Sei sulla pagina 1di 11

1

PROJETO FOLHAS Identificao: Donizete Gonalves da Cruz Professor: Disciplina: Matemtica Srie: 3a srie Ensino Mdio Faixa etria do aluno: 15 anos e acima. Unidade Temtica: Geometria Analtica Estudo da circunferncia no plano. Ttulo: Qual Matemtica est presente no resgate do barco?

Relacionando com contedos de: Matemtica.( ) Arte ( ) Biol. (X) L. Port./Literat. ( ) Filos. ( ) Ed. Fsica ( ) Geogr. ( ) Sociologia( ) Qumica ( ) Hist. ( ) LEM ( ) Fsica ( X )

Palavras Chaves: Geometria Analtica, Circunferncia, Mediatriz, Circunferncia Abdominal, sinal UHF e VHF. 1. Problema Um grupo de pessoas sai num barco para um passeio e por motivos desconhecidos o barco se perde e o grupo fica deriva em alto mar. O grupo possui apenas um aparelho de rdio, que emite somente sinal UHF (ultra-alto freqncia), impossibilitando a comunicao verbal. Em terra organiza-se uma equipe de resgate, que segue em um avio que, alm do tempo limitado para o sobrevo, possui somente um rdio com capacidade para captar sinais emitidos do barco, tambm em UHF. Mas no existe, na equipe de resgate, nenhum profissional especializado no exerccio de resgate. H porm, um professor de Matemtica que, utilizando-se do conhecimento matemtico contribuiu para que o resgate fosse concretizado. Na sua opinio, como isso ocorreu? Desenvolvimento Terico. 1. Situao cultural

Em certas regies africanas, os pescadores secam os peixes que conseguiram apanhar dispondo-os em volta de uma fogueira. E para que todos se aqueam por igual, procuram coloc-los ao longo de uma curva, todos mesma distncia do fogo. (MACHADO, 1988, p. 116) Fonte: (MACHADO, 1988, p. 116)

1.2 Manifestao da natureza e objetos do cotidiano Temos contato com objetos do cotidiano e fenmenos naturais que nos lembram circunferncias.

A figura ao lado, que representa um fenmeno natural manifestao da natureza , passvel de um tratamento matemtico, pois, ao observamos o movimento que se inicia no olho de um ciclone, notamos que sua expresso em forma de movimento circular se aproxima de uma circunferncia. Fonte: (ROKUSABURO, Kiyukawa. et. al., Saraiva, 1991, p.90).

Temos contato com objetos do cotidiano, usados pelas pessoas, que apresentam formato de uma circunferncia. O movimento dos ponteiros de um relgio segue um movimento circular e desenha, em seu percurso, uma circunferncia. Outros objetos, como moedas e CDs, muito presentes em nosso meio, tambm apresentam o mesmo formato.

Fonte: (BONGIOVANNI, Vicenzo. et. al., tica 1997).

1.3 - O smbolo Olmpico

Fonte: http://planeta.terra.com.br/arte/mundoantigo/olimpiadas/index.htm As olimpadas, o evento esportivo mais importante entre as naes, possui signos que apresentam similaridades com as circunferncias. O incio das Olimpadas se remonta a cerca de 2500 a.C.. Os gregos, com o objetivo de honrar a Zeus, realizavam festivais esportivos no santurio de Olmpia, surgindo, ento, o termo olimpada. Tratava-se de um evento de grande importncia, pois, alm do esprito esportivo, j expressava uma trgua entre povos em conflito. A partir de 776 a.C. comeam os registros dos nomes dos vencedores das competies. O credenciamento para participao era destinado, apenas, aos cidados livres. Disputavam provas de atletismo, luta, boxe, corrida de cavalo e pentatlo (que inclua luta, corrida, salto em distncia, arremesso de dardo e de disco). O vencedor era coroado com um ramo de louro (quase de forma circular, como voc pode ver nas figuras acima) depositado sobre sua cabea. Na atualidade, em decorrncia dos vrios veculos de comunicao que realizam a cobertura dos jogos olmpicos, as pessoas acompanham, atentamente, o desenrolar desse acontecimento. Durante estes momentos, como que esquecem tantas situaes de injustia social e violncia que chegam at ns atravs destes mesmos meios de comunicao, e experimentam uma trgua, uma expectativa de dias melhores. Assim como hoje, tambm no passado, nos momentos de trgua, j se refletia sobre a importncia e a necessidade da paz entre os povos, com conseqncias positivas para o desenvolvimento do nosso planeta. Observe o smbolo atual desse evento que agrega povos e sentimentos.

