Sei sulla pagina 1di 5

21 (ESAF- Auditor Fiscal- TCE-GO/2007) Sobre os cargos, empregos e funes pblicas, constitucionalmente incorreto afirmar a) que, na Unio, compete

e ao Presidente da Repblica dispor, mediante decreto, sobre a extino de funes ou cargos pblicos. b) que a investidura em cargo ou emprego pblico depende de aprovao prvia em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeaes para cargo em comisso declarado em lei de livre nomeao e exonerao. c) que eles so acessveis aos estrangeiros, na forma da lei. d) que, durante o prazo improrrogvel, previsto no edital de convocao, aquele aprovado em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos ser convocado com prioridade sobre novos concursados para assumir cargo ou emprego, na carreira. e) que as funes de confiana, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comisso, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condies e percentuais mnimos previstos em lei, destinam-se apenas s atribuies de direo, chefia e assessoramento.

22. (ESAF- Analista de Finanaas e Controle- Auditoria- CGU/2006) Determinado concurso pblico, destinado a selecionar candidatos a cargos pblicos na Administrao Federal, teve seu edital publicado em 02/01/2006, com prazo de validade de um ano, prorrogvel por igual perodo. O concurso foi homologado em 03/03/2006. No houve prorrogao. Determinado candidato aprovado foi nomeado em 01/03/2007, respeitada a ordem de sua classificao. A posse deu-se 30 (trinta ) dias depois da nomeao. O exerccio ocorreu 15 (quinze) dias depois da posse. Baseado nos fatos acima narrados, assinale a nica opo correta. a) A nomeao vlida. b) A nomeao nula, vez que realizada fora do prazo de validade do concurso. c) A posse nula, vez que ocorrida fora do prazo de validade do concurso. d) A nomeao somente seria vlida at 02/01/2007. e) A investidura no vlida, pois dois de seus atos ocorreram aps o encerramento da validade do concurso.

23. (ESAF-Analista de Finanas e Controle - AFC CGU/2006) No integra o rol de requisitos bsicos para investidura em cargo pblico: a) gozo dos direitos polticos. b) nvel de escolaridade exigido para o exerccio do cargo.

c) aptido fsica e mental. d) comprovao de ausncia de condenao penal. e) idade mnima de dezoito anos.

24. (ESAF- Procurador da Fazenda Nacional- PFN/2006) Em 1981, Joo passou a ocupar, sem prvia aprovao em concurso pblico, um cargo efetivo de auxiliar administrativo, em administrao direta municipal. Em 1985, seu irmo, Toms, passou a ocupar cargo efetivo de fiscal, em autarquia vinculada ao Ministrio da Fazenda, tambm sem prvia aprovao em concurso pblico. Levando em conta que a lei no declara tais cargos como de livre exonerao, que ambos permanecem em exerccio desde a data de suas posses, bem assim as disposies de nossa Constituio Federal sobre a matria, correto afirmar que, na atualidade a) Joo e Toms so servidores estveis. b) Joo servidor estvel; Toms, no. c) Toms servidor estvel; Joo, no. d) por terem ingressado no servio pblico sem prvia aprovao em concurso, nenhum dos dois detm estabilidade nos cargos que ocupam. e) no h informaes suficientes, no comando desta questo, para saber se Joo e Toms so servidores estveis.

25. (ESAF- Analista de Planejamento e Oramento -MARE/2005) O servidor pblico estvel poder perder o seu cargo em caso de excesso de despesa, na hiptese do artigo 169 da Constituio Federal. Assinale, quanto a este tema, a afirmativa incorreta. a) Antes da dispensa do servidor estvel, a Administrao dever reduzir a despesa com os cargos em comisso e funes de confiana em no mnimo 20%. b) Na hiptese em foco, o servidor estvel que perder o cargo far jus a uma indenizao correspondente a um ms de remunerao por ano de servio. c) O cargo do servidor estvel dispensado ser considerado extinto, vedada a criao de cargo, emprego ou funo com atribuies iguais ou assemelhadas pelo prazo de cinco anos. d) Antes da dispensa do servidor estvel, a Administrao dever providenciar a exonerao de todos os servidores no-estveis. e) A perda do cargo ser antecedida por ato normativo motivado de cada Poder, especificando a atividade funcional, o rgo ou a unidade administrativa objeto da reduo de pessoal.

