Sei sulla pagina 1di 3

Pas EUA

O que Norma voltada sade e segurana ocupacional. passvel de auditoria e certificao.

Origem A OHSAS 18001, cuja sigla significa Occupational Health and Safety Assessment Series entrou em vigor em 1999, aps estudos de um grupo de organismos certificadores e de entidades de normalizao da Irlanda, Austrlia, frica do Sul, Espanha e Malsia.

Objetivo Esta norma visa auxiliar as empresas a controlar os riscos de acidentes no local de trabalho. uma norma para sistemas de gesto da Segurana e da Sade no Trabalho (SST). A certificao por essa norma garante o compromisso da empresa com a reduo dos riscos ambientais e com a melhoria contnua de seu desempenho em sade ocupacional e segurana de seus colaboradores.

A criao dessa norma levou em conta algumas normas nacionais j existentes, como a BS 8800, na Inglaterra. A norma se baseia no conceito de que a companhia deve periodicamente analisar e avaliar seu sistema de gesto da SST, de maneira a sempre identificar melhoras e implementar as aes necessrias. Por isso, ela no estabelece requisitos absolutos para o desempenho da Segurana e Sade no Trabalho mas exige que a empresa atenda integralmente legislao e regulamentos aplicveis e se comprometa com o aperfeioamento contnuo dos processos.

Por no estabelecer padres rgidos, duas organizaes que desenvolvam atividades similares, mas que apresentem nveis diferentes de desempenho da SST, podem, simultaneamente, atender aos requisitos da norma.

Contedo A norma OHSAS 18000 integra-se no mesmo modelo das normas ISO 9000 e ISO 14000, apresentando uma abordagem por processo.

Estas normas so baseadas na utilizao do ciclo de Deming, que permitem uma melhoria contnua dos desempenhos.

A OHSAS 18000 compe-se de um sistema de gesto que integra:

o compromisso de seguir uma poltica de gesto dos riscos, a identificao e a avaliao dos fatores e reas de riscos, a identificao de objetivos e programas, a formao do pessoal, a implantao de processos de controle, a preparao a situaes de emergncia, o estabelecimento de procedimentos de medida de vigilncia, a implantao de medidas de preveno dos acidentes, a instaurao de um procedimento regular de verificao.

Passo-a-passo O procedimento de certificao desenvolve-se em trs etapas: a pr-avaliao efetuada pelo organismo responsvel pela auditoria de certificao; o estudo dos documentos fornecidos pela empresa; a auditoria de certificao a fim de examinar e verificar a implantao efetiva dos procedimentos por parte da empresa.

As familias de normas ISO 9000 esto entre as mais conhecidas normas da ISO em todos os tempos. As normas ISO 9000 e ISO 14000 so implementadas por mais de 800.000 organizaes em mais de 150 pases. A ISO 9000 tranformou-se na referncia internacional para os requisitos da gesto da qualidade em negcios e a ISO 14000 est indo na mesma direo, ao possibilitar que as organizaes atendam os desafios ambientais a elas aplicveis. A famlia ISO 9000 est primriamente preocupada com a "gesto da qualidade". Isso significa que a organizao deve: - atender aos requisitos de qualidade do consumidor; - atender aos requisitos regulatrios aplicveis; - melhorar a satisfao dos consumidores; e - conseguir uma contnua melhora no seu desempenho em busca desses objetivos.

A famlia ISO 14000 est primriamente preocupada com a "gesto ambiental". Isso significa que o que a organizao faz para: - minimizar os efeitos danosos ao meio ambiente causados por suas atividades; e - conseguir uma contnua melhora no seu desempenho ambiental. A grande maioria das normas ISO so altamente especficas a um processo, material ou produto, em particular. Contudo, as normas que deram s famlias ISO 9000 e ISO 14000 a sua reputao global, so conhecidas como "normas genricas de sistemas de gesto" . "Genrica"significa que as mesmas normas podem ser aplicadas: - a qualquer organizao, grande ou pequena, qualquer que seja o seu produto; - a qualquer organizao, mesmo que o seu produto seja, na verdade, um servi;co; - a qualquer setor de atividade, e - a um empreendimento comercial, administrao pblica ou um unidade governamental.

"Genrica" tambm significa que, independentemente do escopo de atividade da organizao, se ela deseja estabelecer um sistema de gesto da qualidade, ou um sistema de gesto ambiental, esse sistema ter um conjunto de aspectos essenciai,s para os quais as normas relevantes das famlias ISO 9000 ou iso 14000, fornecem os requisitos.

"Sistema de Gesto" refere-se estrutura da organizao para gerenciar seus processos - ou atividades - que transformam a entrada de recursos, em um produto ou servio que atendem os objetivos da organizao, tais com satisfazer os requisitos de qualidade de seus consumidores, que estejam em conformidade com os regulamenos aplicveis ou que atendam os objetivos ambientais.

Potrebbero piacerti anche