa logstica, contaremos com um espao de 150m no total, que representar um escritrio, um galpo fabril e um espao para exposio dos produtos. Essa unidade ser equipada com

estacionamento de 4 vagas, mapa de risco, equipamentos no caso de emergncias, alm de ser de fcil acesso pela Avenida Interlagos, So Paulo. Teremos como localizao inicial o bairro de Interlagos na Zona Sul de So Paulo (Imagem 10).

61

Imagem 10: Localizao do galpo fabril e escritrio da Casa Naturi

Fonte: Google Earth, 2010

9.3 Produo

A Casa Naturi produzir seus mveis a partir de prvias encomendas e tambm pela sua produo padro, no caso dos produtos encontrados no show room. No grupo dos produtos por encomenda podemos citar os sofs, camas e os racks, os quais variam de acordo com as necessidades dos clientes, tamanho dos mveis e preferncias por modelos. J os produtos encontrados na loja so as cadeiras, mesas, criado-mudo, mesa de centro e poltronas, os quais possuem um processo mais padronizado e no dependem de dimenses especificas para serem desenvolvidos. Para compreender melhor o processo produtivo da Casa Naturi e reconhecer os erros durante os procedimentos, a empresa far o controle dos produtos por processo, pois este engloba as entradas e sadas de mveis. Seguem abaixo os dois processos da Casa Naturi incluindo os servios oferecidos aos clientes ao escolherem a empresa:

62

Imagem 11: Produo por encomenda

Imagem 12:Produo para estoque

No caso da Imagem 11, produo por encomenda, o processo se inicia a partir da procura do cliente, o qual nos informa sobre suas necessidades e produtos escolhidos. Para que o produto desejado possa ser produzido, a Casa Naturi extrai as dimenses necessrias da residncia ou aquelas que o cliente haja adequada. A partir disso, elaboraremos um oramento junto aos dados de matria-prima, localizao da residncia, quantidade e tamanho.

63

Se o cliente aceitar o oramento proposto a Casa Naturi definir um projeto inicial para ser seguido durante toda a etapa de desenvolvimento do produto. nesta etapa que, quando necessrio, entraremos em contato com os fornecedores sobre os materiais utilizados. Entre a etapa de projeto e produo a Casa Naturi recebe 10% do total como entrada, pois uma forma de se assegurar diante possveis externalidades. Os operrios sero informados sobre os produtos e as exigncias dos clientes para darem incio a produo. Ao trmino do produto o mesmo embalado e definido como pronto para entrega. Por termos um servio de entrega terceirizado, nas ltimas etapas da produo entramos em contato com a empresa de servio e agendamos a data e o endereo de destino. Ao entregar o produto, um profissional da Casa Naturi ser responsvel pela montagem dos mveis nas residncias e por informar ao cliente sobre tcnicas de conservao e manuseio. Isso necessrio, pois a manuteno correta dos produtos garante a qualidade e a durao do produto, assegurando sua funcionalidade. J o processo de produo para lojas e estoques (Imagem 12) se iniciar a partir de um clculo sobre os materiais necessrios para atingir a produo desejada. Aps o contato com os fornecedores sobre a

disponibilidade dos materiais necessrios e a chegada dos mesmos no estoque da Casa Naturi, o departamento de marketing e venda informar aos operrios sobre o que deve ser produzido e a partir de quais materiais. Aps a finalizao do produto o mesmo poder ir para o estoque, para suprir demandas futuras, ou ir direto para loja para necessidades mais prioritrias. 9.4 Matria - Prima A Casa Naturi possui como banco de matrias-prima bsicas para confeco de seus produtos os seguintes materiais seguidos de suas aplicaes, descrio e diferencial ambiental:

64

Ecomosaico

Fonte: Fatto a Mano, 2010

Aplicao:

revestimento

de

paredes

decorao

de

mveis.

Descrio: Mosaico feito de material reciclado que utiliza o resduo eliminado pelas mquinas de corte de marmorarias.

Diferencial ambiental: economia e reuso da gua na sua produo gesto de resduos. Selador stain a base de gua

Fonte: Leroy Merlin, 2010

Aplicao: Proteo para madeira Descrio: Produto sem odor, isento de COVs (compostos orgnicos volteis) Diferencial ambiental: substitui os similares convencionais base de

65

solventes volteis, no agride a camada de oznio e garante a boa qualidade interna do ar. Tinta colaza eco-paint clarus

Fonte: Leroy Merlin, 2010.

Aplicao:

Pintura

de

paredes

forros.

Descrio: Produto ecolgico, biodegradvel, aquoso, com alto poder de recobrimento e alta durabilidade.

Diferencial ambiental: Livre de Composto Orgnico Volteis (COVs), portanto, no agride a atmosfera, no possui odores desagradveis das tintas convencionais e garante a boa qualidade do ambiente interno. Madeira de demolio

Fonte: Madeira de Demolio, 2010.

Aplicao:

Produo

de

mveis,

revestimento

de

piso.

Descrio: Madeiras nobres de lei, em extino, provenientes principalmente 66

de elementos de antigas construes, como esquadrias, assoalhos entre outros. Diferencial ambiental: Possibilita o reuso de peas que seriam

descartadas, diminuindo a demanda por madeiras novas.

Tamburato

Fonte: Portal Moveleiro, 2010

Aplicao:

Confeco

de

mveis.

Descrio: O painel estrutural composto de duas camadas externas de partculas finas de madeira prensada, e miolo colmia de papel reciclado. Diferencial ambiental: Certificado FSC, o produto adequado para fabricao de mveis robustos, que exigem espessuras grossas, leveza no peso e excelente desempenho. Biofuton

Fonte: Biofuton, 2010.

67

Aplicao:

Decorao.

Descrio: um produto elaborado com enchimento natural de algodo orgnico e ltex revestido com tecidos sustentveis.

Diferencial ambiental: Confeccionado com materiais renovveis e orgnicos, reduz impactos ambientais. O Futon favorece o fluxo de energia corporal e d uma sustentao especial sua coluna. Tecido eco juta

Fonte: Coletivo Verde, 2010.

Aplicao: Decorao Descrio: Tecido composto de 60% algodo e 40% juta Diferencial ambiental: Desenvolvidos a partir da fibra da juta, cujo plantio no utiliza fertilizantes ou defensivos. No descarte, a juta se decompe em dois anos enquanto o algodo leva 10, e o polister pode chegar a 100 anos.

68

Sedas artesanais

Fonte: Portal Moveleiro, 2010

Aplicao: Confeco de cortinas, almofadas, revestimento de estofados, etc. Descrio: Tecidos artesanais em fio 100% seda. Diferencial ambiental: Produzidos a partir de casulos refugados da indstria e tingidos naturalmente. Fibra de bambu

Fonte: Fibra Artesanal, 2010.

Aplicao: Decorao. Descrio: Confeccionados manualmente com fios de fibra de bambu e algodo.

69

Diferencial ambiental: Resgata antigas tcnicas manuais gerando renda para mais de 100 artess. Madeira plstica PAD

Fonte: Revista Residenciais, 2010.

Aplicao: Pisos e mveis de madeira Descrio: Polietileno de Alta Densidade (PAD) Diferencial Ambiental: A madeira plstica feita a partir do Polietileno de Alta Densidade (PAD), encontrado em plsticos descartados como lixo. Ela substitui, com vantagens, a madeira convencional na fabricao de portas, janelas, mveis, assoalhos, dormentes e diversos outros produtos que j so comercializados no Brasil. Revestimento lepri organic

Fonte: Dilogos Universitrios, 2010.

70

Aplicao: Revestimento de mveis em geral. Descrio: Esmalte feito a partir de cinzas de madeira, cermica e vidro reciclado. Diferencial ambiental: As ecopastilhas da Lepri utilizam duas tecnologias ecologicamente corretas: esmalte confeccionado a partir das cinzas geradas nas queimas de madeira de olarias e cermicas e tambm o vidro reciclado na massa da cermica, este vidro proveniente do

reaproveitamento de resduos de lmpadas fluorescentes, (material que contm mercrio em sua composio, que contamina o solo, os seres humanos e o meio ambiente, e que demoraria 200 anos para ser absorvido pela natureza). Tecidos de pet

Fonte: Revestir Cermicas, 2010

Aplicao: Revestimento de estofados, alternativa de tecido. Descrio: Tecido obtido da reciclagem de garrafas PET Diferencial Ambiental: O tecido de pet feito a partir da reciclagem do plstico e pode evitar que novas matrias-primas sejam produzidas, alm de reaproveitar o material que iria para o lixo. Os tecidos produzidos a partir das embalagens PET so os mesmos dos revestimentos comuns de 71

polister. A diferena que em vez de utilizar o Tereftalato de Etileno virgem, a indstria recicla o plstico das garrafas e o transforma em fibras de polister. 9.5 Fornecedores

A empresa Casa Naturi especializada na produo de mveis residncias sustentveis e trabalha com empresas que forneam materiais de qualidade e que possuam valores ticos e ambientais. Atravs da relao com os nossos fornecedores, podemos garantir total qualidade de nossos produtos alm de negociar um preo justo aos nossos clientes. Devido a isso, a Casa Naturi trabalha com servios de encomenda, o que envolve um prvio oramento sem compromisso, entrega do produto na residncia e a montagem do mesmo. Esse oramento ser definido a partir do preo dos materiais utilizados, a quantidade de produtos, o tamanho exigido e a localizao da residncia. Ao aceitar o oramento feito pela empresa firmado um contrato com o cliente para que possamos concluir o processo da compra. Seguem abaixo os fornecedores da Casa Naturi para o anos de 2010 e 2011: 1. Fatto a Mano Ecomosaico: Mosaico feito de material reciclado que utiliza o resduo eliminado pelas mquinas de corte de marmorarias, o que diminui a produo de resduos e utiliza menos gua na sua produo LOCALIZAO: Rua 444, 97 Itapema - Santa Cataria. 2. IDHEA Instituto para o Desenvolvimento da Habitao Ecolgica Eco-stain: Produto natural atxico e sem cheiro, feito a base de leos e resinas vegetais, desenvolvido para proteger e preservar a madeira. LOCALIZAO: So Paulo, SP.

