Sei sulla pagina 1di 11

Escola Politcnica da USP

PMI1711 - Anlise e Acompanhamento de Poos e Avaliao de Reservatrios

1 Semestre - 2010

PETROFSICA: Porosidade e Permeabilidade


Prof. Ricardo Cabral de Azevedo

Nome: Liz Hirata Teixeira

2010

SUMRIO

1. 2. 3.

INTRODUO .................................................................................................................................. 2 OBJETIVOS ....................................................................................................................................... 2 DESENVOLVIMENTO........................................................................................................................ 3 3.1 Porosidade..................................................................................................................................... 3 3.2 Permeabilidade ............................................................................................................................. 5 3.3 Relaes entre a porosidade e a permeabilidade ......................................................................... 8

4. 5. 5.

OUTRAS CONSIDERAES ............................................................................................................... 9 DISCUSSES E CONCLUSES ........................................................................................................... 9 REFERNCIAS ................................................................................................................................. 10

1. INTRODUO
O conceito de Fsica de Rochas refere-se basicamente a um conhecimento acumulado no que tange os termos experimentais e os termos tericos. um estudo relacionando propriedades de diversas reas, como por exemplo, a engenharia, a geofsica e a geologia. Dessa forma, trata-se de um assunto multidisciplinar, envolvendo profissionais e pesquisadores de diversas reas. O que h de mais relevante na Fsica de Rochas a relao entre propriedades geolgicas de rochas em certas condies fsicas (anlise de amostras e perfis) e as respostas ssmicas dessas rochas. A relao da Fsica de Rochas com a ssmica o que mais a difere da Petrofsica, pois alm dos dados provindos da interpretao de perfis, pode-se conjuntamente com a ssmica minimizar o risco dessas interpretaes. O engenheiro analista de poos, no entanto, em geral no se relaciona tanto com a ssmica, ficando a petrofsica como foco principal e a fsica de rochas, embora se saiba de sua importncia e vasta aplicao, fica de coadjuvante. A importncia da petrofsica dentro da rea da Engenharia de Petrleo vasta. Uma reserva de petrleo formada por rochas que apresentam diversas caractersticas, dentre elas, as que podem ser destacadas: porosidade e permeabilidade, as quais precisam ser adequadas para armazenar e conduzir fluidos. A petrofsica justamente o estudo das propriedades fsicas e qumicas que indicam a ocorrncia e o comportamento de rochas, petrleo e fluidos. A fim de caracterizar corretamente uma reserva de petrleo ou gs, deve-se fazer medies da resistividade, do neutrnio e da densidade tudo isso para poder quantificar de maneira real a porosidade, saturao e permeabilidade da reserva.

2. OBJETIVOS
Esse trabalho tem o objetivo de compreender a importncia da Petrofsica dentro da anlise de poos, bem como da geologia, mostrando a interao de diversas reas do conhecimento na indstria do petrleo.

3. DESENVOLVIMENTO
A Petrofsica o estudo das propriedades da rocha e suas interaes com os fluidos (gases, hidrocarbonetos e solues aquosas). A fim de acumular hidrocarbonetos, uma formao geolgica deve conter uma rede tridimensional de poros interligados, pois deve permitir tanto o armazenamento quanto a movimentao dos fluidos dentro do reservatrio. As propriedades fsicas mais fundamentais que envolvem essa necessidade do reservatrio so a permeabilidade e a porosidade. Para uma maior eficincia da produo de petrleo, de bom tom ter dados precisos dessas duas propriedades e suas interaes com os fluidos.

3.1 Porosidade A porosidade de um reservatrio pode ser expressa pela seguinte expresso: = =

Onde, Vb = Volume bulk (volume do aglomerado) Vgr = volume dos gros Vp = volume de poros De acordo com essa equao a porosidade de materiais porosos poderia assumir qualquer valor, mas para a maioria das rochas sedimentares, no chega a 50%. A porosidade de reservatrios de petrleo pode variar de 5% a 40%, mas a faixa mais comum que se encontra est entre 10% e 20%. Fatores que influenciam na porosidade (rochas sedimentares): i) Uniformidade dos tamanhos de gros. Se pequenas partculas de silte ou argila ficam misturadas com gros maiores de areia, a porosidade efetiva pode ser consideravelmente reduzida, como mostrado na figura abaixo:

Figura 3.1.1: (A) Diferentes tipos de tamanhos de gros; (B) esferas demonstrando um empacotamento cbico de trs tamanhos de gros. [1]

ii)

