Sei sulla pagina 1di 3

GOVERNO DO ESTADO DE RORAIMA SECRETARIA DE EDUCAO, CULTURA E DESPORTOS.

DEPARTAMENTO DE EDUCAO DEB DIVISO DE FORTALECIMENTO DO CURRCULO DIFC

CONSTRUINDO O NOSSO REFERENCIAL CURRICULAR ESTADUAL REA DE CINCIAS DA NATUREZA E MATEMTICA MATEMTICA
Professor, Neste momento estamos conduzindo um processo de construo das Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental e Mdio para a rede estadual de ensino. A DIFC/SECD constituiu quatro comisses que esto responsveis por sistematizar e discutir uma diversidade de idias. Para este momento so necessrias algumas informaes de suma importncia para o bom caminhar das discusses dentro de cada comisso. Pedimos a gentileza em preencher o instrumento abaixo. Esta Diviso ressalta que o(a) professor(a) da rede pode participar das comisses, bastando apenas procurar a Coordenao das reas ou se dirigirem DIFC/SECD.

I CONCEPO DO COMPONENETE CURRICULAR DE MATEMTICA Qual a concepo que voc tem sobre Matemtica? Produzir um pequeno texto que contemple as questes: O que Matemtica? Qual Matemtica tem sido ensinada? Qual deveria ser ensinada? Como podem proceder o professor, o aluno e a escola no Ensino da Matemtica?

II CONTEXTUALIZAO E CONTEDOS EM MATEMTICA Quais contedos podem ser desenvolvidos nas aulas de Matemtica de forma a contemplar pelo menos um dos eixos temticos descritos abaixo, no seu nvel de atuao. O que pode ser desenvolvido nas aulas de Matemtica de forma a contemplar cada eixo temtico descrito abaixo: a) Educao, Cultura, tica e Cidadania.

b) Cincia e Tecnologia, avanos e contradies.

GOVERNO DO ESTADO DE RORAIMA SECRETARIA DE EDUCAO, CULTURA E DESPORTOS. DEPARTAMENTO DE EDUCAO DEB DIVISO DE FORTALECIMENTO DO CURRCULO DIFC

c) Trabalho, consumo e desenvolvimento humano.

d) Meio Ambiente, Amaznia e Sade.

III METODOLOGIA E INTERDISCIPLINARIDADE EM MATEMTICA a) Descreva uma prtica metodolgica em Matemtica que voc desenvolveu (ou que acredita ser possvel desenvolver) com um ou mais colegas da sua escola sobre um dos contextos ou realidade local acima mencionados?

b) Das metodologias e estratgias abaixo qual(ou quais) voc utiliza com maior freqncia e como ela poderia ser trabalhada com os demais colegas de outros componentes curriculares de sua rea ou de outras reas? 1. Resoluo de Problemas 2. Histria da Matemtica como estratgia de ensino e aprendizagem 3. Etnomatemtica como ao pedaggica 4. Modelagem Matemtica 5. Investigaes Matemticas 6. Jogos e material concreto 7. Leitura e reflexo sobre imagens 8. Leitura e anlise de obras de artes (pintura, arquitetura, artesanato etc) 9. Leitura e interpretao de filmes 10. Leitura e anlise de depoimentos e relatos de experincias vivas. 11. Leitura de livros paradidticos 12. Leitura do Livro Didtico 13. Visitas e aulas passeios 14. Mesas de debates com participaes especiais e os alunos 15. Leitura de mapas, tabelas e grficos. 16. Produes teatrais pelos alunos com anlise e reflexo sobre. 17. Produo de Historias em quadrinhos e painis interativos 18. Mostras e demonstraes 19. Feiras e exposies visuais e orais 20. Estudos dirigidos com defesa de idias em grupos 21. Seminrios e debates em grupos 22. Pesquisas bibliogrficas e na Internet. 23. Estudos de textos matemticos com resumos ou resenhas 24. Metodologia de Projetos 25. Aulas expositivas e dialogadas

c) Explicite pelo menos uma situao(atividade) que foi desenvolvida utilizando uma das metodologias que voc selecionou no tpico acima. Essa atividade foi desenvolvida individualmente ou em conjunto com outros professores?

IV - O DESAFIO DE AVALIAR EM MATEMTICA a) Que compreenso voc tem de avaliao no contexto do componente curricular de Matemtica?

b) Que aspectos voc considera importante ao avaliar seu aluno em atividades matemticas?

c) Como voc avalia seus alunos em uma atividade de Matemtica?

d) Descreva como voc avaliou seus alunos em uma atividade interdisciplinar. Ajudenos a avaliar uma atividade interdisciplinar.

V - FONTES BIBLIOGRFICAS UTILIZADAS POR VOC PARA O ENSINO DE MATEMTICA - Escreva as principais referncias bibliogrficas utilizada por voc para o ensino de seu componente curricular. (Autor, nome da obra, edio, cidade, editora, ano, pgina)

Potrebbero piacerti anche