Sei sulla pagina 1di 24

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRF 1 REGIO ANALISTA JUDICIRIO E EXECUO DE MANDADOS PROFESSOR: DICLER FERREIRA

AULA 4 - Direito das obrigaes (parte 2) Adimplemento e extino das obrigaes


O pagamento a forma normal de extino da obrigao por meio do cumprimento da prestao devida, e, tambm, do chamado pagamento indireto, que provoca igualmente a extino da obrigao por outra via que no seja o cumprimento da prestao devida. Alm disso, a obrigao tambm pode ser extinta sem o pagamento. A tabela a seguir sintetiza o assunto para que depois sejam feitos os devidos comentrios:

FORMAS DE EXTINO DAS OBRIGAES


1. PAGAMENTO DIRETO a forma voluntria de extino da obrigao por meio do cumprimento da prestao devida. 2. FORMAS ESPECIAIS DE PAGAMENTO Pagamento por consignao; Pagamento com sub-rogao; e Imputao do pagamento.

3. PAGAMENTO INDIRETO Dao em Pagamento; Novao; Compensao; e Confuso.

4. EXTINO SEM PAGAMENTO Prescrio: acarreta o fim do direito de se exigir o cumprimento da obrigao; Advento do Termo: faz cessar os efeitos do ato negocial; Implemento de Condio: faz cessar os efeitos do ato negocial; e Remisso: o credor perdoa ou dispensa graciosamente o devedor de pagar a dvida.

5. EXTINO JUDICIAL a forma voluntria de extino da obrigao por meio do cumprimento da prestao devida.

1 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRF 1 REGIO ANALISTA JUDICIRIO E EXECUO DE MANDADOS PROFESSOR: DICLER FERREIRA
Pagamento direto ou execuo voluntria: (arts. 304 a 333 do CC) O pagamento momento em que o devedor atende ao seu dever jurdico. Como vimos pode ser em um nico instante ou atravs de uma ao continuada - como acontece nas obrigaes sucessivas, em muitas das obrigaes de fazer e em algumas de no fazer. So requisitos essenciais para a validade do pagamento: a) a existncia do vnculo obrigacional que foi estudado na aula anterior. b) a inteno de solv-lo, j que o pagamento decorre de uma ao voluntria; c) o cumprimento exato da prestao: o devedor s se libera pagando exatamente o que deve: o credor no pode ser compelido a receber coisa diversa da pactuada mesmo que mais valiosa (art. 313 do CC), o devedor no pode compelir o credor a receber em partes aquilo que foi convencionado de ser pago por inteiro (art. 314 do CC), da mesma forma que o devedor deve satisfazer a execuo pelo modo devido, pontualmente e no lugar determinado.
Art. 313. O credor no obrigado a receber prestao diversa da que lhe devida, ainda que mais valiosa. Art. 314. Ainda que a obrigao tenha por objeto prestao divisvel, no pode o credor ser obrigado a receber, nem o devedor a pagar, por partes, se assim no se ajustou.

d) a pessoa que efetua o pagamento (solvens); e e) a pessoa que recebe o pagamento (accipiens); Passemos agora anlise dos elementos do pagamento: I. Elementos subjetivos do pagamento: solvens e o accipiens. Deve-se ter cuidado para no denominar os elementos subjetivos do pagamento como credor e devedor, pois possvel que outras pessoas, diferentes do devedor, podem pagar; ao mesmo tempo que outras pessoas, diferentes do credor, podem receber. Desta forma, podem efetuar o pagamento: - o devedor, - o terceiro interessado, e - o terceiro no interessado. A confirmao dessas informaes ocorre com o art. 304 do CC:
Art. 304. Qualquer interessado na extino da dvida pode pag-la, usando, se o credor se opuser, dos meios conducentes exonerao do devedor.

2 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRF 1 REGIO ANALISTA JUDICIRIO E EXECUO DE MANDADOS PROFESSOR: DICLER FERREIRA
Pargrafo nico. Igual direito cabe ao terceiro no interessado, se o fizer em nome e conta do devedor, salvo oposio deste.

O terceiro interessado representa a pessoa que tem interesse patrimonial na extino da dvida, tal como o fiador, o avalista e o adquirente de imvel hipotecado. Havendo o pagamento por esta pessoa, h sub-rogao automtica (sub-rogao legal) nos direitos do credor, com a transferncia de todas as aes, excees e garantias que detinha o credor primitivo. No que se refere ao terceiro no interessado, este no tem o mesmo interesse jurdico na soluo da dvida, mas mero interesse moral ou econmico. O terceiro no interessado tem direito de reembolso do que pagar, se o fizer em seu prprio nome, mas no se sub-roga nos direitos do credor. Assim, se este terceiro fizer o pagamento em nome e em conta do devedor, sem oposio deste, no ter direito a nada, pois como se fizesse uma doao, um ato de liberalidade.
Art. 305. O terceiro no interessado, que paga a dvida em seu prprio nome, tem direito a reembolsar-se do que pagar; mas no se sub-roga nos direitos do credor. Pargrafo nico. Se pagar antes de vencida a dvida, s ter direito ao reembolso no vencimento.

Nos termos do art. 306 do CC, s possvel o direito do terceiro se reembolsar se o pagamento houver sido feito em seu prprio nome, com conhecimento e sem oposio do devedor.
Art. 306. O pagamento feito por terceiro, com desconhecimento ou oposio do devedor, no obriga a reembolsar aquele que pagou, se o devedor tinha meios para ilidir a ao.

A lei, como se percebe, ataca as conseqncias do pagamento realizado por terceiro (interessado ou no interessado) sem o conhecimento ou mesmo com a oposio do devedor, nas hipteses em que tinha meios para inibir a cobrana, como se daria no caso de dispor de defesas pessoais ou gerais contra o credor, tais como o instrumento de quitao, a prescrio da pretenso creditria ou nulidade do ttulo. O pagamento deve ser feito ao credor ou a quem de direito o represente, sob pena de no extinguir a obrigao. Pode tambm ser efetuada aos sucessores a ttulo universal ou particular. Entretanto, considera-se vlido o pagamento feito a terceiro quando: (i) for ratificado pelo credor; (ii) se reverter em proveito do credor ou (iii) feito a credor putativo.
Art. 308. O pagamento deve ser feito ao credor ou a quem de direito o represente, sob pena de s valer depois de por ele ratificado, ou tanto quanto reverter em seu proveito.

3 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRF 1 REGIO ANALISTA JUDICIRIO E EXECUO DE MANDADOS PROFESSOR: DICLER FERREIRA

Em qualquer hiptese, deve o pagamento ser feito a pessoa capaz de fornecer a devida quitao, sob pena de no valer.
Art. 307. S ter eficcia o pagamento que importar transmisso da propriedade, quando feito por quem possa alienar o objeto em que ele consistiu. Pargrafo nico. Se se der em pagamento coisa fungvel, no se poder mais reclamar do credor que, de boa-f, a recebeu e consumiu, ainda que o solvente no tivesse o direito de alien-la.