72

3. Clarus Brasil Tinta Colaza Eco-Paint: Biodegradvel, aquoso, com alto poder de durabilidade, usado para tingir forros e tambm paredes. LOCALIZAO: Via Anhanguera, km 123 - Americana, So Paulo.

4. Madeira de Demolio Madeira de Demolio: Madeira de qualidade usada para piso e construo de diversos mveis, reutiliza restos de madeira e madeiras de demolio impedindo a gerao de resduos e uma nova extrao. LOCALIZAO: Av. 19 de Janeiro, 679 - Vila Carro - So Paulo - SP

5. Eucatex Tamburato: um painel estrutural composto, produzido com camadas externas de partculas finas de madeira prensada e miolo Honeycomb (colmia de papel reciclado). LOCALIZAO: Estrada Municipal Botucatu/Itatinga, s/n Botucatu, So Paulo

6. Biofuton Futon ecolgico: Futon feito a partir de materiais orgnicos, reciclados e naturais. LOCALIZAO: So Paulo, SP.

7. Ecofbrica Locomotiva Juta: Produto que une a lona, a juta e o PET

para a fabricao de um tecido de fcil decomposio e origem natural. LOCALIZAO: Rua Carlos Dietzsch, 1177 - Curitiba - PR Brasil

73

8. O Casulo Feliz Seda Artesanal: Origem 100% natural, no acumula umidade e pode ser usada nos complementos decorativos dos nossos produtos, como almofadas e outros detalhes. LOCALIZAO: So Paulo, SP.

9. Wisewood Madeira Plstica: A Madeira Plstica um produto composto de matria-prima totalmente proveniente do lixo plstico reciclado, alm de no conter nenhuma substncia txica, das encontradas na madeira tratada, ecologicamente correta por evitar o desmatamento e ser novamente reciclada. LOCALIZAO: Avenida Osvaldo Berto, 405 - Itatiba - SP 10. Companhia Brasileira de Florestas Tropicais Projeto Radica das Trs Pontes Aps o corte das rvores, dos tocos e razes enterradas o material retirado vai para aterros, olarias ou abandono. Isso resulta no apodrecimento, gerando assim emisses de CO na atmosfera. Visando diminuir este impacto no ambiente, o projeto Radica das Trs Pontes est pesquisando o uso deste material para movelaria e artesanato. Esta iniciativa busca fixar o CO evitando sua emisso na atmosfera, contribuindo assim com a reduo do efeito estufa. LOCALIZAO: R. Antonio Castro Prado, 370 Campinas - SP -Taquaral -

11. Justa Trama Algodo Orgnico: Algodo produzido de forma orgnica, integrando prticas de conversao de solo e gua sem o uso de agrotxicos.

74

12. Wantage do Brasil Tecido de PET: Tecido produzido a partir da reciclagem de garrafas PET, tcnica que retira do meio ambiente 370 garrafas por rolo de tecido. LOCALIZAO: Rua Angelo Piazza, 41 - Bairro Vila Dolores- SP

13. Bambu Carbono Zero Fibra de Bambu: Tecido fabricado a partir do bambu com tcnicas de produo orgnica. LOCALIZAO: R: Antnio de Macedo Soares, 570 - Campo Belo - So Paulo.

9.6 Equipamentos

Para qualquer um dos tipos de produo a nossa fbrica contar com trs mquinas para os servios de marcenaria:

1 lixa 1 serra de Mesa 1 serra de fita

Alm disso, contaremos com bancadas para preparao do produto, testes de qualidade e ajustes finais e uma rea para estocagem. Com relao s ferramentas necessrias, estas so divididas em 6 grupos de acordo com o Manual de Marcenaria (2000): Ferramentas de medir e marcar, corte dentado, corte com gume moldador, tornear e polir, percusso e extrao, perfurao e presso. Aps uma visita ao laboratrio de Design Industrial do Centro Universitrio SENAC Santo Amaro, SP, e estudo de produo de mveis em diversas marcenarias, definimos como principais ferramentas unitrias a serem usadas na nossa produo:

75

Compasso Falso esquadro Esquadro Metro articulado Lpis Serrote com costas Serrote comum Bisel ligeiramente cncavo Escopros Formes Lima de meia-cana Lima de Limato Lima Chata Lima Grossa Mao de fibra Martelo Martelo de rabo Brocas Chaves de parafuso Berbequim Alicate de ferro Prensa de quadro Prensa circular Grampo

9.7 Layout

A Casa Naturi possuir um layout que permiti a maior eficincia do fluxo de processo, tanto em termos de distncia quanto de custos. Devido a isso, escolhemos o layout funcional para representar nossa produo, pois este se adqua as necessidades de crescimento da empresa, tipo de produo e distribuio das mquinas e equipamentos.

76

De acordo com BIAGIO (2005), o layout funcional atende com maior freqncia as pequenas e at mdias empresas, pois usado quando as mquinas forem de difcil manuseio, houver grande variedade de produtos, houver grandes variaes nos tempos requeridos para diferentes operaes e houver pequena demanda ou intermitente. Segundo BORGES (2001), o layout funcional leva a um arranjo fsico mais o qual possui maior flexibilidade em adaptar-se aos produtos variados, mais fcil de perceber falhas nos processos, as conseqncias dos erros no so to graves visto que as operaes possuem certa independncia e tambm permite a implantao de sistemas de incentivo individuais.

9.8 Qualidade

A Casa Naturi possuir ISO 9001, sistema que garante a qualidade de nossos produtos assim como um ambiente justo e agradvel aos

trabalhadores. Alm disso, nos concentramos na preveno de problemas, de modo que diminumos nossos custos extras com inspees e testes e tambm diminuindo o tempo de paradas dos processos produtivo, gerando maior eficincia. A qualidade de nossos produtos comear na procura de um fornecedor, os quais devero partilhar os mesmos valores que a Casa Naturi, como tica, responsabilidade, transparncia e qualidade. Alm disso, iremos procurar empresas que sejam bem qualificadas por seus clientes, trabalhem dentro do prazo estipulado e possuam prticas de negociao corretas. Como critrios de avaliao a Casa Naturi ir considerar os seguintes itens a serem alcanados: Ergonomia; Funcionalidade; Condies de quinas e bordas retas; Durabilidade; Dimenses; Caractersticas de revestimento; Condies dos puxadores;

77

Estabilidade; Esttica.

Os requisitos mencionados so necessrios para que a empresa possa saber se os produtos sero confortveis e atingiro sua funo principal. As quinas e as bordas retas devero ser simtricas e possuir as mesmas formas, pois este fator afeta na esttica final do produto. As caractersticas de revestimento so relacionadas cobertura de tinta ou de verniz, a qual dever cobrir a parte adequada do produto, garantindo sua durabilidade. Os puxadores tambm devero ser simtricos e estarem acoplados de forma segura aos mveis para que sua funo seja exercida sem nenhuma falha. Por ltimo, atentamos ao fator esttico, o qual foi definido como um fatorchave para a deciso de compra, alm de agregar valor ao produto.

9.9 Servios Terceirizados

Com intuito de diminuir os custos no incio da abertura da empresa, a Casa Naturi contar com os seguintes servios terceirizados para atender necessidades e garantir a qualidade dos produtos:

Entrega de mveis

Empresa responsvel: Mveis Mveis Localizao: So Paulo SP

Estofamento

Empresa responsvel: Profissional autnomo Localizao: So Paulo SP

Material Grfico e Site

Empresa responsvel: Aluno do Centro Universitrio Senac Design Industrial/Grfico Localizao: So Paulo SP

