Sei sulla pagina 1di 3

TEMA DA MONOGRAFIA PROJETO DE ILUMINAO EM SALAS DE AULA NA ESCOLA ESTADUAL MARIA DIRCE II RESUMO De acordo com a legislao brasileira,

estabelecida pela NBR 5413/ABNT Iluminncia de Interiores, este trabalho teve como objetivo avaliar a situao da iluminao em salas de aula, no qual de extrema necessidade esta avaliao, devido ao desconforto, tais como: cansao, dor de cabea, leso na viso, desanimo, alm do risco de acidente. O trabalho foi realizado em 01 (um) Escola Estadual Maria Dirce II. Em um ambiente que apresenta o nvel de iluminao deficiente e com excesso de iluminao, podendo ocorrer o comprometimento da sade visual, segurana e do rendimento escolar dos alunos e professores. A iluminao realizada pelo meio artificial caracterizada por dois tipos: geral, que consiste na iluminao de todo o ambiente; e suplementar, utilizada para reforar o clareamento de um determinado local, uma superfcie ou de uma tarefa a ser realizada. Neste estudo ser dado enfoque a iluminao do ambiente pelo meio artificial e geral, por ser o mais utilizado nas escolas e principalmente nas salas de aulas. Este estudo visa avaliar se a iluminao nas salas de aula desta escola pblica est de acordo com o estabelecido pelas normas brasileiras. Na Norma Regulamentadora 17, no item 17.5.3.1 cita que a iluminao deve ser uniformemente distribuda e difusa. A iluminao geral ou suplementar deve ser projetada e instalada de forma a evitar ofuscamentos, reflexos incmodos, sombras e contrastes excessivos. (NR 17.5.3.2). No item 17.5.3.3 da NR 17, cita que os nveis mnimos de iluminamento a serem observados nos locais de trabalho so os valores de iluminncias estabelecido na NBR-5413/ABNT.

OBJETIVO OBJETIVO GERAL O objetivo deste estudo avaliar se a iluminao das salas de aula na escola estadual Maria Dirce II est de acordo com o disposto na norma NBR-5413/ABNT. OBJETIVOS ESPECIFCOS Na realizao deste estudo a avaliao das condies em relao luminosidade nas salas de aulas ser dividida em etapas. Levantamento na escola das reas da sala, das cores (parede, teto e piso), tipo e quantidade de luminrias e lmpadas existentes, potncia das lmpadas e quantidade de alunos em cada sala; Levantamento das iluminncias, nas salas de aulas, com a utilizao de um aparelho denominado luxmetro, realizado a uma altura de 0,75 m, considerando como a altura de trabalho a altura da mesa ou cadeira. Pesquisa a ser realizada com os alunos por meio de questionrio; Comparaes dos valores encontrados nas salas de aulas com clculos definidos pelo mtodo dos lumens Projeto de iluminao com dados estatsticos para melhor condio de iluminao do local ROI (Return of Investiment)

JUSTIFICATIVA PROBLEMAS DE VISO Conforme notas do Banco de Olhos do estado do Paran foi constatado que a m iluminao ou excesso de luz causam cansao visual, portanto para quem l ou estuda noite necessria uma iluminao adequada. A dica utilize lmpada de 60 watts e posicione-a a uns 40 ou 50 centmetros acima da cabea, e em caso de utilizao da escrita, a luz deve incidir pelo lado oposto mo que escreve. Algumas pessoas pensam que problemas na viso ocorrem principalmente com os avs, ou mesmo com pessoas de terceira idade. Mas a idade no interfere em nada perante a viso, pois estudos revelam que uma em cada cinco crianas possui algum tipo de problema na viso, e isso na idade escolar, e como dificilmente elas se queixaram disso, a m viso quase sempre ocasiona em problemas de sade e no aprendizado. Os sintomas mais frequentes em quem possui problemas a viso dificuldade na leitura, piscamento constante, grande sensibilidade a luz, dores de cabea, terol freqente, entre outros. Ento se encontra estes problemas em voc, ou mesmo no seu filho, j sabe que pode ser problemas na viso, v at um oftalmologista e tire suas dvidas. Os problemas podem ser divididos em trs: na Miopia, na Hipermetropia ou no Astigmatismo. A Miopia se resume na dificuldade em enxergar coisas longes, j a Hipermetropia a dificuldade de visualizar com perfeio coisas prximas, e o Astigmatismo quando a pessoa v a imagem destorcida, desfocada, embaada, que ocorrem devido alteraes na Crnea. Ento fique esperto, est tendo dores frequentes de cabea, de a claridade tem lhe incomodado, se ao ler percebe dificuldade ou piscamentos muito frequentes, ou mesmo vermelhido nos olhos, procure um mdico profissional, utilize culos se necessrio, e previna-se de piores problemas futuros. (Fonte: www.hospitalbancodeolhos.org.br).

LEIS E NORMAS - Norma Regulamentadora 17 no item 17.5.3.1 cita que a iluminao deve ser uniformemente distribuda e difusa. A iluminao geral ou suplementar deve ser projetada e instalada de forma a evitar ofuscamentos, reflexos incmodos, sombras e contrastes excessivos. (NR 17.5.3.2). No item 17.5.3.3 da NR 17, cita que os nveis mnimos de iluminamento a serem observados nos locais de trabalho so os valores de iluminncias estabelecido na NBR-5413/ABNT. - NBR 5413/1992 Iluminncia de interiores - NBR 5382/1985 Verificao de iluminncia de interiores - NBR 5410/2004 Segurana em instalaes e servios em eletricidade LIVROS - Instalaes Eltricas Julio Niskier, 2000 Editora LTC - Instalaes Eltricas Hlio Creder, 2000 Editora LTC - Catalogos de diversos fabricantes de lmpadas como: Osram, Philips, GE e Itaim. CONSIDERAES GERAIS Como sabemos s vezes a iluminao no encarada como item necessrio para a segurana, principalmente por no constar na NR-15. Porm devido a m iluminao ou excesso do mesmo, alguns fatores so afetados como acidentes, fadiga, baixa acuidade visual, complicaes na viso, desconforto, cansao, dor de cabea e outros mais. A sugesto de ser em uma escola, foi escolhida pelo fato de no possuir uma fiscalizao nas escolas neste aspecto, onde tive curiosidade para avaliar, adquirir dados, aprender com projetos e a utilizao do luxmetro, onde um aparelho que ir nos proporcionar mais experincia no nosso dia a dia no mercado de trabalho. Alm de realizar uma pesquisa com os alunos, para saber em nvel qualitativo, o que eles acham da iluminao de suas salas de aula. E quando formos Engenheiro de Segurana do Trabalho, onde deveremos aplicar algum novo projeto, devemos mostrar ao nosso superior

o retorno financeiro do projeto, onde na monografia tenho a idia de realizar o ROI (Returno of Investiment), para demonstrar as vantagens desta implantao, alm de padronizar todos os nveis de iluminao de acordo com as leis; possibilitando maior conforto aos professores e alunos reduzindo o mximo o nmero de acidentes alm dos problemas de viso.

Potrebbero piacerti anche