No que se refere ao pagamento feito ao credor putativo (imaginrio), a lei condiciona a eficcia da extino da obrigao a dois requisitos: ter o accipiens a aparncia de verdadeiro credor (Exemplos: herdeiro aparente, procurador cujo mandato foi revogado sem conhecimento de terceiros, o herdeiro que vem a ser afastado por indignidade, etc.) e estar o solvens de boa-f.
Art. 309. O pagamento feito de boa-f ao credor putativo vlido, ainda provado depois que no era credor.

Sobre o pagamento feito a menor, o Cdigo menciona pagamento cientemente feito ao credor incapaz de quitar, desta forma se conclui que se o solvens desconhecia, sem culpa, a incapacidade do credor, o cumprimento ser vlido, ainda que o accipiens tenha dissipado ou malbaratado a prestao.
Art. 310. No vale o pagamento cientemente feito ao credor incapaz de quitar, se o devedor no provar que em benefcio dele efetivamente reverteu.

Atravs do art. 311 do CC a lei estabelece uma presuno juris tantum (relativa) de que o portador da quitao seja autorizado a receber o pagamento, salvo se as circunstncias afastarem a presuno relativa deste mandato tcito (como por exemplo, constar na quitao assinatura aparentemente falsificada).
Art. 311. Considera-se autorizado a receber o pagamento o portador da quitao, salvo se as circunstncias contrariarem a presuno da resultante.

II. Elementos objetivos do pagamento: do objeto e da prova. O objeto do pagamento a prestao. O credor no obrigado a receber outra, diversa da que lhe devida, ainda que mais valiosa (dao em pagamento). Ainda que a obrigao tenha por objeto prestao divisvel, o pagamento no pode ser efetuado por partes, se assim no se ajustou, nem o devedor obrigado a receber dessa forma . Alm disso, o pagamento em dinheiro a forma mais importante e na qual todas as demais podem transformar-se. Atravs do art. 315 do CC se depreende o princpio do nominalismo que regula as denominadas dvidas de dinheiro. Por fora dessa regra, assevera Carlos Roberto Gonalves, considera-se como valor da moeda o valor nominal

4 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRF 1 REGIO ANALISTA JUDICIRIO E EXECUO DE MANDADOS PROFESSOR: DICLER FERREIRA
que lhe atribui o Estado, no ato de emisso ou cunhagem. De acordo com o referido princpio, o devedor de uma quantia em dinheiro libera-se entregando a quantidade de moeda mencionada no contrato ou no ttulo da dvida, e em curso no lugar do pagamento, ainda que desvalorizada pela inflao, ou seja, mesmo que a referida quantidade no seja suficiente para a compra dos mesmos bens que podiam ser adquiridos, quando contrada a obrigao. Nada impede, outrossim, a adoo de clusulas de escala mvel, para que se realize a atualizao monetria da soma devida, segundo critrios escolhidos pelas prprias partes.
Art. 315. As dvidas em dinheiro devero ser pagas no vencimento, em moeda corrente e pelo valor nominal, salvo o disposto nos artigos subseqentes. Art. 316. lcito convencionar o aumento progressivo de prestaes sucessivas. Art. 317. Quando, por motivos imprevisveis, sobrevier desproporo manifesta entre o valor da prestao devida e o do momento de sua execuo, poder o juiz corrigi-lo, a pedido da parte, de modo que assegure, quanto possvel, o valor real da prestao. Art. 318. So nulas as convenes de pagamento em ouro ou em moeda estrangeira, bem como para compensar a diferena entre o valor desta e o da moeda nacional, excetuados os casos previstos na legislao especial.

A quitao o documento que certifica a ocorrncia do pagamento, o instrumento que prova a extino da obrigao. A quitao sempre pode ser dada por instrumento particular, mesmo que a obrigao resulte de um instrumento pblico; alm disso, nela devem constar o valor e a espcie da dvida, o nome do devedor, o tempo e o lugar onde o pagamento se deu, e a assinatura do credor, ou de quem o represente.
Art. 319. O devedor que paga tem direito a quitao regular, e pode reter o pagamento, enquanto no lhe seja dada. Art. 320. A quitao, que sempre poder ser dada por instrumento particular, designar o valor e a espcie da dvida quitada, o nome do devedor, ou quem por este pagou, o tempo e o lugar do pagamento, com a assinatura do credor, ou do seu representante. Pargrafo nico. Ainda sem os requisitos estabelecidos neste artigo valer a quitao, se de seus termos ou das circunstncias resultar haver sido paga a dvida. Art. 321. Nos dbitos, cuja quitao consista na devoluo do ttulo, perdido este, poder o devedor exigir, retendo o pagamento, declarao do credor que inutilize o ttulo desaparecido. Art. 322. Quando o pagamento for em quotas peridicas, a quitao da ltima estabelece, at prova em contrrio, a presuno de estarem solvidas as anteriores. Art. 323. Sendo a quitao do capital sem reserva dos juros, estes presumem-se pagos. Art. 324. A entrega do ttulo ao devedor firma a presuno do pagamento.

5 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRF 1 REGIO ANALISTA JUDICIRIO E EXECUO DE MANDADOS PROFESSOR: DICLER FERREIRA
Pargrafo nico. Ficar sem efeito a quitao assim operada se o credor provar, em sessenta dias, a falta do pagamento. Art. 325. Presumem-se a cargo do devedor as despesas com o pagamento e a quitao; se ocorrer aumento por fato do credor, suportar este a despesa acrescida. Art. 326. Se o pagamento se houver de fazer por medida, ou peso, entender-se-, no silncio das partes, que aceitaram os do lugar da execuo.

Segue quadro ilustrativo: Quem deve pagar pagamento SUJEITO PASSIVO SUJEITO ATIVO A quem se deve pagar

quitao

solvens

accipiens

III. Do local do pagamento Algumas vezes o instrumento que originou a obrigao determina o domiclio do pagamento, mas se no estiver claramente definido a regra que o pagamento deve ser feito no domiclio do devedor (in dbio pro devedor). Porm, se houver a designao de dois ou mais locais de pagamento, caber ao credor eleger o que lhe for mais conveniente para receber o dbito (exceo regra in dbio pro devedor). Em caso de motivo grave, o pagamento pode ser feito em local diverso do convencionado. Se o pagamento feito reiteradamente em lugar diferente do estipulado, presume-se renncia do credor ao previsto no contrato. interessante fazermos uma distino entre a dvida QUESVEL (querable) e a dvida PORTVEL (portable). Quesvel a dvida que se paga, por princpio, no domiclio do devedor. Portvel a dvida que se paga em qualquer lugar determinado. A regra geral que a dvida seja normalmente quesvel, isto , deve ser paga no domiclio do devedor. Compete ao credor, portanto, ir at l para receber o pagamento.
Art. 327. Efetuar-se- o pagamento no domiclio do devedor, salvo se as partes convencionarem diversamente, ou se o contrrio resultar da lei, da natureza da obrigao ou das circunstncias. Pargrafo nico. Designados dois ou mais lugares, cabe ao credor escolher entre eles. Art. 328. Se o pagamento consistir na tradio de um imvel, ou em prestaes relativas a imvel, far-se- no lugar onde situado o bem.

