Sei sulla pagina 1di 5

Ao inoxidvel

Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Peas de ao inoxidvel.
ve

Fases das ligas base de ferro


Austenita (ferro- rgido) Bainita Martensita Cementita (carbeto de ferro; Fe3C) Ledeburita (austenita + cementita (euttica); 4,3% de carbono) Ferrita (Ferro-, Ferro-; brando) Perlita (88% ferrita, 12% cementita) Esferoidita Tipos de ao Ferro-carbono (menos de 2,1% de carbono) Ao inoxidvel (liga com crmio) Ao ARBL (Alta Resistncia e Baixa Liga) Ao rpido (muito rdigo; tratado no calor) Outros materiais base de ferro Ferro fundido (>2,1% de carbono) Ferro forjado (quase sem presena de carbono) Ferro dctil

O ao inoxidvel uma liga de ferro e crmio, podendo conter tambm nquel, molibdnio e outros elementos, que apresenta propriedades fsico-qumicas superiores aos aos comuns, sendo a alta

resistncia oxidao atmosfrica a sua principal caracterstica. As principais famlias de aos inoxidveis, classificados segundo a sua microestrutura, so: ferrticos, austenticos, martensticos, endurecveis por precipitao e Duplex. Estes elementos de liga, em particular o crmio, conferem uma excelente resistncia corroso quando comparados com os aos carbono. Eles so, na realidade, aos oxidveis. Isto , o crmio presente na liga oxida-se em contacto com o oxignio do ar, formando uma pelcula, muito fina e estvel, de xido de crmio - Cr2O3 - que se forma na superfcie exposta ao meio. Ela denominada camada passiva e tem como funo proteger a superfcie do ao contra processos corrosivos. Para isto necessria uma quantidade mnima de crmio de cerca de 11% em massa. Esta pelcula aderente e impermevel, isolando o metal abaixo dela do meio agressivo. Assim, deve-se ter cuidado para no reduzir localmente o teor de crmio dos aos inoxidveis durante o processamento. Este processo conhecido em metalurgia como passivao. Por ser muito fina cerca de 100 angstrons a pelcula tem pouca interaco com a luz e permite que o material continue a apresentar o seu brilho caracterstico.
ndice
[esconder]

1 Histria 2 Aplicaes 3 Tipos de ao inoxidvel 4 Propriedades 5 Ligaes externas

[editar]Histria
O ao inoxidvel foi descoberto por Harry Brearley (1871-1948), que comeou a trabalhar como operrio numa produtora de ao com a idade de 12 anos, na sua terra natal, Sheffield (Inglaterra). Em 1912, Harry comeou a investigar, a pedido dos fabricantes de armas, uma liga metlica que apresentasse uma resistncia maior ao desgaste que ocorria no interior dos canos das armas de fogo como resultado do calor liberado pelos gases. De incio a sua pesquisa consistia em investigar uma liga que apresentasse uma maior resistncia a corroso. Porm, ao realizar o ataque qumico para revelar a microestrutura desses novos aos com altos teores de crmo que estava a pesquisar, Brearley notou que o cido ntricoum reactivo comum para os aos - no surtia efeito algum. Brearley no obteve uma liga metlica que resistia ao desgaste, obteve porm uma liga metlica resistente a corroso. A aplicao imediata foi destinado para a fabricao de talheres, que at ento eram fabricados a partir de ao carbono e se corroam com facilidade devido aos cidos presentes nos alimentos.

[editar]Aplicaes

Uma das aplicaes a implementao de placas.

Os aos inoxidveis so utilizados principalmente para cinco tipos de mercados:

Electrodomsticos: Grandes electrodomsticos e pequenos utenslios domsticos. Automotores: produo de peas para veculos automotores como, por exemplo, escapamentos.

Construo: edifcios e mobilirios, Industria: alimentao, produtos qumicos e petrleo. Setor de Servios: fachadas e placas de sinalizao visual.

A sua resistncia corroso, as suas propriedades higinicas e estticas fazem do ao inoxidvel um material muito atractivo para satisfazer diversos tipos de demandas. Os produtos de limpeza indicados para a limpeza do Ao Inox so: o sabo, os detergentes suaves e/ou neutros e as solues de amnia (removedores caseiros) em gua morna. Aplique com um pano macio ou uma esponja de nylon fino, enxague em gua abundante e seque com pano macio. O ao inoxidvel tambm uma importante etapa do tcnico de mecnica ou o de eletrotcnica.

[editar]Tipos

de ao inoxidvel

Como mencionado anteriormente, podemos classificar o ao inox nos grupos: ferrticos, austenticos, martensticos, endurecveis por precipitao e Duplex. As diversas microestruturas dos aos so funo da quantidade dos elementos de liga presentes. Existem basicamente dois grupos de elementos de liga: os que estabilizam a ferrita (Cr, Si, Mo, Ti e Nb); e os que estabilizam a austenita (Ni, C, N e Mn). A composio qumica junto com o processamento termo-mecnico, confere aos aos inoxidveis propriedades diferentes. Assim, cada grupo de ao inox tem uma aplicao. Abaixo, temos algumas aplicaes dos aos inoxidveis.

Austentico (resistente corroso)

equipamentos para indstria qumica e petroqumica equipamentos para indstria alimentcia (cutelaria) e farmacutica

construo civil baixelas e utenslios domsticos.

Ferrtico (resistente corroso, mais barato por no conter nquel)

electrodomsticos (foges, geladeiras, etc) balces frigorficos moedas indstria automobilstica talheres sinalizao visual - Placas de sinalizao e fachadas

Martenstico (dureza elevada, menor resistencia corroso)

instrumentos cirrgicos como bisturi e pinas facas de corte discos de freio especiais

[editar]Propriedades

Alta resistncia corroso Resistncia mecnica adequada Facilidade de limpeza/Baixa rugosidade superficial Aparncia higinica Material inerte Facilidade de conformao Facilidade de unio Resistncia a altas temperaturas Resistncia a temperaturas criognicas (abaixo de 0 C) Resistncia s variaes bruscas de temperatura Acabamentos superficiais e formas variadas Forte apelo visual (modernidade, leveza e prestgio) Relao custo/benefcio favorvel Baixo custo de manuteno Material reciclvel De boa fabricao Densidade mdia = 8000 kg/m

Potrebbero piacerti anche