Sei sulla pagina 1di 67

Prefeitura Municipal de Santos

ESTNCIA BALNERIA

SECRETARIA DE EDUCAO DEPARTAMENTO PEDAGGICO

Plano de Curso
Ensino Fundamental Matemtica 6 a 9 ano
2007

APRESENTAO (...) Protege-me das incurses obrigatrias que sufocam o prazer da descoberta e com o silncio ( intimamente sbio ) das tuas palavras e dos teus gestos ajuda-me serenamente a ler e a escrever a minha prpria vida.
Ademar Ferreira. In: ALVES, Rubem. A escola com que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir.

Caro(a) professor(a), Mais um ano letivo se inicia, trazendo novos desafios que nortearo sua prtica docente. Desse modo, com o intuito de auxiliar o planejamento de suas aes didtico-pedaggicas, a curto, mdio e longo prazo, apresentamos o Plano de Curso do 6 ao 9 ano. As sugestes de alterao que vocs nos enviaram foram analisadas criteriosamente e contempladas quando pertinentes. Ressaltamos que este documento, como o prprio nome diz, trata-se de um plano, e no de um planejamento, permitindo, assim, certa flexibilidade, ainda que apresente uma diviso bimestral dos contedos. Dessa forma, caber a voc, professor, aps o perodo de conhecimento de seu grupo-classe, o que compreende os diferentes procedimentos diagnsticos, estudar este plano a fim de estabelecer o melhor percurso pedaggico junto a seus alunos, ou seja, elaborar o planejamento propriamente dito. Similarmente ao ano de 2005, os contedos apresentam-se divididos em conceituais ( que se referem ao conhecimento de conceitos, fatos e princpios ), procedimentais ( que se referem a um saber fazer ) e atitudinais ( que esto associados a valores, atitudes e normas ). Cabe ainda dizer que, em razo dos contedos conceituais, manteve-se a diviso por disciplinas, o que, no entanto, no invalida a abordagem interdisciplinar do trabalho em sala de aula. Resguardadas as especificidades de cada rea do conhecimento, o que, em sua maioria, constri-se por meio dos contedos conceituais, por intermdio da aprendizagem dos outros contedos os procedimentais e os atitudinais que a interdisciplinaridade ocorre. Certos procedimentos tambm se aplicam com exclusividade a uma disciplina, porm, em sua maioria, assim como as atitudes a serem desenvolvidas pelas crianas, esses perpassam todas as reas do conhecimento, em maior ou menor escala, durante certa etapa de sua aprendizagem. nesse sentido, portanto, professor, que seu planejamento deve se orientar, buscando garantir a construo dos saberes prprios de cada disciplina, concomitantemente dos que se apreendem de uma forma transversal. Importa dizer que, ao falarmos dos conceitos mais especficos de cada disciplina, no estamos dizendo que o vnculo entre esses saberes no possa ser estabelecido, at porque ele existe naturalmente nos conhecimentos institudos, mas sim que h conceitos prprios de Lngua Portuguesa, os quais no dizem respeito Matemtica e vice-versa. Portanto, no necessrio forar tal aproximao, criando situaes de aprendizagem vazias de significado. Por outro lado, h conceitos que pertencem a mais de uma rea, demandando, assim, que sejam construdos interdisciplinarmente.

Indicamos, no fim deste documento, algumas sugestes de referncias bibliogrficas para aprofundamento dos temas aqui expostos. Sugerimos tambm que voc acesse o site do nosso Departamento Pedaggico, no qual poder encontrar subsdios terico-prticos para download, alm de outras informaes interessantes ( http://www.santos.sp.gov.br; clique em Educao, depois em DEPED ON LINE ). Lembramos ainda que estamos disposio para esclarecer eventuais dvidas, apontar sugestes, analisar coletivamente as dificuldades, a fim de colaborar na escolha dos percursos pedaggicos mais adequados para a efetiva aprendizagem de nossas crianas. Nossa inteno fortalecer, cada vez mais, a parceria entre ns, educadores, cujo objetivo comum a excelncia da qualidade de ensino e o desenvolvimento pleno e feliz das potencialidades de nossos alunos. Bom trabalho a todos! Departamento Pedaggico. Fevereiro de 2007.

6 Ano
2007

6 ANO

1 Bimestre

CINCIAS E TECNOLOGIA (Cin / Mat / Info)

MATEMTICA

CONTEDOS CONCEITUAIS PROCEDIMENTAIS ATITUDINAIS

NMEROS E OPERAES Numerao e contagem. Histria dos nmeros. Sistema de numerao decimal: sistema decimal posicional. Nmeros Naturais. Conjunto N dos nmeros naturais: identificao. Sucessor e antecessor. Representao na reta numrica. Operaes com Nmeros Naturais e nomenclatura. Adio de nmeros naturais. Propriedades estruturais da adio. Subtrao de nmeros naturais. Relao fundamental da subtrao. Multiplicao de nmeros naturais. Propriedades da multiplicao. Diviso de nmeros naturais. Relao fundamental da diviso. Potenciao de nmeros naturais. Raiz quadrada de um nmero natural. Expresses numricas e situaes-problema envolvendo operaes em N.

