Sei sulla pagina 1di 16

Origem do Judasmo Surgido da religio mosaica, o judasmo, apesar de suas ramificaes, defende um conjunto de doutrinas que o distingue de outras

religies: a crena monotesta em YHWH (s vezes chamado Adonai ("Meu Senhor"), ou ainda HaShem ("O Nome") ver Nomes de Deus no Judasmo) como criador e Deus e a eleio de Israel como povo escolhido para receber a revelao da Tor que seriam os mandamentos deste Deus. Dentro da viso judaica do mundo, Deus um criador ativo no universo e que influencia a sociedade humana, na qual o judeu aquele que pertence a uma linhagem com um pacto eterno com este Deus. H diversas tradies e doutrinas dentro do judasmo, criadas e desenvolvidas conforme o tempo e os eventos histricos sobre a comunidade judaica, os quais so seguidos em maior ou em menor grau pelas diversas ramificaes judaicas conforme sua interpretao do judasmo. Entre as mais conhecidas encontra-se o uso de objetos religiosos como o quip, costumes alimentares e culturais como cashrut, brit mil e peiot ou o uso do hebraico como lngua litrgica. Ao contrrio do que possa parecer, um judeu no precisa seguir necessariamente o judasmo ainda que o judasmo s possa ser necessariamente praticado por judeus. Hoje o judasmo praticado por cerca de treze milhes de pessoas em todo o mundo (2007). [1] Da mesma forma, o judasmo no uma religio de converso, efetivamente respeita a pluralidade religiosa desde que tal no venha a ferir os mandamentos do judasmo. Alguns ramos do judasmo defendem que no perodo messinico todos os povos reconhecero YHWH como nico Deus e submeter-se-o Tor.

Tor A palavra Tor tem dois sentidos na tradio judaica. No sentido lato, a Tor o nosso modo de viver, ou, conforme disse Milton Steinberg, Toda a vastido e variedade da tradio judaica. sinnimo de cincia, sabedoria, amor a Deus. Sem ela, a vida no tem sentido nem valor. Em senso mais estrito, a Tor o mais reverenciado e sagrado objeto do ritual judaico, o belo 1olo manuscrito dos Cinco Livros de Moiss (a Bblia, do Gnesis at o Deuteronmio) que se conserva na Arca da Sinagoga. Uma parte da Tor, iniciando-se com o livro do Gnesis, lida em voz alta todo sbado durante o culto, logo a partir dos Grandes Dias Santos, prosseguindo at o fim do ano judaico, at que tenha sido lida. O fiel mantm-se de p quando a Tor retirada da Arca. Um judeu piedoso beija a Tor colocando seu xale de oraes sobre o pergaminho (assim os dedos no tocam o 1olo) e erguendo ento aos lbios as franjas do xale.

Judasmo na idade Mdia O cristianismo teria surgido como uma ramificao messinica do judasmo no primeiro sculo d.C. Aps o cisma que levou separao entre judasmo e cristianismo, o cristianismo desenvolveu-se separadamente, e tambm foi perseguido pelo Imprio romano. Com a adopo do cristianismo como religio do imprio no sculo IV, a tendncia a querer erradicar o paganismo e a viso do judasmo como uma religio que teria desprezado Jesus Cristo, levou a um constante choque entre as duas religies, onde a poltica de converter judeus fora levava expulso, espoliao e morte, caso no fosse aceita a converso. Esta viso anti-judaica era compartilhada tanto pelo catolicismo, quanto por seitas protestantes surgidas no sculo XVI. Os judeus e diversas minorias tornaram-se vtimas de diversas acusaes e perseguies por parte dos cristos. A converso ao judasmo foi proibida pela Igreja, e as comunidades judaicas foram relegadas marginalidade em diversas naes ou expulsas. O judasmo tornou-se ento uma forma religiosa de resistncia dominao imposta pela Igreja, desenvolvendo algumas das doutrinas exclusivistas de muitas tradies judaicas actuais. Com o surgimento do Islo no sculo 7 d.C. e sua rpida ascenso entre diversas naes, inicia-se a relao deste com o judasmo, caracterizado por perodos de perseguio e outros de paz, no qual se deve enfatizar a Era de Ouro no judasmo na Espanha mulumana. Judasmo na atualidade

Na maior parte das naes ocidentais, como os Estados Unidos, o Reino Unido, Israel e a frica do Sul, muitos judeus secularizados deixaram h muito de participar nos deveres religiosos. Muitos deles lembram-se de ter tido avs religiosos, mas cresceram em lares onde a educao e observncia judaicas j no eram uma prioridade. Desenvolveram sentimentos ambivalentes no que toca aos seus deveres religiosos. Por um lado, tendem a agarrar-se s suas tradies por razes de identidade, mas por outro lado, as influncias da mentalidade ocidental, vida quotidiana e presses sociais tendem a afast-los do judasmo. Estudos recentes feitos em judeus americanos indicam que muitas pessoas que se identificam como de herana judaica j no se identificam enquanto membros da religio conhecida como judasmo. As vrias seitas judaicas nos EUA e no Canad encaram este facto como uma situao de crise, e tm srias preocupaes com as crescentes taxas de casamentos mistos e assimilao entre a comunidade judaica. Uma vez que os judeus americanos tm vindo a casar mais tarde do que acontecia antigamente, tm vindo a ter menos filhos, e a taxa de nascimentos entre os judeus americanos desceu de mais de 2.0 para 1.7 (a taxa de substituio de 2.1).
O que um Judeu?