6 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRF 1 REGIO ANALISTA JUDICIRIO E EXECUO DE MANDADOS PROFESSOR: DICLER FERREIRA
Art. 329. Ocorrendo motivo grave para que se no efetue o pagamento no lugar determinado, poder o devedor faz-lo em outro, sem prejuzo para o credor. Art. 330. O pagamento reiteradamente feito em outro local faz presumir renncia do credor relativamente ao previsto no contrato.

IV. Do tempo do pagamento Quando houver estipulao da data de pagamento a dvida deve ser paga no dia do vencimento, salvo se houver antecipao do vencimento por convenincia do devedor ou em virtude de lei. Se o contrato for omisso o credor pode exigir o pagamento do dbito imediatamente e, caso se trate de obrigao condicional, no dia do implemento da condio. De acordo com o art. 333 do CC, em situaes excepcionais possvel a cobrana antecipada da dvida.
Art. 331. Salvo disposio legal em contrrio, no tendo sido ajustada poca para o pagamento, pode o credor exigi-lo imediatamente. Art. 332. As obrigaes condicionais cumprem-se na data do implemento da condio, cabendo ao credor a prova de que deste teve cincia o devedor. Art. 333. Ao credor assistir o direito de cobrar a dvida antes de vencido o prazo estipulado no contrato ou marcado neste Cdigo: I - no caso de falncia do devedor, ou de concurso de credores; II - se os bens, hipotecados ou empenhados, forem penhorados em execuo por outro credor; III - se cessarem, ou se se tornarem insuficientes, as garantias do dbito, fidejussrias, ou reais, e o devedor, intimado, se negar a refor-las. Pargrafo nico. Nos casos deste artigo, se houver, no dbito, solidariedade passiva, no se reputar vencido quanto aos outros devedores solventes.

Do pagamento indevido Pagamento indevido uma das formas de enriquecimento ilcito, por decorrer de uma prestao feita por algum com o intuito de extinguir uma obrigao erroneamente pressuposta, gerando ao accipiens (aquele que recebe), por imposio legal, o dever de restituir, uma vez estabelecido que a relao obrigacional no existia, tinha cessado de existir ou que o devedor no era o solvens (aquele que paga) ou o accipiens no era o credor. O indbito pode ser de duas espcies: objetivo: se o devedor paga dvida inexistente, ou que j foi paga. subjetivo: se h uma dvida que paga por quem no devedor ou a quem no credor. Espcies de Pagamento Indireto.

7 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRF 1 REGIO ANALISTA JUDICIRIO E EXECUO DE MANDADOS PROFESSOR: DICLER FERREIRA
- Consignao em pagamento: (arts. 334 a 345 do CC) Muitas vezes o credor se recusa a receber ou dar a quitao. Para isso o sistema processual criou uma tcnica chamada de consignao em pagamento ou depsito judicial que a primeira espcie de pagamento de que vamos tratar. um instituto de direito material e de direito processual. Define-se como o depsito judicial da coisa devida, realizada pelo devedor com causa legal. Trata-se de pagamento compulsrio, s excepcionalmente admitido, ou melhor, representa meio especial concedido ao devedor para liberar-se da obrigao. S nas obrigaes de fazer e de no fazer, pela sua natureza, descabe a consignao, nas demais, cabe tambm para valores em dinheiro, para coisas mveis e coisas imveis.
Art. 334. Considera-se pagamento, e extingue a obrigao, o depsito judicial ou em estabelecimento bancrio da coisa devida, nos casos e forma legais. Art. 335. A consignao tem lugar: I - se o credor no puder, ou, sem justa causa, recusar receber o pagamento, ou dar quitao na devida forma; II - se o credor no for, nem mandar receber a coisa no lugar, tempo e condio devidos; III - se o credor for incapaz de receber, for desconhecido, declarado ausente, ou residir em lugar incerto ou de acesso perigoso ou difcil; IV - se ocorrer dvida sobre quem deva legitimamente receber o objeto do pagamento; V - se pender litgio sobre o objeto do pagamento. Art. 336. Para que a consignao tenha fora de pagamento, ser mister concorram, em relao s pessoas, ao objeto, modo e tempo, todos os requisitos sem os quais no vlido o pagamento. Art. 337. O depsito requerer-se- no lugar do pagamento, cessando, tanto que se efetue, para o depositante, os juros da dvida e os riscos, salvo se for julgado improcedente. Art. 338. Enquanto o credor no declarar que aceita o depsito, ou no o impugnar, poder o devedor requerer o levantamento, pagando as respectivas despesas, e subsistindo a obrigao para todas as conseqncias de direito. Art. 339. Julgado procedente o depsito, o devedor j no poder levant-lo, embora o credor consinta, seno de acordo com os outros devedores e fiadores. Art. 340. O credor que, depois de contestar a lide ou aceitar o depsito, aquiescer no levantamento, perder a preferncia e a garantia que lhe competiam com respeito coisa consignada, ficando para logo desobrigados os co-devedores e fiadores que no tenham anudo. Art. 341. Se a coisa devida for imvel ou corpo certo que deva ser entregue no mesmo lugar onde est, poder o devedor citar o credor para vir ou mandar receb-la, sob pena de ser depositada.

8 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRF 1 REGIO ANALISTA JUDICIRIO E EXECUO DE MANDADOS PROFESSOR: DICLER FERREIRA
Art. 342. Se a escolha da coisa indeterminada competir ao credor, ser ele citado para esse fim, sob cominao de perder o direito e de ser depositada a coisa que o devedor escolher; feita a escolha pelo devedor, proceder-se- como no artigo antecedente. Art. 343. As despesas com o depsito, quando julgado procedente, correro conta do credor, e, no caso contrrio, conta do devedor. Art. 344. O devedor de obrigao litigiosa exonerar-se- mediante consignao, mas, se pagar a qualquer dos pretendidos credores, tendo conhecimento do litgio, assumir o risco do pagamento. Art. 345. Se a dvida se vencer, pendendo litgio entre credores que se pretendem mutuamente excluir, poder qualquer deles requerer a consignao.