Leitura e escrita dos nmeros do nosso sistema decimal e de outras culturas e reconhecimento de sua importncia nas outras reas de conhecimento. Uso das operaes fundamentais com nmeros naturais adio, subtrao, multiplicao, diviso, potenciao e raiz quadrada na soluo de situaes-problema. Coleta e organizao de dados, interpretao, soluo e verificao de resultados. Investigao de padres, regularidades e modelos nas situaes-problema apresentadas em discusses. Levantamento de problemas que envolvam o contedo estudado. Observao da presena da geometria no cotidiano.

Desenvolvimento da capacidade de aceitao da opinio de todos e/ou contraargumentao. Desenvolvimento do respeito, da cooperao e da colaborao entre todos. Desenvolvimento do hbito de pensar, aprender e construir matemtica. Desenvolvimento do esprito crtico. Desenvolvimento da criatividade.

GEOMETRIA Origem da Geometria. A idia de ponto, reta e plano. Figuras geomtricas. Slidos geomtricos. Segmento de reta. Grandezas e medidas. Resoluo de situaes-problema envolvendo grandezas e as respectivas unidades padronizadas de medida, mais usuais, para efetuar clculos e expressar resultados. TRATAMENTO DA INFORMAO Tabelas e grficos (colunas ou barra). Organizao e anlise de informaes. Leitura e interpretao de dados expressos em tabelas e grficos.

6 ANO
2 Bimestre

CINCIAS E TECNOLOGIA
(Cin / Mat / Info) MATEMTICA

CONTEDOS CONCEITUAIS NMEROS E OPERAES Nmeros naturais: Noo e critrios de divisibilidade (2, 3, 5, 10 e 100); Fatores ou divisores de um nmero natural; Nmeros: primos e compostos; Decomposio de um nmero natural em fatores primos; Mltiplos de um nmero natural; Divisores comuns de dois ou mais nmeros naturais; Clculo do maior divisor comum (m.d.c); Mltiplos comuns de dois ou mais nmeros naturais (m.m.c); Clculo do m.m.c de dois ou mais nmeros naturais; Resoluo de situaes-problema envolvendo mltiplos e divisores. Nmeros racionais e sua forma fracionria: Origem dos nmeros racionais; Idia de nmero fracionrio e suas representaes, inclusive na reta numrica; Fraes equivalentes; Simplificao de fraes; PROCEDIMENTAIS Uso dos mltiplos e divisores de um nmero natural na resoluo de situaes- problema. Utilizao, no contexto social, dos nmeros racionais na forma fracionria. Uso das operaes fundamentais com nmeros racionais na forma fracionria adio, subtrao, multiplicao, diviso, potenciao e raiz quadrada na soluo de situaes-problema. Utilizao do nmero racional na forma fracionria para a resoluo de situaes-problema que envolvam o clculo de porcentagem. Observao da presena da geometria no cotidiano. Utilizao dos polgonos (tringulos e quadrilteros) em resoluo de situaesproblema. Uso do transferidor e esquadros. Coleta e organizao de dados, interpretao, soluo e verificao de resultados. Investigao de padres, regularidades e modelos nas situaes-problema apresentadas em discusses. Levantamento de problemas que envolvam o contedo estudado. ATITUDINAIS Desenvolvimento da capacidade de aceitao da opinio de todos e/ou contra- argumentao. Desenvolvimento do respeito, da cooperao e da colaborao entre todos. Desenvolvimento do hbito de pensar, aprender e construir matemtica. Desenvolvimento do esprito crtico. Desenvolvimento da criatividade.

Reduo de fraes a um mesmo denominador; Comparao de fraes; Representao na reta numrica;


Operao com nmeros racionais: Adio e subtrao; Multiplicao e diviso; Potenciao; Raiz quadrada exata; As fraes e a porcentagem; Resoluo de situaes-problema envolvendo operaes em Q+; GEOMETRIA ngulos e polgonos: ngulos: identificao; ngulos: reto, agudo e obtuso; ngulos: medidas (grau); Polgonos: identificao; Polgonos: tringulos e quadrilteros. Grandezas e medidas: Resoluo de situaes-problema envolvendo grandezas e as respectivas unidades padronizadas de medida, mais usuais, para efetuar clculos e expressar resultados. TRATAMENTO DA INFORMAO Tabelas e grficos (colunas ou barras segmentos ou linhas): Organizao e anlise de informaes; Leitura e interpretao de dados expressos em tabelas e grficos. e

3 Bimestre

6 ANO

CINCIAS E TECNOLOGIA
(Cin / Mat) MATEMTICA

CONTEDOS CONCEITUAIS PROCEDIMENTAIS Utilizao, no contexto social, dos nmeros ATITUDINAIS

