Sei sulla pagina 1di 91

4-H00-963-01(1)

Cmera Digital

Apreciando a sua cmera

Manual de Instrues/ Guia para Soluo de Problemas


Instrues de operao
Antes de operar o aparelho, leia este manual e o guia rpido Read This First (volume separado) e mantenha-os para futuras referncias.

Utilizando o menu

Utilizando a tela de ajuste

Utilizando o seu computador

Imprimindo fotos

DSC-S40
Guia para soluo de problemas

Outros

Leia isto primeiro (volume separado)


Explicao sobre os preparativos e operaes bsicas para gravar/reproduzir com a sua cmera.

ndice remissivo

2005 Sony Corporation

Impresso no Brasil

AVISO
Para prevenir incndios ou choques iminentes, no exponha o aparelho chuva ou umidade. Para evitar choques eltricos, no abra o gabinete. Procure um Servio Autorizado Sony

No caso de dvidas sobre este produto que no constem neste manual, entre em contato com o Servio Autorizado Sony.

Ateno
Campos magnticos em freqncias especficas podem influenciar a imagem e o som desta cmera fotogrfica digital.

Aviso
Caso o eletromagnetismo ou a eletricidade esttica causarem interrupo na transferncia de dados (falha) no meio do processo, reinicie o software ou desconecte o cabo de comunicao (USB, etc.) e conecte-o novamente.

CUIDADO
Esclarecemos que qualquer modificao que no esteja expressamente aprovada neste manual pode deixar o aparelho inoperante, alm de implicar na perda da garantia proporcionada pelo fabricante. As baterias de hidreto de metal nquel fornecidas com esta cmera podem ser jogadas no lixo comum. No manuseie as baterias que estejam danificadas ou vazando.

Notas sobre a utilizao da cmera


Tipos de Memory Stick que podem ser utilizados (no fornecidos)
A mdia de gravao IC utilizado por esta cmera um Memory Stick. H dois tipos de Memory Stick.
Memory Stick: voc pode utilizar um Memory Stick com a cmera. As lentes para esta cmera foram produzidas sob um sistema de segurana de qualidade certificado por Carl Zeiss de acordo com as normas de qualidade de Carl Zeiss na Alemanha.

Sem compensao do contedo da gravao


O contedo de gravao no pode ser indenizado se a gravao ou a reproduo no for possvel devido a um mau funcionamento da sua cmera ou mdia de gravao, etc.

Memory Stick Duo: voc pode utilizar um Memory Stick Duo inserindo-o num Adaptador de Memory Stick Duo.

Cpias de segurana da memria interna ou Memory Stick


Se desligar a alimentao ou abrir a tampa da bateria ou a tampa da Memory Stick, etc. enquanto a lmpada de acesso estiver ligada, os dados da memria interna ou Memory Stick podero ficar danificados. Certifique-se de efetuar cpias de segurana dos dados para evitar o risco de perda de dados. Consulte as pginas 21, 47 sobre como criar cpias de segurana dos dados.

Adaptador de Memory Stick Duo


Para maiores detalhes sobre Memory Stick, veja a pgina 82.

Notas sobre a bateria de Hidreto de Metal Nquel


Carregue ambas as baterias Ni-MH fornecidas antes de utilizar a cmera pela primeira vez. (t passo 1 em Leia isto primeiro) As baterias podem ser carregadas mesmo que no estejam completamente descarregadas. Alm disso, mesmo que as baterias no estejam completamente carregadas, pode-se utilizar a carga parcial das baterias tal como esto. Se no for utilizar as baterias durante um longo perodo de tempo, descarregue-as completamente e retire-as da cmera, depois guarde-as num local frio e seco. Isto manter as funes das baterias (pgina 85). Para maiores detalhes sobre as baterias que podem ser utilizadas, veja a pgina 84.

Notas sobre a gravao/reproduo


Esta cmera no prova de p, de respingo de gua nem prova de gua. Leia Precaues (pgina 86) antes de utilizar a cmera. Antes de gravar acontecimentos nicos, faa uma gravao de teste para se certificar de que a cmera est operando corretamente. Tenha cuidado para no molhar a cmera. Se entrar gua dentro da cmera, poder ocorrer mau funcionamento que em alguns casos poder ser irreparvel. No aponte a cmera ao sol ou outra fonte de luz brilhante. Poder causar ferimentos irreparveis nos seus olhos. Ou pode causar mau funcionamento da cmera. No utilize a cmera perto de locais onde haja uma gerao forte de ondas de rdio ou emisso de radiao. Esta cmera pode no gravar ou reproduzir corretamente. A utilizao da cmera num local com areia ou poeira pode causar mau funcionamento. Se ocorrer condensao de umidade, aguarde a umidade se evaporar antes de utilizar a cmera (pgina 86).

Lentes Carl Zeiss


Esta cmera est equipada com lentes Carl Zeiss que so capazes de reproduzir imagens ntidas com excelente contraste.

No balance e nem bata na cmera. Alm de mau funcionamento e impossibilidade de gravar imagens, poder estragar o dispositivo de gravao ou causar quebra, estrago ou perda de dados de imagem. Limpe a superfcie do flash antes da utilizao. O calor da emisso do flash pode fazer com que a sujeira na superfcie do flash fique descolorida ou colada superfcie do flash resultando em emisso de luz insuficiente para uma boa gravao.

Aviso sobre direitos autorais


Programas de televiso, filmes, fitas de vdeo e outros materiais podem estar protegidos pelas leis de direitos autorais. A gravao no autorizada destes materiais poder contrariar as leis de direitos autorais.

As imagens utilizadas neste manual


As fotos utilizadas como exemplos neste manual so imagens reproduzidas e no so imagens capturadas utilizando esta cmera.

Notas sobre a tela LCD, visor LCD e lentes


A tela LCD e o visor LCD foram fabricadas utilizando tecnologia de alta preciso, de forma que mais de 99,99% dos pixels so operacionais para utilizao efetiva. No entanto, podem haver alguns pequenos pontos pretos e/ou pontos brilhantes (de cor branca, vermelha, azul ou verde) que aparecem constantemente na tela LCD e no visor LCD. Estes pontos so normais no processo de fabricao e no afetam de forma alguma a imagem gravada. A exposio da tela LCD, do visor ou da lente luz solar direta durante longos perodos de tempo pode causar mau funcionamento. Tenha cuidado quando colocar a cmera prxima de uma janela ou ao ar livre. No faa presso na tela LCD. A tela poder perder a cor e isso poder causar mau funcionamento. As imagens podem deixar um rastro na tela LCD em locais frios. Isto no um mau funcionamento. Esta cmera est equipada com lentes de zoom eletrnico. Tenha cuidado para no dar pancadas nas lentes e para no aplicar fora.

Sobre a compatibilidade dos dados de imagem


Esta cmera est de acordo com as normas universais DCF (Design rule for Camera File System) estabelecidas pela JEITA (Japan Electronics and Information Technology Industries Association). No garantimos a reproduo de imagens gravadas nesta cmera em outro equipamento, nem a reproduo de imagens gravadas ou editadas em outro equipamento nesta cmera.

Para a completa utilizao da sua cmera digital


Prepare a cmera e use-a no modo de ajuste automtico

Leia isto primeiro (volume separado)


1 Preparando as baterias 2 Ligando a cmera/ajustando o relgio 3 Inserindo um Memory Stick (no fornecido) 4 Selecionando o tamanho de imagem que deseja utilizar 5 Gravando imagens facilmente (Modo de ajuste automtico) Tirando fotos (Seleo de cena) 6 Visualizando/apagando imagens

Conhea melhor a sua cmera

Este manual

Tire fotos com os seus ajustes favoritos (Fotografando

no modo programado automtico) t pgina 23


Aprecie os vrios tipos de gravao/reproduo utilizando o
1 2

menu t pgina 25
Mude os ajustes de fbrica t pgina 40

1 2

Ligue a cmera a um PC ou impressora

Este manual

Copie imagens para o seu computador e aprecie a edio de

vrias maneiras t pgina 50


Imprima imagens conectando a sua cmera diretamente a

uma impressora (somente impressoras compatveis com PictBridge) t pgina 63

ndice
Notas sobre a utilizao da cmera.......................................................... 3

Apreciando a sua cmera


Tcnicas bsicas para obter melhores imagens....................................... 9
Foco - Focalizando um objeto com sucesso................................................................. 9 Exposio - Ajustando a intensidade da luz............................................................... 10 Cor - Sobre os efeitos da iluminao ......................................................................... 11 Qualidade - Sobre qualidade de imagem e tamanho de imagem ........................ 11

Localizao dos controles....................................................................... 13 Indicadores na tela.................................................................................. 15 Mudando a visualizao da tela.............................................................. 19 Quantidade de fotos e tempo de gravao de filmes.............................. 20 Quando no possuir um Memory Stick (Gravao com a memria interna)................................................................21 Durao da bateria e quantidade de imagens que podem ser gravadas/ visualizadas ......................................................................................... 22 Utilizao do seletor de modo................................................................. 23

Utilizando o menu
Utilizao dos itens do menu .......................................................... 25 Itens do menu ..................................................................................... 26
Menu de gravao .................................................................................. 27
(Cmara) (EV) 9 (Foco) WB (Equil. br.) ISO (Qual.imag.) Mode (Modo GRAV) M (Intervalo) (Nv. flash) PFX (Efe. imag.) (Saturao) (Contraste) (Nitidez) (Regulao)

Menu de visualizao..............................................................................33
(Pasta) - (Proteger) DPOF (Imprimir) (Ap. slide) (Mud taman) (Rodar) (Dividir) (Regulao) Corte

Utilizando a tela de ajuste


Utilizando itens de ajuste .................................................................40
1

Cmara 1 ...........................................................................................41
Modo AF Zoom digital Data/Hora Redu olh verm Iluminador AF Reviso auto

Cmara 2 ...........................................................................................44
cone aum.

Fer. memria interna .........................................................................45


Formatar

Fer. Memory Stick..............................................................................46


Formatar Crie pasta GRAV. Mude pasta GRAV. Copiar
1

Regulao 1 .......................................................................................48
Sinal sonoro Idioma Inicializar

Regulao 2 .......................................................................................49
Nm. arquivo Ligao USB Acerto relgio

Utilizando o seu computador


Desfrutando do seu computador Windows ............................................. 50 Copiando imagens ao seu computador .................................................. 52 Visualizando os arquivos de imagem copiados para o computador com a sua cmera (utilizando um Memory Stick) ........................................... 58 Utilizando o software fornecido............................................................... 59 Utilizando o Computador Macintosh ....................................................... 61

Imprimindo fotos
Como imprimir as fotos ........................................................................... 63 Imprimindo imagens diretamente utilizando uma impressora compatvel com PictBridge ..................................................................... 64 Imprimindo numa loja.............................................................................. 67

Guia para soluo de problemas


Guia para soluo de problemas ............................................................ 69 Indicadores e mensagens de advertncia .............................................. 79

Outros
Sobre o Memory Stick .......................................................................... 82 Sobre o carregador de baterias e as baterias ........................................ 84 Precaues ............................................................................................. 86 Especificaes tcnicas.......................................................................... 87

ndice remissivo................................................................................. 88
Termo de Garantia .................................................................................. 92

Apreciando a sua cmera

Tcnicas bsicas para obter melhores imagens


Foco Exposio Cor Qualidade

Esta seo descreve os itens bsicos para que voc possa apreciar a sua cmera. Explica como utilizar as vrias funes da cmera, como o seletor de modo (pgina 23), os menus (pgina 25) e outras funes.

Apreciando a sua cmera

Foco

Focalizando um objeto com sucesso

Quando voc pressiona a tecla do obturador at o meio, a cmera ajusta automaticamente o foco (Foco automtico). Lembre-se de pressionar a tecla do obturador somente at o meio.
Pressione completamente para baixo imediatamente Pressione at o meio e em seguida Pressione completamente para baixo

Pisca , acende/sinal sonoro


VGA FINE

96

S AF

30 F3.5

Para tirar uma foto de difcil focalizao t 9 [Foco] (pgina 27) Se a imagem estiver desfocada mesmo aps a focalizao, pode ter sido porque a cmera tremeu. t Veja Dicas para evitar imagem desfocada (abaixo).

Dicas para evitar imagem desfocada


Segure a cmera firmemente, mantendo os braos ao seu lado. Voc tambm pode estabilizar a cmera apoiando-se a uma rvore ou a um edifcio ao seu lado. Recomendamos tambm o uso de um trip e a utilizao do flash em locais escuros.

Exposio Ajustando a intensidade da luz


Voc pode criar vrias imagens ajustando a exposio e a sensibilidade ISO. Exposio a quantidade de luz que a cmera recebe quando voc solta o obturador.

Exposio:

Velocidade do obturador = Tempo em que a cmera recebe luz Abertura = Tamanho da abertura que permite a passagem de luz ISO = Sensibilidade de gravao

Sobrexposio = demasiada luz Imagem esbranquiada Exposio correta

A exposio ajustada automaticamente no valor adequado no modo de ajuste automtico. No entanto, voc pode ajustla manualmente utilizando as funes abaixo. [EV]: Permite-lhe ajustar a exposio que foi determinada pela cmera. t pgina 27 [Modo do Medidor]: Permite-lhe mudar a parte do objeto que ser medido para determinar a exposio (t passo 5 em Leia isto primeiro).

Subexposio = muito pouca luz Imagem mais escura

Ajuste da sensibilidade ISO


ISO a unidade de medida (sensibilidade), que calcula a quantidade de luz que um equipamento de captao de imagem (equivalente a filmes de fotografia) recebe. Mesmo quando a exposio a mesma, as imagens variam com a sensibilidade ISO. [ISO] ajusta a sensibilidade t pgina 29
Sensibilidade ISO alta Grava uma imagem clara mesmo quando a foto tirada num local escuro. No entanto, a imagem tende a apresentar rudo. Sensibilidade ISO baixa Grava uma imagem mais suave. No entanto, a imagem pode ficar mais escura.

10

Cor

Sobre os efeitos da iluminao


Apreciando a sua cmera

A cor aparente do objeto afetada pelas condies de iluminao.

Exemplo: A cor de uma imagem afetada pelas fontes de luz


Tempo/Iluminao

Luz do dia

Nublado

Fluorescente

Incandescente

Caractersticas da luz

Branca (normal)

Azulada

Com tons de azul

Avermelhada

Os tons da cor so ajustados automaticamente no modo de ajuste automtico. No entanto, voc pode ajustar os tons da cor manualmente com [Equil. br.] (pgina 29).

Qualidade Sobre qualidade de imagem e tamanho de imagem


Uma imagem digital composta por um conjunto de pequenos pontos chamados de pixels. Se ela contm um grande nmero de pixels, a fotografia torna-se maior, ocupando mais memria e a imagem apresentada com detalhes mais finos. O tamanho de imagem indicado pelo nmero de pixels. Embora voc no consiga ver as diferenas na tela da sua cmera, os pequenos detalhes e o tempo de processamento de dados diferem quando a imagem impressa ou apresentada na tela de um computador.
Descrio dos pixels e tamanho da imagem 1 Tamanho de imagem: 4M 2304 2304 pixels 1728 pixels = 3.981.312 pixels
640 1728 480

2 Tamanho de imagem: VGA(E-Mail) 640 pixels 480 pixels = 307.200 pixels

Pixels

11

Selecionando o tamanho da imagem que ir utilizar (t passo 4 em Leia isto primeiro)


Pixel
Muitos (Imagem de alta qualidade e tamanho de arquivo grande) Poucos (Imagem de baixa qualidade e tamanho de arquivo pequeno) Exemplo: Impresso em at tamanho A4

Exemplo: Uma imagem para ser anexada ao e-mail

O ajuste de fbrica est marcado com


Tamanho de imagem

.
Recomendaes de uso

4M (23041728) 3:2 (23041536)* 3M (20481536) 1M (1280960) VGA(E-Mail) (640480)

Maior

Para imprimir imagens de alta densidade em tamanho A4 ou A5

Menor

Para imprimir em tamanho de carto postal Para gravar um grande nmero de imagens Para anexar imagens a um e-mail ou criar home pages

* As imagens so gravadas na mesma proporo horizontal/vertical 3:2 do papel usado para impresso de fotos ou cartes postais, etc.

Seleo da qualidade de imagem (taxa de compresso) (pgina 29)


Voc pode selecionar a taxa de compresso quando for guardar as imagens digitais. Quando voc seleciona uma alta taxa de compresso, a imagem perde a qualidade, mas o tamanho do arquivo fica menor.

12

Localizao dos controles


Consulte as pginas entre parnteses para obter maiores detalhes sobre a operao.
1 2 5 6 7 8 9 q; qa 3 4 qs qd 3 4 5 6 qf 7 qg 8 1 2 9 q;
Apreciando a sua cmera

qa qs qd

A Lmpada da trava AE/AF/lmpada do temporizador automtico (verde) (t passo 5 em Leia isto primeiro) B Lmpada de carregamento do flash/ lmpada de gravao (laranja) (t passo 5 em Leia isto primeiro) C Visor (t passo 5 em Leia isto primeiro) D Seletor de modo (23) E Tela LCD (15) F Tecla MENU (25) G Tecla (Visor/LCD ligado/ desligado) (19) H Tecla (Tamanho de imagem/ Apagar) (t passo 4 e 6 em Leia isto primeiro) I Tecla de controle Menu ligado: v/V/b/B/z (t passo 2 em Leia isto primeiro) Menu apagado: / / / (t passo 5 em Leia isto primeiro) J Para gravar: Tecla de Zoom (W/T) (t passo 5 em Leia isto primeiro) Para ver: Tecla / (zoom de reproduo) /Tecla (ndice) (t passo 6 em Leia isto primeiro) K Gancho para a ala de transporte (t Leia isto primeiro)

A Tecla POWER (t passo 2 em Leia isto primeiro) B Tecla do obturador (t passo 5 em Leia isto primeiro) C Receptculo para o trip (parte inferior)
Utilize um trip com parafuso de comprimento menor que 5,5 mm. Caso contrrio, voc no conseguir prender firmemente a cmera ao trip e, alm disso, o parafuso longo poder danificar a cmera.