Sub-rogao: (arts. 346 a 351 do CC) Em sentido amplo sub-rogar colocar uma coisa em lugar de outra, ou uma pessoa em lugar de outra. Duas portanto so as espcies de sub-rogao: a sub-rogao real (coisas) e a pessoal (pessoas). Na sub-rogao real verifica-se a substituio de uma coisa por outra, ficando a segunda em lugar da primeira, com os mesmo nus e atributos. Assim acontece nos casos de sub-rogao de vnculos que recaiam sobre bens inalienveis. Na sub-rogao pessoal, ocorre substituio de uma pessoa por outra, ressalvando-se a esta os mesmos direitos e aes que quela competiam. da subrogao pessoal que se ocupa o Cdigo Civil, no captulo do pagamento com subrogao. Exemplo de sub-rogao: cesso de direitos creditrios daquele que pagou a obrigao alheia ou emprestou a quantia necessria para o pagamento que satisfez o credor; esse terceiro sub-roga-se em nome do credor, de modo que o devedor no se desonera do vnculo obrigacional. A obrigao estar extinta para o antigo credor, apenas, que no mais poder cobr-la - em tese, ento, no extingue a obrigao, mas sim a substituio do sujeito passivo. Parece ser uma cesso de crdito pois aqui tambm h uma alterao subjetiva da obrigao, mas no cesso por diversas razes: a) a cesso de crdito independe de pagamento, a sub-rogao depende; b) a cesso visa lucro, a sub-rogao no: CC., art. 350 c) a sub-rogao dispensa notificao do devedor, a cesso de crdito no: CC., art. 290; d) na sub-rogao no se tem a transferncia, legal ou convencional, do direito creditrio, a cesso sempre ser feita por um ato consensual. Trata-se de um instituto autnomo, mediante o qual o crdito, com o pagamento feito pelo terceiro, se extingue ante o credor satisfeito, mas no em relao ao devedor, tendo-se apenas uma substituio legal ou convencional do sujeito ativo. A sub-rogao , pois, uma forma de pagamento que mantm a obrigao, apesar de haver a satisfao do primitivo credor.

9 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRF 1 REGIO ANALISTA JUDICIRIO E EXECUO DE MANDADOS PROFESSOR: DICLER FERREIRA
A sub-rogao pode ser legal, quando imposta por lei (art. 346 do CC), ou convencional (art. 347 do CC): quando resultar de acordo de vontade entre o credor e terceiro, e entre o devedor e terceiro.
Art. 346. A sub-rogao opera-se, de pleno direito (legal), em favor: I - do credor que paga a dvida do devedor comum; II - do adquirente do imvel hipotecado, que paga a credor hipotecrio, bem como do terceiro que efetiva o pagamento para no ser privado de direito sobre imvel; III - do terceiro interessado, que paga a dvida pela qual era ou podia ser obrigado, no todo ou em parte. Art. 347. A sub-rogao convencional: I - quando o credor recebe o pagamento de terceiro e expressamente lhe transfere todos os seus direitos; II - quando terceira pessoa empresta ao devedor a quantia precisa para solver a dvida, sob a condio expressa de ficar o mutuante sub-rogado nos direitos do credor satisfeito. Art. 348. Na hiptese do inciso I do artigo antecedente, vigorar o disposto quanto cesso do crdito. Art. 349. A sub-rogao transfere ao novo credor todos os direitos, aes, privilgios e garantias do primitivo, em relao dvida, contra o devedor principal e os fiadores. Art. 350. Na sub-rogao legal o sub-rogado no poder exercer os direitos e as aes do credor, seno at soma que tiver desembolsado para desobrigar o devedor. Art. 351. O credor originrio, s em parte reembolsado, ter preferncia ao subrogado, na cobrana da dvida restante, se os bens do devedor no chegarem para saldar inteiramente o que a um e outro dever.

Imputao do pagamento: (arts. 352 a 355 do CC) Ocorrer sempre que a pessoa obrigada, por dois ou mais dbitos da mesma natureza, a um s credor, puder indicar a qual deles oferece em pagamento. Extingue o dbito a que se refere, bem como todas as garantias reais e pessoais.
Art. 352. A pessoa obrigada por dois ou mais dbitos da mesma natureza, a um s credor, tem o direito de indicar a qual deles oferece pagamento, se todos forem lquidos e vencidos. Art. 353. No tendo o devedor declarado em qual das dvidas lquidas e vencidas quer imputar o pagamento, se aceitar a quitao de uma delas, no ter direito a reclamar contra a imputao feita pelo credor, salvo provando haver ele cometido violncia ou dolo. Art. 354. Havendo capital e juros, o pagamento imputar-se- primeiro nos juros vencidos, e depois no capital, salvo estipulao em contrrio, ou se o credor passar a quitao por conta do capital.

10 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRF 1 REGIO ANALISTA JUDICIRIO E EXECUO DE MANDADOS PROFESSOR: DICLER FERREIRA
Art. 355. Se o devedor no fizer a indicao do art. 352, e a quitao for omissa quanto imputao, esta se far nas dvidas lquidas e vencidas em primeiro lugar. Se as dvidas forem todas lquidas e vencidas ao mesmo tempo, a imputao far-se- na mais onerosa.

De acordo com o art. 353 do CC, a imputao pressupe 5 elementos: a) dualidade ou multiplicidade de dbitos; b) identidade de credor e de devedor; c) os dbitos devem ser da mesma natureza; d) devem ser ainda lquidos e estarem vencidos; e) o pagamento deve cobrir qualquer desses dbitos. A imputao do pagamento pode ser feita: a) pelo devedor: CC. arts. 314, 352 e 353, b) pelo credor: CC. art. 353 c) em razo de determinao legal: CC art. 355 Dao em pagamento: (arts. 356 a 359 do CC) A dao em pagamento um acordo firmado entre devedor e credor, por via da qual o credor concorda em receber do devedor, para desobrig-lo de uma dvida, objeto distinto daquele que constituiu a obrigao. o que acontece quando Joo deve deve R$10.000,00 (dez mil reais) a Jos e este concorda em receber cinco cavalos ao invs da quantia original. Seus requisitos so: a) existncia de um dbito vencido; b) inteno de solver o dbito; c) diversidade do objeto oferecido em relao ao devido; d) concordncia do credor: expressa ou tcita.
Art. 356. O credor pode consentir em receber prestao diversa da que lhe devida. Art. 357. Determinado o preo da coisa dada em pagamento, as relaes entre as partes regular-se-o pelas normas do contrato de compra e venda. Art. 358. Se for ttulo de crdito a coisa dada em pagamento, a transferncia importar em cesso. Art. 359. Se o credor for evicto da coisa recebida em pagamento, restabelecer-se- a obrigao primitiva, ficando sem efeito a quitao dada, ressalvados os direitos de terceiros.