NMEROS E OPERAES Nmeros racionais e sua forma decimal: Frao decimal; Representao decimal de uma frao; Representao na reta numrica; Operaes com nmeros racionais na sua forma decimal: adio; subtrao; multiplicao; diviso e potenciao. Nmeros racionais, sua forma decimal e porcentagem. GEOMETRIA Circunferncia e crculo: o A forma circular; o Circunferncia e crculo: identificao. GRANDEZAS E MEDIDAS Tabelas e grficos (colunas segmentos ou linhas). ou barras e

racionais na forma decimal. Resoluo de situaes-problema envolvendo operaes com nmeros racionais na forma decimal e porcentagens; Utilizao do nmero racional na forma decimal para a resoluo de situaes-problema que envolvam o clculo de porcentagem. Observao da presena da geometria no cotidiano. Utilizao da circunferncia e do crculo em resoluo de situaes-problema. Resoluo de situaes-problema envolvendo grandezas e as respectivas unidades padronizadas de medida, mais usuais, para efetuar clculos e expressar resultados. Coleta e organizao de dados, interpretao, soluo e verificao de resultados. Leitura e interpretao de dados expressos em tabelas e grficos. Investigao de padres, regularidades e modelos nas situaes-problema apresentadas em discusses. Levantamento de problemas que envolvam o contedo estudado.

Desenvolvimento da capacidade de aceitao da opinio de todos e/ou contraargumentao. Desenvolvimento do respeito, da cooperao e da colaborao entre todos. Desenvolvimento do hbito de pensar, aprender e construir matemtica. Desenvolvimento do esprito crtico. Desenvolvimento da criatividade.

4 Bimestre

6 ANO

CINCIAS E TECNOLOGIA
(Cin / Mat) MATEMTICA

CONTEDOS CONCEITUAIS PROCEDIMENTAIS ATITUDINAIS

NMEROS, OPERAES e GEOMETRIA Sistema decimal de medidas e Geometria: comprimento: quilmetro (km), metro (m),decmetro (dm), centmetro (cm) e milmetro (mm); permetro de um polgono; superfcie: quilmetro quadrado (km), metro quadrado (m) e centmetro quadrado (cm); regio: quadrada, retangular, triangular; rea de figuras geomtricas planas: quadrado, retngulo, paralelogramo e tringulo; volume: metro cbico (m), decmetro cbico (dm) e centmetro cbico (cm); volume: paraleleppedo retngulo e cubo; capacidade: litro ( l ) e mililitro (ml); massa de um corpo: tonelada (t), quilograma (kg), grama (g) e miligrama (mg); TRATAMENTO DA INFORMAO Tabelas e grficos segmentos ou linhas) (colunas ou barras e

Transformao de uma unidade de medida de comprimento, rea, volume, capacidade e massa em outra unidade, aplicando a relao decimal existente entre as diversas unidades. que Resoluo de situaes-problema envolvam medidas de comprimento e superfcie, inclusive permetro e reas de polgonos. que Resoluo de situaes-problema relacionam as unidades de volume, de capacidade e de massa. Clculo do volume de determinados slidos. Resoluo de situaes-problema envolvendo grandezas e as respectivas unidades padronizadas de medida, mais usuais, para efetuar clculos e expressar resultados. Coleta e organizao de dados, interpretao, soluo e verificao de resultados. Leitura e interpretao de dados expressos em tabelas e grficos. Investigao de padres, regularidades e modelos nas situaes-problema apresentadas em discusses. Levantamento de problemas que envolvam o contedo estudado.

Desenvolvimento da capacidade de aceitao da opinio de todos e/ou contraargumentao. Desenvolvimento do respeito, da cooperao e da colaborao entre todos. Desenvolvimento do hbito de pensar, aprender e construir matemtica. Desenvolvimento do esprito crtico. Desenvolvimento da criatividade.

7 Ano
2007

7 ANO
1 Bimestre

CINCIAS E TECNOLOGIA (Cin / Mat / Info)

MATEMTICA CONTEDOS CONCEITUAIS PROCEDIMENTAIS ATITUDINAIS

NMEROS E OPERAES Nmeros inteiros (Conjuntos Z) Conceito e identificao. Nmeros positivos e nmeros negativos. A reta numrica inteira. Mdulo de um nmero inteiro. Nmeros opostos ou simtricos. Comparao de nmeros inteiros. Operaes com nmeros inteiros Adio e subtrao. Multiplicao e diviso. Potenciao. Raiz quadrada exata. Resoluo de situaes-problema envolvendo operaes em Z. GEOMETRIA ngulos Conceito e identificao. Elementos de um ngulo. Medida de um ngulo: o grau. ngulos: reto, agudo e obtuso. Retas perpendiculares.

Utilizao, no contexto social, dos nmeros inteiros. Colocao dos nmeros inteiros em ordem crescente e decrescente. Uso das operaes fundamentais com nmeros inteiros adio, subtrao, multiplicao, diviso, potenciao e raiz quadrada na resoluo de problemas. Coleta e organizao de dados, interpretao, soluo e verificao de resultados. Investigao de padres, regularidades e modelos nas situaes-problema apresentadas em discusses. Levantamento de problemas que envolvam o contedo estudado. Observao da presena da geometria no cotidiano. Uso do transferidor.

Desenvolvimento da capacidade de aceitao da opinio de todos e/ou contraargumentao. Desenvolvimento do respeito, da cooperao e da colaborao entre todos. Desenvolvimento do hbito de pensar, aprender e construir matemtica.