D Alto-falante (parte inferior) E Lmpada POWER (t passo 2 em Leia isto primeiro) F Microfone G Lentes H Janela do visor I Tomada (USB) (53) (USB) J Tampa da tomada

K Tampa Memory Stick (t passo 3 em Leia isto primeiro) L Lmpada do temporizador automtico (t passo 5 em Leia isto primeiro)/ iluminador AF (43) M Flash (t passo 5 em Leia isto primeiro)

13

L Tampa da bateria (t passo 1 em Leia isto primeiro) M Tecla OPEN (t passo 1 em Leia isto primeiro) N Tampa para o cabo do Adaptador de alimentao CA Para utilizar o Adaptador de alimentao CA AC-LS5K (no fornecido)
1

3 5 4

No prenda o fio ao fechar a tampa.

O Lmpada de acesso (t passo 4 em Leia isto primeiro)

14

Indicadores na tela
Consulte as pginas entre parnteses para obter maiores detalhes sobre a operao. A
Visor Indicao

Quando se grava imagens estticas (fotos)


VGA

Carga restante da bateria (t passo 1 em Leia isto primeiro) z


M

Apreciando a sua cmera

101

1/30

C:32:00

Trava AE/AF (t passo 5 em Leia isto primeiro) Modo de gravao (23, 30) Equilbrio do branco (29)

+
ESPERA GRAVAO
S AF

125 F3.5 +2.0EV

Espera/Gravao de um filme (t passo 5 em Leia isto primeiro) Modo cmera (Seleo de cena) (t passo 5 em Leia isto primeiro) Modo cmera (Programa) (23)

Quando se grava imagens em movimento (filme)


SL

Modo do flash (t passo 5 em Leia isto primeiro) Escala de zoom (41 t passo 5 em Leia isto primeiro) Reduo dos olhos vermelhos (42) Nitidez (32)

1.3

5 6
ON

Saturao (32) Contraste (32) Iluminador AF (43) Modo do medidor

(t passo 5 em Leia isto primeiro)


Efeito de imagem (32)

B
Visor
S AF M AF

Indicao

Modo AF (41) Quadro do visor da faixa AF (27)

15

C
Visor
4M 3M
640
FINE

D
Indicao
3:2 1M
640
STD

Visor

Indicao

VGA
160

Tamanho da imagem (t passo 4 em Leia isto primeiro) Qualidade da imagem (29) Pasta de gravao (46)
Este indicador no aparece quando se utiliza a memria interna.

Aviso de vibrao (9)


Indica que a vibrao impedir a gravao de imagens ntidas. Mesmo que o aviso de vibrao aparea, voc pode gravar imagens estticas (fotos). No entanto, recomendamos que utilize o flash ou um trip para aumentar a quantidade de luz.

FINE STD
101

Capacidade restante da memria interna (20) Capacidade restante do Memory Stick (20) 00:00:00 [00:28:05] 1/30" 400 Tempo de gravao [tempo mximo de gravao] (20) Intervalo Multi Burst (31) Nmero restante de imagens gravveis (20) Temporizador automtico (t passo 5 em Leia isto primeiro) C:32:00 Visor de autodiagnstico (79) Data/Hora (42) Nmero ISO (29)

E +

Aviso de bateria fraca (22, 79) Indicador do medidor de luminosidade (t passo 5 em Leia isto primeiro) Quadro do visor da faixa AF (27)

E
Visor Indicao

Obturador lento NR
Quando a velocidade do obturador corresponde a 1/6 de segundo ou menos, a cmera ativa a funo do obturador lento NR para reduzir o rudo.

125 F3.5 +2.0EV


DPOF

Velocidade do obturador Valor da abertura Valor do nvel EV (27) Menu/Menu guia (25)

(no apresentado na tela da pgina anterior)

16

Quando se reproduz imagens estticas (fotos)


M

A
Visor Indicao

VGA

101

101

12/12

C:32:00
1.3
+2.0EV
4M 3:2 VGA
640
STD

Carga restante da bateria (t passo 1 em Leia isto primeiro)


3M 1M
640
FINE

Apreciando a sua cmera

500 F3.5

160

Tamanho de imagem (t passo 4 em Leia isto primeiro) Modo de gravao (23, 30) Reproduo (t passo 6 em Leia isto primeiro) Volume (t passo 6 em Leia isto primeiro)

Quando reproduz imagens em movimento (filmes)

Proteo (34) Marca de ordem de impresso (DPOF) (67) Mudar a pasta (33)
Este indicador no aparece quando se utiliza a memria interna.

1.3
Passo 12/16

Escala de zoom (t passo 6 em Leia isto primeiro) Reproduo quadro a quadro (30)

B
Visor Indicao

101-0012

Nmero de pasta-arquivo (33) Barra de reproduo (t passo 6 em Leia isto primeiro)

C
Visor Indicao

Conexo PictBridge (65)


101

Pasta de gravao (46)


Este indicador no aparece quando se utiliza a memria interna.

17

Visor
101

Indicao

Visor

Indicao

Pasta de reproduo (33)


Este indicador no aparece quando se utiliza a memria interna.

TRS/ FRENT VOLUME

Seleciona as imagens Ajusta o volume

Capacidade restante da memria interna (20) Capacidade restante do Memory Stick (20) 8/8 12/12 Nmero de imagem/ Nmero de imagens gravadas na pasta selecionada (33) Visor de Autodiagnstico (79) Contador (t passo 6 em Leia isto primeiro)

C:32:00 00:00:12

D
Apresentao Indicao

No desconectar o cabo USB (66) (+2,0EV) Valor do nvel EV (27) Nmero ISO (29) Modo do medidor (t passo 5 em Leia isto primeiro) Flash Equilbrio do branco (29) 500 F3.5 Velocidade do obturador Valor da abertura Imagem de reproduo (t passo 6 em Leia isto primeiro)

E
Visor Indicao

2005 1 1

Data/hora de gravao da imagem em reproduo (42) Menu/Menu guia (25)

DPOF

18

Mudando a visualizao da tela


Cada vez que voc pressiona a tecla (Visor/LCD ligado/desligado), a visualizao muda da seguinte forma.
Apreciando a sua cmera Indicaes desligadas

S AF

Tela LCD desligada Indicaes ligadas


VGA

96

A informao da imagem apresentada durante a reproduo.

S AF

Quando ajusta a tela LCD em desativado, o zoom digital no funciona (pgina 41) e o [Modo AF] ajustado em [Simples] (pgina 41). Quando se seleciona (flash)/ (temporizador automtico)/ (medidor), a imagem mostrada por aproximadamente dois segundos.

19

Quantidade de fotos e tempo de gravao de filmes


As tabelas mostram a quantidade aproximada de fotos e a durao de filmes que podem ser gravadas num Memory Stick formatado com esta cmera. Os valores podem variar de acordo com as condies de gravao. A quantidade de imagens que podem ser gravadas utilizando a memria interna equivalente a de um Memory Stick de 32 MB.

Quantidade de fotos (A qualidade de imagem [Qualid.] na linha superior e [Normal] na linha inferior.) (Imagens)
Capacidade Tamanho 32 MB 64 MB 128 MB 256 MB 512 MB 1 GB 2 GB

4M 3:2 3M 1M VGA(E-Mail)

16 30 16 30 20 37 50 93 196 491

32 60 32 60 41 74 101 187 394 985

65 121 65 121 82 149 202 376 790 1975

119 216 119 216 148 264 357 649 1428 3571

242 440 242 440 302 537 726 1320 2904 7261

494 898 494 898 617 1097 1482 2694 5928 14821

1012 1841 1012 1841 1266 2250 3038 5524 12154 30385

A quantidade de imagens indicada corresponde a quando [Mode] est ajustado em [Normal]. O tamanho de uma nica foto 1M quando [Mode] est ajustado em [Multi Burst]. Quando a quantidade restante de imagens gravveis maior que 9.999, aparece o indicador >9999. Voc pode redimensionar as imagens mais tarde ([Mud. taman.], (pgina 36)).

Tempo de gravao de filmes (hora : minuto: segundo)


Capacidade Tamanho 32 MB 64 MB 128 MB 256 MB 512 MB 1 GB 2 GB

640(Qualid.) 640(Normal) 160

0:01:27 0:22:42

0:02:56 0:45:39

0:05:54 1:31:33

0:02:57 0:10:42 2:51:21

0:06:02 0:21:47 5:47:05

0:12:20 0:44:27 11:44:22

0:25:18 1:31:09 24:18:25

Filmes com o tamanho ajustado em [640(Qualid.)] s podem ser gravados num Memory Stick PRO. Para tamanho e qualidade de imagem, consulte a pgina 11. Quando imagens gravadas em modelos Sony mais antigos so reproduzidas nesta cmera, a indicao pode ser diferente do tamanho real da imagem.

20

Quando no possuir um Memory Stick (Gravao com a memria interna)


A cmera tem 32 MB de memria interna. Esta memria no removvel. Mesmo quando no h Memory Stick inserido na cmera, voc pode gravar imagens utilizando esta memria interna.
Os filmes com tamanho de imagem ajustado em [640(Qualid.)] no podem ser gravados utilizando a memria interna.

Apreciando a sua cmera

Quando um Memory Stick (no fornecido) for inserido

[Recording] (gravao): As imagens so gravadas no Memory Stick. [Playback] (reproduo)]: As imagens gravadas no Memory Stick so reproduzidas. [Menu, Setup, etc.] (menu, ajustes, etc): Vrias funes podem ser executadas nas imagens armazenadas no Memory Stick.

Memria interna

Quando no houver Memory Stick inserido


[Recording] (gravao): As imagens so gravadas atravs da memria interna. [Playback] (reproduo): As imagens armazenadas na memria interna so reproduzidas. [Menu, Setup, etc.] (menu, ajustes, etc): Podem ser executadas vrias funes nas imagens armazenadas na memria interna.

Sobre dados de imagens armazenados na memria interna


Recomendamos que se faa cpias dos dados (backup) sem falta usando um dos seguintes mtodos.

Para fazer cpias dos dados (backup) num Memory Stick


Prepare um Memory Stick com uma capacidade de 32 MB ou superior e, em seguida, execute o procedimento explicado em [Copiar] (pgina 47).

Para fazer cpias dos dados (backup) num disco rgido do seu computador
Execute o procedimento descrito nas pginas 52 a 55 sem um Memory Stick inserido na cmera.
Voc no pode mover os dados de imagem de um Memory Stick para a memria interna. Ao ligar a cmera e um computador com um cabo USB, voc pode copiar os dados armazenados na memria interna para um computador, mas no pode copiar os dados de um computador para a memria interna.

21

Durao da bateria e quantidade de imagens que podem ser gravadas/visualizadas


As tabelas mostram a quantidade aproximada de imagens que podem ser gravadas/visualizadas e a durao da bateria quando voc capta imagens em modo [Normal] , com as baterias em plena capacidade e a uma temperatura ambiente de 25C. A quantidade de imagens que podem ser gravadas ou visualizadas leva em considerao a troca do Memory Stick quando necessrio. Note que a quantidade real pode ser inferior ao indicado dependendo das condies de utilizao.
A quantidade de imagens que podem ser gravadas/visualizadas e a durao da bateria diminuem nas seguintes condies: A temperatura ambiente baixa O flash utilizado A cmera foi ligada e desligada muitas vezes Utilizao freqente do zoom [Modo AF] est ajustado em [Monitor] A bateria est com pouca carga (CIPA: Camera & Imaging Products Association) A quantidade de imagem captada no se altera dependendo do tamanho da imagem.

Quando se reproduz imagens estticas (fotos)


Bateria Quant. de imagens Durao da bateria (min.)

NH-AA-DA (Ni-MH ) (fornecida) Alcalina (no fornecida)

Aprox. 13200 Aprox. 10600

Aprox. 660 Aprox. 530

Visualizando imagens individuais em seqncia, com intervalo de aproximadamente 3 segundos.

Quando se grava imagens em movimento (filmes)


Bateria Tela LCD ligada Tela LCD desligada

Quando se grava imagens estticas (fotos)


Bateria Tela LCD Durao Quant. de da bateria imagens (min.) (Aprox.) (Aprox.)

NH-AA-DA (Ni-MH ) (fornecida) Alcalina (no fornecida)

Aprox. 240 min. Aprox. 130 min.

Aprox. 290 min. Aprox. 180 min.

NH-AA-DA (Ni-MH ) (fornecida) Alcalina (no fornecida)

Ligada Deslig Ligada Deslig

480 580 110 140

240 290 55 70
Quando se grava filmes continuamente com tamanho de imagem ajustado em [160]

Fotografando nas seguintes condies: (Qual.imag.) ajustado em [Qualid.] [Modo AF] ajustado em [Simples] 1 imagem a cada 30 segundos O zoom ajustado alternadamente entre os lados W e T Utilizando flash a cada duas imagens Ligando e desligando a cmera uma vez a cada dez imagens O mtodo de medio baseado na norma CIPA.

22

Utilizao do seletor de modo


Coloque o seletor de modo na funo desejada.
Seletor de modo Apreciando a sua cmera

Tecla de controle

: Gravao de filmes (imagens em movimento) t passo 5 em Leia isto primeiro

: Reproduo/Edio passo 6 em Leia isto primeiro

Modos de gravao de imagens estticas (fotos) : Auto: Modo de ajuste automtico


Permite fotografar imagens facilmente com os ajustes automticos. t passo 5 em Leia isto primeiro

Programa (P): Modo de gravao programada automtico


Permite fotografar imagens com a exposio ajustada automaticamente (velocidade do obturador e o valor de abertura). Voc tambm pode selecionar vrios ajustes utilizando o menu. (Para maiores detalhes sobre as funes existentes t pgina 26)

: Modo de seleo de cena


Permite fotografar imagens com os ajustes estabelecidos de acordo com a cena. t passo 5 em Leia isto primeiro

23

Seleo de cena
Para maiores detalhes t passo 5 em Leia isto primeiro Para fotografar uma imagem apropriadamente de acordo com a condio da cena, a cmera determina uma combinao de funes. ( : voc pode selecionar o ajuste desejado)
Flash Visor da faixa AF Equilbrio do branco Burst/Multi Burst Nv. flash

/ / /

Centro AF
SL

Auto

24

Utilizando o menu

Utilizao dos itens do menu


Teclas v/V/b/B Seletor de modo

Tecla MENU Tecla z Tecla de controle Utilizando o menu

1 Ligue a cmera e ajuste o seletor de modo.


Os itens disponveis dependem da posio do seletor de modo e a posio da (Cmara) no menu.

2 Pressione MENU para visualizar o menu. 3 Selecione o item do menu desejado


com b/B na tecla de controle.
Se voc no estiver visualizando o item desejado, mantenha pressionada b/B at o item desejado aparecer na tela. Pressione z depois de selecionar um item quando o seletor de modo estiver ajustado em .
400 200 100 80 Auto ISO
WB ISO

4 Selecione o ajuste com v/V.


O ajuste selecionado ampliado e introduzido.

5 Pressione MENU para desligar o menu.


Se houver um item que no estiver aparecendo, a marca v/V aparecer nas extremidades do local onde costuma aparecer os itens do menu. Para exibir um item que est escondido, selecione a marca com a tecla de controle. No possvel selecionar itens que esto na cor cinza.

25

Maiores detalhes sobre a operao t pgina 25

Itens do menu
Os itens do menu disponveis dependem da posio do seletor de modo. Somente os itens disponveis so visualizados na tela.
(
Posio do seletor de modo: Auto Programa Seleo de cena

: disponvel)

Menu de gravao (pgina 27)


(EV) 9 (Foco) WB (Equil. br.) ISO (Qual.imag.) Mode (Modo GRAV)
M

(Intervalo) (Nv. flash)

* *

PFX (Efe. imag.) (Saturao) (Contraste) (Nitidez) (Regulao)

Menu de visualizao (pgina 33)


(Pasta) - (Proteger) DPOF (Imprimir) (Ap. slide) (Mud taman) (Rodar) (Dividir) (Regulao) Corte**

* A operao limitada de acordo com o Modo de cena (pgina 24). ** Disponvel somente durante a reproduo ampliada.

26

Maiores detalhes sobre a operao t pgina 25

Menu de gravao
Os ajustes de fbrica esto marcados com .

(Cmara)
Seleciona um modo de gravao de imagens estticas (fotos) t pgina 23, passo 5 em Leia isto primeiro
Utilizando o menu

(EV)
Ajusta manualmente a exposio.

Na direo

Na direo + Na direo +: Torna a imagem mais clara. A exposio determinada automaticamente pela cmera. Na direo : Escurece a imagem.

M +2,0EV 0EV m 2,0EV

Para maiores detalhes sobre a exposio t pgina 10 O valor da compensao pode ser ajustado em passos de 1/3EV. Se o objeto estiver sendo gravado em condies de muita luz ou pouca luz ou se o flash estiver sendo utilizado, os ajustes da exposio podem no funcionar.

9 (Foco)
Voc pode mudar o mtodo de focalizao. Utilize o menu quando for difcil obter o foco adequado no modo de foco automtico.
Centro AF ( )
Focaliza automaticamente num objeto perto do centro do quadro.
A utilizao em conjunto com a funo de trava AF permite que voc fotografe com a composio de imagem desejada.
VGAFINE

98

Quadro do visor da faixa AF


S AF

Indicao do quadro do visor da faixa AF

27

Maiores detalhes sobre a operao t pgina 25


Multi AF (Multiponto AF) (Imagem esttica (Filme )
Focaliza automaticamente num objeto em toda a faixa do visor de enquadramento.

Este modo til quando o objeto no est no centro do quadro.


