Sei sulla pagina 1di 58

1

SEMINRIO TEOLGICO BATISTA DO RIO GRANDE DO SUL CURSO DE BACHAREL EM TEOLOGIA

DENISON PERES SALES

TEMA: A LIDERANA CRIST NA PS-MODERNIDADE

Porto Alegre, 01 dezembro de 2011

DENISON PERES SALES

TEMA: A LIDERANA CRIST NA PS-MODERNIDADE

Trabalho de Concluso de Curso apresentado como requisito para obteno do Grau de Bacharel em Teologia, Seminrio Teolgico Batista do Rio Grande do Sul.

Professor (a)/Orientadora: Lyndell Dawn Campbell Rquia

Porto Alegre, 01 dezembro de 2011

Dados Internacionais de Catalogao na Publicao Sales, Denison Peres S163 A liderana crist na ps-modernidade / Denison Peres Sales; orientao de Lyndell Dawn Campbell Rquia. Porto Alegre, 2011. 57 f. Monografia (Trabalho de Concluso de Curso) Curso de Formao Teolgica e Ministerial, Seminrio Teolgico Batista do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. 1. Liderana. 2. Ps-modernidade. I. Ttulo. II. Rquia, Lyndell Dawn Campbell (Orient.).

Biblioteca do Seminrio Teolgico Batista do Rio Grande do Sul

RESUMO O desafio da liderana crist frente ps-modernidade um assunto latente nas mentes de pessoas que observam os dias atuais. Os eventos que ocorrem no mundo inteiro mandam fortes mensagens e de forma cada vez mais rpida para que uma nova conscincia se desenvolva a fim de facilitar a misso de levar o evangelho salvfico de Jesus Cristo at os confins da terra. Este trabalho estabelece algumas bases para elevar o pensamento e discutir conceitos, mtodos e anlises sobre o tempo em que vivemos e a forma de transmisso do evangelho. O publicitrio Duda Mendona que ajudou o ex-presidente Lula a se eleger, no primeiro mandato, disse em entrevista ao Jornal Nacional certa vez que comunicao no o que eu digo, mas o que voc entende. H uma necessidade de avaliao constante para os que desejam impactar a sociedade com uma mensagem prtica, relevante e transformadora pela sociedade ps-moderna em ascenso. dever do lder cristo saber ler o tempo em que se encontra, explorando nele o contexto ideal para aplicar as verdades eternas do Evangelho como figuras importantes fizeram na Bblia Sagrada.

AGRADECIMENTOS

Ao Senhor Jesus Cristo toda honra e toda a Glria pelos sculos dos sculos. Sou grato a Ele pelo imenso amor e sabedoria que tm concedido. Ele a primeira e a ltima causa de toda a minha inspirao e transpirao pelo trabalho do evangelho. minha amada esposa Raquel que me inspira com seu senso de justia e amor pelo evangelho. minha me Laureci Peres que nos momentos mais difceis de nossas vidas jamais deixou de confiar nas promessas do Senhor. Isso foi decisivo para o nosso relacionamento com o Pai. Que belo exemplo! Igreja do Senhor Jesus Cristo, onde obtive todas as bases para desenvolver um relacionamento srio e profundo com o Senhor.

SUMRIO

1. Introduo ............................................................................................................07 2. A mente moderna .................................................................................................10 2.1 O projeto do iluminismo ....................................................................................11 3. A mente ps-moderna ..........................................................................................14 3.1 A filosofia ps-moderna.....................................................................................14 3.2 Valores ps-modernos........................................................................................17 3.3 Ps-modernidade e cristianismo evanglico ......................................................19 3.4 O fenmeno ps-moderno ..................................................................................21 3.5 O nascimento da ps-modernidade ....................................................................24 3.6 O desenvolvimento do fenmeno ps-moderno ................................................25 3.7 A tica crist na ps-modernidade .....................................................................29 3.8 A religio ps-moderna ......................................................................................33 4. Ethos cristo .........................................................................................................36 4.1 O evangelho e o ps-modernismo ......................................................................38 4.2 Tomada de posio: no rejeio da metanarrativa.........................................39 4.3 A rejeio da epistemologia iluminista: ponto em comum ................................42 4.4 A certeza do conhecimento ................................................................................43 4.5 O conhecimento objetivo ...................................................................................43 4.6 O saber como algo bom .....................................................................................44 5. A liderana crist na ps-modernidade ................................................................46 5.1 Um evangelho ps-individualista.......................................................................47 5.2 Um evangelho ps-racionalista ..........................................................................49 5.3 Um evangelho ps-dualista ................................................................................52 5.4 Um evangelho ps-noeticntrico........................................................................53 6. Concluso .............................................................................................................57

1. INTRODUO Um comportamento ou atitude mental tomou conta da sociedade Europia e NorteAmericana. O ps-modernismo previsto por alguns telogos ainda no sculo XX finalmente deu suas caras e cada vez mais se espalha em um mundo globalizado e sedento por novidades. Se espalhando principalmente nos meios universitrios uma nova atitude de valores comunitrios, de senso comum, bandeiras sociais apresentam caractersticas destes novos tempos. O ps-modernismo um desenvolvimento intelectual que tem levado muitas pessoas a se posicionarem contra o modernismo. Os observadores sociais tm um consenso, de que o mundo ocidental est em meio a transformaes. Tudo indica que estamos em um grande deslocamento cultural s comparvel ao advento da modernidade nascida aps a idade mdia: estamos passando da era moderna para a ps-moderna e alm. Estes perodos so extremamente difceis de descrever e avaliar, principalmente no que tange s suas conseqncias, mas os sinais so claros em todos os aspectos da cultura contempornea. Possivelmente este termo ps-modernismo tenha sido empregado ainda na dcada de 30 se referindo a uma importante transio histrica e elementos artsticos desenvolvidos. Porm no despertou ateno especfica ao comportamento humano at os anos 70. Ganhou fora nos novos estilos de arquitetura, em seguida entrou nos

crculos acadmicos, inicialmente como rtulo para teorias expostas nos departamentos de Ingls e de Filosofia das universidades, passando aps isso a ser considerado um fenmeno cultural mais difundido. Seu significado, conforme indica o termo, alude a um deslocamento para alm do modernismo, implicando especialmente a uma rejeio na forma do pensamento moderno, ainda que tenha sido lanado na modernidade. Logo, para entender o comportamento ps-moderno preciso v-lo no contexto do mundo moderno, ao qual ele se ope.

Uma das maiores dificuldades da igreja ao longo da sua histria, sempre foi lentido em ler os tempos. Jesus Cristo nos advertiu sobre isso, para que pudssemos ler os sinais dos tempos. Porm o que percebemos que a igreja, muitas vezes, se fecha em seu mundo de conceitos e formalidades, de forma que passa a esperar que o mundo a leia, e com isso perde a capacidade de ler o mundo. A forma como as pessoas entendem ou compreendem mudou e com isso a comunicao, de fato que Harvey Carey, por exemplo, pastor evanglico de Detroit, adotou a nova homiltica: onde rene alguns membros do colegiado para juntos estabelecerem os pontos do sermo. Tem obtido sucesso, pelo retorno positivo dos membros. O nosso universo, em grande parte, fixista e entende de forma errada que Deus falou, ento est falado. O mundo que oua. Realmente Deus falou e fala, no se discute, algo totalmente bvio. Mas a forma de comunicao desta verdade ao mundo que deve ser analisada constantemente. preciso saber como o mundo pensa, qual a sua perspectiva com relao vida e a sociedade, para comunicar o evangelho de forma eficaz.

Sabe-se tambm que os tempos mudam e de modo cada vez mais rpidos nos ltimos anos. E a dificuldade da igreja no estar na vanguarda dos acontecimentos. O professor do Seminrio Teolgico Batista do Rio Grande do Sul, Gasto Faria, disse em

uma de suas aulas: Um bom telogo, est com a Bblia em uma mo e o jornal na outra. Essa uma afirmao sbia, pois dessa forma o telogo poder constatar que tudo se aproxima do que est escrito.

um problema srio ir de reboque dos acontecimentos, trabalhando de forma corretiva. A igreja evanglica pode e deve ser mais relevante em sua sociedade. Os meios de comunicao evoluram muito e so ferramentas que, se usadas com boas estratgias alcanam um nmero expressivo de pessoas das mais variadas classes sociais e estilos de pensamento. O senso comunitrio e social ps-moderno tambm algo a ser explorado pela igreja que prega a comunho e o discipulado. As pessoas esto mais propensas a discutirem assuntos, ainda que no concordem, ouvindo opinies diferentes.

A oportunidade de ser um referencial de um povo santo est latente, em uma sociedade carente de respostas sbias e reflexes profundas.

10

2. A MENTE MODERNA

Para se ter uma base do ps-modernismo preciso compreender algumas propriedades bsicas do perodo anterior, denominado modernismo. Muitos historiadores datam o nascimento da modernidade no perodo denominado Iluminismo, logo aps a guerra dos 30 anos, porm o cenrio j havia sido ensaiado em um perodo anterior denominado Renascena que elevava a humanidade ao centro da realidade. Apoiados nesta idia deram uma grande fora afirmativa de Francis Bacon de que os homens podiam dominar a natureza desde que descobrissem os segredos dela. O Iluminismo elevava o homem ao centro do mundo e Ren Descartes foi um dos que lanaram as bases filosficas do edifcio moderno ao privilegiar o papel da dvida, concluindo que a existncia do ser pensante a primeira verdade que no pode ser negada pela dvida. Este princpio teve suas bases ainda na obra de Agostinho, de onde ele se apropriou da mxima Cogito ergo sum (Penso, logo existo), em sua obra A Cidade de Deus. 4 ed. Trad. Oscar Paes Lemes. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2001. Ele enxergava a natureza humana como substncia pensante e a pessoa humana como um sujeito racional autnomo. Logo aps, Isaac Newton deu humanidade sua base cientfica ao definir o mundo fsico a uma mquina cujas leis e regularidades podiam ser aprendidas pela mente

11

humana. O ser humano moderno pode tranquilamente ser descrito como a substncia autnoma e racional de Descartes, cujo habitat o mundo mecanicista de Newton.