Grandezas e medidas Resoluo de situaes-problema envolvendo grandezas e as respectivas unidades padronizadas de medida, mais usuais, fazendo converses adequadas para efetuar clculos e expressar resultados. TRATAMENTO DA INFORMAO Tabelas e grficos (colunas ou barras) Leitura e interpretao de informaes. Organizao e tabulao de dados expressos em tabelas. Construo de grficos.

2 Bimestre

7 ANO

CINCIAS E TECNOLOGIA (Cin / Mat / Info)

MATEMTICA CONTEDOS CONCEITUAIS NMEROS E OPERAES Nmeros racionais relativos: Conceito e identificao; Mdulo ou valor absoluto de um nmero racional relativo; A reta numrica racional; Operaes com nmeros racionais relativos: Adio e subtrao; Multiplicao e diviso; Potenciao; Raiz quadrada exata ; Expresses numricas; Resoluo de situaes-problema envolvendo operaes em Q; GEOMETRIA ngulos: Medida de um ngulo; Transformao de unidades; Operaes com medidas de ngulos: Adio e subtrao; Multiplicao por um nmero natural; Diviso por um nmero natural. ngulos consecutivos e adjacentes; Bissetriz de um ngulo; ngulos complementares e suplementares; PROCEDIMENTAIS Utilizao, no contexto social, dos nmeros racionais relativos. Uso das operaes fundamentais com nmeros racionais relativos adio, subtrao, multiplicao, diviso, potenciao e raiz quadrada na resoluo de situaesproblema. Observao da presena da geometria no cotidiano. Uso das operaes com ngulos adio, subtrao, multiplicao e diviso por um nmero natural na resoluo de situaesproblema. Utilizao dos ngulos consecutivos adjacentes complementares, suplementares, opostos pelo vrtice e bissetriz de um ngulo na resoluo de situaes-problema. Uso do compasso. Coleta e organizao de dados, interpretao, soluo e verificao de resultados. Investigao de padres, regularidades e modelos nas situaes-problema apresentadas em discusses. Levantamento de problemas que envolvam o contedo ATITUDINAIS Desenvolvimento da capacidade de aceitao da opinio de todos e/ou contra- argumentao. Desenvolvimento do respeito, da cooperao e da colaborao entre todos. Desenvolvimento do hbito de pensar, aprender e construir matemtica. Desenvolvimento do esprito crtico. Desenvolvimento da criatividade.

ngulos opostos pelo vrtice; Resoluo de situaes-problema, envolvendo


ngulos e suas medidas. Grandezas e medidas: Resoluo de situaes-problema envolvendo grandezas e as respectivas unidades padronizadas de medida, mais usuais, fazendo converses adequadas para efetuar clculos e expressar resultados. TRATAMENTO DA INFORMAO Tabelas e grficos (segmentos ou linhas) Leitura e interpretao de informaes; Organizao e tabulao de dados expressos em tabelas; Construo de grficos.

3 Bimestre

7 ANO

CINCIAS E TECNOLOGIA (Cin / Mat)

MATEMTICA CONTEDOS CONCEITUAIS PROCEDIMENTAIS Resoluo de situaes-problema por meio de ATITUDINAIS

NMEROS E OPERAES Equaes de 1 grau em Q: o Igualdades; o Conceito e identificao de uma equao; o Razes de uma equao; o Equaes equivalentes; o Equaes do 1 grau com uma incgnita. Inequaes do 1 grau em Q: o Desigualdades; o Conceito e identificao de ineqao; o Ineqaes do 1 grau com incgnita. Polgonos: o Conceito e identificao. Tringulos: o Elementos de um tringulo; o Reconhecimento de tringulos; o Relao entre as medidas dos ngulos de um tringulo.

uma uma

equaes do 1 grau. Resoluo de situaes-problema por meio de inequaes do 1 grau. Resoluo de situaes-problema envolvendo grandezas e as respectivas unidades padronizadas de medida, mais usuais, fazendo converses adequadas para efetuar clculos e expressar resultados. Observao da presena da geometria no cotidiano. Utilizao dos polgonos, tringulos e quadrilteros (elementos e propriedades) em resoluo de situaes-problema. Resoluo de situaes-problema que envolvam equaes do 1 grau, relacionando as medidas dos ngulos internos de um tringulo ou quadriltero. Leitura e interpretao de informaes. Organizao e tabulao de dados expressos em tabelas. Construo de grficos. Investigao de padres, regularidades e modelos nas situaes-problema apresentadas em discusses. Levantamento de problemas que envolvam o contedo.

Desenvolvimento da capacidade de aceitao da opinio de todos e/ou contraargumentao. Desenvolvimento do respeito, da cooperao e da colaborao entre todos. Desenvolvimento do hbito de pensar, aprender e construir matemtica. Desenvolvimento do esprito crtico. Desenvolvimento da criatividade.

o o

Elementos de um quadriltero; Relao entre as medidas dos ngulos de um quadriltero.

