Sei sulla pagina 1di 63

VESTIBULAR UNIVAO 2012 1 SEMESTRE - CADERNO DE PROVAS G05

FSICA

1) Um motociclista move-se em linha reta de acordo com a funo horria s = - 20 - 4t + 2t2, com unidades no sistema internacional. Assinale o item que representa a funo horria da velocidade do motociclista. a) v = 2 - 4t; b) v = - 20 - 4t; c) v = - 4 + 4t; d) v = - 4 + 2t.

2) Uma pessoa se aproxima e se afasta de um espelho convexo. Com relao imagem da pessoa no espelho, podemos afirmar que: a) ser sempre virtual, direita e menor que a pessoa. b) ser sempre real, direita e menor que a pessoa. c) ser sempre virtual, direita e maior que a pessoa. d) ser sempre real, invertida e maior que a pessoa.

3) Suponha que um eltron esteja se movendo com uma velocidade de 0,5.106 m/s. Se a massa do eltron 9,11.10-31kg, calcule o comprimento de onda aproximado, associado a esse eltron. Constante de Planck: 6,63.10-34J.s a) 1,45.10-9 m. b) 1,85.10-8 m. c) 1,98.10-9 m. d) 1,63.10-7 m.

VESTIBULAR UNIVAO 2012 1 SEMESTRE - CADERNO DE PROVAS G05

4) No circuito eltrico da figura abaixo, com um gerador ideal de 24 V, calcule a potncia dissipada no resistor de 6 ohm.

a) 32,65 W. b) 54,16 W. c) 36,48 W. d) 34,56 W.

5) Seja um bloco de massa 40 kg, que se movimenta sobre uma superfcie horizontal com velocidade inicial de 20 m/s. Se o coeficiente de atrito entre o bloco e a superfcie 0,2, calcule o tempo necessrio para que a velocidade do bloco se reduza quarta parte do seu valor inicial. Dado: g = 10 m/s2.

a) 8,5 s b) 6,5 s c) 5,5 s d) 7,5 s

VESTIBULAR UNIVAO 2012 1 SEMESTRE - CADERNO DE PROVAS G05

6) Seja um elevador
2

com massa de 1 000 kg, em movimento descendente vertical com

acelerao de 2 m/s . Considerando-se a acelerao da gravidade 10 m/s2, calcule a fora de trao aplicada no cabo do elevador:

a) 7 000 N; b) 8 000 N; c) 7 500 N; d) 8 500 N.

7) Um pndulo simples com comprimento x = 4,0 m e massa 8,0 kg solto do repouso em P, num local onde g = 10 m/s2. Assinale a alternativa que representa a velocidade do corpo, na posio mais baixa (Q).

a) 2 10 m/s; b) 2,5 10 m/s; c) 3 10 m/s; d) 2 5 m/s.

VESTIBULAR UNIVAO 2012 1 SEMESTRE - CADERNO DE PROVAS G05

8) Um pequeno objeto de 10 g de massa solto no interior de um recipiente contendo gua, de tal forma que a distncia entre o ponto em que foi abandonada e a superfcie de 12 cm. Supondo-se que a densidade do objeto 0,2 g/cm3, calcule o tempo que se passou, desde que o objeto foi solto at ele chegar superfcie. Desconsidere os atritos, use g = 10 m/s2 e a densidade da gua como 1 g/cm3.

a) 10-1. b) 10-1. c) 10-1. d) 10-1.

2 s.
0,8 s. 0,6 s.
3 s.

VESTIBULAR UNIVAO 2012 1 SEMESTRE - CADERNO DE PROVAS G05

GEOGRAFIA 9) Analise o texto a seguir: Tambm conhecido por seu nome em ingls Boulder, so grandes blocos arredondados, dimetro maior que 256 mm, produzidos pelo processo de intemperismo qumico, conhecido como esfoliao esferoidal ou pelo desgaste de blocos arrastados por correntes fluviais.

Em geral (...) formados por eroso fluvial so menores dos que os formados pelo intemperismo qumico, alm de serem encontrados em ambientes de sedimentao, longe de sua rea fonte, ao passo que os (...) formados por esfoliao esferoidal so autctones, tendo sofrido pouco transporte, estando mais sujeitos ao da gravidade e do rastejamento (creeping) do solo onde se formou.
(FONTE: http://www.dicionario.pro.br. Acesso em outubro de 2011.)

O nome CORRETO da forma dos blocos, em questo, :

a) boudin. b) mataco. c) inselberg. d) falsia.

VESTIBULAR UNIVAO 2012 1 SEMESTRE - CADERNO DE PROVAS G05

10) A Geografia apresenta, de acordo com as suas variadas correntes, categorias de anlise fundamentais para seu estudo e compreenso. As principais categorias de anlise so: paisagem, lugar, territrio, regio e espao. Analise a imagem:

O Cafezal, Cndido Portinari

Essa imagem representa:


a) um territrio, uma vez que representa um conjunto de sistemas naturais, uma identidade, o fato e o sentimento de pertencer quilo que nos pertence.

b) uma paisagem, pois uma imagem polissmica, captada pelos sentidos humanos que apresenta elementos de domnio natural, cultural, social e econmico que se articulam uns com os outros. c) uma regio, resultante das relaes conflituosas e solidrias dos processos naturais e das aes sociais, incorporando monumentos construdos ao longo da histria. d) um espao, porque no uma rea geogrfica que constitui uma unidade distinta com caractersticas distintas e temticas.

VESTIBULAR UNIVAO 2012 1 SEMESTRE - CADERNO DE PROVAS G05

11) Leia o mapa e o fragmento abaixo:

(FONTE: http://jeffim.blogspot.com> Acesso em outubro de 2011.)

O poder imenso dos Estados Unidos , antes de tudo, multidimensional ou seja, se expressa nos domnios da produo econmica, do consumo e das finanas, mas tambm nos da poltica, da estratgia, das armas e da cultura.
(FONTE: MAGNNOLI, Demtrio. Geografia para o Ensino Mdio. So Paulo: Atual, 2008.)

Baseado no mapa, no texto e em outros conhecimentos sobre o assunto, escolha a opo INCORRETA sobre o papel geopoltico exercido pelos Estados Unidos da Amrica na atualidade. a) Como a sede das maiores empresas globalizadas do planeta, os Estados Unidos da Amrica equilibram sua balana comercial, valendo-se dos lucros obtidos por essas empresas.

b) O colapso da URSS e o fim da Guerra Fria fizeram dos Estados Unidos da Amrica uma hiperpotncia militar sem grandes rivais. c) Percebe-se uma notvel influncia econmica internacional estadunidense indicada pela atuao e desempenho de suas empresas e suas relaes scioeconmicas. d) As transaes comerciais internacionais so realizadas em dlar, moeda norte-americana, atestando a supremacia hegemnica financeira dos Estados Unidos da Amrica que fazem, das periferias do capitalismo mundial, verdadeiros quintais de influncia.

VESTIBULAR UNIVAO 2012 1 SEMESTRE - CADERNO DE PROVAS G05

12) Os grficos seguintes apresentam dados concernentes s conquistas sociais da populao brasileira nos ltimos anos.

A anlise dos dados representados nos grficos indica que: a) a distribuio de renda domiciliar evidencia uma equiparao histrica na distribuio dos recursos no Brasil refletindo na manuteno de um padro uniforme das condies sociais intra e interregionais no espao brasileiro. b) o arcabouo histrico da atual forma da distribuio de renda no Brasil formou-se a partir do modelo de crescimento baseado na industrializao das reas interioranas e do desenvolvimento de atividades primrias na poro centro oriental do pas. c) o ndice de Gini, desenvolvido pelo estatstico italiano Corrado Gini, evidencia que o Brasil figura entre os pases que registram as maiores desigualdades no mundo, mas revela que, nos ltimos tempos, essa desigualdade apresenta ntida tendncia reduo. d) as desigualdades sociais no Brasil, desde o perodo colonial, se caracterizam por nveis insignificantes no tocante diviso dos recursos entre as camadas superiores e inferiores.

VESTIBULAR UNIVAO 2012 1 SEMESTRE - CADERNO DE PROVAS G05

13) Considere a charge:

(FONTE: http://www.chargeonline.com.br. Acesso em outubro de 2011.)

Sobre a situao satirizada pela charge so feitas as seguintes afirmaes:

I O pas tem uma elevada dvida externa (algo em torno de 300 bilhes de Euros ou US$ 400 bilhes ou R$700 bilhes), associada incapacidade de honrar os compromissos de pagamento.

II - Internamente a Grcia tem elevadssimos gastos com o bem-estar social e salrios (que dobraram nos ltimos anos) e uma fraca receita, causada por uma enorme evaso de impostos.

III Os investidores internacionais , aps a crise econmica de 2008, tm investido vultosas somas na Grcia, o que tem gerado uma poupana mnima e grandes exportaes.

Dessas afirmaes, ASSINALE o item abaixo que se aplica situao apresentada:

a) apenas I; b) apenas I e II; c) apenas I e III; d) apenas II e III.

VESTIBULAR UNIVAO 2012 1 SEMESTRE - CADERNO DE PROVAS G05

14) Veja o poema abaixo: O MAPA - Mrio Quintana Olho o mapa da cidade Como quem examinasse A anatomia de um corpo... ( nem que fosse o meu corpo!) Sinto uma dor infinita Das ruas de Porto Alegre Onde jamais passarei... H tanta esquina esquisita, Tanta nuana de paredes, H tanta moa bonita Nas ruas que no andei (E h uma rua encantada Que nem em sonhos sonhei...) Quando eu for, um dia desses, Poeira ou folha levada No vento da madrugada, Serei um pouco do nada Invisvel, delicioso Que faz com que o teu ar Parea mais um olhar, Suave mistrio amoroso, Cidade de meu andar (Deste j to longo andar!) E talvez de meu repouso... Os mapas so representaes da superfcie terrestre em um plano. Para tal, valem-se de escalas geogrficas. Para representar o espao enfocado no poema, a escala mais indicada seria: a) 1: b) 1: c) 1: 50. 500. 5 000.

d) 1: 50 000.

10

VESTIBULAR UNIVAO 2012 1 SEMESTRE - CADERNO DE PROVAS G05

15) Observe a tabela datada de 24 de setembro de 2010.

A seleo das companhias foi feita tomando como base a edio de 2010 do ranking FT Global 500, das 500 maiores empresas do mundo, do Jornal Financial Times, elaborada com dados de 30 de maro. Os valores de mercado, porm, foram atualizados com base no fechamento das aes da ltima quinta-feira (23). (FONTE: Uol Economia) As corporaes transnacionais so as protagonistas da economia mundial. Sobre elas, correto afirmar que, EXCETO:

a) os conglomerados internacionais caracterizam-se pela exgua aplicao da cincia e do conhecimento na elaborao de seus produtos e prestao de seus servios.

b) os conglomerados transnacionais transferem suas cadeias produtivas por dezenas de pases, mas, a rigor, remetem as maiores parcelas de seus lucros para o pas-sede. c) as empresas globais estruturam redes em nvel global, interligadas e integradas pelas tecnologias de informao, produtos da Revoluo Tecnocientfica. d) uma tendncia atual dessas empresas a fuso entre grupos a fim de garantir a produo em grande escala para abastecimento do mercado global.