78

Treinamento

Empresa Responsvel: Senac Localizao: So Paulo SP

10. ASPECTOS SOCIAIS E AMBIENTAIS

Com o crescimento das preocupaes ambientais e aumento da presso pblica e medidas regulamentares, est mudando a maneira das pessoas fazerem negcios ao redor do mundo. Clientes, consumidores e outras partes interessadas esto aumentando a demanda de produtos e servios ambientalmente corretos que so oferecidos por organizaes socialmente responsveis. Est se tornando cada vez mais importante para as organizaes demonstrarem que, no s por suas filosofias, mas tambm por suas estratgias de investimentos e operaes dirias, so sustentveis. Visto isso a CASA NATURI pretende ser uma empresa de produo industrial no ramo de mveis, um dos nichos de maior impacto ambiental. Para que esses impactos sejam reduzidos e/ou mitigados devem ser implantado dentro da empresa um Sistema de Gesto Ambiental atravs da certificao ISO 14001, reduzindo o uso de recursos naturais e minimizando custos, alm de ser um processo voltado mitigar e/ou prevenir os problemas de carter ambiental, visando um desenvolvimento sustentvel. Segundo a NBR ISO 14001, o SGA compreende a estrutura organizacional, as responsabilidades, as prticas, os procedimentos, os processos e recurso para aplicar, elaborao e reviso da poltica ambiental da empresa, o que gera benefcios para a empresa. A CASA NATURI pretende tambm adotar a norma ISO 9001,

demonstrando o seu comprometimento com a qualidade do seu produto e durante sua produo, diminuindo erros e desperdcios e aumento da segurana do trabalho visando a melhoria contnua. Alm de possuir certificaes ambientais e de qualidade, a Casa Naturi ter como principio usar fontes de matrias-prima renovveis e que sejam menos agressivas ao meio ambiente, reduzindo impactos durante a produo. 79

Algumas das premissas da empresa ser a reduo de resduos e desperdcios durante o processo produtivo, inovao de tecnologias ambientais que visem a sustentabilidade. De acordo com a Lei 13.430 de 2002 na qual estabelece o Plano Diretor Estratgico da cidade de So Paulo, a fbrica da empresa ser localizada numa rea de zona industrial devidamente delimitada pelo Plano Diretor da cidade de So Paulo, e ser devidamente licenciada para a realizao de suas atividades. Sendo assim, demonstra conscincia ambiental de seus impactos sobre as reas arredores de seu galpo fabril. A Casa Naturi pretende obter parcerias com cooperativas que produzem matria-prima para a confeco dos mveis, incentivando a criao de novas cooperativas. Este um modo de impulsionar o crescimento econmico dentro de pequenas comunidades e colaborar diretamente e indiretamente

trabalhadores independentes. Como poltica da empresa, selecionaremos nossos fornecedores de acordo com seus valores ticos e qualidade do seu servio e produto, garantindo aos clientes um produto de confiana. Alm disso, produziremos mveis multifuncionais que diminuem a compra de objetos suprfluos e incentivam a criatividade voltada para o real valor do objeto, ou seja, sua funcionalidade.

10.1. Certificaes, Normas e Rtulos Ambientais

Como dito anteriormente, a CASA NATURI pretende ser uma empresa que carrega como principal razo de existncia, ser uma empresa ambiental e socialmente correta, durante todo seu processo produtivo, levando em considerao todos impactos causados, e adotando medidas mitigadoras e/ou compensatrias de suas atividades, para isso, preciso que algumas normas e certificaes especficas para esse fim sejam adotas, com foco na qualidade ambiental, melhoria contnua, responsabilidade socioambiental e segurana no trabalho, tais como: NBR ISO 9001:2008

80

De acordo com a ABNT o Certificado de Qualidade ISO 9001, resumidamente, significa que a empresa possui um sistema gerencial que visa qualidade e que obedece aos requisitos de uma norma internacional. Tal norma no trata explicitamente da qualidade do produto ou servio, todavia, assegura a estabilidade do seu processo de produo. No h nada que imponha a uma empresa adotar a Certificao ISO 9001, no entanto, no mercado altamente competitivo em que estamos inseridos, possu-la uma forma de demonstrar ao cliente que o produto ou servio gerado tem um controle ou padronizao garantindo qualidade e eficincia. So muitas as vantagens que uma empresa como a CASA NATURI obtm com a certificao, dentre elas: aumento da credibilidade da empresa frente ao mercado consumidor, aumento da competitividade do produto ou servio no mercado, abertura de novos mercados, maior conformidade e atendimento s exigncias dos clientes, melhor uso dos recursos existentes, aumento da lucratividade e melhores condies para acompanhar e controlar os processos. Como desvantagens temos; o custo de sua implantao, uma vez que se no forem tomadas s devidas cautelas resultar em um nus excessivo para o consumidor, e, a dificuldade para manter os funcionrios motivados. Podem ser ressaltados tambm que o produto ou servio certificado traz ao cliente segurana, proteo, satisfao e a certeza de que o produto ou servio foi gerado de acordo com normas padro de qualidade. Investir em uma certificao estruturar a empresa a fim de que tenha uma melhor produo, canalizando seus esforos no atendimento ao cliente, dando maior nfase a sua satisfao e buscando sempre uma melhoria contnua; objetivando aumentar as vendas e conseqentemente o lucro. (ABNT, 2008).

NBR 14001:1996 A ISO 14001 uma norma internacional, que estabelece as melhores

prticas a serem adotadas no gerenciamento do Sistema de Gesto Ambiental na sua empresa. Trata-se de um modelo mundialmente reconhecido, que permite estabelecer atravs de um numero mnimo de procedimentos devidamente planejados, aes para promover proteo Ambiental e as

81

atitudes preventivas na poluio gerada, realizao dos seus produtos ou servios, assim como das atividades associadas a estes. A ISO 14001 trar benefcios no somente para a CASA NATURI que implantar o SGA, mas tambm aos seus clientes, a sua rede de fornecedores, investidores, vizinhos, sociedade em geral, enfim, todas as partes interessadas. Os maiores benefcios so: melhorar a organizao na empresa com relao ao tratamento do meio-ambiente; disciplina na execuo das tarefas; estabelecimento de indicadores ambientais; aes preventivas constantes; um controle das emisses/resduos gerados; reduo nos custos operacionais com a diminuio dos desperdcios; planos de melhorias com objetivos e metas ambientais; compromissos; e resultado do trabalho em equipe com sinergia entre elas. Garante uma grande vantagem, a imagem da empresa junto aos clientes, rgos pblicos e sociedade, tanto no mercado nacional, como internacional, demonstra o compromisso e determina um grande diferencial estratgico, no cuidado e preservao do meio-ambiente. E que podemos constatar atualmente com grande tendncia de evoluo, a disposio crescente dos consumidores e clientes em adquirir produtos e ou servios de empresas ambientalmente corrretas, pr ativas em relao a preservao do meio ambiente e no controle do seus impactos ambientais. (ABNT, 1996)

10.1.1 Certificao Florestal FSC

Apesar da tendncia da CASA NATURI que ser a de priorizar materiais que no provenha da extrao de madeira, a certificao FSC ser tambm utilizada pela empresa, como alternativa para a escolha consciente dos clientes que optem por materiais de origem florestal. A certificao florestal FSC uma ferramenta voluntria que atesta a origem da matria-prima florestal em um produto. A certificao garante que a empresa ou comunidade maneja suas florestas de acordo com padres ambientalmente corretos, socialmente justos e economicamente viveis. A certificao Florestal FSC segue alguns princpios bsicos, tais como:

82

Obedincia s leis e aos princpios do FSC

O manejo florestal deve respeitar todas as leis aplicveis no pas onde opera, os tratados internacionais e os acordos assinados por este pas, e obedecer a todos os Princpios e Critrios do FSC.

Direitos e responsabilidades de posse e uso

As posses de longo prazo e os direitos de uso sobre a terra e recursos florestais devem ser claramente definidos, documentados e legalmente estabelecidos.

Direitos dos povos indgenas

Os direitos legais e costumrios dos povos indgenas de possuir, usar e manejar suas terras, territrios e recursos devem ser reconhecidos e respeitados.

Relaes comunitrias e direitos dos trabalhadores

As atividades de manejo florestal devem manter ou ampliar, em longo prazo, o bem estar econmico e social dos trabalhadores florestais e das comunidades locais.

Benefcios das florestas

As atividades de manejo florestal devem incentivar o uso eficiente e otimizado dos mltiplos produtores e servios da floresta para assegurar a viabilidade econmica e uma grande quantidade de benefcios ambientais e sociais.

Impacto ambiental

O manejo florestal deve conservar a diversidade ecolgica e seus valores associados, os recursos hdricos, os solos, os ecossistemas e as paisagens frgeis e singulares. Dessa forma estar mantendo as funes ecolgicas e a integridade das florestas.

83

Plano de manejo

Um plano de manejo apropriado escala e intensidade das operaes propostas deve ser escrito, implementado e atualizado. Os objetivos de longo prazo do manejo florestal e os meios para atingi-los devem estar claramente descritos.

Monitoramento e avaliao

O monitoramento deve ser conduzido apropriado escala e intensidade do manejo florestal para que sejam avaliados as condies da floresta, o rendimento dos produtos florestais, a cadeia de custdia, as atividades de manejo e seus impactos ambientais e sociais.

Manuteno de florestas de alto valor de conservao

Atividades de manejo de florestas de alto valor de conservao devem manter ou incrementar os atributos que definem essas florestas. Decises relacionadas s florestas de alto valor de conservao devem sempre ser consideradas no contexto de uma abordagem de precauo.

Plantaes

As plantaes de rvores devem ser planejadas de acordo com os princpios de 1 a 9, o Princpio 10 e seus Critrios. Considerando que as plantaes de rvores podem proporcionar um leque de benefcios sociais e econmicos e contribuir para satisfazer as necessidades globais por produtos florestais, elas devem completar o manejo, reduzir as presses e promover a restaurao e a conservao das florestas naturais.

10.1.2 Benefcios da Certificao

A certificao florestal FSC uma ferramenta eficaz para garantir que as florestas sejam manejadas de uma forma responsvel, com benefcios socioambientais e econmicos - um dos objetivos e premissas da empresa.

