Sei sulla pagina 1di 3

As Primeiras Coisas Primeiro

Stephen R. Covey diz que a vida feita de escolhas. Estamos tomando decises todos os dias que afetam a nossa vida. A vida um reflexo das decises que fazemos. Como tomar as decises certas? Como fazer as melhores escolhas? Muitas vezes temos que escolher no apenas entre o bem o mal, mas entre o bom e o melhor. No poucas vezes so coisas boas em si mesmas que nos afastam do nosso alvo mais excelente. Sempre que sacrificamos no altar do urgente as coisas importantes, estamos invertendo as prioridades da vida.

Na busca das primeiras coisas primeiro, precisamos estabelecer prioridades corretas:

1. Deus antes das pessoas No universo existe Deus, pessoas e coisas. Devemos adorar a Deus, amar as pessoas e usar as coisas. Se cultuarmos a ns mesmos, iremos desprezar a Deus, amar as coisas e usar as pessoas. Devemos amar a Deus sobre todas as coisas. Ele deve ocupar o primeiro lugar na nossa vida, nossa agenda, nossos sonhos. Devemos buscar o Reino de Deus em primeiro lugar em nossa vida. Se estamos to ocupados ao ponto de no termos tempo para Deus nem para a sua igreja, estamos ocupados demais.

2. As pessoas antes das coisas O mundo valoriza o ter mais do que o ser. As pessoas valem quanto tm. Mas, pessoas so mais importantes do que coisas. No podemos sacrificar relacionamentos por causa das coisas. O trabalho uma coisa boa, ganhar dinheiro para o sustento da famlia uma necessidade bsica, mas no podemos esquecer ou desprezar o cnjuge e os filhos e sacrificar o relacionamento familiar para ajuntarmos mais bens materiais. Os que querem ficar ricos caem em muitas ciladas e angstias, enquanto a piedade com o contentamento grande fonte de lucro.

3. O cnjuge antes dos filhos Os filhos so herana de Deus, mas no devem ocupar o lugar do cnjuge. Pecamos contra os prprios filhos quando damos mais ateno a eles do que ao cnjuge. O maior bem que podemos fazer aos filhos amar o cnjuge. Quando os pais vivem em harmonia, amor e fidelidade, os filhos sentem-se seguros e protegidos. A falncia do casamento um desastre na vida emocional e espiritual dos filhos.

4. Os filhos antes dos amigos Os pais precisam investir tempo, cuidado e carinho na educao dos filhos. Os filhos so educados no apenas com palavras, mas, sobretudo, com exemplo. Os filhos precisam no apenas de presentes, mas, sobretudo, de presena. Precisamos criar pontes de amizade com os nossos filhos, ter tempo para eles, ouvi-los, orient-los, encoraj-los e disciplin-los. Eles devem vir antes dos amigos. A famlia merece o melhor do nosso tempo e da nossa ateno.

5. O cnjuge antes de si mesmo O egosmo a anttese do amor. O amor no egocentralizado, mas outrocentralizado. No nos casamos para sermos felizes, mas para fazermos o nosso cnjuge feliz. Nosso alvo no casamento no satisfazer a nossa prpria vontade, mas agradar o nosso cnjuge. O outro vem antes do eu. Renncia do eu e investimento no outro o caminho para a realizao da felicidade conjugal. Enfrentamento dos problemas e no a fuga deles a forma mais sensata de solucionarmos os conflitos conjugais. Nossos valores dirigem nossas escolhas e aes. Precisamos ser eficientes no apenas para lidar com coisas, mas, sobretudo, mas tratar com pessoas. Cristianismo trata essencialmente com relacionamentos. Que possamos

Potrebbero piacerti anche