muito difcil encontrar uma simples definio do que um judeu. Judeu todo aquele que aceita a f judaica. Esta a definio religiosa. Judeu aquele que, no tendo afiliao religiosa formal, considera os ensinamentos do Judasmo - sua tica, seus costumes, sua literatura - como propriedade sua. Esta a definio cultural. Judeu aquele que se considera judeu ou que assim considerado pela sua comunidade. Esta a definio prtica.

Como parte de inegvel importncia para qualquer definio vlida, deve-se dizer tambm o que o judeu no . Os judeus no so raa. A histria revela que atravs de casamentos e converses o seu nmero sofreu acrscimos sem conta. H judeus morenos, louros, altos, baixos, de olhos azuis, verdes, castanhos e pretos. E apesar da maioria dos judeus serem de raa branca, h os judeus negros, os falashas, na Etipia, os judeus chineses de Kai-Fung-Fu e um grupo de judeus ndios no Mxico, cuja origem, at hoje, ainda um mistrio para os antroplogos e arquelogos. Para se compreender o Judasmo, a busca do absoluto no ritual e no dogma deve ser abandonada, para dar lugar a um exame de ampla filosofia qual se subordina a nossa f. As nossas regras de culto so muito menos severas do que as de conduta. Nossa crena no que se refere Bblia, aos milarges, vida eterna - secundria em relao nossa f nas potencialidades humanas e nas nossas responsabilidades para com o prximo. As modificaes introduzidas, no decorrer dos anos, no ritual e nos costumes, so de importncia menor comparadas com os valores eternos que fortaleceram a nossa f atravs de incontveis geraes e mantiveram o Judasmo vivo, em face de todas as adversidades. O Judasmo sempre foi uma f viva, crescendo e modificando-se constantemente como todas as coisas vivas. Somos um povo cujas razes foram replantadas com demasia freqncia, cujas ligaes com as mais diferentes culturas foram muito intensas para que o pensamento e tradies religiosas permanecessem imutveis. Sucessivamente, os judeus fizeram parte das civilizaes, dos assrios e babilnios, dos persas, dos gregos e romanos e, por fim, do mundo cristo. As paredes do gueto foram mais uma exceo do que propriamente uma regra no curso da histria. Tais experincias, inevitavelmente, trouxeram consigo certas modificaes e reinterpretaes. De qualquer maneira, a religio judaica conseguiu se desenvolver sem submeter-se ao dogmtico ou ao proftico. A f do judeu exige que ele jejue no Dia do Perdo. Mas enquanto jejua, aprende a lio dos profetas que condenam o jejum que no feito com probidade e benevolncia. Ele vem sinagoga para rezar e, durante o culto, l as palavras de Isaas dizendo que a orao intil a no ser que ela seja o reflexo de uma vida de justia e de misericrdia. Assim, o Judasmo continua sendo uma f flexvel, que v os valores atravs de smbolos e ao mesmo tempo se precav contra cerimnias superficiais. Acreditamos em Deus, um Deus pessoal cujos caminhos ultrapassam a nossa compreenso, mas cuja realidade ressalta a diferena que existe entre um mundo com finalidades e outro sem propsitos. Acreditamos que o homem seja feito imagem de Deus, que o papel do homem no universo nico e que, apesar da falha de sermos mortais, somos dotados de infinitas potencialidades para tudo o que bom e grandioso. So essas as nossas crenas religiosas bsicas. Os outros pontos abordados acima podem ser considerados, como diria Hilel (1), mero comentrio.

Os princpios Bsicos do judasmo?

A maneira mais autntica de adorar Deus a imitao das virtudes divinas: como Deus misericordioso, assim tambm devemos ser compassivos; como Deus justo, assim devemos tratar com justia ao prximo; como Deus tardo em se irritar, assim tambm devemos ser tolerantes em nossos julgamentos. O Talmud(2) fala em trs princpios bsicos da vida: a Tor, ou instruo; o culto ou o servio de Deus, e a caridade ou a prtica de Boas Aes. O amor ao saber domina a f judaica. Desde o primeiro sculo da era crist, tm os judeus um sistema de educao obrigatria. A responsabilidade pela educao dos pobres e dos rfos cabia comunidade tanto quanto aos pais. Tampouco se alheavam os antigos rabis psicologia educativa. No primeiro dia de escola as crianas ganhavam bolos de mel com o feitio das letras do alfabeto, para que associassem o estudo ao prazer. O segundo princpio bsico desta religio o servio de Deus. Desde sua mais tenra meninice aprendem os judeus que Ele deve ser adorado por amor, e nunca por temor. O terceiro fundamento do Judasmo a caridade, a genuna caridade que brota do corao(3). No existe outra palavra hebraica para traduzir caridade seno a que significa ddiva eqnime(*). A filantropia, observou um notvel erudito, nasceu de dois elementos da religio judaica: o conhecimento de que tudo quanto possumos propriedade do Senhor; e a convico de que o homem pertence a Deus. Para o judeu piedoso, a filantropia no conhece fronteiras raciais ou religiosas. De acordo com os rabis: Exige-se de ns que alimentemos os pobres dos gentios tanto como nossos irmos(*) judeus... Ningum est isento da prtica da caridade - diz o Talmud -, at quem vive de uma penso deve dar ao pobre!
(*)

Veja nota n 3 no fim do livro.