2.1 O PROJETO DO ILUMINISMO

Estas teorias do ser pensante e do mundo mecanicista abriram caminho para uma grande onda do conhecimento sob a base daquilo que Habernas chamava de Projeto do Iluminismo. A busca intelectual do ser humano fortaleceu o objetivo de descobrir os segredos do universo para colocar a natureza a seu servio, criando assim um mundo melhor culminando na modernidade peculiar do sculo XX, que tem como objetivo incluir vida um gerenciamento racional capaz de aperfeioar a existncia humana por intermdio da tecnologia. O projeto do Iluminismo trs em seu fundamento algumas suposies epistemolgicas. A mente moderna supe especificamente, que o conhecimento preciso, objetivo e bom. Alm do mais, os modernos supem que, em principio, o conhecimento acessvel mente humana.
O projeto de modernidade formulado no sculo XVIII pelos filsofos do Iluminismo consiste num desenvolvimento implacvel das cincias objetivas, das bases universalistas da moralidade e da lei e de uma arte autnoma consoante lgica interna delas, constituindo ao mesmo tempo, porm, uma libertao dos potenciais cognitivos acumulados em decorrncia de suas altas formas esotricas e de sua utilizao da prxis; isto , na organizao racional das condies de vida e das relaes sociais. Os proponentes do Iluminismo cultivam ainda expectativa extravagante de que as cincias no somente aperfeioariam o controle das foras da natureza, como tambm a compreenso do ser e do mundo, o progresso moral, a justia nas instituies sociais e at mesmo a felicidade humana. Jrgen HAERMAS, Modernity: an unfinished Project, in: The postmodern reader, editado por Charles Jencks (New York, St. Martins Press, 1992, p. 162-63).

12

A demanda por um conhecimento especfico, faz com que o pesquisador moderno busque um mtodo que demonstre a correo fundamental das doutrinas filosficas, cientficas, religiosas, morais e polticas. O mtodo iluminista coloca prova da razo muitos aspectos da realidade e os avalia com base neste critrio. Isso significa que este mtodo confia plenamente nas capacidades racionais do ser humano. A perspectiva iluminista prope que o conhecimento no somente exato (e, portanto racional), como tambm objetivo. Essa suposio faz com que o modernista se apresente ante ao conhecimento de forma desapaixonada. Os sbios modernos confessam ser mais do que meros participantes condicionados do mundo que observam: Declaram-se capazes de serem observadores isentos, ou seja, contemplam o mundo de uma posio estratgica situada fora do eixo da histria. Essa crena de busca pelo conhecimento de forma desapaixonada, objetiva, divide o projeto cientfico em disciplinas distintas e confere um status diferenciado ao especialista como observador neutro cuja percia fruto de um campo limitado de esforos. Mas, alm de supor que o conhecimento exato e objetivo os pensadores modernos supem tambm que ele inerentemente bom. Para o cientista moderno, por exemplo, a descoberta de que o conhecimento sempre bom axiomtico e essa suposio da bondade inerente do conhecimento torna otimista a perspectiva do iluminismo, pois conduz a crena de que o progresso inevitvel, que a cincia, associada ao poder da educao acabar por nos libertar de uma certa vulnerabilidade natureza e a toda forma de escravido social. Esse otimismo modernista e seu enfoque voltado razo intensificam a liberdade humana, tornando assim, suspeitas todas as crenas que paream reduzir a autonomia ou que se baseiem em alguma autoridade externa e no na razo (experincia). Este projeto apresenta a liberdade, em grande parte, em termos individuais. Defende a autonomia do eu, o sujeito autodeterminante que existe fora de qualquer tradio ou comunidade.

13 Por mais que aparentemente o discurso seja pouco importante, as interdies que o atingem logo e depressa revelam a sua ligao com o desejo e com o poder. E o que h de surpreendente nisso, j que o discurso - como a psicanlise nos demostrou - no simplesmente o que manifesta (ou oculta) o desejo; tambm o que o objeto do desejo; e j que - a histria no cessa de nos indicar - o discurso no simplesmente o que traduz as lutas ou os sistemas de dominao, mas aquilo por que, aquilo pelo que se luta, o poder do qual procuramos apoderar-nos. Michel Foucault, in 'A Ordem do Discurso'

14

3. A MENTE PS-MODERNA

A modernidade comeou a ser atacada de forma veemente desde que Friedrich Nietzsche (1844-1900) comeou com seus escritos tomando outro tipo de posicionamento, ainda no sculo XIX. Contudo um ataque ainda mais agressivo ocorreu a partir da dcada de 70. O impulso intelectual que contribuiu para o desmantelamento do projeto iluminista veio com o surgimento do desconstrucionismo como teoria literria, que ganhou uma grande corrente de movimentos filosficos.

3.1 A FILOSOFIA PS-MODERNA

A desconstruo surgiu como um prolongamento de outra teoria literria denominada estruturalismo de Ferdinand de Saussure em seu livro: 'Curso de Lingustica Geral de 1916. O entendimento era de que a linguagem uma construo social e as pessoas desenvolvem documentos literrios, que so textos e que isso seria uma tentativa de prover estruturas de significado que as ajudaro a dar sentido ao vazio da sua experincia. Os estruturalistas argumentam que a literatura equipa-nos com categorias

15

que auxiliam a organizar e compreender nossa experincia da realidade, pois para eles todas as sociedades e culturas possuem uma estrutura comum e invarivel. Os desconstrucionistas ou ps-estruturalistas tem forte rejeio a este ltimo princpio do estruturalismo. Pensam que o significado no inerente ao texto em si, dizem eles, emerge apenas medida que o intrprete dialoga com o texto. Uma vez que o significado de um texto depende da perspectiva de quem dialoga com ele, so muitos os seus significados, como tambm so muitos os seus leitores (ou leituras). Os filsofos ps-modernos aplicaram a teoria do desconstrucionismo literrio como um todo. Assim como um texto ter uma leitura diferente conforme o leitor, crem eles, da mesma maneira a realidade ser lida diferentemente por qualquer ser dotado de conhecimento que com ela depare. Sob esta tica o mundo no possui apenas um significado, ele no tem um centro transcendente para a realidade com um todo. Tendo estas idias como base, o filsofo francs Jacques Derrida reivindica o abandono tanto da ontoteologia: tentativa de estabelecer descries ontolgicas da realidade, como da metafsica da presena: a idia de que algo transcendente est presente na realidade (DERRIDA, Of grammatology, 1976, pg. 50). J que no h nada transcendente que seja inerente realidade, tudo o que emerge no processo de conhecimento a perspectiva do eu que interpreta a realidade. Michel Focault ainda acresce uma inusitada nuana moral alegao de Derrida. Segundo Focault, a interpretao da realidade uma declarao de poder, j que o conhecimento sempre o resultado do uso do poder, nomear algo significa exercer poder e, portanto, fazer violncia ao que nomeado. Focault prossegue dizendo que as instituies sociais envolvem-se inevitavelmente em violncia quando impem sua prpria compreenso ao fluxo sem centro definido da experincia. Portanto,

16

contrariamente a Bacon, que buscava o conhecimento para dominar a natureza, Focault declara que toda afirmao de conhecimento um ato de poder. Richard Rorty, por sua vez, desfaz-se da concepo clssica da verdade como natureza reflexa seja da mente ou da linguagem. Segundo Rorty, verdade no estabelecida nem pela correspondncia de uma afirmao com a realidade objetiva nem pela coerncia interna das afirmaes em si mesmas. Ainda prope a substituio da filosofia sistemtica clssica pela filosofia da construo (Philosophy and the mirror of nature, 1979, p. 393), onde o objetivo dar prosseguimento ao dilogo e no a descoberta da verdade. Analisando mais detalhadamente as obras destes trs filsofos Derrida, Foucault e Rorty, poderemos perceber o que parece ter se tornado o axioma central da filosofia ps-moderna: Tudo se resume diferena (GRENZ, Stanley, Ps-modernismo, p. 23). Essa viso acaba com o prefixo uni de universo que buscava o projeto do Iluminismo. Ela acaba com a necessidade da procura por um significado unificado da realidade objetiva. Segundo essa viso, o mundo no possui centro algum, somente pontos de vista e perspectivas distintas. At mesmo o conceito de mundo pressupe uma unidade objetiva ou um todo coerente que no existiria l fora. No final das contas, o mundo ps-moderno tido como um palco onde se assiste a um duelo de textos (GRENZ, Stanley, Ps-modernismo, p. 24).

17

3.2 VALORES PS-MODERNOS

Filsofos como Derrida, Foucault e Rorty foram bem influentes no meio universitrio influenciando mentes brilhantes de sua poca. Se desloca pelo mundo atravs do meio acadmico. O questionamento freqente s suposies centrais da Epistemologia Iluminista alimenta a diversidade de opinies do tecido ps-modernista. No estilo de vida ps-moderno as pessoas no esto mais convencidas de que o conhecimento inerentemente bom, pois ao evitarem a certeza do progresso inevitvel, o ps-modernismo substitui o otimismo do ltimo sculo por um pessimismo. A crena de que todos os dias, de todos os modos, estamos melhorando cada vez mais, j no unanimidade. Os ps-modernos j no esto mais convencidos de que tero melhores solues que seus pais para os problemas da humanidade que se espalham pelo mundo, inclusive problemas econmicos. Para eles, a vida na terra algo frgil e a humanidade s sobreviver se mudar sua postura de vida, tendo como meta a cooperao e no a conquista. Dentre as conseqncias deste pensamento, podemos citar a desvalorizao das fronteiras e bandeiras das naes. O mundo ps-moderno deseja achar mais coisas em comum com outros pases, mesmo que distantes, no valorizando as suas diferenas. Por causa da segunda suposio do Iluminismo, que diz que a verdade exata e, portanto, puramente racional, o ps-modernismo d nfase ao holismo. A mente psmoderna se recusa limitar a verdade sua dimenso racional e, portanto, destrona o intelecto humano de sua posio de rbitro da verdade. Para os ps-modernos existem outros caminhos para o conhecimento alm da razo, o que inclui tambm as emoes e a intuio.