84

Vantagens Socioambientais:

1. 2. 3. 4. 5.

Reduz o impacto ecolgico do aproveitamento florestal; Conserva a capacidade de regenerao das florestas nativas; Preserva os habitats de vida silvestre e protege os recursos hdricos; Apia o desenvolvimento econmico das populaes locais; Assegura que os direitos dos trabalhadores e das comunidades locais sejam respeitados.

6.

Assegura que as prticas de manejo florestal sejam responsveis e continuamente melhoradas.

7.

Oferece oportunidade de interao e cooperao entre os vrios atores envolvidos no manejo florestal responsvel proprietrios florestais, organizaes sociais e ambientais na soluo de problemas relativos ao manejo.

8.

Proporciona uma alternativa economicamente vivel s prticas destrutivas com maior segurana social s comunidades e aos funcionrios das empresas florestais.

Vantagens competitivas:

A principal vantagem competitiva da certificao a diferenciao e valorizao do produto no mercado, principalmente por:

1. Aumentar a credibilidade junto a consumidores e demais instituies e entidades relacionadas aos aspectos sociais e econmicos; 2. Atender s novas exigncias de mercado: atualmente os consumidores se movimentam em busca de produtos ambientalmente e socialmente corretos. Nesse contexto, a ampliao da rede de comrcio certificado uma realidade; 3. Aumentar o acesso a novos mercados: a certificao pode gerar novas oportunidades de negcios, principalmente em mercados

ambientalmente e socialmente conscientes.

85

10.2. INTERNALIZAAO DOS CUSTOS DA EXTERNALIDADES AMBIENTAIS

Segundo Vasconcellos (2007) externalidades so efeitos indiretos da produo ou do consumo que afetam o bem estar de terceiros, mas que no so levados em considerao pelo mercado na formao dos preos dos bens ou servios causadores desses efeitos. Nesse caso, os custos privados diferem tanto dos benefcios privados como dos custos sociais, fazendo assim com que haja uma ineficincia na alocao dos recursos, levando a uma diminuio do bem-estar social. Um exemplo clssico de externalidade negativa a poluio produzida pelo processo de produo de uma indstria que despejada sem tratamento em um rio, o que afeta negativamente a qualidade da gua da populao que vive abaixo da corrente do rio. De acordo com Vasconcellos (2007), aput Coase (1960), as

externalidades existem porque nem a indstria nem a comunidade detm a gua que est sendo poluda e, por isso, falta um mercado: o mercado da poluio. Neste mercado alguns agentes estariam dispostos a pagar para ver a quantidade de produo de poluio reduzida, quer dizer, a poluio teria um preo. O produto ambientalmente correto internaliza os custos da poluio, e faz com que seu processo de produo se torne mais caro que um produto comum sem considerar seus impactos, pois o preo mdio de cada bem produzido se torna maior com o custo fixo de premissas e atitudes ecolgicas sendo inclusas. Nesse caso, as firmas diferenciaram a qualidade de bem pblico (qualidade ambiental) de seus produtos. Nesse caso, os consumidores que estiverem dispostos a internalizar a externalidade atravs de seu consumo, tero de pagar a diferena de preos repassada aos consumidores devido diferena nos custos entre uma empresa verde e uma empresa comum. Ainda de acordo com Vasconcellos (2007) essa diferena no preo que os consumidores esto dispostos a pagar chamada de preo- prmio, que representa a utilidade adicional gerada ao consumidor pela incluso da caracterstica pblica ao bem. Pagar esse preoprmio seria equivalente a fazer uma doao direta para a proviso de servios ambientais a uma organizao especializada, s que esse pagamento feito por meio do mercado verde, ou seja, de um modo indireto. 86

O mercado verde, de produtos menos agressivos do ponto de vista ambiental, representa o meio pelo qual um bem pblico pode ser fornecido privadamente, ou seja, um mercado de bens pblicos impuros. Esse tipo de produto geralmente recebe um preo-prmio pelo fato da disposio a pagar dos consumidores refletir o valor dado para os servios ambientais que so produzidos em conjunto com o bem privado (Vasconcellos aput Ferraro et al, 2005). Se um consumidor compra um produto verde, ele voluntariamente internaliza parte das externalidades negativas do ciclo de vida do bem. Entretanto, provvel que ele no consiga perceber os efeitos de sua escolha no ambiente, pois geralmente apenas comportamentos individuais agregados conseguem afetar de maneira perceptvel o meio-ambiente. Essa dificuldade na percepo e apropriao do esforo em favor do meio-ambiente pode levar ao problema do free rider. Uma motivao para a superao da distoro de incentivos gerada por esse problema a conscincia individual que d importncia a manter um padro de consumo sustentvel. Esse tipo consumidor atribui maior utilidade a bens e servios que internalizem os custos externos gerados direta e indiretamente pelo seu consumo,

independentemente do fato dos benefcios desse padro de consumo poderem ser diretamente apropriados ou no.

10.2.1. CONSUMIDORES NO MERCADO VERDE

Os consumidores, na formao de suas preferncias, so influenciados por diversos fatores. Alm do preo e da qualidade do bem verde, da renda do consumidor, de suas preferncias e padres culturais, a disponibilidade de substitutos para o consumo e suas variaes em preo e qualidade tambm podem afetar tanto o padro de consumo dos indivduos como tambm os impactos causados na qualidade do meio ambiente. Vasconcellos aput Kotchen (2005) analisa os efeitos da presena de bens substitutos sobre a demanda por bens verdes e sobre a qualidade ambiental, dependendo dos preos do mercado e da percepo ambiental dos consumidores. O modelo considera um bem pblico impuro, produzido

87

conjuntamente

com

caractersticas

privadas

pblicas,

levando

em

considerao a disponibilidade de um bem substituto no mercado, podendo ser ou um bem convencional ou uma doao direta, pois considerado que a caracterstica ambiental de um bem verde pode ser disponibilizada

separadamente, tanto por meio da compra de bens verdes como por doaes diretas. O preo da qualidade privada se torna relativamente elevado, pois adquirir qualidade ambiental por meio de um bem verde se torna relativamente mais caro, o que faz com que os consumidores o substituam o bem verde por doaes diretas. Dependendo da proporo desse efeito substituio, a demanda por qualidade ambiental pode at decrescer devido a uma diminuio da qualidade ambiental demandada do bem verde causada pelo aumento do preo relativo da caracterstica privada. Dependendo da relevncia do bem verde na qualidade ambiental, esta pode mesmo diminuir se as doaes no aumentarem suficientemente. (Vasconcelos, 2007 aput Kotchen, 2005). Uma anlise semelhante pode ser feita ao se considerar, ao invs da tecnologia como determinante da proporo entre o atributo ambiental e o privado de um bem, considerar a percepo ambiental como determinante dessa proporo demandada pelos consumidores. Programas de

conscientizao e selos ambientais buscam aumentar essa percepo. Uma maior conscincia ambiental faz com que a diferena entre o preo do bem verde e do bem convencional diminua, ou seja, a desvantagem de se comprar um bem verde devido ao seu custo maior diminui em relao ao bem convencional devido ao aumento na disposio a pagar pela caracterstica verde. Por isso, quanto maior for a percepo ambiental dos consumidores, maior ser a proporo de caracterstica ambiental demandada nos produtos.

10.2.2. PERCEPO AMBIENTAL DOS CONSUMIDORES

A demanda verde pode levar a diferentes efeitos no mercado, influenciando os incentivos das firmas. Um dos motivos para que as externalidades negativas da produo e consumo no sejam levadas em considerao pelos indivduos ocorre devido ao problema de informao

88

assimtrica. No possvel valorizar as caractersticas ambientais de um produto sem informao sobre elas, assim como quanto mais informao de qualidade estiver disponvel, melhor ser a percepo ambiental, e assim, mais precisa ser a valorao ambiental da sociedade. A percepo ambiental influi na valorao dos atributos que formam as preferncias individuais. No caso de um indivduo que valore positivamente uma caracterstica ambiental, ou seja, que tenha um aumento na sua utilidade proporcional ao aumento na qualidade oferecida, quanto mais apurada for sua percepo ambiental, maior ser sua disposio a pagar pelo bem ou servio ambiental. Por isso, variaes no peso dado ao ambiente afeta diretamente a demanda por esse tipo de bens e servios. Vasconcellos aput Rodriguez-Ibeas (2007) analisa os efeitos de mudanas na percepo ambiental dos consumidores sobre o meio ambiente. considerado um modelo de diferenciao vertical em um duoplio, ou seja, um mercado com duas firmas que diferem na qualidade ambiental de seus produtos. Ambas as firmas produzem a mesma caracterstica fsica, mas apenas a firma verde oferece um atributo adicional ambiental. A firma marrom, que no produz o atributo ambiental, polui o meio ambiente, enquanto a firma verde, que produz esse atributo, de no poluir, o que faz com que seu custo de produo seja maior do que o da firma marrom. Existem dois tipos de consumidores, os verdes, que esto dispostos a pagar um preo adicional pelo atributo ambiental, podendo comprar tanto bens verdes quanto marrons, dependendo da relao entre a valorao do atributo fsico e do ambiental, e os consumidores marrons, que no se importam com o meio ambiente, comprando sempre da firma marrom, que, por ter menores custos, pode oferecer o produto por um preo menor. Existem tambm consumidores que esto fora do mercado por no estarem dispostos a pagar os preos pelos quais os bens so ofertados. Quando a proporo de consumidores verdes muito baixa, as firmas competem apenas por essa pequena quantidade de consumidores verdes, pois os consumidores marrons no compram bens verdes por serem mais caros. Por tanto, no necessrio que as firmas se esforcem para diferenciarem seus produtos, pois os nichos de mercado j so bem definidos, fazendo com que a competio seja fraca, o que permite que ambas as firmas cobrem preos mais 89