11

VESTIBULAR UNIVAO 2012 1 SEMESTRE - CADERNO DE PROVAS G05

16) Observe os documentos abaixo:

I Manchete e lide:

Atividade industrial na China fica estvel em setembro


Brasil Econmico (redacao@brasileconomico.com.br) - 30/09/11 O ndice Gerente de Compras marcou 49,9 pontos neste ms, mesmo valor de agosto. Reduo da demanda interna e menores exportaes afetaram a indstria do pas.
(FONTE: http://www.brasileconomico.com.br. Acesso em outubro de 2011.)

II Imagem

(FONTE: http://www.geografiaparatodos.com.br. Acesso em outubro de 2011.)

12

VESTIBULAR UNIVAO 2012 1 SEMESTRE - CADERNO DE PROVAS G05

Sobre a indstria na China, INCORRETO afirmar que:

a) o enorme mercado consumidor potencial, a existncia de variados recursos naturais e uma extensa mo-de-obra contriburam para a arrancada industrial do pas. b) as reformas econmicas, previstas na poltica das Quatro Modernizaes, implementadas por Deng Xiao-Ping, transformaram a China numa importante plataforma de exportao de bens de consumo do mundo. c) a China exporta quantidade considervel de bens de alta tecnologia, todavia no tem o controle da maior parte das tecnologias de fabricao desses produtos. d) as Zonas Econmicas Especiais, localizadas na poro ocidental do pas, concentram as indstrias de bens de produo e bens intermedirios.

13

VESTIBULAR UNIVAO 2012 1 SEMESTRE - CADERNO DE PROVAS G05

HISTRIA

17) Leia o comentrio sobre um livro que analisa a "Gazeta do Rio de Janeiro", o primeiro jornal brasileiro, criado em 1808:

"Aos ingleses se deveu a diversificao da oferta de mobilirio domstico, de instrumentos musicais e de transportes e acessrios para montaria. (...) objetos de decorao (...) louas e vidros (...). Mas quem revolucionou mesmo a cidade foram os franceses, que passaram a chegar ao Brasil em 1816 (...). Em 1818, Durand vendia acessrios masculinos e femininos como calados, chapus, luvas, suspensrios, leques, escovas, pentes, flores artificiais e bijuterias.

Os franceses tambm influram nos hbitos e cuidados com a toalete, proporcionando uma srie de servios antes inexistentes na cidade. (...) A presena dos estrangeiros difundiu o hbito de comer fora de casa. (...)

A autora chama a ateno para o papel que tiveram franceses e ingleses na modernizao do ensino no Rio de Janeiro. (...)."
(FONTE: Isabel Lustosa, "Daslu imperial", Folha de So Paulo, 29/07/07, Mais-8.)

O texto se relaciona elite brasileira na segunda metade do sculo XIX. A respeito da referida representao, CORRETO afirmar que:

a) a influncia da cultura francesa no processo de urbanizao expressou-se na moda e nos hbitos praticados pela elite e valorizada por ambos os sexos. b) a modernizao na maneira de vestir deveu-se criatividade da elite nacional, que conseguiu romper com a tradio. c) o uso do fraque pelos homens e a valorizao dos vestidos longos pelas mulheres restringiam-se s ricas Provncias do Sul. d) a predominncia dos investimentos britnicos na modernizao do pas imps a propagao exclusiva do vesturio ingls.

14

VESTIBULAR UNIVAO 2012 1 SEMESTRE - CADERNO DE PROVAS G05

18) "Vivemos sob a forma de governo que no se baseia nas instituies de nossos vizinhos; ao contrrio, servimos de modelo a alguns ao invs de imitar os outros. Seu nome, como tudo o que depende no de poucos, mas da maioria, democracia."
(FONTE: Pricles, Orao fnebre, in Tucidides: A Guerra do Peloponeso, Livro II, 37)

Nenhum povo do mundo antigo contribuiu tanto para a riqueza e a compreenso da Poltica, no seu sentido mais amplo, como o fizeram os gregos de outrora. Os nomes de Scrates, Plato e Aristteles, no campo da teoria, de Pricles e de Demstenes na arte da oratria, esto presentes em qualquer estudo erudito que se faa a respeito e mesmo nos mais singelos manuais de divulgao. Entendiam a poltica como uma cincia superior, determinante de qualquer organizao social e com inquestionveis reflexos sobre a vida dos indivduos. Sobre a democracia grega, marque a resposta INCORRETA:

a) A palavra democracia tem sua origem na Grcia Antiga, na qual demo significa povo e kracia poder, ou seja, poder do povo. b) A noo antiga de democracia grega era bem limitada, pois grande parte da populao grega no participava dos destinos pblicos, estimando-se que os direitos de cidadania estavam disposio, no mximo, de 30-40 mil homens, mais ou menos um dcimo da populao total. c) Considerava-se cidado (thetes) qualquer ateniense maior de 18 anos, independente do sexo e situao social, desde que fosse livre. O objetivo desse sistema poltico democrtico era a participao de todos nos assuntos pblicos. d) Os escravos, tanto os pblicos como os domsticos, os estrangeiros e seus filhos, e as mulheres, independentemente da sua classe social ou origem familiar, ficavam afastados da vida poltica, no sendo considerados cidados na Grcia Antiga.

15

VESTIBULAR UNIVAO 2012 1 SEMESTRE - CADERNO DE PROVAS G05

19)

Movimento das Mes da Praa de Maio (1981 2006).

MES DA PRAA DE MAIO: DILMA E CRISTINA SO REVOLUCIONRIAS

A lder das Mes da Praa de Maio, Hebe de Bonafini, classificou, nesta segunda-feira (31), como bela a reunio que teve com a presidente Dilma Rousseff e a mandatria da argentina, Cristina Kirchner. Tambm participaram outras organizaes de direitos humanos que exigem o julgamento e punio dos responsveis por sequestros, torturas e assassinatos de civis na ditadura militar argentina (1976-83).
01 de fevereiro de 2011

Com relao ditadura militar na Argentina, NO se pode afirmar que:

a) perante uma crise social, perda de sustentabilidade poltica e problemas econmicos, os militares em (1982) decidiram invadir as ilhas Malvinas o que lhes renderam a vitria e o restabelecimento da ditadura. b) houve a deposio de Isabelita Pern, liderada pelo General Videla, que contava com amplo apoio da populao em geral, do empresariado e da imprensa, que temiam a desorganizao do governo. c) no plano econmico, houve abertura de mercados, retrao industrial e o aumento da dvida externa. d) utilizao da vitria da Copa do Mundo (1978) como trunfo poltico para abafar a represso realizada pela Ditadura Militar Argentina.

16

VESTIBULAR UNIVAO 2012 1 SEMESTRE - CADERNO DE PROVAS G05

20) exclusivamente na minha pessoa que reside o poder soberano... s de mim que os meus tribunais recebem a sua existncia e a sua autoridade; (...) a ordem pblica inteira emana de mim, e os direitos e interesses da nao (...) esto necessariamente unidos com os meus e repousam unicamente nas minhas mos.

O estabelecimento das monarquias absolutas, como enfatizava o texto citado, deu-se em conformidade com uma centralizao poltica cada vez mais acentuada. Com relao a essa centralizao poltica, assinale a alternativa CORRETA:

a) Financiados pelos burgueses e idolatrados pelos nobres, os Reis europeus exerciam um poder absoluto, especialmente depois da Revoluo Francesa. b) A concentrao de poderes nas mos dos Reis no significou prejuzo poltico ou econmico para os senhores feudais. c) Acordos entre setores burgueses e aristocrticos fortaleceram o Absolutismo monrquico, cujo objetivo maior era reprimir as sublevaes de servos e camponeses pobres. d) A concentrao de poderes nas mos dos Reis, em prejuzo dos senhores feudais, levou instituio do Absolutismo monrquico.

17

VESTIBULAR UNIVAO 2012 1 SEMESTRE - CADERNO DE PROVAS G05

21) Observe as imagens abaixo e responda.

Baseados nos conhecimentos sobre o assunto, podemos afirmar que todas as alternativas esto relacionadas ao conflito do Chaco, EXCETO:

a) A Guerra do Chaco foi um conflito entre Paraguai e Bolvia pela disputa da regio do Chaco Boreal, entre 1932 e 1935. b) A regio do Chaco, em questo, apresentava uma grande vantagem devido descoberta de petrleo. c) A regio do Chaco Boreal se localizava no rio Paraguai, a principal forma de acesso ao oceano Atlntico. A Bolvia almejava ter um acesso ao oceano Atlntico, via rio Paraguai, na bacia do Rio da Prata e, para ter acesso quele rio, era necessrio ocupar o Chaco, em territrio paraguaio. d) A Guerra do Chaco teve o seu agravamento, devido aos interesses externos das grandes companhias petrolferas da Venezuela (PDVSA) e Mxico (PEMEX) que tinham interesses imperialistas na regio.

18

VESTIBULAR UNIVAO 2012 1 SEMESTRE - CADERNO DE PROVAS G05

22) Os braos de que se vale o senhor do engenho e que ho de ser para o bom governo da gente e da fazenda, so os feitores. Porm, se cada um deles quiser ser cabea, ser o governo monstruoso e um verdadeiro retrato do co Crbero, a quem os poetas fabulosamente do trs cabeas. Eu no digo que se no d autoridade aos feitores; digo que esta autoridade h de ser bem ordenada e dependente, no absoluta, de sorte que os menores se hajam com subordinao ao maior, e todos ao senhor a quem servem. Convm que os escravos se persuadam de que o feitor-mor tem muito poder para lhes mandar e para os repreender e castigar quando for necessrio, porm de tal sorte que tambm saibam que podem recorrer ao senhor ouvidos como pede a justia. Nem os outros feitores, por terem mandado, ho de crer que o seu poder no cortado nem limitado, principalmente no que castigar e prender. Portanto, o senhor h de declarar muito bem a autoridade que d a cada um deles, e mais ao maior, se excederem, h de puxar pelas rdeas com a repreenso que os excessos merecem; mas no diante dos escravos, para que outra vez se no levantem contra o feitor, e este leve o mal de ser repreendido diante deles e se no atreva a govern-los. S bastar que por terceira pessoa se faa entender ao escravo que padeceu e a alguns outros dos mais antigos da fazenda que o senhor estranhou muito ao feitor o excesso que cometeu e que, quando se no emende, o h de despedir certamente.
(FONTE: Cultura e Opulncia do Brasil por suas drogas e Minas de 1711, por Andr Joo Antonil)

Considerando-se as informaes desse texto, escrito por um padre jesuta em 1711, CORRETO afirmar que o crescente fortalecimento do cargo de feitor, entre meados do sculo XVII e incio do sculo XVIII, se explica como consequncia da: a) interiorizao da populao em direo rea das drogas do serto, o que resulta numa ocupao desordenada desses espaos produtivos por brancos e negros. b) possibilidade do surgimento de novos e resistentes ncleos de quilombolas, tanto no Nordeste quanto em outras reas de interesse metropolitano e tambm a dificuldade das campanhas para a destruio dos quilombos. c) exploso demogrfica ocorrida nas regies centro-norte, que implicou em um adensamento populacional propcio s desordens e violncia, sobretudo a praticada por escravos fugidos. d) urbanizao do Nordeste, derivada da crise aucareira, gerada pela expulso dos holandeses, crise que promoveu, nas vilas e arraiais, a concentrao de escravos, que, at ento, trabalhavam nos engenhos.

