Sei sulla pagina 1di 4

Vcio de linguagem

Lista de vcios de linguagem


Ambiguidade
Ambiguidade a possibilidade de uma mensagem ter dois sentidos. Ela geralmente provocada pela m organizao das palavras na frase. A ambiguidade um caso especial de polissemia, a possibilidade de uma palavra apresentar vrios sentidos em um contexto. Exemplos:

"Onde est a vaca da sua av?" (Que vaca? A av ou a vaca criada pela av?) "Onde est a cachorra da sua me?" (Que cachorra? A me ou a cadela criada pela me?) "Este lder dirigiu bem sua nao"("Sua"? Nao da 2 ou 3 pessoa (o lder)?).

Obs 1: O pronome possessivo "seu(ua)(s)" gera muita confuso por ser geralmente associado ao receptor da mensagem. Obs 2: A preposio "como" tambm gera confuso com o verbo "comer" na 1 pessoa do singular. A ambiguidade normalmente indesejvel na comunicao unidirecional, em particular na escrita, pois nem sempre possvel contactar o emissor da mensagem para question-lo sobre sua inteno comunicativa original e assim obter a interpretao correta da mensagem.

Barbarismo
Barbarismo, peregrinismo, idiotismo ou estrangeirismo (para os latinos qualquer estrangeiro era brbaro) o uso de palavra, expresso ou construo estrangeira no lugar de equivalenteverncula. De acordo com a lngua de origem, os estrangeirismos recebem diferentes nomes:


Ex:

[galicismo]] ou francesismo, quando provenientes do francs (Pais de Glia, antigo nome da Frana); anglicismo, quando do ingls; castelhanismo, quando vindos do espanhol;

Mais penso, mais fico inteligente (galicismo; o mais adequado seria "quanto mais penso, (tanto) mais fico inteligente"); Comeu um roast-beef (anglicismo; o mais adequado seria "comeu um rosbife"); Eles tm servio de delivery. (anglicismo; o mais adequado seria "Eles tm servio de entrega"). Premi apresenta prioridades da Presidncia lusa da UE (galicismo, o mais adequado seria Primeiro-ministro) Nesta receita gastronmica usaremos Blueberries e Grapefruits. (anglicismo, o mais adequado seria Mirtilo e Toranja) Convocamos para a Reunio do Conselho de DA's (plural da sigla de Diretrio Acadmico). (anglicismo, e mesmo nesta lngua no se usa apstrofo 's' para pluralizar; o mais adequado seria DD.AA. ou DAs.)

H quem considere barbarismo tambm divergncias de pronncia, grafia, morfologia, etc., tais como "adevogado" ou "eu sabo", pois seriam atitudes tpicas de estrangeiros, por eles dificilmente atingirem alta fluncia no dialeto padro da lngua.

Em nvel pragmtico, o barbarismo normalmente indesejvel porque os receptores da mensagem frequentemente conhecem o termo em questo na lngua nativa de sua comunidade lingustica, mas nem sempre conhecem o termo correspondente na lngua ou dialeto estrangeiro comunidade com a qual ele est familiarizado. Em nvel poltico, um barbarismo tambm pode ser interpretado como uma ofensa cultural por alguns receptores que se encontram ideologicamente inclinados a repudiar certos tipos de influncia sobre suas culturas. Pode-se assim concluir que o conceito de barbarismo relativo ao receptor da mensagem. Em alguns contextos, at mesmo uma palavra da prpria lngua do receptor poderia ser considerada como um barbarismo. Tal o caso de um cultismo (ex: "abdmen") quando presente em uma mensagem a um receptor que no o entende (por exemplo, um indivduo no escolarizado, que poderia compreender melhor os sinnimos "barriga", "pana" ou "bucho").

Cacofonia
A cacofonia um som desagradvel ou obsceno formado pela unio das slabas de palavras contguas. Por isso temos que tomar cuidado ao falar para no ofendermos a pessoa que ouve. So exemplos desse fato:

"Ele beijou a boca dela." "Bata com um mamo para mim, por favor." "Deixe ir-me j, pois estou atrasado."

No so cacofonia:

"Eu amo ela demais !!!" "Eu vi ela." "voc veja"

Como cacofonias so muitas vezes cmicas, elas so algumas vezes usadas de propsito em certas piadas, trocadilhos e "pegadinhas".