18

A mente ps-moderna tem srias dificuldades em aceitar a crena iluminista de que o conhecimento seja objetivo. O conhecimento no pode ser meramente objetivo, pensam os ps-modernos, por que o universo no mecanicista nem dualista, e sim histrico, passvel de relacionamento e pessoal. O mundo no um dado objetivo que est localizado L fora espera de ser descoberto e conhecido; a realidade relativa, indeterminada e participvel. Alm de rejeitar a suposio moderna da objetividade do conhecimento os psmodernos rejeitam tambm o ideal iluminista do sbio desapaixonado e autnomo. A argumentao de que o trabalho dos cientistas, como o de qualquer ser humano, condicionado histrica e culturalmente e que nosso conhecimento sempre incompleto. A cosmoviso ps-moderna opera com um entendimento da verdade embasado na comunidade. Assim toda a nossa percepo da verdade depende da comunidade onde estamos inseridos. Alm disso, vai mais a fundo nessa crena, afirmado que essa relatividade se estende para alm de nossas percepes da verdade e atinge a sua essncia: no existe verdade absoluta; pelo contrrio, a verdade relativa comunidade da qual participamos. Baseados nessa crena os pensadores ps-modernos abandonaram a procura iluminista por uma nica verdade universal, supracultural e eterna. Rejeitam toda e qualquer estrutura meta-narrativa, que prega que todos fazem parte de uma nica histria. A Bblia Sagrada um exemplo de meta-narrativa da histria humana e a crena psmoderna tende a desconsider-la. Ao invs disso, eles passaram a se concentrar na realidade que tida como verdadeiro no espao especfico da comunidade. Afirmam veementemente que a verdade consiste nas regras fundamentais que facilitam o bem-

19

estar da comunidade da qual se participa. Logo a comunidade ps-moderna tem forte tendncia a ser comunitria. Esse um ponto de extrema importncia para a liderana da igreja crist, pois as pessoas no esto mais inclinadas a aceitar a Bblia como a inerrante Palavra de Deus, j que desconsideram o uni que compem o universo. Na concepo ps-moderna, difcil aceitar a existncia uma nica histria de salvao da humanidade e portanto um Deus criador que sustenta tudo o que h pela sua mo.

3.3 PS-MODERNIDADE E CRISTIANISMO EVANGLICO

Quando a Igreja mantm seu olhar para dentro de si, enfrenta problemas com eventos externos, o que tornam mais difcil sua misso devido lentido em ler os tempos. As igrejas histricas ainda utilizam formas de ensino, msicas e conceitos filosficos dos sculos XIX e XX, o que dificulta seu trabalho, diminuindo seu impacto no mundo. George Marsden conclui de forma muito incisiva de que, sob alguns aspectos, o movimento evanglico - com sua nfase no pensamento cientfico, na abordagem emprica e no senso comum filho da primeira fase da modernidade. A sociedade, porm, se encontra no meio de uma transio monumental: que passa da modernidade ps modernidade. Essa nova gerao que est surgindo foi formada num contexto moldado menos pela aquiescncia ao projeto do Iluminismo do que pela viso psmodernista de Rorty.

20

Essa mudana da era moderna para a ps-moderna desafia seriamente a igreja e sua misso, no que tange a uma nova gerao com um novo comportamento. Posicionados frente a este novo estado das coisas, no podem cometer o grave erro do desejo nostlgico pelo retorno daquela modernidade primitiva que deu luz ao movimento evanglico, pois no so chamados a ministrar a uma poca remota, mas aos dias de hoje, cujo contexto acha-se sob a influncia da ps-modernidade. Algumas frentes missionrias acreditam que os mtodos utilizados pelos primeiros missionrios a desembarcarem no Brasil, ainda funcionam. Isso no exatamente uma verdade. Sem mencionar as enormes diferenas de atuao, que se exigir no desenvolvimento do trabalho, para o Sul e o Norte do pas. Por ser de dimenses continentais, o Brasil tem uma diversidade grandiosa de culturas e costumes. Porm o ps-modernismo apresenta alguns perigos, j que seria um enorme erro se os evanglicos se tornassem os ltimos defensores da modernidade j moribunda. Para alcanar as pessoas no novo contexto ps-moderno, deve-se lanar tarefa de decifrar as implicaes do ps-modernismo para o evangelho. Preenchidos pela viso do programa de Deus para o mundo, o movimento evanglico deve reivindicar o novo contexto ps-moderno para Cristo, assumindo a f crist segundo critrios compreensveis para a nova gerao. Resumindo, sob o pendo da cruz deve-se estar corajosamente indo onde nenhum homem jamais esteve. Esse foi o aviso de Josu ao povo de Israel antes de atravessarem o Jordo, no livro de Josu 3 verso 4 b: porquanto por este caminho nunca passastes antes.

21

3.4 O FENMENO PS-MODERNO

Sabe-se que o ps-modernismo se refere atitude intelectual e s expresses culturais que esto predominando na sociedade contempornea. Mas preciso entender mais especificamente as implicaes deste fenmeno. As provas iniciais das caractersticas bsicas do ps-modernismo foram, em grande medida contra os valores tradicionais cristos. Estas caractersticas decorrem da rejeio radical da estrutura mental do Iluminismo que deu origem modernidade. possvel achar traos destas caractersticas bsicas ps-modernas por toda a parte da sociedade. Porm, acima de tudo ele influencia a conscincia da gerao emergente e constitui uma ruptura radical em relao s suposies do passado. A conscincia ps-moderna abandonou a crena iluminista do progresso inevitvel. Os ps-modernos no deram prosseguimento quele otimismo que caracterizava as geraes precedentes. Um comportamento indito toma conta da sociedade, j que no demonstram mais a confiana antiga de que o mundo est se tornando um lugar melhor para viver. Problemas com a poluio, mortes injustas, impunidade, brigas entre adolescentes e entre outros, fazem com que essa gerao observe os problemas sem a confiana de que a engenhosidade humana ser capaz de resolver esses conflitos to grandes ou de que seu padro de vida ser mais elevado do que a de seus pais. Alm disso, esta gerao tambm est convencida de que a vida na Terra frgil e que o modelo iluminista da conquista humana da natureza, que data de Francis Bacon, deve

22

ceder lugar emergencialmente a uma nova atitude de cooperao com a terra, pois, ao seu entender a sobrevivncia da humanidade est ameaada. Alm desse pessimismo, a conscincia ps-moderna ainda vive com uma viso de verdade distinta daquela que as geraes passadas apoiavam. A compreenso iluminista associava a verdade racionalidade e fazia da razo e da argumentao lgica os nicos rbitros da crena correta. A sociedade ps-moderna questiona o conceito da verdade universal descoberta e provada graas a esforos racionais. Eles no tm a disposio de conceder que o intelecto humano seja o nico determinante daquilo em que devemos crer, mas que devemos olhar para alm da razo e dar guarida a meios no-racionais de conhecimento, dando s emoes e s intuies um status privilegiado. Logo, essa busca de um modelo de cooperao e de uma maior valorizao das dimenses no racionais da verdade empresta uma dimenso holstica conscincia ps-moderna. Esse holismo resulta na rejeio do ideal iluminista do indivduo fleumtico, autnomo e racional. Os ps-modernos no procuram ser indivduos totalmente dedicados a si mesmos, desejam, isto sim, ser pessoas completas. Esse holismo ps-moderno implica tambm na integrao de todas as dimenses da vida pessoal afetiva, intuitiva, bem como cognitiva. A totalidade resulta tambm, numa conscincia da conexo inapagvel e delicada com aquilo que h alm de ns mesmos, em que nossa existncia pessoal est totalmente inclusa e de que se nutre tambm. Por isso tambm, os psmodernos esto bem cientes da importncia da comunidade e da dimenso social da existncia. A concepo ps-moderna da totalidade estende-se tambm ao aspecto religioso ou espiritual da vida, j que os ps-modernos asseveram que a existncia pessoal pode se dar no mbito da realidade divina. A convico de que todas as pessoas esto inclusas em uma determinada comunidade humana especfica leva a um entendimento conjunto da verdade.

23

Muitos ps-modernos chegam a crer que essa pluralidade de verdades pode existir uma ao lado das outras. A conscincia ps-moderna, portanto, implica um tipo radical de relativismo e pluralismo. O relativismo e o pluralismo no so novidades, mas a variedade ps-moderna diferente da concepo antiga, j que o pluralismo relativista da modernidade tardia era altamente individualista, exaltava o gosto e a escolha pessoal como o pice da existncia. Suas mximas eram A cada um o que lhe pertence e Todos tm o direito a sua prpria opinio. Na conscincia ps-moderna, bem diferente. Ela valoriza o grupo, o que os faz dividir-se em grupos sociais independentes, cada um dos quais possui sua prpria linguagem, suas crenas e seus valores. Com base nisso, o pluralismo relativista psmoderno procura dar espao natureza local da verdade e todas as crenas so consideradas verdadeiras desde que extradas do contexto das comunidades que as defendem. Essa compreenso da verdade leva os ps-modernos a se preocuparem menos do que seus antepassados com o pensamento lgico ou sistemtico. Logo, a mistura de pensamentos, crenas e at mesmo peas de vesturio, tradicionalmente considerados incompatveis, se misturam com a maior naturalidade e isso se demonstra bem preocupante medida que possvel encontrar um cristo ps-moderno confessando tanto as doutrinas clssicas da igreja quanto idias tradicionalmente no crists, como a reencarnao, que a verdade est dentro de si mesmo, ou ainda, que se Deus bom, no condenaria ningum ao inferno. Outro fato presente na sociedade psmoderna que eles no se esmeram tanto em provar que esto certos e os outros errados. Para eles, as crenas so em ltima anlise, uma questo de contexto social e, portanto, bem provvel que cheguem concluso de que O que certo para ns talvez no o seja para voc e O que est errado em nosso contexto talvez seja aceitvel ou at mesmo prefervel no seu.

24

Mas quando foi que teve incio a conscincia ps-moderna, com seu pessimismo, seu holismo, seu esprito de comunidade e seu pluralismo relativista?

3.5 O NASCIMENTO DA PS-MODERNIDADE

notvel, em certo sentido, o longo perodo de incubao. Embora os eruditos discordem quanto a quem teria cunhado pela primeira vez o termo, existe um consenso de que tenha aparecido por volta da dcada de 30. Ainda que tenha aparecido, inicialmente por esta poca, o ps-modernismo como fenmeno veio ganhar impulso na dcada de 60. O movimento teve amplo apoio de arquitetos, artistas e pensadores e at mesmo telogos, que buscavam propor alternativas radicais cultura moderna predominante. Durante a dcada de 70, o desafio ps-moderno modernidade penetrou ainda mais na cultura tradicional. O fenmeno ps-moderno expandia-se rapidamente no meio universitrio e cultural que o termo acabou por se tornar a bandeira de uma transformao social e cultural. O ps-modernismo nasceu logo que a ps-modernidade tornou-se parte da cultura.