19

VESTIBULAR UNIVAO 2012 1 SEMESTRE - CADERNO DE PROVAS G05

23) "Principal responsvel pelas transformaes econmicas, sociais e polticas ocorridas no Brasil, na segunda metade do sculo XIX, reintegrou a economia brasileira nos mercados internacionais, contribuiu decisivamente para o incremento das relaes assalariadas de produo e possibilitou a acumulao de capital que, disponvel, foi aplicado em sua prpria expanso e em alguns setores urbanos como a indstria, por exemplo. Foi ainda responsvel pela inverso na balana comercial brasileira que, depois de uma histria de constantes dficits, passou a superavitria entre os anos de 1861 a 1885."
(FONTE: Furtado Celso, Formao Econmica do Brasil, Ed. Nacional, So Paulo.)

Sobre a estrutura econmica apresentada no texto acima, CORRETO afirmar que a principal produo que possibilitou a acumulao de capital foi:

a) a produo do algodo, ocupando importncia considervel no Brasil, facilitou o estabelecimento da indstria txtil, uma das mais importantes naquele momento. b) a expanso da cafeicultura, atividade econmica mais expressiva do pas, durante quase todo Segundo Reinado, possibilitou, atravs de seu excedente de capital, o investimento macio na industrializao. c) a borracha foi um produto de exportao de crescente destaque nesse perodo. Sua extrao estava concentrada na Amaznia e propiciou um progresso rpido, porm, efmero naquela regio, pois a produo foi rapidamente suplantada por regies como a Malsia, o Ceilo e a Indonsia. d) o cacau teve produo expressiva, concentrada, poca, no sul da Bahia. Sua importncia para a histria da sociedade e da cultura baianas pode ser captada na leitura de romances de Jorge Amado, como Gabriela, Cravo e Canela.

20

VESTIBULAR UNIVAO 2012 1 SEMESTRE - CADERNO DE PROVAS G05

24) O chamado CORDO SANITRIO, imposto sobre a Rssia, relaciona-se:

a) ao discurso mdico-higienista, que propunha uma melhoria nas condies sanitrias e de habitao para reduzir a incidncia de doenas infecto-contagiosas na Rssia. b) poltica de eliminao das diferenas e das desigualdades sociais na Rssia, atravs de polticas de infraestrutura e saneamento nas regies mais pobres. c) ao isolamento da Rssia que deveria ser promovida por uma aliana dos pases fronteirios a ela, os quais se haviam tornado independentes aps a Guerra Civil Russa. d) ao acordo que estabelecia um pacto militar entre os pases vizinhos da Rssia, visando impedir a proliferao de um agente infeccioso ou epidemia.

21

VESTIBULAR UNIVAO 2012 1 SEMESTRE - CADERNO DE PROVAS G05

MATEMTICA

25) Uma certa empresa possui 80 funcionrios e a mdia do salrio deles R$ 2 500,00, porm nem todos recebem essa quantia, sendo que 40 % deles recebem R$ 800,00 cada um. Assinale a alternativa que representa a mdia salarial aproximada, dos demais funcionrios.

a) R$ 3.615,24; b) R$ 3.533,33; c) R$ 3.633,33; d) R$ 3.625,18.

26) Uma fbrica produziu 2800 peas no primeiro ms em que funcionou e, no nono ms, produziu 1800 peas. Supondo-se que o nmero de peas produzido por ms pela fbrica diminuiu em progresso aritmtica, calcule o nmero de peas produzidas pela fbrica no quinto ms.

a) 2 450; b) 2 400; c) 2 340; d) 2 300.

27) Observou-se que uma certa mquina com defeito produziu 25 peas, sendo que 3 peas apresentavam defeito e 22 peas estavam perfeitas. Retirando-se aleatoriamente 2 peas das 25 peas produzidas, qual a probabilidade de a primeira pea retirada ser perfeita e a segunda pea retirada ser defeituosa?

a) 12,2 %. b) 11,5 %. c) 13,2 %. d) 11 %.

22

VESTIBULAR UNIVAO 2012 1 SEMESTRE - CADERNO DE PROVAS G05

28) Um determinado cone reto foi planificado, formando um setor circular com 18 cm de raio e ngulo central de 120o. A rea da base e a rea total desse cone so respectivamente iguais a: Use = 3,14. 120o 18 cm

a) 113,04 cm2 e 452,16 cm2. b) 121,04 cm2 e 422,16 cm2. c) 118,56 cm2 e 412,44 cm2. d) 119,36 cm2 e 411,12 cm2.

29) A distribuio de notas de um grupo de pessoas de uma classe dada pelo grfico abaixo:

Assinale a alternativa que representa melhor a mdia das notas dos alunos:

a) 4,37; b) 5,37; c) 5,31; d) 5,5.

23

VESTIBULAR UNIVAO 2012 1 SEMESTRE - CADERNO DE PROVAS G05

30) Observando-se o tringulo abaixo, o clculo de tg :

a) 12 / 31; b) 14 / 41; c) 12 / 41; d) 16 / 43.

31) Suponha que um farmacutico esteja estudando o crescimento de uma cultura de bactrias e que o nmero de bactrias esteja aumentando taxa de 30% por minuto. Qual ser o crescimento do nmero de bactrias da cultura em 3 minutos?

a) 17,9%; b) 18,7%; c) 19,0%; d) 19,7%.

24

VESTIBULAR UNIVAO 2012 1 SEMESTRE - CADERNO DE PROVAS G05

32) Estando a funo y = f (x), representada pelo grfico abaixo, assinale a alternativa CORRETA:

a) f (x) = 4, se x 0; b) f (x) = - 4, se x 4; c) f (x) = 2x - 4, se 0 x 4; d) f (x) = - 2x - 4, se 0 x 4.

25

VESTIBULAR UNIVAO 2012 1 SEMESTRE - CADERNO DE PROVAS G05

LNGUA ESTRANGEIRA - INGLS

INSTRUCTIONS: Read the text and answer the questions from 33 to 36. Text I

Go easy on yourself!
Do you treat yourself as well as you treat your friends or your family? That simple question is the basis of new area of psychological research called self-compassion how kindly people view themselves. People who find it easy to be supportive and understanding to others often score surprisingly low on self-compassion tests. They get angry with themselves for perceived failures like being overweight or not exercising. Anxious The research suggests that accepting our imperfections may be the first step toward better health. People who score high on tests of self-compassion have less depression and anxiety, and tend to be happier and more optimistic. Preliminary data suggest that self-compassion can even influence how much we eat and may help some people lose weight. This idea does to contrast with the advice of many doctors and self-help books, which suggest that willpower and self-discipline are the keys to better health. But Kristin Neff, a pioneer in the field says self-compassion is not to be confused with self-indulgence or lower standards. I found in my research that the biggest reason people arent more self-compassionate is that they are afraid theyll become self-indulgent, said Dr. Neff, an associate professor of human development at the University of Texas at Austin. They believe self-criticism is what keeps them in line. Most people have gotten it wrong because our culture says being hard on yourself is the way to be.()
(FONTE: SpeakUp Magazine #288 page36)

26

VESTIBULAR UNIVAO 2012 1 SEMESTRE - CADERNO DE PROVAS G05

33) People who find it easy to be supportive and understanding to others often score surprisingly low on self-compassion tests.

The relative pronoun in the sentence above functions as:

a) an indirect object. b) a direct object. c) an adverbial. d) a subject.

34) According to the text, our culture tends to be

a) cruel with us. b) kind with us. c) patient with us. d) good with us.

35) The research mentioned in the text suggests a) that you have to treat well your friends and family. b) that self-compassion is a sign of depression. c) that you have to treat yourself as you treat the others. d) that self-compassion is how you view the people.

36) In People who score high on tests of self-compassion have less depression and anxiety, and tend to be happier and more optimistic. the underlined expressions are:

a) absolute adjectives. b) comparatives. c) connectives. d) superlatives.

27

VESTIBULAR UNIVAO 2012 1 SEMESTRE - CADERNO DE PROVAS G05

INSTRUCTIONS: Read the text and answer the questions from 37 to 40.

Text II

Countdown to seven billionth baby


Today begins the one-week countdown to 31st October when the world population is predicted to reach seven billion. That's a rise of two billion in less than a quarter century. Seven days from now the world's seven billionth baby will be born. That's according to the UN's projections, and it's using the milestone to take stock of trends in population growth. The big question is how long the planet can continue to satisfy the voracious appetite of its growing number of human inhabitants. In fact, over the past six decades, the global fertility rate has been cut in half. Statistically from five children per woman to 2.5. But 78 million babies are still being born every year, almost all of them in developing countries. The UN says women in these countries are having so many babies because of poverty, lack of education, income and access to birth control. Not only that, they and their children face a high risk of poor health, and early death. So the UN is highlighting the need to boost education and employment opportunities for poor women: in other words, address the poverty, and the demography will look after itself, as it did in Europe. By Barbara Plett, BBC News, New York
(FONTE: http://www.bbc.co.uk/worldservice/)

37) The reasons the UN says women in developing countries are having so many babies are, EXCEPT: a) they do not have access to birth control. b) they do not have money. c) they are impolite. d) they do not go to schools.

28

VESTIBULAR UNIVAO 2012 1 SEMESTRE - CADERNO DE PROVAS G05

38) The word milestone on the 3rd paragraph refers to

a) a distance. b) a number. c) a time. d) a rock.

39) To boost in So the UN is highlighting the need to boost education and employment opportunities for poor women means

a) to improve. b) to decrease. c) to explode. d) to minimize.

40) When you make a countdown, you count a) backward. b) again. c) forward. d) from 0 to ten.

29

VESTIBULAR UNIVAO 2012 1 SEMESTRE - CADERNO DE PROVAS G05

LNGUA ESTRANGEIRA ESPANHOL

INSTRUCCIN: Lea el texto atentamente y a continuacin seleccione la alternativa adecuada para cada una de las cuestiones que siguen.