26. (ESAF- Analista de Finanas- CGU/2008) Os ocupantes de cargos em comisso, na Administrao Pblica Federal, sem nela deterem outro vnculo funcional efetivo, so a) regidos pelo regime da CLT (legislao trabalhista). b) submetidos ao regime jurdico disciplinar, previstos na Lei n. 8.112/90, que estabeleceu o regime jurdico nico dos servidores civis federais. c) filiados obrigatrios do Plano de Seguridade Social do Servidor estabelecidos na Lei n. 8.112/90. d) destinatrios dos mesmos direitos e das vantagens, que a Lei n. 8.112/90 assegura aos servidores titulares de cargos efetivos, inclusive aposentadoria. e) destinatrios dos direitos e vantagens assegurados na Lei n. 8.112/90, aos servidores efetivos, inclusive os relativos e licenas.

27- (ESAF- Analista em Planejamento- SEFAZ-SP/2009) Acerca dos servidores pblicos e da Constituio Federal de 1988, assinale a opo correta. a) As nomeaes para cargo em comisso, declarado em lei de livre nomeao e exonerao, dependem de seleo simplificada para admisso. b) vedada a contratao por tempo determinado para atender necessidade temporria de excepcional interesse pblico. c) possvel a vinculao ou equiparao de quaisquer espcies remuneratrias para o efeito de remunerao de pessoal do servio pblico. d) A administrao fazendria e seus servidores fiscais tero, dentro de suas reas de competncia e jurisdio, precedncia sobre os demais setores administrativos. e) permitida a acumulao remunerada de cargos pblicos, independentemente da compatibilidade de horrio, mas desde que sejam dois cargos de mdico.

28 (ESAF- Auditor Fiscal- TCE-GO/2007) Sobre os cargos, empregos e funes pblicas, constitucionalmente incorreto afirmar a) que, na Unio, compete ao Presidente da Repblica dispor, mediante decreto, sobre a extino de funes ou cargos pblicos. b) que a investidura em cargo ou emprego pblico depende de aprovao prvia em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeaes para cargo em comisso declarado em lei de livre nomeao e exonerao. c) que eles so acessveis aos estrangeiros, na forma da lei.

d) que, durante o prazo improrrogvel, previsto no edital de convocao, aquele aprovado em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos ser convocado com prioridade sobre novos concursados para assumir cargo ou emprego, na carreira. e) que as funes de confiana, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comisso, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condies e percentuais mnimos previstos em lei, destinam-se apenas s atribuies de direo, chefia e assessoramento.

29- (ESAF- Especialista em Polticas Pblicas- MPOG/2005) Assinale a opo incorreta, nos termos da Constituio Federal de 1988, o que ocorre caso seja invalidada, por sentena judicial, a demisso de servidor estvel. a) Ser ele reintegrado, e o eventual ocupante da vaga, se estvel, reconduzido ao cargo de origem. b) O servidor estvel, quando posto em disponibilidade em virtude de extino do cargo, aps ser reintegrado, perceber remunerao at seu adequado aproveitamento em outro cargo. c) Extinto o cargo ou declarada sua desnecessidade, o servidor estvel fi car em disponibilidade. d) O eventual ocupante da vaga, ao ser reconduzido ao cargo de origem, faz jus indenizao, visto que no agiu de m-f. e) A aquisio da estabilidade exige lapso temporal de efetivo exerccio e avaliao especial de desempenho de forma obrigatria.

30- (ESAF- Analista de Finaas e Controle CGU/2008) Assinale Considere as seguintes assertivas a respeito dos servidores da Administrao Pblica, nos termos da Constituio: I. os vencimentos dos cargos do Poder Executivo e Legislativo no podero ser superiores aos pagos pelo Poder Judicirio. II. o prazo de validade do concurso pblico ser de at dois anos, prorrogvel uma vez, por igual perodo. III. garantido ao servidor pblico civil e militar o direito livre associao sindical. IV. a administrao fazendria e seus servidores fiscais tero, dentro de suas reas de competncia e jurisdio, precedncia sobre os demais setores administrativos, na forma da lei. Assinale a opo correta. a) II e IV so verdadeiras. b) II e III so falsas.

c) I e III so verdadeiras. d) III e IV so falsas. e) I e II so verdadeiras.

Potrebbero piacerti anche