VGAFINE

98

Quadro do visor da faixa AF


S AF

Indicador do quadro do visor da faixa AF

AF significa Auto Foco (Foco automtico). Quando estiver gravando filmes, recomenda-se que se use o [Multi AF] porque o AF funciona mesmo com uma certa vibrao. Quando voc utiliza [Zoom digital] ou [Iluminador AF], a prioridade ao movimento AF dada a objetos que esto no centro ou perto do centro do quadro. Neste caso a indicao ou pisca e o quadro do visor da faixa AF no visualizado. Alguns ajustes no podero ser selecionados de acordo com o modo de cena t pgina 24 z Se o objeto estiver desfocado Quando se fotografa um objeto que se encontra na extremidade do quadro (ou tela) ou quando se utiliza [Centro AF], a cmera pode no focalizar o objeto que est na extremidade do quadro. Num caso como este faa o seguinte.

1 Volte a compor a fotografia de modo que o objeto esteja centralizado no visor da faixa AF e pressione a tecla do obturador at o meio para focalizar no objeto (trava AF).
VGA FINE

98

Indicao de trava AE/AF Quadro do visor de faixa AF

S AF

F2.8 30

Desde que no pressione a tecla do obturador completamente para baixo, voc pode repetir o procedimento quantas vezes desejar. 2 Quando a indicao de trava AE/AF parar de piscar e permanecer acesa, volte para a fotografia completamente composta e pressione a tecla do obturador completamente para baixo.
FINE VGA

98

S AF

F2.8 30

28

Maiores detalhes sobre a operao t pgina 25 WB (Equil. br.)


Ajusta os tons da cor de acordo com as condies de iluminao numa situao como por exemplo, quando as cores de uma imagem parecem estranhas.
n (Incandescente)
Ajusta de acordo com o local onde a condio de iluminao muda rapidamente, como num salo de festas, ou sob condies de forte iluminao, como num estdio fotogrfico. Ajusta de acordo com iluminao fluorescente. Utilizando o menu Ajusta de acordo com o cu nublado. Ajusta de acordo com o ambiente externo, gravao de cenas noturnas, sinais de non, fogos de artifcio, nascer do sol ou condies antes e depois do pr do sol. Ajusta automaticamente o equilbrio do branco.

WB(Fluorescente)

(Nublado) (Luz do dia)

Auto

Para maiores detalhes sobre [WB] t pgina 11 Sob luzes fluorescentes que piscam, a funo do equilbrio do branco pode no funcionar corretamente mesmo selecionando WB(Fluorescente). Alguns ajustes no podero ser selecionados de acordo com o Modo de cena t pgina 24

ISO
Seleciona a sensibilidade luminosa com unidades de ISO. Quanto maior o nmero, mais alta a sensibilidade.
400 200 100 80 Auto
Para maiores detalhes sobre a sensibilidade [ISO] t pgina 10 A imagem tem tendncia a ficar mais ruidosa conforme aumenta o nmero da sensibilidade ISO. [ISO] ajustado em [Auto] no Modo de cena.

Selecione um nmero elevado quando fotografar em locais escuros ou fotografar um objeto que se move em alta velocidade. Seleccione um nmero pequeno para obter alta qualidade de imagem.

(Qual.imag.)
Seleciona a qualidade da imagem esttica.
Qualid. (FINE) Normal (STD)
Grava com alta qualidade (baixa compresso). Grava com qualidade normal (alta compresso).

Para maiores detalhes sobre a qualidade de imagem t pgina 11

29

Maiores detalhes sobre a operao t pgina 25 Mode (Modo GRAV)


Seleciona se a cmera executa gravao contnua ou no quando se pressiona a tecla do obturador.
Multi Burst ( M )
Grava 16 quadros seguidos como um arquivo de imagem esttica quando voc pressiona a tecla do obturador.
conveniente para verificar a sua performance, por exemplo, em esportes. Voc pode selecionar o intervalo do obturador Multi Burst no modo [Intervalo] (pgina 31).

Burst (

Grava o nmero mximo de imagens continuamente (consulte a tabela seguinte) quando se pressiona e mantm pressionada a tecla do obturador.
Quando Gravao desaparecer, voc pode capturar a imagem seguinte.

Normal

No grava continuamente.

Sobre [Multi Burst] Voc pode reproduzir imagens gravadas com [Multi Burst] utilizando o procedimento seguinte. Para fazer uma pausa/retomar a reproduo: Pressione z na tecla de controle. Para reproduzir quadro a quadro: Pressione b/B no modo de pausa. Pressione z para retomar a reproduo em srie. No possvel utilizar as seguintes funes no modo [Multi Burst]: Zoom inteligente Flash Insero da data e da hora Dividir uma seqncia de imagens capturadas com [Multi Burst] Apagar um quadro de uma seqncia de imagens gravadas com [Multi Burst] Ajustar o intervalo dos quadros num modo diferente de [1/30] se a (Cmara) estiver ajustada em [Auto]. Quando uma seqncia de imagens gravadas com [Multi Burst] reproduzida em um computador ou uma cmera no equipada com a funo Multi Burst, a imagem visualizada como uma imagem nica com 16 quadros. O tamanho de imagens gravadas no modo [Multi Burst] 1M. Voc pode no conseguir gravar imagens no modo [Multi Burst] dependendo do Modo de cena (pgina 24). Sobre [Burst] O flash ajustado em (Sem flash). Quando se grava com o temporizador automtico, gravada uma seqncia de no mximo cinco imagens. Quando o nvel da bateria fica baixo ou quando a memria interna ou o Memory Stick est cheio, o modo [Burst] pra. Voc pode no conseguir gravar imagens no modo [Burst] dependendo do Modo de cena (pgina 24).

30

Maiores detalhes sobre a operao t pgina 25


Nmero mximo de fotos tiradas continuamente (Unidades: imagens)
Qualidade Tamanho Qualid. Normal

4M 3:2 3M 1M VGA(E-Mail)

4 4 4 10 30

6 6 7 18 Utilizando o menu 30

(Intervalo)

Seleciona o intervalo entre quadros no modo [Multi Burst] (pgina 30).


1/7,5 (1/7.5") 1/15 (1/15") 1/30 (1/30")

Este ajuste no pode ser feito quando [Mode] (Modo GRAV) no menu no estiver ajustado em [Multi Burst] (pgina 30).

(Intervalo) no visualizado na tela dependendo do Modo de cena t pgina 24

(Nv. flash)
Ajusta a quantidade da luz do flash.
+ ( +) Normal ( )
Na direo : Diminui o nvel do flash. Na direo +: Aumenta o nvel do flash.

Para mudar o modo do flash t passo 5 em Leia isto primeiro Alguns ajustes no podem ser selecionados dependendo do Modo de cena t pgina 24

31

Maiores detalhes sobre a operao t pgina 25 PFX (Efe. imag.)


Permite-lhe filmar uma imagem com efeitos especiais.
P&B ( Sepia ( Desligado ) )
Grava uma imagem monocromtica (preto e branco). Grava uma imagem em spia (como uma fotografia antiga). Sem efeito.

Este ajuste no mantido quando a cmera desligada.

(Saturao)
Ajusta a saturao da imagem.
+( )
Na direo +: Torna a cor mais clara.

Normal ( )
Na direo : Diminui a intensidade da cor.

(Contraste)
Ajusta o contraste da imagem.
+( )
Na direo +: Reala o contraste.

Normal ( )
Na direo : Reduz o contraste.

(Nitidez)
Ajusta a nitidez da imagem.
+( )
Na direo +: Torna a imagem mais ntida.

Normal ( )
Na direo : Suaviza a imagem.

(Regulao)
Consulte a pgina 40.

32

Menu de visualizao
Os ajustes de fbrica esto marcados com .

Maiores detalhes sobre a operao t pgina 25

(Pasta)
Seleciona a pasta que contm a imagem que deseja reproduzir (somente quando utilizar um Memory Stick).
OK Cancelar
Veja o procedimento seguinte. Cancela a seleo. Utilizando o menu

1 Selecione a pasta desejada com b/B na tecla de controle.


Seleccione pasta 102 2/2 Nome pasta: 102MSDCF N arquivos: 9 Criado: 2005 1 1 1:05:34AM : OK Cancelar
TRS/FRENT

2 Selecione [OK] com v e em seguida pressione z.


z Na [Pasta] A cmera armazena imagens numa pasta especfica no Memory Stick (pgina 46). Voc pode mudar a pasta ou criar uma nova. Para criar uma nova pasta t [Crie pasta GRAV.] (pgina 46) Para mudar a pasta de gravao de imagens t [Mude pasta GRAV.] (pgina 47) Quando vrias pastas so criadas no Memory Stick e a primeira ou a ltima imagem da pasta exibida, aparece o seguinte indicador. : Move-se para a pasta anterior. : Move-se para a pasta seguinte. : Move-se para a pasta anterior ou seguinte.

33

Maiores detalhes sobre a operao t pgina 25 - (Proteger)


Protege imagens contra apagamento acidental.
Proteger (-) Sair
Veja o procedimento seguinte. Sai da funo de proteo.

Para proteger imagens no modo de imagem nica


1 Encontre a imagem que deseja proteger. 2 Pressione MENU para exibir o menu. 3 Selecione [-] (Proteger) com b/B na tecla de controle e em seguida pressione z. A imagem est protegida e o indicador - (proteo) aparece na imagem. -

4 Para proteger outras imagens, selecione a imagem desejada com b/B e em seguida pressione z.

Para proteger imagens no modo de ndice


1 Pressione (ndice) para exibir a tela de ndice. 2 Pressione MENU para exibir o menu. 3 Selecione [-] (Proteger) com b/B na tecla de controle e em seguida pressione z. 4 Selecione [Selec] com v/V e em seguida pressione z. 5 Selecione a imagem que deseja proteger com v/V/b/B e em seguida pressione z. Aparece um indicador - em verde na imagem selecionada. - (verde)

6 Repita o passo 5 para proteger outras imagens. 7 Pressione MENU. 8 Selecione [OK] com B e em seguida pressione z. A indicao - muda para a cor branca. As imagens selecionadas esto protegidas.
Para proteger todas as imagens na pasta, selecione [Todos nes. pasta] no passo 4 e em seguida pressione z. Selecione [Ligado] com B e em seguida pressione z.

34

Maiores detalhes sobre a operao t pgina 25

Para cancelar a proteo


No modo de imagem nica Pressione z no passo 3 ou 4 de Para proteger imagens no modo de imagem nica. No modo de ndice 1 Selecione a imagem cuja proteo deseja remover no passo 5 de Para proteger imagens no modo de ndice. 2 Pressione z para que o indicador - mude para a cor cinza. 3 Repita a operao acima para todas as imagens que deseja desproteger. 4 Pressione MENU, selecione [OK] com B e em seguida pressione z. Utilizando o menu

Para cancelar a proteo de todas as imagens na pasta


Selecione [Todos nes. pasta] no passo 4 de Para proteger imagens no modo de ndice e em seguida pressione z. Selecione [Deslig] com B e em seguida pressione z.
A formatao da mdia de gravao apaga todos os dados nela contida, mesmo que as imagens estejam protegidas, e essas imagens no podem ser recuperadas. A cmera levar um tempo para proteger uma imagem.

DPOF
Adiciona uma marca (Ordem de impresso) s imagens que deseja imprimir (pgina 67).

(Imprimir)
Consulte a pgina 64.

(Ap. slide)
Reproduz em ordem as imagens gravadas (Apresentao de slides).

Interv.
3 seg 5 seg 10 seg 30 seg 1 min
Ajusta o intervalo da apresentao de slides.

35

Maiores detalhes sobre a operao t pgina 25


Imagem Pasta
Todos

Reproduz todas as imagens da pasta selecionada. Reproduz todas as imagens armazenadas no Memory Stick.

Repetir Ligado
Deslig

Reproduz as imagens em ciclo contnuo. Aps a reproduo de todas as imagens, a apresentao de slides termina. Veja o procedimento seguinte. Cancela a apresentao de slides.

Incio Cancelar

1 Selecione [Interv.], [Imagem] e [Repetir] com v/V/b/B na tecla de controle. 2 Selecione [Incio] com V/B e em seguida pressione z. A apresentao de slides iniciada. Para terminar a apresentao de slides, pressione z, selecione [Sair] com B e em seguida pressione z.
Durante a apresentao de slides, voc pode exibir a imagem anterior/seguinte com b/B. O tempo [Interv.] somente uma referncia e por isso pode variar dependendo do tamanho da imagem, etc.

(Mud taman)
Voc pode mudar o tamanho de uma imagem gravada (Mud taman) e armazen-lo num arquivo novo. A imagem original mantida mesmo depois da mudana de tamanho.
4M 3M 1M VGA Cancelar
Cancela a mudana de tamanho. O ajuste do tamanho somente uma referncia. t passo 4 em Leia isto primeiro

1 Encontre a imagem cujo tamanho deseja mudar. 2 Pressione MENU para exibir o menu. 3 Selecione [ ] (Mud taman) com b/B e em seguida pressione z. 4 Selecione o tamanho desejado com v/V e em seguida pressione z. A imagem com tamanho alterado gravada na pasta de gravao como o arquivo mais recente.
Para maiores detalhes sobre [Tam imagem] t passo 4 em Leia isto primeiro No possvel mudar o tamanho de filmes ou imagens [Multi Burst]. Quando voc muda o tamanho da imagem de pequeno para grande, a qualidade da imagem se deteriora. No possvel mudar o tamanho de uma imagem para um tamanho 3:2. Quando voc muda o tamanho de uma imagem 3:2, duas faixas pretas aparecem na parte superior e inferior da imagem.

36

Maiores detalhes sobre a operao t pgina 25 (Rodar)


Gira uma imagem esttica (foto).

Gira uma imagem. Veja o procedimento seguinte. Utilizando o menu

OK Cancelar

Determina a rotao. Veja o procedimento seguinte. Cancela a rotao.

1 Encontre a imagem que deseja girar. 2 Pressione MENU para exibir o menu. 3 Selecione [ 4 Selecione [ ] (Rodar) com b/B na tecla de controle e em seguida pressione z. ] com v e em seguida gire a imagem com b/B.

5 Selecione [OK] com v/V e em seguida pressione z.


No possvel girar imagens protegidas, filmes ou imagens [Multi Burst]. Voc pode no conseguir girar imagens fotografadas com outras cmeras. Ao se visualizar imagens num computador, a informao da rotao da imagem pode no ser aplicada dependendo do software.

(Dividir)
Voc pode cortar filmes ou apagar partes desnecessrias do filme. Esta a funo recomendada para utilizar quando a capacidade da memria interna ou do Memory Stick insuficiente ou quando se deseja anexar filmes s suas mensagens de e-mail.
O filme original ser apagado e o respectivo nmero ser pulado. Tambm no possvel recuperar os arquivos depois de cortados.

OK Cancelar

Veja o procedimento seguinte. Cancela a diviso.

37

Maiores detalhes sobre a operao t pgina 25

Exemplo: Cortando um filme de nmero 101_0002


Esta seo descreve um exemplo de como dividir um filme de nmero 101_0002 e apag-lo na seguinte configurao de arquivo.
101_0001 1 101_0003 3

2 101_0002

1 Cortando a cena A.
1 A 2 101_0002 B 3

Diviso
101_0002 dividido em 101_0004 e 101_0005.

2 Cortando a cena B.
101_0004 1 3 A 2 101_0005 B

Diviso
101_0005 dividido em 101_0006 e 101_0007.

3 Apagando as cenas A e B se no forem necessrias.


101_0004 1 3 A 2 101_0006 101_0007 B

Apaga

Apaga

4 Somente as cenas desejadas permanecem.


1 3 2 101_0006

Procedimento
1 Encontre o filme que deseja cortar. 2 Pressione MENU para exibir o menu. 3 Selecione [ ] (Dividir) com b/B na tecla de controle e em seguida pressione z. 4 Selecione [OK] com v e em seguida, pressione z. A reproduo do filme iniciada.

38

Maiores detalhes sobre a operao t pgina 25


5 Pressione z no ponto de corte desejado.

Quando deseja ajustar o ponto de corte, selecione [c/C] (retrocesso/avano de quadro) e ajuste o ponto de corte utilizando b/B. Se deseja mudar o ponto de corte, selecione [Cancelar]. A reproduo do filme iniciada novamente.

Utilizando o menu

6 Selecione [OK] com v/V e pressione z. 7 Selecione [OK] com v e em seguida pressione z. O filme cortado.
Aos filmes cortados so atribudos novos nmeros e em seguida gravados como os arquivos mais recentes na pasta de gravao selecionada. No possvel cortar os seguintes tipos de imagens. Imagem esttica (foto) Filmes sem comprimento suficiente para serem cortados (aproximadamente dois segundos ou menos) Filmes protegidos (pgina 34)

(Regulao)
Consulte a pgina 40.

Corte
Grava uma imagem ampliada (t passo 6 em Leia isto primeiro) como um novo arquivo.
Corte Voltar
Veja o procedimento seguinte. Cancela o corte.

1 Pressione MENU durante o zoom da reproduo para exibir o menu. 2 Selecione [Corte] com B na tecla de controle e em seguida pressione z. 3 Selecione o tamanho de imagem com v/V e em seguida pressione z.
A imagem gravada e a imagem original exibida novamente. A imagem recortada regravada como o arquivo mais recente na pasta de gravao selecionada e a imagem original retida. A qualidade das imagens recortadas pode se deteriorar. No possvel recortar para um tamanho de imagem de 3:2. No possvel recortar imagens exibidas com a Visualizao Rpida.

39

Utilizando a tela de ajuste

Utilizando itens de ajuste


Voc pode mudar os ajustes de fbrica utilizando a tela de ajustes.
Teclas v/V/b/B Seletor de modo

Tecla z Tecla de controle

Tecla MENU

1 Ligue a cmera. 2 Pressione MENU para exibir o menu. 3 Pressione B na tecla de controle para
selecionar (Regulao).

4 Pressione v/V/b/B na tecla de controle


para selecionar o item que deseja ajustar.
O quadro do item selecionado muda para a cor amarela.

