Sei sulla pagina 1di 20

MAMFEROS DO BRASIL

ORDEM DIDELPHIMORPHIA
Grupo bem diverso representado pelos marsupiais. Composta pela famlia Didelphidae e quatro subfamlias. So mamferos de pequeno a mdio porte, membros com cinco dedos, cauda longa prensil, podendo conter pequenos plos. Maioria das espcies noturna, dieta onvora, podendo incluir frutos, nctar, artrpodes e pequenos vertebrados. Possuem breve gestao, com filhotes diminutos que escalam sua pelagem at as mamas, aonde iro se fixar por vrias semanas at completarem seu desenvolvimento. Os filhotes jovens ficam protegidos em uma dobra de pele que, recobre as mamas formando uma bolsa chamada de marspio, enquanto que os mais velhos so transportados nas costas da me. Representam esta ordem cuca, gambazinho, cuca-lanosa, cuca-de-colete, catita, cuca-dgua, guaiquica, gamb, mucura, saru, cuiquinha, guachica, cuica-de-cauda-grossa, marmosa, cuca-de-quatroolhos, cuca-de-trs-listras, guaiquica-an, cuca-do-rabo-curto, guaiquica-listrada.

FAMLIA: DIDELPHIDAE
a nica famlia da ordem. Mamferos desta ordem so caracterizados como de pequeno a mdio porte, cinco dedos nos membros, cauda longa e prensil. A ausncia de polegar opositor, cauda curta e aumento da massa muscular das patas posteriores, so adaptaes ao hbito terrcola desse grupo. Por ser um grupo muito diversificado, sero citados apenas trs gneros.

SUBFAMLIA: GLIRONIINAE GNERO: Glironia ESPCIE


Glironia venusta (cuca) ocorre no Equador, Bolvia e no Brasil nos Estados de Mato Grosso, Rondnia, Acre, Amazonas e Par. considerado de menor preocupao na Lista Vermelha.

SUBFAMLIA: CALUROMYINAE GNERO: Caluromys ESPCIE


Caluromys lanatus (gambazinho) ocorre na Colmbia, Venezuela, Equador, Peru, Bolvia, Argentina e no Brasil nos estados de So Paulo, Paran e Rio Grande do Sul. Na Lista Vermelha consta como de menos preocupao.

SUBFAMLIA: DIDELPHINAE GNERO: Didelphis ESPCIE

Didelphis albiventris (gamb, saru) ocorre no Paraguai, Uruguai, Argentina, Bolvia e no leste e centro-oeste do Brasil. Citada como de menor preocupao pela Lista Vermelha.

ORDEM SIRENIA
Mamferos adaptados vida aqutica possuem o corpo grande e fusiforme desprovido de pelagem densa. No h orelha externa e as narinas so caracterizadas por vlvulas no topo do rostro, lbios grandes e muito flexveis, membros anteriores curtos, achatados e bem adaptados natao, membros posteriores ausentes, ossos do corpo densos e massivos. Algumas espcies so vulnerveis ou em perigo de extino vtimas de caa, acidentes com embarcaes, encalhes acidentais e destruio de hbitat. So exclusivamente herbvoros. Distribuio no Brasil est restrita a alguns estados do nordeste e norte. Trichechus manatus (peixe-boi marinho) e Trichechus inunguis (peixe-boi de gua doce). GNERO: Trichechus Possui como caracterstica marcante cauda arredondada e espatulada. Seis vrtebras cervicais, dentes incisivos e caninos ausentes, srie molar numerosa e varivel. ESPCIES Trichechus manatus (peixe-boi marinho) maior peixe-boi da Regio Neotropical, ocorrendo desde a Florida at o sul dos Estados Unidos, costa Atlntica at o nordeste do Brasil, sendo sua ocorrncia ainda rara. Alimenta-se de mangues, algas e gramas marinhas. Comunicao social feita atravs de sons subaquticos. Trichechus inunguis (peixe-boi de gua doce) exclusivamente de gua doce a mais derivada das duas espcies e o menor sirnio. Alimentam-se exclusivamente de plantas aquticas como gramas e aguaps. So difceis de serem vistos, por viverem entre vegetaes aquticas, apesar de serem bastante sociais.

ORDEM CINGULATA
FAMLIA: DASYPODIDAE Corpo com presena de carapaa, cavadores de tocas. A carapaa consiste em numerosos escudos drmicos arranjados em cintas, utilizadas para distino de algumas espcies. Possuem baixo metabolismo e baixa temperatura corprea, por consumirem alimentos de baixo teor energtico como formigas e cupins. Os tatus ocorrem em reas abertas e florestas, podem andar solitrios, em pares ou pequenos grupos. So bons de olfato e audio, porm a viso pouco desenvolvida. Focinho varia em comprimento, lngua longa e extensvel, numerosos dentes e de crescimento contnuo. Alimentam-se tambm de invertebrados, pequenos vertebrados, material vegetal e carnia. Hbito terrestre a fossoriais, membros posteriores com cinco dedos, anteriores de 3 a 5 dedos,

garras grandes para auxiliar na escavao. Maioria crepuscular e/ou noturnos. Presena de articulaes adicionais entre as vrtebras lombares.