No primeiro sculo da nossa era, o Rabi Iohanan(4) perguntou a cinco de seus mais preclaros discpulos o que consideravam o alvo supremo da vida. Cada qual ofereceu a sua frmula predileta. Depois de ouvir a todos, disse Iohanan: A resposta do rabi Elazar ainda a melhor - um bom corao. Outro grupo de estudiosos procurou um nico verso da Bblia qie distilasse a essncia da f judaica. E encontraram-no nas palavras do profeta Miquias: Que que o Senhor pede de ti, seno que pratiques a justia e ames a beneficncia e andes humildemente com o teu Deus.

A nica religio verdadeira!

Os judeus consideram a sua religio a nica para os judeus; jamais condenam, porm, o devoto de qualquer outra f. Diz-nos o Talmud: Os justos de todas as naes merecem a imortalidade. Acreditam eles em certos conceitos ticos essenciais: decro, benevolncia, justia e integridade. A estes consideram verdades eternas, mas sem se arrogarem o monoplio dessas verdades, pois reconhecem que toda grande f religiosa as descobriu. Era o que Rabi Meir tinha em vista quando, h cerca de dezoito sculos, afirmou Gentio que segue a Tor no inferior ao nosso Sumo Sacerdote.
O Povo Eleito

As palavras povo eleito deram origem a muitas ilaes capciosas. A maioria delas provm da falta de familiaridade com a tradio judaica e de uma incompreenso daquilo que o Judasmo considera seu papel especfico e sua responsabilidade. No se consideram os judeus dotados de quaisquer caractersticas, talentos ou capacidades peculiares, nem tampouco que gozem de algum privilgio especial aos olhos de Deus. A Bblia refere-se escolha de Israel por Deus, no em termos de preferncia divina, mas antes por divina intimao. Israel foi escolhido para trilhar uma vida de grandes exigncias espirituais; para honrar e perpetuar as Leis de Deus e transmitir a Sua herana. Relata a tradio o episdio do Monte Sinai, em que a Tor foi completada. Deus oferecera o rlo sagrado a diversas outras naes antes de oferec-lo a Israel. Julgando que os Dez Mandamentos lhes impunham muitas limitaes, os moabitas recusaram a Tor. Tampouco os amonitas quiseram aceitar restries sua liberdade pessoal. Israel, porm, aceitou a Lei sem reservas. Os judeus de nossos dias, portanto, consideram-se um povo que escolhe, antes que um povo escolhido, e aceita o peso da Tor, e a responsabilidade de transmitir sua moral bsica e suas verdades espirituais. Todavia, os judeus responsveis rejeitam qualquer degenerao desse senso de fatalidade num arrogante e vazio jacobinismo ou numa confuso de responsabilidade com privilgio.

Conceito do pecado

O conceito judaico de pecado se ampliou e transformou atravs dos sculos. Para os antigos hebreus, o pecado consistia na violao de um tabu, uma ofensa contra Deus, pela qual deveria ser oferecido um sacrifcio expiatrio. Gradativamente, com o correr dos anos, este conceito se dilatou. O pecado passou a significar a nossa inabilidade em nos conformarmos com nossas plenas potencialidades, o nosso malgro em cumprir nossos deveres e arcar com as nossas responsabilidades como judeus e como povo de Deus.

Estas grandes expectativas provenientes da criao do homem imagem de Deus, so acentuadas em todos os ensinamentos judaicos. Narra certa lenda do Talmud que ao entregar a Tor a Moiss, Deus chamou para testemunhar no apenas os judeus do tempo de Moiss, porm os judeus de todas as geraes futuras. Cada judeu, portanto, deve considerar-se como tendo aceito pessoalmente a Lei e os elevados ideais dados a seus pais, como depositrios, nas faldas do Sinai. Deixar de pautar a vida por estes altos padres, constitui pecado. A tradio judaica distingue entre pecados contra a humanidade e pecados contra Deus. Os primeiros - transgresses de um homem contra seu prximo - somente podem ser reparados com a obteno do perdo daquele que foi agravado. Oraes no podem expiar tais pecados; Deus no intervm para redimir as dvidas do homem para com o seu semelhante. Os pecados contra Deus se cometem por quem se alheia sua f. Estes podem ser expiados pela verdadeira penitncia, que em hebraico se exprime pela palavra retorno(*), quer dizer, um regresso a Deus e uma reconciliao com le. Isto s pode ser conseguido por meio de uma anlise honesta de nossas almas, um reconhecimento sincero de nossas imperfeies e uma firme resoluo de preencher o vcuo entre o credo e o ato.

Existe o Cu e o Inferno?