Las enfermedades no transmisibles causan el 63% de las muertes


"Estamos ante la globalizacin de un estilo de vida no saludable", dice la OMS

1Se pueden salvar millones de vidas al ao. Es lo que las Naciones Unidas dice que podra conseguirse si los Gobiernos se comprometen y adoptan simples iniciativas preventivas de enfermedades no transmisibles, como las dolencias cardiovasculares y respiratorias, la diabetes o el cncer. Causan entre todas el 63% de los 58 millones de muertes que ocurren al ao en el mundo, segn datos presentados por la Organizacin Mundial de la Salud (OMS) en la cumbre temtica que celebra desde ayer Naciones Unidas, coincidiendo con la presencia de los jefes de Estado y de Gobierno que participan en la Asamblea General. En EE UU y Espaa esta proporcin es de nueve de cada 10.

2Solo el cncer mata a 7,6 millones de personas al ao. Como indica la ONU, es ms que el sida, la malaria y la tuberculosis juntos. A estos se le suman 17 millones por infartos u otras enfermedades cardacas, o los 1,3 millones por diabetes. Otro dato ms: nueve millones de personas fallecen por una enfermedad no contagiosa antes de llegar a los 60 aos.

3Pero como indican desde el organismo, son las enfermedades infecciosas, mucho menos frecuentes, las que se llevan la atencin. La princesa jordana Dina Mired, que intervino en nombre de la sociedad civil, puso de relieve que al hablar de las crnicas se comete una "injusticia de etiquetado". "No solo afecta a sociedades ricas", por eso cree que debe reconocerse como "epidemia, no como un reto.

4La reunin de alto nivel pretende, de hecho, servir para poner en evidencia un problema creciente en los pases en desarrollo por el consumo de tabaco, el sedentarismo y la obesidad. "Es una situacin de emergencia a cmara lenta", advirti el secretario general de la ONU, Ban Ki-moon, en su llamamiento a la colaboracin, incluida la industria farmacutica.

30

VESTIBULAR UNIVAO 2012 1 SEMESTRE - CADERNO DE PROVAS G05

5Como dijo Ban, esta vez no se trata de combatir un virus o un germen, sino de atajar "malos hbitos" de las sociedades modernas que pueden afrontarse con medidas no muy costosas y de una forma preventiva. Las estadsticas, seal, "son alarmantes". Y se refiri al 17% de incremento de muertes previsto para la prxima dcada.

6Margaret Chan, directora general de la OMS, reiter que esta primera reunin "debe ser un toque de atencin" para los Gobiernos. "Sabemos lo que se avecina", dijo. "La ignorancia y la inercia deben ser relevadas por acciones concretas sin esperar", para combatir lo que calific como "la globalizacin de un estilo de vida no saludable". "La obesidad muestra que algo va mal.

7Un simple cambio en el estilo de vida, aaden los expertos, es suficiente para reducir significativamente el riesgo. La OMS habla de que pueden salvarse 30 millones de vidas en una dcada con solo reducir el consumo de tabaco y de sal, o con tratamientos preventivos. Pero es en el acceso a los medicamentos donde el debate se vuelve intenso.

8"Afortunadamente pude viajar para salvar a mi hijo con leucemia", dijo la princesa ante el plenario. "La gran mayora no puede", remach, por eso dijo ante el aforo que "la disparidad de tratamiento es inaceptable". "No es solo una cuestin de eleccin o preferencias de estilo de vida. Se trata de proveer medicamentos esenciales a los que los necesitan ya".

9Los tratamientos, reiter Ban, deben ser asequibles y accesibles. Por eso hizo un llamamiento a la industria para que se implique ms. Un sector en el que las farmacuticas chinas e indias empiezan a entrar en el comercio global, con copias genricas ms baratas que pueden desatar la batalla con las farmacuticas occidentales y los dirigentes de los pases ricos.

10La Administracin de Barack Obama, segn revela The New York Times, trata de poner freno a los esfuerzos de los pases pobres para alcanzar un acuerdo internacional que les permita importar estos medicamentos sin restricciones. El argumento de Washington es que no son tan urgentes como la pandemia del sida y se deben mayormente a un estilo de vida.

11La declaracin poltica pactada en la ONU, de hecho, no hace referencia a esta cuestin. Y aunque trata de galvanizar la accin de los Gobiernos en los prximos aos, evita establecer objetivos y no crea un fondo para financiar iniciativas, como se hizo para combatir el sida o la

31

VESTIBULAR UNIVAO 2012 1 SEMESTRE - CADERNO DE PROVAS G05

malaria. Tampoco est claro cmo el sector privado puede implicarse con este clima econmico adverso.
(FONTE: www.elpais.com/articulo/salud - Acceso en 26/09/2011)

33) Segn las informaciones del texto, es INCORRECTO afirmar que:

a) estamos frente a la globalizacin de un estilo de vida no saludable, subray la OMS. b) las enfermedades no transmisibles no son acudidas por los gobiernos as que causan ms de 60% de las muertes. c) para la prxima dcada est previsto un aumento de muertes debido a la globalizacin de un estilo de vida no saludable. d) el cncer sigue quitando la vida de millones de personas pero el sida, la malaria y la tuberculosis juntos son los que ms matan.

34) son las enfermedades infecciosas, mucho menos frecuentes, ( 3, lneas 1-2) Todos los vocablos siguientes pueden venir antecedidos por mucho, MENOS:

a) cerca. b) despus. c) trfico. d) mejor.

35) En la frase: por eso cree que debe reconocerse como epidemia, no como un reto. ( 3, lneas 4 -5) La palabra sealada puede ser reemplazada por:

a) hbito. b) sencillez. c) desafo. d) naturalidad.

32

VESTIBULAR UNIVAO 2012 1 SEMESTRE - CADERNO DE PROVAS G05

36) Todas las correspondencias estn correctas, MENOS:

a) A estos se le suman 17 millones = A estos se le aaden 17 millones ( 2, lnea 2) b) La declaracin poltica pactada en la ONU, = La declaracin poltica rota en la ONU, ( 11, lnea 1) c) un virus o un germen, sino de atajar = un virus o un germen sino de interrumpir ( 5, lnea 1) d) Los tratamientos, reiter Ban, deben ser asequibles y accesibles. = Los tratamientos deben ser alcanzable y viable. ( 9, lnea 1)

37) Marque V (verdadero) o F (Falso) y luego elija la opcin CORRECTA.

[ [ [ [

] el sinnimo de sociedad es suciedad. ] el plural de dispardidad es disparidades. ] leucemia es un Vocablo Heterotnico. ] la flexin verbal dijo, en presente de Indicativo es decir.

a) V F V F b) F V V V c) F V V F d) V V F V

38) El texto afirma que los tratamientos a las enfermedades no transmisibles

a) en EEUU son tan urgentes como para la pandemia del sida, esto lo garantiza Barack Obama. b) tienen que ser asequibles y accesibles, para eso, hace falta que la industria faracutica se implique ms. c) estn garantizados por las farmacuticas chinas e indias porque ya acuden el comercio global. d) son hechos con copias genricas de frmacos ms baratos a fin de que los enfermos tengan alcance.

33

VESTIBULAR UNIVAO 2012 1 SEMESTRE - CADERNO DE PROVAS G05

39) debe ser un toque de atencin Sabemos lo que se avecina, dijo. ( 6, lneas 1-2) En el fragmento, el equivalente CORRECTO de la palabra destacada es:

a) se acerca. b) se aleja. c) se emigra. d) se busca.

40) aaden los expertos, es suficiente para reducir, ( 7, lnea 1) La palabra sealada en el fragmento puede ser reemplazada por:

a) acrecentan. b) anuncian. c) aspiran. d) aclaran.

34

VESTIBULAR UNIVAO 2012 1 SEMESTRE - CADERNO DE PROVAS G05

BIOLOGIA

41) comum, nos dias de hoje, as pessoas se submeterem a uma cirurgia conhecida por Simpatectomia a fim de evitarem os desconfortos da hiperidrose - suor excessivo. Existe, no entanto, uma anomalia gentica muito rara, herdada como recessiva e ligada ao cromossoma X, conhecida por displasia ectodrmica anidrtica. Ela se caracteriza pela ausncia de glndulas sudorparas, de glndulas mucosas no sistema respiratrio superior e por nmero reduzido ou ausncia de dentes e cabelos. Em consequncia dessa condio, os indivduos afetados convivem com alteraes fisiolgicas importantes.

As possveis alteraes fisiolgicas condicionadas ausncia das glndulas sudorparas so:

a) o conforto de no ter que se preocupar com os odores da transpirao. b) a hiperatividade das glndulas sebceas, a fim de compensar a no execuo das funes das glndulas sudorparas. c) a propenso para a hipertermia, sobretudo em regies de clima quente. d) a condio de permanente edema da derme, uma vez que no acontece a natural perda de gua promovida pela transpirao.

35

VESTIBULAR UNIVAO 2012 1 SEMESTRE - CADERNO DE PROVAS G05

42) Quando microorganismos capazes de causar alguma doena invadem o corpo humano, nosso sistema de defesa aciona diferentes mecanismos para reconhecer, atacar e destruir os inimigos. Entre os componentes desse sistema, esto os neutrfilos, clulas sanguneas enviadas rapidamente para o local da infeco. At recentemente, sabia-se que os neutrfilos usavam dois processos para matar os microorganismos, mas agora uma terceira estratgia atrai o interesse dos cientistas: essas clulas liberam armadilhas que prendem os invasores e os atacam com diversas substncias. Estudos feitos no Brasil revelam como essas redes atuam contra os protozorios causadores das leishmanioses.
(FONTE: Cincia Hoje, setembro/2011).

O texto acima faz referncia a dois processos utilizados pelos macrfagos para destruir os microorganismos, dentre os quais podemos citar:

a) a fagocitose e a produo de interleucinas. b) a fagocitose e a produo de anticorpos. c) a produo de interleucinas e a produo de anticorpos. d) a migrao para outros tecidos e a transformao em clulas de memria.

36

VESTIBULAR UNIVAO 2012 1 SEMESTRE - CADERNO DE PROVAS G05

43) Hormnios vegetais ou fitormnios so substncias orgnicas que atuam no metabolismo vegetal, influenciando no crescimento e desenvolvimento dos mesmos. O cido abscsico um deles, produzido nas folhas, na coifa e no caule, inclui-se no grupo de substncias conhecidas como inibidoras, pois podem agir como antagonistas de outros hormnios.
(FONTE: Csar e Sezar, volume nico, 2007.)

Considere as afirmativas:

I Estmulo diviso celular. II Promoo de dormncia de sementes. III Induz o amadurecimento dos frutos. IV Promoo do crescimento de caules e folhas atravs da multiplicao e elongao celular.

A afirmativa que contempla a ao do cido abcsico : a) I; b) II; c) III; d) IV.