GNERO: Dasypus ESPCIES Dasypus hybridus (tatu-mulita) ocorre no Paraguai, Argentina, Uruguai, sul do Brasil nos biomas Mata Atlntica e Campos Sulinos. Tem sofrido rpido declnio devido a caa excessiva e expanso da agricultura. Considerada como ameaada pela Lista Vermelha. Dasypus kappleri (tatu-de-quinze-quilos) ocorre na Colmbia, Venezuela, Guiana, Equador, Peru, Bolvia e Brasil no bioma Amaznia. Apesar de no haver estudos sobre a populao, no entanto uma espcie que ocorre em vrias reas protegidas e acreditasse no sofrer com a caa, sendo assim considerada como de menor preocupao pela Lista Vermelha. Dasypus novemcinctus (tatu-galinha) sul dos Estados Unidos, Argentina, Uruguai e Brasil em todos os biomas. Sofrem com atropelamentos rodovirios, e embora seja muito caada ainda classificada como de menor preocupao pela Lista Vermelha. Dasypus septemcintus (tatu) distribuio pela Argentina e Brasil nos estados do Amazonas e Rio Grande do Sul e em todos os biomas. No h informaes precisas sobre as populaes, mas acreditasse que no esteja ameaada de extino. GNERO: Euphractus ESPCIE Euphractus sexcintus (tatu-peba) ocorre no Suriname, Argentina, Uruguai, Chaco, Paraguai e Brasil em todos os biomas. Sofre com a caa e atropelamentos rodovirios, mas apesar disso no considerado em extino e classificada como de menor preocupao pela Lista Vermelha. GNERO: Cabassous ESPCIES Cabassous chacoensis (tatu-de-rabo-mole-chaco) sua distribuio geogrfica vai da Argentina, Paraguai, Bolvia e Brasil no estado do Mato Grosso do Sul, porm s h um registro dessa espcie no Brasil. Atualmente o exemplar se encontra no Jardim Zoolgico de Buenos Aires, cujas informaes contidas no crnio s descrevem Brasil. Espcie rara sofre com a caa, destruio do hbitat, no ocorrendo em reas degradadas. Classificada como quase em extino pela Lista Vermelha. Cabassous tatouay (tatu-de-rabo-mole-grande) ocorre no Uruguai, Paraguai, Argentina e Brasil nos estados do Par, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Gois, Minas Gerais, Esprito Santo, Rio de Janeiro, So Paulo, Santa Catarina e Rio Grande

do Sul, nos biomas Cerrado, Mata Atlntica, Pantanal e Campos Sulinos. Apesar de muito caada, ainda permanece em vrias reas protegidas no Brasil, citada como de menor preocupao pela Lista Vermelha. Cabassous unicintus (tatu-de-rabo-mole-pequeno) ocorre na Venezuela, Colmbia, Guianas e no Brasil nos estados de Mato Grosso, Gois e Minas Gerais e nos biomas brasileiros Cerrado, Mata Atlntica, Pantanal, Amaznia e Caatinga. Principais ameaas so a caa e perda de hbitat, mas ainda sim listada na categoria de menor preocupao pela Lista Vermelha. GNERO: Priodontes ESPCIE Priodontes maximus (tatu-canastra) ocorre nos Andes, Venezuela, Guiana Francesa, Equador, Colmbia, Peru, Bolvia, Paraguai e Brasil nos biomas Cerrado, Mata Atlntica, Pantanal e Amaznia. Sofre com a caa e raramente consegue viver em hbitat alterados, considerada vulnervel pela Lista Vermelha e pela Lista da Fauna Brasileira. GNERO: Tolypeutes ESPCIES Tolypeutes matacus (tatu-bola) quando atacado consegue dobrar a carapaa ficando em forma de bola. Ocorre na Bolvia, Paraguai, Buenos Aires, Argentina e Brasil nos biomas Cerrado e Pantanal. Muito pressionada pela caa, atualmente considerada como quase ameaada. Tolypeutes tricintus (tatu-bola) ocorre somente no Brasil em Alagoas, Sergipe, Piau, Cear, Pernambuco, Gois, Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Tocantins, Distrito Federal e possivelmente em Minas Gerais nos biomas Caatinga e Cerrado. Sofre com a caa e perda de hbitat, considerada como vulnervel pela Lista da Fauna Brasileira Ameaada de Extino.

ORDEM PILOSA
Constituda pelos tamandus e preguias, possuem densa cobertura de pelos no corpo, presena de articulaes adicionais entre as vrtebras lombares. Baixo metabolismo e baixa temperatura corprea, por ingerirem alimentos com baixo teor energtico. FAMLIA: BRADYPODIDAE Apresentam trs garras longas e recurvadas em cada membro anterior e posterior, sendo os membros anteriores mais longos que os posteriores, cauda curta e robusta, 8 a 9 vrtebras que confere grande flexibilidade. Alimentam-se de folhas, galhos macios e gemas laterais ou apicais. So solitrias e arbreas, raramente descem

das rvores. Atividade diurna ou noturna, ocupam copas de rvores expostas ao sol para termorregulao. GNERO: Bradypus ESPCIES Bradypus torquatus (preguia-de-coleira) endmica da Mata Atlntica, Rio de Janeiro, Esprito Santo, Bahia, Sergipe, e possivelmente no extremo nordeste de Minas Gerais. Espcie ameaada pela destruio das florestas, e perda da variabilidade gentica pelo isolamento das populaes. Em perigo na Lista Vermelha IUCN e vulnervel na Lista da Fauna Brasileira Ameaada de Extino. Bradypus tridactylus (preguia-de-garganta-amarela) ocorre no delta do Rio Orinoco da Venezuela, terras altas do Amazonas, florestas da Guiana, Suriname, Guiana Francesa at o norte do Brasil. Apesar de sofrer com a perda de floresta, so abundantes em locais protegidos e esto na categoria de menor preocupao na Lista Vermelha UINC. Bradyous variegatus (preguia-marmota) ocorre em Honduras ao oeste da costa do Equador, Colmbia, Venezuela e leste dos Andes, florestas do Equador, Peru, Bolvia e florestas do Brasil. No Brasil ameaada de pela perda de hbitat e presso de caa. FAMLIA: MEGALONYCHIDAE Apresentam trs garras grandes e recurvadas em cada um dos membros posteriores e nos anteriores apenas duas, cauda ausente ou vestigial, 6,7 ou 8 vrtebras cervicais. Podem usar os dentes para defesa e causar srios ferimentos no agressor. Bom sentido de olfato, viso em cores e audio pouco desenvolvida. Alimentam-se de folhas, ramos macios e frutos. Atividade noturna e usam rvores com massas de liana em suas copas para a termorregulao. GNERO: Choloepus ESPCIES Choloepus didactylus (preguia-real) ocorre a leste do Andes, sul da Colmbia, Venezuela, Guianas, Peru, Equador, e no norte do Brasil no bioma da Amaznia. Ameaada pela perda de hbitat, no considerada ameaada, na Lista Vermelha est na categoria de menor preocupao. Choloepus hoffmanni (unau) ocorre no norte do Nicargua at noroeste da Amrica do Sul, Colmbia, Venezuela, Equador, Guiana, oeste do Brasil, Bolvia. Principal ameaa a perda de hbitat e est na categoria de menor preocupao na Lista Vermelha. FAMLIA: CYCLOPEDIDAE Animais pequenos de hbitos arbreos e noturnos. Alimentam-se de formigas e cupins, focinho alongado, lngua longa, viscosa e protrtil, ausncia de dentes, garras