25

3.6 O DESEVOLVIMENTO DO FENMENO PS-MODERNO

No perodo entre as dcadas de 1960 e 1990, o ps-modernismo emergiu como fenmeno cultural atingindo principalmente os meios acadmicos. Mas como explicar essa ascenso meterica de um comportamento to caracterstico? Muitos estudiosos sobre o assunto associam s mudanas por que passou a sociedade durante a segunda metade do sculo XX, principalmente no que tange chegada da era da informao que o motor desta transio, para uma sociedade dependente e ansiosa por informao. Alguns historiadores rotulam a era moderna de era industrial, porque foi um perodo em que predominou a manufatura, que tinha como objetivo a produo de bens, a modernidade produziu a sociedade industrial, que tinha como smbolo a fbrica. J na era ps-moderna a nfase est na produo de informaes, isso representa uma transio de uma sociedade industrial para uma sociedade de informao cujo smbolo o computador. Estudos realizados pela Microsoft chegaram concluso de que o uso de computador como meio de obteno de informao, ultrapassou TV, em junho de 2010, na Europa. Fonte: (www.microsoft.com/emea/presscentre/pressreleases/June2010_080409.mspx).

Este fenmeno deve se espalhar rapidamente pelo mundo. As emissoras de televiso j se renderam, dispondo os contedos em suas pginas e explorando comercialmente, espaos publicitrios em seus sites, alm do Marketing Digital em Redes Sociais.

26

As estatsticas de trabalho mostram igualmente o fato de que a sociedade est passando de industrial para uma sociedade de informaes. Na era moderna, a grande maioria das oportunidades de emprego fora da agricultura concentrava-se no setor manufatureiro da economia e implicava a produo de bens. No final da dcada de 70, contudo, apenas 13% dos trabalhadores americanos trabalhavam na manufatura de bens, ao passo que 60% deles ocupavam-se da manufatura de informaes. medida que as linhas de montagem requerem cada vez menos trabalhadores, a preparao para carreiras relacionadas com a informao, seja na rea de processamento de dados ou de consultoria, tornou-se essencial. Outro fator deste movimento que a sociedade de informaes produziu uma classe totalmente nova de pessoas: o proletariado deu lugar comunidade de informaes. No campo empresarial, a emergncia de uma sociedade ps-moderna significou a passagem de tcnicas modernas de controle centralizado para um novo modelo de rede. As estruturas hierrquicas foram substitudas por outra modalidade de tomada de deciso com mais participao e descentralizao. A sociedade da informao no somente modificou o trabalho que executam como tambm aproximou o mundo de um modo que jamais se imaginou anteriormente, j que opera com base numa rede de comunicao organizada que cobre o mundo inteiro de forma totalmente eficiente. No passado a velocidade das informaes dependia da velocidade de deslocamento dos seres humanos. Atualmente a informao atravessa o planeta com a velocidade da luz. Mais impressionante do que a capacidade moderna de viajar ao redor do mundo a capacidade ps-moderna de obter informao de praticamente todos os lugares da terra quase que instantaneamente.

27

Este sistema de comunicao global, que permite o conhecimento de eventos ocorridos mundo afora nos tornou habitantes de uma aldeia global. Mas o fato da existncia de uma aldeia global gera alguns efeitos aparentemente contraditrios. Essa cultura de massa e a economia global que esto sendo criadas pela era da informao tm colaborado para a unificao do mundo. Porm vemos que ao passo que o planeta est se unindo num determinado nvel, ele est se desmantelando em outro, pois o advento da ps-modernidade gerou, a um s tempo, uma conscincia global e a eroso da conscincia nacional. O nacionalismo, notoriamente, perde foras em todas as suas esferas, num rastro de um movimento em direo retribalizao, rumo a uma maior lealdade a um contexto mais local. Esse impulso percebido no somente em pases africanos, como tambm em locais onde menos se espera como o Canad, que passa frequentemente por ameaas de separao em grande parte fomentadas pela provncia de fala francesa do Quebec e por sentimentos de marginalizao existentes em suas provncias ocidentais. A mxima Pense globalmente, aja localmente est cada vez mais impregnada na mente dos povos. A sociedade de informao ps-industrial como sucessora da sociedade industrial moderna contribui para o fundamento do esprito ps-moderno. Essa vida no contexto da aldeia global acaba por forjar cidados de uma conscincia vivida na diversidade cultural de nosso planeta, uma conscincia que parece estar encorajando-os a adotar uma nova atitude mental pluralista. Essa nova mentalidade compreende bem mais do que simplesmente a tolerncia por outras prticas e pontos de vista: pois afirma e celebra a diversidade. Essa celebrao da diversidade cultural, por sua vez, requer um novo estilo, um ecletismo que o estilo da ps-modernidade.

28

A sociedade de informaes tambm tem testemunhado um deslocamento da produo em massa para a produo segmentada, j que a fabricao de objetos sistematicamente idnticos deu lugar produo em rpida transformao de muitos objetos diferenciados. Isso acaba por distar-nos da cultura de massa da modernidade, que nos oferecia alguns poucos estilos sujeitos a alteraes conforme as estaes e estamos rumando para cultura da experincia fragmentada, que nos oferece uma variedade diversificada de estilos. Um bom exemplo a destacar so os alunos em concluso do segundo grau, que antigamente se definiam com base em poucas categorias sociais, tais como os que eram bons no esporte e os que eram bons de clculos ou em trabalhos intelectuais, agora pensam em conformidade com dzias de categorias diferentes, refletindo assim gostos e estilos bem variados. Na rea da arquitetura o ps-modernismo tambm deixa traos fortes. O modernismo dominou at cerca dcada de 70, onde os arquitetos modernistas desenvolveram o que veio a se chamar Estilo Internacional (GRENZ, Stanley, Ps-Modernismo, p.44). Os arquitetos modernos tinham em mente o movimento moderno utpico, onde

buscavam construir edifcios de acordo com o princpio da unidade. Os arquitetos modernos acreditavam que o edifcio moderno deveria ser uma entidade orgnica, de forma que viessem a ser algo grande e no uma coleo conflitante de vrias coisas pequenas. Cada edifcio precisava expressar um significado nico e essencial. Outra caracterstica do estilo arquitetnico moderno a univalncia que foi produzida pela dedicao moderna ao princpio da unidade. Os edifcios modernos apresentam formas simples e essenciais tipificadas pelo padro praticamente universal das estruturas quadradas de vidro e ao.

29

Porm alguns arquitetos modernos no ficaram satisfeitos em limitar a viso moderna sua prpria disciplina. Criam que a arquitetura deveria se tornar uma expresso visvel de uma nova unidade da arte, cincia e indstria. A arquitetura ps-moderna surgiu em resposta a certas tendncias na arquitetura moderna. Eles substituram a busca moderna pela univalncia em uma nova busca, desta vez pela multivalncia. Geralmente os arquitetos ps-modernos rejeitam a exigncia modernista de que os edifcios sejam projetados de modo que reflitam uma unidade absoluta. As obras deles se diferenciam por explorar propositadamente as incompatibilidades de estilo, forma e textura e procuram exibi-las. Outra diferena notria que os ps-modernistas buscam recuperar estilos e tcnicas histricos.

3.7 A TICA CRIST NA PS-MODERNIDADE

Ernst Cassirer afirmou que o homem est sempre propenso a considerar o pequeno horizonte ao seu redor como o centro do mundo e a fazer, de sua vida particular e privada, o modelo do Universo, mas precisa renunciar a esta v pretenso, a esta mesquinha e provinciana maneira de pensar. A preocupao com uma tica crist na ps-modernidade implica uma definio do intrigante significado do que vem a ser ps-moderno. A primeira pergunta a fazer diante da anlise do vivido se a humanidade encontra-se de fato na ps-modernidade. Podese falar de uma ps-modernidade ou de um perodo tardio da Modernidade? Para Jean Franois Lyotard, em A condio ps-moderna, a interpretao do estado de cultura como ps-moderno vlido em funo de fatores como a crise dos discursos

30

unificadores, a fragmentao dos saberes, o fim das metanarrativas, a crise das utopias e o esvaziamento do conceito de verdade. Essa palavra ps-modernidade, em si mesma marcada por um equvoco, como reconhece Lyotard, no pode significar meramente o que vem aps a Modernidade, uma vez que a ideia de moderno desrespeito ao agora. Talvez se deva dizer de um modo de pensar que compreende esse tempo que se chama hoje, um perodo hodierno. At mesmo por que uma anlise adequada da ps-modernidade no poder ser feita de maneira isenta por algum que vive nesse tempo. Tomando por base a herana da crtica nietzschiana razo e ao paradigma do sujeito, filsofos chamados ps-modernos e ps-estruturalistas, como Jaques Derrida, Gilles Deleuze e Michel Foucalt, puderam repensar internamente o estruturalismo e desenvolver novas formas de abordagem na investigao da cultura, como por exemplo a desconstruo, a microfsica, a transvalorao dos valores e o mtodo genealgico aplicado na histria. Mas, como define Habermas, a ps-modernidade, qual se refere como um projeto inacabado (CHAVES, Irenio, tica Crist e Ps-modernidade, p. 177), um discurso insuficientemente indefinido e demasiadamente migratrio. As tentativas de superao da filosofia do sujeito e da superao metafsica caram vtimas do conflito entre a razo e o discurso, que acabam por se mostrar como os nicos que podem fazer a prpria crtica, o que consiste a base da modernidade. Para aqueles que entendem que a modernidade ainda no chegou ao fim, no se pode ignorar os resultados efetivos que o esforo de emancipao conduziu a humanidade e que esto presentes nesse tempo, como a Declarao Universal dos Direitos Humanos, a democracia, a ao jurdica fundamentada na razo dialgica, os avanos cientficos e tecnolgicos e os direitos

31

individuais reconhecidos de grupos minoritrios. Alm disso, o conceito de psmodernidade encobre a ao unilateral e tendenciosa das articulaes econmicas do capitalismo, que cerceiam, por meio da ao da indstria cultural, a garantia de igualdade trazida pela Modernidade, e que se torna a lgica cultural capitalista nesse perodo que compreende o final do sculo XX, comeo do sculo XXI. O que normalmente se chama de ps-modernidade est ligado condio sociocultural e esttica do estgio do capitalismo ps-industrial e rompe com as antigas verdades absolutas, como marxismo e liberalismo, tpicas da Modernidade. Esse estado da cultura marcado por um deslocamento do modo narrativo. Uma vez que a modernidade legitima o saber por um metarrelato, a ps-modernidade caracteriza-se ento por uma incredulidade em relao aos metarrelatos. Assim como no campo filosfico, a tica ps-moderna aponta para deslocamentos que resultam na formulao de uma nova identidade que definida por uma ideologia de consumo, segundo a qual a imagem domina a realidade. Gilles Lipovetsky considera aquilo que visto define o que deve ser, de tal modo que quase ningum mais se importa com o que realidade. A imagem pblica passa a ser objeto de culto e de desejo. A busca de gratificao do prazer e realizao individual o ideal supremo. A diversidade e a fragmentao possibilitam uma multiplicidade de valores com opes individuais, mas nenhuma delas autntica. Ao mesmo tempo, os meios de comunicao em massa e informao formam a opinio pblica e prescrevem as normas de consumo e comportamento, substituindo a interpretao religiosa e a tica com informao precisa, instantnea, direta e objetiva. Ela valoriza o que parece real acima dos conceitos de bem e de mal.