Houve tempo em que a idia do cu e do inferno teve acolhida generalizada na teologia judaica. Embora no contenha qualquer referncia direta a um futuro mundo concreto ou fsico, o Antigo Testamento faz algumas vagas e poticas aluses a uma vida posterior. E durante o perodo da dominao persa sobre Israel, diversos ensinamentos do Zoroastro, entre os quais a noo de um cu e um inferno futuros, tornaram-se populares entre os judeus. Hoje, estes acreditam na imortalidade da alma - uma imortalidade cuja natureza s conhecida de Deus - mas no aceitam um conceito literal do cu e do inferno. Os judeus sempre se preocuparam mais com este mundo do que com o outro e sempre concentraram seus esforos religiosos na criao de um mundo ideal para nele viverem.

Os milagres da bblia

Nossos antepassados consideravam os milagres da Bblia literalmente verdadeiros. No faziam eles distino entre o natural e o sobrenatural, j que o mesmo Deus todopoderoso que determinou o curso da natureza poderia alter-lo vontade. A separao das guas do Mar Vermelho, o desmoronamento das muralhas de Jeric, parar o sol ordem de Guideo, tudo isso era aceito como fatos histricos normais, em nada diversos da queda de Jerusalm ou da composio do Talmud.

Grandes eruditos, entre eles Maimnides e, muitos sculos antes, Filon, sugeriram que os autores da Bblia tenham escrito deliberadamente numa linguagem de parbolas e hiprboles, sem esperar que estas fossem tomadas ao p da letra. Seu propsito era transmitir grandes verdades morais numa forma que fosse compreendida e apreciada pelo povo em geral. A alegoria constitua excelente mtodo didtico, a ponto de a histria bblica permanecer intata atravs de cem geraes.

Novo Testamento!

A frase "proibidos de ler" inteiramente estranha ao Judasmo. Nenhuma autoridade ousaria sugerir que um ente humano amadurecido fosse "proibido de ler" qualquer coisa. Nunca houve, por certo, nenhuma interdio da leitura dos Evangelhos ou de outros escritos cristos. Todavia, a sinagoga no se empenha em recomendar a leitura do Novo Testamento, j que ele no tem conotao religiosa dentro da vida judaica, nem se ouvir do plpito de uma sinagoga ortodoxa uma citao dos Evangelhos, pela mesma razo.

Divrcio

O divrcio sempre foi raro na comunidade judaica. Todavia, quando as divergncias entre marido e mulher so to irreconciliveis que tornem intolervel a vida em comum, o Judasmo permite o divrcio, sem reservas. Um lar cheio de amor, dizem-nos os nossos mestres, um santurio; um lar sem amor um sacrilgio. Na tradio judaica se considera maior mal para os jovens serem criados num lar sem paz e respeito mtuo do que terem de encarar o divrcio dos pais. Quando duas pessoas no podem encontrar uma base comum para prosseguir em seu casamento, a despeito de reiterados e autnticos esforos, o Judasmo sanciona e aprova-lhes o divrcio.

A mulher (esposa e me)

Toda vspera de sbado, a famlia praticante recita o ltimo(7) captulo dos Provrbios, como tributo esposa e me, ideais do Judasmo. As virtudes exaltadas naqueles vinte e dois versos resumem os dotes de uma perfeita esposa: um ser humano reverente, eficiente, compreensivo, de um otimismo alegre, de corao aberto para socorrer os necessitados que lhe batem porta e, acima de tudo, a pessoa sobre quem toda a famlia pode apoiar-se. Desde o bblico livro Provrbios at as modernas baladas populares judaicas, a esposa e a me tm sido descritas como a encarnao da terna dedicao, do altrusmo e da fidelidade prpria crena. A me impe o tom espiritual vida familiar, a principal

responsvel pelo desenvolvimento do carter dos filhos e mantm a famlia unida em face da adversidade. A tradio judaica impe poucas obrigaes rituais mulher na vida da sinagoga, mas atribui-lhe responsabilidade total em relao atmosfera de piedade do lar e preservao dos ideais judaicos. Ela rene os filhos em torno de si na vspera do sbado para ouvirem-na pronunciar a bno das velas, prepara a casa para cada festa e para os Grandes Dias Santos e cria um ambiente de jubilosa expectativa. Nas velhas comunidades judaicas, a educao das crianas at a idade de seis anos cabia s mulheres, a fim de que, naquele perodo impressionvel, pudessem ensinar a seus pequerruchos os valores eternos. Mais importante, porm, era o tradicional papel de conselheiro da famlia inteira, desempenhado pela esposa e pela me. Diz o Talmud: No importa a pequena estatura de tua mulher, inclina-te e pede-lhe conselho.