desenvolvidas nos membros anteriores para a abertura de cupinzeiros e formigueiros, como tambm defesa. Membros anteriores e posteriores adaptados para agarrar os galhos de rvores e dois dedos nos membros anteriores. GNERO: Cyclopes ESPCIE Cyclopes didactylus (tamandua) ocorre no Mxico, oeste do Andes, Colmbia, Equador, Peru, leste do Brasil na costa de Pernambuco a Alagoas, Amazonas, Bolvia e nos biomas brasileiros Amaznia, Mata Atlntica, e norte do Cerrado. No caada, pois raramente vista, ameaada pela perda de hbitat e isolamento de populao, na Lista Vermelha categoria de menos preocupao. FAMLIA: MYRMECOPHAGIDAE Focinho alongado e tubular, lngua longa e extensvel, ausncia de dentes e saliva pegajosa, tambm se alimentam de formigas e/ou cupins. GNERO: Myrmecophaga ESPCIE Myrmecophaga tridactyla (tamandu-bandeira) ocorre Beliza, Guatemala, Argentina, no Brasil ocorre em todos os biomas. Includo na categoria vulnervel da Lista da Fauna Brasileira Ameaada de Extino e quase ameaada na Lista Vermelha. GNERO: Tamandua ESPCIE Tamandua tetradactyla (tamandu-de-colete) ocorre na Amrica do Sul, leste dos Andes, Venezuela, Argentina, Uruguai, no Brasil em todos os biomas. Ampla distribuio, embora possa sofrer com o fogo, atropelamento rodovirio e caa. Na Lista Vermelha est na categoria de menor preocupao.

ORDEM PRIMATES
Os representantes desta ordem possuem um corpo que mantm caractersticas primitivas da Classe Mammalia, membros pentadctilos e clavcula, aumento do tamanho cerebral, mobilidade dos dedos, aumento da viso e reduo do olfato. INFRAORDEM PLATYRRHINI Macacos do Novo Mundo so espcies exclusivamente das Amricas do Sul e Central. So de pequeno a mdio porte, arborcolas, locomoo quadrpede, algumas espcies possuem cauda prensil. Ordem constituda por quatro famlias. Tem como representantes macaco-velho, caxi, macaco-ingls, guig, macaco-aranha, muriqui, macaco-barrigudo, bugio. Como um grupo muito diversificado, sero citados apenas trs gneros.

FAMLIA: CEBIDAE GNERO: Cebus (macaco-prego) Vivem em todos os tipos de florestas neotropicais, como tambm todos os biomas brasileiros. Segundo a Lista Vermelha existem espcies que esto criticamente em perigo e em perigo. GNERO: Callithrix (mico) todas as espcies deste gnero so endmicas do Brasil ocorrendo em todos os biomas exceto no Pantanal. Algumas espcies se encontram em perigo ou vulnerveis segundo a Lista Vermelha. GNERO: Leontopithecus (mico-leo) as quatro espcies deste gnero so endmicas da Mata Atlntica, ocorrem tambm na Bahia, Rio de Janeiro, Esprito Santo, So Paulo, Paran. Na Lista Vermelha as espcies deste gnero encontram-se criticamente em perigo por causa da recente fragmentao da Mata Atlntica.

ORDEM LAGOMORPHA
Possuem incisivos longos e de crescimento constante como de roedores. Distinguem-se dos outros mamferos pela ranhura em forma de Y, no lbio superior, longas patas traseiras com quatro dedos e anteriores com cinco. So herbvoros (gramneas), realizam coprofagia, alta taxa reprodutiva pelo curto prazo de gestao. FAMLIA: LEPORIDAE Olhos grandes, orelhas e patas posteriores longas e pelagem macia. GNERO: Sylvilagus ESPCIE Sylvilagus brasiliensis (coelhos) ocorre no Mxico, Argentina, e quase todo o Brasil. Atropelamentos podem representar a diminuio da populao. GNERO: Lepus ESPCIE Lepus europaeus (lebres europeias) originria da Europa e sia, no Brasil ocorre no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e So Paulo. Espcie extica no Brasil, populaes vm aumentando em funo da retirada de florestas para a agricultura e pecuria, as lebres so encontradas do Sul ao Sudeste do Brasil.

ORDEM CHIROPTERA

Morcegos constituem a ordem dos nicos mamferos a apresentarem estruturas especializadas que permite voo verdadeiro. Dedos e ossos dos membros anteriores vo sustentar uma larga membrana elstica, chamada de patgio. Extraordinria capacidade de emitir sons de alta frequncia e de receber esses ecos. Tm uma dieta muito varivel, como insetos, frutos, sementes, folhas, flores, pequenos vertebrados e sangue. Utilizam como refgio cavernas, locas de pedras, cavidades nos troncos, folhagens e outras. A maioria repousa de dia e se alimentam a noite. Por ser um grupo muito diversificado sero citados apenas trs gneros. FAMLIA: EMBALLONURIDAE GNERO: Centronycteris Ocorre no Peru, Venezuela, Guiana, Suriname e Brasil nos estados Esprito Santo, Amap, Amazonas, Par e Pernambuco. Se encontra na categoria de menor preocupao pela Lista Vermelha. GNERO: Sarccopteryx Ocorre no Suriname, Guiana, Mxico, Bolvia e no Brasil nos estados AC, AM, AP, BA, CE, GO, MA, MG, MT, PA, PI, RJ, RO e RR. Com ampla distribuio est na categoria de menor preocupao pela Lista Vermelha. FAMLIA: PHILLOSTOMIDAE GNERO: Desmodus Ocorre na Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Bolvia, Mxico, Venezuela e Brasil nos estados AC, AL, AM, AP, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MG, MS, MT, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RO, RR, RS, SC, SE e SP. Na Lista Vermelha est na categoria de menor preocupao. GNERO: Lonchorrhina Ocorre no Mxico, Peru, Bolvia, Equador e Brasil nos estados AM, BA, DF, ES, MA, MG, MS, GO, PA, PE, PI, RJ, RR e SP. Na Lista Vermelha se enquadram na categoria de menor preocupao.

