Sei sulla pagina 1di 3

A Taxa Camarae do papa Leo X

18 de Maro de 2010

UM DOS PONTOS CULMINANTES DA CORRUPO HUMANA


A Taxa Camarae um tarifrio promulgado, em 1517, pelo papa Leo X (1513-1521) destinado a vender indulgncias, ou seja, o perdo dos pecados, a todos quantos pudessem pagar umas boas libras ao pontfice. Como veremos na transcrio que se segue, no havia delito, por mais horrvel que fosse, que no pudesse ser perdoado a troco de dinheiro. Leo X declarou aberto o cu para todos aqueles, fossem clrigos ou leigos, que tivessem violado crianas e adultos, assassinado uma ou vrias pessoas, abortado desde que se manifestassem generosos com os cofres papais. VEJAMOS O SEUS TRINTA E CINCO ARTIGOS: 1. O eclesistico que cometa o pecado da carne, seja com freiras, seja com primas, sobrinhas ou afilhadas suas, seja, por fim, com outra mulher qualquer, ser absolvido, mediante o pagamento de 67 libras, 12 soldos. 2. Se o eclesistico, alm do pecado de fornicao, quiser ser absolvido do pecado contra a natureza ou de bestialidade, deve pagar 219 libras, 15 soldos. Mas se tiver apenas cometido pecado contra a natureza com meninos ou com animais e no com mulheres, somente pagar 131 libras, 15 soldos. 3. O sacerdote que desflorar uma virgem, pagar 2 libras, 8 soldos.

4. A religiosa que quiser alcanar a dignidade de abadessa depois de se ter entregue a um ou mais homens simultnea ou sucessivamente, quer dentro, quer fora do seu convento, pagar 131 libras, 15 soldos. 5. Os sacerdotes que quiserem viver maritalmente com parentes, pagaro 76 libras e 1 soldo.

6. Para todos os pecados de luxria cometido por um leigo, a absolvio custar 27 libras e 1 soldo; no caso de incesto, acrescentar-se-o em conscincia 4 libras. 7. A mulher adltera que queira ser absolvida para estar livre de todo e qualquer processo e obter uma ampla dispensa para prosseguir as suas relaes ilcitas, pagar ao Papa 87 libras e 3 soldos. Em idntica situao, o marido pagar a mesma soma; se tiverem cometido incesto com os seus filhos acrescentaro em conscincia 6 libras. 8. A absolvio e a certeza de no serem perseguidos por crimes de rapina, roubo ou incndio, custar aos culpados 131 libras e 7 soldos. 9. A absolvio de um simples assassnio cometido na pessoa de um leigo fixada em 15 libras, 4 soldos e 3 dinheiros. 10. Se o assassino tiver morto a dois ou mais homens no mesmo dia, pagar como se tivesse apenas assassinado um. 11. O marido que tiver dado maus tratos sua mulher, pagar aos cofres da chancelaria 3 libras e 4 soldos; se a tiver morto, pagar 17 libras, 15 soldos; se o tiver feito com a inteno de casar com outra, pagar um suplemento de 32 libras e 9 soldos. Se o marido tiver tido ajuda para cometer o crime, cada um dos seus ajudantes ser absolvido mediante o pagamento de 2 libras. 12. Quem afogar o seu prprio filho pagar 17 libras e 15 soldos [ou seja, mais duas libras do que por matar um desconhecido (observao do autor do livro)]; caso matem o prprio filho, por mtuo consentimento, o pai e a me pagaro 27 libras e 1 soldo pela absolvio.

