Sei sulla pagina 1di 9

DOS RECURSOS

1. Teoria Geral dos Recursos 1.1. Introduo


de grande importncia, quando falamos em recursos, nos referirmos garantia constitucionalmente do duplo grau de jurisdio. O duplo grau de jurisdio nada mais do que o exerccio efetivo dos recursos. O direito individual e tambm coletivo, de reexame de uma deciso. A terminologia vem do Latim, e significa retroceder, retornar, voltar atrs. de suma importncia essa garantia num Estado Democrtico de Direito, j que constitui um desdobramento do direito de defesa, logo, do devido processo legal. Segundo ensina Mirabete o sentido de sua existncia possibilitar o reexame das decises proferidas no processo1. O recurso possibilita o pleno exerccio do duplo grau de jurisdio, atravs do qual a deciso ser reexaminada, em grau superior, podendo ser modificada, corrigida ou confirmada. Obviamente que o recurso, que tambm uma extenso do direito de ao, consequentemente do direito de defesa e est sujeito, da mesma forma, a requisitos de admissibilidade que so: a) existncia de previso legal; b) sua forma tem que estar prevista em lei; c) a tempestividade, ou seja, o recurso obedecer prazo determinado pela lei, que dever ser obedecido, sob pena de precluso desse exerccio. Quando falamos que para a interposio de um determinado recurso ele tem que estar previsto em lei e, portanto, ser adequado ao caso em concreto, importante salientarmos a possibilidade da fungibilidade recursal, que a possibilidade, prevista no art.

Mirabete op.cit. p.656.

579 do CPP, que diz que, salvo em caso de m-f, a parte no ser prejudicada pela interposio de um recurso por outro. A aplicao da fungibilidade dos recursos est subordinada, portanto, a alguns requisitos essenciais, o mais importante deles sendo a inexistncia de m-f da parte. H que observar tambm, alm da m-f, a tempestividade, que o prazo determinado pela lei para sua interposio. Se o recurso interposto de forma indevida estiver fora do prazo previsto para o recurso devido, tambm no ser aplicada a fungibilidade. Da mesma forma quando ocorrer erro grosseiro quanto ao recurso a ser interposto, j que a lei, em regra, prev o recurso cabvel para cada deciso. Os recursos tm como caractersticas a impossibilidade de interposio de mais de um, em face de uma nica deciso proferida, chamada de princpio da unirrecorribilidade das decises. Como exceo a esse princpio o recurso de apelao e o hbeas corpus, que podem ser propostos de forma simultnea, desde que obedecidos o prazo, ou seja, a tempestividade. A unirrecorribilidade fica patente quando da leitura do artigo 593,4 do CPP em que o legislador expressamente preceitua que quando cabvel a apelao, no poder ser usado o recurso em sentido estrito, ainda que de parte da deciso. J vimos que o recurso, como condio de admissibilidade, deve estar previsto em lei, bem como a sua forma. Logo, o recurso para ser conhecido ou recebido, processado e julgado pelo Tribunal ad quem, deve preencher todos os pressupostos exigidos pela lei, em no ocorrendo o preenchimento dos requisitos o recurso no ser conhecido. Os recursos podem ser voluntrios, que so aqueles interpostos pela parte inconformada com a deciso; ou de ofcio, pelo juiz. Excepcionalmente temos o caso no assistente no habilitado, para os casos de crimes de competncia do Tribunal do Jri, previsto no art. 598 do Cdigo de Processo Penal, para os casos de no haver apelao por parte do Ministrio Pblico. De acordo com o art. 574 do Cdigo de Processo penal:

Os recursos sero voluntrios, excetuando-se os seguintes casos, em que devero ser interpostos, de ofcio, pelo juiz: I - da sentena que conceder habeas corpus; II - da que absolver desde logo o ru com fundamento na existncia de circunstncia que exclua o crime ou isente o ru de pena, nos termos do Art. 411. O artigo 411 j fora revogado pela Lei 11719/2008, portanto, no mais existe a possibilidade de recurso ex officio de deciso que absolve sumariamente o imputado. H que se ressaltar, ainda a possibilidade , hoje com a reforma , que o juiz poder, na sentena penal, fixar valor indenizatrio, de acordo com a Lei 11.719/2008, podendo ento, o acusado recorrer de matria civil em recurso eminentemente penal. Podem ser constitucionais, que so aqueles previstos pela Constituio Federal (hbeas corpus, mandado de segurana, recurso especial, recurso extraordinrio); legais aqueles previstos pela lei processual penal ou leis especiais e; regimentais que so aqueles previstos nos regimentos internos dos Tribunais, como o agravo regimental. Os recursos previstos no Cdigo de Processo Penal so: em sentido estrito, apelao, embargos, reviso, recurso extraordinrio, carta testemunhvel, hbeas corpus, recurso especial. Podem ser ordinrios, que so aqueles baseados no simples inconformismo com a deciso ftica ou ainda extraordinrio quanto o que discute a questo jurdica e no mais de fatos.

1.2. Quanto aos Efeitos


Os efeitos que podem ser produzidos pelos recursos so: devolutivo, suspensivo, extensivo e regressivo. Entende-se por efeito devolutivo, que comum a todos os recursos, a transferncia para o reexame pela instncia superior. Esse efeito decorre do simples direito ao duplo grau de jurisdio. O Juiz a quo devolve a matria para reexame pelo Tribunal ad quem.

Efeito suspensivo, como o prprio nome diz, aquele que atribui suspensividade deciso, ou seja, a deciso no poder ser efetivamente executada enquanto no julgado o recurso. Ensina Roxin: el efecto suspensivo significa que la eficcia de la decision impugnada es impedida por la interposicion tempestiva del recurso, o sea, es postergada2 Este efeito para ser atribudo deve ter previso expressa. Cabe lembrar que o artigo 596 do CPP expresso: A apelao da sentena absolutria no impedir que o ru seja posto imediatamente em liberdade. Portanto, em se tratando de absolvio ser atribudo, sempre o efeito suspensivo ao recurso. Essa dispositivo s corrobora a observncia a um princpio fundante do Estado Democrtico, qual seja, o da dignidade da pessoa humana. O efeito extensivo est previsto no art. 580 do CPP, que diz que no caso de concurso de agentes (CP, art.25) a deciso do recurso interposto por um dos rus, se fundado em motivos que no sejam de carter exclusivamente pessoal, aproveitar aos outros. importante lembrar que o art. 29 do CP que trata do concurso de agentes. clara a inteno do legislador em evitar decises contraditrias para situaes semelhantes ou idnticas. E por fim, o efeito regressivo, que est previsto no art. 589, que prev a possibilidade de retratao do juzo que poder alterar ou revogar sua deciso anteriormente proferida. Esse efeito est presente principalmente no Recurso em Sentido estrito como veremos adiante.

1.3. Requisitos Objetivos


Se faz necessrio esclarecer a distino entre pressuposto para o recurso e requisitos para o exerccio do recurso. Entende-se por pressuposto a deciso e o inconformismo de qualquer das partes com essa deciso, isso o pressuposto para que se exista o recurso; j os requisitos esto relacionados a oportunidade, ao momento da proposio, a forma daquele recurso.

Roxin, Claus . Derecho procesal penal, 1 Edi.2 reimp.Buenos Aires:Editores Del Puerto, 2003, p.446.