altos. Nesse ponto, um aumento marginal na populao de consumidores verdes, por exemplo, causado por uma campanha de conscientizao, far com que a competio entre as empresas se torne mais forte, pois h uma disputa maior pelos consumidores que esto migrando de um mercado para o outro. (Vasconcellos aput Rodriguez-Ibeas, 2007). O aumento na competio faz com que as duas empresas baixem seus preos, fazendo com que ambas vendam uma maior quantidade de bens. Entretanto, enquanto a diminuio do preo do bem verde faz com que o nmero de consumidores verdes aumente, a diminuio do preo do bem marrom atrai tanto alguns consumidores verdes mais sensveis a variaes de preos, como consumidores marrons que antes estavam fora do mercado. Essa diminuio pode ser maior do que a da firma verde devido s diferenas nos custos das empresas, e deve ser mais acentuada para poder tornar seu produto mais atrativo a consumidores verdes, mesmo no tendo o atributo ambiental. Esse efeito, causado pelo fortalecimento da competio, faz com a produo total da firma marrom aumente, aumentando conseqentemente a poluio ambiental. Entretanto, ao se analisar o bem-estar social, a soma do excedente do consumidor e dos lucros agregados, em relao percepo ambiental, chegase concluso de que um aumento da conscincia ambiental leva a um aumento no bem- estar. Sob um ponto de vista diferente, Vasconcellos (2007) aput Conrad (2005), usa um modelo de diferenciao horizontal. Nele, um aumento da relevncia ambiental dada pelos consumidores diminui o preo dos bens de baixa qualidade e aumenta os preos dos de alta qualidade, aumentando a participao da firma de alta qualidade no mercado. Assim, quanto maior for a relevncia ambiental dada pelos consumidores em relao aos custos de produo, maior ser a qualidade dos bens produzidos em equilbrio de mercado. Isso gera incentivos para que as firmas de baixa qualidade passem a produzir bens mais ambientalmente amigveis, entrando no mercado verde e aumentando a competio pelo mesmo mercado, de bens de alta qualidade. . As duas sugestes de polticas para se atingir a qualidade de produtos que maximize o bem-estar social so: a adoo de um subsdio para a produo de bens de alta qualidade e/ou a promoo de uma campanha para 90

aumentar a relevncia que os consumidores do ao meio ambiente. O subsdio causa dois efeitos: Ele corrige a falha na percepo ambiental e corrige a imperfeio do mercado. Ao mesmo tempo em que incentiva a firma de baixa qualidade a melhorar seus produtos, diminui a diferena entre os produtos, aumentando a concorrncia entre firmas (Vasconvellos, 2007 aput Conrad, 2005).

11. PLANO FINANCEIRO

O plano financeiro da Casa Naturi ir ajudar a empresa a dirigir suas produes e desenvolver estratgias de diminuio de gastos e otimizao de recursos. Diante disto, ser apresentado os gastos inicias, fluxo de caixa e o demonstrativo de resultado da empresa.

11.1 Plano para captao de recursos

A Casa Naturi desenvolver mais de uma estratgia para a captao de recursos visando um bom funcionamento da empresa e um atendimento eficiente dos nossos clientes com relao a prazo e qualidade. Visto que a empresa depender de um investimento inicial de XXX para iniciar suas atividades, os quatro scios entraro com um capital de R$ 20.000,00 no total, sendo cada um responsvel por uma parcela igual do investimento e, conseqentemente, na repartio dos lucros. Porm, para o restante do investimento a empresas recorrer para financiamentos do BNDES, PROGER e SEBRAE, visto que estas organizaes possuem programas de auxlio para micro e pequenas empresas. No caso do BNDES o banco procura incentivar empresas que consideram os aspectos ambientais como fundamentais na hora de estruturar uma empresa e traar suas estratgias, alm disso, o banco busca oferecer emprstimos para empreendimentos que tragam benefcios para o

desenvolvimento sustentvel. (BNDES, 2010) Dentre as reas de investimento do BNDES nota-se a existncia de um segmento voltado para a rea de benefcios ambientais, aonde o banco apia empresas de saneamento bsico, eco-eficincia, racionalizao do uso de 91

recursos naturais, mecanismo de desenvolvimento limpo, recuperao e conservao de ecossistemas e biodiversidade, sistemas de gesto e recuperao de passivos ambientais. Alm disso, a organizao tambm possui um segmento de

planejamento e gesto, o qual busca financiar projetos dentro das empresas que visam a implantao de Sistemas de Gesto Ambiental ou Sistema de Gesto Integrado, lembrando que a Casa Naturi possuir IS0 14001 e a ISO 9001, as quais trazem a empresa maior segurana durante os processos e a diminuio de riscos internos e externos. Com relao Taxa de Juros o BNDES apresenta o seguinte esquema: Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP)7 + Remunerao do BNDES + Remunerao da Instituio Financeira Credenciada (Banco do Brasil). Remunerao do BNDES: de 0,9% ao ano. Taxa de Risco de Crdito: at 3,57% ao ano (conforme o risco do beneficirio). Remunerao da Instituio Financeira Credenciada: negociada entre a instituio financeira credenciada, Banco do Brasil e Casa Naturi. Nvel de Participao do BNDES: at 80% para o empreendimento do municpio de So Paulo. Outra opo de apoio mencionado o PROGER, em seu segmento Urbano Empresarial, vinculado ao Banco do Brasil um programa de ajudas a empresas com um faturamento anual de at cinco milhes de reais. Este financiamento conta com a implantao ou ampliao de empresas, incluindo a compra de equipamentos, mquinas e veculos. Como o BNDES o PROGER TAM participao de 80% em cima do projeto, alm das seguintes condies:

Valor mximo do financiamento: R$ 200 mil, com ou sem capital de giro associado.

Segundo o programa, a TJLP do BNDES, tem um perodo de vigilncia de um trimestre e

calculada a partir dos seguintes parmetros

92

Prazo de at 72 meses, includo perodo de carncia de at 12 meses. Taxa de TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo) mais 2,50% efetivos ao ano (taxa equivalente de 0,69% ao ms).

Garantias complementares do Fampe Fundo de Aval s Micro e Pequenas Empresas - ou do Funproger - Fundo de Aval para a Gerao de Emprego e Renda - em 80% do valor financiado.

Por ultimo existe a Agncia de Apoio ao Empreendedor e Pequeno Empresrio (SEBRAE), uma modalidade de financiamento que busca permitir o acesso dos pequenos empreendedores ao crdito. um instrumento financeiro que se caracteriza por emprstimos de valores relativamente pequenos e utiliza-se de metodologia prpria voltada ao perfil e s necessidades dos microempreendedores. Essa poltica de Microcrditos voltada ao financiamento das atividades produtivas dos pequenos

empreendedores e as taxas de juros geralmente so as do mercado do momento. J as garantias exigidas pelas instituies de microcrdito so as mais simples e de acordo com as condies dos pequenos empreendimentos. Dessa maneira, as formas mais praticadas so o aval solidrio e o aval individual, sendo raras as solicitaes de garantias reais. Outro elemento importante a simplificao da burocracia, a qual se mostra reduzida e mais eficiente para a aprovao e liberao dos recursos. Alm disso, a empresa conta com a ajuda da Agncia para administrar a aplicao dos recursos e o desenvolvimento do projeto. O objetivo do Programa Sebrae de Apoio ao Microcrdito contribuir para a construo de um amplo e slido segmento de microfinanas, autosustentvel e integrado ao sistema financeiro nacional. O Programa est em linha com a prioridade estratgica da instituio de ampliar a oferta e reduzir os custos do crdito e dos demais servios financeiros aos micro e pequenos empreendimentos.

93

11.2 Parcerias

Para fortalecer a marca dentro do mercado e como estratgia para a insero da empresa dentro do mesmo, a empresa contar com algumas parcerias, sendo elas Tok & Stok, Etna e Leroy Merlin. A empresa Tok & Stok surgiu em 1978 com proposta de mveis diferenciados e que buscavam a funcionalidade dos mveis residenciais e para escritrios. A empresa nasceu de uma carncia no mercado por produtos diferentes e com design arrojado que fugisse dos padres brasileiros, alm disso, tem com premissas a integrao do bom design com a entrega rpida e preos acessveis. A Tok & Stok definida como empresa de grande porte e conta com escritrios e lojas em 18 cidades do Brasil. A empresa disponibiliza na sua loja cerca de 8 produtos novos por dia e possui mais de 600 fornecedores dentro e fora do pas. Com relao ao pblico-alvo, este definido como classes A e B,e a poltica de crdito da empresa faz com que seus produtos sejam at mais acessveis as outras classes. O grande diferencial da empresa para com a Casa Naturi que a Tok & Stok procura apoiar pequenas fornecedores para incentivar o design brasileiro. Outro fator analisado que a empresa tambm possui programas de auxilio a empresas moveleiras que cumpram com o seu papel frente aos problemas ambientais. Por final, ao comparar alguns quesitos entre a Tok & Stok e a Casa Naturi, observado que as duas possuem algumas semelhanas, como: Otimizao da embalagem; Uso do design como diferencial; Considerao dos aspectos ambientais de suas atividades; Servios como montagem e entrega.