Grau de cimentao: quanto mais rochas arenosas cimentada houver, menor ser a porosidade, j que rochas no-consolidadas possuem porosidade aula.

iii)

Grau de compactao durante e depois da deposio: na compactao h uma tendncia da perda de vazios e os fluidos so comprimidos e expulsos para que as partculas do mineral fiquem mais prximas uma das outras. Essa expulso de fluidos por conta da compactao, sob uma alta temperatura, o mecanismo bsico da migrao primria do petrleo diretamente da fonte para o reservatrio. Portanto, em geral a porosidade mais baixa em profundidades maiores e em rochas mais antigas, com algumas excees.

iv)

Mtodos de empacotamento: com a crescente presso de sobrecarga, at mesmo os gros de areia angulosos demonstram uma progressiva mudana de empacotamento aleatrio para um empacotamento que deixa os gros mais prximos um dos outros.

Na indstria do petrleo, a porosidade efetiva a mais importante. A porosidade absoluta a relao entre o volume total de vazios de uma rocha e o volume total da

mesma. Porosidade efetiva a relao entre os espaos vazios interconectados de uma rocha e o volume total da mesma. Na recuperao de leo e gs dos reservatrios, os hidrocarbonetos fluem a muitos metros de profundidade atravs dos canais porosos antes de serem produzidos no poo. Se o petrleo ocupa espaos no conectados, este no pode ser produzido e de pouco interesse para a engenharia de petrleo.

Porosidade primria e secundria

A porosidade primria gerada juntamente com o sedimento ou rocha, sendo caracterizada nas rochas sedimentares pelos espaos entre os gros ou planos de estratificao. A porosidade secundria, por sua vez, se desenvolve aps a formao das rochas gneas, metamrficas ou sedimentares, por fraturamento ou falhamento durante sua deformao (porosidade de fraturas). Um tipo especial de porosidade secundria se desenvolve em rochas solveis, como calcrios e mrmores, atravs da criao de vazios por dissoluo, caracterizando a porosidade crstica.

3.2 Permeabilidade Alm de ser poros, um reservatrio deve possuir a capacidade de permitir o fluxo dos fluidos. Essa capacidade recebe o nome de permeabilidade. Isso indica que rochas no-porosas possuem permeabilidade nula. A permeabilidade da rocha depende da eficincia da porosidade e, conseqentemente, afetada pelo tamanho de gro da rocha, pela forma dos gros, pela distribuio dos gros e pelo grau de consolidao. O tipo de argila tambm influencia a permeabilidade, especialmente quando h gua presente. Algumas argilas, particularmente as bentonitas, dilatam em gua e tem a tendncia de completar o poro. O engenheiro Frances Henry Darcy formulou uma equao de fluxo de fluidos que at hoje conhecida:

Onde: u = velocidade do fluido, cm/s;

q = taxa de escoamento cm/s k = permeabilidade da rocha porosa, Darcy (0,986923 m) Ac = rea transversal da rocha, cm = viscosidade do fluido, cp l = comprimento da amostra, cm dp/dl = gradiente de presso na direo do escoamento atm/cm Uma unidade de Darcy relativamente uma permeabilidade alta. A permeabilidade a maioria dos reservatrios menor que um darcy. A unidade de milidarcy muito mais utilizada na indstria do petrleo. O termo k na equao anteior a permeabilidade absoluta a qual parte do princpio que a rocha 100% saturada com o mesmo fluido (ou fase), como leo, gs ou gua. Na presena de mais de um fluido, a permeabilidade chamada de efetiva. Para calcular essa permeabilidade efetiva, dividimos a permeabilidade da fase pela permeabilidade absoluta.

Fatores que influenciam a permeabilidade

i)

Tamanho e tipo de gros de areia: se a rocha composta de gros grandes e alongados uniformemente arranjados como na figura 2.2.1, a permeabilidade vertical de mdia a alta. Se a rocha composta por gros em sua maioria grande e arrdondados, sua permeabilidade ser consideravelmente alta em ambas as direes, como mostrada na figura 2.2.2. A permeabilidade em reservatrios geralmente baixa,

especialmente na direo vertical se os gros de areia so pequenos e de formato irregular. A maioria dos reservatrios de petrleo esto nessa ltima categoria.

