Sei sulla pagina 1di 3

O que um Gerenciador de Dispositivos?

O Gerenciador de Dispositivos monitora todos os dispositivos, canais e unidades de controle. Sua tarefa escolher a forma mais adequada para a alocao de todos os dispositivos de um sistema (impressoras, terminais, unidades de disco, etc.), de acordo com uma poltica de programao de execuo (scheduling) definida pelos projetistas do sistema. O Gerenciador de Dispositivos faz a alocao, inicia a operao e, por fim, desaloca o dispositivo.

No basta, entretanto, que cada gerenciador execute apenas suas tarefas individuais. Deve ainda ser capaz de trabalhar harmoniosamente com todos os outros gerenciadores. A seguir, um exemplo simplificado. Digamos que algum digite um comando para que se execute um programa.

Os seguintes passos principais devem acontecer seqencialmente: 1. O Gerenciador de Dispositivos recebe os impulsos eltricos emitidos atravs do teclado, decodifica as teclas pressionadas para formar o comando e o envia para a Interface de Comandos do Usurio, onde o comando vlido pelo Gerenciador da Unidade de Processamento. 2. O Gerenciador da Unidade de Processamento envia uma mensagem de reconhecimento, a qual exibida no monitor de vdeo para que o digitador saiba que o comando foi enviado. 3. Quando o Gerenciador da Unidade de Processamento recebe o comando, ele determina se o programa deve ser recuperado de algum meio de armazenamento ou se j est em memria; em seguida, notifica o gerenciador apropriado. 4. Se o programa estiver armazenado, o Gerenciador de Arquivos deve identificar sua localizao exata no disco, passar essa informao para o Gerenciador de Dispositivos, o qual recupera e envia o programa para o Gerenciador de Memria. Este, por sua vez, deve encontrar espao para o programa e gravar em memria sua exata localizao. 5. Assim que o programa estiver em memria, o Gerenciador de Memria deve monitorar sua localizao e seu progresso, medida que executado pelo Gerenciador da Unidade de Processamento. 6. Uma vez terminada a execuo, o programa deve enviar uma mensagem de trmino ao Gerenciador da Unidade de Processamento. 7. Por fim, o Gerenciador da Unidade de Processamento deve repassar a mensagem de trmino ao Gerenciador de Dispositivos, que dever exibi-la no monitor de vdeo para que o usurio possa v-la. Apesar de ser uma demonstrao simplificada de uma operao muito complexa, ela serve para ilustrar o alto grau de preciso que requer um sistema operacional. bom lembrar que, nenhum gerenciador poderia executar devidamente suas tarefas sem a cooperao ativa de todos os outros componentes.

Como Gerenciar Dispositivos com o Gerenciador de Dispositivos no sistema operacional Windows XP. O Windows 2000/XP trabalha, como as geraes anteriores, com drivers de dispositivos tanto monolticos como universais. O sistema operacional responsvel por toda a gerncia de entrada e sada, de dados, acesso direto dispositivos/memria. Uma da particularidades da plataforma XP/2000 a distino entra os drivers de rede dos demais drivers de dispositivos do sistema; Os drivers de rede so responsveis por todas as funcionalidades de rede do S.O. , no sendo apenas responsvel pelo envio de pacotes. Os demais drivers de dispositivos passam pela padronizao WDM (win32 driver model) que visa uma melhor integrao e clareza na especificao dos drivers.

O Windows XP/2000 utiliza o padro IRP (I/O Request packets), que um formato de pacotes para todas as transferncias de dados no sistema; As informaes so convertidas, um gerenciador de I/O direciona os pacotes e libera posteriormente os recursos da mquina - tanto em modo sncrono como assncrono. Muitas das modificaes nos padres das plataformas windows so em decorrncia de sempre crescente utilizao de redes/internet na realidade dos usurios. _____________________________________________

O Gerenciador de Dispositivos fornece informaes grficas sobre como o hardware de seu computador instalado e configurado e como o hardware interage com os programas de seu computador.

Voc pode usar o Gerenciador de Dispositivos para alterar a forma de configurar seu hardware e para alterar a forma em que seu hardware interage com os programas de seu computador. Com o Gerenciador de Dispositivos, voc pode atualizar os drivers de dispositivo para o hardware instalado no seu computador, modificar as configuraes de hardware e solucionar problemas.

O Gerenciador de Dispositivos possibilita: Determinar se o hardware de seu computador est funcionando adequadamente. Alterar as definies de configurao de hardware. Identificar os drivers de dispositivo que esto carregados para cada dispositivo e obter informaes sobre cada driver de dispositivo. Alterar configuraes avanadas e propriedades dos dispositivos. Instalar drivers de dispositivo atualizados. Desativar, ativar e desinstalar dispositivos. Reinstalar a verso anterior de um driver. Identificar conflitos de um dispositivo e definir manualmente as configuraes de dispositivo. Imprimir um resumo dos dispositivos que esto instalados no seu computador. Normalmente, voc vai utilizar o Gerenciador de Dispositivos para verificar o status de seu hardware e atualizar os drivers de dispositivo no seu computador. Os usurios avanados, que

conhecem a fundo o hardware do computador, tambm podem usar os recursos de diagnstico do Gerenciador de Dispositivo para resolver conflitos entre dispositivos e alterar configuraes de recursos. A partir da verso Windows 2000 o gerenciador de E/S est bastante relacionado com o gerenciador de plug and play. A idia por tras do plug and play a de um barramento enumervel. Muitos barramentos, dentre eles pc card, pci, usb, IEEE , 1394 e SCSI, foram projetados para que o gerenciador de plug and play pudesse enviar uma requisio a cada slot, pedindo para que o dispositivo lai alojado identifique-se. A medida que cada um carregado, um objeto-driver criado para ele. Para alguns barramentos, como o SCSI, a enumerao ocorre somente no momento do boot, mas para utros como o USB e o IEEE 1394, a enumerao pode ocorrer a qualquer momento. O gerenciador de E/S semelhante ao gerenciado de energia. Juntos o gerenciador de energia e de dispositivos lidam com o ligamento e desligamento dos dispositivos. As requisies por blocos de dados dos processo dos usurios so enviadas inicialmente para o gerenciador de cache. Se o gerenciador de cache no puder atender a requisio, ele far com que o gerenciador de E/S chame o driver do sistema de arquivos apropriado para obter do disco o bloque ele precisa.

Potrebbero piacerti anche