Lei e rituais religiosos

Um dos traos mais caractersticos do Judasmo consiste na sua grande variedade de ritos e cerimnias tradicionais que se relacionam com todas as circunstncias da vida, desde o bero at o tmulo. A religio judaica est repleta de smbolos de toda espcie. E apesar de alguns poucos terem surgido em sculos recentes, a maioria tem origens muito antigas. Quando os pais levam o filho sinagoga para o Bar-Mitzv, reina profunda comoo entre os fiis, alegres por contemplarem um rapazinho passar para a idade adulta, enquanto os pais se orgulham por verem o filho assumir um papel na vida da sinagoga e compenetrar-se das primeiras responsabilidades da maioridade. O cerimonial do Bar Mitzv sublima todas essas emoes. Dizer que tais cerimnias so suprfluas pretender que as palavras podem bastar-se sem msica. Podem, claro. Mas a msica freqentemente acrescenta-lhes uma nuana que marca a diferena entre fortuito e significativo, entre trivial e solene. Destarte, os ritos e os smbolos amide emprestam poesia vida e tornam-na digna de ser vivida. A palavra hebraica que significa santo, Kadosh e encontrada sob diversas formas atravs de todo o ritual judaico:

Aos sbados e nas festas o judeu recita o Kidush, a Santificao do vinho. As palavras e a bno em si no tm tanto sentido quanto a prpria cerimnia. O pai toma nas mos a taa de prata e declama as palavras em voz alta; a me e os filhos ouvem atentamente e respondem com um Amm conclusivo. um ato

simples e no entanto espelha toda a beleza e a serenidade que o sbado representa. O ritual da Devoo Silenciosa, recitada trs vezes por dia, contm uma prece chamada Kedush, na qual o oficiante repete as palavras do profeta: Santo, santo, santo o Senhor dos exrcitos, o mundo inteiro est cheio de sua glria. E, ao fim da vida, h outra forma de santificao, o Kadish - no qual a pessoa que perdeu um ente querido afirma, apesar de toda a sua aflio, que a vida sagrada e digna de ser vivida.

BAR MITZVAH

Um menino que completa o seu dcimo-terceiro aniversrio um Bar Mitzv literalmente, um homem do dever. Desse dia em diante, conforme a tradio judaica, ele responsvel por seus prprios atos e por todos os deveres religiosos de um homem. No sbado posterior ao dcimo-terceiro aniversrio de um menino judeu, ele chamado ao altar da sinagoga para ler a Tor. O jovem repete a bno, depois que um trecho da Tor lido, e recita a lio dos Profetas, denominada Haftar.

Talmud

O Talmud consiste em sessenta e trs tratados de assuntos legais, ticos e histricos, escritos pelos antigos rabis. Foi publicado no ano de 499 D.C., nas academias religiosas da Babilnia, onde vivia a maior parte dos judeus daquela poca. uma compilao de leis e de erudio, e durante sculos foi o mais importante compndio das escolas judias. O Judasmo ortodoxo baseia suas leis geralmente nas decises encontradas no Talmud. Parte considervel dessa obra enciclopdica s oferece interesse a estudiosos profundos da lei. Mas o Talmud muito mais do que uma srie de tratados legais. Intercalados nas discusses dos eruditos h milhares de parbolas, esboos biogrficos, anedotas humorsticas e epigramas que fornecem uma viso ntima da vida judaica nos dias que antecederam e seguiram de perto a destruio do Estado judeu. um reservatrio de sabedoria to valioso hoje quanto o foi h mil e oitocentos anos. Os mesmos sbios rabis que nos deram o Talmud, compilaram tambm o Midrash, coleo de comentrios rabnicos sobre os ensinamentos morais da Bblia, freqentemente citados em sermes e na literatura judaica. Em torno de cada verso das Escrituras, os eruditos teceram consideraes morais, muitas vezes em forma de parbola. Os rabis estudaram a Bblia com a convico de que toda a verdade estava encerrada em suas pginas, bastando l-la para desvendar-lhe o opulento acervo de sabedoria.

Rabino

No Judasmo, Rabino um ttulo usado para distinguir aquele que ensina, aquele que tem a autoridade dos doutores da Tor ou aquele apontado pelos lderes religiosos da comunidade. Hoje os rabinos so os responsveis pelo ensino e aplicao dos ensinamentos do Judasmo. Ao contrrio de outras religies, o rabino no um sacerdote, no sendo estritamente necessrio para a realizao da maioria dos atos do ciclo de vida judaico, como o casamento, bar-mitzv, sepultamentos, etc. Os nicos atos que exigem a participao de um rabino so o get (divrcio) e litgios que exijam a deciso de um tribunal rabnico. No entanto, em nossos dias, em grande parte pela laicizao da comunidade judaica, os rabinos assumiram o papel de condutores da maior parte das cerimonias religiosas. Ainda assim, no judasmo no h a figura do "representante de D-us" ou de uma pessoa com um contato especial com a divindade, pois cada indivduo considerado como dotado de uma ligao direta com D-us. Sobre o exerccio do sacerdcio no judaismo pr-rabnico, veja Cohanim.
Muro das lamentaes

O muro ocidental, conhecido como Muro das Lamentaes, o lugar mais sagrado e venerado pelo povo judeu por tratar-se da nica relquia do ltimo templo. O Muro Ocidental uma pequena parte da muralha que Herodes construiu no ano 20 a.C., em redor do segundo Grande Templo. No ano 70, quando da destruio da cidade por Tito, este deixou de p esta parte da muralha com seus enormes blocos de pedra, a fim de mostrar, s geraes futuras, a grandeza dos soldados romanos que foram capazes de destruir o resto da edificao. Durante o perodo romano no era permitida, aos judeus, a entrada em Jerusalm. Entretanto, durante o perodo bizantino, lhes foi permitido entrar, uma vez por ano, no aniversrio da destruio, quando lamentavam a disperso de seu povo e choravam sobre as runas do Templo. Da o nome: Muro das Lamentaes. O costume de orar junto ao Muro continuou durante o decorrer dos sculos. Entre 1948 e 1967 o acesso ao Muro foi novamente proibido aos judeus, j que ele se encontrava na parte jordaniana da cidade dividida. Depois da Guerra dos Seis Dias, o Muro das Lamentaes converteu-se em um lugar de jubilo nacional e de culto religioso.