37

VESTIBULAR UNIVAO 2012 1 SEMESTRE - CADERNO DE PROVAS G05

44) Transmisso de dados podem agora ajudar a analisar a qualidade da gua. Est em desenvolvimento na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) um sensor capaz de identificar bactrias presentes em uma determinada amostra de gua. O bacteriosensor , como foi batizado, pode fazer em minutos o trabalho realizado em cerca de trs dias pelas tcnicas convencionais de anlise. O sensor consiste em uma fibra ptica na qual colocado um anticorpo da bactria especfica que se quer identificar. As fibras pticas so muito finas (com dimetro menor que o de um fio de cabelo) em que a luz passa por um caminho determinado. No caso do bacteriosensor , elas so feitas de plstico, devido ao baixo custo e facilidade de manuseio, mas elas tambm podem ser feitas de vidro. Depois que a fibra ptica entra em contato com a gua, os antgenos das bactrias presentes na amostra reagem com os anticorpos do sensor. Antgenos e anticorpos so molculas que se encaixam, com se fossem uma chave e sua fechadura. Por isso um anticorpo especfico s pode se associar ao antgeno de determinada bactria. Essa ligao faz com que os microrganismos fiquem colados fibra. Ao passar pela fibra, a luz sofre uma interferncia. A anlise da distoro permite apontar a quantidade de bactrias na amostra.
(FONTE: http://cienciahoje.uol.com.br/noticias. Acesso 23/10/2011)

A ligao antgeno-anticorpo de fundamental importncia na ao de defesa do organismo. Essa importncia se d porque, entre seus resultados, podemos destacar: I Aglutinao aumenta a fagocitose e reduz o nmero de unidades infeccionadas a serem manejadas. II Ativao do complemento o revestimento do antgeno com o anticorpo aumenta a fagocitose. III Citotoxidade os anticorpos aderidos clula alvo causam a destruio por clulas inespecficas do sistema imune. IV Neutralizao bloqueia a adeso de bactrias e vrus, bloqueia o stio ativo de toxinas. A opo que relaciona corretamente cada um dos resultados descritos : a) I; b) II; c) III; d) IV.

38

VESTIBULAR UNIVAO 2012 1 SEMESTRE - CADERNO DE PROVAS G05

45) Desde o incio de seu processo evolutivo, o homem convive com a emergncia de novos patgenos. Nos ltimos anos, de forma intensificada. Com a evoluo tecnolgica na rea de sade, esperava-se que doenas infecciosas transmissveis, como dengue e hansenase, tivessem reduzida sua importncia como causa de morbidade e mortalidade da populao. Gradativamente, agravos de natureza infecciosa seriam substitudos por doenas crnicas no transmissveis e causas externas, no cenrio epidemiolgico, completando a chamada transio epidemiolgica. Apesar de o Brasil ter experimentado essa mudana no seu perfil de mortalidade, as patologias infecciosas continuaram a representar um importante fator de morbidade, sobretudo, pela emergncia e reemergncia de doenas. Desde o advento da AIDS, mais de 20 novos patgenos foram descritos, envolvidos em diversas doenas, algumas delas muito graves e de difcil controle.
(FONTE: portal.saude.gov.br. Acesso 20/10/11 modificado.)

Atualmente, o surgimento de novas doenas e o aumento da incidncia de outras j existentes, tm caractersticas preocupantes e particulares, dentre as quais NO podemos considerar:

a) o aumento e a facilidade de movimentao da populao; b) a reduo do suporte social e da maior exposio de grupos especficos a situaes de risco; c) a intensificao de relaes ecolgicas, relacionadas ao desenvolvimento econmico e industrial; d) o desenvolvimento de medicamentos, bem como sua utilizao intensa e indiscriminada.

39

VESTIBULAR UNIVAO 2012 1 SEMESTRE - CADERNO DE PROVAS G05

46) Temos, no portugus, a expresso barulho ensurdecedor para nos referirmos a rudos desagradavelmente intensos. At as crianas usam uma derivao dessa expresso gritou tanto que me deixou surdo. Mas quantos entendem o significado literal e real dessas expresses? As leses causadas por exposio a rudo intenso em ambientes de trabalho so bem conhecidas e recebem a ateno de mdicos, fonoaudilogos, engenheiros de segurana, empresrios e trabalhadores, visando a sua preveno. ... podem lesar as estruturas do ouvido e levar a perdas auditivas irreversveis e a problemas como o zumbido.
(FONTE: Cincia Hoje, jan/fev2011.)

A condio descrita acima, perda auditiva induzida por nveis de presso sonora elevada (PAINPSE), acontece porque compromete:

a) a elasticidade da membrana timpnica, o que consequentemente obstrui o estmulo adequado dos ossculos da orelha mdia. b) a circulao da endolinfa pelos canais semicirculares, o que inibe a percepo dos movimentos e de nossa posio em relao fora da gravidade. c) a organizao das clulas ciliadas do rgo de corti, responsveis por transformar o estmulo acstico em sinais eltricos. d) a transmisso do impulso eltrico pelo nervo auditivo, que, no suportando o stress, inicia um processo de degenerao progressiva.

40

VESTIBULAR UNIVAO 2012 1 SEMESTRE - CADERNO DE PROVAS G05

47) Todas as formas de vida conhecidas at hoje - plantas, animais e micro-organismos dependem de seis elementos qumicos para construir as molculas que compem seus corpos: oxignio, hidrognio, carbono, fsforo, enxofre e nitrognio. A bactria descoberta pela equipe de cientistas liderada por Felisa Wolfe-Simon, da Pesquisa Geolgica dos Estados Unidos, seria a primeira exceo conhecida regra.

No se trata de uma exceo trivial: o fsforo faz parte da estrutura do DNA e um componente do ATP, a molcula usada para transportar energia no metabolismo celular.

Batizado de GFAJ-1, o novo organismo foi encontrado em sedimentos do Lago Mono, da Califrnia. O lago extremamente salgado e conta com nveis elevados de arsnico, um elemento que fica logo abaixo do fsforo na Tabela Peridica (...) .Os testes revelaram que o arsnico estava realmente dentro das clulas. Depois, com o uso de material radiativo baseado em arsnico, os cientistas conseguiram encontrar sinais do elemento em fragmentos de molculas de protena, gordura e material gentico.
(FONTE: http://www.estadao.com.br/noticias. Acesso 22/10/2011)

Considerando que o processo descrito no texto se estenda a todas as vias metablicas realizadas por essas bactrias, podemos afirmar que a obteno de energia utilizada por elas poderia se assemelhar :

a) respirao aerbica; b) quimiossntese; c) fermentao ltica; d) respirao anaerbica.

41

VESTIBULAR UNIVAO 2012 1 SEMESTRE - CADERNO DE PROVAS G05

48) O colesterol ruim (LDL) ruim; o bom colesterol (HDL) bom. At agora, a cardiologia parece ter assumido essa mxima, na frmula baixar o vilo e subir o mocinho. A (m) surpresa veio agora: aumentar o HDL no ajuda a prevenir doenas cardacas. Parece que mais um dogma da medicina recebeu o atestado de bito.
(FONTE: Cincia Hoje, julho 2011)

A bile produzida no fgado, participa do processo digestrio dos lipdios e depois reabsorvida no intestino delgado. No entanto, parte dela se liga s fibras ingeridas na alimentao e eliminada pelas fezes. comum a recomendao de uma dieta rica em fibras a pessoas que possuem altos nveis de colesterol no sangue.

Essa recomendao faz sentido, pois:

a) a perda progressiva da bile, junto com as fibras eliminadas, produz um aumento tambm progressivo de gasto energtico. Demanda esta suprida pelo colesterol circulante. b) a reduo dos nveis de bile no intestino, estimulada pela presena das fibras, age como inibidor da produo do colesterol, reduzindo seu nvel no sangue. c) na verdade, h uma sobrecarga do intestino na tentativa de digerir os lipdios na ausncia da bile eliminada junto com as fibras, o que compromete a digesto e a eliminao do colesterol. d) as fibras provocam maior eliminao da bile, portanto, mais colesterol requerido pelo fgado para a sntese de mais bile, reduzindo o colesterol circulante.

42

VESTIBULAR UNIVAO 2012 1 SEMESTRE - CADERNO DE PROVAS G05

49) Campanha recupera matas ciliares na bacia do Xingu. Yikatu Xingu significa gua boa, limpa na lngua dos ndios maiurs. Uma campanha de restaurao florestal com esse nome tem mudado a paisagem de Mato Grosso. A iniciativa uniu governo, proprietrios rurais, organizaes no governamentais e assentados na reforma agrria pela recuperao e proteo das matas ciliares da bacia do rio Xingu, essenciais sua preservao.
(FONTE: Cincia Hoje, julho 2011.)

As afirmativas abaixo reforam a condio essencial da preservao da bacia do rio Xingu, a partir da recuperao e proteo das matas ciliares. Marque aquela que no refora essa condio:

a) Protegem as terras das margens dos corpos dgua, evitando o surgimento de regos, grotas, voorocas e o desbarrancamento. b) Acentua a incidncia da radiao solar favorecendo o equilbrio trmico da gua e influenciando a produo primria do ecossistema. c) A queda de galhos e troncos favorecem o processo de reteno, sedimentao e deposio de partculas, criando micro-habitats favorveis a organismos aquticos. d) Evita o assoreamento com impactos negativos a vida aqutica, navegao e utilizao para consumo humano.

43

VESTIBULAR UNIVAO 2012 1 SEMESTRE - CADERNO DE PROVAS G05

50) Os seres vivos utilizam-se de diversos processos para obteno de energia. A clula pode se utilizar de diversos processos metablicos a fim de realizar tal tarefa. A figura abaixo representa dois deles:

Processo I Carboidratos O2 Luz solar CO2 + H2O O2

Processo II

Aps anlise dos processos, marque a alternativa que relaciona corretamente como cada um deles est envolvido no fluxo de energia de uma cadeia alimentar:

a) Em I, ocorre o consumo de carboidratos, o que reduz o fluxo de energia de um nvel trfico para outro nas cadeias alimentares. Em II, ocorre a sntese de carboidratos, compostos ricos em energia, a partir de gs carbnico e gua e que so transferidos de um nvel trfico para outro nas cadeias alimentares. b) Em I, ocorre a degradao de carboidratos, compostos ricos em energia, a partir de gs carbnico e gua e que so transferidos de um nvel trfico para outro nas cadeias alimentares. Em II, ocorre o consumo de carboidratos, o que reduz o fluxo de energia de um nvel trfico para outro nas cadeias alimentares. c) Em I, ocorre a sntese de carboidratos, compostos ricos em energia, a partir de gs carbnico e gua e que so transferidos de um nvel trfico para outro nas cadeias alimentares. Em II, ocorre a sntese de carboidratos, o que aumenta o fluxo de energia de um nvel trfico para outro nas cadeias alimentares. d) Em I, ocorre a sntese de carboidratos, compostos ricos em energia, a partir de gs carbnico e gua e que so transferidos de um nvel trfico para outro nas cadeias alimentares. Em II, ocorre o consumo de carboidratos, o que reduz o fluxo de energia de um nvel trfico para outro nas cadeias alimentares.