Qual o significado dos cinco anis, em forma de circunferncia, entrelaados, que compem o smbolo dos jogos olmpicos?............................................... ................................................................ ................................................................ http://www.terravista.pt/meiapraia/1147/aneis.html Qual o total de pontos em comum entre as circunferncias que compem o smbolo olmpico?

.................................................................................................................................................... ..................................................................................................................................................... ...................

1.4 Similaridades e Aproximaes Em tantas situaes do dia-a-dia, nos deparamos com rodas ou rotaes com caractersticas das figuras relacionadas acima. Qual a caracterstica comum entre tais figuras? Olhando para os conceitos matemticos, v-se que a distncia dos pontos extremos a um ponto central fixo sempre a mesma. Tais curvas so chamadas de circunferncia, o ponto fixo o centro e a distncia constante o raio. 2 Consideraes Histricas De incio empregada na medio dos campos de cultivo e nas primeiras construes de edifcios, os avanos na Geometria ocorrem a partir de estudos desenvolvidos pelos gregos, enfatizando o aperfeioamento de trabalhos de medidas de outros povos. Historicamente, mudanas acontecem e novos conceitos surgem, como por exemplo, o mtodo de Descartes, que introduz o sistema de coordenadas que vocs j conhecem - e o de representar, em forma de curva plana, qualquer equao algbrica de duas incgnitas, que vocs vero na seqncia deste texto. Dessa forma, Descartes introduz no cenrio da Geometria, a Geometria Analtica. Na concepo cartesiana, a Geometria Analtica, aplicando o mtodo das coordenadas, estuda os objetos geomtricos por meios algbricos. Vamos, ento, ao trabalho! 2.1 Circunferncia Uma idia Vamos imaginar um ponto e supor que ele seja fixo. Nesta situao, podemos admitir que um conjunto de pontos, em um plano, que eqidistam (se voc no lembra... dicionrios so ferramentas eficientes) do ponto fixo, seja uma circunferncia. O ponto fixo o centro da circunferncia.

2.2 Elementos da circunferncia Considerando-se o contexto acima, possvel ter uma idia sobre alguns elementos da circunferncia. Faa, agora, um exerccio de linguagem matemtica e defina estes elementos, a partir da observao das figuras.

Agora, compare a linguagem de suas definies com a linguagem padro da Matemtica. Para sua reflexo: procure justificar O dimetro uma corda? .................................................................................................................................... Todo dimetro uma corda? .................................................................................................................................... Toda corda um dimetro? .................................................................................................................................... Os pontos pertencentes ao dimetro pertencem circunferncia? .................................................................................................................................... Os pontos pertencentes circunferncia pertencem ao dimetro? .................................................................................................................................... Qual a sua idia de arco? ....................................................................................................................................

O arco um segmento de circunferncia? .................................................................................................................................... No seu ponto de vista, a afirmao O arco possui apenas dois pontos verdadeira? falsa ou

................................................................................................................................... Os pontos de um arco pertencem tambm circunferncia? ..................................................................................................................................................... ......... Circunferncia possui lado de dentro e lado de fora? Possui pontos internos e pontos externos? O que significa, para voc, lado de dentro e lado de fora? ..................................................................................................................................................... ......... ..................................................................................................................................................... ......... ..................................................................................................................................................... ......... Um segmento que sai do ponto mdio da corda e vai a um ponto qualquer da circunferncia pode ser considerado uma flecha? ..................................................................................................................................................... .........