5 Pressione z para introduzir o ajuste.

Para desligar a tela (Regulao) , pressione MENU. Para retornar ao menu a partir da tela de ajustes, pressione b repetidamente na tecla de controle.

Para cancelar o ajuste

(Regulao)

Selecione [Cancelar] se este aparecer e em seguida pressione z na tecla de controle. Se no aparecer, selecione o ajuste anterior novamente.
O ajuste permanece na memria mesmo quando a cmera desligada.

40

Cmara 1
.

Maiores detalhes sobre a operao t pgina 40

Os ajustes de fbrica esto marcados com

Modo AF
Seleciona o modo de operao de foco automtico.
Simples (S AF)
Ajusta automaticamente o foco quando mantm pressionada a tecla do obturador at o meio. Este modo til para tirar fotos de objetos parados. Ajusta automaticamente o foco antes da tecla do obturador ser mantida pressionada at o meio. Este modo diminui o tempo necessrio para focalizao.
O consumo de bateria mais rpido do que no modo [Simples]. Quando se fotografa utilizando o visor com a tela LCD desligada, a cmera opera no modo [Simples].

Monitor (M AF)

Utilizando a tela de ajuste

Zoom digital
Seleciona o modo de zoom digital. A cmera aumenta a imagem utilizando o zoom ptico (at 3). Quando a escala de zoom excede 3, a cmera utiliza o zoom inteligente ou o zoom digital de preciso.
Inteligente (Zoom inteligente) ( )
Aumenta a imagem digitalmente quase sem distoro. Esta opo no est disponvel quando o tamanho da imagem est ajustado em [4M] ou [3:2].
A escala mxima de zoom do Zoom inteligente mostrada na seguinte tabela.

Preciso (Zoom de preciso digital) ( ) Desligado ( )

Aumenta todos os tamanhos de imagem at no mximo de 6, mas a qualidade de imagem se deteriora. No utiliza o zoom digital.

Tamanho da imagem e escala mxima de zoom usando o Zoom inteligente Tamanho Escala mxima de zoom

4M 3M 1M VGA(E-Mail)

Aprox. 3,4 Aprox. 5,4 Aprox. 10

41

Maiores detalhes sobre a operao t pgina 40


Quando se pressiona a tecla de zoom, o indicador da escala de zoom aparece como se segue.

O lado W desta linha a rea do zoom ptico, e o lado T a rea do zoom digital. Indicao da escala de zoom

A escala mxima de zoom do zoom inteligente/de preciso inclui a escala do zoom ptico. O quadro do visor da faixa AF no aparece quando se utiliza o zoom digital. O indicador ou pisca e AF funciona com prioridade em objetos localizados perto do centro do quadro. Quando se utiliza o zoom inteligente, a imagem na tela pode parecer irregular. No entanto, este fenmeno no tem efeito na imagem gravada.

Data/Hora
Seleciona a insero da data ou a hora na imagem. Selecione antes de tirar fotos.
A data e a hora no aparecem quando se est fotografando imagens, em seu lugar aparece o indicador . A data e a hora aparecem em vermelho no canto inferior direito da tela durante a reproduo.

Dia&Hora Data

Insere a data, hora e minuto. Insere o ano, ms e dia.


A data inserida na ordem selecionada. (t passo 2 Ajustando o relgio em Leia isto primeiro)

Desligado

No insere a data e a hora.

No possvel inserir a data e a hora em filmes ou imagens no modo [Multi Burst]. A data e a hora inseridas no podem ser removidas posteriormente.

Redu olh verm


Reduz o fenmeno dos olhos vermelhos quando se utiliza o flash. Selecione antes de filmar.

Ligado (

Reduz o fenmeno dos olhos vermelhos.


O flash dispara previamente duas vezes ou mais antes de voc fotografar.

Desligado

No utiliza a reduo dos olhos vermelhos.

Como o obturador leva aproximadamente um segundo at fazer um clique, segure a cmera firmemente para evitar os efeitos da vibrao. Tambm no deixe que a pessoa se movimente. A reduo dos olhos vermelhos pode no produzir o efeito desejado dependendo das diferenas individuais, da distncia da pessoa, se a pessoa no avistar o pr-disparo ou outras condies.

42

Maiores detalhes sobre a operao t pgina 40 Iluminador AF


O iluminador AF fornece luz de preenchimento para focalizar mais facilmente um objeto num ambiente escuro. O iluminador AF emite luz vermelha permitindo que a cmera focalize mais facilmente quando a tecla do obturador pressionada at o meio, at que o foco seja travado. O indicador ON aparece neste momento.
Auto Desligado
Utiliza o iluminador AF. No utiliza o iluminador AF.

Se a luz do iluminador AF no iluminar suficientemente o objeto ou se o objeto no tiver contraste, a focalizao no ser obtida. ( recomendada uma distncia de aproximadamente 3,5 m (W)/2,5 m (T).) A focalizao ser obtida desde que a luz do iluminador AF alcance o objeto, mesmo que a luz esteja ligeiramente fora do centro do objeto. O quadro do visor da faixa AF no aparece. O indicador ou pisca e AF funciona com prioridade em objetos localizados perto do centro do quadro. O iluminador AF no funciona quando (Modo crepsculo) ou (Modo paisagem) seleccionado no modo de Cena. O iluminador AF emite uma luz muito brilhante. Apesar de no haver problemas com relao segurana, no recomendvel que se olhe diretamente, e de perto, para o emissor do iluminador AF.

Utilizando a tela de ajuste

Reviso auto
Mostra a imagem gravada na tela durante aproximadamente dois segundos imediatamente aps tirar uma foto.
Ligado Desligado
Utiliza a Reviso Automtica. No utiliza a Reviso Automtica.

No possvel fotografar a prxima imagem durante a reviso automtica. Se pressionar a tecla do obturador at o meio durante este perodo, a visualizao da imagem gravada desaparece e voc pode fotografar imediatamente a imagem seguinte.

43

Cmara 2
.

Maiores detalhes sobre a operao t pgina 40

O ajuste de fbrica est marcado com

cone aum.
Aumenta temporariamente o indicador do ajuste quando se pressiona (Temporizador automtico) ou (Macro).
Ligado Desligado
Aumenta as indicaes. No aumenta a indicao.

(Modo de flash),

44

Fer. memria interna

Maiores detalhes sobre a operao t pgina 40

Este item no aparece quando um Memory Stick est inserido na cmera. O ajuste de fbrica est marcado com .

Formatar
Formata a memria interna.
A formatao apaga de forma irrevogvel todos os dados da memria interna, incluindo as imagens protegidas.

OK Cancelar

Veja o procedimento seguinte. Cancela a formatao.

1 Selecione [OK] com v na tecla de controle e em seguida pressione z. A mensagem Os dados na memria interna sero apagados Pronto? aparece. Utilizando a tela de ajuste 2 Selecione [OK] com v e em seguida pressione z. A formatao est terminada.

45

Fer. Memory Stick

Maiores detalhes sobre a operao t pgina 40

Este item aparece apenas quando um Memory Stick est inserido na cmera. Os ajustes de fbrica esto marcados com .

Formatar
Formata o Memory Stick. Um Memory Stick comercialmente disponvel j est formatado e pode ser utilizado imediatamente.
A formatao apaga todos os dados do Memory Stick, incluindo as imagens protegidas.

OK Cancelar

Veja o procedimento seguinte. Cancela a formatao.

1 Selecione [OK] com v na tecla de controle e em seguida pressione z. A mensagem Todos os dados no Memory Stick sero apagados Pronto? aparece. 2 Selecione [OK] com v e em seguida pressione z. A formatao est terminada.

Crie pasta GRAV.


Cria uma pasta no Memory Stick para gravar imagens.
OK Cancelar
Veja o procedimento seguinte. Cancela a criao de pasta.

1 Selecione [OK] com v na tecla de controle e em seguida pressione z. Aparece a tela de criao de pasta.

2 Selecione [OK] com v e em seguida pressione z. criada uma nova pasta com um nmero sucessivo ao da ltima pasta criada e se torna a pasta de gravao atual.
Para maiores detalhes sobre a pasta, consulte a pgina 33. Se voc no criar uma nova pasta, a pasta 101MSDCF selecionada como pasta de gravao. Voc pode criar pastas at 999MSDCF. As imagens so gravadas na pasta criada mais recentemente at que uma nova pasta seja criada ou selecionada. No possvel apagar uma pasta com a cmera. Para apagar uma pasta, utilize o seu computador, etc. Voc pode armazenar at 4.000 imagens numa pasta. Quando a capacidade da pasta exceder, uma nova pasta criada automaticamente. Para maiores informaes, consulte Destinos de armazenamento de arquivos de imagem e nomes de arquivos (pgina 57).

46

Maiores detalhes sobre a operao t pgina 40 Mude pasta GRAV.


Muda a pasta atualmente usada para gravar imagens.
OK Cancelar
Veja o procedimento seguinte. Cancela a mudana da pasta de gravao.

1 Selecione [OK] com v na tecla de controle e em seguida pressione z. Aparece a tela de criao de pasta.
Selec. pasta GRAV. 102 2/2 Nome pasta: 102MSDCF N arquivos: 0 Criado: : 2005 1 1 1:05:34AM OK Cancelar
TRS/FRENT

Utilizando a tela de ajuste

2 Selecione a pasta desejada com b/B, [OK] com v e em seguida z.


No possvel selecionar a pasta 100MSDCF como pasta de gravao. No possvel mover imagens gravadas para uma pasta diferente.

Copiar
Copia todas as imagens na memria interna para um Memory Stick.
OK Cancelar
Veja o procedimento seguinte. Cancela a cpia.

1 Insira um Memory Stick com capacidade de 32 MB ou superior. 2 Selecione [OK] com v na tecla de controle e em seguida pressione z. Aparece a mensagem Os dados na memria interna sero copiados Pronto?. 3 Selecione [OK] com v e em seguida pressione z. A cpia iniciada.

Utilize baterias com capacidade suficiente ou o adaptador de CA (no fornecido). Se tentar copiar arquivos de imagens utilizando baterias com pouca carga restante, as baterias podero se esgotar, causando falha na cpia ou possivelmente danificar os dados. No possvel copiar imagens individuais. As imagens originais na memria interna so retidas mesmo aps a cpia. Para apagar o contedo da memria interna, remova o Memory Stick aps a copia e em seguida execute o comando [Formatar] em Fer. memria interna (pgina 45). No possvel selecionar uma pasta copiada num Memory Stick. A marca (Ordem de impresso) adicionada a uma imagem apagada quando voc copia dados.

47

Regulao 1
.

Maiores detalhes sobre a operao t pgina 40

Os ajustes de fbrica esto marcados com

Sinal sonoro
Seleciona o som produzido quando voc opera a cmera.
Obturador Ligado Desligado
Liga o som do obturador quando se pressiona a tecla do obturador. Liga o som do bipe/som do obturador quando se pressiona a tecla de controle/do obturador. Desliga o som do bipe/som do obturador.

Idioma
Seleciona o idioma que ser utilizado para exibir os itens do menu, avisos e mensagens.

Inicializar
Inicializa o ajuste para o ajuste de fbrica.
OK Cancelar
Veja o procedimento seguinte. Cancela a inicializao.

1 Selecione [OK] com v na tecla de controle e em seguida pressione z. A mensagem Inicializar todos os ajustes Pronto? aparece. 2 Selecione [OK] com v e em seguida pressione z. Os ajustes de fbrica so restaurados.
Certifique-se de que a cmera no esteja desligada durante a inicializao.

48

Regulao 2
.

Maiores detalhes sobre a operao t pgina 40

Os ajustes de fbrica esto marcados com

Nm. arquivo
Seleciona o mtodo utilizado para atribuir nmeros de arquivos a imagens.
Srie
Atribui nmeros aos arquivos em seqncia mesmo que a pasta de gravao ou o Memory Stick tenha sido alterado. (Quando o Memory Stick substitudo possui um arquivo com um nmero superior ao ultimo nmero atribudo, ser atribudo um nmero acima do maior nmero.) Inicia a partir de 0001 cada vez que a pasta alterada. (Quando a pasta de gravao contm um arquivo, um nmero acima do maior nmero atribudo.) Utilizando a tela de ajuste

Reiniciar

Ligao USB
Seleciona o modo USB a ser utilizado quando se conecta a cmera a um computador ou a uma impressora compatvel com PictBridge atravs do cabo USB.
PictBridge PTP
Conecta a cmera a uma impressora compatvel com PictBridge (pgina 64). Quando [PTP] (Protocolo de Transferncia de Imagem) est ajustado e a cmera est conectada a um computador, as imagens da pasta de gravao selecionada pela cmera so copiadas para o computador. (Compatvel com Windows XP e Mac OS X.) Conecta a cmera a um computador (pgina 53).

Normal

Acerto relgio
Ajusta a data e a hora.
OK
Selecione [OK] com v na tecla de controle e em seguida pressione z. Em seguida execute o procedimento explicado em Ajustando o relgio (t passo 2 em Leia isto primeiro). Cancela o ajuste do relgio.

Cancelar

49

Utilizando o seu computador

Desfrutando do seu computador Windows


Para maiores detalhes sobre a utilizao de um computador Macintosh, consulte Utilizando o Computador Macintosh (pgina 61).

Para copiar imagens ao seu computador (pgina 52) Visualizando imagens no seu computador

Preparao

Instalao do driver USB.


Instalao do driver USB no necessria quando se utiliza o Windows XP.

Para apreciar imagens utilizando PicturePackage


(pgina 59)

Visualizando imagens guardadas no seu computador Guardando imagens num CD-R

Instalao do PicturePackage (pgina 59).

Criando um Vdeo de Msica/ Apresentao de Slides Imprimindo imagens

Para criar um CD vdeo utilizando ImageMixer (pgina 59) Criando um CD de Vdeo ImageMixer VCD2 instalado automaticamente quando PicturePackage instalado.

50

Ambiente recomendado para o computador


Recomenda-se o seguinte ambiente para um computador ligado cmera.

Este software compatvel com a tecnologia DirectX. Para utilizar, voc deve instalar DirectX. necessrio um software de aplicao separado para operao com o equipamento de gravao para poder gravar em CD-Rs.

Ambiente recomendado para copiar imagens


OS (pr-instalado): Microsoft Windows 98, Windows 98SE, Windows 2000 Professional, Windows Millennium Edition, Windows XP Home Edition ou Windows XP Professional
A operao no assegurada num ambiente baseado numa atualizao do sistema operacional descrito acima ou num ambiente multi-boot.

Notas sobre a conexo da cmera a um computador


A operao no garantida em todos os ambientes de computador recomendados mencionados acima. Se voc conectar dois ou mais dispositivos USB a um nico computador ao mesmo tempo, alguns dispositivos, incluindo a sua cmera, podem no funcionar dependendo do tipo de dispositivo USB que estiver utilizando. O funcionamento no garantido quando se utiliza um hub USB. A conexo da cmera utilizando uma interface USB, que compatvel com USB de alta velocidade (compatvel com USB 2.0), permite uma transferncia de dados em alta velocidade, pois esta cmera compatvel com USB de alta velocidade (compatvel com USB 2.0). Existem dois modos de conexo USB quando se conecta a um computador, modos [Normal] (ajuste de fbrica) e [PTP]. Esta seo descreve o modo [Normal] como exemplo. Para maiores detalhes sobre [PTP], consulte a pgina 49. Quando o seu computador reinicia a partir do modo de suspenso ou de economia de energia, a comunicao entre a cmera e o computador pode no ser restabelecida ao mesmo tempo.

CPU: MMX Pentium 200 MHz ou superior Conector USB: Fornecido com o computador Monitor: 800 600 pontos ou mais, qualidade de cor (cor de 16 bits, 65.000 cores) ou mais

Utilizando o seu computador

Ambiente recomendado para utilizar PicturePackage/ImageMixer VCD2


Software: Macromedia Flash Player 6.0 ou superior, Windows Media Player 7.0 ou superior, DirectX 9.0b ou superior Placa de som: Placa de som de 16 bits estreo com alto-falantes Memria: Memria de 64 MB ou mais (recomendamos 128 MB ou mais.) Disco rgido: Espao no disco requerido para instalaoaproximadamente 500 MB Monitor: Placa de vdeo (compatvel com driver Direct Draw) com 4 MB de VRAM
Para a criao automtica de um Video de Msica/Apresentao de Slides (pgina 59), necessrio um Pentium III 500 MHz ou mais rpido. Quando utilizar ImageMixer VCD2, recomenda-se um Pentium III 800 MHz ou CPU mais rpido.

51

Copiando imagens ao seu computador


Esta seo descreve o processo utilizando um computador Windows como exemplo. Voc pode copiar imagens da cmera para o seu computador conforme a seguir. A tela InstallShield Wizard (Assistente do InstallShield) aparece.
Se a tela do menu de instalao no aparecer, clique duas vezes em My computer - (Meu Computador) t (PICTUREPACKAGE).

Para um computador com o compartimento para Memory Stick


Retire o Memory Stick da cmera e coloque o Memory Stick no compartimento do Memory Stick do computador e em seguida copie as imagens.

3 Clique em [Next] (Avanar).

Para um computador sem o compartimento para Memory Stick


Siga as Etapas 1 a 5 nas pginas 52 a 56 para copiar imagens.
As telas de cpia de imagens de um Memory Stick para um computador so utilizadas como exemplos.

Inicia-se a instalao do driver USB. Quando a instalao est completa, a tela informa o seu trmino.

Etapa 1: Instalando o driver USB


Driver um software que permite que um equipamento conectado ao computador funcione corretamente. Quando estiver utilizando Windows XP, inicie a partir da Etapa 2. Quando PicturePackage j est instalado, Etapa 1 no necessria.

4 Clique na caixa de seleo [Yes, I


want to restart my computer now] (Sim, quero reiniciar o meu computador agora) depois clique em [Finish] (Concluir).