Estrela de Dav

Estrela de Davi (em portugus brasileiro) ou Estrela de David (em portugus europeu) (em hebraico: , transl. Magen David), conhecida tambm como escudo supremo de Davi (David), um smbolo em forma de estrela formada por dois tringulos sobrepostos, iguais, tendo um a ponta para cima e outro para baixo, utilizado pelo judasmo e por seus adeptos. Outro nome dado a este smbolo "Selo de Salomo". A palavra magen significa escudo, broquel, defesa, governante, homem armado, escamas. O substantivo magen, refere-se a um objeto que proporciona cobertura e proteo ao corpo durante um combate. Origem do Smbolo De acordo com a tradio judaica, este smbolo era desenhado ou encravado sobre os escudos dos guerreiros do exercito do rei Davi. Esta tradio teve origem no fato de o nome hebraico para Davi (pronunciado David) ser escrito originalmente por trs letras do alfabeto hebraico - Dalet, Vav e Dalet. Estes duas letras Dalet tinham uma forma triangular no alfabeto hebraico usado at ento, uma variao do alfabeto fencio, conhecido como proto-hebraico. Estas duas letras ento eram encravadas nos escudos dos soldados uma sobreposta a outra, formando uma espcie de estrela. Apesar de ser uma explicao plausvel, carece de provas histricas ou arqueolgicas para prov-la. A forma atual do Escudo de Davi j aparecia em diversas culturas do Extremo Oriente h milhares de anos, s nas ltimas centenas de anos que mudou-se para um smbolo puramente judaico. Este smbolo apareceu primeiramente ligado aos judeus j na Era do Bronze - no sculo IV a.C. - num selo judaico achado na cidade de Sidon. Ele tambm aparece em muitas sinagogas antigas na terra de Israel datadas da poca do Segundo Templo e at mesmo em algumas depois de sua destruio pelos romanos. No lhe era dado, ao menos aparentemente, um significado to especial ou mstico, mas ornamental, assim como muitas Estrelas de Davi foram achadas ao lado de Escudos de Salomo (estrelas de cinco pontas ou pentagramas) e, curiosamente, ao lado de susticas. Um exemplo o friso da sinagoga de Cafarnaum (sculo II ou III da era crist) e uma lpide (ano 300 da era crist), encontrada no sul da Itlia. Apesar disso, a Estrela de Davi no aparece entre os smbolos judaicos mais importantes do perodo helenstico. O testemunho mais antigo deste emblema na literatura judaica mostrado no livro do sbio carata Yehudah ben Eliahu Hadasi, que viveu no sculo 12, em seu livro Eshkol Hakofer. No captulo 242, ele expe costumes de pessoas do povo que aos poucos foram mudando o smbolo do Escudo de Davi de um simples selo para um tipo de signo mstico ou amuleto: e os sete anjos na Mezuz foram escritos - Miguel e Gabriel [...] o Eterno ir guardar-te e este smbolo chamado Escudo de Davi escrito em todos os anjos e no final da Mezuz.... Assim sendo, j naquela poca, este smbolo tinha um carter mstico, sendo freqentemente gravado como uma forma de amuleto, protetor. A identificao efetiva da Estrela de Davi com o Judasmo comeou na Idade Mdia. Em 1354, rei Karel IV concedeu o privilgio a comunidade judaica de Praga de ter sua prpria bandeira. Os judeus confeccionaram, num fundo vermelho, um hexagrama, a Estrela de Davi, em ouro. Documentos referem-se a este smbolo como sendo a bandeira do rei Davi. Em Praga, a estrela de seis pontas sempre chamada de Maguen David passou a ser usada tanto em sinagogas, como no selo oficial da

comunidade e em livros impressos. No sculo XIX, difundiu-se o smbolo da Estrela de Davi tambm nos carimbos de judeus e sobre cortinas das Arcas Santas das sinagogas. Junto com parte dos judeus devotos, expandiu-se a alegao de que a origem do smbolo da Estrela de Davi estava diretamente ligada s flores que adornavam a Menor candelabro de sete braos que fazia parte dos objetos do Templo em Jerusalm feitas numa forma de relevo de lrios de seis ptalas, que faziam uma silhueta parecida com a forma da Estrela de Davi. Entre os que crem nesta suposta origem do famoso smbolo, h uma interpretao que a Estrela de Davi foi feita diretamente pelas mos do prprio Deus de Israel.
Influncias no smbolo