ORDEM CARNIVORA
O nome advm do hbito de se alimentarem de vertebrados, capturam, matam e desmembram por meio de dentes, mandbula e crnio fortes. Dentio muito varivel, dentes caninos e par carniceiro, quatro a cinco dedos com garras cortantes em cada membro, hlux no-opositor e se locomovem de forma digitgrada ou plantgrada. Como adaptao ao meio aqutico, possuem membros achatados e maiores que os de outros carnvoros, facilitando a natao, semi-aquticos apresentam membrana interdigitais e cauda adaptada para propulso e orientao na gua. Apesar da grande importncia ecolgica, grande maioria se encontra altamente ameaadas pela caa esportiva para comrcio de pele, trfico de animais vivos e caa por produtores rurais

devido a possveis danos econmicos. Entretanto, a maior ameaa est na reduo ou at mesmo perda total de hbitat, bem como diminuio de populaes de presas. SUBORDEM FELIFORMIA Mamferos grandes e predadores de vertebrados, menor nmero de dentes, caninos mais especializados e crnio mais curto. Maioria digitgrada e apresenta pintas, rosetas e/ou listras em seu plo, dieta essencialmente carnvora. FAMLIA: FELIDAE Maioria de hbito noturno, solitrios, corpo flexvel, musculoso e alongado, membros robustos e fortes. Digitgrados e as patas providas de garras fortes, afiadas e retrteis. Espcies maiores podem matar suas presas com uma mordida na rea dorsal do pescoo, asfixia com mordida na garganta ou na base do crnio provocando esmagamento das vrtebras. Nos diferentes Estados do Brasil, a maioria dos feldeos selvagens classificada sob algum grau de ameaa, sendo algumas espcies vistas como criticamente em perigo de extino. Causas so reduo e fragmentao de hbitat, e presso de caa. GNERO: Leopardus ESPCIES Leopardus (Oncifelis) colocolo (gato-do-pantanal) ocorre nos Andes do Equador e Peru. No Brasil, foi registrado no Rio Grande do Sul, Panam, So Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, sul do Mato Grosso, Gois, Tocantins, oeste da Bahia, Piau e Maranho. Fragmentao de hbitat so as principais ameaas espcie. Leopardus (Oncifelis) geoffroyi (gato-do-mato-grande) encontrado no sudeste da Bolvia, Paraguai, Argentina ao leste dos Andes, Uruguai at o estreito de Magalhes no Chile, no Brasil em reas florestadas do Rio Grande do Sul. Principais ameaas a essa espcie a perda de hbitat, caa e exposio a doenas comuns em gatos domsticos. Leopardus pardalis (jaguatirica) encontrada desde o sudeste do Estado do Texas e oeste do Mxico at o norte da Argentina, no Brasil ocorre em todas as regies exceto no sul do Rio Grande do Sul, habitando todos os biomas. Devido a destruio de hbitat, no Brasil considerada ameaada de extino. Leopardus tigrinus (gato-do-mato-pequeno) ocorre na Costa Rica ao norte da Argentina, no Brasil com exceo dos Campos Sulinos habita todos os outros biomas. Devido a destruio de hbitat, atropelamentos, caa predatria para comercializao de pele, captura para criao domstica e trfico considerada vulnervel no Rio Grande do Sul, Panam, So Paulo, Minas Gerais e Esprito Santo, quase ameaada no Rio de Janeiro e vulnervel para o Brasil.

Leopardus wiedii (gato-maracaj) ocorre nas plancies costeiras do Mxico at o norte do Uruguai e Argentina, no Brasil encontrado em todos os biomas. Em funo da destruio de seu hbitat e caa para comercializao de pele, encontra-se em perigo em So Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paran, Rio de Janeiro, Esprito Santo, e quase ameaada para o Brasil. GNERO: Puma ESPCIES Puma concolor (ona-parda) ocorre no oeste do Canad ao extremo sul do continente sul-americano. No Brasil ocorre em todos os biomas, e em todos os estados brasileiros com exceo do sul do Rio Grande do Sul. No Brasil so classificadas como ameaadas de extino, categoria vulnervel, em perigo no Rio Grande do Sul e Esprito Santo, vulnervel em Santa Catarina, So Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Par, e no ameaada na lista mundial. Puma yagouaroundi (mourisco) ocorre no sul do Texas at as provncias de Buenos Aires e Rio Negro (Argentina) e por todo o Brasil com exceo do sul do Rio Grande do Sul, habita todos os biomas brasileiros. Destruio de hbitat e fragmentao so as possveis causas de ameaas, sendo classificada como vulnervel no Rio Grande do Sul, deficiente em dados no Paran e Minas Gerais, e no ameaada na lista mundial. GNERO: Panthera ESPCIE Panthera onca (ona-pintada) originalmente inclua o sudoeste dos Estados Unidos at o norte da Argentina, mas pela perda de hbitat encontra-se extinta nos Estados Unidos e restrita ao s plancies costeiras do Mxico, Amrica Central e Amrica do Sul com exceo do Uruguai e Chile. No Brasil ocorre em todos os biomas tanto em reas florestais como abertas. So muito perseguidas pelo homem por predarem criaes domsticas em zonas rurais. Alm da perda de hbitat e caa, possvel que a transmisso de doenas por animais domsticos seja uma ameaa a conservao dessa espcie. Classificada como criticamente em perigo no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paran, So Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Esprito Santo, vulnervel para o Par e o Brasil, quase ameaada para a lista mundial. SUBORDEM CANIFORMIA Os membros desta subordem apresentam hbitos alimentares bem distintos, desde carnvoros a onvoros. So caracterizados pelo crnio alongado, no possuem cmaras ou reparties na bula auditivas, unhas no retrteis e bculo bem desenvolvido, colorao discreta, algumas espcies arborcolas, mas a maioria terrestre. FAMLIA: CANIDAE Caracterizam-se por possurem tamanho mediano a grande, digitgrados com cinco dedos na pata anterior e quatro dedos na posterior, alm de possurem garras no-