NOTA: No conecte a cmera ao computador neste momento.


2

1 Feche todos os aplicativos de


software em uso.
Em Windows 2000, conecte-se como Administrador (Administradores autorizados).

O computador reiniciado. Agora, voc j pode estabelecer uma conexo USB. Retire o CD-ROM quando a instalao terminar.

2 Coloque o CD-ROM no
computador e em seguida clique em [USB Driver] quando a tela de instalao do menu aparecer.

52

Etapa 2: Preparando a cmera e o computador

POWER

1 Coloque na cmera um Memory


Stick com imagens gravadas.
Quando voc copiar imagens numa memria interna, este passo no necessrio.

2 Insira baterias com capacidade


suficiente na cmera ou conecte a cmera a uma tomada da rede eltrica com o Adaptador de alimentao CA (no fornecido).

Etapa 3: Conectando a cmera ao computador


Para uma tomada (USB)

Utilizando o seu computador

2 1
Cabo USB

1
Para um conector USB

Quando voc copia imagens para o seu computador utilizando as baterias, a cpia pode falhar ou os dados da imagem podem ser danificados se a carga das baterias se esgotarem durante a cpia.

No Windows XP, o assistente AutoPlay aparecer na rea de trabalho.

Modo USB Normal aparece na tela da cmera.

3 Coloque o seletor de modo em


e em seguida ligue a cmera e o computador.

Indicaes de acesso*

Quando estabelecida uma conexo USB pela primeira vez, o seu computador

53

executa automaticamente um programa para reconhecer a cmera. Espere um pouco.


* Durante a comunicao, as indicaes de acesso ficam vermelhas. No opere o computador at as indicaes ficarem brancas. Se Modo USB Normal no aparecer, coloque [Ligao USB] em [Normal] (pgina 49).

2 Clique em [Next] (Avanar).


Aparecem as imagens gravadas no Memory Stick da cmera.
Se no for inserido nenhum Memory Stick, aparecer as imagens gravadas na memria interna.

Etapa 4-A: Copiando imagens para um computador


No Windows 98/98SE/2000/Me, siga o procedimento explicado em Etapa 4-B: Copiando imagens para um computador na pgina 55.

3 Clique na caixa de seleo das


imagens que no deseja copiar em seu computador para remover a marca de seleo, depois clique em [Next] (Avanar).

Esta seo descreve um exemplo de como copiar as imagens para a pasta My Documents (Meus Documentos).

1 Depois de fazer uma conexo


USB conexo 3, clique em [Copy pictures to a folder on my computer using Microsoft Scanner and Camera Wizard] (Copie imagens para uma pasta no meu computador utilizando o assistente de Scanner e Cmera da Microsoft) t [OK] quando a tela do assistente aparecer automaticamente na rea de trabalho.
2

Aparece a tela Picture Name and Destination (Nome da imagem e destino).

4 Selecione um nome e destino


para as imagens e em seguida clique em [Next] (Avanar).

1 1

2 2

Aparece a tela Scanner and Camera Wizard (Assistente do scanner e da cmera).

Inicia-se a cpia das imagens. Quando a cpia termina aparece a tela Other Options (Outras opces).

54

Esta seo descreve um exemplo de como copiar imagens para a pasta My Documents (Meus Documentos).

1 Clique duas vezes em [My


Computer] (Meu Computador) t [Removable Disk] (Disco Removvel) t [DCIM].

5 Clique na caixa de seleo


[Nothing. Im finished working with these pictures] (Nada. Terminei de trabalhar com estas imagens), depois clique em [Next] (Avanar).

1
Se o cone Removable Disk (Disco Removvel) no aparecer, consulte a pgina 74.

Utilizando o seu computador

Aparece a tela Completing the Scanner and Camera Wizard (Concluir o Assistente do Scanner e da Cmera).

2 Clique duas vezes na pasta onde


as imagens que deseja copiar esto armazenadas. Em seguida, clique com o boto direito do mouse num arquivo de imagem para exibir o menu e clique em [Copy] (Copiar).

6 Clique em [Finish] (Concluir).


A tela do assistente fechada.
Para continuar a cpia de outras imagens, desconecte o cabo USB (pgina 57) e volte a conect-lo. Em seguida execute o procedimento explicado em Etapa 3: Conectando a cmera ao computador na pgina 53.

1 2

Etapa 4-B: Copiando imagens para um computador


Para Windows XP, siga o procedimento explicado em Etapa 4-A: Copiando imagens para um computador na pgina 54.

No destino de armazenamento dos arquivos de imagem, consulte a pgina 57.

Esta seo descreve um exemplo de como copiar imagens para a pasta My Documents (Meus Documentos).

55

3 Clique duas vezes na pasta [My


Documents] (Meus Documentos). Em seguida clique com o boto direito do mouse na janela My Documents (Meus Documentos) para exibir o menu e clique em [Paste] (Colar).

1 Clique em [Start] (Iniciar) t [My


Documents] (Meus Documentos).
2

O contedo da pasta My Documents (Meus Documentos) exibido.


Se no estiver usando Windows XP, clique duas vezes em [My Documents] (Meus Documentos) na rea de trabalho.

Os arquivos de imagem so copiados para a pasta My Documents (Meus Documentos).


Quando uma imagem com o mesmo nome de arquivo j existe na pasta de destino da cpia, aparece a mensagem de confirmao de substituio do arquivo. Quando gravar a nova imagem sobre a imagem existente, os dados do arquivo original so apagados. Para copiar um arquivo de imagem para o computador sem substitu-lo, mude o nome do arquivo para um diferente e em seguida copie o arquivo de imagem. No entanto, se mudar o nome do arquivo, pode no ser possvel reproduzir essa imagem com a sua cmera (pgina 58).

2 Clique duas vezes no arquivo de


imagem desejado.

A imagem exibida.

Etapa 5: Visualizando imagens no computador


Esta seo descreve o procedimento para ver imagens copiadas na pasta My Documents (Meus Documentos).

Para cancelar a conexo USB


Execute o seguinte procedimento quando:
Desconectar o cabo USB Retirar um Memory Stick Inserir um Memory Stick aps copiar as imagens da memria interna Desligar a cmera

56

x No Windows 2000/Me/XP
1 Clique duas vezes em tarefas. na barra de

Exemplo: visualizando pastas no Windows XP

Clique duas vezes aqui 2 Clique em (Parar). (Sony DSC) t [Stop] A B

3 Confirme o dispositivo na janela de confirmao e em seguida clique em [OK]. 4 Clique em [OK].


O passo 4 no necessrio no Windows XP.

5 Desconecte o cabo USB, remova o Memory Stick ou desligue a cmera. Quando for copiar imagens de um Memory Stick aps copiar imagens na memria interna para o computador, insira o Memory Stick.

C A Pasta que contm dados de imagem gravados utilizando uma cmera no equipada com a funo de criao de pasta. B Pasta que contm dados de imagem gravados utilizando a sua cmera. Quando nenhuma pasta nova for criada, a nica pasta existente ser a pasta 101MSDCF. No caso da memria interna, haver somente a pasta 101_SONY. C Pasta que contm dados de filmes, etc., gravados utilizando uma cmera no equipada com a funo de criao de pasta.
No possvel gravar imagens em pastas 100MSDCF ou MSSONY. As imagens nestas pastas esto disponveis somente para visualizao. Para maiores informaes sobre pastas, consulte as pginas 33, 46. Arquivos de imagens so gravados conforme a seguir. ssss significa qualquer nmero no intervalo de 0001 e 9999. As partes numricas do nome de um arquivo de filme gravado no modo filme e o arquivo de imagem de ndice correspondente so iguais. Arquivos de fotos: DSC0ssss.JPG Arquivos de filmes: MOV0ssss.MPG Arquivos de imagens de ndice que so gravados quando se grava filmes. MOV0ssss.THM

Utilizando o seu computador

x Para Windows 98/98SE


1 Confirme se os indicadores de acesso (pgina 53) esto na cor branca. 2 Desconecte o cabo USB, remova o Memory Stick ou desligue a cmera. Quando for copiar imagens de um Memory Stick aps copiar imagens da memria interna para o computador, insira o Memory Stick.

Destinos de armazenamento de arquivos de imagem e nomes de arquivos


Os arquivos de imagem gravadas com a cmera so agrupados nas pastas no Memory Stick.

57

Visualizando os arquivos de imagem copiados para o computador com a sua cmera (utilizando um Memory Stick)
Esta seo descreve o processo utilizando como exemplo um computador Windows. Quando um arquivo de imagem copiado para um computador no existir mais no Memory Stick, voc poder ver essa imagem novamente na cmera copiando o arquivo de imagem do computador para o Memory Stick.
O passo 1 no necessrio se o nome do arquivo atribudo pela sua cmera no foi alterado. Voc pode no conseguir reproduzir algumas imagens dependendo do tamanho da imagem. Quando um arquivo de imagem foi processado por um computador ou quando o arquivo de imagem foi gravado utilizando um modelo diferente da sua cmera, a reproduo na sua cmera no est assegurada. Quando no existir nenhuma pasta, crie primeiro uma pasta com a cmera (pgina 46) e em seguida copie o arquivo de imagem. A extenso do arquivo pode aparecer dependendo dos ajustes do computador. A extenso para fotos JPG e a extenso para filmes MPG. No mude a extenso.

2 Copie o arquivo de imagem para a


pasta Memory Stick na seguinte ordem.
1Clique com o boto direito do mouse no arquivo de imagem e em seguida clique em [Copy] (Copiar). 2Clique duas vezes em [Removable Disk] (Disco Removvel) ou [Sony MemoryStick] em [My Computer] (Meu Computador). 3Clique com o boto direito do mouse na pasta [sssMSDCF] da pasta [DCIM] e em seguida clique em [Paste] (Colar).
sss significa qualquer nmero entre 100 e 999.

1 Clique com o boto direito mouse


no arquivo de imagem e em seguida clique em [Rename] (Renomear). Mude o nome do arquivo para DSC0ssss. Introduza um nmero de 0001 a 9999 para ssss.

1 2

Se aparecer a mensagem de confirmao de substituio, introduza um nmero diferente no passo 1.

58

Utilizando o software fornecido


Esta seo descreve o processo utilizando como exemplo um computador Windows
Em Windows 2000/XP, entre como Administrador. Quando PicturePackage estiver instalado, o driver USB ser instalado automaticamente.

Viso geral do software fornecido


O CD-ROM fornecido contm dois aplicativos de software: PicturePackage e ImageMixer.
PicturePackage A B C D

1 Ligue o seu computador e


coloque o CD-ROM (fornecido) na unidade de CD-ROM. Aparece a tela do menu de instalao.
Se no aparecer, clique duas vezes em (My Computer) (Meu Computador) t (PICTUREPACKAGE).

2 Clique em [PicturePackage].
A tela Choose Setup Language (Escolha o idioma para instalao) aparece.
Utilizando o seu computador

O que voc pode fazer:


A Burning Video CD (Queimar CD de Vdeo) Aparece a tela ImageMixer VCD2. B Music Video/Slideshow Producer (Produzir Vdeos de Msica/Apresentao de Slides) C Save the images on CD-R (Guardar as imagens no CD-R) D Viewing video and pictures on PC (Ver vdeos e imagens no computador)

3 Selecione o idioma desejado e em


seguida clique em [Next] (Avanar) duas vezes. Esta seo descreve a tela em ingls. Aparece a tela License Agreement (Contrato de Licena). Leia cuidadosamente o contrato. Se aceitar os termos do contrato, clique na caixa de seleo [I accept the terms of the license agreement] (Aceito os termos do Contrato de Licena) e em seguida clique em [Next] (Avanar).

Como iniciar as funes: Clique num dos itens A-D e em seguida clique na tecla no lado inferior direito da tela.

4 Siga as instrues na tela para


terminar a instalao.
ImageMixer VCD2 e DirectX sero instalados se ainda no tiverem sido instalados. Quando aparecer a mensagem de confirmao de reinicializao do computador, reinicie-o seguindo as instrues na tela.

Instalao do software
Voc pode instalar o software PicturePackage e ImageMixer VCD2 utilizando o procedimento seguinte.
Se ainda no tiver instalado o driver USB (pgina 52), no conecte a cmera ao computador antes de instalar o software PicturePackage (exceto para Windows XP).

59

5 Retire o CD-ROM quando os


atalhos de PicturePackage Menu (Menu PicturePackage) e PicturePackage destination Folder (Pasta de destino PicturePackage) aparecerem depois da instalao.

Para iniciar o software


Clique duas vezes no cone

PicturePackage Menu (Menu PicturePackage) na rea de trabalho.

Para obter informaes sobre a utilizao do software


Clique em [?] no canto superior direito de cada tela para exibir a ajuda on-line. O suporte tcnico do PicturePackage/ImageMixer VCD2 fornecido pelo Centro de Suporte do Usurio de Pixela. Para maiores informaes, consulte a informao includa no CD-ROM.

60

Utilizando o Computador Macintosh


Voc pode copiar imagens para o seu computador e criar um CD de vdeo utilizando o ImageMixer VCD2 (fornecido).
Quando o seu computador reinicia a partir do modo de suspenso ou de economia de energia, a comunicao entre a cmera e o computador pode no ser restabelecida ao mesmo tempo.

Ambiente recomendado
OS (pr-instalado): Mac OS 9.1, 9.2 ou Mac OS X (v10,0-v10,3) Conector USB: Fornecido com o computador

Copiando e visualizando imagens num computador

1 Prepare a cmera e um
computador Macintosh. Execute o mesmo procedimento descrito em Etapa 2: Preparando a cmera e o computador na pgina 53.

Ambiente de computador recomendado para utilizar ImageMixer VCD2


OS (pr-instalado): Mac OS X (v10.1.5 ou posterior) CPU: Sries iMac, eMac, iBook, PowerBook, PowerMac G3/G4 Memria: 128 MB ou mais (recomendamos 256 MB ou mais) Disco rgido: Espao no disco necessrio para a instalao - aproximadamente 250 MB Monitor: 1024 768 pontos ou mais, 32.000 cores ou mais
QuickTime 4 ou superior deve estar instalado. (QuickTime 5 ou superior recomendado.)

2 Conecte o cabo USB.


Execute o mesmo procedimento descrito em Etapa 3: Conectando a cmera ao computador na pgina 53.
Utilizando o seu computador

3 Copie imagens para o


computador Macintosh.
1Clique duas vezes no cone que acabou de ser reconhecido t [DCIM] t a pasta onde as imagens que deseja copiar esto armazenadas. 2Arraste e solte os arquivos de imagem para o cone do disco rgido. Os arquivos de imagens so copiados para o disco rgido.
Para maiores detalhes sobre o destino de armazenamento de imagens e nomes dos arquivos, consulte a pgina 57.

Notas sobre a conexo da cmera a um computador


A operao no est garantida para todos os ambientes de computador recomendados mencionados acima. Se voc conectar dois ou mais equipamentos USB a um nico computador ao mesmo tempo, alguns equipamentos, incluindo a sua cmera, podem no funcionar dependendo do tipo dos equipamentos USB que est sendo utilizado. A operao no est garantida quando se utiliza um hub USB. A conexo da cmera utilizando uma interface USB, que compatvel com USB de alta velocidade (compatvel com USB 2.0) permite uma transferncia de dados em alta velocidade, pois esta cmera compatvel com USB de alta velocidade (compatvel com USB 2.0). Existem dois modos de conexo USB quando se conecta a um computador, os modos [Normal] PTP (o ajuste de fbrica) e [PTP]. Esta seo descreve o modo [Normal] como exemplo. Para maiores detalhes sobre [PTP], consulte a pgina 49.

4 Visualize as imagens no
computador. Clique duas vezes no cone do disco rgido t o arquivo de imagem desejado na pasta que contm os arquivos copiados para abrir esse arquivo de imagem.

61

Para desconectar o cabo USB/ remover o Memory Stick/desligar a cmera


Arraste e solte o cone da unidade ou o cone do Memory Stick para o cone Trash (Lixo), depois desconecte o cabo USB , remova o Memory Stick, ou desligue a cmera.
Se estiver utilizando Mac OS X v10.0, execute o procedimento abaixo depois de ter desligado o computador.

6 Depois que a tela de informao do usurio aparecer, introduza o nome e senha desejados. Inicia-se a instalao do software.

Para iniciar ImageMixer VCD2


Abra [Image Mixer] em [Application], e em seguida clique duas vezes em [ImageMixer VCD2].

Para obter informaes sobre a utilizao do software


Clique em [?] no canto superior direito de cada tela para exibir a ajuda on-line. O suporte tcnico do ImageMixer VCD2 fornecido pelo Centro de Suporte ao Usurio de Pixela. Para maiores informaes, consulte as informaes includas no CD-ROM.

Criando um CD de vdeo utilizando ImageMixer VCD2

Voc pode criar um arquivo de imagem que seja compatvel com a funo de criao de CD de vdeo. Para guardar os dados no formato CD de vdeo num CD-R, necessrio o Toast (no fornecido) de Roxio.

Para instalar o ImageMixer VCD2


Feche todos os outros aplicativos de software antes de instalar o ImageMixer VCD2. Os ajustes do monitor devem ser 1024 768 pontos ou superior e 32.000 cores ou superior.

1 Ligue o computador Macintosh e coloque o CD-ROM (fornecido) na unidade de CD-ROM. 2 Clique duas vezes no cone do CD-ROM. 3 Copie o arquivo [IMXINST.SIT] da pasta [MAC] para o cone do disco rgido. 4 Clique duas vezes no arquivo [IMXINST.SIT] na pasta de destino da cpia. 5 Clique duas vezes no arquivo extrado [ImageMixer VCD2_Install].

62

Imprimindo fotos

Como imprimir as fotos

Para imprimir diretamente utilizando uma impressora compatvel com PictBridge (pgina 64)

Voc pode imprimir imagens conectando a cmera a uma impressora compatvel com PictBridge.