J a Etna possui a mesma atuao que a Tok & Stok, alm de ter como premissas o conforto e a funcionalidade. Outro diferencial da empresa, que, esta, busca mveis que aproveitem o espao das residncias e que possam combinar entre si.

94

Alm disso, assim como a Tok & Stok a Etna possui uma boa poltica de crdito e servios de montagem e entrega. Com relao ao publico alvo as duas lojas possuem a mesma cartela de possveis clientes, visto que os produtos e os tipos de servios so bem semelhantes e atuam nas mesmas regies. Diferente da Tok & Stok, a Etna possui 10 lojas espalhadas pelo Brasil, sendo a maioria localizada dentro de shoppings. No casa da parceria com a Leroy Merlin, esta unio no seria como um fornecedor, e sim como uma ajuda mtua para a publicidade das duas empresas. Visto que os clientes da Leroy Merlin procuram a loja para a compra de materiais de para reformas residenciais, decorao e construo, e que esta se encontra a menos de 5 quilmetros da Casa Naturi, a partir de um acordo entre as empresas a Casa Naturi poderia conceder parte dos lucros por produtos se estes forem vendidos atravs de indicaes da Leroy Merlin. Outra alternativa seria a indicao da Leroy Merlin pela Casa Naturi, sabendo que o pblico-alvo da Casa Naturi seriam casais ou recm casados que esto prestes a reformar a casa por causa de filhos ou que querem construir uma casa nova. Deste modo, poderia ser criado um vnculo que

ajudaria a publicidade das duas marcas.

11.3 Gastos e investimentos iniciais

Os gastos iniciais contaro com o registro da marca Casa Naturi na JUCESP e CNPJ, cadastro no Simples Nacional, o qual envolve benefcios s micro e pequenas empresas, cadastro no INSS/FGTS e avaliao do Corpo de Bombeiro, visto que a Casa Naturi possuir uma fabrica prpria para a produo de seus produtos. O honorrio do publicitrio aparece como zero visto que a empresa com um designer j capacitado para a execuo de tarefas relacionadas a publicidade.

95

Tabela 23: Gastos iniciais

Item 1 2 3 4 5 6 7 Total

Espcie Registro na marca na JUCESP Registro da empresa no CNPJ Inscrio no Cadastro de Contribuintes Mobilirios Cadastro no Simples Nacional Cadastro no INSS/FGTS Honorrios do Publicitrio Avaliao do Corpo de Bombeiros

Valor R$ 68,06 R$ 80, 00 R$100,00 R$ 62,00 R$200, 00 R$ 0,00 R$ 80,00 R$ 590,00

A Casa Naturi ir abrir seu mercado com um investimento inicial de R$125.000 (cento e vinte e cinco mil), como pode ser observado na tabela 24. Destes, R$40.000 sero aplicados pelas quatro scias que abriro o empreendimento, onde cada uma investir R$10.000. E os ltimos R$85.000 foram recebidos por emprstimo do banco. Tabela 24: Investimentos Iniciais
INVESTIMENTO INICIAL CASA NATURI FONTES Capital investido pelas scias Emprstimo TOTAL APLICAES Pagamento da Luva do local alugado Equipamentos Reformas (instalao telefone, telefone, ligao eltrica, manuteno, pintura, etc) Compra de materia-prima inicial Estoque insumos Capital de Giro Reserva Caixa TOTAL 1916,66 2990 10.000 10.000 20.000 30.000 50.000 124906,7 em (R$) 40.000 85.000 125.000

96

As primeiras aplicaes descritas so referentes abertura da fbrica. O local escolhido para seu funcionamento ser alugado, e o investimento inicial para sua locao o valor da luva do aluguel, no valor total de R$23.000, que foram divididos em 12 vezes, a serem pagos no primeiro ano. A compra de equipamentos (descritos no capitulo 8.3 do presente trabalho), reformas, e estoque acumularam o total de R$22990, que so essenciais para o incio das atividades. O capital de giro o capital que a empresa deixar para atender as necessidades operacionais imediatas e a reserva de caixa investida para ficar no patrimnio lquido da empresa e funciona como um capital de emergncia, caso ocorra alguma perda. Com acordos realizados com o banco, onde foi adquirido o emprstimo, foi possvel negociar seu pagamento a longo prazo, e a Casa Naturi iniciar seu pagamento a partir do seu quinto ano de exerccio, quando ela estar lucrando efetivamente, como pode ser observado nas demonstraes de resultados do exerccio da empresa.

11.4 DEMONSTRAO DO RESULTADO DO EXERCICIO E FLUXO DE CAIXA

A demonstrao do resultado do exerccio, que ilustra o lucro ou prejuzo do perodo, foi projetada de duas maneiras diferentes: mensal e anual, com objetivo de encontrar o ponto de equilbrio da empresa, ou seja, quando ela no ir mais ter prejuzo. Observa-se na projeo mensal (Tabela 25), que a Casa Naturi ter no primeiro ano de exerccio prejuzos. As dedues da receita bruta esto acumuladas nos primeiros meses, visto que esto contabilizadas as taxas inicias necessrias para abertura da fbrica. J o ICMS (Imposto sobre Circulao de Mercadorias e Servios), possui seu pagamento obrigatrio todo ms e seu clculo baseou-se na mdia de 6% sobre a receita adquirida no ms.

97

Em relao ao total da receita liquida, ela oscilou entre os meses devido ao nmero de venda de mercadorias, consequente do valor da matria prima, que foi calculada a partir da projeo de vendas dos 12 primeiros meses do primeiro ano de exerccio (tabela 27). Quando a empresa vende menos do que se espera, ela acumula estoque, no sendo necessria a compra de mais materiais para o ms seguinte, j que a organizao produzir conforme a sua demanda. Segundo a projeo de vendas mensal (tabela 27), em seu primeiro ano de exerccio a Casa Naturi produzir 213 movis, onde a quantidade de cada um est descrito na pgina 57 do presente trabalho. Conforme a tabela 27, no primeiro ms ela produzir 27 produtos, destes10 foram vendidos. No segundo ms, devido baixa venda do primeiro, no houve produo de novos produtos, pois a quantidade no vendida foi acumulada no estoque. A venda do segundo ms foi de 11 produtos. Portanto, ainda com estoque acumulado, o terceiro ms tambm no foi necessrio produo de novos produtos, e a venda foi de 15 mveis. No quarto ms a venda foi de 6 produtos. No quinto ms, a Casa Naturi retoma sua produo com a confeco de 28 produtos, destes 20 foram vendidos. Para o sexto ms, foram produzidos apenas 4 peas, e a venda foi de 13. No stimo ms, as vendas comeam a crescer, portanto para atender a demanda foram fabricados 20 produtos, e a venda foi de 16 moveis. No oitavo ms, a produo foi de 30 produtos, com venda de 17. Para o nono ms, 21 moveis foram produzidos e 21 foram vendidos. O dcimo ms apresentou um cenrio otimista para a loja, 12 produtos foram fabricados e vinte foram vendidos e pela primeira vez a quantidade vendida supera a produzida. No dcimo primeiro ms, 27 produtos foram produzidos, e todos foram vendidos. Para o dcimo segundo ms, 26 moveis foram produzidos, sendo que 30 foram vendidos. A necessidade de capital para cobrir os prejuzos dos meses e continuar a produo de mveis do primeiro ano de exerccio foram atendidas pelo capital de giro da empresa. Na tabela 26 podemos analisar a projeo anual e verificar o total de cada item acumulado (soma dos primeiros 12 meses). No primeiro ano, a Casa 98

Naturi fechou com um prejuzo de R$18.300, a serem pagos com capital investido pelas quatro scias, onde cada uma aplicar R$ 4.575 para cobrir a divida. J no segundo ano, com o prejuzo do primeiro coberto, e com a utilizao do capital investido inicialmente no caixa para o continuo das atividades, a Casa Naturi planeja um aumento de 20% sobre a receita de vendas, baseado no cenrio positivo de vendas dos ltimos meses no primeiro ano e assim fechar o perodo com o lucro de R$ 8.381. Para gerar este continuo aumento de vendas, a empresa se apoiar em algumas estratgias como: as parcerias com revendedoras estaro mais firmadas, o que aumentar as vendas de nossos produtos, a prpria Casa Naturi estar mais consolidada no mercado, tendo um reconhecimento maior dos clientes. Durante o primeiro ano de atuao da empresa, a Casa Naturi sempre postou em conquistar clientes fiis, que continuaro a comprar nossos mveis, impactando positivamente o segundo ano de atuao da Casa Naturi. E por ltimo a estabilizao com os fornecedores, ou seja, com o aumento do nmero de vendas, sobe as compras de matria primas, o que permite a compra em maiores quantidades, que com negociaes possvel obter descontos na compra dos mesmos. No primeiro ano de vendas, a partir do stimo ms, quando as vendas da loja aumentaram, a Casa Naturi negociou um desconto de 4% sobre as mesmas. No terceiro ano, a empresa planeja aumentar sua receita em 30% sobre a receita do segundo ano. O calculo foi baseado na melhoria de vendas do primeiro ao segundo ano. A empresa seguiu com as mesmas estratgias e com aumento do ativo, aumentar seu oramento na rea de marketing ao longo do ano, investindo em propagandas em revistas de casa e decorao. Para tanto, nos anos seguintes, excluindo a possibilidade de perdas e externalidades do ambiente externo, a loja de mveis planeja obter o retorno do investimento. Por ltimo na tabela 18, foi realizada a demonstrao do fluxo de caixa, que indica a origem de todo o dinheiro que entrou no caixa, bem como a aplicao de todo dinheiro que saiu do caixa em determinado perodo.