retrcteis. Maioria das espcies, a cauda possui grande volume de plo, variando de curta longa; focinho alongado e afilado, orelhas eretas. De mdio porte, caa pequenas presas de modo solitrio. Habitam uma grande variedade de formaes vegetacionais, e no Brasil so encontrados em todos os biomas. GNERO: Atelocynus ESPCIE Atelocynus microtis (cachorro-do-mato) distribui-se pela floresta tropical da bacia amaznica, apesar de ser desconhecida sua distribuio ao norte da bacia. Possui registros na Colmbia, Equador, Peru, Bolvia e no Brasil ocorre nos estados do Amazonas, Acre, Rondnia, at o norte do Mato Grosso e Par. classificada como deficiente em dados para o Brasil e quase ameaada na Lista Vermelha Mundial. Pode sofrer ameaas por doenas transmitidas por animais domsticos e pela perda de hbitat em decorrncia da degradao de matas em que vive. GNERO: Cerdocyon ESPCIE Cerdocyon thous (rapozinha-do-mato) ocorre no Uruguai, Argentina, Bolvia, Venezuela, Colmbia, Guianas, Suriname e no Brasil encontrada nos biomas Cerrado, Caatinga, Pantanal, Mata Atlntica e Campos Sulinos, utilizando bordas de matas e reas alteradas e habitadas pelo homem. No estado de Minas Gerais citada como no ameaada e tambm na Lista Vermelha. Mesmo no ameaadas sofrem com atropelamentos nas rodovias. GNERO: Chrysocyon ESPCIE Chrysocyon brachyurus (lobo-guar) ocorre na Argentina, Paraguai, Bolvia, Peru, Uruguai e no Brasil nos biomas do Pantanal, Campos Sulinos, Cerrado at a regio de transio deste com a Caatinga e nos Campos Gerais (ecossistemas do Domnio Mata Atlntica) no sul do pas, sudeste, entre Esprito Santo e Bahia, Tocantins, Par, Maranho e Piau. Ameaada pela perda de hbitat, atropelamentos, doenas de ces domsticos e caa predatria por causa de crendices populares. Espcie criticamente em perigo no Rio Grande do Sule Santa Catarina, vulnervel no Paran, So Paulo e Minas Gerais, para o Brasil quase ameaa na Lista Vermelha. GNERO: Lycalopex ESPCIES Lycalopex gymnocercus (raposa-do-mato) distribuio restrita, ocorre Bolvia, Paraguai, Argentina, Uruguai e sul do Brasil no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paran, no bioma Campos Sulinos e no ecossistema dos Campos Gerais at rea transio com Cerrado. Na Lista vermelha citada como no ameaada, sofre com a perda de hbitat, caa predatria e perda de fontes alimentares.

Lycalopex vetulus (raposinha) endmica do Brasil, ocorre nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Minas Gerais e So Paulo, havendo indcios espordicos no Paran. Ameaadas por ataque de ces domsticos e caa predatria. Classificada como vulnervel em So Paulo, quase ameaada em Minas Gerais e deficiente em dados no Paran, na Lista Vermelha considerada como no ameaada. GNERO: Speothos ESPCIE Speothos venaticus (cachorro-do-mato-vinagre) espcie rara, ocorre no Panam, Colmbia, Peru, Venezuela, Guianas, Suriname, Bolvia, Paraguai, Argentina e no Brasil nos biomas Amaznia, Cerrado, Mata Atlntica e Pantanal; possui registros no Amazonas, Roraima, Acre, Rondnia, Par, Amap, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Gois, Paran, Santa Catarian, So Paulo, Minas Gerais e Bahia. Ameaada pela perda de hbitat, perda de fontes alimentares, caa, desmatamento e doenas transmitidas por animais domsticos. Criticamente em perigo em Santa Catarina e Minas Gerais, vulnervel no Paran e quase ameaada no brasil pela Lista Vermelha. FAMLIA: MUSTELIDAE Pequenos carnvoros de corpo alongado, cabea pequena, pernas relativamente curtas e cauda geralmente longa menor que o comprimento do corpo. Pelagem densa, plantgrados com cinco dedos em todos os membros. Hbito terrestre, arborcola ou aqutico com algumas espcies sendo onvoras ou piscvoras. Grande agilidade, garras fortes e no retrteis, mandbula fortemente encaixada no crnio que permite se alimentar de presas maiores que seu prprio tamanho. GNERO: Mustela ESPCIE Mustela africana (doninha) ocorre ao longo da bacia Amaznica, Brasil, Peru e Equador em florestas riprias midas, tambm terra firme, florestas montanas e remanescentes de florestas. Semi-aquticos, sendo os mamferos menos conhecidos, no Brasil classificado como deficiente em dados e no ameaada pela Lista Vermelha. GNERO: Eira ESPCIE Eira barbara (papa-mel) ampla distribuio, Mxico, Argentina, em quase todo o Brasil nos biomas Amaznia, Cerrado, Caatinga, Pantanal e Mata Atlntica, mais comum em reas de vegetao densa. Ameaada pela perda de hbitat pelo desmatamento e caa por retaliao aos ataques a animais domsticos e criaes de abelhas. Considerada vulnervel no Rio Grande do Sul e no ameaada no Paran e Minas Gerais. GNERO: Galictis ESPCIES

Galictis cuja (furo-pequeno) ocorre no Peru, Bolvia, Paraguai, Chile, Argentina, e no Brasil sul e sudeste, nos biomas Mata Atlntica, Cerrado, Pantanal, Caatinga e Campos Sulinos. Ameaada por atropelamentos e predao por animais domsticos. Deficiente em dados em So Paulo, no ameaada no Paran. Galictis vittata (furo) ocorre no Mxico, Amrica Central, Amrica do Sul, Bolvia, Argentina, e Brasil. Ameaada pela caa e apreenso de indivduos como animal de estimao, considerada como no ameaada de extino pela Lista Vermelha. GNERO: Lontra ESPCIE Lontra longicaudis (lontra) ocorre no Mxico, Uruguai e, no Brasil possui ampla distribuio, em quase todo o territrio nacional onde as condies de gua so favorveis. Encontrada nos biomas Amaznia, Cerrado, Pantanal, Mata Atlntica e Campos Sulinos. Uma das espcies de lontra menos conhecida no mundo, ameaada pela reduo de matas ciliares e contaminao de curso dgua, minerao, navegao, esportes nuticos sem controle e construo de barragens para hidreltricas. considerada ameaada em algumas regies; em Minas Gerais e Rio Grande do Sul vulnervel, quase ameaada no Paran e So Paulo, e para o Brasil deficiente em dados pela Lista Vermelha.