44

VESTIBULAR UNIVAO 2012 1 SEMESTRE - CADERNO DE PROVAS G05

QUMICA

45

VESTIBULAR UNIVAO 2012 1 SEMESTRE - CADERNO DE PROVAS G05

51) 2011 AIQ O Ano Internacional da Qumica tem como meta promover, em mbito mundial, o conhecimento e a educao qumica em todos os nveis. Alm da celebrao dos inmeros benefcios da Qumica para a humanidade, o AIQ tem como meta uma ao mundial sob o slogan CHEMISTRY FOR A BETTER WORLD (Qumica para um mundo melhor), coordenada pela UNESCO/IUPAC. Seu objetivo principal a educao, em todos os nveis, e uma reflexo sobre o papel da Qumica na criao de um mundo sustentvel.

O Brasil, atravs dos rgos representativos da Qumica Brasileira, une-se UNESCO e IUPAC para celebrar esse acontecimento e tambm para apresentar um conjunto de idias e aes destinadas melhoria da educao e da pesquisa em Qumica no pas. O conjunto de aes programadas pela SBQ tambm uma maneira de congregar a comunidade de qumicos brasileiros e, com isso, poder contribuir ativamente com o Programa Nacional de Cincia e Tecnologia.

Uma das temticas do AIQ promover reflexes sobre o papel da Qumica na criao de um mundo sustentvel. Baseando-se nessa informao e nos conhecimentos relacionados ao descarte de pilhas e baterias, ANALISE os itens abaixo:

I. O rtulo de algumas pilhas e baterias contm um X em cima de um cesto de lixo, indicando que no devem ir para o lixo comum, pois podero poluir o meio ambiente. II. Em alguns veculos espaciais e em carros eltricos, so usadas as clulas de combustveis, contendo hidrognio e oxignio, pois o produto final a gua, substncia no poluente. III. As pilhas so poluentes potenciais, porque apresentam metais txicos, tais como cdmio, mercrio e zinco, alm de no apresentarem nenhuma forma de reaproveitamento em outro processo industrial que seja economicamente vivel.

/So FALSA(S) a(s) afirmao(es):

a) somente a I. b) somente a II. c) somente a III. d) somente II e III.

46

VESTIBULAR UNIVAO 2012 1 SEMESTRE - CADERNO DE PROVAS G05

52) Em 1897, Marie Sklodowska Curie chegou concluso de que a radioatividade um fenmeno atmico. Uma amostra radioativa pode emitir as seguintes partculas: alfa (), beta () e gama (). Em 1900, Becquerel observou que um elemento qumico, ao emitir radiaes, produzia outros elementos qumicos. O istopo radioativo de iodo
131

I53, produzido artificialmente, usado no diagnstico do

cncer na tireoide. Quando se ingere iodo, ele fica acumulado na tireide. Em estado normal, a glndula absorve pouco o iodo radioativo, mas, afetada pelo cncer, absorve-o em maior quantidade, podendo ser detectado por meio de detectores de radioatividade. Sobre o elemento qumico descrito, no texto acima, assinale a alternativa CORRETA: a) Ele um calcognio por estar na coluna 17 da tabela peridica. b) Ele um metal representativo. c) Ele est localizado no 4 perodo da tabela peridica. d) O istopo radioativo descrito possui 78 nutrons e 53 eltrons.

53) Maria Fernanda e Jlia, caminhando pelas ruas do bairro, avistaram uma exposio de carros, em cujos acessrios de segurana se destacava um airbag. O airbag inflado quando o nitrognio (N2) produzido atravs do azoteto de sdio ou azida de sdio, em condies especiais. Uma das reaes envolvidas nesse processo : 2 NaN3(s) 2 Na(s) + 3 N2(g) Considerando uma reao realizada a 1atm e 27oC, a massa de azoteto de sdio necessria, para inflar um airbag de 7,38 L com nitrognio, conforme a equao dada : Dados: R = 0,082 atm.L/mol.K

a) 0,13g; b) l,30 g; c) 13 g; d) 130 g.

47

VESTIBULAR UNIVAO 2012 1 SEMESTRE - CADERNO DE PROVAS G05

54) A alternativa que contm a massa molar do sulfato cprico penta hidratado (CuSO4.5H2O) : a) 14355,0 g.mol 1. b) 249,5 g.mol 1. c) 159,5 g.mol 1. d) 90,0 g.mol 1.

55) A solubilidade do nitrato de potssio (KNO3), em funo da temperatura, representada no grfico abaixo:

Grfico Solubilidade do KNO3 x Temperatura De acordo com o grfico, assinale a alternativa que indica CORRETAMENTE a massa de KNO3, em gramas, presente em 750 g de soluo, na temperatura de 60 C: a) 375; b) 750; c) 1125; d) 2250.

48

VESTIBULAR UNIVAO 2012 1 SEMESTRE - CADERNO DE PROVAS G05

56) O efeito estufa um fenmeno natural responsvel pelo aquecimento do planeta, sem ele seria impossvel haver condies propcias vida na Terra. Seu objetivo manter o equilbrio da temperatura, porm a ao humana tem agravado os resultados e promovido graves alteraes climticas. Ao passo que o efeito estufa assume uma postura perigosa, ele passa a ganhar o nome de aquecimento global. Porm, existe uma linha de pesquisadores que acredita que estamos vivenciando a era do resfriamento global, devido ao aumento da atividade vulcnica que libera compostos responsveis por um abaixamento da temperatura do planeta. Dentre as alternativas abaixo, qual dos gases NO contribui para o efeito estufa: a) CO2; b) H2O; c) CH4; d) O3.

57) As drogas podem causar danos irreversveis ao organismo, em especial ao sistema respiratrio e ao sistema nervoso, e podem provocar convulses, impotncia sexual e danos ao crebro. Esses problemas so causados pela(s) substncia(s) existente(s) na droga. Na maconha, o principal componente o tetraidrocanabinol (THC), que apresenta a frmula estrutural abaixo:

Assinale a alternativa CORRETA em relao estrutura do THC: a) Na sua estrutura existem trs anis aromticos. b) O THC apresenta somente trs carbonos primrios. c) O carbono ligado hidroxila (OH) tem hibridao sp2. d) O THC apresenta as funes ter e lcool.

49

VESTIBULAR UNIVAO 2012 1 SEMESTRE - CADERNO DE PROVAS G05

58) Sobre a reao genrica representada pela equao abaixo, no balanceada, assinale a afirmativa CORRETA: X + CuSO4 X2(SO4)3 + Cu

a) Aps o balanceamento, a soma dos menores coeficientes inteiros 9. b) O cobre sofre oxidao e o seu nmero de oxidao no CuSO4 2+. c) O elemento genrico X sofre oxidao e o seu nmero de oxidao no X2(SO4)3 2+. d) O elemento genrico X sofre oxidao e cada tomo recebe 3 eltrons. 59) Foram preparadas quatro solues aquosas diludas, de mesma concentrao molar dos slidos abaixo. A soluo que se solidifica em temperatura mais baixa a de: a) cloreto de sdio (NaCl). b) sacarose (C6H12O6). c) sulfato de zinco (ZnSO4). d) cloreto frrico (FeCl3). 60) Quando deixamos uma garrafa de vinho aberta, ou mal vedada, o etanol pode reagir com o oxignio do ar e formar cido actico. O vinho vira vinagre. Vinagre ou vinho agre, ou seja, vinho azedo. Abaixo, temos a sequncia de reaes at a formao do cido actico (etanoico):

Nas duas etapas acima, temos um mesmo tipo de reao. Qual o tipo de reao para formao do cido etanoico atravs do lcool etlico: a) esterificao. b) oxidao. c) reduo. d) reao de Markovnikov. LNGUA PORTUGUESA / LITERATURA BRASILEIRA

50

VESTIBULAR UNIVAO 2012 1 SEMESTRE - CADERNO DE PROVAS G05

INSTRUO: Leia atentamente este texto para responder s questes de 61 a 67.

Por que o Brasil no deve cair na falcia do voto distrital


1 Quando algum quer criticar nosso sistema eleitoral, costuma mencionar a eleio do palhao Tiririca. Em 2010, ele recebeu cerca de 1,35 milho dos quase 100 milhes de votos vlidos para deputado federal. Graas a nosso sistema eleitoral, o palhao teve 1,35% de todos os votos nacionais e carregou, com sua votao, outros trs deputados que no seriam eleitos, no fosse o empurrozinho. Esse exemplo sempre citado para demonstrar as distores geradas por nosso sistema eleitoral proporcional (que distribui as cadeiras parlamentares na proporo das votaes obtidas por cada coligao partidria) e usado como argumento por aqueles que defendem o voto distrital (que divide o territrio do pas em distritos, cada um com uma cadeira parlamentar).

2 Mas as distores geradas pelo voto distrital so ainda maiores. Em 2010, na Gr-Bretanha, pas em que vigora o sistema distrital, o partido Liberal-Democrata teve 23% dos votos nacionais, mas elegeu somente 8,8% dos deputados. Isso significa que 14,2% dos votos de todos os britnicos ficaram sem representante. Esse um resultado tpico do voto distrital. Ele joga no lixo uma enorme quantidade de votos, bem mais que o 1,35% de Tiririca. Tais eleitores ficam sem nenhuma representao parlamentar. assim que funciona o voto distrital: ele exclui da representao todos os partidos menos dois: o governista e o oposicionista. No h pluripartidarismo com o voto distrital.

3 Outra consequncia direta do voto distrital contribuir para que os polticos se protejam em distritos cada vez menos competitivos. Entre 1944 e 1950, 152 deputados federais dos Estados Unidos, outro pas que adota o voto distrital, perderam a reeleio que disputavam em seus distritos. Entre 1954 e 1960, esse nmero caiu para 100 derrotados. E ele vem caindo desde ento, atingindo a marca de apenas 47 deputados que no foram reeleitos entre 2004 e 2008. Isso significa que a taxa de renovao da Cmara dos Deputados americana hoje de apenas 10% no Brasil, ela est em torno de 50%. E falso argumentar que os eleitores esto felizes com seus representantes, pois as pesquisas mostram um enorme nvel de insatisfao com os polticos.

4 So muitas as evidncias de que o voto distrital resulta na formao de feudos eleitorais e na consequente falta de competitividade nas disputas. Nos Estados Unidos, na eleio de 2002, 81 dos

51

VESTIBULAR UNIVAO 2012 1 SEMESTRE - CADERNO DE PROVAS G05

437 distritos registraram apenas uma candidatura. Para praticamente 20% da cmara, o eleitor no teve escolha. Ainda mais grave do que isso: na eleio de 2004, 85% dos deputados americanos foram eleitos com mais de 60% dos votos em seus distritos. No Brasil, quando algum vence com 60%, est configurada uma surra eleitoral que nada mais que falta de competitividade.