11 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRF 1 REGIO ANALISTA JUDICIRIO E EXECUO DE MANDADOS PROFESSOR: DICLER FERREIRA
Sobre o art. 359 do CC, trataremos da evico na prxima aula. Novao: (arts. 360 a 367 do CC) Novao a substituio de uma dvida por outra, ocorrendo a mera substituio e no a extino da obrigao. um ato que cria uma nova obrigao destinada a extinguir a precedente, substituindo-a. Para que ela ocorra ser preciso: a) existncia de obrigao anterior, que se extingue com a constituio de nova, que vem a substitu-la (obligatio novanda); b) criao dessa nova obrigao, em substituio anterior, que se extingue; c) capacidade, legitimao e inteno de novar; So trs os modos pelos quais se opera a novao: a) pela mudana de objeto da prestao; b) pela mudana do devedor; c) pela mudana do credor. Assim, podemos concluir que a novao pode ser: a) objetiva ou real (art. 360, I do CC): quando h mutao do objeto devido entre as mesmas partes; b) subjetiva ou pessoal (arts. 360, I e II do CC): quando h mutao de um ou ambos os sujeitos da obrigao: novao subjetiva ativa (mudana do credor) e novao subjetiva passiva por delegao (mudana do devedor com o consentimento do antigo devedor) ou novao subjetiva passiva por expromisso (sem o consentimento do antigo devedor); e c) mista: quando ocorre a mudana do objeto e de, pelo menos, um dos sujeitos da relao.
Art. 360. D-se a novao: I - quando o devedor contrai com o credor nova dvida para extinguir e substituir a anterior; II - quando novo devedor sucede ao antigo, ficando este quite com o credor; III - quando, em virtude de obrigao nova, outro credor substitudo ao antigo, ficando o devedor quite com este.

Vale mencionar que no se caracteriza novao: a) quando for feita simples reduo do montante da dvida; b) mera tolerncia do credor no importa manifestao da vontade de novar; c) no ocorre novao quando o credor tolera que o devedor lhe pague parceladamente; d) quando h modificao da taxa de juros

12 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRF 1 REGIO ANALISTA JUDICIRIO E EXECUO DE MANDADOS PROFESSOR: DICLER FERREIRA
Art. 361. No havendo nimo de novar, expresso ou tcito mas inequvoco, a segunda obrigao confirma simplesmente a primeira. Art. 362. A novao por substituio independentemente de consentimento deste. do devedor pode ser efetuada

Art. 363. Se o novo devedor for insolvente, no tem o credor, que o aceitou, ao regressiva contra o primeiro, salvo se este obteve por m-f a substituio. Art. 364. A novao extingue os acessrios e garantias da dvida, sempre que no houver estipulao em contrrio. No aproveitar, contudo, ao credor ressalvar o penhor, a hipoteca ou a anticrese, se os bens dados em garantia pertencerem a terceiro que no foi parte na novao. Art. 365. Operada a novao entre o credor e um dos devedores solidrios, somente sobre os bens do que contrair a nova obrigao subsistem as preferncias e garantias do crdito novado. Os outros devedores solidrios ficam por esse fato exonerados. Art. 366. Importa exonerao do fiador a novao feita sem seu consenso com o devedor principal. Art. 367. Salvo as obrigaes simplesmente anulveis, no podem ser objeto de novao obrigaes nulas ou extintas.

Compensao: (arts. 368 a 380 do CC) Compensao a extino de duas obrigaes, cujos credores so ao mesmo tempo devedores um do outro. Ou ainda, o simples desconto que reciprocamente se faz no que duas pessoas devem uma outra.
Art. 368. Se duas pessoas forem ao mesmo tempo credor e devedor uma da outra, as duas obrigaes extinguem-se, at onde se compensarem. Art. 369. A compensao efetua-se entre dvidas lquidas, vencidas e de coisas fungveis. Art. 370. Embora sejam do mesmo gnero as coisas fungveis, objeto das duas prestaes, no se compensaro, verificando-se que diferem na qualidade, quando especificada no contrato. Art. 371. O devedor somente pode compensar com o credor o que este lhe dever; mas o fiador pode compensar sua dvida com a de seu credor ao afianado.

Seus requisitos so: a) reciprocidade das dvidas; b) que elas sejam lquidas e vencidas; c) que sejam homogneas, isto , da mesma natureza; e

13 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRF 1 REGIO ANALISTA JUDICIRIO E EXECUO DE MANDADOS PROFESSOR: DICLER FERREIRA
d) que no haja renncia prvia de um dos devedores ou clusula expressa excluindo essa possibilidade; e) que se observe a norma relativa a imputao do pagamento se houver vrios dbitos compensveis; e f) que no traga prejuzos a terceiros.
Art. 372. Os prazos de favor, embora consagrados pelo uso geral, no obstam a compensao. Art. 373. A diferena de causa nas dvidas no impede a compensao, exceto: I - se provier de esbulho, furto ou roubo; II - se uma se originar de comodato, depsito ou alimentos; III - se uma for de coisa no suscetvel de penhora. Art. 375. No haver compensao quando as partes, por mtuo acordo, a exclurem, ou no caso de renncia prvia de uma delas. Art. 376. Obrigando-se por terceiro uma pessoa, no pode compensar essa dvida com a que o credor dele lhe dever. Art. 377. O devedor que, notificado, nada ope cesso que o credor faz a terceiros dos seus direitos, no pode opor ao cessionrio a compensao, que antes da cesso teria podido opor ao cedente. Se, porm, a cesso lhe no tiver sido notificada, poder opor ao cessionrio compensao do crdito que antes tinha contra o cedente. Art. 378. Quando as duas dvidas no so pagveis no mesmo lugar, no se podem compensar sem deduo das despesas necessrias operao. Art. 379. Sendo a mesma pessoa obrigada por vrias dvidas compensveis, sero observadas, no compens-las, as regras estabelecidas quanto imputao do pagamento. Art. 380. No se admite a compensao em prejuzo de direito de terceiro. O devedor que se torne credor do seu credor, depois de penhorado o crdito deste, no pode opor ao exeqente a compensao, de que contra o prprio credor disporia.

Confuso: (arts. 381 a 384 do CC) Ocorrer quando a mesma pessoa for credora devedora de si mesma. Em se operando a confuso as obrigaes estaro extintas. A confuso pode verificar-se a respeito de toda a dvida (confuso total ou prpria), ou s de parte dela (confuso parcial ou imprpria). o que ocorre quando um filho deve uma prestao ao seu pai e antes de pagar seu pai falece. Neste caso, o crdito do pai passar para o filho por ocasio da sucesso hereditria. Neste caso o filho ser ao mesmo tempo credor e devedor. Tambm ocorre a confuso quando uma empresa devedora e incorporada pela empresa credora.