GRANDEZAS E MEDIDAS Tabelas e grficos (colunas ou barras e segmentos ou linhas):

4 Bimestre

7 ANO

CINCIAS E TECNOLOGIA (Cin / Mat)

MATEMTICA CONTEDOS CONCEITUAIS PROCEDIMENTAIS Representao e clculo de algumas razes ATITUDINAIS

NMEROS E OPERAES Proporcionalidade Razo: identificao; Razo entre dois nmeros racionais; Razo entre duas grandezas de mesma espcie. Razes especiais Escala; Densidade demogrfica; Velocidade mdia.

Razo na forma percentual; Taxa percentual e a porcentagem; Juro simples. Proporo Idia de proporo; Propriedade fundamental e outras propriedades das propores; Grandezas proporcionais Grandezas diretamente proporcionais; Grandezas inversamente proporcionais.

especiais: escala, densidade demogrfica e velocidade mdia. Resoluo de situaes-problema que envolvam o clculo da taxa percentual e / ou da porcentagem e juro simples, grandezas diretamente proporcionais ou inversamente proporcionais, por meio de estratgias variadas, incluindo a regra de trs. Resoluo de situaes-problema envolvendo grandezas e as respectivas unidades padronizadas de medida, mais usuais, fazendo converses adequadas para efetuar clculos e expressar resultados. Identificao das formas circulares em slidos geomtricos (cilindro e cone) ou em objetos do cotidiano. Representao da circunferncia e do crculo, destacando seus elementos. que Resoluo de situaes-problema envolvam circunferncia e crculo. Coleta e organizao de dados, interpretao, soluo e verificao de resultados.

Desenvolvimento da capacidade de aceitao da opinio de todos e/ou contraargumentao. Desenvolvimento do respeito, da cooperao e da colaborao entre todos. Desenvolvimento do hbito de pensar, aprender e construir matemtica. Desenvolvimento do esprito crtico. Desenvolvimento da criatividade.

Regra de trs: Regra de trs simples. GEOMETRIA A forma circular: Circunferncia e crculo: Identificao e elementos; Posies relativas de reta e circunferncia; Posies relativas de duas circunferncias. GRANDEZAS E MEDIDAS: TRATAMENTO DA INFORMAO Tabelas e grficos (setores ou circulares).

Leitura e interpretao de dados expressos em tabelas e grficos. Construo de grficos. Investigao de padres, regularidades e modelos nas situaes-problema apresentadas em discusses. Levantamento de problemas que envolvam o contedo estudado.

8 Ano
2007

8 ANO
1 Bimestre

CINCIAS E TECNOLOGIA (Cin / Mat / Info)

MATEMTICA

CONTEDOS

CONCEITUAIS

PROCEDIMENTAIS

ATITUDINAIS

NMEROS E OPERAES Potncias e razes em Q Potncia de um nmero racional. Propriedades da potenciao. Aplicao das propriedades da potenciao. Expoente inteiro negativo. Nmeros quadrados perfeitos. Raiz quadrada exata e aproximada de um nmero racional. Nmeros racionais e irracionais (conjunto R) Nmeros racionais: identificao e representao decimal na reta real; nmeros irracionais: identificao e representao na reta real. Nmeros reais: anlise, interpretao e resoluo de situaes-problema, compreendendo os diferentes significados das operaes. GEOMETRIA Paralelismo Retas paralelas. Retas reversas. ngulos formados por retas paralelas cortadas por transversais e suas relaes. ngulos correspondentes e paralelismo. Critrio de paralelismo e construo da reta paralela. ngulos alternos e ngulos colaterais. ngulos opostos pelo vrtice.

Utilizao, no contexto social, dos nmeros reais. Uso das operaes fundamentais com nmeros reais adio, subtrao, multiplicao, diviso, potenciao e raiz quadrada na soluo de situao-problema. Organizao para a resoluo de situaesproblema: coleta e organizao de dados, interpretao, soluo e verificao de resultados. Investigao de padres, regularidades e modelos nas situaes-problema apresentadas em discusses. Uso dos procedimentos corretos e das formas corretas de representao das resolues de um problema. Levantamento de problemas que envolvam o contedo estudado. Observao da presena da geometria no cotidiano. Uso da rgua, compasso e esquadro.

Desenvolvimento da capacidade de aceitao da opinio de todos e/ou contraargumentao. Desenvolvimento do respeito, da cooperao e da colaborao entre todos. Desenvolvimento do hbito de pensar, aprender e construir matemtica. Desenvolvimento do esprito crtico. Desenvolvimento da criatividade.

Grandezas e medidas Resoluo de situaes-problema envolvendo grandezas e as respectivas unidades padronizadas de medida mais usuais, fazendo converses adequadas para efetuar clculos e expressar resultados. TRATAMENTO DA INFORMAO Tabelas e grficos (colunas ou barras) Leitura, interpretao e anlise de informaes. Organizao e tabulao de dados expressos em tabelas. Construo de grficos.