Existem intrpretes que argumentam que o lrio branco composto por seis ptalas num estilo parecido com a Estrela de Davi. De fato, esta a flor que identificada com o povo de Israel no livro bblico de Cntico dos Cnticos. H pensadores que viram no conceito de Estrela de Davi e nos dois tringulos que a compe uma ligao ou conexo com o elemento macho (o tringulo com a ponta voltada para cima, constituindo o smbolo masculino) e com o elemento fmea (o tringulo voltado para baixo, constituindo a forma de um receptculo). H os que viram neste smbolo a relao entre o elemento celestial que aspira para a terra seu poder (o tringulo com a ponta para baixo), contra o elemento terrestre que aspira para o cu sua influncia (o tringulo que aponta para cima). Outros pensadores argumentaram que a Estrela de Davi constituda por seis pontas representaria o domnio celestial sobre os quatro ventos, sobre o que est em cima e sobre o que est em baixo na terra. De acordo com a Cabala (mstica judaica), a Estrela de Davi insinua a representao das sete emanaes divinas (sefirot) inferiores. Cada tringulo dos seis tringulos que formam os lados da estrela representariam uma emanao e o centro dos tringulos maiores sobrepostos da Estrela de Davi representariam a emanao denominada Malchut. O filsofo Franz Rosenzweig deu uma outra interpretao muito peculiar Estrela de Davi, quando afirmou que um dos tringulos constituintes do smbolo seria a representao da base de focos que caracterizam o pensamento do mundo Deus, o homem e o mundo. Obviamente, havia filsofos que no criam na existncia de Deus, de um mundo metafsico ou de uma humanidade separada do mundo real, mas ainda estes focos constituam, na sua opinio, a base da filosofia de sua gerao. O outro tringulo representaria, na sua cogitao, a posio do Judasmo nestes assuntos. Num nvel bem bsico, o Judasmo se ocuparia na reflexo sobre as relaes que existem entre estes fatores, no tocante aos trs fundamentos principais do Judasmo, na opinio de Rosenzweig: a Criao (a relao entre Deus e o mundo), a revelao (a relao entre Deus e o homem) e a redeno (a relao entre o homem e o mundo). Os cristos utilizam o smbolo como sinal de respeito a Israel, sendo esse o lugar onde eles acreditam que Jesus voltar.

Usos do smbolo

Os nazistas contriburam na identificao dos judeus com a Estrela de Davi. Durante a Alemanha nazista, os judeus que estavam aprisionados em campos de concentrao possuiam a "estrela dos judeus" costurada em sua camisa. Dentro da estrela de Davi, ficava escrita a palavra "Jude", que em alemo significa "Judeu". O smbolo era usado para facilitar a identificao dos Judeus. Depois do estabelecimento do Estado de Israel, quando no foi aceita a proposta de Herzl no tocante de uma bandeira com sete estrelas e outra idia de uma com sete Escudos de Davi, o Conselho do Estado Provisrio aceitou a deciso do comit de uma outra proposta de um smbolo e de uma bandeira, confirmados em 28 de outubro de 1948. E assim mudou a estrela de Davi de um simples smbolo judaico ornamental para o nvel de smbolo supremo do recm estabelecido Estado judeu, sendo parte central da bandeira da nao, tendo por cima e por baixo dela duas faixas azul-celestes. Porm, os cidados rabes do novo Estado argumentaram que no se identificavam com uma bandeira que era composta unicamente por smbolos judaicos a Estrela de Davi e uma representao, por meio das duas faixas azuis, do xale de oraes judaico (chamado em hebraico de Talit). Os participantes do grupo Natur Karta tambm pararam de usar a Estrela de Davi depois deste evento, argumentando que este era um smbolo que representava um Estado sionista. De maneira semelhante a como so representadas organizaes como a Cruz Vermelha e o Crescente Vermelho, usando smbolos de destaque de suas religies, a organizao israelita de ajuda humanitria e mdica, denominada Escudo de Davi Vermelho (em hebraico Maguen David Adom), representada como o prprio nome j diz - por uma estrela de Davi vermelha como smbolo oficial. Esta organizao de pronto-socorro mdico, porm, no alcanou ainda um reconhecimento oficial internacional como as suas correspondentes nos pases cristos ou muulmanos.

