Sei sulla pagina 1di 3

Cartaz

Cartaz
Cartaz (tambm chamado pster (portugus europeu) ou pster (portugus brasileiro) ) um suporte, normalmente em papel, afixado de forma que seja visvel em locais pblicos. Sua funo principal a de divulgar uma informao visualmente, mas tambm tem sido apreciada como uma pea de valor esttico. Alm da sua importncia como meio de publicidade e de informao visual, o cartaz possui um valor histrico como meio de divulgao em importantes movimentos de carter poltico ou artstico. Os problemas estruturais e formais so resolvidos pelo projeto de design grfico. O pster tambm pode ter um significado diferente de cartaz, no sentido de que a palavra, no Brasil usada quando nos referimos a peas mais "artsticas" ou de decorao de ambientes (como psteres de bandas, artistas, carros). O cartaz mais especfico para designar o meio de comunicao criado a partir das folhas colocadas em espaos pblicos, visando Propaganda (como um cartaz de um poltico), Publicidade (como um cartaz de uma festa) ou simplesmente a comunicao.

Foto de Jules Chret mostrando seu cartaz a Toulouse-Lautrec.

Resumidamente, o pster tem valor esttico e o cartaz valor funcional, pela informao que quer transmitir. Um cartaz que pego da rua e colado no quarto de um adolescente, deixa se ser cartaz e pode ser considerado pster, pois sua funo principal, naquele quarto, no mais informar sobre determinado assunto, mas decorar o ambiente.

Histria
Razes
O cartaz tem suas razes no renascimento. "O primeiro cartaz conhecido de Saint-Flour, de 1454, feito em manuscrito, sem imagens" (CESAR, 2001). Mas a partir do uso da tcnica da litografia, na segunda metade do sculo XIX, que o cartaz passa a ter uma estrutura reconhecvel como pea de publicidade. Jules Chret e Alphonse Mucha, na Frana, ou J. H. Bufford e Louis Prang, nos Estados Unidos, foram grandes designers grficos que se dedicaram especialmente aos cartazes e tiveram um papel importante no seu desenvolvimento. Nessa poca artistas plsticos de renome se dedicaram ao cartaz, como Toulouse-Lautrec entre outros.

Sculo XX
No sculo XX o cartaz teve um papel importante no design moderno. O design russo foi influente na evoluo do cartaz europeu moderno e na escola de design alem, a Bauhaus. O cartaz russo se caracterizou pelo envolvimento com as vanguardas artsticas e a propaganda do governo sovitico. Os cartazes construtivistas do designer El Lissitzky so bons exemplos das mudanas estticas da poca, com o uso de formas geomtricas, cores puras (como o vermelho e o preto), tipografia sem serifa e de montagens fotogrficas. Das vanguardas europeias desconstruo ps-modernista o cartaz manteve uma renovao constante, sobrevivendo ao surgimento de novas mdias, como a televiso no ps-guerra.

Cartaz

Psteres russos
A propaganda russa se destacou de forma exuberante no sculo XX. Principalmente aps a revoluo de 1917, quando o sistema socialista foi implantado e o pster de propaganda em massa comeou a ser utilizado em larga escala pela agncia de propaganda e difuso ideolgica da Unio Sovitica. Na propaganda observam-se correntes artsticas diversas. O presente construtivismo uma delas, apesar de algumas serem quase surreais ou meramente ilustrativas e diretas. possvel observar com clareza a mudana de traos, temas e ideias de um perodo para o outro: a simples propaganda leninista destinada a uma populao ignorante e emergente, a stalinista dos planos econmicos, a stalinista de guerra, as de apelo pacifista de Khrushchov, s da cruzada pela reafirmao ideolgica da era Brezhnev e por fim o perodo com uma das maiores produes, a de reformas e liberdade, da era Gorbachev.

Psteres do Estado Novo, Portugal


Em 1935, editado o cartaz Portugal no um pas pequeno. Em 1938, so editados sete cartazes sob o ttulo A Lio de Salazar, assinalando os dez anos de governo de Salazar. Os cartazes destinavam-se a ser distribudos pelas escolas de Portugal e colnias.

Bibliografia
CESAR, Newton. Direo de Arte em Propaganda. Ed. Futura, 2001. (3 edio) CARDOSO, Rafael. Uma Introduo Histria do Design. Editora Edgard Blucher, 2004. (2 edio)

Fontes e Editores da Pgina

Fontes e Editores da Pgina


Cartaz Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?oldid=27326515 Contribuidores: Alchimista, Aleph73, Bisbis, Caiobeltrao, CommonsDelinker, CorreiaPM, Cyberuly, Dantadd, Joao4669, Joofcf, Leonardo.stabile, Lusitana, Mduart, Ncrln, OS2Warp, Ruela, Tiagoazvdo, Tintazul, Vitor Mazuco, 28 edies annimas

Fontes, Licenas e Editores da Imagem


Ficheiro:CartazXIX.jpg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:CartazXIX.jpg Licena: Public Domain Contribuidores: Garabombo, Kilom691, Sandik

Licena
Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported //creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/

Potrebbero piacerti anche