GNERO: Pteronura ESPCIE Pteronura brasilienses (ariranha) distribui-se por toda a Amrica do Sul, leste dos Andes, Argentina, e pases amaznicos. Amplamente distribuda no territrio brasileiro, da bacia amaznica ao Rio Grande do Sul. Devido a caa e impactos nos cursos dgua, muitas populaes foram extintas em grande parte do pas. Recentemente tem sido registrada no Amazonas, Roraima, Rondnia, Par, Maranho, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, So Paulo e Paran, principalmente em florestas ou reas midas, junto a rios de pouca correnteza. Presente nos biomas Amaznia, Cerrado, Pantanal e Mata Atlntica. Devido a perda de hbitat e associada poluio da gua por agrotxicos, dejetos industriais e mercrio, as populaes se encontram bastante reduzidas. ameaada pelo trfico de filhotes e turismo no regulamentado nos rios onde vive. considerada regionalmente extinta em Minas Gerais, Rio de Janeiro, e provavelmente no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, e criticamente em perigo no Paran e So Paulo, vulnervel no Par e para o Brasil em perigo segundo a Lista Vermelha. FAMLIA: OTARIIDAE Composta pelos lees-marinhos e lobos-marinhos, so animais adaptados a vida aqutica, mas possuem adaptaes a vida terrestre. Presena de orelhas reduzidas, densa pelagem, corpo fusiforme com constrio da regio do pescoo. Membros curtos, robustos e modificados em remos, grossa camada de gordura, olhos grandes e adaptados

a vida na gua, mopes em terra. Machos territorialistas e polgamos, alimentam-se de cefalpodes, crustceos, peixes e ocasionalmente pinguins. GNERO: Artctocephalus ESPCIE Artctocephalus australis (lobo-marinho-do-sul) ocorre no Peru, Chile, Argentina, Uruguai at o Brasil no sul do pas ao estado do Rio de Janeiro, no nascem no Brasil, mas suas colnias reprodutivas so localizadas no Uruguai prximas ao Brasil. Sofre com abate ou agresso dos pescadores, e encalhes em praias. No ameaada na Lisra Vermelha Mundial. GNERO: Otaria ESPCIE Otaria flavescens (leo-marinho-do-sul) ocorre no Peru, Argentina, e no Brasil ao sul do pas ao estado da Bahia. Ameaas como morte por pescadores, acidentalmente ou por agresso, classificada como no ameaada no Paran e na Lista Vermelha. FAMLIA: MEPHITIDAE Hbito predominantemente noturno e onvoro, colorao bem caracterstica que facilita a identificao. Os representantes desta famlia apresentam uma glndula anal bem desenvolvida que produz uma substncia de odor caracterstico usado como defesa, podendo ser lanado a quase seis metros. GNERO: Conepatus ESPCIES Conepatus chinga (jaguar) ocorre na Bolvia, Uruguai, Paraguai, Argentina e Brasil nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, preferencialmente em reas abertas de vegetao aberta, como campos, bordas de mata em recuperao e clareiras. Classificada como no avaliada no Paran e no ameada pela Lista Vermelha. Conepatus semistriatus (jaritataca) ocorre no Mxico, Colmbia, Venezuela, Peru e Brasil em So Paulo, em vegetaes mais abertas, como aquelas dos biomas Cerrado, Caatinga e Pantanal, evitando matas mais densas. Deficiente em dados em So Paulo, e no ameaada em Minas Gerais e na Lista Vermelha. FAMLIA: PROCYONIDAE Distribuio abrange todo o continente americano, adaptados a um agrnade variedade de hbitat. So mamferos de mdio porte, plantgrados ou semi-plantgrados com cinco dedos em todos os membros e unhas no retrteis. Maioria com hbitos noturnos e geralmente solitrios, algumas espcies em bando. Onvoros, alimentam-se de frutos, nctar, invertebrados, e pequenos vertebrados. Capacidade de escalar rvores e crias seus filhotes em ninhos arbreos.

GNERO: Brassaricyon ESPCIE Brassaricyon alleni (olingo) limite de distribuio ainda incerto, habita a floresta Amaznica, sendo sua distribuio restrita para os estados do Amazonas, Acre e Rondnia. Ameaada pela caa, por causa de crendices populares, na Lista Vermelha considerada no ameaada. GNERO: Nasua ESPCIE Nasua nasua (quati) exclusiva da Amrica do Sul, ocorre Colmbia, Venezuela, Guiana, Suriname, Peru, Bolvia, Argentina, Paraguai, Uruguai e Brasil nos biomas Amaznia, Cerrado, Caatinga, Pantanal, Mata Atlntica e Campos Sulinos. So diurnos e podem viver em grupos de mais de 30 indivduos. Apesar de amplamente distribuda e comum no Brasil, considerada vulnervel no Rio Grande do Sul, no ameaada em Minas Gerais, Paran e na Lista Vermelha. GNERO: Potos ESPCIE Potos flavus (macaco-da-meia-noite) ocorre no Mxico, Amrica Central, Guianas, Venezuela, Colmbia, Suriname e Brasil. Em territrio brasileiro encontrada em florestas do norte, centro-oeste e nordeste, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Perda de hbitat e comrcio ilegal so algumas ameaas sofridas pela espcie. Classificada em perigo em Minas Gerais, e no ameaada na Lista Vermelha.

GNERO: Procyon ESPCIE Procyon cancrivorus (mo-pelada; guaxinim) distribuio ampla, em toda a Amrica Central, Uruguai, Argentina e Brasil em todos os biomas. Apesar de ameaada pela perda de hbitat, atropelamento e utilizao de parte do corpo em crendices populares, considerada no ameaada no Paran e Minas Gerais e na Lista Vermelha.