32

A sociedade vive uma poca em que nega o dever absoluto da tica. Em seu lugar reina uma tica que proclama o direito individual autonomia, felicidade e satisfao pessoal. O ps-modernismo pode ser visto como uma poca de ps-moralidade porque despreza valores incondicionais mais elevados, como por exemplo, o servio em favor do outro e o voluntarismo, e valoriza a busca da gratificao, do prazer e da realizao pessoal como bem supremo. O ps-modernismo, por conseguinte, no prope um caos moral, mas acaba por redirecionar as preocupaes ticas mediante um comprometimento de poucas bases com valores que no interferem na liberdade individual. Trata-se de uma tica neohedonista que mistura dever e negao do dever uma vez que o individualismo absoluto destruiria as condies necessrias para facilitar a busca de prazer e realizao individual. A preocupao moral ps-moderna no expressa apego a valores, mas contestao contra qualquer tentativa de limitaes liberdade individual. O objetivo no a afirmao da virtude, mas obteno do respeito dignidade humana. Essa nova moralidade est condizente com os padres determinados pelo consumismo, pela necessidade de prazer e de busca de realizao pessoal. Segundo Lipovetsky, essa nova moralidade, no entanto, ambgua. Ao mesmo tempo em que se v, de um lado, um individualismo sem regras, temos por outro, um esprito de vigilncia ultramoralista, pronto a denunciar todo atentado liberdade humana e ao direito autonomia individualista. Nesse contexto, a moralidade neo-hedonista da vida ps-moderna se traduz em exigncias que percorrem duas direes opostas: uma estabelece regras e outra que promove o prazer e a exonerao da responsabilidade moral, a exaltao do consumo, a preocupao com a imagem e a valorizao do corpo. H uma emergncia de uma cultura indita, que divulga mais propriamente as normas do bem-estar do que as obrigaes supremas do ideal. Assim, a exigncia da tica

33

mostrada em toda a parte, enquanto que se despreza o estmulo a sacrificar os prprios interesses por causa de outros. O que se v, na verdade, que os valores no desaparecem, mas transformam-se. Para muitos, o ps-modernismo trouxe a emancipao dos padres morais, libertou do dever e desarticulou a moral da responsabilidade. Para Bauman, os grandes temas da tica no perderam a sua fora. Eles precisam ser revistos e tratados de um modo inteiramente novo. A era ps-moderna, sugere ele, pode ainda representar uma alvorada e no um entardecer para a tica. Para Bauman, a ps-modernidade uma modernidade sem iluses, emancipada da falsa conscincia, das aspiraes irreais e dos objetivos irrealizveis (CHAVES, Irenio, tica Crist e Ps-modernidade, pg. 180). Bauman caracteriza essa nova poca como um reencantamento do mundo, devolvendo dignidade s emoes e legitimidade ao inexplicvel. Livres da priso da modernidade, pode-se agora confrontar com a capacidade tica da humanidade sem iluses. Embora tudo isso no torne a vida moral mais feliz, pode-se ao menos sonhar que se torne um pouco mais tica.

3.8 A RELIGIO PS-MODERNA

Alguns estudos sobre o fenmeno ps-moderno, concluem que a ps-modernidade marcada por um surto de aconselhamento em funo da insegurana existencial centrada na identidade individual. a era dos especialistas em identificar problemas daqueles que propem solues para a restaurao da personalidade, dos que apresentam guias infalveis para relacionamentos saudveis, dos autores de livros de autoajuda.

34 Os homens e mulheres ps-modernos realmente precisam do alquimista que possa, ou sustente que possa transformar a incerteza de base em preciosa autossegurana, e a autoridade da aprovao (em nome do conhecimento superior ou do acesso sabedoria fechado aos outros) a pedra filosofal que os alquimistas se gabam de possuir. Essa incerteza no gera a procura pela religio, mas a procura de especialistas de identidade. Os homens no precisam mais de pregadores que lhes apontem suas fraquezas e insuficincias humanas. Eles precisam da reafirmao de que podem faz-lo e de um resumo a respeito de como faz-lo. CHAVES, Irenio, tica Crist e Ps-Modernidade, p.180.

Em lugar de promover a experincia vivida pelos aristocratas da tradio religiosa, a ps-modernidade coloca ao alcance de cada indivduo uma perspectiva de autoaprendizado dessa experincia religiosa. Em lugar de celebrar a fraqueza humana a concepo ps-moderna pressupe a capacidade infinita de realizao humana. A verso religiosa da ps-modernidade visa a reconciliao do fiel a uma vida de prosperidade e de sucesso organizada em torno do dever de um consumo devotado e contnuo, ao contrrio da experincia anterior, notadamente pietista, que visava reconciliao do fiel com uma vida de privaes e de ideal asctico. Os exemplos e profetas da verso ps-moderna da experincia mxima so recrutados da aristocracia do consumismo aqueles que conseguiram transformar a vida numa obra de arte da acumulao e intensificao das sensaes, graas a consumir mais do que os que procuram comumente a experincia mxima, consumir produtos mais refinados e consumi-los de um modo mais requintado. Das contradies da vida ps-moderna, surge uma forma de religiosidade que se caracteriza como uma oferta de racionalidade alternativa aos problemas gerados pela insegurana das escolhas. O fundamentalismo consiste na promessa de uma autoridade, de um olhar orientador, que d consistncia s decises da vida que devem ser tomadas. Num mundo de fragmentaes e diversidade, o fundamentalista em coragem de dizer

35

que a maneira como se deve decidir de modo que essa deciso encontre uma justificao segura. O fundamentalismo religioso faz parte de um conjunto de solues totalitrias oferecidas como alternativa desiluso da liberdade individual excessiva da psmodernidade.

36

4. ETHOS CRISTO Dois aspectos se tornam relevantes na discusso sobre o cristianismo frente psmodernidade. O primeiro diz respeito eloquncia da mensagem crist, de que maneira ela ainda se faz relevante hoje. A segunda questo envolve o sentido de espiritualidade, se possvel redescobrir o valor da religio e do viver cristo para hoje. Estas questes esto relacionadas ao problema levantado por Bonhoeffer a respeito do modo como Cristo toma forma no mundo, na vida e na comunho da igreja. A questo, ento, mais uma vez: como possvel um cristianismo arreligioso num mundo sem Deus? Ao levantar o problema de saber como pode se dar um saber filosfico sobre o saber moral do homem, Gadamer se reporta a Aristteles, cuja tica se distingue da natureza, pelo fato de que esta se rege por leis distintas. Nesse sentido, o saber tico exige que aquele que age deve ver na prpria situao concreta o que esta exige dele. Esse saber no pode ser um saber exato, pois envolve aspectos da deciso e da vontade e nada pode se interpor a essa autonomia do sujeito. Isso suscita o problema do mtodo, uma vez que, diante da ideia do bem, preciso encontrar o modo pelo qual se torne visvel o perfil das coisas e ajudar a conscincia moral a decidir. Essa questo de como ajudar um problema moral, uma vez que isso supe uma maturidade existencial do sujeito que age. O problema do saber tico est no fato de que o saber deve orientar o fazer. Seu objeto o homem e o que este sabe de si mesmo. Este, porm se sabe a si mesmo como ser que

37

atua, e o saber que, deste modo tem de si mesmo no pretende comprovar o que . Aquele que atua lida, antes, com coisas que nem sempre so como so, pois que podem tambm ser diferentes. O saber tico, portanto, no como o saber objetivo da cincia, a episteme (conhecimento), que repousa sobre a observao. Envolve as cincias do esprito, phronesis (ao de pensar, percepo, entendimento de uma coisa). Castieira reconhece que uma teologia ps-moderna deve tornar eloquente a mensagem crist, no sentido de possibilitar o encontro entre Deus e o homem, sem anular um nem outro. Deve ser um cristianismo que ouse recordar a origem, assinalar a promessa no possuda, denunciar a constante criao de novos dolos, as atitudes desesperanosas, sem que por isso tenha de deixar de reconhecer as prprias inseguranas. Richard Foster v no exemplo de Bonhoeffer um dos modelos de espiritualidade vlido para este tempo como exemplo de coragem e compaixo. Ele, ento, alinha as razes pelas quais chega a essa concluso. Em primeiro lugar, Bonhoeffer parte da convico de Cristo como o centro de uma compreenso e interpretao do mundo. Por outro lado, esse modo de conceber Cristo como centro conduz a uma ao crist responsvel no mundo. O que deve distinguir o cristo seu engajamento ltimo pessoa de Jesus Cristo como o encarnado que vive e que toma forma no comprometimento de uma vida que se rende ao seu senhorio. O cristianismo, se falso, no tem nenhuma importncia, e, se verdade, tem infinita importncia. O que ele no pode ser de moderada importncia. (C.S. Lewis citado por CHAVES, Irenio, tica Crist e ps-modernidade, p. 202).