Para imprimir diretamente utilizando uma impressora compatvel com Memory Stick

Voc pode imprimir imagens com uma impressora compatvel com Memory Stick. Para maiores detalhes, veja o manual de instrues fornecido com a impressora.
Para imprimir utilizando um computador

Imprimindo fotos

Voc pode copiar imagens para um computador utilizando o software PicturePackage fornecido e imprimir as imagens.

Imprimir numa loja (pgina 67)

Voc pode levar o Memory Stick que contm imagens fotografadas com a sua cmera a uma loja de revelao de fotos. Voc pode colocar uma marca (Ordem de impresso) em imagens que deseja imprimir.

63

Imprimindo imagens diretamente utilizando uma impressora compatvel com PictBridge


Mesmo que no tenha um computador, voc pode imprimir imagens fotografadas com a sua cmera ligando a cmera diretamente a uma impressora compatvel com PictBridge.

Etapa 1: Preparao da cmera


Prepare a cmera para conect-la impressora com o cabo USB.
Tecla MENU

PictBridge baseado na norma CIPA. (CIPA: Camera & Imaging Products Association)

Tecla de ndice

No modo de imagem nica


Voc pode imprimir uma nica imagem numa folha de impresso.
Tecla de controle
Recomenda-se que se utilize um Adaptador de alimentao CA (no fornecido) para evitar a interrupo de alimentao da cmera no meio da impresso.

No modo ndice
Voc pode imprimir vrias imagens de tamanho reduzido numa folha de impresso. Pode imprimir um conjunto seja das mesmas imagens (1) ou de imagens diferentes (2).
1 2

1 Pressione MENU para exibir o


menu.

2 Pressione B na tecla de controle


para selecionar (Regulao).

3 Selecione [

] (Regulao 2) com V e em seguida selecione [Ligao USB] com v/V/B.


2

4 Selecione [PictBridge] com B/v e


A funo de impresso de ndice pode no estar disponvel dependendo da impressora. A quantidade de imagens que podem ser impressas como uma imagem de ndice depende da impressora. No possvel imprimir filmes. Se o indicador piscar na tela da cmera por aproximadamente 5 segundos (mensagem de erro), verifique a impressora conectada.

em seguida pressione z.

O modo USB est ajustado.

64

Etapa 2: Conectando a cmera impressora

Etapa 3: Imprimindo
Independentemente de como o seletor de modo est ajustado, o menu de impresso aparece quando voc termina o Etapa 2.

1 Conecte a tomada

(USB) da cmera e a tomada USB da impressora com o cabo USB fornecido.


A uma tomada (USB)

1 Selecione o mtodo de impresso


desejado com v/V na tecla de controle e em seguida pressione z. [Todos nes. pasta] Imprime todas as imagens na pasta. [Im. DPOF] Imprime todas as imagens com a marca (Ordem de impresso) (pgina 67), independentemente da imagem visualizada. [Selec] Seleciona imagens e imprime todas as imagens selecionadas.
1Selecione a imagem que deseja imprimir com b/B e em seguida pressione z. A marca aparece na imagem selecionada. Imprimindo fotos

Cabo USB tomada USB

2 Ligue a cmera e a impressora.


Aps a conexo, aparece o indicador

Para selecionar outras imagens, repita este procedimento.

2Selecione [Imprimir] com V e em seguida pressione z.

[Esta imagem] Imprime a imagem visualizada.


Se selecionar [Esta imagem] e ajustar [ndice] em [Ligado] no passo 2, voc poder imprimir um conjunto das mesmas imagens como uma imagem de ndice.

A cmera ajustada no modo de reproduo e em seguida uma imagem e o menu de impresso aparecem na tela.

2 Selecione os ajustes de impresso


com v/V/b/B.

65

[ndice] Selecione [Ligado] para imprimir como uma imagem de ndice. [Tamanho] Selecione o tamanho da folha de impresso. [Data] Selecione [Dia&Hora] ou [Data] para inserir a data e a hora nas imagens.
Quando escolher [Data], a data ser inserida na ordem que voc selecionou em (t passo 2 em Leia isto primeiro). Esta funo pode no estar disponvel dependendo da impressora.

Para imprimir outras imagens


Depois do passo 3, selecione [Selec] e a imagem desejada com v/V e em seguida execute a partir do passo 1.

Para imprimir imagens da tela de ndice


Execute Etapa 1: Preparao da cmera (pgina 64) e Etapa 2: Conectando a cmera impressora (pgina 65), e em seguida realize o procedimento a seguir. Quando se conecta a cmera a uma impressora, aparece o menu de impresso. Selecione [Cancelar] para desligar o menu de impresso e em seguida proceda conforme a seguir.
1 Pressione (ndice). Aparece a tela de ndice. 2 Pressione MENU para exibir o menu. 3 Selecione [ ] (Imprimir) com B e em seguida pressione z. 4 Selecione o mtodo de impresso desejado com b/B e em seguida pressione z.

[Quantidade] Quando [ndice] est ajustado em [Desligado]: Selecione o nmero de folhas de uma imagem que deseja imprimir. A imagem ser impressa como uma nica imagem. Quando [ndice] est ajustado em [Ligado]: Selecione o nmero de conjuntos de imagens que deseja imprimir como uma imagem de ndice. Se selecionar [Esta imagem] no passo 1, selecione o nmero da mesma imagem que deseja imprimir lado a lado numa folha como uma imagem de ndice.
O nmero designado de imagens pode no caber numa nica folha de papel dependendo da quantidade de imagens.

3 Selecione [OK] com V/B e em


seguida pressione z. A imagem impressa.
No desconecte o cabo USB enquanto o indicador (No desligue o cabo USB) estiver aparecendo na tela.

[Selec] Seleciona imagens e imprime todas as imagens selecionadas. Selecione a imagem que deseja imprimir com v/V/b/B e em seguida pressione z para exibir a marca . (Repita este procedimento para selecionar outras imagens.) Em seguida, pressione MENU. [Im. DPOF] Imprime todas as imagens com a marca (Ordem de impresso), independentemente da imagem visualizada. [Todos nes. pasta] Imprime todas as imagens na pasta. 5 Execute os passos 2 e 3 de Etapa 3: Imprimindo (pgina 65).

Indicador
Imprimindo 2/3

Sair

66

Imprimindo numa loja


Voc pode levar o Memory Stick que contm fotos tiradas com a sua cmera a uma loja de revelao de fotos. Desde que a loja suporte servios de impresso de fotos compatveis com DPOF, voc pode colocar previamente uma marca (Ordem de impresso) nas imagens, de modo que voc no necessite selecion-las novamente na loja.
No possvel imprimir imagens gravadas na memria interna numa loja de revelao de fotos diretamente a partir da cmera. Copie as imagens para um Memory Stick, depois leve o Memory Stick loja.

Inserindo marcas de impresso no modo de imagem nica

Tecla de controle Tecla MENU

O que DPOF?
DPOF (Formato de Ordem de Impresso Digital) uma funo que lhe permite colocar a marca (Ordem de impresso) em imagens que deseja imprimir mais tarde.
Tambm possvel imprimir as imagens com a marca (Ordem de impresso) utilizando uma impressora compatvel com as normas DPOF (Formato de Ordem de Impresso Digital), ou utilizando uma impressora compatvel com PictBridge. No possvel marcar filmes. Quando voc marcar imagens fotografadas no modo [Multi Burst], todas as imagens sero impressas numa folha dividida em 16 painis.

1 Visualize a imagem que deseja


imprimir.

2 Pressione MENU para exibir o


menu.

3 Selecione DPOF com b/B e em


seguida pressione z. Uma marca (Ordem de Impresso) inserida na imagem.

Imprimindo fotos

Quando for levar o Memory Stick a uma loja de revelao de fotos


Entre em contato com a loja para saber o tipo de Memory Stick que eles aceitam. Se essa loja no aceitar o Memory Stick, copie as imagens que deseja imprimir a uma outra mdia, como o CD-R e leve-a loja. Quando levar o Memory Stick Duo, certifique-se de levar tambm o adaptador do Memory Stick Duo. Antes de levar os dados de imagem a uma loja, tire uma cpia de segurana (backup) dos dados para um disco. No possvel ajustar a quantidade de impresses.

4 Para marcar outras imagens,


encontre a imagem desejada com b/B e em seguida pressione z.

Para retirar a marca de impresso no modo de imagem nica


Pressione z no passo 3 ou 4.

67

Inserindo marcas de impresso no modo de ndice

8 Selecione [OK] com B e em


seguida pressione z. A marca muda para a cor branca.

1 Visualize a tela de ndice. (t


passo 6 em Leia isto primeiro)

2 Pressione MENU para exibir o


menu.

Para cancelar, selecione [Cancelar] no passo 4 ou selecione [Sair] no passo 8 e em seguida pressione z.

Para retirar a marca de impresso no modo de ndice


Selecione as imagens das quais deseja retirar a marca no passo 5 e em seguida pressione z.

3 Selecione DPOF com b/B e em


seguida pressione z.

4 Selecione [Selec] com v/V e em


seguida pressione z.
No possvel adicionar a marca [Todos nes. pasta]. em

Para retirar todas as marcas de impresso da pasta


Selecione [Todos nes. pasta] no passo 4 e em seguida pressione z. Selecione [Deslig] e em seguida pressione z.

5 Selecione a imagem na qual


deseja inserir a marca com v/V/b/ B e em seguida pressione z. A marca verde aparece na imagem selecionada.
Marca verde

6 Repita o passo 5 para colocar


marcas de impresso em outras imagens.

7 Pressione MENU.
68

Guia para soluo de problemas

Guia para soluo de problemas


Se tiver problemas com a sua cmera, tente as seguintes solues.

1 Verifique os itens das pginas 70 a 78.


Se um cdigo como C/E:ss:ss aparecer na tela, consulte a pgina 79.

2 Retire as baterias e insira-as novamente depois de aproximadamente um minuto e ligue a cmera.

3 Inicialize os ajustes (pginas 48)

4 Consulte o Servio Autorizado Sony.


Pedimos a sua compreenso quanto ao seu consentimento para que o contedo da memria interna possa ser verificado ao enviar a sua cmera para o conserto.

69

Guia para soluo de problemas

Baterias e alimentao
O indicador do tempo restante da bateria est incorreto, ou o indicador do tempo restante da bateria mostra carga suficiente, mas a bateria se descarrega rapidamente.
Este fenmeno ocorre quando voc usa a cmera num local extremamente quente ou frio

(pgina 86).
Se utilizar pilhas alcalinas/pilhas primrias de oxi-nquel, a informao do tempo restante das

baterias pode no ser a correta.


As baterias esto descarregadas. Instale baterias carregadas de hidreto de metal nquel (t

passo 1 em Leia isto primeiro).


Ao utilizar baterias de hidreto de metal nquel, os terminais das baterias ou os terminais

localizados na tampa das baterias esto sujos e as baterias no esto suficientemente carregadas. Limpe com uma haste com algodo, etc. (pgina 85). Ao utilizar baterias de hidreto de metal nquel, o tempo restante mostrado difere do atual devido ao efeito da memria (pgina 85), etc. Descarregue as baterias completamente e depois carregue-as para corrigir o visor. As baterias esto esgotadas. Substitua-as por baterias novas.

As baterias descarregam-se muito rapidamente.


Voc est utilizando a cmera num local extremamente frio (pgina 84). As baterias esto esgotadas. Substitua-as por baterias novas. Ao utilizar baterias de hidreto de metal nquel, carregue-as suficientemente.

No possvel ligar a cmera.


Instale as baterias corretamente (t passo 1 em Leia isto primeiro). Conecte corretamente o adaptador de alimentao CA (no fornecido). As baterias esto descarregadas. Instale baterias novas ou baterias de hidreto de metal nquel

carregadas (t passo 1 em Leia isto primeiro).


As baterias esto descarregadas. Substitua-as por baterias novas.

A alimentao desliga-se repentinamente.


Se voc no operar a cmera por aproximadamente trs minutos enquanto a cmera est

ligada, a cmera desliga-se automaticamente para evitar o desgaste das baterias. Ligue a cmera novamente (t passo 2 em Leia isto primeiro). As baterias esto descarregadas. Instale baterias novas ou baterias de hidreto de metal nquel carregadas (t passo 1 em Leia isto primeiro).

Tirando fotos/gravando filmes


A tela no se acende mesmo com a cmera ligada.
Ligue a tela (pgina 19).

70

A cmera no grava imagens.


Verifique a capacidade restante da memria interna ou Memory Stick (pgina 16). Se

estiverem cheios, execute um dos procedimentos a seguir: Apague imagens desnecessrias (t passo 6 em Leia isto primeiro) Troque o Memory Stick. Coloque a lingeta de proteo do Memory Stick na posio de gravao (pgina 82). No possvel gravar imagens enquanto o flash estiver carregando. Ajuste o seletor modo em quando for tirar uma foto. Ajuste o seletor de modo em quando for gravar um filme. O tamanho de imagem ajustado em [640(Qualid.)] quando se grava filmes. Execute o seguinte: Ajuste o tamanho da imagem em outro que no seja [640(Qualid.)]. Insira um Memory Stick PRO (pginas 20, 82).

O objeto no aparece na tela.


Ajuste o seletor de modo em outra posio que no seja

(pgina 23).

A gravao demora muito tempo.


A funo do obturador lento NR est ativa (pgina 16). Isto no um mau funcionamento.

A imagem est desfocada.


(Modo paisagem) ou (Modo crepsculo) est selecionado como modo de Cena quando voc est tirando fotos. Consulte Se o objeto estiver desfocado na pgina 28.

Guia para soluo de problemas

O zoom no funciona.
No possvel mudar a escala de zoom quando se grava imagens em movimento.

O zoom de preciso digital no funciona.


Ajuste [Zoom digital] em [Preciso] (pgina 41). Esta funo no pode ser utilizada quando se grava imagens em movimento.

O zoom inteligente no funciona.


Ajuste [Zoom digital] em [Inteligente] (pgina 41). Esta funo no pode ser utilizada quando: O tamanho de imagem est ajustado em [4M] ou [3:2]. Gravar no modo [Multi Burst]. Gravar filmes.

O flash no funciona.
O flash est ajustado em (Sem flash) (t passo 5 em Leia isto primeiro). No possvel usar o flash quando: [Modo] (Modo GRAV) est ajustado em [Burst] ou [Multi Burst] (pgina 30).

71

(Modo crepsculo) do Modo de Cena ou (Modo vela) ou Ajuste o flash em (Flash forado) para tirar as fotos quando praia) ou

(filme) est selecionado. (Modo neve), (Modo (Modo paisagem) est selecionado como Modo de Cena.

A data e a hora esto gravadas incorretamente.


Ajuste a data e a hora correta (t passo 2 em Leia isto primeiro).

O valor F e a velocidade do obturador piscam quando se mantm pressionada a tecla do obturador at ao meio.
A exposio est incorreta. Corrija a exposio (pgina 27).

A imagem est muito escura.


Voc est gravando um objeto que tem uma fonte de luz atrs. Selecione o Modo do medidor

(t passo 5 em Leia isto primeiro) ou ajuste a exposio (pgina 27).


Ligue a tela (pgina 19).

A imagem est muito clara.


Voc est gravando um objeto muito iluminado num local escuro, como em um palco. Ajuste

a exposio (pgina 27).

As cores da imagem no esto corretas.


A funo de efeito de imagem est ativada. Cancele a funo de efeito de imagem (pgina 32).

Aparecem faixas verticais quando se grava um objeto muito brilhante.


Est ocorrendo o efeito fantasma. Este efeito no um mau funcionamento.

Aparece rudo na imagem quando voc v a tela num local escuro.


A cmera est tentando aumentar a visibilidade da tela tornando a imagem temporariamente

mais clara sob condies de pouca iluminao. Isto no afeta a imagem gravada.

Os olhos das pessoas ficam vermelhos.


Ajuste [Redu olh verm] no menu (Regulao) em [Ligado] (pgina 42). Fotografe a pessoa a uma distncia inferior distncia recomendada para fotografia utilizando

o flash. (t passo 5 em Leia isto primeiro).


Ilumine a sala e tire a foto.

A imagem vista atravs do visor no indica a distncia de gravao real.


O fenmeno de paralaxe ocorre quando o objeto est perto. Para confirmar a distncia

gravvel, utilize a tela.

No possvel filmar imagens consecutivas.


A memria interna ou o Memory Stick esto cheios. Apague as imagens desnecessrias

(t passo 6 em Leia isto primeiro).

72

A carga da bateria est baixa. Instale baterias novas ou baterias de hidreto de metal nquel

carregadas (t passo 1 em Leia isto primeiro).

Visualizando as imagens
Consulte Computadores (pgina 73) em conjunto com os seguintes itens. No possvel reproduzir imagens com a sua cmera.
Ajuste o seletor de modo em (pgina 23). O nome da pasta/arquivo foi modificado no seu computador. Quando um arquivo de imagem foi processado por um computador ou quando o arquivo de

imagem foi gravado utilizando outro modelo de cmera, a reproduo das imagens na sua cmera no est garantida. A cmera est no modo USB. Apague a comunicao USB (pgina 56).

A imagem aparece com baixa qualidade logo no incio da reproduo.


A imagem pode parecer com baixa qualidade logo no incio da reproduo devido ao

processamento da imagem. Isto no um mau funcionamento.

Apagando/Editando imagens
A cmera no consegue apagar uma imagem.
Cancele a proteo (pgina 35). Coloque o lingeta de proteo do Memory Stick na posio de gravao (pgina 82).

Voc apagou uma imagem por engano.


Uma vez apagada a imagem, no possvel recuper-la. Recomendamos que voc proteja a

Guia para soluo de problemas

imagem (pgina 34) ou coloque a lingeta de proteo do Memory Stick na posio LOCK (pgina 82) para evitar apagamento acidental.

A funo de mudana de tamanho no funciona.


