Sei sulla pagina 1di 30

Elementos Bsicos Introdutrios Termodinmica

Escopo da Termodinmica Tcnica

A Czar o que dele: as figuras destes slides so da lavra (adaptadas, claro) de MORAN, Michael J., SHAPIRO, Howard D. Fundamentals of Engineering Thermodynamics. 5th. Ed. John Wiley. USA. 2006

Conceitos Bsicos
VIZINHANAS Toda a regio fora da regio de estudo, onde se tem o fluido de trabalho o sistema. FRONTEIRA Linha que separa o sistema das vizinhanas. SISTEMA FECHADO No admite entrada nem sada de massa. Pode variar de volume. SISTEMA ABERTO (VOL. CONTROLE) Admite entradas e sadas de massa. Em geral, o volume no varia.
3

Conceitos Bsicos
PROPRIEDADE uma caracterstica macroscpica de um sistema, tal como temperatura (T), presso (p), volume (V), massa (m), etc., sem que se precise conhecer sua histria. Em geral, o estado de um sistema se define por mais de uma propriedade.
PROCESSO Forma pela qual as propriedades de um sistema variam. H vrios tipos, mas neste curso s so considerados: isotrmico, isobrico, isomtrico, isoentlpico e isoentrpico. Se a variao de uma caracterstica num processo se define pela diferena entre seus valores final e inicial, a se tem uma propriedade
4

Conceitos Bsicos
ESTADO a condio em que o sistema definido por um conjunto de valores de propriedades. s vezes se confunde com fase. FASE Se refere condio em que as propiedades fsicas e qumicas do sistema se mantem constantes em todo o volume. o que ocorre nas fases slida, lquida e gasosa. s vezes se confunde com estado.
SUBSTNCIA PURA Tem composio qumica invarivel em uma fase. A rigor, nenhuma substncia existe na natureza nesta condio; pegue-se a gua, por exemplo: mesmo das chuvas, h algum troo dissolvido nela Mesmo assim, este curso assume que as substncias manuseadas so puras, puras.
5

Conceitos Bsicos
PROPRIEDADE EXTENSIVA (PE) Admite adio, ou seja, a soma de dois valores da PE leva a um terceiro valor. Ex: 1 litro de gua + 3 litro de leo = 4 litro de gua e leo 2 kg de gua + 5 kg de sal = 7 kg de salmoura Obs 1: comum dizer que PEs dependem da massa

PROPRIEDADE INTENSIVA (PI) No admite adio, ou seja a soma de dois de seus valores no leva a um terceiro valor. Ex: 50 C de gua + 30 C de gua 80 C de gua 2 atm de ar + 3 atm de vapor 5 atm de ar mido Obs 2: pode-se dizer que PIs independem da massa. Obs 3: cuidado pra no confundir a soma de presses acima com soma de presses parciais (hiptese de Dalton).
6

Conceitos Bsicos
PROCESSO EM REGIME TRANSIENTE Processo em que a(s) propriedade(s) varia(m) no tempo. PROCESSO EM REGIME PERMANENTE Processo em que a(s) propriedade(s) no varia(m) no tempo; mas pode(m) variar no espao. CICLO TERMODINMICO uma sequncia de processos que, do ponto de vista estrito da Termodinmica, devem iniciar e terminar no mesmo ponto (sem esta amarra forte, se a sequncia no termina no mesmo ponto inicial chama-se de ciclo aberto)
7

Conceitos Bsicos
EQUILBRIO TERMODINMICO (ET) Um sistema est em ET, se suas propriedades fsicas (mecnicas e termodinmicas) e qumicas no mudam expontaneamente seno se atravs de uma ao externa.

Termodinmica Clssica a cincia dos estados de equilbrio


PROCESSO EM QUASEQUILBRIO (PQE) todo processo em que cada etapa avante implica em deslocamentos infinitesimais do ET. Esta a idealizao adotada neste curso, necessria, principalmente com gases, porque processos com eles provocam deslocamentos do ET muito grandes. Com lquidos, nem tanto.
8

