Sei sulla pagina 1di 1

Temor com a Grcia deve causar mais instabilidade, dizem analistas

12/09/2011 - 18h17

Comente O temor de que a Grcia anuncie um calote nos prximos dias levou turbulncia no mercado financeiro nesta segunda-feira. As Bolsas europeias fecharam em queda, com reflexos nos Estados Unidos e no Brasil, onde a Bovespa registrou baixa de 0,17%. Em Londres, a bolsa teve queda de 1,63%. Em Frankfurt, a baixa foi de 2,27%. Em Nova York, as perdas na Europa refletiram no incio do dia; no entanto, o ndice Dow Jones se recuperou no fim da sesso e fechou em +0,63%. J o Nasdaq subiu 1,1%. Para o professor Alcides Leite, da Trevisan Escola de Negcios, e Vitria Saddi, do Insper, a instabilidade deve continuar nos prximos dias. Os analistas acreditam em um calote grego nas prximas semanas. "A Grcia deve entrar em situao de default. No h como pagar seus compromissos. Ou d o calote e no paga os credores, ou o FMI e a Unio Europeia tero de entrar com uma proposta de alongamento da dvida", diz Leite BBC Brasil. A instabilidade tambm reflete as declaraes do ministro das Finanas da Alemanha, Philipp Roesler, que no fim de semana defendeu, "se necessrio, uma falncia ordenada da Grcia, se todos os instrumentos estiverem disponveis". No Brasil, a instabilidade tambm teve reflexos no mercado cambial, onde o dlar subiu 1,93%, cotado a R$ 1,7095 - primeira vez no ano em que a moeda americana fechou acima de R$ 1,70. "Em momentos de insegurana, os investidores acabam substituindo os investimentos de renda varivel por outros mais seguros. O dlar ainda uma moeda usada como meio de transao. Como h uma demanda maior, o dlar se valoriza", diz Leite. J Vitria afirma que o dlar tambm se valoriza frente ao euro, igualmente motivado pela instabilidade europeia.

Pacote
O governo grego deveria ter acesso, neste ms, a uma das parcelas do pacote de ajuda coordenado pela Comiso Europeia, pelo Banco Central Europeu e pelo FMI, chamada de "troika". O acordo foi fechado em maio deste ano. Como a Grcia no cumpriu uma srie de requisitos, como baixar o dficit fiscal nas ltimas semanas, muitos analistas j do como certo que os gregos no tero acesso ao dinheiro e, consequentemente, no tero como honrar seus compromissos. Um relatrio da "troika" a ser publicado nas prximas semanas deve dizer se os gregos tero acesso parcela do pacote ou no. A instabilidade nas Bolsas seria uma mostra de que o mercado j est absorvendo o provvel calote grego. "Ainda que se diga que ser um default anunciado, vai ser um baque para o sistema financeiro", diz Vitria. A professora do Insper acha, no entanto, que o impacto ser diferente das moratrias latino-americanas do passado. "No caso da Argentina, eles anunciaram o calote e s resolveram renegociar mais de um ano depois. No caso da Grcia, haver renegociao", diz. Para Leite, o mercado j est "precificando" o calote. "O que estamos sentindo a antecipao desse quadro", diz o professor.

Eurobnus
Parte da instabilidade nas bolsas tambm resulta da frustrao do mercado financeiro diante da resistncia da Alemanha em concordar com a unificao dos bnus europeus para a emisso dos chamados eurobnus. Leite se diz preocupado com a inflexibilidade da Alemanha, pas que, segundo ele, tem dificuldade para lidar com o problema. "O ex-chanceler (primeiro-ministro) alemo Gerhard Schroeder j deu apoio ao eurobnus, que seria um passo para a unificao da poltica fiscal da Europa. Hoje temos uma poltica monetria nica, mas no uma poltica fiscal", afirma. A emisso dos eurobnus iria juntar os ttulos alemes, considerados confiveis, aos papis emitidos pelos pases perifricos da zona do euro que j chegaram a ser classificados como "lixo" por agncia de classificao de risco. "Isso criaria um lastro para os bnus europeus. Como a economia da Grcia irrisria diante da Alemanha, os ttulos gregos iriam se dispersar", diz o professor da Trevisan Escola de Negcios. "A resistncia est no aumento da dvida da Alemanha e da Frana (para sustentar os bnus sem lastro das demais economias)."

Alemanha
Para os analistas ouvidos pela BBC Brasil, parte da crise financeira na Europa decorre da falta de consenso poltico nas instituies europeias e, mais especificamente, de rudos na coalizo de governo da Alemanha. Por ser a maior economia da zona do euro, a cena poltica de Berlim tem hoje reflexos em toda a Europa. A chanceler Angela Merkel, que deve concorrer reeleio em 2013, sofre com a oposio de setores da opinio pblica que no querem pagar a dvida contrada pelos gregos. "O problema parece poltico. A Alemanha sustenta a Europa. A Merkel d mostras de que no quer emitir os eurobnus, mas isso tem a ver com a poltica interna", diz Vitria. Os dois analistas no acreditam, no entanto, que a Grcia deva deixar a zona do euro, como foi sugerido nesta segunda-feira por Christian Lindner, um alto integrante do governo alemo, com um comentrio que s fez aumentar as tenses em Berlim.

Potrebbero piacerti anche