ORDEM PERISSODACTYLA
So ungulados com um nmero mpar de dedos nas patas. A parte anterior do crnio alongada e possui uma srie completa de dentes, alimentao variada. FAMLIA: TAYASSUIDAE Famlia de apenas um gnero. GNERO: Tapirus ESPCIE

Tapirus terrestres (anta) encontrado na Bolvia, Peru, Equador, Colmbia, Guiana Francesa, Suriname, Paraguai, Argentina e Brasil no sua localidade-tipo Pernambuco em regies alagadas e de muitos rios. Maior mamfero terrestre neotropical. Existem populaes considerveis de anta na Amaznia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, porm est a caminho de declnio devido a fatores como presso de caa, desmatamento associado baixa taxa reprodutiva, em algumas regies j foi extinta. Se enquadra na categoria vulnervel.

ORDEM ARTIODACTYLA
Principal caracterstica a condio paraxnica em que o plano de simetria das patas passa entre o terceiro e o quarto dedo. Ungulados, o crnio tem uma seco prorbital larga e um processo ps-orbital sempre presente, dentio altamente especializada. So terrestres, caminhadores e corredores, com formas herbvoras e onvoras, estmago pode ser simples ou composto por trs ou quatro cmaras. Muitas espcies possuem cornos ou chifres. Em adio foram includas duas espcies exticas com populaes selvagens estabelecidas na natureza. FAMLIA: TAYASSUIDAE No Brasil ocorrem trs espcies de porcos-do-mato. Esto distribudos na Amrica do Sul e do Norte. So robustos, com cabea curta e triangular, patas delgadas e curtas, com quatro dedos nos membros anteriores e trs nos posteriores, pelagem longa e dura. Onvoros, habitantes de florestas e campos, vivem em grupos. GNERO: Pecari ESPCIES Pecari tajacu (cateto; porco-do-mato) distribuio nos Estados Unidos, todas as regies dos Andes, Peru, Argentina, Paraguai e Brasil em todos os biomas. Ameaado de extino no Paran, Rio Grande do Sul, So Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, sendo as causas do desaparecimento destruio, fragmentao e transformao de vastas reas naturais e caa intensiva. Pecari maximus (caitetu-mundu) restrita ao interflvio delineado pelo rio Madeira a oeste, rios Tapajs e Jurema a leste, rio Amazonas ao norte e rio Guapor ao sul. Sugerem-se que a espcie seja considerada como ameaada, baseando-se no critrio de populao pequena ou de ocorrncia restrira. GNERO: Tayassu ESPCIE Tayassu pecari (queixada) amplamente distribudo desde os Estados Unidos at o Brasil ocupando reas florestas e abertas leste dos Andes, abundantes na regio Amaznica. Podem ser considerados indicadores de qualidade ambiental, no

suportando viver em reas alteradas ou fragmentadas. Ameaas como caa intensiva, tem colaborado para o desaparecimento da espcie. FAMLIA: CERVIDAE Amplamente distribudos, os cervos e veados esto por toda a Amrica, Europa, sia, e norte da frica. Ruminantes com estmago dividido em quatro cmaras. Apoiam-se no terceiro e quarto dedo para se locomover. Grande parte dos cervdeos tm chifres descobertos por pele, que caem e se renovam com frequncia varivel, dependendo da espcie. Durante o crescimento, os chifres so cobertos de pele e plos que se desprendiam ao final do processo de mineralizao. A formao de novos chifres pode chegar a trs meses, variando com a espcie. GNERO: Blastocerus ESPCIE Blastocerus dichotomus (veado-pantaneiro) amplamente distribuda ao longo de vrzeas e plancies de inundao dos grandes rios da Amrica do Sul, leste dos Andes, sil da floresta amaznica e ao norte dos pampas e Patagnia, Bolvia, Paraguai, Argentina, Peru e Brasil nas bacias do ria Araguaia, Tocantins, Xingu, Guapor, Paran e So Francisco. Um dos principais agentes causadores do desaparecimento de cervos a construo de barragens que eliminam as vrzeas. GNERO: Mazama ESPCIES Mazama americana (veado-mateiro) ocorre no Mxico, Bolvia, Argentina e Brasil. Ocorre em todas as formaes florestais brasileiras, assim como nas reas de transio entre floresta e cerrado. Sofrem com a fragmentao e destruio das florestas contnuas e da caa. Est em perigo de extino no Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Mazama bororo (veado-bororo) ocorre em estreita faixa litornea do sudeste de So Paulo at o nordeste do Paran. considerado um dos cervdeos mais ameaados do Brasil e do mundo devido contnua e acelerada fragmentao e destruio da Mata Atlntica e a prtica da caa. Mazama gouazoubira (veado-catingueiro) ampla distribuio na Amrica do Sul, no Brasil o limite localiza-se na poro norte do Mato Grosso. Apesar da ampla distribuio sofre presso de caa e fragmentao e destruio dos ambientes naturais em toda sua rea de ocorrncia. Mazama nana (veado-da-mo-curta) presente no sul do Brasil e sul do estado de So Paulo, limitado pelo rio Paranapanema. Considerado vulnervel no Brasil, em So Paulo e no Rio Grande do Sul est criticamente em perigo de extino e vulnervel no Paran.

Mazama nemorivaga (veado branco) ocorre na Guiana Francesa, Suriname, Guiana, Venezuela, Colmbia, Equador, Peru e Brasil na floresta amaznica e reas de transio na borda amaznica. O acelerado desmatamento e as queimadas causam impactos sobre as populaes. GNERO: Odocoileus ESPCIES Odocoileus cariacou (cariacu) distribuio no Brasil no extremo norte da Amaznia, Par, Roraima e Amap. Pela distribuio restrita, possvel que a fragmentao e a destruio dos ambientes de terras baixas do extremo norte do pas e a caa, estejam afetando suas populaes. Ozotoceros bezoarticus (veado-campeiro) ocorre nos campos, cerrados e demais ambientes abertos ao sul da Amaznia, Rondnia, Mato Grosso, Tocantins, Mato Grosso do Sul e Gois, Minas Gerais, So Paulo, Paran, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Destruio, fragmentao e alterao dos ambientes em campos e cerrados, e a caa representam ameaas s populaes.