Unidades Adotadas
SISTEMA INTERNACIONAL (SI) Foi instituido no Brasil em 1967, derivado do sistema Mtrico (SM), aqui chegado no incio do sc. XIX. O SM obra do Iluminismo, consequncia da Revoluo Francesa, em contraposio ao confuso sistema ingls.
As unidades mais importantes do SI so: Massa (m): [quilograma], [kg] Comprimento (L): [metro], [m] Fora (F): [newton], [N] [kg] 9,81 [m/s]* Tempo (t): [segundo], [s] Temperatura (T): [kelvin], [K] Energia (E): [joule], [J] [N] [m]
* Neste curso, o smbolo [] significa equivalente ou por definio; mais adiante vai aparecer [], significando aproximvel por.
9

E pra no dizer que no se falou de flores


SISTEMAS INGLS (SING) E ESTADUNIDENSE (SESTA) So formados por uma salada de unidades que remontam aos romanos. o caso da milha (mil passos de uma legio!); ou do p (comprimento do p de um rei sabe-se l quem). As unidades mais importantes do SING e do SESTA so: Massa (m): [libra-massa], [lbm] ( 0,454 [kg]) (SING) [slug] [lbm] / 32,17 (SESTA) Comprimento (L): [p], [ft] ( 0,304 8 [m]) (SING/SESTA) Fora (F): [lb-fora], [lbf] ( 4,448 2 [N]) (SING/SESTA)
(SING: [lbf] 1 [lbm]32,17 [ft/s] / 32,17 ; SESTA: [lbf] 1 [slug]1 [ft/s])

Tempo (t): [segundo], [s] (SING/SESTA) Temperatura (T): [rankine], [R] ( 0,555 6 [K]) (SING/SESTA) Energia (E): [british thermal unit], [btu] ( 1 055,056 [J]) (SING) [lbf.ft] 778,2 [btu] (SESTA)
10

Algumas Propriedades Bsicas


MASSA E VOLUME ESPECFICO A massa especfica, ou a massa por unidade de volume de um sistema (fluido de trabalho) , a rigor, definida como

= lim (m/V) [kg/m]


V V0

(1)

(1) diz que s tem sentido pra volumes alm de um limite, abaixo do qual a matria no se distribui homogeneamente (hiptese do continuum). O volume especfico o inverso da massa especfica: v = 1/ [m/kg] (2)
11

Probleminhas Bsicos 1 (M & S, 1.4, pg. 18)


Vapor flui pelos dispositivos da figura abaixo: a vlvula (V) regula a vazo, a turbina (TV) produz potncia e esta movimenta o gerador eltrico (G). A) Para a V e a TV como sistema: identifique os pontos na fronteira onde o sistema interage com as vizinhanas; B) Repita isso com tudo dentro do sistema.

12

Probleminhas Bsicos 2 (M & S, 1.6, pg. 18)


Um sistema consiste de gua lquida em equilbrio com uma mistura gasosa de ar e vapor dgua. A) Quantas fases esto presentes?

B) O sistema consiste de substncias puras?


C) Repita as questes acima se o sistema consiste de gelo e gua lquida em equilbrio com ar e vapor dgua.

13

Probleminhas Bsicos 3 (S & B & VW)


A figura abaixo representa uma planta geradora de potncia. A) Caracterize as entidades fsicas com que interagem cada dispositivo com suas vizinhanas imediatas; B) Repita o item anterior para toda a planta. O que se torna dispensvel? C) Essas entidades so PE ou PI?

14

Probleminhas Bsicos

4 (S & B & VW)


Um sistema fechado consiste de 5 kg de um gs que incorre num processo para o qual a relao presso-volume pV 1,3 = const. O processo inicia com 1 bar e 0,2 m/kg; e termina com 0,25 bar. Determine o volume final em [m], e plote o processo num grfico p V.

5 (S & B & VW)


Um gs, contido numa montagem pisto-cilindro, sofre um ciclo termodinmico que consiste dos processos: Proc. 1-2: compresso sob pV = const., de p1 = 1 bar e V1 = 1 m, para V2 = 0,2 m; Proc. 2-3: expanso a presso constante para V3 = 1 m; Proc. 3-1: volume constante.
15

Probleminhas Bsicos 6 (S & B & VW)


Na lista seguinte de variveis fsicas (entidades), quais so PE e quais so PI?: p [bar], F [N], V [m], v [m/kg], [kg/m], T [K], a [m/s], m [kg], L [m], t [s] e V [m/s].