Plebesmo
O plebesmo normalmente utiliza palavras de baixo calo, grias e termos considerados informais. Exemplos:

"Ele era um tremendo man!" "T ferrado!" "T ligado nas quebradas, meu chapa?" "Esse bagulho 'radicaaaal'!!! T ligado mano?" 'V pil'mais tarde ' !!! Se ligou maluco ?

Por questes de etiqueta, convm evitar o uso de plebesmos em contextos sociais que requeiram maior formalismo no tratamento comunicativo.

Prolixidade
a exposio fastidiosa e intil de palavras ou argumentos e sua superabundncia. o excesso de palavras para exprimir poucas idias. Ao texto prolixo falta objetividade, o qual quase sempre compromete a clareza e cansa o leitor.

A preveno prolixidade requer que se tenha ateno conciso e preciso da mensagem. Conciso a qualidade de dizer o mximo possvel com o mnimo de palavras. Preciso a qualidade de utilizar a palavra certa para dizer exatamente o que se quer.

Pleonasmo vicioso
O pleonasmo uma figura de linguagem. Quando consiste numa redundncia intil e desnecessria de significado em uma sentena, considerado um vcio de linguagem. A esse tipo de pleonasmo chamamos pleonasmo vicioso. Ex:

"Grande maioria" - "Maioria" j expressa o sentido de "grandeza", no caso, "grande". "Ele vai ser o protagonista principal da pea". (Um protagonista , necessariamente, a personagem principal) "Meninos, entrem j para dentro!" (O verbo "entrar" j exprime ideia de ir para dentro) "Estou subindo para cima." (O verbo "subir" j exprime ideia de ir para cima) "Tenho certeza absoluta " - (Toda "certeza" absoluta)

No pleonasmo:

"As palavras so de baixo calo". Palavras podem ser de baixo ou de alto calo. "No deixe de comparecer pessoalmente." possvel comparecer a algum lugar na forma de procurador.

O pleonasmo nem sempre um vcio de linguagem, mesmo para os exemplos supra citados, a depender do contexto. Em certos contextos, ele um recurso que pode ser til para se fornecer nfase a determinado aspecto da mensagem. Especialmente em contextos literrios, musicais e retricos, um pleonasmo bem colocado pode causar uma reao notvel nos receptores (como a gerao de uma frase de efeito ou mesmo o humor proposital). A maestria no uso do pleonasmo para que ele atinja o efeito desejado no receptor depende fortemente do desenvolvimento da capacidade de interpretao textual do emissor. Na dvida, melhor que seja evitado para no se incorrer acidentalmente em um uso vicioso.

Solecismo
Solecismo uma inadequao na estrutura sinttica da frase com relao gramtica normativa do idioma. H trs tipos de solecismo: De concordncia:

"Fazem trs anos que no vou ao mdico." (Faz trs anos que no vou ao mdico.) "Aluga-se salas nesse edifcio." (Alugam-se salas nesse edifcio.)

De regncia:

"Ontem eu assisti um filme de poca." (Ontem eu assisti a um filme de poca.)

De colocao:

"Me empresta um lpis, por favor." (Empresta-me um lpis, por favor.) "Me parece que ela ficou contente." (Parece-me que ela ficou contente.) "Eu no respondi-lhe nada do que perguntou." (Eu no lhe respondi nada do que perguntou.)

Eco
O Eco vem a ser a prpria rima que ocorre quando h na frase terminaes iguais ou semelhantes, provocando dissonncia.

"Falar em desenvolvimento pensar em alimento, sade e educao." "O aluno repetente mente alegremente." O presidente tinha dor de dente constantemente.

Coliso
A repetio de uma mesma, ou semelhante consoante em vrias palavras denominada aliterao. Aliteraes so preciosos recursos estilsticos quando usados com a inteno de se atingir efeito literrio ou para atrair a ateno do receptor. Entretanto, quando seus usos no so intencionais ou quando causam um efeito estilstico ruim ao receptor da mensagem, a aliterao torna-se um vcio de linguagem e recebe nesse contexto o nome de coliso. Exemplos:

"Eram comunidades camponesas com cultivos coletivos." "O papa Paulo VI pediu a paz."

Uma coliso pode ser remediada com a reestruturao sinttica da frase que a contm ou com a substituio de alguns termos ou expresses por outras similares ou sinnimas.

Potrebbero piacerti anche