Tabela 25: Demonstrao do resultado mensal 99

I RECEITA BRUTA Vendas de Produtos (-)Dedues ICMS JUCESP CNPJ Cadastro de Contribuites Mobilirios Cadastro Simples Nacional INSS/FGTS TOTAL RECEITA LQUIDA (-)Custos do Periodo Matria-prima Mo-de-obra Alguel da fbrica Conta de luz Conta de gua Internet, telefone Luva Emprstimo Banco TOTAL LUCRO BRUTO (-)Despesas Administrativas Com Vendas (Publicidade) TOTAL LUCRO LIQUIDO (-) Participao do donos LUCRO LQUIDO RETIDO NA EMPRESA 6.850 411 68,06 80 100 278,75 50 987,81 5.862 9.500 5.000 2.500 500 600 200 1916,66 2500 22.717 -16.855 50 800 850 -17.705

II 12.100 726 0 0 0 278,75 50 1054,75 11.045 1.280 5.000 2.500 400 600 200 1916,66 2500 14.397 -3.351 50 800 850 -4.201

III 15.535 932,1 0 0 0 278,75 50 1260,85 14.274 7.510 5.000 2.500 400 550 200 1916,66 2500 20.577 -6.303 50 100 150 -6.453

IV 8.335 500,1 0 0 0 278,75 50 828,85 7.506 0 5.000 2.500 500 500 200 1916,66 2500 13.117 -5.611 50 100 150 -5.761

V 18.565 1113,9 0 0 0 0 0 1113,9 17.451 7.940 5.000 2.500 500 650 200 1916,66 2500 21.207 -3.756 50 200 250 -4.006

VI 13.700 822 0 0 0 0 0 822 12.878 1.380 5.000 2.500 200 600 200 1916,66 2500 14.297 -1.419 50 200 250 -1.669

VII 17.450 1047 0 0 0 0 0 1047 16.403 7.050 5.000 2.500 400 500 200 1916,66 2500 20.067 -3.664 50 100 150 -3.814

VIII 19.820 1189,2 0 0 0 0 0 1189,2 18.631 9.408 5.000 2.500 280 250 200 1916,66 2500 22.055 -3.424 50 0 50 -3.474

IX 21.595 1295,7 0 0 0 0 0 1295,7 20.299 4.060 5.000 2.500 280 300 200 1916,66 2500 16.757 3.543 50 0 50 3.493

X 23.150 1389 0 0 0 0 0 1389 21.761 3.705 5.000 2.500 500 300 200 1916,66 2500 16.622 5.139 50 0 50 5.089

XI 25.795 1547,88 0 0 0 0 0 1547,88 24.247 8.180 5.000 2.500 500 600 200 1916,66 2500 21.397 2.850 50 100 150 2.700

XII 30.100

TOTAL 212.995

1806 12779,88 0 68,06 0 80 0 100 0 1115 0 200 1806 14342,94 28.294 7.430 5.000 2.500 650 550 200 1916,66 2500 20.747 7.547 50 0 50 7.497 198.652 67.443 60.000 30.000 5110 6000 2.400 23.000 30.000 223.953 -25.301 600 2400 3000 -28.301

-17.705

-4.201

-6.453

-5.761

-4.006

-1.669

-3.814

-3.474

3.493

5.089

2.700

7.497

-28.301

100

Tabela 26: Demonstrao do Resultado anual


CASA NATURI PROJEO DE RECEITAS: SNTESE TRIENAL ANO 1 RECEITA BRUTA Vendas de Produtos (-)Dedues ICMS JUCESP CNPJ Cadastro de Contribuites Mobilirios Cadastro Simples Nacional INSS/FGTS TOTAL RECEITA LQUIDA (-)Custos do Periodo Matria-prima Mo-de-obra Alguel da fbrica Conta de luz Conta de gua Internet, telefone Luva Emprstimo Banco TOTAL LUCRO BRUTO (-)Despesas Administrativas Com Vendas (Publicidade) TOTAL LUCRO LIQUIDO 212.995 12.779 68,06 80 100 1.115 200 14.342 198.653 67.443 60.000 30.000 5.110 6.000 2.400 23.000 20.000 213.953 -15.300 600 2.400 3.000 -18.300 ANO 2 255.594 17.892 ANO 3 332.272 26.837

17.892 237.702 95.422 65.000 30.000 5.000 6.000 2.500 0 20.000 223.922 13.781 1200 4.200 5.400 8.381

26.837 305.435 143.132 67000 30.000 5.000 5.000 2.700 0 20.000 272.832 32.603 2.000 7.200 9.200 23.403

101

Tabela 27: Projeo de Venda mensal do primeiro ano exerccio


PRODUTO ESTOQUE INICIAL (quantidade) VENDA MS I Estoque Produo Mercadoria Venda VENDA MS II Estoque Produo Mercadoria Venda VENDA MS III Estoque Produo Mercadoria Venda VENDA MS IV Estoque Produo Mercadoria Venda VENDA MS V Estoque Produo Mercadoria Venda VENDA MS VI Estoque Produo Mercadoria Venda VENDA MS VII Estoque Produo Mercadoria Venda VENDA MS VIII Estoque Produo Mercadoria Venda VENDA MS IX Estoque Produo Mercadoria Venda VENDA MS X Estoque Produo Mercadoria Venda VENDA MS XI Estoque Produo Mercadoria Venda VENDA MS XII TOTAL MVEIS PRODUZIDOS MESA
Quantidade Receita (R$)

CRIADO MUDO
Quantidade Receita (R$)

MDULOS
Quantidade Receita (R$)

CAMA
Quantidade Receita (R$)

SOF
Quantidade Receita (R$)

POLTRONA
Quantidade Receita (R$)

CADEIRA
Quantidade Receita (R$)

RACK
Quantidade Receita (R$)

TOTAL (R$)

2 1 1 1320 2

5 1020 3 1

5 1200 4 1

2 1790 1 0

5 0 5 0

2 0 2 4

4 1520 0 1

2 1930 1 9540 6850

0 1 2 3 1 2 0 2 0 2 0 2 1 1 0 1 1 0 2 2 1 2 2 4 1 3 0 3 2 1 0 1 1 0 3 3 2 1 1 2 2 12

2 1 2 3

1020

3 1 5 6

3600

0 1 1 2

2 2 1 3

4030

0 2 0 2

4 0 8 8

1520

1 0 4 4

1930

12100 7510

1320

1 2 0 2

510

4 2 0 2

4800

0 2 0 2

1 2 0 2

2015

1 1 0 1

750

6 2 0 2

2280

2 2 0 2

3860

15535 0

1 1 4 5

510

1 1 4 5

1200

0 2 2 4

1 1 2 3

2015

1 0 2 2

750

0 2 10 12

2 0 4 4

3860

8335 7940

1320

2 3 0 3

1020

3 2 0 2

3600

1 1 0 1

1790

1 2 0 2

2015

1 1 0 1

750

6 6 2 8

2280

3 1 2 3

5790

18565 1380

1320

2 1 3 4

1020

1 1 2 3

1200

0 1 1 2

2 0 2 2

4030

1 0 2 2

750

4 4 4 8

1520

2 1 4 5

2860

12700 7050

1320

2 2 3 5

1020

2 1 3 4

2400

1 1 3 4

1790

1 1 4 5

4030

1 1 3 4

750

6 2 10 12

2280

2 3 2 5

3860

17450 9800

1320

2 3 2 6

1020

3 1 4 4

3600

1 3 3 6

1790

2 3 2 5

4030

1 3 3 6

750

4 8 4 12

1520

3 2 3 5

5790

19820 4230

2640

3 2 2 4

1530

4 1 3 4

4800

1 2 0 3

1790

1 1 0 1

2015

1 2 0 2

750

6 6 4 10

2280

3 2 3 5

5790

21595 3860

1320

3 1 3 4

1530

4 0 5 5

4800

2 1 2 3

3580

0 1 2 3

1 1 1 2

750

4 6 6 12

1520

5 0 5 5

9650

23150 8520

2640

3 1 4 5

1530

4 1 4 5

4800

1 1 1 2

1790

1 2 1 3

2015

2 0 1 1

1500

10 2 10 12

3800

4 1 4 5

7720

25795 7740

2640

5 28

2550

4 35

4800

1 15

1790

2 14

4030

1 14

750

10 62

3800

5 33

9650

30010 213

102

Tabela 28: Fluxo de Caixa do primeiro ano de exerccio Casa Naturi

Item
Saldo Inicial do Caixa Entradas Receitas de Vendas Total de Entradas Sadas
Estoque Inicial Ativo Permanente