7 (adaptado de M & S, 1.18, pg. 19)


Uma maneira simples de medir a acelerao da gravidade (AG) de um local usando uma mola linear (F=k x), como no caso seguinte: em um local onde j se sabia que a AG padro vale gpd = 9,81 m/s, se mede a disteno de uma mola em 0,739 cm. A, no local cuja AG se quer medir se l que a mesma mola distende 0,742 cm (por ex., em uma jazida de minrio de ferro). Qual o valor da AG nesse local?
16

Probleminhas Bsicos 8 (M & S, 1.22, pg. 19)


Um sistema fechado consiste de 0,5 kmol de gua lquida pura que ocupa um volume de 4E(-03) m. Determine o peso do sistema e sua massa especfica, num local onde g = 9,78 m/s.

9 (M & S)
A figura ao lado ilustra um cilindro de sucata prensada, suspensa num local onde g = 9,82 m/s. Algum modelou a variao da massa especfica deste cilindro como:

suc. = 7 800 360(z/L)

[kg/m]

Determine a leitura do peso no medidor.


17

Probleminhas Bsicos 10 (Beer & Johnston, 17.41, pg. 369 3a. Ed.)
A figura abaixo ilustra uma montagem simples pra medio de potncia de mquinas rotativas, usando balanas de mola e uma correia plana. Suponha que em certo experimento uma turbina hidrulica gira a 200 rpm, seu volante tem 500 mm de dimetro; e que a mola 1 indica uma carga de 50 N, enquanto a mola 2 indica 110 N. Determine a potncia dessa turbina.

18

Algumas Propriedades Bsicas


PRESSO Conceito fsico que se define pela mesma lgica da massa especfica. No caso, uma relao entre a fora normal que molculas de um fluido exercem sobre uma superfcie, assim:
(continuao)

p = lim (Fn /A)


A A0

(3)

Tambm, (3) s tem sentido acima de certa rea limite, pois abaixo dela a distribuio das molculas no uniforme (hiptese do continuum).
Unidades: [pascal], [Pa] ; 10[Pa] = [kPa] ; 106[Pa] = [Mpa] [bar] 105[Pa] = 100[kPa] (na prtica [atm])
19

Algumas Propriedades Bsicas


PRESSES RELATIVA, VCUO E ABSOLUTA So conceitos relacionados fsica real dos sistemas, do ponto de vista de como se podem efetuar os clculos com presses. Isso fica mais evidente pelo diagrama abaixo. Seja: pamb. = 1 atm a presso atmosfrica ambiente.*

p1rel. = p1abs. pamb.


(tambm chamada de presso manomtrica)

p2vc. = p2abs. pamb.


(notar: p2vc. < 0)
* Mais precisamente, 1 atm 101,3 kPa
20

Algumas Propriedades Bsicas


MEDIES DE PRESSES
Manmetro diferencial (MD): Rege-se pela relao p = patm + lm g L onde lm a massa especfica do lquido manomtrico (mercrio ou gua).

MD usado em medies precisas.

Tubo Bourdon: Aproveita o formato ovalado de um tubo de parede fina para acionar o ponteiro. Clula piezoeltrica: transduo do sinal eltrico para registo em PC.
21

Algumas Propriedades Bsicas


TEMPERATURA um conceito natural a todos os animais. relacionado leitura que o crebro faz da interao chamada de calor. Trocando em midos, s sentindo pra saber Na base do conceito de temperatura est o de calor; forma de energia em trnsito, em decorrncia de uma diferena de temperatura (note-se o carter reflexivo destes conceitos). No por outro motivo, calor e temperatura se confundiram nos sculos seculorum; s no fim do sc. XIX se resolveu. Tambm, na base, o conceito de temperatura depende da lei zero da Termodinmica: se entre trs corpos A, B, e C, TA = TB e TB = TC , ento TA = TC ao se diz que eles esto em equilbrio trmico (ET). No final dos tempos, todo o Universo ter a mesma temperatura, o zero absoluto.
22