2 Bimestre

8 ANO

CINCIAS E TECNOLOGIA (Cin / Mat / Info)

MATEMTICA

CONTEDOS

CONCEITUAIS

PROCEDIMENTAIS

ATITUDINAIS

NMEROS E OPERAES Clculo algbrico: Letras como representao de um nmero; Expresses literais ou algbricas; Valor numrico de uma expresso algbrica. Monmios (ou termos algbricos): Identificao; Grau; Reduo de termos semelhantes (ou adio algbrica); Multiplicao; Diviso; Potenciao. Polinmios: Identificao; Grau; Adio algbrica; Multiplicao e diviso. GEOMETRIA Polgono: Polgono: conceito e identificao; Nome dos polgonos; Polgonos nas figuras espaciais;

Utilizao, no contexto social, do clculo algbrico, monmios e polinmios. Uso das operaes fundamentais com monmios e polinmios na resoluo de situaes-problema. Observao da presena da geometria nos objetos do cotidiano. Utilizao dos polgonos, seus elementos e propriedades na resoluo de situaes-problema. Coleta e organizao de dados, interpretao, soluo e verificao de resultados. Investigao de padres, regularidades e modelos nas situaes-problema apresentadas em discusses. Levantamento de problemas que envolvam o contedo

Desenvolvimento da capacidade de aceitao da opinio de todos e/ou contra- argumentao. Desenvolvimento do respeito, da cooperao e da colaborao entre todos. Desenvolvimento do hbito de pensar, aprender e construir matemtica. Desenvolvimento do esprito crtico. Desenvolvimento da criatividade.

Diagonais de um polgono; Permetro de um polgono; Polgono regular; ngulos de um polgono convexo; Soma das medidas dos ngulos internos de um tringulo; Soma das medidas dos ngulos internos e externos de um polgono qualquer; ngulos de um polgono regular.

Grandezas e medidas: Resoluo de situaes-problema envolvendo grandezas e as respectivas unidades padronizadas de medida mais usuais, fazendo converses adequadas para efetuar clculos e expressar resultados. TRATAMENTO DA INFORMAO Tabelas e grficos (segmentos ou linhas): Leitura, interpretao e anlise de informaes; Organizao e tabulao de dados expressos em tabelas; Construo de grficos.

3 Bimestre

8 ANO

CINCIAS E TECNOLOGIA (Cin / Mat)

MATEMTICA

CONTEDOS

CONCEITUAIS

PROCEDIMENTAIS Utilizao, no contexto social, dos produtos

ATITUDINAIS

NMEROS E OPERAES Polinmios: o Produtos notveis; o Fatorao: o Fator comum em evidncia; o Agrupamento; o Diferena de dois quadrados; o Trinmio quadrado perfeito.
Frao algbrica: o Identificao; o Simplificao; o Operaes: adio, subtrao, multiplicao

e diviso.

GEOMETRIA Tringulo: conceito e identificao; o Elementos de um tringulo; tringulos quanto aos o Classificao dos lados; o Condies de existncia de um tringulo; o Os ngulos nos tringulos (internos e externos); o Classificao dos tringulos quanto aos ngulos; o Elementos do tringulo: alturas, medianas e bissetrizes internas;

notveis, dos casos de fatorao e das fraes algbricas. Uso dos produtos notveis, dos casos de fatorao e das fraes algbricas, na resoluo de situaes-problema. Observao da presena da geometria nos objetos do cotidiano. Utilizao dos tringulos dos produtos notveis, dos casos de fatorao e das fraes algbricas, seus elementos e propriedades na resoluo de situaes-problema. Resoluo de situaes-problema envolvendo grandezas e as respectivas unidades padronizadas de medida mais usuais, fazendo converses adequadas para efetuar clculos e expressar resultados. Leitura, interpretao e anlise de informaes. Organizao e tabulao de dados expressos em tabelas. Construo de grficos. Investigao de padres, regularidades e modelos nas situaes-problema apresentadas em discusses. Levantamento de problemas que envolvam o contedo

Desenvolvimento da capacidade de aceitao da opinio de todos e/ou contraargumentao. Desenvolvimento do respeito, da cooperao e da colaborao entre todos. Desenvolvimento do hbito de pensar, aprender e construir matemtica. Desenvolvimento do esprito crtico. Desenvolvimento da criatividade.

o Congruncia

de tringulos: conceito, identificao e clculo das medidas dos lados e dos ngulos.

GRANDEZAS E MEDIDAS TRATAMENTO DA INFORMAO Tabelas e grficos (colunas ou segmentos ou linhas): barras e

4 Bimestre

8 ANO

CINCIAS E TECNOLOGIA (Cin / Mat)

MATEMTICA

CONTEDOS

CONCEITUAIS

PROCEDIMENTAIS

ATITUDINAIS

NMEROS E OPERAES Equaes do 1 grau e sistema de equaes do 1 grau: Equao do 1 grau (reviso); Equaes fracionrias do 1 grau com uma incgnita; Equaes literais do 1 grau com uma incgnita; Equaes do 1 grau com duas incgnitas; Sistemas de equaes do 1 grau com duas incgnitas.

GEOMETRIA Quadriltero, circunferncia e crculo: Quadriltero: conceito e identificao; Soma das medidas dos ngulos internos de um quadriltero; Paralelogramos: identificao e propriedades retngulo, losango e quadrado; Trapzios: identificao e propriedades; Circunferncia e crculo: conceito, identificao e representao.