13. A mulher que destruir o filho que traz nas entranhas, assim como o pai que tiver contribudo para a perpetrao do crime, pagaro cada um 17 libras e 15 soldos. Quem facilitar o aborto de uma criatura que no seja seu filho pagar menos 1 libra. 14. Pelo assassinato de um irmo, de uma irm, de uma me ou de um pai, pagar-se- 17 libras e 5 soldos. 15. Quem matar um bispo ou um prelado de hierarquia superior ter de pagar 131 libras, 14 soldos e y6 dinheiros. 16. O assassino que tiver morto mais de um sacerdote, sem ser de uma s vez, pagar 137 libras e 6 soldos pelo primeiro, e metade pelos restantes. 17. O bispo ou abade que cometa homicdio pe emboscada, por acidente ou por necessidade, ter de pagar, para obter a absolvio, 179 libras e 14 soldos. 18. Quem quiser comprar antecipadamente a absolvio, por todo e qualquer homicdio acidental que venha a cometer no futuro, ter de pagar 168 libras, 15 soldos. 19. O herege que se converta pagar pela sua absolvio 269 libras. O filho de um herege queimado, enforcado ou de qualquer outro modo justiado, s poder reabilitar-se mediante o pagamento de 218 libras, 16 soldos, 9 dinheiros. 20. O eclesistico que, no podendo saldar as suas dvidas, no quiser ver-se processado pelos seus credores, entregar ao pontfice 17 libras, 8 soldos e 6 dinheiros, e a dvida ser-lhe- perdoada. 21. A licena para instalar pontos de venda de vrios gneros, sob o prtico das igrejas, ser concedida mediante o pagamento de 45 libras, 19 soldos e 3 dinheiros. 22. O delito de contrabando e as fraudes relativas aos direitos do prncipe contaro 87 libras e 3 dinheiros. 23. A cidade que quiser obter para os seus habitantes ou para os seus sacerdotes, frades ou monjas autorizao de comer carne e lacticnios nas pocas em que est vedado faz-lo, pagar 781 libras e 10 soldos. 24. O convento que quiser mudar de regra e viver com menos abstinncia do que a que estava prescrita, pagar 146 libras e 5 soldos. 25. O frade que para sua maior convenincia, ou gosto, quiser passar a vida numa ermida com uma mulher, entregar ao tesouro pontifcio 45 libras e 19 soldos. 26. O apstata vagabundo que quiser viver sem travas pagar o mesmo montante pela absolvio. 27. O mesmo montante ter de pagar o religioso, regular ou secular, que pretenda viajar vestido de leigo. 28. O filho bastardo de um prior que queira herdar a cura de seu pai, ter de pagar 27 libras e 1 soldo. 29. O bastardo que pretenda receber ordens sacras e usufruir de benefcios pagar 15 libras, 18 soldos e 6 dinheiros. 30. O filho de pais incgnitos que pretenda entrar nas ordens pagar ao tesouro pontifcio 27 libras e 1 soldo. 31. Os leigos com defeitos fsicos ou disformes, que pretendam receber ordens sacras e usufruir de benefcios pagaro chancelaria apostlica 58 libras e 2 soldos. 32. Igual soma pagar o cego da vista direita, mas o cego da vista esquerda pagar ao Papa 10 libras e 7 soldos. Os vesgos pagaro 45 libras e 3 soldos.

33. Os eunucos que quiserem entrar nas ordens, pagaro a quantia de 310 libras e 15 soldos. 34. Quem por simonia quiser adquirir um ou mais benefcios deve dirigir-se aos tesoureiros do Papa que lhos vendero por um preo moderado. 35. Quem por ter quebrado um juramento quiser evitar qualquer perseguio e ver-se livre de qualquer marca de infmia, pagar ao Papa 131 librase15 soldos. Pagar ainda por cada um dos seus fiadores a quantia de 3 libras. No entanto, para a historiografia catlica, o Papa Leo X, autor de um exemplo de corrupo to grande como o que acabamos de ler, passa por ser o protagonista da histria do pontificado mais brilhante e talvez o mais perigoso da histria da Igreja. (Fonte: Rodrguez, Pepe (1997). Mentiras fundamentais da Igreja catlica. Terramar Editores, Distribuidores e Livreiros (1. edio portuguesa, Terramar, Outubro de 2001 Anexo, pp. 345-348) NOTA: Esta a primeira vez que a Taxa Camarae do papa Leo X aparece na NET em portugus.

Potrebbero piacerti anche