Sei sulla pagina 1di 3

Magnfico Reitor Prof. Dr.

Plcido Cidade Nuvens, em nome do qual sado as demais autoridades presentes, Senhoras e Senhores, Formandos e Formandas, muito boa noite.
No perguntes o que a tua ptria pode fazer por ti. Pergunta o que tu podes fazer por ela. John F. Kennedy

Cada vez mais distante fica em nossa histria aqueles dias em que centenas de filhos iguatuenses tinham que deixar sua cidade para estudar em terras distantes. Eis que deixamos de ser retirantes das faltas de gua e de educao superior. A Universidade Regional do Cariri URCA, ao cumprir o seu papel institucional e social, quebra o ciclo vicioso do subdesenvolvimento educacional, e, conseqentemente, econmico, ofertando cursos de qualidade com gratuidade. Formandos, l se vo 05 anos! Foram dias e noites em que vivemos momentos de alegrias, tenses e tristezas sem perdermos a esperana de vermos o sonho se realizar. Sonho esse que se materializa agora ao recebermos os ttulos de bacharis, bem como esperana que se traduz no desafio que enfrentaremos ao longo da vida profissional. Sabemos que no foi fcil e somente cada um de ns que pode medir o esforo que foi chegar at aqui. Deixamos pais, companheiras, companheiros e filhos inmeras vezes a nos aguardar em casa para podermos nos bancos da universidade aperfeioar os nossos conhecimentos. A eles nossa imensa gratido. Tenho certeza que para alguns de ns a ascenso universidade no incio desta caminhada no foi bem assimilada, notadamente no que tange a sua importncia econmica e social. Hoje mais plausvel compreend-la tendo em conta o que nos cobrar a sociedade em que vivemos. Dessa forma, somos obrigatoriamente remetidos a uma reflexo sobre a dificuldade que ainda se tem de acesso a uma educao de qualidade apesar do enorme processo de democratizao da mesma: ainda somos uma elite. Cabe aos nossos gestores pblicos e tambm a ns a rdua tarefa da universalizao do ensino de forma quantitativa e qualitativa sem excluses, porm de forma meritria. Dito isto, congratulo-me neste momento com todos os mestres que nos acompanharam e que nos repassaram to valiosas lies de vida e saber durante todo este tempo, eis que so verdadeiras ferramentas de progresso humana.

Falo aqui, da capacidade humana de transformao interna e externa que pode nesta noite ser vista a olhos nus, pois samos de meros aprendizes a praticantes da cidadania, algo que Darwin no explicaria somente com a sua teoria da evoluo tendo por base que o processo de aprendizagem mola mestre desta transformao por demais divina. Mas se nos transformamos e evolumos, tambm podemos e devemos ajudar os nossos irmos na mesma tarefa, algo como um reconhecimento ntimo de uma dvida social que carregaremos para sempre. No podemos abandonar aqueles que esperam que estendamos as mos e os ajudemos tambm a progredir. Diariamente, vemos lies da fora que temos quando nos unimos e enfrentamos os mais variados desafios, sejam eles naturais ou at mesmo causados pela nossa negligncia. Da sempre cabe lembrar parte da letra do nosso hino da independncia que j pronunciava sermos a Brava Gente Brasileira, seu autor Evaristo da Veiga conseguiu assim ir fundo na alma do nosso povo. Precisamos sair daqui hoje certos que somos mais do que bacharis. Necessrio se faz crermos que somos realmente transformadores, promotores de uma esperana comum, capazes de fazer pela nao o que ela espera de ns. Foi-se o tempo em que seramos o pas do futuro, pois este j chegou se no em sua totalidade, porm em nossas responsabilidades. Clamo neste momento aos meus pares que aqui vieram, para que sejamos mais que o ttulo que hora tanto nos honra. Clamo pela coerncia e bom senso nos atos que praticaremos no nosso dia-a-dia. No deixemos que a mesquinhez aniquile nossas jovens almas, nos decepando o brilho da nossa capacidade transformadora de esperana em materializao de sonhos. Somos mais que a matria, somos verdadeiros suspiros divinos de vida e amor, que precisam ser levados a cada canto deste pas para podermos ter a certeza que fizemos nossa parte. A histria no se repete, ela na verdade sempre ser reescrita, caber aos que vierem depois de ns a sua edio. Se cruzarmos os braos, mancharemos mais que a nossa reputao, deixaremos que a histria nos julgue sem termos o direito a ampla defesa e ao contraditrio. A frase que li ao abrir este discurso traduz bem o que rogo esta noite a todos aqui presentes, formandos ou no. Podemos mais do que exigir, podemos e devemos fazer e agir. No continuemos a amaldioar a

escurido, procuremos sim, acender a vela da transformao que atravs da educao materializa esperanas. Que Deus nos abenoe! Muito obrigado.

Potrebbero piacerti anche