1) cabimento - Leciona O Prof. Pacelli de Oliveira: Por cabimento h que se entender a previso legal do da existncia do recurso3 2) Tempestividade Significa dizer que os recursos possuem prazos para o seu regular exerccio. Diga-se de intempestivo o recurso interposto fora do prazo, levando ao no conhecimento do recurso. H ainda a previso do art. 575 do Cdigo de Processo Penal no sentido de que no sero prejudicados os recursos que, por erro, falta ou omisso dos funcionrios, no tiverem seguimento ou no forem apresentados dentro do prazo. 1.4. Requisitos subjetivos Tratam-se de pressupostos subjetivos para a interposio de recursos a legitimidade e o interesse. So eles: a) legitimidade; b) interesse recursal; c) possibilidade jurdica. Antes do recebimento e conhecimento do recurso h que se observar os requisitos objetivos e subjetivos, o chamado juzo de admissibilidade ou de prelibao. Em princpio s ter interesse recursal quele que se sentir lesado, prejudicado pela deciso. o que diz o pargrafo nico do art. 577, do Cdigo de Processo Penal, que no admite recurso da parte que no tiver interesse na reforma ou modificao da deciso. O artigo 577, caput, elenca quem so partes legitimas para a interposio de recurso: o recurso poder ser interposto pelo Ministrio Pblico, ou pelo querelante, ou pelo ru, seu procurador ou defensor. Corroborando a moderna tendncia garantista do processo penal, com base no princpio da ampla defesa, admite-se a interposio de recurso at mesmo por advogado sem procurao, com procurao verbal.4 certo que o rol do art. 577, no exaustivo. O interesse recursal nasce do inconformismo que leva interposio do recurso, com a finalidade de reformar ou modificar a deciso proferida. Esse interesse est consubstanciado na sucumbncia, que a desconformidade entre o pedido e o que foi concedido.
3 4

Pacelli, Raul Eugnio. Curso de Processo Penal. Rio de Janeiro: Lmen Jris, 2008 9 Edio . p.679. RT 618/346

1.4. Da Impetrao
Dispe o artigo 578, do Cdigo de Processo Penal: O recurso ser interposto por petio ou por termo nos autos, assinado pelo recorrente ou por seu representante. A petio de interposio de recurso, com o despacho do juiz, ser at o dia seguinte ao ltimo do prazo, entregue ao escrivo, que certificar no termo da juntada a data da entrega (art. 578, 2). Quanto aos prazos para interposio dos recursos no Processo Penal vide regras no art. 798 do CPP. Os recursos possuem prazos diferentes, e ainda, h que se ressaltar o prazo em dobro para Assistncia Judiciria. H que se observar, ainda, as hipteses em que o recurso deve ser impetrado, de ofcio, pelo juiz, conforme o art. 574: os recursos sero voluntrios, excetuando-se os seguintes casos, em que devero ser interpostos, de ofcio, pelo juiz: I da sentena que conceder hbeas corpus II da que absolver desde logo o ru com fundamento na existncia de circunstncia que exclua o crime ou isente o ru de pena, nos termos do art. 411. So tambm hipteses de cabimento de recurso ex officio, alm daqueles mencionados pelo art. 574, as sentenas absolutrias referentes aos crimes contra a economia popular ou a sade pblica; despachos que determinarem o arquivamento dos autos de inqurito policial referentes a esses crimes; da deciso que conceder a reabilitao. Em regra, salvo os casos expressos, os prazos dos recursos correm a partir da intimao; da audincia em que for proferida a deciso; do dia em que a parte der cincia,

nos autos, da deciso. Nesse sentido Sumulas 310 e 710 ambas do Supremo Tribunal Federal5 Os recursos podero ser interpostos tambm por fax, ou similares, desde que os originais sejam entregues em juzo, at cinco dias antes do trmino do prazo previsto na lei.

