Sei sulla pagina 1di 5

1. Relatrio do caso clnico Paciente com 56 anos, masculino, bancrio; natural e morador em Florianpolis.

A queixa principal foi dor torcica intensa. Paciente referiu que h duas horas iniciou com dor na regio retroesternal, opressiva com irradiao para a borda interna do brao esquerdo, Referiu ainda sudorese generalizada e nuseas e astenia. No relatou outros sintomas. Sem antecedentes mrbidos pessoais e familiares. No fez exame mdico nos ltimos cinco anos.Tabagista, 30 cigarros por dia, sedentrio; no faz dieta.

Aps avaliar este resumo da anamnese na Emergncia, foi sugerido o diagnstico de infarto agudo do miocrdio. Das alternativas abaixo escolha a que melhor contenha as caractersticas que o mdico usou para sugerir o diagnstico.
a. b. c. d. e.

Localizao e fatores desencadeantes. Fatores desencadeantes e irradiao da dor. Intensidade, localizao, fatores de alvio. Durao, fatores desencadeantes, fatores de alvio. Localizao, durao da dor e sintomas concomitantes. importante saber a durao da dor, pra poder separar infarto de angina.

2. Relatrio do caso clnico. Paciente com 68 anos, masculino, aposentado. A queixa principal foi dor precordial. Relatou que h um ms aproximadamente tem sentido dor retroesternal constritiva, irradiada para ambos os braos, desencadeada por esforo, acompanhada de astenia generalizada e dispnia. A dor cede com o repouso.Inicialmente ocasional, aos esforos mais intensos, como subir escadas e atualmente freqente, desencadeada ao andar no plano. Relatou ainda de relevante, ser fumante, que h vrios anos apresentou dosagem das gorduras do sangue, elevada. Seu Pai faleceu de infarto do miocrdio. Sem outros dados que contribuam para o raciocnio diagnstico. Normotenso, com PA 122/84, discreto sopro no pescoo a direita. Sem outras alteraes. Os dados relatados sugerem: 1. 2. 3.

Hernia do hiato esofgico. Angina com comprometimento da coronria direita. Angina com comprometimento tri-arterial. se s dor, comprometimento de 1 artria. Dor e + 1 sintoma = 2 artrias. Dor e + 2 sintomas = 3 artrias

4.

Angina em paciente com diabete

5.

Angina do peito com comprometimento moderado da coronria descendente anterior.

3. Relatrio do caso clnico


Paciente com 18 anos, masculino, estudante; natural de Joinville; mora h oito anos em Florianpolis. Sem queixas, no referiu sintomas. No exame de triagem para servio militar foi escutado sopro cardaco. Referiu que com nove anos teve reumatismo durante duas semanas, sem seqelas articulares. No relatou outros antecedentes pessoais e familiares. Negou tabagismo, etilismo, uso de drogas; no faz dieta. No exame fsico geral no apresentou alteraes. No exame do precrdio, apresentou ictus cordis visvel e palpvel, muscular no 5 EIE/LHC e sopro sistlico de ejeo, mais intenso no 2 espao intercostal direito junto ao externo, irradiado para o pescoo, intenso +++/4 e estalido protossistlico. Sem outras alteraes no exame fsico Os dados indicam o diagnstico de:
1. 2. 3.

Estenose da vlvula mitral Insuficincia da vlvula mitral Estenose da vlvula artica se sopro de ejeo, vai ser necessariamente uma estenose. Como sistlico, ou pulmonar, ou aortico. Como tava audvel no 2 EID, s pode ser artico. Se fosse pulmonar, seria no 2 EIE.

4. 5.

Insuficincia da vlvula artica Comunicao inter-atrial

1. Relatrio do caso clnico. Paciente feminina, 52 anos, balconista, natural e residente em Florianpolis. Sua queixa principal foi de dispnia aos grandes esforos e palpitaes. Refere que h trs meses tem apresentado com esforos inusitados, como subir escadas, falta de ar. No relata outros sintomas. Nos antecedentes pessoais refere apenas ter tido varicela. Antecedentes familiares sem patologias conhecidas. Exame fsico geral sem alteraes. Exame do precrdio com ictus cordis no visvel, palpvel apenas com componente valvular no 5 EIE na LHC. Sem frmitos. Na ausculta, primeiro rudo hiperfontico, estalido protodiastlico, sopro diastlico de tonalidade baixa com aumento da intensidade no final da distole. Sem outros achados no exame fsico. 1.

Estenose da vlvula mitral 5 EIE, problema na mitral ou na tricuspide. ento, o fechamento da tricuspide e da mitral esto ruidosos. durante a abertura da mitral e da tricspide que aconteceria o estalido, indicando endurecimento da vlvula mitral.

2. 3. 4. 5.

Insuficincia da vlvula mitral Comunicao inter-ventricular Insuficincia da vlvula artica Estenose da vlvula pulmonar

2.

Relatrio do caso clnico.

Paciente com 67 anos, masculino, vivo, natural do Rio de Janeiro, residente em Florianpolis, desenhista aposentado; vrias internaes anteriores, referiu estar consultando por cansao. Relatou que h sete meses iniciou com dispnia progressiva, inicialmente aos grandes e mdios esforos (subir escadas) e h um ms no consegue fazer suas atividades habituais e cuidados de higiene sozinho, devido dispnia. Queixa-se de dispnia paroxstica noturna h dois meses e ortopnia de longa data (dorme com trs travesseiros). Informou ainda ganho ponderal de sete quilos. Edema de membros inferiores com piora ao longo do dia h quatro meses. Referiu ter sido acometido de infarto agudo de miocrdio aos 60 anos de idade, e operado com colocao de pontes de safena. Referiu hipertenso arterial sistmica h trinta anos, com uso regular de antihipertensivos e diabetes mellitus h dez anos. Referiu ser tabagista durante trinta anos, vinte cigarros por dia (parou h um ano). Nega etilismo. Reside em casa prpria com boas condies sanitrias. Alimentao pobre em frutas e verduras. Os pais so falecidos de acidente automobilstico. No exame fsico apresentou de objetivo, turgncia jugular moderada, PA 192/112, FC 100 b.p.m., ritmo trplice Respirao rpida com movimentos respiratrios curtos, tiragem, estertores crepitantes em ambas as bases. Ictus cordis muscular no 5EIE /LHC, duas polpas digitais. Fgado palpvel dois dedos do rebordo costal, moderadamente dolorido palpao. Edema maleolar e no tero inferior dos MMII. Este caso clnico apresenta o diagnstico de:
1. 2. 3. 4. 5.

Doena pulmonar obstrutiva crnica Insuficincia ventricular esquerda Insuficincia ventricular direita Insuficincia ventricular esquerda e direita Sndrome de Cushing.

Gabarito (4)

Potrebbero piacerti anche