Resoluo de equaes literais e fracionrias do 1 grau com uma incgnita. Resoluo de sistemas de equaes do 1 grau com duas incgnitas (mtodos da adio e da substituio). Interpretao e resoluo grfica de sistemas de equaes do 1 grau com duas variveis. Identificao de quadrilteros, circunferncia e crculo, observando figuras e objetos do cotidiano. Resoluo de situaes-problema que envolvam quadrilteros, circunferncia e crculo e suas propriedades. Resoluo de situaes-problema envolvendo grandezas e as respectivas unidades padronizadas de medida mais usuais, fazendo converses adequadas para efetuar clculos e expressar resultados. Leitura, interpretao e anlise de informaes. Organizao e tabulao de dados expressos em tabelas. Construo de grficos. Investigao de padres, regularidades e modelos nas situaes-problema apresentadas em discusses. Levantamento de problemas que envolvam o contedo estudado.

Desenvolvimento da capacidade de aceitao da opinio de todos e/ou contraargumentao. Desenvolvimento do respeito, da cooperao e da colaborao entre todos. Desenvolvimento do hbito de pensar, aprender e construir matemtica. Desenvolvimento do esprito crtico. Desenvolvimento da criatividade.

Reta tangente a uma circunferncia; Propriedades da reta tangente; Arco de circunferncia, ngulo central e ngulo inscrito; ngulos cujos vrtices no pertencem circunferncia.

GRANDEZAS E MEDIDAS TRATAMENTO DA INFORMAO Tabelas e grficos (setores ou circulares).

9 Ano
2007

9 ANO
1 Bimestre

CINCIAS E TECNOLOGIA (Cin / Mat / Info)

MATEMTICA CONTEDOS CONCEITUAIS PROCEDIMENTAIS ATITUDINAIS

NMEROS E OPERAES Potenciao Propriedades (reviso). Notao cientfica. Simplificao. Radicais Raiz ensima de um nmero real. Potncia com expoente racional. Radical aritmtico e suas propriedades. Simplificao de radicais: extrao de fatores do radicando. Introduo de um fator externo no radicando. Adio algbrica de dois ou mais radicais. Multiplicao com radicais de mesmo ndice. Diviso com radicais de mesmo ndice. Reduo de dois ou mais radicais ao mesmo ndice. Potenciao com radicais: produtos notveis. Racionalizao de denominadores de uma expresso fracionria.

Utilizao da fatorao para representar um nmero em forma de potncia. Uso das operaes com radicais adio, subtrao, multiplicao, diviso, potenciao (utilizao dos produtos notveis) e racionalizao, na soluo de situaesproblema. Coleta e organizao de dados, interpretao, soluo e verificao de resultados. Investigao de padres, regularidades e modelos nas situaes-problema apresentadas em discusses. Levantamento de problemas que envolvam o contedo estudado. Uso do Teorema de Tales e da bissetriz interna do tringulo em situaes do cotidiano. Uso de rgua, compasso e esquadro.

Desenvolvimento da capacidade de aceitao da opinio de todos e/ou contraargumentao. Desenvolvimento do respeito, da cooperao e da colaborao entre todos. Desenvolvimento do hbito de pensar, aprender e construir matemtica.

Simplificao de expresses com radicais.

GEOMETRIA Proporcionalidade Propriedade fundamental das propores (reviso). Razo entre dois segmentos. Segmentos proporcionais. Feixe de retas paralelas e propriedade. Teorema de Tales. Teorema da bissetriz interna de um tringulo. Grandezas e medidas Resoluo de situaes-problema envolvendo grandezas e as respectivas unidades padronizadas de medida, mais usuais, fazendo converses adequadas para efetuar clculos e expressar resultados. TRATAMENTO DA INFORMAO Estatstica Definio. Organizao e interpretao de dados em tabelas. Construo de tabelas.

9 ANO
2 Bimestre

CINCIAS E TECNOLOGIA (Cin / Mat / Info)

MATEMTICA CONTEDOS CONCEITUAIS NMEROS E OPERAES Equaes do 2 grau: Conceito e identificao; Equao do 2 grau com uma incgnita; Equaes completas e incompletas do 2 grau; Razes de uma equao do 2 grau; Relaes entre as razes e os coeficientes de uma equao do 2 grau; Equaes biquadradas; Equaes irracionais; Sistemas de equaes do 2 grau; Situaes-problema envolvendo equaes de 2 grau. Plano cartesiano: As coordenadas cartesianas no plano. GEOMETRIA Semelhana: Figuras semelhantes. Polgonos semelhantes. Conceito de semelhana. Tringulos semelhantes. Razo de semelhana. Utilizao da equao do 2 grau, seus elementos e propriedades na resoluo de situaesproblema. Uso das coordenadas cartesianas em situaes do cotidiano Observao da presena da geometria em objetos do cotidiano. Utilizao dos polgonos semelhantes, seus elementos e propriedades em resoluo de situaes-problema. Coleta e organizao de dados, interpretao, soluo e verificao de resultados. Investigao de padres, regularidades e modelos nas situaes-problema apresentadas em discusses. Levantamento de problemas que envolvam o contedo Desenvolvimento da capacidade de aceitao da opinio de todos e/ou contra- argumentao. Desenvolvimento do respeito, da cooperao e da colaborao entre todos. Desenvolvimento do hbito de pensar, aprender e construir matemtica. Desenvolvimento do esprito crtico. Desenvolvimento da criatividade. PROCEDIMENTAIS ATITUDINAIS

Propriedade

dos permetros em polgonos semelhantes. Teorema fundamental da semelhana de tringulos.