Figura 2.2.1 [1]

Figura 2.2.2 [1]

ii)

Laminao: minerais como a muscovita e com xistosidades, agem como barreiras contra a permeabilidade vertical. A importncia da argila como determinante da permebailidade est relacionada no apenas com sua abundncia, mas tambm com sua mineralogia e composio nos fluidos dos poros.

iii)

Cimentao: assim como a porosidade, a permeabilidade influenciada pela cimentao.

iv)

Fraturas e soluo: em arenitos, as fraturas no so importantes causas da permeabilidade secundria, apenas quando esto intercaladas com outros tipos de rochas, como as dolomitas. Em carbontados, a soluo de minerais aumenta a permeabilidade.

3.3 Relaes entre a porosidade e a permeabilidade A figura 3.3.1 mostra um grfico entre a permeabilidade e a porosidade com dados obtidos de uma grande quantidade e amostras de formao de arenito. Mesmo nesse tipo de formao, a qual considerada bem uniforme e homognea, no h uma relao matematicamente linear entre as duas propriedades. Nesse caso, a relao entre as duas mais qualitativa do que quantitativa. possvel haver porosidades muito altas com permeabilidades nulas (caso de argilas e folhelhos) assim como tambm possvel haver permeabilidades altas com baixas porosidades (carbonatos micro-fraturados). Em todo caso, tambm pode-se encontrar uma correlao muito til entre as duas propriedades em uma nica formao, como mostrado na figura 3.3.2.

Figura 2.3.1 Relao entre a porosidade e a permeabilidade [1]

Figura 3.3.2 Relao entre a porosidade e a permeabilidade [1]

Um exemplo da influencia de outros fenmenos na porosidade e permeabilidade, segue um grfico da influencia do tamanho de gro.

Figura 3.3.3 Influencia do tamanho de gro na relao entre permeabilidade e porosidade.

[1]

4. OUTRAS CONSIDERAES

H outras propriedades a serem abordadas, como a saturao de gua, a resistividade da formao, entre outros, alm da interao fluido-reservatrio. As duas propriedades foram escolhidas para serem descritas com mais ateno dada a influncia delas sob a produo.

5. DISCUSSES E CONCLUSES
A petrofsica uma rea de interesse a diversos profissionais, porm, na indstria do petrleo, o assunto merece um enfoque maior, j que o estudo das propriedades da rocha pode desencadear avanos tecnolgicos no que se diz respeito a compreender o que acontece no reservatrio. Conjuntamente com outras reas de estudo, como a geofsica e a fsica de rochas, pode-se fazer uma interpretao mais adequada de perfis e fazer anlises melhores de reservatrios. A partir do momento que se compreende a magnitude da importncia das propriedades permeabilidade e porosidade dentro de um reservatrio, percebe-se que a petrofsica no se trata de mais um assunto desnecessrio da geologia, mas

10

um conhecimento importante ao engenheiro de petrleo, que alm de agregar em aperfeioamento de tcnicas, ajuda a entender como os fluidos se comportam.

5. REFERNCIAS

1. TIAB, Djebbar. DONALDSON, Erle C.. Petrophysics theory and practice of measuring reservoir rock and fluid transport properties. 2nd ed. Boston, Gulf Professional Pub, c2004. xxvi, 889 p.

2. VASQUEZ, G. F. Comportamento Viscoelstico do Arenito Namorado e suas Relaes com Atributos Faciolgicos. 2000. 237 p. Dissertao (Mestrado) Faculdade de Engenharia Mecnica, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, So Paulo, 2000.

3. Rock Physics. Disponvel em <http://www.norsar.no/c-65-Rock-Physics.aspx>. Acesso em: 22 abr. 2010.

4. DILLON,

Lucia

Duarte.

Atributos

DHI

(Indicadores

Diretos

de

Hidrocarboneto) obtidos a partir do dado ssmico pr-empilhamento: uma anlise integrada da rocha ssmica. B. Geoci. Petrobras, Rio de Janeiro, v. 12, n. 1, p. 149-173, nov. 2003/maio 2004. 5. THOMAS, J.E. Fundamentos de Engenharia de Petrleo. Editora Intercincia, Rio de Janeiro, 2001.

6. KOBRANOVA,

V.N.. Petrophysics. Moscow, Mir

Publishers, c1989New

York, Springer-Verlag. 375 p.. Translation of: Petrofizika.

7. Schlumberger Excellence in Educational Development. Disponvel em <http://www.seed.slb.com>. Acesso em: 7 jun. 2010.

Potrebbero piacerti anche