5 Os exemplos de formao de feudos podem ser multiplicados. Em 2002, os deputados federais da Califrnia fizeram um acordo: graas ao redesenho dos mapas eleitorais, cada deputado do Estado ficou com um distrito onde sua vitria era certa. Resultado: todos os 50 deputados daquele Estado foram reeleitos. Tambm em 2002, na Califrnia, quase 60% dos deputados venceram com mais de dois teros dos votos. O acordo da Califrnia poderia facilmente ser reproduzido em inmeros Estados brasileiros, se adotssemos o sistema distrital.

6 O dispositivo usado para adequar as fronteiras dos distritos aos interesses dos partidos conhecido em ingls como gerrymandering. O nome dessa prtica remonta ao ano de 1812, quando o ento governador de Massachusetts, Elbridge Gerry, desenhou vrios distritos eleitorais que, reunidos, lembravam a forma de uma salamandra. Com esse tipo de expediente, os limites de um distrito so redesenhados de tal maneira que um determinado candidato seja facilmente eleito e reeleito na regio. Todos os pases que adotam o sistema distrital sofrem, em maior ou menor grau, com a deformao do gerrymandering.

7 Nos Estados Unidos, h at um programa de computador, chamado Maptitude for Redistricting, que permite a qualquer deputado desenhar um distrito onde sua reeleio se torne praticamente certa. [...] Nesse distrito, qualquer candidato democrata eleito, at mesmo um poste. No se trata de um fenmeno isolado. A grande maioria dos distritos nos EUA desenhada de acordo com o gerrymandering. Caso o Brasil adotasse o voto distrital, os polticos brasileiros seriam to ou mais criativos que seus congneres americanos.

8 Um efeito ainda mais direto do voto distrital o bipartidarismo. Tanto Gr-Bretanha quanto Estados Unidos so pases bipartidrios, e os dois maiores partidos franceses concentraram 85% das cadeiras de deputados. Quando isso acontece, todos os cargos de direo na mesa da Cmara e nas comisses legislativas so controlados pelo partido majoritrio. O bipartidarismo resultado de e resulta no conflito. No h composies, nem meios-termos ou acordos, pois no h partido de centro. A profunda diviso na sociedade americana entre democratas e republicanos pode ser vista

52

VESTIBULAR UNIVAO 2012 1 SEMESTRE - CADERNO DE PROVAS G05

como uma consequncia perniciosa do bipartidarismo, que acirrou paixes e deixou pouco espao razo.

9 No mundo todo, possvel atestar a enorme superioridade do voto proporcional diante do distrital. Desde 1993, 12 pases abandonaram o sistema distrital puro e adotaram algum tipo de voto proporcional. Desses 12, cinco saram do distrital puro e foram para o proporcional puro. Um desses pases foi a frica do Sul. A Rssia, que era inteiramente distrital, mudou para metade distrital e metade proporcional. E apenas um pas desde 1993 abandonou o voto proporcional: Madagascar. A reforma do sistema foi feita pelo partido dominante, chamado Eu amo Madagascar. Ele hoje controla 103 das 160 cadeiras da Cmara. Hoje, em Madagascar, quem define os limites geogrficos dos distritos o presidente. Um prato cheio para o gerrymandering.

10 Por fim, os defensores do voto distrital dizem que ele aproxima o eleitor do eleito. Os estudos cientficos sobre o assunto mostram que no h diferena nesse aspecto no que diz respeito aos sistemas eleitorais. A afirmao de que o voto distrital torna o representante mais prximo do representado no se sustenta pelas evidncias empricas. Todas elas comprovam que, se o Brasil viesse um dia a adotar tal sistema, como tantos tm defendido, as palhaadas superariam em muito a eleio de Tiririca.
(FONTE: ALMEIDA, Alberto Carlos. poca, 3 de outubro 2011, p. 14-15.)

61) Assinale o item que interpreta CORRETAMENTE o trecho abaixo:

A afirmao de que o voto distrital torna o representante mais prximo do representado no se sustenta pelas evidncias empricas. Todas elas comprovam que, se o Brasil viesse um dia a adotar tal sistema, como tantos tm defendido, as palhaadas superariam em muito a eleio de Tiririca.

a) As palhaadas de Tiririca teriam mais sucesso do que sua eleio. b) O representado, no voto distrital, fica mais prximo do representante; as evidncias empricas no se sustentam, portanto. c) Seria uma palhaada adotar no Brasil o outro sistema poltico diferente do citado no texto. d) No Brasil no h interesse na mudana de sistema poltico. 62) Todas as afirmativas abaixo esto de acordo com o texto, EXCETO:

53

VESTIBULAR UNIVAO 2012 1 SEMESTRE - CADERNO DE PROVAS G05

a) A frica do Sul buscou outra forma de sistema eleitoral. b) pensamento geral de que o voto distrital aproxima o eleitor do eleito. c) Em Madagascar a mudana de sistema eleitoral buscou interesses prprios. d) O bipartidarismo uma consequncia do voto distrital.

63) Esse texto objetiva prioritariamente

a) trazer tona a eleio do candidato Tiririca para deputado federal; b) enfatizar nosso sistema eleitoral; c) mostrar que no h perda de muitos votos no sistema proporcional; d) criticar as distores geradas pelo voto distrital, em alguns pases do mundo, em relao ao voto proporcional.

64) NO consequncia do voto distrital:

a) superioridade ao voto proporcional; b) falta de representatividade parlamentar; c) bipartidarismo; d) atendimento aos interesses do partido dominante.

65) Os termos grifados nas frases abaixo esto corretamente relacionados com os termos que os substituem, EXCETO:

a) Entre 1944 e 1950, 152 deputados federais dos Estados Unidos, outro pas que adota o voto distrital, perderam a reeleio que disputavam em seus distritos deputados (3 , linhas 2 e 3). b) [...] e usado como argumento por aqueles que defendem o voto distrital (que divide o territrio do pas em distritos, cada um com uma cadeira parlamentar). Tiririca (1 , linhas 7 e 8). c) Todas elas comprovam que, se o Brasil viesse um dia a adotar tal sistema... voto distrital (10 , linhas 4 e 5). d) O nome dessa prtica remonta ao ano de 1812,... - gerrymandering. (6 , linha 2).

54

VESTIBULAR UNIVAO 2012 1 SEMESTRE - CADERNO DE PROVAS G05

66) Com relao classe e a sintaxe dos pronomes grifados no trecho abaixo, est CORRETA a afirmativa em:

Outra consequncia direta do voto distrital contribuir para que os polticos se protejam em distritos cada vez menos competitivos. Entre 1944 e 1950, 152 deputados federais dos Estados Unidos, outro pas que adota o voto distrital, perderam a reeleio que disputavam em seus distritos. Entre 1954 e 1960, esse nmero caiu para 100 derrotados. E ele vem caindo desde ento, atingindo a marca de apenas 47 deputados que no foram reeleitos entre 2004 e 2008. Isso significa que a taxa de renovao da Cmara dos Deputados americana hoje de apenas 10% no Brasil, ela est em torno de 50%.

a) Outra pronome adjetivo indefinido na funo de sujeito; b) Se - pronome reflexivo na funo de objeto indireto; c) Que - pronome relativo na funo de objeto direto; d) Isso - pronome substantivo demonstrativo na funo de sujeito.

67) O vocabulrio do texto foi INCORRETAMENTE explicado em

a) remonta (6 , linha 3) recua; b) perniciosa (8 , linha 7) nociva; c) acirrou (8 , linha 7) encrencou; d) empricas (10 , linha 4) sem comprovao.

INSTRUO: As questes de 68 a 69 devem ser resolvidas de acordo com o livro INFNCIA de Graciliano Ramos, 8 ed. Martins Fontes, 1970.

55

VESTIBULAR UNIVAO 2012 1 SEMESTRE - CADERNO DE PROVAS G05

68) Meu pai e minha me conservavam-se grandes, temerosos, incgnitos. Revejo pedaos deles, rugas, olhos raivosos, bocas irritadas e sem lbios, mos grossas e calosas, finas e leves, transparentes. Ouo pancadas, tiros, pragas, tilintar de esporas, baticuns de sapates no tijolo gasto. Retalhos e sons dispersavam-se. Medo. Foi o medo que me orientou nos primeiros anos, pavor. Depois as mos finas se afastaram das grossas, lentamente se delinearam dois seres que me impuseram obedincia e respeito. Habitueime a essas mos, cheguei a gostar delas. Nunca as finas me trataram bem, mas s vezes se molhavam de lgrimas - e os meus receios esmoreciam. As grossas, muito rudes, abrandavam em certos momentos. O vozeiro que as comandava perdia a aspereza, um riso cavernoso estrondava - e os perigos ocultos em todos os recantos fugiam, deixavam em sossego os viventes midos:... (p. 28 29).

So caractersticas do trecho acima, EXCETO:

a) fluxo da memria; b) concomitncia do passado com o presente; c) emprego da metonmia em Nunca as finas me trataram to bem... d) prosa modernista com tendncia metafsica.

69) Sozinho, vi-o de novo cruel e forte. Soprando, espumando. E ali permaneci, mido, insignificante, to insignificante e mido como as aranhas que trabalhavam na telha negra. Foi esse o primeiro contacto que tive com a justia. (p. 49).

Essa

JUSTIA

representada

no

romance,

METONIMICAMENTE,

pelo(a)

(ASSINALE a resposta CORRETA):

a) graja de madeira; b) arma de fogo; c) cinturo; d) Jos Baa.

56

VESTIBULAR UNIVAO 2012 1 SEMESTRE - CADERNO DE PROVAS G05

INSTRUO: A questo de n 70 deve ser resolvida de acordo com Espumas Flutuantes de Castro Alves. Fonte: Nossos Clssicos, 6 ed. Agir, 1980. Leia, atentamente, os fragmentos abaixo: Fragmento 1 Certo... serias tu, donzela casta, Quem me tomasse em meio do Calvrio A cruz de angstia, que o meu ser arrasta!...