Dando seqncia ao nosso trabalho, vamos relembrar um conceito importante: lembra do Teorema de Pitgoras? No contexto de estudo que envolve circunferncias no podemos deixar de abordar a Equao Reduzida da Circunferncia e Equao Geral ou Desenvolvida da Circunferncia, pois as mesmas se revelam importantes para realizarmos operaes com ou sobre elementos da circunferncia. Vejamos:

a) Equao Reduzida da Circunferncia:

Observe a figura ao lado e procure interpret-la, acompanhando os passos abaixo, para chegar construo que se obter da equao reduzida de uma circunferncia.

Existe circunferncia de raio igual a zero? ................................................................................ ...................................................................................................................................................

Se voc observar com ateno, perceber que a parte colorida do desenho acima, transladada da Figura em destaque e interna circunferncia no Plano Cartesiano, representa um tringulo retngulo. Assim, usando o conhecido Teorema de Pitgoras, temse: (PC)2 = (AC)2 + (PA)2 r2 = (x a)2 + (y b)2 r= (r)2 =
( x a) 2 + ( y b) 2

( ( x a)

+ ( x b) 2

(elevando-se ao quadrado, ambos os membros)

r = (x - a)2 + (y - b)2

No caso de termos o centro da circunferncia coincidindo com a origem do plano, a equao se reduz a x2 + y2 = r2 . Portanto, Uma circunferncia que possui um ponto P: (x,y), um centro C: (a;b) e raio r, sendo r>0, ter a seguinte equao reduzida: Para voc: um desafio Utilizando as informaes contidas no desenvolvimento deste trabalho, e sabendo que para obter a equao da circunferncia precisamos da coordenada do centro e a medida do raio, encontre a equao reduzida da circunferncia de centro em (-1, 4) e raio de 4 cm. ................. ..............................................................................................................................................................................

b) Equao Geral ou Desenvolvida da Circunferncia: Partindo da equao reduzida da circunferncia r = (x - a)2 + (y - b)2, e efetuando-se as operaes indicadas, obtm-se uma equao equivalente. 1) x2 - 2ax + a2 + y2 - 2by + b2 = r2 2) x2 + y2 - 2ax - 2by + a2 + b2 - r2 = 0 (Esta a equao geral da circunferncia que apresenta um ponto P(x,y) e centro C(a,b)). 3) Esta equao da forma: x2 + y2 +x +y + = 0

c) Identificao de uma Circunferncia: Para que uma equao do tipo x2 + y2 +x +y + = 0 represente ou no uma circunferncia, deve apresentar um raio r e um ponto C(a,b). Tal constatao d-se do seguinte modo: Comparando a equao do item 2 com a equao do item 3, por meio de desenvolvimentos matemticos, tem-se: x = - 2ax a = y =- 2by b = -

; ;
a2 + b2 y .

y = a2 + b2 - r2 r2 = a2 + b2 y r =

Agora com voc: diante do estudo feito at agora, e das informaes que voc j tem, investigue as respostas para as indagaes abaixo: a) Qual a equao de circunferncia cujo centro C(-1, 4) e raio de 4 cm. b) A equao (x 6)2 + (y+2)2 = 25 representa uma circunferncia? c) Qual a equao normal, geral ou desenvolvida da circunferncia que possui raio de 2 cm e centro na coordenada (-1, 3)? 3 APLICAES DA CIRCUNFERNCIA NO CONTEXTO CONTEMPORNEO 3.1. Articulao com as disciplinas do conhecimento: Um dos problemas de sade que mais preocupam nosso tempo a obesidade. possvel que voc esteja pensando o que isto tem a ver com nosso tema de estudo, a circunferncia. Mas voc vai ver que h relao, sim: atualmente, est se pesquisando sobre a eficincia da aplicabilidade da circunferncia abdominal (CA), em conjunto com o ndice de massa corporal (IMC em Kg/m2), na avaliao dos riscos que a obesidade acarreta para a sade. Pesquisadores procuram validar que a CA juntamente com o IMC so os melhores indicadores tanto no tratamento quanto na preveno da obesidade. Um bom trabalho: Pesquise em sites, na Internet, revistas, livros e outras produes da rea de Biologia, informaes da CA, procurando responder a questo: como se d a utilizao da circunferncia abdominal nas terapias de cura da obesidade e melhoria da qualidade de vida dos obesos? 3.2. Fsica Percebe-se que no enunciado do problema apareceram dois termos (UHF e VHF ), no muito comuns ao nosso cotidiano. Assim, justifica-se outra pesquisa para buscarmos respostas e relacionamentos com nosso problema. a)Investigue sobre a diferena entre sinal UHF e VHF. b)Realize uma entrevista com um tcnico procurando descobrir o mecanismo de funcionamento de uma estao de rdio. c)Pesquise sobre a propriedade de funcionamento dos sinais de UHF?