No possvel mudar o tamanho de filmes e imagens Multi Burst.

No possvel colocar marcas DPOF (Ordem de impresso).


No possvel colocar marcas DPOF (Ordem de impresso) em filmes.

No possvel cortar um filme.


O filme no longo o suficiente para ser cortado (inferior a dois segundos). Cancele a proteo (pgina 35). No possvel cortar as fotos.

Computadores
Voc no sabe se o sistema operacional do seu computador compatvel com a cmera.

73

Verifique Ambiente recomendado para o computador (pgina 51) para Windows, e

Ambiente recomendado (pgina 61) para Macintosh.

No possvel instalar o driver USB.


Em Windows 2000, conecte-se como Administrador (Administradores autorizados)

(pgina 52).

O seu computador no reconhece a cmera.


Ligue a cmera (t passo 2 em Leia isto primeiro). Se a carga da bateria estiver baixa, instale as baterias novas ou baterias de hidreto de metal

nquel carregadas (t passo 1 em Leia isto primeiro) ou utilize o Adaptador de alimentao CA (no fornecido) (pgina 14). Utilize o cabo USB fornecido (pgina 53). Desconecte o cabo USB do computador e da cmera e volte a conect-lo com firmeza. Certifique-se de que Modo USB Normal esteja aparecendo (pgina 53). Ajuste [Ligao USB] em [Normal] no menu (Regulao) (pgina 49). Desligue todos os equipamentos, exceto o teclado e o mouse, dos conectores USB do computador. Conecte a cmera diretamente ao computador sem passar atravs de um hub USB ou outro equipamento (pgina 53). O driver USB no est instalado. Instale o driver USB (pgina 52). O computador no reconhece o dispositivo corretamente porque voc conectou a cmera e o computador com o cabo USB antes de instalar o Driver USB do CD-ROM fornecido. Cancele o dispositivo reconhecido incorretamente do seu computador e em seguida instale o driver USB (veja o prximo item).

O cone do disco removvel no aparece na tela do computador quando voc liga o computador cmera.
Siga o procedimento abaixo para instalar novamente o driver USB. O seguinte procedimento

se aplica ao computador Windows. 1 Clique com o boto direito do mouse em [Meu Computador] para exibir o menu e em seguida clique em [Propriedades]. Aparece a tela Propriedades do Sistema. 2 Clique em [Hardware] t [Gerenciador de Dispositivos]. Em Windows 98/98SE/Me, clique na barra [Gerenciador de Dispositivos]. Aparece o Gerenciador de Dispositivos. 3 Clique com o boto direito do mouse em [ Sony DSC], em seguida clique em [Desinstalar] t [OK]. O equipamento removido. 4 Instale o driver USB (pgina 52).

No possvel copiar imagens.


Conecte a cmera e o computador corretamente utilizando o cabo USB fornecido (pgina 53). Siga o procedimento de cpia indicado para o seu sistema operacional (pginas 54, 61). Voc pode no conseguir gravar utilizando um Memory Stick formatado por um

computador. Grave as imagens utilizando um Memory Stick formatado pela sua cmera (pgina 46).

74

Depois de realizar a conexo USB, PicturePackage no se inicia automaticamente.


Inicie PicturePackage Menu e verifique [Configuraes]. Realize a conexo USB depois de ligar o computador (pgina 53).

No possvel reproduzir a imagem num computador.


Se estiver utilizando PicturePackage, clique na ajuda no canto superior direito de cada tela. Consulte o fabricante do computador ou do software.

A imagem e o som so interrompidos pelo rudo quando voc reproduz um filme no computador.
Voc est reproduzindo o filme diretamente a partir da memria interna ou do Memory

Stick. Copie o filme para o disco rgido do computador e em seguida reproduza o filme a partir do disco rgido (pgina 52).

No possvel imprimir uma imagem.


Verifique os ajustes da impressora.

As imagens uma vez copiadas para o computador no podem ser visualizadas na cmera.
Copie-as para uma pasta reconhecida pela cmera, como 101MSDCF (pgina 57). Opere corretamente (pgina 58).

Memory Stick
Guia para soluo de problemas

No possvel inserir um Memory Stick.


Insira-o na direo correta (t passo 3 em Leia isto primeiro).

No possvel gravar num Memory Stick.


Coloque a lingeta de proteo do Memory Stick na posio de gravao (pgina 82). O Memory Stick est cheio. Apague as imagens desnecessrias (t passo 6 em Leia isto

primeiro).
Insira um Memory Stick PRO (pgina 20) quando for gravar filmes com o tamanho de

imagem ajustado em [640(Qualid.)].

No possvel formatar um Memory Stick.


Coloque o lingeta de proteo do Memory Stick na posio de gravao (pgina 82).

Voc formatou o Memory Stick por engano.


Todos os dados do Memory Stick so apagados com a formatao. No possvel

recuper-los. Recomendamos que se coloque a lingeta de proteo do Memory Stick na posio LOCK para evitar que os dados sejam apagados acidentalmente (pgina 82).

75

Memria interna
A cmera ou o computador no podem reproduzir os dados da memria interna.
H um Memory Stick inserido na cmera. Retire-o (t passo 3 em Leia isto primeiro).

No possvel gravar imagens utilizando a memria interna.


H um Memory Stick inserido na cmera. Retire-o (t passo 3 em Leia isto primeiro).

A capacidade restante da memria interna no aumenta mesmo quando voc copia os dados armazenados na memria interna para um Memory Stick.
Os dados no so apagados aps a cpia. Execute o comando [Formatar] (pgina 45) para

formatar a memria interna aps copiar os dados.

No possvel copiar os dados guardados na memria interna para um Memory Stick.


O Memory Stick est cheio. Verifique a capacidade.

No possvel copiar os dados do Memory Stick ou do computador para a memria interna.


Os dados de um Memory Stick ou de um computador no podem ser copiados para a

memria interna.

Impressora compatvel com PictBridge


No possvel estabelecer uma conexo.
A cmera no pode ser conectada diretamente a uma impressora que no seja compatvel com

a norma PictBridge. Consulte o fabricante da impressora para saber se a impressora compatvel com a norma PictBridge ou no. Verifique se a impressora est ligada e pode ser conectada cmera. Ajuste [Ligao USB] em [PictBridge] no menu (Regulao) (pgina 49). Desconecte e volte a conectar o cabo USB. Se aparecer uma mensagem de erro na impressora, consulte o manual de instrues fornecido com a impressora.

No possvel imprimir imagens.


Verifique se a cmera e a impressora esto conectadas corretamente atravs do cabo USB. Ligue a impressora. Para maiores informaes, consulte o manual de instrues fornecido

com a impressora.
Se voc selecionar [Sair] durante a impresso, as imagens podem no ser impressas.

Desconecte e volte a conectar o cabo USB. Se ainda no conseguir imprimir as imagens, desconecte o cabo USB, desligue a impressora e volte a lig-la, depois conecte novamente o cabo USB. No possvel imprimir filmes. Imagens gravadas utilizando outra cmera ou imagens modificadas com um computador podem no ser impressas.

76

A impresso foi cancelada.


Voc desconectou o cabo USB antes da marca

(No desligue o cabo USB) desaparecer.

No possvel inserir a data ou imprimir imagens no modo de ndice.


A impressora no oferece estas funes. Consulte o fabricante da impressora para saber se a

impressora tem estas funes ou no.


A data pode no ser inserida no modo de ndice dependendo da impressora. Consulte o

fabricante da impressora.

---- -- -- impresso no local de insero da data da imagem.


As imagens que no possuem os dados de data de gravao no podem ser impressas com a

data. Ajuste [Data] em [Desligado] e imprima a imagem novamente (pgina 66).

No possvel selecionar o tamanho de impresso.


Consulte o fabricante da impressora para saber se a impressora pode imprimir no tamanho

desejado.

No possvel imprimir no tamanho selecionado.


Desconecte o cabo USB e volte a conect-lo sempre que mudar o tamanho do papel aps a

impressora ter sido ligada cmera.


O ajuste de impresso da cmera diferente do ajuste da impressora. Mude o ajuste da cmera

(pgina 66) ou da impressora.

No possvel operar a cmera depois de cancelar a impresso.


Espere at que a impressora termine de realizar o cancelamento da impresso. Este processo

Guia para soluo de problemas

pode demorar um pouco dependendo da impressora.

Outros
A cmera no funciona.
Utilize o tipos de bateria que pode ser utilizado com esta cmera (pgina 84). O nvel de bateria est baixo (aparece o indicador E). Instale baterias novas ou baterias de

hidreto de metal nquel carregadas (t passo 1 em Leia isto primeiro).

A alimentao est ligada mas a cmera no funciona.


O microprocessador interno no est funcionando corretamente. Remova as baterias e depois,

aps um minuto, insira as baterias e ligue a cmera.

No possvel identificar os indicadores da tela.


Consulte a pgina 15.

77

A lente est embaada.


Ocorreu a condensao de umidade. Desligue a cmera e deixa-a por aproximadamente uma

hora antes de utiliz-la novamente (pgina 86).

A cmera esquenta quando utilizada por um perodo longo.


Isto no um mau funcionamento.

A lente no se move quando a cmera desligada.


As baterias esto descarregadas. Substitua-as por baterias novas ou baterias de hidreto de

metal nquel (t passo 1 em Leia isto primeiro) ou utilize o Adaptador de alimentao CA (no fornecido).

A tela de ajuste do relgio aparece quando se liga a cmera.


Ajuste a data e a hora novamente (t passo 2 em Leia isto primeiro).

78

Indicadores e mensagens de advertncia


Visor de autodiagnstico
Se aparecer um cdigo que comea com uma letra do alfabeto, a cmera possui um visor de autodiagnstico. Os dois ltimos dgitos (indicados por ss) dependem do estado da sua cmera. Se voc no conseguir resolver o problema depois de tentar os seguintes procedimentos de correo algumas vezes, contate o Servio Autorizado Sony. C:32:ss
H um problema com o hardware da sua

Mensagens
Se aparecer as seguintes mensagens, siga as instrues. Lig.e deslig.aliment.
Ocorreu um problema com a lente.

E
A carga da bateria est baixa. Instale

cmera. Desligue a cmera e ligue-a novamente.

baterias novas ou baterias de hidreto de metal nquel carregadas (t passo 1 em Leia isto primeiro). Dependendo das condies de utilizao ou do tipo da bateria, o indicador pode piscar mesmo que tenha de 5 a 10 minutos de tempo restante na bateria.

C:13: ss
A cmera no consegue ler ou escrever

Erro de sistema
Desligue a cmera e ligue-a novamente

dados. Desligue e volte a ligar a alimentao ou reinsira o Memory Stick vrias vezes. Ocorreu um erro de formatao na memria interna ou foi introduzido um Memory Stick no formatado. Formate novamente a mdia (pginas 45, 46). O Memory Stick inserido no pode ser utilizado com a sua cmera ou os dados esto danificados. Insira um novo Memory Stick (pgina 82).

(t passo 2 Leia isto primeiro).

Erro na memria interna


Desligue a cmera e ligue-a novamente

(t passo 2 Leia isto primeiro).

Erro do Memory Stick


Insira o Memory Stick corretamente. O Memory Stick inserido no pode

Guia para soluo de problemas

E:61: ss E:91: ss E:92: ss


Ocorreu um mau funcionamento da

ser utilizado com a sua cmera (pgina 82). O Memory Stick est danificado. O terminal do Memory Stick est sujo.

Erro Memory Stick


O Memory Stick inserido no pode

cmera. Inicialize a cmera (pgina 48) depois ligue a cmera novamente.

ser utilizado com a sua cmera (pgina 82).

Erro de formatao
Formate a mdia de gravao novamente

(pginas 45, 46).

79

Memory Stick bloqueado


Coloque a lingeta de proteo do

Erro arquivo
Ocorreu um erro enquanto reproduzia a

Memory Stick na posio de gravao (pgina 82).

imagem.

Arquivo protegido No h espao na memria interna No h espao no Memory Stick


Apague imagens ou arquivos Cancele a proteo (pgina 35).

desnecessrios (t passo 6 Leia isto primeiro).

Tam. imag. ultrap.


Voc est reproduzindo uma imagem

Memria s leitura
A cmera no pode gravar ou apagar

com um tamanho que no pode ser reproduzido na sua cmera.

imagens neste Memory Stick.

No pode dividir
O filme no longo o suficiente para ser

Sem arquivo
Nenhuma imagem foi gravada na

dividido (inferior a dois segundos).


O arquivo no um filme.

memria interna.

Operao invlida
Voc est reproduzindo um arquivo que

Pasta sem arquivo


Nenhuma imagem foi gravada nesta

foi criado em outro equipamento.

pasta.
Voc no operou corretamente quando

(Indicao de aviso de vibrao)


A vibrao da cmera pode ocorrer

copiou imagens do seu computador (pgina 58).

Erro pasta
Uma pasta com os mesmos trs

devido insuficincia de luz. Utilize o flash, monte a cmera num trip ou coloque-a num local estvel.

primeiros dgitos j existe no Memory Stick. (Por exemplo: 123MSDCF e 123ABCDE) Selecione outra pasta ou crie uma pasta nova (pgina 46).

640(Qualid.) no disponvel
Filmes com o tamanho 640(Qualid.)

No pode criar mais pasta


Uma pasta cujo nome comea com

podem ser gravados somente com Memory Stick PRO. Insira um Memory Stick PRO ou ajuste o tamanho da imagem para um tamanho diferente de [640(Qualid.)].

999 j existe no Memory Stick. Neste caso, no possvel criar mais pastas.

No pode gravar
A cmera no pode gravar imagens na

pasta selecionada. Selecione uma pasta diferente (pgina 47).

80

Ligue impres. para conectar


[Ligao USB] est ajustado em

Processamento
A impressora est executando o

[PictBridge], porm a cmera est conectada a uma impressora no compatvel com PictBridge. Verifique o dispositivo. A conexo no foi estabelecida. Desconecte e conecte novamente o cabo USB. Se uma mensagem de erro aparecer na impressora, consulte o manual de instrues fornecido com a impressora.

cancelamento da impresso atual. No possvel imprimir at que este processo seja concludo. Este processo pode levar um tempo dependendo da impressora

Ligar a equipamento PictBridge


Voc tentou imprimir imagens antes da

conexo com a impressora ter sido estabelecida. Conecte a uma impressora compatvel com PictBridge.

Sem imagem para imprimir


Voc tentou executar [Im. DPOF] sem

inserir uma marca DPOF (Ordem de impresso) nas imagens. Voc tentou executar [Todos nes. pasta] com uma pasta que s contm filmes. No possvel imprimir filmes. Guia para soluo de problemas

Impressora ocupada Erro papel Sem papel Erro tinta Pouca tinta Sem tinta
Verifique a impressora.

Erro impressora
Verifique a impressora. Verifique se a imagem que deseja

imprimir est danificada.

A transmisso de dados para a

impressora pode no ter sido concluda ainda. No desconecte o cabo USB.

81

Outros

Sobre o Memory Stick


O Memory Stick uma mdia de gravao IC compacta e porttil. Os tipos de Memory Stick que podem ser utilizados nesta cmera esto indicados na tabela abaixo. No entanto, no possvel garantir a operao correta para todas as funes do Memory Stick.
Tipo de Memory Stick Gravao/ Reproduo a a*2*3

Notas sobre a utilizao do Memory Stick (no fornecido)


Voc no poder gravar, editar ou apagar imagens se deslizar a lingeta de proteo para LOCK.

Terminal

Memory Stick Memory Stick (compatvel com a transferncia de dados em Alta velocidade/ magicGate) Memory Stick Duo*1 Memory Stick Duo (compatvel com a transferncia de dados em Alta velocidade/magicGate)*1 MagicGate Memory Stick MagicGate Memory Stick Duo *1 Memory Stick PRO Memory Stick PRO Duo
*1

Lingeta de proteo contra gravao

Posio da etiqueta

a a*2*3

A posio e/ou o formato da lingeta de proteo pode variar conforme o Memory Stick utilizado.
No remova o Memory Stick durante a leitura ou gravao de dados. Os dados podem ser danificados nos seguintes casos: Quando o Memory Stick retirado ou a cmera desligada durante uma operao de leitura ou escrita Quando se utiliza o Memory Stick em locais sujeitos electricidade esttica ou rudo eltrico Recomendamos que faa uma cpia de segurana de dados importantes. No cole qualquer outro material a no ser a etiqueta fornecida na posio da etiqueta. Quando colar a etiqueta fornecida, certifique-se de colar na posio da etiqueta. Tenha cuidado para que a etiqueta no fique fora do lugar. Quando transportar ou guardar o Memory Stick, coloque-o na caixa fornecida. No toque nos terminais do Memory Stick, com a mo ou um objeto metlico. No quebre, dobre ou deixe cair o Memory Stick. No desmonte ou modifique o Memory Stick. No exponha o Memory Stick gua. No utilize ou guarde o Memory Stick nas seguintes condies: Locais com altas temperaturas, como o interior de um automvel estacionado ao sol. Locais expostos luz solar direta.

a*2 a*2 a*2*3*4

*1

a*2*3*4

Quando utilizar um Memory Stick Duo com esta cmera, certifique-se de inseri-lo num adaptador de Memory Stick Duo. *2MagicGate Memory Stick e Memory Stick PRO esto equipados com as funes MagicGate. MagicGate uma tecnologia de proteo de direitos autorais que utiliza tecnologia de criptografia. As gravaes/ reprodues de dados que requerem as funes MagicGate no podem ser executadas com esta cmera. *3 Suporta transferncia de dados em alta velocidade utilizando uma interface paralela. *4 Grava filmes com o tamanho 640(Qualid.). A operao da cmera com um Memory Stick formatado com um computador no est garantida. A velocidade da leitura/gravao de dados difere dependendo da combinao do Memory Stick e do equipamento utilizado.

82

Locais midos ou com substncias corrosivas.

