Sei sulla pagina 1di 4

Palavra do Estrategista

Por Marcos Elias

Tera-feira, 6 de dezembro de 2011 ________________________________________________________________________

99 Centavos

A mais importante agncia de rating, a S&P's americana, meteu todos os pases da Zona do Euro em aviso de downgrade. Inclusive a Alemanha, que pode ser rebaixada em 1 notch e a Frana, que deve levar 2 notches. Isso afeta HOJE a capacidade de se captar para o EFSF. Tenso sobre o resultado do summit europeu no dia 9/12 aumenta. Mas chega de Europa! Se no os convenci at o momento que devemos shortear o euro, e carmos razoavelmente vendidos em ndice at o nal de ano, no sero mais algumas linhas que o faro.

Compremos NTN-B 16. Vamos, at o nal deste ano, long em: Ambev, Cemig, Multiplus, Cielo, MPX, OHL, HRT, Localiza e BR Malls. Vamos short em: Santander, Lojas Renner, Usiminas ON, Banco mdio, Bematech, Light, Indstrias Romi, e, Short, short e short em MARFRIG. Alis, me permitam aqui algumas linhas sobre a questo: Nossa research house, que tem clientes institucionais nacionais e estrangeiros, est fazendo uma due dilligence contbil na companhia. Levantamos, e continuaremos a lhes mostrar, uma srie de inconsistncias contbeis que, propositadamente, buscam subestimar o grau de endividamento da companhia, mantendo articialmente os covenants de suas emisses sob controle. Mostraremos tambm para vocs como a empresa se utilizou do IFRS indiscriminadamente para ajustar passivos anteriores a data de adoo da nova prtica contbil. Se os balanos de 2009 a 2011 fossem republicados, em conformidade com a realidade e com as normas contbeis, todos os bonds e debntures da companhia disparariam suas clusulas de resgate antecipado, e a empresa entraria em default. A Marfrig comprou, nos ltimos 4 anos, 40 empresas, e se tornou uma colcha de retalhos. J est colocando venda de volta estes ativos. Hoje precisa - urgentemente - levantar R$ 2,2 bilhes. Temos sido extremamente tcnicos e elegantes com a Marfrig. Por sua vez, a companhia no tem agido da mesma forma para conosco: - No respondem s nossas cartas. Formalmente, se do apenas a dizer que nossos levantamentos so "infundados". Mostram-se blas em relao situao; - No dia a dia, o DRI da companhia tem procurado pessoas de nosso relacionamento para que nos faam chegar aos ouvidos que esto irritados conosco, e que a KPMG elaborar uma carta completa s nossas perguntas. A empresa de auditoria j se pronunciou dizendo que no far tal carta.E mais, diz o DRI ainda, que o Molina, em pessoa, quer ter uma conosco.Estamos seguros de o Sr. Marcos Molina no tem condies, sejam tcnicas, seja por conta do seu vis natural, de responder a essas questes. Ademais, pusemo-las por escrito, posto que so tcnicas, analticas. Por que no se do a respond-las da mesma forma?

Os controladores da Marfrig tm tratado aqueles que dissonam de suas opinies acerca da qualidade de seus ativos de forma intimidadora e engendrada, como por exemplo emprestando eles prprios - aes para alugar aos hedge funds que querem shortear o papel, exercendo - em seguida - forte presso compradora sobre as prprias aes. No dia seguinte manipulao de preos, exigem o papel de volta, squeezing esse pessoal que se move pela tcnica. Controladores da Marfrig, eu, Marcos Eduardo Elias, vou lhes dizer algo:

Essa batalha que aqui travamos para que tenhamos mostra a realidade econmica e contbil da companhia incerta: - Do nosso lado, temos um corpo de auditores e analistas competente, alguns advogados, e nossos honestos - repito - honestos clientes de L&S; - Do vosso lado esto grandes bancos, bancos de investimentos, o prprio corpo executivo e o caixa que lhes resta; No nos iludimos com a vitria, posto que - de fato - no h o que vencer. E j conhecemos alguns defuntos nesta briga, gente inteligente, trabalhando em banco estrangeiro, e que no conseguiu publicar relatrio dando target price Marfrig de 99 centavos. uma briga Davi e Golias. No somos os pioneiros, portanto. Nem somos os mais inteligentes, pois que h gente brilhante que j lhes sucumbiu. Mas somos independentes, incomprveis, destemidos, e vamos at o m. Diz um velho ditado samurai: "Quando desembainhamos uma espada luta, esta s volta bainha com sangue, mesmo que seja o nosso prprio sangue".

Analista responsvel Marcos Elias, CNPI

Disclosure
Elaborado por analistas independentes da Empiricus, este relatrio de uso exclusivo de seu destinatrio, no pode ser reproduzido ou distribudo, no todo ou em parte, a qualquer terceiro sem autorizao expressa. O estudo baseado em informaes disponveis ao pblico, consideradas conveis na data de publicao. Posto que as opinies nascem de julgamentos e estimativas, esto sujeitas a mudanas. Nem a Empiricus nem os analistas respondem pela veracidade ou qualidade do contedo. Este relatrio no representa oferta de negociao de valores mobilirios ou outros instrumentos nanceiros. As anlises, informaes e estratgias de investimento tm como nico propsito fomentar o debate entre os analistas da Empiricus e os destinatrios. Os destinatrios devem, portanto, desenvolver suas prprias anlises e estratgias. Informaes adicionais sobre quaisquer sociedades, valores mobilirios ou outros instrumentos nanceiros aqui abordados podem ser obtidas mediante solicitao. Os analistas responsveis pela elaborao deste relatrio declaram, nos termos do artigo 17 da Instruo CVM n 483/10, que: + As recomendaes do relatrio de anlise reetem nica e exclusivamente as suas opinies pessoais e foram elaboradas de forma independente. + Marcos Elias scio e participa dos lucros da Empiricus Gesto, que mantm em fundos e carteiras de valores mobilirios que administra ativos objeto de anlise por parte da Empiricus Research, podendo da resultar conito de interesses.

Potrebbero piacerti anche