Sei sulla pagina 1di 25

ANTROPOLOGIA FORENSE E IDENTIFICAO

Reconhecimento- implica em

conhecer de novo, ou seja, verificar utilizando os rgos dos sentidos, principalmente a viso (e a memria), que aquela pessoa que estamos vendo, corresponde aquela que estamos procurando.

Identificao

IDENTIFICAO
Necessidade de utilizar-se o

reconhecimento como elemento de prova de identificao. Grande parcela da populao no possui documentos de identidade. Trocas de cadveres e reconhecimento errado.

IDENTIFICAO
No exame de corpo de delito-

carteira de identidade ou uso da impresso digital. Catatimia- um distrbio da percepo provocado pela afetividade.

O Reconhecimento?????

IDENTIFICAO
Consiste em um

reconhecimento tcnico, objetivo; de comprovao passvel de ser analisada e comprovada por pessoas diferentes.

TRAO BIOLGICO
Unicidade ou Exclusividade O

trao que se estuda deve ser exclusivo, isto nico. Imutabilidade ou Perenidade O trao biolgico no deve sofrer modificaes permanentes, ao longo da vida; podem no entanto ocorrer alteraes temporrias.

TRAO BIOLGICO
Classificabilidade- que os

resultados obtidos possam ser classificados. Praticidade- que o mtodo de anlise do trao seja prtico, simples de ser avaliado.

Identificao de coisa ou pessoa


Confronto entre os registros

1 registro

2 registro

IDENTIDADE
a qualidade de ser a mesma

coisa( a mesma pessoa) e no diversa. Para que se possa provar que uma determinada pessoa aquela e no outra, inmeras tcnicas so utilizadas. Assim, a identificao o mtodo utilizado para se conhecer a identidade.

IDENTIDADE
muito importante que se

entenda que a identificao ser to mais correta, quanto mais exatos forem os registros anteriores que sero usados para o confronto futuro.

A Evoluo do Processo de Identificao


Cdigo de Hamurabi- Dos

caldeus e babilnios; identificao dos criminosos, como a amputao da orelha, nariz, dedos, etc. Frana- Ferrar os ladres no rosto ou na escpula.

A IDENTIFICAO MDICOLEGAL
Espcie- ossos (formas,

microscopia) e sangue (microscopia). Etnia- Caucsico, Monglico,Negride, Indiano e Australide. Sexo- Gentico, cromossomial, psquico, morfolgico,jurdico.

IDENTIFICAA MDICOLEGAL
Idade- Em Medicina Legal na maioria

dos casos onde se faz necessria a deciso pericial, os ossos e os dentes prestam a maioria das informaes ao especialista. Desde os pontos de ossificao do feto, do adolescente e do adulto; os ossos participam de modo importante desta anlise.

IDADE
A radiografia das epfises, isto

, extremidades dos ossos, notadamente, dos ossos de punho, entre tantos outros, tem grande utilidade em exames deste tipo.

SINAIS INDIVIDUAIS
M Formaes
Sinais Profissionais Tatuagens

Cicatrizes

Identificao pelos Dentes


A identificao pela arcada

dentria algo relevante, principalmente em se tratando de cadveres carbonizados ou esqueletizados, para tanto, preciso dispor de uma ficha dentria fornecido pelo dentista da vtima.

Superposio Crnio- Facial por Vdeo. Modernamente, com as tcnicas de reproduo de imagens de raios-X em fotografia, vdeo e computadores, avanos em computao grfica...

Impresso Digital Gentica do DNA


O estudo do genoma humano

desenvolveu a hemogentica mdico-legal. Alm das percias de investigao do vinculo gentico da paternidade , abriu-se um novo campo na CRIMINALSTICA.

DNA

Impresso Digital Gentica do DNA


A anlise de vestgios humanos

pode trazer grande contribuio no INTERESSE PERICIAL , atravs dos marcadores genticos e da aplicao do polimorfismo do DNA .

DNA cido Desoxiribonucleico


DNA a protena da clula
sangue smen saliva

plos

DNA cido Desoxiribonucleico


Dificuldade do exame

- financeiro - banco de dados - metodologia - fundamentos - legislao processual

Potrebbero piacerti anche