Resumo

(introduo) O judasmo considerado a primeira religio monoteista a aparecer na histria. Tem como cresca principal a existncia de apenas um Deus, o criador de tudo. A tradio judaica defende que a origem deles d-se com a libertao dos filhos de israel da terra do Egito pelas mos de Moiss. Para os judeus, Deus fez um acordo com os hebreus, fazendo com que eles se tornassem o povo eleito e garantindo-lhes a terra prometida. Atualmente, a f judaica praticamente em vrias regies do mundo, porm no estado de Israel que se concentra um grande nmero de praticantes. ...Judasmo no uma religio que foi desenvolvida pelo ser humano, mas sim foi baseada e revelada atravs do testemunho de nossos antepasados... Os judeus podem ser qualquer nacionalidade ou cor e vivem em muitos paises por todo o mundo. Voc pode ser um judeu e no seguir nenhum preceito ou prtica religiosa. Como? Os Judeus ortodoxos acreditam que voc judeu se sua me for judia, ou se voc se tornar um judeu aps longos estudos e muita prtica. Os livros sagrados A Tor ou pentateuco, de acordo com os judeus, considerado o livro sagrado que foi revelado diretamente por Deus. Fazem parte da tor: Gnesis, xodo, levtico, nmeros e deuteronmio. A Tor o documento bsico do judasmo que ensina as leis e mandamentos para os judeus e no judeus, porm principalmente para os judeus. Mas a tor, por si s, no uma guia em que voc vive ao p da letra, porque ele precisa de uma explicao. Ele diz que no se deve trabalhar no dia do Shabat, e apresenta algumas regras, mas no tudo. Precisa de detalhes. Ento, obviamente, voc precisa de uma traduo oral para compreender o texto. Talmud O Talmude o livro que rene muitas tradies orais e dividido em quatro livros: Mishnah, Targumin, Midrashim e Comentrios. Shabat o nome dado ao dia de descano semanal no Judasmo, sendo observado a partir do pr-do-sol da sexta-feira at o pr-do-sol do sbado.

De acordo com a tradio judaica, o dia de shabat foi ordenado por Deus como um dia de descanso aps a criao. A famlia A vida familiar, to importante no judasmo, gira em torno do Shabat, das festas e refeies familiares. Isto inclui aprender, cantar e conversar. Rituais e Smbolos Os cultos judaicos so realizados nun templo chamado de sinagoga e so comandados por um sacerdote conhecido por rabino. O smbolo sagrado do judasmo o memor, candelabro com sete braos. Entre os rituais, podemos citar a circunciso dos meninos aos 8 dias de vida. O Bar-Mitzvah que representa a iniciao na vida adulta para os meninos. A Bat-Mitzvah para as meninas aos 12 anos de idade. Os homens judeus usam a kippa, pequena touca, que representa o respeito a Deus no momento das oraes. Nas sinagogas, existe uma arca, que representa a ligao entre Deus e o povo judeu. Nesta arca so guardados os pequenos segredos da tor. Fstividades As datas das festas religiosas dos judeus so mveis, pois seguem um calendrio lunisolar. O Rosh hashan marca o inicio do ano novo judaico. Entre os principais preceitos esto o toque do shofar e refeies festivas. O Yom Kipur, dia do perdo, o mais santo do calendrio judaico, tambm chamado de dia do arrependimento. Os judeus fazem jejum por 25 horas seguidas para purificar o espirito. O Simchat Tor o dia do Jbilo com a Tor no qual o ciclo anual da leitura da tor terminada e reiniciado. Nesta data, celebra-se a entrega dos Dez Mandamentos a Moiss. No Purim, comemora-se a liberao do povo judeu da destruio planejada pelo perverso Haman. As crianas se fantasiam, so feitos donativos, leitura do livro de Ester, troca de doces e frutas. Na Pssach, ou pascoa, comemora-se a lebertao do povo judeu da escravid no Egito. Uma das maiores regras durante esta festa a proibio de consumir alimentos fermentados e a obrigao de comer mars. Mats Shemur feita de trigo que foi estritamente protegido de qualquer contato com a gua, do momento da colheita at a hora de assar.

A morte e o luto Os judeus ortodoxos so enterrados, mas alguns progessistas permitem a cremao. Depois do funeral, os familiares da pessoa falecida observam o Shiva, um luto de sete dias. Sentam-se em cadeiras baixas e recebem a famlia e os amigos para rezar, confort-los e trazer-lhes comida. Todos os anos, acende-se uma vela e fazse uma prece especial na data da morte. Musica e Dana A dana em Israel surgiu como uma fuso entre estilos de dana judaico e no judaico de diversr partes do mundo. As danas eram criadas atravs de movimentos baseados no trabalho da terra e eram danadas em diferentes ocasies. No casamento, os convidados danam em circulos separados. As mulheres ao redor da noiva e, os homens em volta do noivo. O casal o nico centro de ateno, e a dana tem o nico objetivo de faz-los felizes e homenagelos. Tambm existem cantores que criaram formas de contextualizar a cultura sem perder a essncia de suas regras e prticas. Como por exemplo, Matisyahu Hasidic Hoje muito famoso por cantar reggae com letras extremamentes profundas sobre sua religio. Culinria A cozinha judaica tem, provavelmente, a culinria mais marcada pelos preceitos religiosos nos dias atuais. conhecida no mundo inteiro, principalmente, por conta das recomendaes do Kashrut. O Kashrut, leis higinicas, proibe o consumo de porco, custceos, leite e carne numa mesma refeio. Alm dos alimentos, os utensilios e panelas tambm devem ser Kashrut para que a cozinha seja autntica. Uma panela que tenha sido usada para fazer carne, por exemplo, nunca poder ser usada para ferver leite. O Casamento Os casamentos judaicos, mais do que qualquer outra cerimonia, variam em cada pas. Podem ser cerimnias informais, ao ar livre, ou muito formais, na sinagoga. A noiva sempre cobreo rosto com um vu. E o noivo quebra o copo para lembrar a destruio dos dois templos.

Potrebbero piacerti anche