ESPCIES EXTICAS ESTABELECIDAS


FAMLIA: SUIDAE Representada pelos javalis dos bosques caduciflios da sia, frica e Europa, introduzidos no resto do mundo. Membros locomotores tm quatro dedos, onvoros, habitantes de bosques e estepes. GNERO: Sus ESPCIE Sus scrofa (javali) no Brasil chegou na forma domesticada trazido pelos imigrantes europeus, e se tornou asselvajada no Pantanal. Hoje est presente at o estado de So Paulo. FAMLIA: BOVIDAE GNERO: Bubalus ESPCIE Bubalus bubalis (bfalo) originrio do sul da sia, est disperso em todos os continentes, exceto em regies muito frias. A forma domesticada usada para trao, produo de carne e leite. No Brasil, so comuns as raas, Murrah, Jafarabadi, Carabao e Mediterrnea, criadas como animais domsticos em quase todo o pas.

ORDEM CETACEA
Est entre os mamferos mais bem adaptados a vida aqutica. Habitam todos os oceanos, ou esturios e algumas espcies tambm habitam rios. Corpo fusiforme sem plos, cabea pouco diferenciada do resto do corpo, possuindo uma espessa camada de gordura que auxilia na flutuao e termorregulao. Membros anteriores transformados em nadadeiras e os posteriores desapareceram. Tato, viso e audio so bem desenvolvidos. Alimentam-se de peixes, cefalpodes e crustceos. A gestao varia de nove a dezesseis meses. A subordem Mysticeti representa pelas baleias de barbatana (baleias verdadeiras e rorquais) e a subordem Odontoceti representada pelas baleias com dentes e golfinhos. Grupo muito diverso composto na subordem Mysticeti pelas famlias Balaenidae, Balaenopteridae, e a subordem Odontoceti composta pelas famlias Physeteridae, Ziphiidae, Phoconidae, Iniidae e Pontoporiidae. Por ser um grupo muito diverso sero representados apenas trs gneros. SUBORDEM MYSTICETI FAMLIA: BALAENIDAE Caracterizada pela grande fuso das vrtebras cervicais e o rostro estreito e muito arqueado. do comprimento do corpo corresponde a cabea, barbatanas longas e estreitas e mandbula macia. GNERO: Eubalaena ESPCIE Eubalaena australis (baleia verdadeira ou baleia franca austral) so fceis de reconhecer, pois o corpo robusto, arredondado, colorao negra com mancha branca ao redor do umbigo, ausncia de nadadeira dorsal e sulcos ventrais. Durante o vero alimentam-se em guas frias e durante o inverno e primavera migram e aproximam-se da costa do hemisfrio sul inclusive do Brasil para se reproduzirem e criao de filhotes. Em 1935 foram massacradas at quase extino a proibio foi efetivada e se mantm at hoje. FAMLIA: BALAENOPTERIDAE Corpo alongado, apresenta srie de sulcos, os quais so distendidos durante a alimentao. Crnio com tamanho menor que do comprimento do corpo. Durante a fase embrionria possuem dentes. GNERO: Megaptera ESPCIE Megaptera novaeangliae (baleia jubarte) presente em guas polares e tropicais com distribuio cosmopolita. Tambm conhecidas como baleias cantoras, por emitirem sons semelhantes a canes. A alimentao basicamente de formas planctnicas, no Hemisfrio Norte alimenta-se de peixes, com batimentos das nadadeiras caudais e peitorais para atormentar as presas, mas o mais interessante o tcnica de rede de bolhas, na qual mergulham a 15 m e exalam enquanto sobem a superfcie facilitando a captura de cardumes. Aps ter sido intensamente capturada nos anos de 1910 e 1963, a espcie est retornando ao litoral nordeste do Brasil a seus locais de reproduo. SUBORDEM ODONTOCETI

FAMLIA: PHYSETERIDAE Crnio com forte depresso spero posterior. Mandbula sempre menor que o maxilar. Nadadeiras peitorais curtas, e apresentam pequena corcova. GNERO: Kogia ESPCIE: Kogia breviceps (cachalote pigmeu) raro de ser vista, pois vive em geral a grande distncia da costa e tem hbitos discretos. Espcie cosmopolita, distribui-se em guas tropicais, subtropicais e temperadas. A populao mundial desconhecida, sendo considerada insuficiente em dados pela Lista Vermelha.

ORDEM RODENTIA
Ordem dos roedores que ocorrem no Brasil. Hbitos abrangem quatro categorias, terrestre, arborcola, fossrio e aqutico. Como sendo um grupo muito diversificado sero citados apenas trs gneros. FAMLIA: SCIURIDAE Famlia que compreende as diversas espcies de esquilos com ocorrncia no Brasil. GNERO: Sciurillus ESPCIE Sciurillus pusillus (coatipuruzinho) nica espcie, ocorre na Caiena, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Brasil no estado do Amap. Menos esquilo do Brasil. Pelagem do dorso curta, acinzentada, uniforme, do ventre um pouco mais longa. Hbito arborcola, em partes restritas e separadas da Floresta Amaznica. Alimenta-se de pequenos frutos e resina. FAMLIA: CRICETIDAE GNERO: Abrawayaomys Abrawayaomys ruschi ocorre no Esprito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Santa Catarina. Tamanho mdio e cauda um pouco menor que o corpo, dorso e laterais do corpo cobertos por plos-guarda, hbito terrestre. FAMLIA: CAVIIDAE GNERO: Hydrochoerus ESPCIE: Hydrochoerus hydrochaeris (capivara) maior roedor vivente, cabea grande, orelha curta, membros curtos e cauda vestigial, pelagem longa e vestigial, hbito semi-aqutico se alimenta de gramneas e de vegetao aqutica. Ocorrem na Colmbia, Venezuela, Suriname, Paraguai e Brasil em todos os estados. FAMLIA: ERETHIZONTIDAE GNERO: Sphiggurus (ourios-caxeiros) Ocorre em vrios estados brasileiros, a pelagem constituda por uma mistura de plosguarda aculeiformes cilndricos e sobrepelos finos.

Potrebbero piacerti anche