Uma aplicao interessante

10

Observamos, pelo desenho abaixo, a utilizao de uma corda na cinemtica Vetorial, estudada em Fsica. Neste caso, serve para distinguir o deslocamento escalar ( s ) e o deslocamento vetorial s . A corda representa a medida estabelecida pela diferena entre os pontos final e inicial.

Fonte: (ROKUSABURO, Kiyukawa. et. al., Saraiva, 1991, p.16). Note: Uma corda, ao ser utilizada como elemento para a soluo do problema/localizao do barco, caracteriza-se como uma aplicao do conceito de distncia na cinemtica vetorial. Uma sugesto de resoluo do desafio Aqui est uma sugesto para a resoluo do nosso problema do navio perdido. Se voc tem outras solues, com usos diferentes do conhecimento matemtico, ou outro conhecimento, apresente para a turma. 1) Um ponto B, numa folha de papel, representa o barco deriva. 2) Um outro ponto seria o A. Neste ponto, o rdio do avio capta o 1 sinal emitido pelo rdio do barco. 3) Traa-se a circunferncia de centro em B e que contm o ponto A. 4) A seguir, visando situar o ponto (B) de onde parte o sinal, o avio se pe a sobrevoar a regio, em movimentos circulares. Nesse processo, ele perde o sinal enviado pelo barco. Tem-se nesse instante, o ponto C. 5o) No instante em que restabelecida a captao do sinal, entre o barco e o avio, significa que a posio deste dista do barco igual distncia de AB. 6) Atendendo exigncias tcnicas e tempo mnimo, traa-se a corda que une A e C, pontos pertencentes circunferncia. 6) Usando-se o conhecimento matemtico, construmos a mediatriz, passando pelo B e o ponto mdio de AC. 7) evidente que o avio deve seguir pela mediatriz rumo ao centro (B). Seguindo em direo contrria ao centro, perder o sinal, sendo necessrio reiniciar o processo.

11

Bibliografia: BRAGA, Theodoro. Desenho Linear Geomtrico. So Paulo: cone. 13 ed. p. 230 MELLO E CUNHA, G. N. de. Curso de Desenho Geomtrico e Elementar. So Paulo: Livraria Francisco Alves, 460p, 1951. RIVERA, Flix; NEVES, Juarenze; GONALVES, Dinei (1986). Traados em Desenho Geomtrico. Rio Grande: editora da Furg, 389 p. GENTIL, Nelson et. all. Matemtica para o 2 grau. Vol. 3. tica. 5 ed. So Paulo, 1996. BEZERRA, Manoel Jairo. Matemtica para o Ensino Mdio. Vol. nico. Scipione. 5 ed. So Paulo, 2002. DANTE, Luiz Roberto. Matemtica Contexto & Aplicaes. Vol. 3. tica. So Paulo, 1999. MACHADO, Nilson Jos. A geometria na sua vida. Ed. tica. 2003. So Paulo. LONGEN, Adilson. Coleo Matemtica Uma Atividade Humana. Ensino Mdio. Vol. 3, Editora Base, Curitiba, 2003. MACHADO, Nilson Jos. Matemtica por assunto Geometria Analtica. Vol. 7. Scipione. So Paulo. 1988. ROKUSABURO, Kiyukawa; SHIGEKIYO, Carlos Tadashi; KAZUHITO, Yamamoto. Os elos da Matemtica. Saraiva. Vol. 3. 1991. So Paulo. BONGIOVANNI, Vicenzo. et.. al.. Matemtica 2o grau. 1997. tica. So Paulo.

Potrebbero piacerti anche