14 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRF 1 REGIO ANALISTA JUDICIRIO E EXECUO DE MANDADOS PROFESSOR: DICLER FERREIRA
Art. 381. Extingue-se a obrigao, desde que na mesma pessoa se confundam as qualidades de credor e devedor. Art. 382. A confuso pode verificar-se a respeito de toda a dvida, ou s de parte dela. Art. 383. A confuso operada na pessoa do credor ou devedor solidrio s extingue a obrigao at a concorrncia da respectiva parte no crdito, ou na dvida, subsistindo quanto ao mais a solidariedade. Art. 384. Cessando a confuso, para logo se restabelece, com todos os seus acessrios, a obrigao anterior.

Remisso: (arts. 385 a 388 do CC) Remisso a liberao graciosa de uma divida, ou a renuncia efetuada pelo credor, que espontaneamente abre mo de seu crdito. Significa perdo da obrigao, isto , dar-se a obrigao por paga. palavra que tem origem no verbo remitir (perdoar) e no deve confundir-se com remio que vem de remir (pagar). A remisso consiste, portanto, em renncia por parte do credor do crdito a que tinha direito.
Art. 385. A remisso da dvida, aceita pelo devedor, extingue a obrigao, mas sem prejuzo de terceiro. Art. 386. A devoluo voluntria do ttulo da obrigao, quando por escrito particular, prova desonerao do devedor e seus co-obrigados, se o credor for capaz de alienar, e o devedor capaz de adquirir. Art. 387. A restituio voluntria do objeto empenhado prova a renncia do credor garantia real, no a extino da dvida. Art. 388. A remisso concedida a um dos co-devedores extingue a dvida na parte a ele correspondente; de modo que, ainda reservando o credor a solidariedade contra os outros, j lhes no pode cobrar o dbito sem deduo da parte remitida.

Seguem algumas questes: 1. (FGV - AUDITOR TCM-RJ 2008) As despesas com o pagamento so: (A) do credor, que tem interesse em receber. (B) do devedor, que tem a obrigao de pagar. (C) do credor e do devedor, devendo ser repartidas por igual. (D) do devedor, exceto se o contrrio tiver sido estipulado no contrato. (E) do credor, exceto se o contrrio foi firmado no ajuste. A base legal da questo o art. 325 do CC. Art. 325 do CC - Presumem-se a cargo do devedor as despesas com o pagamento e a quitao; se ocorrer aumento por fato do credor, suportar este a despesa acrescida.

15 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRF 1 REGIO ANALISTA JUDICIRIO E EXECUO DE MANDADOS PROFESSOR: DICLER FERREIRA
O credor tem o direito de receber a prestao livre de qualquer encargo ou dispndio, dessa forma, presume-se que as despesas com pagamento ficam a cargo do devedor. Um exemplo prtico da situao ocorre quando algum compra um imvel e o registra no respectivo Cartrio de Imveis. No caso, as despesas com a escritura pblica e o registro, ficam a cargo do devedor (comprador do imvel). Temos nesta situao uma exceo ao in dbio pro devedor. Gabarito: D 2. (FGV - ADVOGADO BESC 2004) Pafncio devedor da quantia de R$ 1.000.000,00 (um milho de reais) ao Banco da Praa S.A. Aconselhado pelo gerente do Banco, Pafncio contraiu nova dvida no valor de R$ 1.100.000,00 (um milho e cem mil reais) para quitar, extinguir e substituir a dvida anterior. Do ponto de vista do direito das obrigaes, nesse caso ocorreu uma: (A) transao (B) remisso (C) compensao (D) dao em pagamento (E) novao Pelo enunciado da questo, uma nova dvida foi adquirida para substituir a dvida antiga. Como, apenas o objeto da dvida (R$ 1.100.000,00) foi alterado, ento ocorreu uma novao objetiva. Art. 360 do CC - D-se a novao: I - quando o devedor contrai com o credor nova dvida para extinguir e substituir a anterior; [...].

Gabarito: E 3. (ESAF PGDF PROCURADOR 2007) Assinale a opo correta. (A) Configura supressio o pagamento reiteradamente feito em local diferente daquele previsto no contrato. (B) Efetuar-se- o pagamento no domiclio do credor salvo se as partes convencionarem diversamente ou se o contrrio resultar da lei, da natureza da obrigao ou das circunstncias. (C) Se o pagamento consistir em prestao relativa a imvel, far-se- no lugar do domiclio do devedor. (D) Nas hipteses de vencimento antecipado de dvida previstas no art. 333 do Cdigo Civil, se houver, no dbito, solidariedade passiva, reputar-se- vencido quanto aos outros credores solventes. (E) Designados no contrato dois ou mais lugares como local do pagamento, cabe ao devedor escolher entre eles.

16 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRF 1 REGIO ANALISTA JUDICIRIO E EXECUO DE MANDADOS PROFESSOR: DICLER FERREIRA

Anlise das alternativas. (A) CERTA. A base legal o art. 330 do CC. Art. 330 do CC - O pagamento reiteradamente feito em outro local faz presumir renncia do credor relativamente ao previsto no contrato. Para o credor h perda do direito do local do pagamento, em razo do fato de, sendo o seu titular, no o exercer durante certo tempo, logo no mais poder exerc-lo sem contrariar a boa-f (supressio), pois de sua inrcia surgiu o direito subjetivo do devedor de efetuar o pagamento em local diferente do avenado (surrectio). (B) ERRADA. A base legal o art. 327 do CC. Art. 327 do CC - Efetuar-se- o pagamento no domiclio do devedor, salvo se as partes convencionarem diversamente, ou se o contrrio resultar da lei, da natureza da obrigao ou das circunstncias. Temos aqui um caso clssico de aplicao do conceito in dbio pro devedor. (C) ERRADA. A base legal o art. 328 do CC. Art. 328 do CC - Se o pagamento consistir na tradio de um imvel, ou em prestaes relativas a imvel, far-se- no lugar onde situado o bem. (D) ERRADA. A base legal o art. 333, nico do CC. Art. 333 do CC - Ao credor assistir o direito de cobrar a dvida antes de vencido o prazo estipulado no contrato ou marcado neste Cdigo: I - no caso de falncia do devedor, ou de concurso de credores; II - se os bens, hipotecados ou empenhados, forem penhorados em execuo por outro credor; III - se cessarem, ou se se tornarem insuficientes, as garantias do dbito, fidejussrias, ou reais, e o devedor, intimado, se negar a refor-las. Pargrafo nico. Nos casos deste artigo, se houver, no dbito, solidariedade passiva, no se reputar vencido quanto aos outros devedores solventes. Como regra, o credor no est autorizado a reclamar o cumprimento da dvida antes do prazo de seu vencimento, exceto nas situaes apresentadas pelos incisos do art. 333 do CC. Entretanto, se houver solidariedade passiva, o vencimento antecipado, nos casos listados atravs dos incisos do art. 333 do CC, relativo a um dos co-devedores, no atingir aos demais que podero ser demandados aps o vencimento do dbito. (E) ERRADA. A base legal o art. 327, nico do CC.