I 30.000 6.850 6.850 0 2.990 -850 -576 -22.717 -411 -21.564 -14.714 -850 -329

II -14.714 12.100 12.100

III -4.202 15.535 15.535

IV -6.453 8.335 8.335

V -5.761 18.565 18.565

VI -4.006 13.700 13.700

VII -1.669 17.450 17.450

VIII -3.814 19.820 19.820

IX -3.373 21.595 21.595

X 3.492 23.150 23.150

XI 5.088 27.795 27.795

XII 4.700 30.100 30.100

Ano1 -712 214.995 214.995

Despesas Operacionais Impostos s/vendas Custos de Produtos vendidos Pagto de Impostos Total de Sadas Saldo Final do Caixa

-150 -329 -20.577 -932 -21.988 -6.453

-150 -329 -13.117 -500 -14.096 -5.761

-250 0 -21.207 -1.114 -22.571 -4.006

-250 0 -14.297 -822 -15.369 -1.669

-150 0 -20.067 -1.047 -21.264 -3.814

50 0 -22.054 -1.189 -23.193 -3.373

-50 0 -16.757 -1.296 -18.103 3.492

-50 0 -16.622 -1.390 -18.062 5.088

-150 0 -21.397 -1.548 -23.095 4.700

50 0 -20.747 -1.806 -22.503 7.597

-2.800 -1.563 -223.956 -12.781 -241.100 -8.401

-14.397 -726 -16.302 -4.202

Aps anlise do plano financeiro, pode-se observar as relaes de compra e venda do primeiro, os gastos e detalhes sobre o funcionamento da loja. A Casa Naturi, ter prejuzos nos primeiros meses devido contas a pagar, dificuldade de vendas e pouco reconhecimento dos clientes, porm, conforme os meses, as vendas cresceram, o que permitir que a empresa no feche no negativo no segundo ano. No terceiro ano, apesar do aumento da receita lquida, a loja ainda no obter lucro suficiente para o retorno do investimento. Este retorno, aps as projees, est prevista a partir do quarto ano, quando a empresa se comprometeu a pagar o emprstimo realizado no banco, no valor de R$ 85.000,00 (oitenta e cinco mil reais), para o investimento inicial.

103

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ABNT. NORMA ISO 14.001. Sistemas de Gesto Ambiental Especificao e Diretrizes para uso. Disponvel em:

<http://www.defensoria.sp.gov.br/dpesp/Repositorio/28/Documentos/Legisla%C 3%A7%C3%A3o/Planos%20Diretores/S%C3%A3o%20Paulo.pdf> . Acesso em 22 s 19hmin. setembro de 2010

ANTONIOLI, Leonardo. Estatsticas, dados e projees atuais sobre a Internet no Brasil. Disponvel Acesso em 27 em: de

<http://www.tobeguarany.com/internet_no_brasil.php> outubro de 2010

ARMSTRONG, Gary; KOTLER, Philip. Princpios de Marketing. Editora Afiliada. So Paulo: 2007

ASSOCIAO BRASILEIRA DAS INDSTRIAS MOVELEIRA. Disponvel em: <http://www.abimovel.org.br/abimovel.php> . Acesso em 17 de setembro de 2010 ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TECNICAS ABNT. NBR ISO 9001 DE 2008. Disponvel Acesso em 2 em: de

http://www.inmetro.gov.br/qualidade/CB25docorient.pdf. novembro de 2010 s 14h00.

ASSOCIAAO BRASILEIRA DE NORMAS TECNICAS ABNT. NBR ISO 14001 DE 1996. Disponvel em:

http://www.smsengenharia.com.br/Artigos/ISO%2014001%20USO%20EM%20 TREINAMENTO.pdf. Acesso em 2 de novembro de 2010 s 14h55.

104

ARRUDA, Glria Luca Rodrguez Correia de. O Design na Indstria Moveleira Brasileira e seus Aspectos Sustentveis. Bauru, 2009.

AVELLAR E DUARTE. Internet no Brasil 2010. So Paulo, 18 de agosto de 2010. Disponvel em:

<http://www.avellareduarte.com.br/projeto/conceituacao/conceituacao1/conceit uacao14_internetBrasil2010.htm> Acesso em 27 de outubro de 2010.

BATOCCHIO, Antonio. BIAGIO, Luiz Arnaldo. Plano de Negcios: Estratgia para Micro e Pequenas Empresas. Editora Manole. So Paulo, 2005.

BOTTURA.

Consumo

Sustentvel

Moveis

Ricco.

Disponvel

em:

http://moveisricco.wordpress.com/2010/01/27/consumo-sustentavel/. em 19 de setembro de 2010.

Acesso

BORGES, Fabrcio Quadros. Dissertao: Layout. So Paulo, 2001. CASTRO, Gabriela Varanda. Design de Interiores e Desenvolvimento Sustentvel. So Paulo, 2008.

CENTRO GESTOR DE INOVAO MOVELEIRO. Setor moveleiro est confiante na expanso do mercado. Disponvel em:<

http://www.cgimoveis.com.br/tecnologia/fiq-2010-setor-moveleiro-estaconfiante-na-expansao-do-mercado> Acesso em 19 de setembro de 2010 CONSELHO BRASILEIRO DE MANEJO FLORESTAL FSC BRASIL. Cartilha de Certificao. Disponvel em:

http://www.fsc.org.br/arquivos/05abr2006__cartilha_fsc_nr6.pdf. Acesso em 2 de novembro de 2010 s 13h02.

CORREIA DE ARRDA, Glria Lcia Rodriguez. O design na Indstria Brasileira e seus aspectos sustentveis: estudo de caso do polo moveleiro de Arapongas. Bauru, 2009

105

DESIGN

BRASIL.

mercado

moveleiro.

Disponvel

em:

<http://www.designbrasil.org.br/setoresprodutivos/o-mercado-moveleiro>. Acesso em: 19 de setembro de 2010

DOURADO. Juscelino. Mercado sustentvel vai crescer 7% ao ano no Pas. Disponvel em: <http://www.juscelinodourado.com.br/?p=222>. Acesso em: 19 de setembro de 2010

Empreendimentos Sociais Sustentveis: Como elaborar planos de negcio para organizaes sociais. Editora Fundao Peirplois (2005)

HALL, Richard H. Organizao: Estruturas, processos e resultados. Editora: Pearson Prentice Hall. So Paulo, 2004

Indstria de Tecidos e Moveis Estofados Artesanais. Disponvel em: < http://www.artezanalnet.com.br/Artezanal/materiais.htm>. Acesso em 15 de Set. de 2010.

INSTITUTO DE ESTUDOS E MARKETING SOCIAL. Panorama Recente e Tendncias para o Mercado Moveleiro. So Paulo, 2009.

KOTLER. Philip. Administrao de Marketing. Pearson: So Paulo, 2000.

LAVILLE, Elisabeth. A Empresa Verde. Editora te. So Paulo, 2009

Lei 13.430 de setembro de 2002. Plano Diretor Estratgico da Cidade de So Paulo. Disponvel em:

<http://www.smsengenharia.com.br/Artigos/ISO%2014001%20USO%20EM%2 0TREINAMENTO.pdf>. Acesso em 22 de setembro de 2010 s 18h49min.

LEITE,

Paulo

Roberto. Logstica

reversa:

meio

ambiente

competitividade - So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2003. 106

MALAGUTI, Cyntia. Requisitos Ambientais para o Desenvolvimento de Produtos. So Paulo. Centro So Paulo Design, 2005.

Manual de Marcenaria. Editora Estampa. Lisboa, 2000.

MANZINI,

zio.

VEZZOLI,

Carlo.

desenvolvimento

de

produtos

sustentveis. So Paulo. Editora da Universidade de So Paulo, 2002.

Mveis

em

Madeira

de

Demolio.

Disponvel

em:

<http://www.barrocarte.com/> Acesso em 15 de Set. 2010

Mveis Planejados. Disponvel em: <http://www.moveismorumbi.com.br/>. Acesso em 15 de Set. 2010.

Mveis: Setor moveleiro deve crescer 10% em 2010, 23 de agosto de 2010. Acesso em: <

http://www.global21.com.br/materias/materia.asp?cod=30209&tipo=noticia>. Acesso em: 19 de setembro 2010

NOLASCO, Adriana. O papel do designer na gerao e gesto de resduos na cadeia produtiva madeira-mveis. Disponvel em:

http://arvoresvivas.wordpress.com/2007/12/16/geracao-e-gestao-de-residuosna-cadeia-produtiva-madeira-moveis/. Acesso em : 18 de Set. 2010]

OTTE, Marina. Ecodesign: o uso do design ambientalmente adequado. Blumenau, 2008.

Relatrio Anual de Informaes Sociais (RAIS/TEM). Disponvel em: http://www.rais.gov.br/RAIS_SITIO/tabelas.asp. Acesso em: 17 de Set. 2010

SHIMAMURA, rica. acessveis.

DE CARA NOVA: mveis esto mais bonitos e mais Disponvel em:

<http://www.bonde.com.br/bonde.php?id_bonde=132-107

2020100913&tit=de+cara+nova+moveis+estao+mais+bonitos+e+acessiveis> Acesso em: 19 de Set. 2010

108

Potrebbero piacerti anche