38

4.1 O EVANGELHO E O PS-MODERNISMO

Os evanglicos possuem ao longo da histria uma ligao bem prxima com a modernidade. Por ser oriundo da Reforma, do pietismo e dos espirituais despertamentos, o movimento evanglico iniciou nos primrdios do perodo moderno. Como estudiosos modernos, os evanglicos sempre utilizaram os instrumentos da modernidade, tais como o mtodo cientfico, a abordagem emprica da realidade e o realismo do senso comum. Essas ferramentas se demonstraram sobremodo eficazes principalmente no sculo XX, medida que os intelectuais evanglicos procuravam entender e dar expresso ao evangelho com os olhos voltados para o desafio colocado pela cosmoviso da modernidade tardia, o secularismo. notvel o quanto os evanglicos do sculo XX se empenharam na tarefa de demonstrar a credibilidade da f crist a uma cultura que glorifica a razo e deifica a cincia. O modo como apresentam o evangelho, frequentemente so acompanhados de uma apologtica racional que faz uso de provas para provar a existncia de Deus, ainda ratificam a confiabilidade da Bblia e a historicidade da ressurreio de Jesus. Para tanto, fizeram uso de teologias sistemticas dos evangelhos, privilegiando assim, o contedo proposicional da f, na tentativa de produzir uma apresentao lgica da doutrina crist. Logo, os evanglicos modernos saram-se bem ao desenvolverem uma viso de f crist em conformidade com a sociedade moderna. Mas os tempos que vivemos exigem que estejamos atentos para um contexto novo. O mundo ocidental da cultura pop acadmica est fazendo questo de se desfazer dos princpios do Iluminismo que contriburam para com o fundamento da modernidade.

39

O contexto ps-moderno exerce uma influncia muito grande sobre a nova gerao. So jovens e adultos que encaram com naturalidade a era da informao, os diversos canais de TV a cabo e os milhares de dados do computador com os quais se deparam todos os dias. A passagem do territrio familiar da modernidade para o terreno desconhecido da psmodernidade tem srias implicaes para os que procuram viver como discpulos de Cristo nesse novo contexto. A ordenao dos nossos pensamentos segundo as ramificaes das mudanas fenomnicas em desenvolvimento na sociedade ocidental se faz extremamente necessria, para que possamos compreender a f crist e saibamos como apresentar o evangelho nova gerao. Como iremos fazer frente ao contexto intelectual do mundo ps-moderno em franca ascenso?

4.2 TOMADA DE POSIO: NO REJEIO DA METANARRATIVA

Ao se depararem pela primeira vez com as ideias de pensadores como Foucault (contrrio qualquer ordem presente), Derrida (com o questionamento razo pela razo) e Rorty (com seu pragmatismo radical) tendem a se escandalizarem e achar que o projeto iluminista tenha ido longe demais. Em relao a um aspecto importante do programa ps-moderno, tal sentimento justificase. O ps-modernismo acabou por colocar de lado a verdade objetiva, ou pelo menos o entendimento clssico a seu respeito. Foucault, Derrida e Rorty opem-se ao princpio epistemolgico que, h sculos, reina absoluto: a teoria da correspondncia da verdade

40

(a crena de que a verdade consiste na correspondncia entre proposies e o mundo l fora). Tal rejeio a teoria da correspondncia leva no somente ao ceticismo, que prejudica o conceito de verdade objetivo de modo geral, mas tambm mina as reivindicaes crists de que nossas formulaes doutrinrias apresentam a verdade objetiva. O atrito do ps-modernismo com os postulados cristos na verdade so mais profundos do que a questo acerca da teoria epistemolgica que devemos adotar. O desespero psmoderno, no que se refere busca pela descoberta da verdade total, mais radical do que a rejeio da teoria da correspondncia. O esprito ps-moderno, na verdade resulta da suposio de que no existe um todo unificado a que possamos chamar realidade. Os pensadores ps-modernos acabaram por abandonar a busca pela verdade universal e final por que esto convencidos de que no h nada mais a descobrir exceto uma mirade de interpretaes conflitantes ou uma infinidade de mundos criados pela linguagem. O fato de se abandonar a crena na verdade universal implica na perda de todo o critrio final, pois por ela pode-se avaliar as vrias interpretaes da realidade que se observa na esfera intelectual contempornea. Nesse caso todas as interpretaes humanas, dentre elas a cosmoviso crist, so igualmente vlidas porque todas so igualmente invlidas (de fato, como adjetivos que descrevem objetivamente as interpretaes vlido e invlido tornam-se palavras sem sentido). No mximo, dizem os ps-modernos, pode-se julgar essas interpretaes com base em padres pragmticos, ou seja, com base naquilo que funciona. O ceticismo presente no contexto ps-moderno, apresenta um mundo que se caracteriza por uma luta sem fim contra as interpretaes rivais. O compromisso da igreja para com

41

Deus revelado em Jesus Cristo obriga-a a resistir ao menos a um aspecto ou a um desdobramento do ceticismo radical ps-moderno: a perda de um centro. Os cristos s podem, permitir acompanhar Derrida at certo ponto no que se refere, por exemplo, em sua luta incansvel contra a metafsica da presena e o logocentrismo. Diferentemente do pensamento ps-moderno, a igreja cr que a realidade possui um centro unificador. Mais especificamente, reconhece em Jesus de Nazar, a Palavra eterna presente em sua vida, o que representa a manifestao deste centro. Logo, pode-se dizer, em outras palavras que, em virtude da f em Cristo no se pode afirmar que o princpio central do ps-modernismo seja, conforme a definio de Lyotard, a rejeio a metanarrativa. O mundo mais do que uma coleo de narrativas locais e conflitantes. perfeitamente aceitvel que as narrativas locais das diversas comunidades humanas encaixem-se perfeitamente numa nica e grandiosa narrativa: a histria da humanidade. H uma nica metanarrativa que abarca todos os povos de todas as pocas. Os cristos declaram conhecer essa narrativa magnfica. Trata-se da histria da ao de Deus na histria para a salvao da humanidade decada e a finalizao das intenes de Deus em relao criao. Por isso declaram com tamanha confiana que o enfoque dessa metanarrativa a histria de Jesus de Nazar, Filho encarnado, segunda pessoa do Deus Trino. Com razo, os pensadores ps-modernos chamam nossa ateno para a ingenuidade da tentativa iluminista de descobrir a verdade universal utilizando apenas a razo, pois de certa forma a metanarrativa que a igreja proclama transcende os limites da razo a ser descoberta ou avaliada. Portanto, coerente concordar que, neste mundo, h de se testemunhar a luta entre as narrativas conflitantes e as interpretaes da realidade, mas deve-se acrescentar que, embora todas as interpretaes sejam, de certo

42

modo invlidas no so invlidas todas elas igualmente. As interpretaes conflitantes podem ser avaliadas seguindo um critrio que, de certo modo, transcende a todas elas. O fato de que a Palavra fez-se carne em Jesus Cristo, deve ser suficiente para convencer a todos de que esse critrio a histria da ao de Deus em Jesus de Nazar. No se pode conceber que o cristianismo seja simplesmente relegado ao status de mais uma f entre outras, pois o evangelho em sua essncia, uma mensagem missionria em expanso. A igreja no cr apenas que a narrativa bblica faz sentido, como tambm mensagem de boas novas para todos os que a ouvem, j que proporciona a satisfao dos desejos e das aspiraes de todos os povos. Ela incorpora a verdade: a verdade de toda a humanidade e para toda a humanidade.

4.3 A REJEIO DA EPISTEMOLOGIA ILUMINISTA: PONTO EM COMUM

A igreja no pode participar da nsia pela perda da universalidade que conduz ao ceticismo radical da era em ascenso. Tem de se opor rejeio ps-moderna da metanarrativa. Porm no possvel ficar indiferente validade dessa crtica modernidade. Ao fazer uma investigao mais aprofundada do fenmeno chega-se concluso de que a igreja est fundamentalmente de acordo com a rejeio ps-moderna da mentalidade moderna e sua epistemologia de base iluminista. A modernidade, foi erguida sobre a suposio de que o saber certo, objetivo e bom. A ps-modernidade rejeita essa suposio. O que impressiona que os evanglicos aceitam, com muita frequncia e de modo acrtico, a viso moderna do saber, apesar do

43

fato de que a crtica ps-moderna, em determinados pontos, esteja mais conforme aos pontos de vista teolgicos do cristianismo.

4.4 A CERTEZA DO CONHECIMENTO

O ps-modernismo impe srios questionamentos pressuposio do Iluminismo de que o conhecimento seja preciso e de que o critrio para a certeza repousa em nossas capacidades racionais humanas. De igual forma, a f crist nega o fato de que o mtodo racional e cientfico seja a nica fonte da verdade. A igreja declara veementemente que certos aspectos da verdade encontram-se fora da esfera da razo, nos inescrutveis caminhos do Eterno e no podem ser por ela perscrutados. Nas palavras de Blaise Pascal: O corao tem razes que a prpria razo desconhece. O cristo considera o fato de que, desde a queda da humanidade, o pecado capaz de cegar a mente humana, assumindo uma postura cautelosa e at mesmo desconfiada quanto razo humana. Estamos conscientes de que a obedincia ao intelecto, s vezes, pode nos desviar de Deus e, portanto da verdade.

4.5 O CONHECIMENTO OBJETIVO

Porm, admirvel o questionamento ps-moderno da suposio iluminista de que o saber objetivo e, portanto, desapaixonado.

44

A epistemologia moderna foi erguida sobre o encontro do eu cartesiano com o universo de Newton como objeto externo. Porm, diferentemente do ideal moderno do observador desapaixonado, afirma-se a realidade da descoberta ps-moderna, segundo a qual nenhum observador pode ficar de fora do processo histrico. Tampouco pode-se ter acesso a um saber universal e culturalmente neutro na qualidade de especialistas nocondicionados, pelo fato de se ter pontos de vista formados na comunidade local onde o individuo se desenvolve, sendo participante do seu contexto histrico e cultural. Logo, todos os esforos intelectuais esto, inevitavelmente, condicionados por essa participao. Os epistemologistas ps-modernos, na verdade, fazem eco a Agostinho quando asseveram que nossas convices pessoais no somente ornamentem nossa busca pelo saber como tambm facilitam o processo da compreenso.