Algumas Propriedades Bsicas


ESCALAS DE TEMPERATURAS RELATIVAS E ABSOLUTAS Escalas relativas usam o princpio do ET; ento, a escala depende de um instrumento: o instrumento levado ao ET com o meio do qual se quer T, o que registrado numa escala estabelecida relativamente a uma certa referncia; e isso depende de uma substncia termomtrica (mais usadas: gua, lcool e mercrio). As duas escalas relativas de importncia so: Celcius: [celcius], [C] refer. no ponto de gelo da gua, 0 C. unidade associada do SI (tolerada melhor) Fahrenheit: [fahrenheit], [F] idem, 32 F ([C] = 5/9([F] 32) unidade associada do SING e do SESTA (tolerada?) J as escalas absolutas independem de uma substncia termomtrica, porque so definidas pela segunda lei da Termodinmica. Escalas absolutas: Kelvin: [kelvin] , [K] = [C] + 273,15(273) (SI) Rankine: [rankine] , [R] = [F] + 459,7(460) (SING/SESTA) 23

Algumas Propriedades Bsicas


MEDIES DE TEMPERATURAS RELATIVAS Temperaturas relativas so medidas por instrumentos chamados de temmetros. H vrios tipos, a depender do princpio fsico ou propriedade no qual se baseiam.

Termmetro de lquido em vidro capilar. Propriedade: V de um lquido.

Termmetro de volume constante de gs. Para alta preciso e acuidade. Propriedade: p de um gs, que mais sensvel a T que um lquido.
24

Algumas Propriedades Bsicas


MEDIES DE TEMPERATURAS RELATIVAS

Pirmetro tico. Propriedade: relao entre o comprimento da onda eletromagntica e a temperatura do objeto (E = T 4).

25

Probleminhas Bsicos 11 (M & S)


Ar a temperatura e presso normais contidos num tanque adere bem hiptese do continuum. Porm, quando suficiente ar for evacuado do tanque leva a que a hiptese no se aplique mais ao ar restante. Por que?

12 (M & S)
Certa planilha de testes registra uma presso de admisso de uma bomba rotodinmica igual a 10 kPa. O que esta presso negativa quer dizer?

13 (M & S)
Um sistema fechado manauara consiste de ar em repouso a 1 atm e 33 C. Do ponto de vista macroscpico, o sistema est em equilbrio, porm, do microscpico, as molculas esto em movimento variado. Reconcilie esta aparente contradio.
26

Probleminhas Bsicos

14 (M & S)
Frequentemente se ignora a variao da presso com a altitude para um gs contido em um cilindro isolado. Por que?

15 (M & S)
Que dificuldades devero ser encontradas no uso da gua como fluido manomtrico em termmetros lquido em capilar?

16 (M & S)
Abrir uma porta externa de edifcios dotados de grandes exaustores barra, devido diferena de presses entre o ar interior e o ar exterior. Voc acha que conseguiria abrir uma porta de 37 em Manaus, se a presso interna for 1 pol.H2O?
27

Probleminhas Bsicos

17 (M & S)
A presso absoluta dentro de um tanque 0,4 bar e a atmosfrica local 98 kPa. Qual seria a leitura de um manmetro Bourdon instalado nesse tanque, em [kPa]? Essa leitura presso manomtrica ou vcuo?

17 (M & S)
A figura ao lado mostra um tanque dentro de outro, ambos contendo ar. O Gage A do Tank A l 1,4 bar; e o manmetro U contm mercrio. Determine as presses absolutas dos dois tanques, em [bar]. Adote g = 9,81 m/s.
28

Probleminhas Bsicos

17 (M & S)
Explique o porqu da tal preciso do manmetro de tubo inclinado da figura ao lado.

18 (M & S)
A figura ao lado mostra ar contido numa montagem pisto-cilindro. Quando o pisto est em x = 0 a fora da mola nula (F=k x). Aps a abertura da vlvula, o volume do ar aumenta 3,9E(-04) m. Ignorando os atritos, determine a presso interna em x = 0; e na posio final do pisto. Adote g = 9,81 m/s.
29

Probleminhas Bsicos 19 (M & S)


A figura ao lado mostra uma parede que separa dois ambientes a diferentes temperaturas. Assumindo que a temperatura varie linearmente dentro da parede, verifique se o tubo transportando gua ir congelar.

20 (S & B & VW)


Leituras de colunas de mercrio so influenciadas pela expanso deste metal, de modo aproximadamente linear com a temperatura, por: Hg = 13 595 2,5 T [kg/m], para T [C]. A) Se uma p = 100 kPa se verificar entre 35 C e 15 C, qual a diferena de alturas entre estas duas temperaturas?; B) Qual a mudana percentual relativa de volume entre as temperaturas de 10 C e 20 C?
30

Potrebbero piacerti anche