17 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRF 1 REGIO ANALISTA JUDICIRIO E EXECUO DE MANDADOS PROFESSOR: DICLER FERREIRA
Art. 327 nico do CC - Designados dois ou mais lugares, cabe ao credor escolher entre eles. Temos aqui uma exceo ao caso clssico de aplicao do conceito in dbio pro devedor. Gabarito: A

18 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRF 1 REGIO ANALISTA JUDICIRIO E EXECUO DE MANDADOS PROFESSOR: DICLER FERREIRA LISTA DAS QUESTES APRESENTADAS NA AULA
1. (FGV - AUDITOR TCM-RJ 2008) As despesas com o pagamento so: (A) do credor, que tem interesse em receber. (B) do devedor, que tem a obrigao de pagar. (C) do credor e do devedor, devendo ser repartidas por igual. (D) do devedor, exceto se o contrrio tiver sido estipulado no contrato. (E) do credor, exceto se o contrrio foi firmado no ajuste. 2. (FGV - ADVOGADO BESC 2004) Pafncio devedor da quantia de R$ 1.000.000,00 (um milho de reais) ao Banco da Praa S.A. Aconselhado pelo gerente do Banco, Pafncio contraiu nova dvida no valor de R$ 1.100.000,00 (um milho e cem mil reais) para quitar, extinguir e substituir a dvida anterior. Do ponto de vista do direito das obrigaes, nesse caso ocorreu uma: (A) transao (B) remisso (C) compensao (D) dao em pagamento (E) novao 3. (ESAF PGDF PROCURADOR 2007) Assinale a opo correta. (A) Configura supressio o pagamento reiteradamente feito em local diferente daquele previsto no contrato. (B) Efetuar-se- o pagamento no domiclio do credor salvo se as partes convencionarem diversamente ou se o contrrio resultar da lei, da natureza da obrigao ou das circunstncias. (C) Se o pagamento consistir em prestao relativa a imvel, far-se- no lugar do domiclio do devedor. (D) Nas hipteses de vencimento antecipado de dvida previstas no art. 333 do Cdigo Civil, se houver, no dbito, solidariedade passiva, reputar-se- vencido quanto aos outros credores solventes. (E) Designados no contrato dois ou mais lugares como local do pagamento, cabe ao devedor escolher entre eles.

GABARITO: 1-D 2-E 3-A

19 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRF 1 REGIO ANALISTA JUDICIRIO E EXECUO DE MANDADOS PROFESSOR: DICLER FERREIRA LISTA DE QUESTES DA BANCA FCC E ASSEMELHADAS
ADIMPLEMENTO E EXTINO DAS OBRIGAES 1. (SEFIN/RO Auditor Fiscal de Tributos Estaduais 2010) A respeito do Adimplemento das Obrigaes, considere: I. O terceiro no interessado, que paga a dvida em seu prprio nome, tem direito a reembolsar-se do que pagar e se sub-roga nos direitos do credor. II. O pagamento feito de boa-f ao credor putativo vlido, exceto se provado depois que no era credor. III. O credor no obrigado a receber prestao diversa da que lhe devida, ainda que mais valiosa. IV. lcito convencionar o aumento progressivo de prestaes sucessivas. De acordo com o Cdigo Civil brasileiro, est correto o que se afirma APENAS em (A) I, II e III. (B) I e IV. (C) II, III e IV. (D) II e IV. (E) III e IV. 2. (TJ/AL Juiz Substituto 2007) Efetuar-se- o pagamento no domiclio (A) de quem indicado expressamente no contrato e sendo designados dois ou mais lugares, cabe ao devedor escolher entre eles. (B) do credor, salvo se as partes convencionarem diversamente, ou se o contrrio resultar da lei, da natureza da obrigao ou das circunstncias. (C) do credor, mas se o pagamento consistir na tradio de um imvel, ou em prestaes relativas a imvel, far-se- no lugar onde situado o bem. (D) de quem indicado expressamente no contrato, e, por isto, ainda que reiteradamente feito em outro local, no faz presumir a renncia do credor ao previsto no instrumento contratual, que faz lei entre as partes. (E) do devedor, salvo se as partes convencionarem diversamente, ou se o contrrio resultar da lei, da natureza da obrigao ou das circunstncias. 3. (TRF 4 - Analista Judicirio Execuo de Mandados 2007) Segundo as normas previstas pelo Cdigo Civil brasileiro, com relao ao objeto do pagamento e sua prova, correto afirmar: (A) O credor no obrigado a receber prestao diversa da que lhe devida, exceto ser for mais valiosa. (B) O devedor que paga tem direito quitao regular, e pode reter o pagamento, enquanto no lhe seja dada. (C) Se a obrigao tiver por objeto prestao divisvel, pode o credor ser obrigado a receber por partes, inclusive se assim no se estiver ajustado. (D) ilcito, em qualquer hiptese, convencionar o aumento progressivo de prestaes sucessivas. (E) Em regra, presumem-se a cargo do credor as despesas com o pagamento e a quitao.

20 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRF 1 REGIO ANALISTA JUDICIRIO E EXECUO DE MANDADOS PROFESSOR: DICLER FERREIRA
4. (TCE/MG Procurador do Ministrio Pblico 2007) A respeito da quitao, correto afirmar que (A) sempre poder ser verbal, desde que presentes duas testemunhas. (B) sempre poder ser dada por instrumento particular, ainda que a dvida tenha se originado de negcio celebrado por escritura pblica, com garantia hipotecria. (C) ter de ser dada por instrumento pblico, se o negcio a que se referir for celebrado por instrumento pblico. (D) designar o valor e a espcie da dvida quitada, o nome do devedor, ou quem por este pagou, o tempo e o lugar do pagamento, com a assinatura do credor, ou do seu representante, no podendo esses requisitos serem supridos, ainda que dos termos do documento ou das circunstncias resultem haver sido paga a dvida. (E) sendo o pagamento em quotas peridicas, a quitao da ltima estabelece presuno absoluta de estarem solvidas as anteriores. 5. (TJ/SE Analista Judicirio Direito 2009) A respeito do adimplemento das obrigaes, considere: I. Sendo a quitao do capital sem reserva dos juros, estes presumem-se devidos. II. O devedor pode reter o pagamento enquanto no lhe seja dada quitao regular. III. lcito convencionar o aumento progressivo de prestaes sucessivas. Est correto o que se afirma APENAS em (A) I. (B) I e II. (C) I e III. (D) II. (E) II e III. 6. (TRT 2 - Analista Judicirio Execuo de Mandado 2008) A respeito do pagamento, INCORRETO afirmar: (A) lcito convencionar o aumento progressivo de prestaes sucessivas. (B) O devedor que paga tem direito quitao regular, mas no pode reter o pagamento, enquanto no lhe seja dada. (C) Quando o pagamento for em quotas peridicas, a quitao da ltima estabelece, at prova em contrrio, a presuno de estarem solvidas as anteriores. (D) Sendo a quitao do capital sem reserva dos juros, estes presumem-se pagos. (E) A entrega do ttulo ao devedor firma a presuno do pagamento. 7. (TRE/PI - Analista Judicirio - rea Judiciria 2009) Sobre o adimplemento e extino das obrigaes, considere: I. Na sub-rogao legal o sub-rogado no poder exercer os direitos e as aes do credor, seno at a soma que tiver desembolsado para desobrigar o devedor. II. O terceiro no interessado, que paga a dvida em seu prprio nome, tem direito a reembolsar-se do que pagar, ficando sub-rogado, ainda, nos direitos do credor. III. Na imputao do pagamento, havendo capital e juros, o pagamento imputar-se- primeiro no capital e, depois, nos juros vencidos, salvo estipulao em contrrio. IV. O pagamento feito de boa-f ao credor putativo vlido, ainda provado depois que no era credor. De acordo com o Cdigo Civil Brasileiro, est correto o que se afirma APENAS em