4.6 O SABER COMO ALGO BOM

Podemos ento ratificar a rejeio ps-moderna suposio do Iluminismo de que o saber seja inerentemente bom. Observa-se nos acontecimentos do sculo XX de maneira muito forte o fato de que, apesar de seus benefcios, a exploso do saber no produzir a utopia. Os avanos tecnolgicos tornam possvel no apenas o advento do bem, como o do mal. Exemplos claros disso a diviso do tomo, que abriu a porta para o as

Armagedom nuclear e gerou um novo tipo de lixo no-descartvel ou mesmo

invases de hackers sites de bancos roubando pessoas totalmente desconhecidas de forma aleatria. Outra urgncia imaginar os efeitos que podem advir das investigaes sobre a estrutura gentica humana.

45

A compreenso crist da situao humana dispe de fundamento prprio para a rejeio suposio do iluminismo de que o saber bom e que isto lhe inerente. Acredita-se que o problema humano seja uma questo no de mera ignorncia, as tambm de vontade direcionada para um fim ruim. Muitas vezes a compreenso da igreja de que o mito do saber que expulsa a ignorncia e traz a era de ouro est calcada em uma perigosa meia-verdade. O indivuo no precisa ser curado apenas de sua ignorncia, preciso tambm que passe por uma renovao e por um redirecionamento de sua vontade.

46

5. A LIDERANA CRIST NA PS-MODERNIDADE

Faz parte da vocao crist avaliar todos os novos espritos caractersticos que moldam a cultura na qual Deus chama os crentes para viverem como povo seu. Um dos propsitos dessa tarefa consiste em equipar a igreja para que ela expresse claramente o evangelho e o encarne no contexto daquela cultura. A igreja chamada a viver o compromisso cristo em meio a uma cultura e a proclamar o evangelho a uma gerao que, cada vez mais, ps-moderna em seu modo de pensar. Esse compromisso exige da igreja uma apurada anlise dos contornos do evangelho em um contexto ps-moderno. Quais so as nfases bblicas relativas obra redentora de Deus que soam com os desejos e preocupaes da gerao em ascenso? De que maneira a igreja pode expressar o evangelho mediante as categorias do novo contexto social? Pois bem, a situao ps-moderna exige que se pratique o evangelho de modo psindividualista, ps-racionalista, ps-dualista, e ps-noeticntrico.

47

5.1 UM EVANGELHO PS-INDIVIDUALISTA

Uma das grandes marcas da modernidade a promoo do indivduo sendo, portanto, individualista em sua essncia. Um reino da pessoa humana autnoma dotada de direitos que lhe so inatos. Logo, em primeiro lugar a expresso ps-moderna do evangelho dever ter um carter ps-individualista. A modernidade tinha como caracterstica a promoo do indivduo. O contexto moderno tem tendncia a ser individualista, exaltando a pessoa humana autnoma dotada de direitos que lhe so inatos. Esse ponto de vista moderno corresponde a certas dimenses centrais do ensino escriturstico. Logo, no se pode perder totalmente a nfase da importncia da pessoa individual como indicadora de modernidade. Na verdade, a igreja deve ter em vista os temas bblicos do cuidado de Deus para cada pessoa, a responsabilidade de todo o ser humano diante de Deus e a orientao individual que faz parte da mensagem de salvao. Os exemplos de totalitarismo do sculo XX so lembretes marcantes de que o indivduo deve se opor continuamente tirania do coletivo em suas diversas formas. Porm, embora se conserve a nfase individual em apresentaes do evangelho, uma fiel interpretao do evangelho deve libertar do individualismo radical que acabou por caracterizar a mentalidade moderna. A igreja deve afirmar, com grande nfase, juntamente com os pensadores ps-modernos, que o saber - inclusive o que se refere a Deus no simplesmente objetivo, descoberto meramente pelo eu conhecedor neutro. Pode-se aprender, neste ponto, com os eruditos contemporneos que advogam a vida em comunidade e que acabaram por se unir ao ataque ps-moderno fortaleza epistemolgica do modernismo. Eles rejeitam o paradigma moderno com seu enfoque

48

no sujeito auto-reflexivo, autodeterminante e autnomo que se situa fora de toda a tradio ou comunidade. Em substituio, novos adeptos da vida comunitria apresentam uma alternativa construtiva: o indivduo no interior da comunidade. Os comunitrios acabaram por desenvolver um papel que inevitvel na comunidade ou na rede social na vida da pessoa humana. Eles afirmam, por exemplo, que a comunidade essencial no processo do conhecimento. Os indivduos somente se aproximam do saber por meio de uma estrutura cognitiva mediada pela comunidade da qual fazem parte. A comunidade de participao essencial para a formao da identidade. Atravs de uma narrativa pessoal se desenvolve o sentido de identidade pessoal, a qual est sempre contida na histria das comunidades das quais participamos. A comunidade funciona como mediadora de uma histria transcendental que comunicada a seus membros e que apresenta as tradies da virtude, do bem comum e do significado ltimo. considerar seriamente as descobertas dos comunitrios contemporneos. Eles esto ecoando o grande tema bblico de que o objetivo do plano de Deus o estabelecimento da comunidade no sentido pleno da palavra. No contexto ps-moderno, no h espao para o caminho que aponta para a modernidade, onde se situa o indivduo no centro dos acontecimentos. preciso que lembrar de que a f crist algo altamente social, considerando que Deus a trindade social Pai, Filho e Esprito Santo. Isso d alguma luz sobre o propsito divino para a criao tem como alvo o inter-relacionamento do indivduo. O evangelho deve se dirigir pessoa humana considerando o contexto das comunidades a que ela pertence. Neste esforo comunitrio, o contexto ps-moderno estimula a reconhecer a importncia da comunidade de f nos esforos evangelsticos. Os indivduos desta nova gerao, geralmente, no se impressionam com apresentaes verbais do evangelho. O que lhes chama ateno ver pessoas que vivenciam o evangelho em relacionamentos

49

integrais, autnticos e profundos. Tendo os exemplos de Jesus e dos apstolos, o evangelho cristo da era ps-moderna convidar outras pessoas a participarem da comunidade daqueles cujo o alvo de lealdade maior o Deus revelado em Cristo. Os participantes dessa comunidade procuraro atrair outros a Cristo, para que sintam a comunho da qual participam.

5.2 UM EVANGELHO PS-RACIONALISTA

Uma segunda caracterstica da modernidade a valorizao da razo. Logo, alm de ps-individualista, uma expresso ps-moderna do evangelho cristo ser tambm psracionalista. O enfoque na argumentao lgica e no mtodo cientfico livrou o indivduo de uma srie de supersties que eram presentes entre os povos prmodernos. Esse enfoque forneceu importantes ferramentas necessrias edificao da sociedade moderna, que inegavelmente oferece tantos benefcios a seus cidados. Como sempre, eram muitos os desafios f que afligiam os cristos na era da razo, o cristianismo, porm, conseguiu encontrar o seu lugar, neste contexto moderno, j que os evanglicos modernos contriburam neste processo, demonstrando claramente que a f crist no necessariamente irracional. Ao responderem aos cticos modernos, declararam corajosamente que ningum precisa cometer suicdio intelectual para se tornar cristo. A concepo ps-moderna do evangelho no deve se tornar anti-intelectual e abandonar completamente o que foi ganho com o Iluminismo. Entretanto, a crtica ps-moderna modernidade apresenta-se como lembrete necessrio de que a humanidade no consiste

50

somente na dimenso cognitiva. De fato, a humanidade composta de seres intelectuais, porm, representam mais do que simplesmente o animal racional de Aristteles. Fazse necessrio o reconhecimento de que a reflexo intelectual e a empresa cientfica, tosomente, no podem colocar a humanidade em contato com toda a dimenso da realidade ou conduzir-la descoberta de todos os aspectos da verdade divina. Isto ensina que no possvel simplesmente comprimir a verdade nas categorias de certeza racional que so tpicas da modernidade. Pelo contrrio, ao entender e expressar a f crist tem de se dar espao para o conceito de mistrio no como complemento irracional ao racional, mas como algo que lembra que a realidade fundamental de Deus transcende a racionalidade humana. Ainda que preserve a racionalidade, o apelo ao evangelho no deve se limitar ao aspecto intelectual da pessoa humana. preciso que ele compreenda outras dimenses do ser tambm. Em um contexto ps-moderno, os cristos so obrigados a repensar a funo das afirmaes sobre a verdade ou proposies, to importante quanto a tarefa de pensar segundo a f. O reconhecimento da importncia fundamental do discurso racional se faz necessrio, porm, a compreenso da f no deve se limitar abordagem proposicional que nada mais v na f crist a no ser a correo da doutrina ou a verdade doutrinria. Os pensadores ps-modernos podem nos ajudar nesta tarefa. Esses pensadores esto tentando substituir o racionalismo de fundamento individualista do pensamento ocidental moderno por uma compreenso do conhecimento e da crena como elementos de constituio social e lingustica e, procedendo desta forma nos oferecem ideias muito teis sobre o papel das proposies em nossas vidas. Considerando o fato de que nenhuma experincia ocorre no vcuo, nenhuma transformao nos chega parte de uma interpretao facilitada por conceitos que se traz. Em vez disso, a experincia e os

51

conceitos interpretativos relacionam-se reciprocamente. Os conceitos formados, ajudam no entendimento das experincias que se tem na vida. A experincia molda os conceitos interpretativos que se emprega ao falar sobre a vida. O centro da experincia crist um encontro pessoal com Deus em Cristo, pois isso o que d forma e expresso. com base nesse encontro, que procura-se acolher num todo inteligvel os diversos fios da vida pessoal recorrendo a algumas categorias. Dentre estas, pode-se destacar pecado e graa, alienao e reconciliao, desamparo e poder divino, estava perdido e agora fui salvo. nesse contexto de vida assim entendida, onde se narra a histria de uma experincia religiosa transformadora, que as proposies doutrinrias tornam-se importantes. Portanto, o encontro com Deus em Cristo facilitado e expresso em categorias de natureza proposicional. As

caractersticas que formam o bero dessa experincia, por sua vez, formam a grade por meio da qual o crente passa a ver toda a vida. As proposies, por sua vez, pode-se dizer que tm importncia secundria. Servem tanto para a experincia da converso quanto resultam da posio de crentes em Cristo. Portanto, o objetivo ao proclamar o evangelho no pode se resumir a fazer com que os outros concordem com uma lista de proposies corretas. melhor, empregar proposies teolgicas como pecado e graa para que outros encontrem a Deus em Cristo e, em seguida, unam-se igreja na grandiosa jornada que busca compreender o significado daquele encontro para toda a vida. Este conceito de ps-racionalismo uma das foras por meio da qual o evangelho pode se exprimir. Neste caso, a nfase no recai mais sobre as proposies como contedo central da f crist. Em vez disso, seriamente considerada a compreenso dinmica do papel da dimenso intelectual da experincia humana e nas tentativas de compreender a vida.