Grandezas e medidas: Resoluo de situaes-problema envolvendo grandezas e as respectivas unidades padronizadas de medida mais usuais, fazendo converses adequadas para efetuar clculos e expressar resultados. TRATAMENTO DA INFORMAO Estatstica: Construo de tabelas e grficos (colunas ou barras).

3 Bimestre

9 ANO

CINCIAS E TECNOLOGIA (Cin / Mat)

MATEMTICA CONTEDOS CONCEITUAIS PROCEDIMENTAIS Utilizao, no contexto social, da funo do 1 ATITUDINAIS

NMEROS E OPERAES Funo: o A noo de funo; o Funo polinominal do 1 grau; o Grfico da funo polinomial do 1 grau; o Zero da funo polinomial do 1 grau. GEOMETRIA GRANDEZAS E MEDIDAS Teorema de Pitgoras: o Conceito e identificao; o Relaes mtricas no tringulo retngulo; o Relaes trigonomtricas no tringulo retngulo. TRATAMENTO DA INFORMAO Estatstica: Mdia aritmtica.

grau. Utilizao da funo do 1 grau, seus elementos e grficos na resoluo de situaes-problema. Observao da presena da geometria em objetos do cotidiano. Utilizao do Teorema de Pitgoras, das relaes mtricas e trigonomtricas no tringulo retngulo em resoluo de situaes-problema. Resoluo de situaes-problema envolvendo grandezas e as respectivas unidades padronizadas de medida, mais usuais, fazendo converses adequadas para efetuar clculos e expressar resultados. Utilizao do clculo da mdia aritmtica em resoluo de situaes-problema. Construo de tabelas e grficos (segmentos ou linhas). Coleta e organizao de dados, interpretao, soluo e verificao de resultados. Investigao de padres, regularidades e modelos nas situaes-problema apresentadas em discusses. Levantamento de problemas que envolvam o contedo

Desenvolvimento da capacidade de aceitao da opinio de todos e/ou contraargumentao. Desenvolvimento do respeito, da cooperao e da colaborao entre todos. Desenvolvimento do hbito de pensar, aprender e construir matemtica. Desenvolvimento do esprito crtico. Desenvolvimento da criatividade.

4 Bimestre

9 ANO

CINCIAS E TECNOLOGIA (Cin / Mat)

MATEMTICA CONTEDOS CONCEITUAIS PROCEDIMENTAIS Utilizao, no contexto social, da funo do 2 grau. Utilizao da funo do 2 grau, seus elementos e ATITUDINAIS Desenvolvimento da capacidade de

NMEROS E OPERAES Funo polinomial do 2 grau ou quadrtica: Funo polinomial do 2 grau; Grfico da funo quadrtica no plano cartesiano; Zeros da funo quadrtica; Estudo do grfico da funo quadrtica GEOMETRIA Relaes mtricas (circunferncia, crculo e polgonos): Relaes mtricas na circunferncia; Clculo do comprimento de uma circunferncia; Polgonos regulares inscritos na circunferncia; Elementos de um polgono regular inscrito; Propriedades dos polgonos regulares; Relaes mtricas em polgonos regulares; reas do: retngulo; paralelogramo; tringulo; losango; quadrado; trapzio e regies circulares. GRANDEZAS E MEDIDAS TRATAMENTO DA INFORMAO Estatstica: Mdia ponderada.

grficos na resoluo de situaes-problema. Observao da presena da geometria em objetos do cotidiano. Utilizao das relaes mtricas dos polgonos, da circunferncia e do crculo em resoluo de situaesproblema. Reconhecer e utilizar os elementos e propriedades dos polgonos regulares em resoluo de situaes-problema. Utilizar os clculos das reas do retngulo, paralelogramo, tringulo, quadrado, losango, trapzio e regies circulares em resoluo de situaes-problema. Resoluo de situaes-problema envolvendo grandezas e as respectivas unidades padronizadas de medida, mais usuais, fazendo converses adequadas para efetuar clculos e expressar resultados. Utilizao do clculo da mdia aritmtica em resoluo de situaes-problema. Construo de tabelas e grficos (segmentos ou linhas, setores ou circulares). Leitura, interpretao e anlise de informaes. Organizao e tabulao de dados expressos em tabelas. Construo de grficos e tabelas (setores ou circulares). Investigao de padres, regularidades e modelos nas situaes-problema apresentadas em discusses. Levantamento de problemas que envolvam o contedo estudado.

aceitao da opinio de todos e/ou contra- argumentao. Desenvolvimento do respeito, da cooperao e da colaborao entre todos. Desenvolvimento do hbito de pensar, aprender e construir matemtica. Desenvolvimento do esprito crtico. Desenvolvimento da criatividade.

Potrebbero piacerti anche