Mas se tudo recusa-me o fadrio, Na hora de expirar, Dulce, basta Morrer beijando a cruz de teu rosrio!... (Dulce, p. 63)

Fragmento 2 Oh! eu quero viver, beber perfumes Na flor silvestre, que embalsama os ares; Ver minh alma adejar pelo infinito, Qual branca vela n amplido dos mares. No seio de mulher h tanto aroma... Nos seus beijos de fogo h tanta vida... (Mocidade e morte, p.19) Fragmento 3 H muita virgem que ao prostbulo impuro A mo do algoz arrasta pela trana: Muita cabea dancio curvada, Muito riso afogado de criana. Dirs virgem: - Minha irm, espera: Eu vejo ao longe a pomba do futuro, - Meu pai, dirs ao velho, d-me o fardo Que atropela-te o passo mal seguro... ................................................................ E pendido atravs de dois abismos

57

VESTIBULAR UNIVAO 2012 1 SEMESTRE - CADERNO DE PROVAS G05

Com os ps na terra e a fronte no infinito, Traze a bno de Deus ao cativeiro, Levanta a Deus do cativeiro o grito! (Adeus, meu canto, p. 65-66)

Fragmento 4 A atriz Eugnia Cmara Um dia, em que na terra a ss vagava Pela estrada sombria da existncia, Sem rosas nos vergis da adolescncia Sem luz destrela pelo cu do amor; Senti as asas de um arcanjo errante Roar-me brandamente pela fronte, Como o cisne, que adeja sobre a fonte, s vezes toca a solitria flor. (O voo do gnio, p. 24)

70) De acordo com os fragmentos apresentados e as proposies que seguem, resolva a questo abaixo sobre Castro Alves e sua obra: I pertenceu terceira gerao do Romantismo, perodo em que, vista dos fragmentos acima, se entregou ao amor carnal; mulher de carne e osso; II o fragmento 1 um exemplo dedicao temtica de cunho espiritual III o fragmento 2 apresenta caracterstica ertica e o 3, condoreira pelos altos voos e tom oratrio; IV o fragmento 3 denota, tambm, o interesse do poeta pelo conhecimento e crescimento pessoal; V poesia de cunho sentimental exacerbado e predomnio da imaginao se fazem presentes no fragmento 4.

a) somente as afirmativas I e III esto corretas; b) a afirmativa V a nica correta; c) somente as afirmativas II e III esto corretas; d) somente a afirmativa IV est correta.

58

VESTIBULAR UNIVAO 2012 1 SEMESTRE - CADERNO DE PROVAS G05

REDAO

LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUES QUE SEGUEM: No escreva seu nome nem assine na folha de transcrio de seu texto. Leia atentamente a proposta de redao e escreva a resposta tinta (preta ou azul), no espao correspondente. Ajuste a extenso de seu texto ao espao disponvel (mximo de 20 linhas). Ateno! No sero corrigidas respostas escritas em versos. No escreva nos espaos reservados correo.

TEXTO 01 CONSTITUIO FEDERAL, DE 1988 (Excerto) TTULO VIII DA ORDEM SOCIAL; CAPTULO II SEO II, DA SADE Seo II
DA SADE

Art. 196. A sade direito de todos e dever do Estado, garantido mediante polticas sociais e econmicas que visem reduo do risco de doena e de outros agravos e ao acesso universal e igualitrio s aes e servios para sua promoo, proteo e recuperao. (FONTE: www.saude.gov.br. Acesso 15/11/11)

TEXTO 02 Fundaes estatais institucionalizam a mercantilizao da Sade Pblica (Adaptado) Para analisar as mazelas do sistema pblico de sade do Brasil - nas ltimas semanas em evidncia, em funo da greve de mdicos no nordeste, resultando no agravamento da sade e at mesmo na morte de pacientes, o Correio da Cidadania entrevista Francisco Batista Jnior, presidente do Conselho Nacional de Sade. Correio da Cidadania: Como o Conselho Nacional de Sade enxerga a eficincia do Sistema nico de Sade (SUS) no Brasil? Francisco Batista Jnior: O SUS, hoje, est consolidado. Talvez no plenamente consolidado, mas uma realidade e presta um servio incomensurvel populao brasileira. Quando comparamos o que temos hoje, em matria de sade efetivamente pblica, e o que existia antes, no tenho a menor dvida

59

VESTIBULAR UNIVAO 2012 1 SEMESTRE - CADERNO DE PROVAS G05

de que o SUS vitorioso. Para provar isso, a esto os programas de vacinao que atingem todas as camadas sociais da populao brasileira, o programa de transplantes, o programa de atendimento aos portadores de HIV - ambos os maiores programas do mundo -, o atendimento a pacientes renais crnicos, das pessoas com hepatite, e os programas de sade da famlia disseminados por todo o pas. Digo isso porque, em nosso entendimento, h uma campanha da grande mdia contra o SUS no pas, que busca desqualificar o sistema, dizer que no funciona e que precisa mudar. H uma perspectiva de privatizao, de combater o muito que o sistema permite hoje em termos de universalidade e integralidade. CC: No entanto, trata-se de um sistema com algumas falhas, no? FBJ: Claro. Um dos principais problemas, em meu entendimento, so consequncias, primeiro, da cultura histrica de nosso pas. No Brasil, a sade sempre foi um instrumento muito privatizado, no sentido econmico, poltico e corporativo. Analisando a sade atravs da histria vemos que os servios de sade prestados pelo ente estatal sempre tiveram muito mais um aspecto "curativo" - o que muito grave - e sempre foram, dentro desse aspecto curativo, calcados na realizao de procedimentos atravs de contrataes junto ao setor privado. Nunca tivemos realmente um programa de prevenes. Essa perspectiva do projeto de Sade como tratamento de doenas, feito de uma maneira privatizada, sempre foi parte de nossa cultura, em detrimento de uma ateno bsica. Com o SUS, isso no foi revertido. Ao contrrio, esse modelo hospitalocntrico e curativista foi incrementado, com os medicamentos de alto custo - que interessam s grandes indstrias farmacuticas - e com o plano de transplantes, que feito quase integralmente pelo setor privado. Essa cultura de privatizao e da alta complexidade do curativismo foi incrementada duramente na dcada de 1990, revelia dos movimentos sociais e dos defensores da reforma sanitria. Alm disso, a administrao do sistema de sade no Brasil, tanto no plano da gesto quanto no plano da gerncia dos servios, sempre foi utilizada de forma muito particular, sendo realizada para atender aos interesses de pequenos grupos econmicos, polticos e corporativos. Quando se nomeia o diretor de um hospital, no h um pensamento no sentido de avaliar se a pessoa qualificada ou no. O que se pensa se essa pessoa ser indicada por algum poltico, por algum "do esquema", e se na direo desse servio ir atender aos interesses do grupo que a apoia. Essas facetas, que no so pouca coisa, geraram distores profundas no sistema. (FONTE: www.correiocidadania.com.be. Acesso 15/11/11)

TEXTO 03 A Mercantilizao da Sade (Adaptado) A sade suplementar brasileira, que tem 45,5 milhes de usurios e movimenta mais de R$60 bilhes por ano, est beira de uma grave crise. Indignados com a conduta abusiva das operadoras e cansados das improdutivas negociaes por reajuste de honorrios, mdicos de diversas especialidades em todo o pas tm avaliado a possibilidade de suspenso do atendimento a vrios planos de sade. Este cenrio resultado da intransigncia das operadoras que ameaam os mdicos de descredenciamento, cancelam ou atrasam

60

VESTIBULAR UNIVAO 2012 1 SEMESTRE - CADERNO DE PROVAS G05

o pagamento de servios previamente autorizados, interferem na autonomia do mdico, negam autorizao de procedimentos essenciais para o paciente e recusam as propostas de reajuste anual de honorrios. A adeso de grande parte dos 160 mil mdicos, credenciados a planos de sade paralisao nacional de atendimentos eletivos, no ltimo dia 7 de abril, exps o grau de insatisfao da categoria. importante ressaltar que os constantes aumentos das mensalidades no refletem em aumento do valor pago ao mdico. No mera coincidncia que as operadoras estejam nas mos dos empresrios mais ricos do pas, que at figuram como novos bilionrios em listas de revistas internacionais de economia. Com a omisso da Agncia Nacional de Sade Suplementar (ANS), rgo regulador que deveria atuar em defesa do usurio, estas empresas aplicam sucessivos reajustes s mensalidades com a justificativa de variao de custos "mdicos". Sem contar que, atualmente, s credenciam os mdicos como pessoa jurdica, burlando a legislao tributria. Com o discurso de que os reajustes liberados pelo ANS so insuficientes para cobrir seus custos, elas arrocham os honorrios mdicos para manterem seus lucros intocveis. Entre 2000 e 2009, estes reajustes acumularam 133%. Realidade completamente oposta dos mdicos, que no recebem reajuste anual e ainda tm gastos crescentes, como impostos, salrios e informatizao dos consultrios. Sem forte fiscalizao da agncia reguladora, a sade suplementar terra de empresrios que tratam o bem-estar da populao brasileira como negcio e promovem desmandos econmicos como monopolizao e cartelizao do mercado. Dentre as novas tendncias deste setor, est a compra da carteira de clientes de operadoras pequenas e de rede de hospitais, alm da criao de planos populares a preos acessveis com rede credenciada e coberturas reduzidas. Com o slogan "os melhores mdicos pelo preo que voc pode pagar", alguns planos - que cobram R$35 por ms iludem os usurios insinuando que eles tero todo o tipo de atendimento necessrio. Em vez de questionar a criao de planos populares com rede credenciada reduzida, a ANS determinou recentemente prazos mximos de atendimento para consultas e exames. Tal norma est sendo questionada na Justia pelo Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj), porque vai interferir na relao entre mdico e paciente. Isto porque o usurio certamente cobrar que o mdico tenha agenda livre para cumprir a determinao da ANS. O critrio usado para definio destes prazos, inclusive, deve ter sido um mero exerccio de criatividade. Medicina no cincia exata e o tempo da consulta mdica depende de cada paciente. No se pode tratar a agenda do consultrio mdico como a linha de produo de uma fbrica. Este tipo de presso da ANS e das operadoras faz com que o paciente entenda que h uma relao de "consumo" com o seu mdico, que deveria se preocupar apenas em atender o seu paciente com qualidade, presteza e ateno. Autora: Mrcia Rosa de Arajo: Presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro
(FONTE: O Globo - 25/07/2011)

INSTRUO: Considerando os trs textos lidos, REDIJA um texto dissertativo e discuta a relao entre a universalizao da sade como direito fundamental do brasileiro e a mercantilizao do setor.

61

VESTIBULAR UNIVAO 2012 1 SEMESTRE - CADERNO DE PROVAS G05

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

62

VESTIBULAR UNIVAO 2012 1 SEMESTRE - CADERNO DE PROVAS G05

GABARITO CADERNO DE PROVAS G05 2012/1 SEMESTRE FSICA


01 02 03 04 05 06 07 08

GEOGRAFIA HISTRIA MATEMTICA


09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32

INGLS
33 34 35 36 37 38 39 40

ESPANHOL
33 34 35 36 37 38 39 40

BIOLOGIA QUMICA

LNGUA PORTUGUESA/ LIT. BRASILEIRA


61 62 63 64 65 66 67 68 69 70

41 42 43 44 45 46 47 48 49 50

51 52 53 54 55 56 57 58 59 60

O resultado das provas ser divulgado, atravs do site www.vestibularparamedicina.com.br, dia 05/12. No sero divulgados resultados por telefone.

63

Potrebbero piacerti anche