52

5.3 UM EVANGELHO PS-DUALISTA

A expresso ps-moderna do evangelho necessitar ser tambm ps-dualista. O projeto Iluminista ergueu-se com base na diviso da realidade em mente e matria, dualismo esse que afetou a viso moderna da pessoa humana como alma (substncia pensante) e corpo (substncia fsica). Logo, extremamente necessrio que essa expresso do evangelho extraia coragem da crtica ps-moderna ao dualismo modernista para que se desenvolva um holismo bblico. Esse dualismo tem influenciado fortemente o pensamento cristo, pois prega a perspectiva moderna de um evangelho dualista. Neste contexto, os cristos esto plenamente convencidos de que sua misso salvar almas. Tambm tem interesse pelos corpos, mas um interesse secundrio, como se a dimenso fsica da pessoa humana no tivesse importncia eterna. Mas para se ministrar em um contexto ps-moderno, deve-se estar ciente de que a nova gerao est cada vez mais interessada na pessoa humana como um todo. O evangelho anunciado deve se dirigir s pessoas de forma plena, inteira. Porm, importante deixar claro que isso no significa dar mais nfase aos aspectos emocionais e afetivos da vida juntamente com o aspecto racional. Em vez disso, o evangelho a proclamar implica a integrao do aspecto emocional-afetivo, considerando o fsico-sensual, juntamente com o intelectual-racional. Desta forma ser possvel atingir a vida humana em suas mltiplas complexidades.

53

Porm, o holismo cristo ps-moderno deve fazer mais do que unir novamente a alma e o corpo separados pelo iluminismo. O evangelho deve situar a pessoa novamente no contexto social e ambiental que forma e nutre, situando o indivduo como ser que se relaciona. A antropologia crist deve encarar com seriedade a verdade bblica de que a identidade compreende um relacionamento com a natureza, com outros, com Deus e, consequentemente, com ns mesmos de maneira genuna. Todas essas nfases so bvias no ministrio de nosso Senhor, que falou sobre as pessoas e a elas ministrou como seres integrais e que se relacionavam.

5.4 UM EVANGELHO PS-NOETICNTRICO

Concluindo, o evangelho pregado em um contexto ps-moderno dever ser tambm noeticntrico. Isso significa que dever afirmar que o objetivo de nossa existncia implica mais do que a mera acumulao de conhecimento, declarando que o objetivo real da doutrina consiste em propiciar a obteno da sabedoria. No se pode negar que o iluminismo deu humanidade um grande legado quando privilegiou o conhecimento, concentrando esforos humanos na busca pelo conhecimento, tendo desde ento, sido visto como algo inerentemente bom. Porm, a verdade que o conhecimento um bem. Os cristos so herdeiros do iluminismo e por isso devem centrar seus esforos intelectuais na descoberta do conhecimento sobre Deus em suas vrias formas. possvel tambm afirmar que o pensar correto um objetivo importante no processo de santificao, pois as crenas

54

corretas e as doutrinas corretas so vitais para a vida crist. Porm, no se pode restringir o objetivo ao acmulo de riqueza de conhecimento em si mesmo, nem se iludir, achando que a posse de conhecimento seja inerentemente boa. O apstolo Paulo condenou essas crenas entre o povo de Corinto (1 Co 8.1). O conhecimento bom quando facilita resultados bons e quando acaba por fomentar a sabedoria no indivduo. Logo, a expresso do evangelho cristo ps-noeticntrico ressalta a relevncia da f em todas as dimenses da vida, no permitindo de forma alguma que o comprometimento com Cristo estacione simplesmente num esforo intelectual, deixando que isso se torne unicamente num assentimento proposies ortodoxas, pois o comprometimento com Cristo, deve tambm ser um evento que encontre guarida no corao. A nova gerao ps-moderna em seu contexto, fornece condies de voltar velha crena pietista segundo a qual uma cabea boa no tem valor se o corao no for bom igualmente. O evangelho cristo tem compromisso no somente na reformulao de compromissos intelectuais, mas tambm da transformao do carter e da renovao de toda a vida como cristos. Com base nisso, uma expresso ps-neoticntrico estimula um ordenamento conveniente de ativismo e quietismo. No se pode compactuar com a perspectiva moderna, que v na atividade no dissimulada, na conduta ou em decises especificas, o nico parmetro de espiritualidade. No fim, essa nfase leva to-somente a uma espiritualidade rida que acaba se deteriorando completamente. O esprito ps-moderno entende corretamente que o ativismo deve ser resultado de recursos interiores. O evangelho ps-moderno far

55

lembrar a capacidade de manter a ao correta somente quando ela fluir dos recursos do Esprito Santo, o qual se renova continuamente na pessoa interior do cristo. Com esse enfoque a igreja levada novamente ao papel auxiliar do conhecimento. inegvel a importncia das crenas porque elas moldam a conduta do ser. A estrutura fundamental de crena reflete-se nas aes. Os cristos devem se preocupar em obter conhecimento e em manter-se apegados doutrina correta afim de que possam atingir a sabedoria para a vida, agradando ao Eterno Deus com seu modo de ser, seu viver. A sociedade brasileira to influenciada pelas culturas do velho mundo e tambm norteamericana, comea a demonstrar tendncias de uma transio da modernidade para a ps-modernidade, fenmeno que causou srias modificaes no modo de pensar destas sociedades e as consequncias disso tem forte impacto sobre a obra evangelstica naquelas regies. H uma nova gerao em ascenso que apresenta um novo comportamento e modo de pensar. No h uma Palavra to atual quanto a Palavra de Deus para essa gerao. Porm, esse projeto exige que se faa uso de ferramentas da f para desta forma, avaliar os pontos fortes e fracos do ps-modernismo, pois evidente que ele possui deficincias em diversas reas, da tambm, a importncia de no se acompanhar simplesmente os novos tempos, compactuando passivamente a ltima moda intelectual de forma acrtica. Ao mesmo passo de que o envolvimento crtico com o ps-modernismo no pode terminar com uma rejeio simplista de todo o seu contedo. Atravs de reflexes crticas possvel e revelador, chegar a determinar os contornos do evangelho que falar aos coraes dos indivduos ps-modernos. Portanto, a igreja precisa se envolver com o ps-modernismo para que possa discernir a melhor maneira de expressar a f crist para a prxima gerao.

56

para o mundo bblico da redeno eterna que um pregador deve levar a congregao. A Bblia fica igualmente perto de cada gerao e tem autoridade igual para toda e qualquer era, por mais moderna que seja. A nica pregao que est atualizada para todas as ocasies a pregao dessa eternidade, que somente a Bblia desvenda para ns. a eternidade do amor, graa e redeno santas, a moralidade eterna e imutvel da graa salvfica para o nosso pecado indelvel (P.T. Forsyth citado em Eu creio na pregao de John Stott, p. 222).

57

6. CONCLUSO

A formao de conceitos, modo de viver e forma de pensar mudaram ao longo das dcadas. Muitos podem pensar que isso prejudicial e que tudo se encaminha de forma a piorar o emergir humano na experincia do indivduo, mas possvel ver avanos na sociedade, como por exemplo, o aguado senso comunitrio. A mensagem do evangelho til para ensinar, corrigir e instruir como sempre foi em todas as eras, mas preciso rever a forma de transmitir isso ao mundo, pois se assim no for, a igreja corre o risco de estar transmitindo uma mensagem de forma analgica em uma sociedade totalmente digital, ou via fax na sociedade dos e-mails. preciso buscar relacionamento, aprofundar o pensamento cristo acerca de assuntos polmicos frente ao mundo e posicionamento com voz forte e ativa na sociedade. O evangelho de Jesus Cristo foi proclamado em muitas eras e contextos com Poder para converter os coraes humanos, j que ele a resposta para os mais secretos anseios. Igualmente ele permanece sendo a resposta para os anseios desta gerao ps-moderna. A misso dos cristos, como discpulos de Jesus Cristo consiste em expressar as boas novas eternas de salvao de modo que a nova gerao possa compreend-las. Deste modo, ser possvel serem promotores do Esprito Santo, veculos de Sua Maravilhosa Graa, que possibilitaro s pessoas o encontro transformador com o Deus Eterno, de Quem viemos e para onde voltaremos.

58

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

GRENZ, Stanley. Ps-modernismo. So Paulo: Edies Vida Nova, 1999. CHAVES, Irenio Silveira. tica Crist e Ps-Modernidade. Rio de Janeiro: Editora Epgrafe, 2009. FILHO, Isaltino Gomes Coelho. Ps-modernidade. Disponvel em: http://www.isaltino.com.br/2009/12/jovens-santificados-fazendo-a-obra-num-mundopos-moderno/ Acesso em: 10 de Outubro de 2011. NICODEMUS, Augustus. A leitura da Bblia e a ps-modernidade. Disponvel em: http://www.ipb.org.br/portal/artigos-e-estudos/391-a-leitura-da-biblia-e-a-posmodernidade Acessado em 30 de Outubro de 2011. BOMM, Renata Thas. Idia, mtodo e linguagem na arquitetura ps-moderna. Disponvel em http://soniaa.arq.prof.ufsc.br/arq1101/2002/20021/renata/seminario.pdf. Acessado em 10/10/2011. VILELA, Paulo. Arquitetura ps-moderna. Disponvel em: http://www.paulovilela.com.br/arquitetura-pos-moderna-video/. Acessado em 10/10/2011. COSTA, Lucio. Arquitetura Moderna. Disponvel em: http://www.paulovilela.com.br/arquitetura-pos-moderna-video/. Acessado em 10/10/2011. LUCCHESE, Cecilia. Arquivos de arquitetura moderna. Disponvel em: http://theurbanearth.wordpress.com/tag/arquitetura-moderna/. Acessado em 10/10/2011.

Potrebbero piacerti anche