21 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRF 1 REGIO ANALISTA JUDICIRIO E EXECUO DE MANDADOS PROFESSOR: DICLER FERREIRA
(A) I, II e III. (B) I, III e IV. (C) I e IV. (D) II e III. (E) II, III e IV. 8. (CGJ/ES Atividade Notarial e de Registro 2007) Considere o seguinte conceito: Substituio nos direitos creditrios daquele que solveu obrigao alheia ou emprestou a quantia necessria para o pagamento que satisfez o credor. Trata-se da: (A) Imputao do pagamento. (B) Sub-rogao pessoal. (C) Dao em Pagamento. (D) Compensao. (E) Novao. 9. (TRT 15 Analista Judicirio Judicirio 2009) Joo est obrigado por trs dbitos da mesma natureza a um s credor, todos lquidos e vencidos, e se dispe a oferecer quantia em pagamento. O instituto que lhe d o direito de indicar a qual desses dbitos oferece pagamento denomina-se (A) compensao. (B) dao em pagamento. (C) novao. (D) imputao do pagamento. (E) pagamento em consignao. 10. (TRT 18 Analista Judicirio Administrativa 2008) Se o credor consentir em receber prestao diversa da que lhe devida ocorre a (A) novao. (B) imputao do pagamento. (C) dao em pagamento. (D) compensao. (E) confuso. 11. (ANS Analista em Regulao Especialidade: Direito 2007) Ocorre a dao em pagamento quando (A) o credor, com o consentimento do devedor, voluntariamente abre mo de seus direitos de crdito, extinguindo a relao obrigacional. (B) o devedor contrai com o credor nova dvida para extinguir e substituir a anterior. (C) novo devedor sucede o antigo, ficando este quite com o credor. (D) outro credor, em virtude de obrigao nova, substitudo ao antigo, ficando o devedor quite com este. (E) o credor consente em receber prestao diversa da que lhe devida. 12. (TRF 3 Analista Judicirio Judiciria 2007) A respeito do adimplemento e extino das obrigaes, considere: I. O credor obrigado a receber prestao diversa da que lhe devida se for mais valiosa.

22 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRF 1 REGIO ANALISTA JUDICIRIO E EXECUO DE MANDADOS PROFESSOR: DICLER FERREIRA
II. A pessoa obrigada, por dois ou mais dbitos da mesma natureza, a um s devedor, tem o direito de indicar a qual deles oferece pagamento, se todos forem lquidos e vencidos. III. A compensao efetua-se entre dvidas lquidas, vencidas e de coisas fungveis. IV. A remisso da dvida, aceita pelo devedor, extingue a obrigao, mas sem prejuzo de terceiro. Est correto o que se afirma APENAS em (A) I e II. (B) I, II e IV. (C) I e III. (D) II, III e IV. (E) II e IV. 13. (FGV - ADVOGADO BESC 2004) Pafncio devedor da quantia de R$ 1.000.000,00 (um milho de reais) ao Banco da Praa S.A. Aconselhado pelo gerente do Banco, Pafncio contraiu nova dvida no valor de R$ 1.100.000,00 (um milho e cem mil reais) para quitar, extinguir e substituir a dvida anterior. Do ponto de vista do direito das obrigaes, nesse caso ocorreu uma: (A) transao (B) remisso (C) compensao (D) dao em pagamento (E) novao 14. (TRT 7 Analista Judicirio Administrativa 2009) A respeito da novao, pode-se afirmar que (A) no podem ser objeto de novao as obrigaes anulveis. (B) importa exonerao do fiador a novao feita sem o seu consenso com o devedor principal. (C) a novao jamais extingue os acessrios e garantias da dvida. (D) a novao por substituio do devedor no pode ser efetuada independentemente do consentimento deste. (E) se o novo devedor for insolvente, no tem o credor, que o aceitou, ao regressiva contra o primeiro, mesmo se este obteve por m-f a substituio. 15. (TJ/PI - Analista Judicirio Oficial de Justia e Avaliador 2009) A compensao, que causa extintiva da obrigao, pressupe a presena de alguns requisitos. Dentre eles, correto afirmar que as dvidas devem ser (A) exigveis, mas no necessariamente certas e lquidas. (B) certas e lquidas, mas no necessariamente exigveis. (C) certas, mas no necessariamente lquidas e exigveis. (D) lquidas, mas no necessariamente certas e exigveis. (E) certas, lquidas e exigveis. 16. (FEPESE PGE/SC PROCURADOR 2009) Assinale a alternativa correta. (A) Na consignao em pagamento, o depsito feito no lugar de escolha do devedor. (B) A compensao efetua-se entre dvidas lquidas, vencidas e de coisas infungveis.

23 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRF 1 REGIO ANALISTA JUDICIRIO E EXECUO DE MANDADOS PROFESSOR: DICLER FERREIRA
(C) Extingue-se a obrigao, desde que na mesma pessoa se confundam as qualidades de credor e devedor. (D) Em hiptese de dao em pagamento, se o credor for evicto da coisa recebida em pagamento no se restabelecer a obrigao primitiva. (E) A pessoa obrigada por dois ou mais dbitos da mesma natureza, a um s credor, tem o direito de indicar a qual deles oferece pagamento, bastando que todos os dbitos sejam lquidos.

GABARITO: 1-E 2-E 3-B 4-B 5-E 6-B 7-C 8-B 9-D 10-C 11-E 12-D 13-E 14-B 15-E 16-C

24 www.pontodosconcursos.com.br

Potrebbero piacerti anche