1.4.1. Reformatio in pejus


A reformatio in pejus expressamente vedada em nosso ordenamento jurdico processual, pelo art. 617, do CPP. Os recursos possuem efeito devolutivo, ou seja, devolve-se a matria para que o Tribunal ad quem reexamine a questo. Mas, no pode o Tribunal ir alm do pedido no recurso; a deciso no pode ser nem ultra nem extra petita, devendo se ater sempre ao pedido. Portanto, a situao do ru no pode ser agravada. Se ocorrer o agravamento da situao do ru a deciso ter carter de reformatio in pejus. A reformatio in pejus impede tambm o reconhecimento de nulidades, agravantes que no forem citadas no recurso. J existe, inclusive, smula do STF (160) nesse sentido. Tambm vedada a reformatio in pejus indireta, que ocorre quando anulada uma deciso face a recurso exclusivo da defesa, no possvel, no novo julgamento a ser proferido, o agravamento da situao. O que no aplicvel no Tribunal do Jri, face a soberania das decises do Tribunal.

1.4.2. Reformatio in melius


Ocorre quando o Tribunal melhora a situao do ru em recurso exclusivo da acusao. A reformatio in melius tambm no admitida, segundo parte da doutrina.

5 SMULA N 310 - QUANDO A INTIMAO TIVER LUGAR NA SEXTA-FEIRA, OU A PUBLICAO COM EFEITO DE

INTIMAO FOR FEITA NESSE DIA, O PRAZO JUDICIAL TER INCIO NA SEGUNDA-FEIRA IMEDIATA, SALVO SE NO HOUVER EXPEDIENTE, CASO EM QUE COMEAR NO PRIMEIRO DIA TIL QUE SE SEGUIR. SMULA N 710 - NO PROCESSO PENAL, CONTAM-SE OS PRAZOS DA DATA DA INTIMAO, E NO DA JUNTADA AOS AUTOS DO MANDADO OU DA CARTA PRECATRIA OU DE ORDEM.

Outra parte da doutrina entende possvel a reformatio in melius , j que o que o Cdigo de Processo Penal veda somente a reformatio in pejus.

2. Formas de extino do Recurso 2.1. Desistncia


Desistncia o ato de renncia do recurso. Obviamente s haver desistncia depois de interposto o recurso. J o Ministrio Pblico, com base no princpio da indisponibilidade da ao penal, jamais poder desistir do recurso. o disposto no art. 576 do CPP: o Ministrio Pblico no poder desistir do recurso que haja interposto. Em observncia ao princpio da ampla defesa, da garantia que o processo penal, de acordo com a Smula 705 do STF, a renncia do ru ao direito de apelao no impede o recebimento da apelao interposta pelo seu defensor. Essa smula retrata a moderna tendncia, e j tardia, do processo penal, que e sempre dever constituir, um meio de garantia do acusado contra o poder punitivo do Estado. E no poderia ser diferente, j que se trata de Um Estado Democrtico de Direito, que erigiu a dignidade da pessoa humana Constituio Federal. a princpio essencial, logo no art. 1, da

2.2. Desero
A extino do recurso pode ocorrer antes mesmo de seu julgamento. o que ocorre nos casos de desero, quando parte abandona o recurso, ou pela falta de recolhimento de custas processuais, somente para os casos de ao penal privada. A desistncia tambm causa de extino do recurso.

2.3. Renncia
Nada impede que a parte renuncie ou desista do recurso. Mas uma vez renunciado, o recurso no mais poder ser interposto. A exceo a essa regra quanto ao defensor dativo, pois para renunciar ao recurso preciso ter procurao especfica para tanto. A maior discusso se relaciona com a chamada 8

discrepncia da renncia, ou seja, quando ru deseja renunciar e o defensor apela. H uma corrente que defende que se o ru o titular do direito ao duplo grau de jurisdio, que o mais, ele pode renunciar a esse direito, que o menos. Mas outra corrente diz que a vontade do defensor, por ter conhecimentos tcnicos deve prevalecer, ou seja, a defesa tcnica deve se sobrepor a autodefesa, portanto, pode o defensor, mesmo se o ru manifestar-se em desacordo, apelar. O STF j decidiu que a renncia do ru, manifestada sem o conhecimento do defensor, no impede o conhecimento da apelao.

Potrebbero piacerti anche