Notas sobre a utilizao do Memory Stick Duo (no fornecido)


Para utilizar um Memory Stick Duo com a cmera, certifique-se de inserir o Memory Stick Duo no adaptador do Memory Stick Duo. Se inserir um Memory Stick Duo num dispositivo compatvel com Memory Stick sem o adaptador Memory Stick Duo, voc poder no conseguir remov-lo do dispositivo. Quando inserir um Memory Stick Duo num adaptador do Memory Stick Duo, certifique-se de que o Memory Stick Duoesteja inserido na direo correta. Quando utilizar um Memory Stick Duo inserido num adaptador Memory Stick Duo com a cmera, certifique-se de que o Memory Stick Duo esteja inserido na direo correta. Note que a utilizao incorreta pode estragar o equipamento. No insira um adaptador do Memory Stick Duo num equipamento compatvel com Memory Stick sem um Memory Stick Duo inserido. Isto poder causar um mau funcionamento no aparelho. Quando for formatar um Memory Stick Duo, insira o Memory Stick Duo no adaptador do Memory Stick Duo. Quando um Memory Stick Duo possuir uma lingeta de proteo, libere a proteo.

Notas sobre a utilizao de um Memory Stick PRO (no fornecido)


Outros
A operabilidade do Memory Stick PRO com capacidade de at 2 GB nesta cmera foi confirmada.

83

Sobre o carregador de baterias e as baterias


x Sobre o carregador de baterias
No carregue nenhuma outra bateria que no seja baterias de Hidreto de Metal Nquel da Sony no carregador fornecido com a sua cmera. Se tentar carregar outro tipo de bateria (por exemplo, baterias de mangans, pilhas alcalinas, baterias de ltio ou baterias Ni-Cd) que no as especificadas, essas baterias podem causar vazamento, superaquecimento ou exploso provocando queimaduras ou outras leses. Retire as baterias carregadas do carregador de baterias. Se voc continuar carregando-as, h o risco de vazamento, calor excessivo, exploses ou choque eltrico. Quando carregar uma bateria de alta capacidade que no seja aquela fornecida utilizando um carregador de baterias, voc pode no conseguir obter a capacidade plena da bateria. Quando a lmpada CARREGAR piscar, isso pode indicar um erro de bateria ou que foram inseridas baterias que no so as especificadas. Verifique se as baterias so do tipo especificado. Se as baterias forem do tipo especificado, retire todas as baterias, substitua-as por baterias novas ou por outras e verifique se o carregador de baterias est funcionando corretamente. Se o carregador de baterias estiver funcionando corretamente, pode ter ocorrido um erro de bateria. Se o carregador de baterias estiver sujo, o carregamento pode no ser executado com xito. Limpe o carregador de baterias com um pano seco, etc. virtude das caractersticas dessas baterias, como um possvel apago parcial das baterias.

Sobre as baterias de Hidreto de Metal Nquel (fornecidas)


No descole os lacres externos ou danifique as baterias. Nunca utilize baterias cujas etiquetas tenham sido retiradas parcial ou completamente, ou baterias que foram rompidas sob qualquer forma. Estas podem causar vazamentos, exploso ou superaquecimento da bateria e provocar queimaduras ou leses nas pessoas. O uso dessas baterias pode provocar uma avaria ao carregador de baterias. Transporte sempre as baterias de Hidreto de Metal Nquel na caixa fornecida. Caso contrrio, os objetos metlicos podem provocar curto-circuito nos terminais + e , resultando em risco de superaquecimento ou incndio. Se os terminais das baterias de Hidreto de Metal Nquel estiverem sujos, as baterias no podero ser carregadas corretamente. Limpe-os com um pano seco, etc. Ao comprar as baterias ou quando as baterias de Hidreto de Metal Nquel no tiverem sido usadas durante muito tempo, as baterias podem no estar carregadas completamente. Isso normal para este tipo de bateria e no representa um mau funcionamento. Se isto acontecer, repita a operao de descarregar completamente e recarregar as baterias. Isto deve corrigir o problema. Se voc recarregar as baterias de Hidreto de Metal Nquel antes de esgotar toda a carga existente, a mensagem de bateria fraca poder aparecer mais cedo que o esperado. A isto chama-se efeito de memria.* Se este problema ocorrer, carregue as baterias somente aps esgotar toda a carga existente. Isto corrigir o problema. * Efeito de memria - situao na qual a capacidade da bateria reduzida temporariamente. Para descarregar as baterias completamente, ajuste a cmera no modo de apresentao de slides (pgina 35) e deixe-a assim at as baterias ficarem sem carga. No misture baterias novas com usadas. No exponha as baterias gua. A bateria no resistente a gua.

Baterias que podem ser utilizadas com a cmera


Baterias de hidreto de metal nquel HR 15/51:HR6 (tipo AA) NH-AA-DA (2) (fornecidas) Pacote duplo NH-AA-2DB (no fornecido), etc. ZR6 (tamanho AA) pilhas primrias de oxi-nquel (2) (no fornecidas) Pilhas alcalinas (tipo AA) (no fornecidas) (2)

Baterias que no podem ser utilizadas com a cmera


Baterias de mangans Baterias de ltio Baterias de Ni-Cd Se voc utilizar as baterias indicadas acima, no garantimos o desempenho total da cmera em

84

Utilizao eficiente das baterias de Hidreto de Metal Nquel


As baterias se descarregam mesmo no estando em uso. Recomendamos que se carregue as baterias imediatamente antes de as utilizar. O desempenho da bateria diminui em ambientes de baixa temperatura e a durao da bateria encurtada nessas circunstncias. Para utilizar a bateria por mais tempo, recomendamos que voc mantenha a bateria na respectiva caixa e coloque-a num bolso prximo do seu corpo para esquentar as baterias e insira-as na cmera imediatamente antes de iniciar a gravao. Se os contatos das baterias e os terminais da tampa do compartimento da bateria da cmera estiverem sujos, a vida til da bateria pode ficar muito reduzida. Limpe os contatos e os terminais periodicamente com um pano seco, etc. para mant-los limpos. Se voc tirar fotos utilizando o flash e o zoom com muita freqncia, a carga da bateria diminuir mais rapidamente. Recomendamos que voc tenha baterias de reserva mo com durao duas ou trs vezes maior que o tempo previsto para a gravao e que faa teste de gravao antes de utilizar a cmera.

Sobre as pilhas alcalinas (no fornecida)/pilhas primrias de oxinquel (no fornecida)


As pilhas alcalinas/pilhas primrias de oxinquel possuem uma vida til menor em comparao com as baterias de Hidreto de Metal Nquel. Por essa razo, a alimentao pode ser interrompida mesmo que o indicador de tempo restante da bateria/pilha mostre que h carga suficiente. O desempenho da pilha varia muito conforme o fabricante e tipo de pilha; em alguns casos a vida til da pilha pode ser muito curta. Isto fica constatado principalmente sob baixas temperaturas e voc pode no conseguir gravar em temperaturas inferiores a 5C. No misture pilha nova com usada. O indicador de tempo restante da bateria/pilha no mostra a informao correta quando voc utiliza pilhas alcalinas/pilhas primrias de oxinquel. Devido s caractersticas das pilhas alcalinas/ pilhas primrias de oxi-nquel, h uma diferena muito grande entre o tempo de gravao e o tempo de reproduo disponveis. Por essa razo, a cmera pode ser desligada com a parte da lente estendida quando voc muda o seletor de modo. Neste caso, substitua as pilhas por baterias novas ou baterias de Hidreto de Metal Nquel completamente carregadas.

Vida til das baterias de Hidreto de Metal Nquel


A vida til da bateria limitada. A capacidade da bateria diminui aos poucos medida que a bateria utilizada e com o passar do tempo. Quando o tempo de funcionamento da bateria reduzir-se drasticamente, provvel que a vida til da bateria tenha se expirado. A vida til da bateria depende do armazenamento, condies de funcionamento e ambiente e diferente para cada bateria.

85

Outros

Precaues
x No deixe a cmera nos seguintes locais
Num local extremamente quente, como dentro de um automvel estacionado ao sol. O corpo da cmera pode ficar deformado, causando um mau funcionamento. Sob luz solar direta ou perto de um aquecedor. O corpo da cmera pode ficar sem cor ou deformado, causando um mau funcionamento. Em local sujeito a vibrao excessiva. Perto de um local com campo magntico forte. Em locais com areia ou poeira. Tenha cuidado para no deixar a areia ou poeira entrar na cmera. Isto pode causar mau funcionamento da cmera e em certos casos este mau funcionamento irreparvel.

x Sobre a condensao de umidade


Se a cmera for transferida diretamente de um local frio para um local quente, poder ocorrer a condensao de umidade na parte interna ou externa da cmera. Esta condensao de umidade pode causar mau funcionamento da cmera. A condensao de umidade ocorre facilmente quando: A cmera transportada de um local frio, como uma pista de esqui, para uma sala aquecida. A cmera levada de uma sala ou do interior de um automvel com ar condicionado para um ambiente externo muito quente, etc. Como evitar a condensao de umidade Quando transportar a cmera de um local frio para um local quente, coloque-a dentro de um saco plstico e deixe-a adaptar-se s condies do novo local por aproximadamente uma hora. Se ocorrer condensao de umidade Desligue a cmera e espere por cerca de uma hora para a umidade se evaporar. Se tentar utilizar a cmera com a condensao de umidade na lente, voc no conseguir gravar imagens ntidas.

x Limpeza
Limpeza da tela LCD Limpe a superfcie da tela com um pano macio para remover as impresses digitais, poeira, etc. Limpeza da lente Limpe a lente com um pano macio para remover as impresses digitais, poeira, etc. Limpeza da superfcie da cmera Limpe a superfcie da cmera com um pano macio levemente umedecido em gua e em seguida limpe a superfcie com um pano seco. Para no danificar o acabamento ou gabinete da cmera, evite: Utilizar produtos qumicos, como tner, benzina, lcool, pano descartvel, repelente de insetos ou inseticida, etc. Tocar na cmera com os produtos mencionados acima na mo. Deixar a cmera em contato com borracha ou plstico durante um longo tempo.

x Sobre a bateria recarregvel interna


Esta cmera possui uma bateria recarregvel interna para manter a data e a hora e outros ajustes independentemente da cmera estar ligada ou no. Esta bateria carregada continuamente durante a utilizao da cmera. No entanto, se a cmera for utilizada somente por perodos curtos, a bateria ser descarregada gradualmente, e se no for utilizada por aproximadamente um ms, a bateria ficar completamente descarregada. Neste caso, certifique-se de carregar a bateria recarregvel interna antes de utilizar a cmera. Porm, mesmo que esta bateria recarregvel interna no esteja carregada, voc ainda poder utilizar a cmera desde que no precise gravar a data e a hora. Mtodo de carregamento Insira as baterias carregadas na cmera ou ligue a cmera a uma tomada da rede eltrica utilizando um Adaptador de alimentao CA (no fornecido) e deixe a cmera assim durante 24 horas ou mais com a alimentao desligada.

x Sobre a temperatura de operao


A cmera foi projetada para ser utilizada em temperaturas de 0C a 40C. (No caso de pilhas alcalinas, as temperaturas so de 5C a 40C.) No recomendada a utilizao da cmera em locais extremamente frios ou quentes que excedam estes valores.

86

Especificaes tcnicas
Cmera
[Sistema]
Dispositivo de imagem CCD colorido de 6,85 mm (tipo 1/2,7), Filtro de cor primrio Nmero total de pixels da cmera Aprox. 4 231 000 pixels Nmero de pixels efetivo da cmera Aprox. 4 065 000 pixels Lente Carl Zeiss Vario-Tessar Lente de zoom de 3 f = 5,1 - 15,3 mm (32 - 96 mm quando convertida numa cmera fotogrfica de 35 mm) F2,8 - 5,1 Chaveamento automtico de filtro ND

[Alimentao, geral]
Alimentao Baterias de Hidreto de Metal Nquel HR 15/51:HR6 (tipo AA) (2), 2,4 V Pilhas alcalinas (tipo AA) (2, no fornecidas), 3 V ZR6 (tipo AA) pilhas primrias de oxi-nquel (2, no fornecidas), 3 V Adaptador de alimentao CA AC-LS5K (no fornecido), 4,2 V

Consumo (durante a gravao com a tela LCD ligada) 0,9 W Temperatura de operao 0C a +40C Temperatura de armazenamento 20C a +60C Dimenses 9951,734,2 mm (LAP, excluindo as partes salientes) Aprox. 180 g (incluindo duas baterias e ala de pulso) Microfone com condensador de eletreto Alto-falante dinmico Compatvel

Controle de exposio Exposio automtica, Seleo de cena (7 modos) Equilbrio do branco Automtico, Luz do dia, Nublado, Fluorescente, Incandescente Formato de arquivo (compatvel com DCF) Fotos: Exif Ver. 2.2 Em conformidade com JPEG, compatvel com DPOF Filmes: Em conformidade com MPEG1 (mono) Mdia de gravao Memria interna de 32 MB Memory Stick Flash Distncia recomendada (ISO ajustado em AUTO): 0,2 m a 3,8 m (W)/0,5 m a 2,1 m (T)

Peso Microfone Alto-falante Impresso Exif

PRINT Image Matching III Compatvel PictBridge Compatvel

Carregador de baterias Ni-MH BC-CS2A/ CS2B


Alimentao CA 100 a 240 V, 50/60 Hz, 3W Tenso de sada AA: 1,4V CC 400 mA 2 AAA: 1,4 V CC 160 mA 2 Temperatura de operao 0C a +40C Temperatura de armazenamento 20C a +60C Dimenses Aprox. 713091 mm (LAP) Aprox. 90 g

Outros

[Conectores de entrada e sada]


Tomada USB mini-B USB de alta velocidade (em conformidade com USB 2.0) Comunicao USB

[Tela LCD]
Painel LCD Unidade TFT de 3,8 cm (tipo 1,5 )

Peso

Nmero total de pontos 76 800 (320240) pontos

Projetos e especificaes tcnicas sujeitos a alteraes sem aviso prvio.

87

ndice

ndice remissivo
A
Abertura................................10 Acessrios fornecidos t em Leia isto primeiro Acerto relgio.......................49 Adaptador de alimentao CA .................................14 Adaptador de alimentao CA t passo 1 em Leia isto primeiro Ajustes ......................32, 39, 40 Cmara 1 .......................41 Cmara 2 .......................44 Fer. memria interna .....45 Fer. Memory Stick.........46 Regulao 1 ...................48 Regulao 2 ...................49 Ajuste do relgio t passo 2 em Leia isto primeiro Ala para transporte t em Leia isto primeiro Aumentar uma imagem t passo 6 em Leia isto primeiro Ap. slide................................35 Apagar imagens t passo 6 em Leia isto primeiro

C
Cmara 1 .............................. 41 Cmara 2 .............................. 44 CD de Vdeo .................. 59, 62 CD-ROM.............................. 52 Cena t passo 5 em Leia isto primeiro Centro AF ............................ 27 Computador Ambiente recomendado........... 51, 61 Copiar imagens ............. 52 Macintosh ..................... 61 Software........................ 59 Visualizar imagens copiadas num computador com a sua cmera.......... 58 Windows ....................... 50 Computador Macintosh........ 61 Ambiente recomendado................. 61 Computador Windows ......... 50 Ambiente recomendado................. 51 Condensao de umidade....... 85 Conectar Computador .................. 53 Impressora .................... 65 Contraste .............................. 32 Cpia .................................... 47 Indicador de carga restante t passo 1 em Leia isto primeiro Instalar/Remover t passo 1 em Leia isto primeiro Copiar imagens ao computador ................... 52 Cor ....................................... 11 Corte..................................... 39 Cria pasta GRAV. ................. 46

Destinos de armazenamento de arquivos de imagem e nomes de arquivos......... 57 DirectX ................................. 51 Dividir .................................. 37 DPOF.................................... 67 Driver USB........................... 52

E
Efe. imag. ............................. 32 Efeito de imagem ................. 32 Equilbrio de branco ............. 29 Especificaes tcnica.......... 86 EV......................................... 27 Exposio ............................. 10 Extenso ............................... 58

F
Ferramenta de memria interna ........................... 45 Ferramenta Memory Stick.... 46 Filmagem programada automtica .................... 23 Flash forado t passo 5 em Leia isto primeiro Fluorescente ......................... 29 Foco .................................. 9, 27 Foco automtico ..................... 9 Formatar ......................... 45, 46 Funo de desligamento automtico t passo 2 em Leia isto primeiro

B
Bateria

G
Gravao Filme t passo 5 em Leia isto primeiro Imagem esttica t passo 5 em Leia isto primeiro Gravao de filmes ............... 23 Guia para soluo de problemas ...................... 69

Bateria recarregvel interna ....85 Burst .....................................30

D
Data...................................... 42 Data e Hora .......................... 42

88

I
cone aum..............................44 Idioma ...................................48 t passo 2 em Leia isto primeiro Iluminador AF ......................43 ImageMixer VCD2 ...............62 Imagens desfocadas ................9 Imprimir................................63 Modo de imagem nica ..............................64 Modo de ndice..............64 Imprimir diretamente ............64 Imprimir numa loja ...............67 Incandescente........................29 Indicao AE/AF t passo 5 em Leia isto primeiro Indicao do quadro do visor da faixa AF ....................27 Indicao..........consulte Tela Indicadores e mensagens de advertncia.....................79 Inicializar ..............................48 Instalar ......................52, 59, 62 Intervalo ................................31 ISO..................................10, 29

M
M AF .................................... 41 Marca de ordem de impresso ................. 67 Medidor de luminosidade do ponto t passo 5 em Leia isto primeiro Memria interna ................... 21 Formatar........................ 45 Memory Stick ................... 82 Inserir/Remover t passo 3 em Leia isto primeiro Formatar........................ 46 Lingeta de proteo contra gravao ............. 82 Nmero de imagens/tempo de gravao ................... 20 Menu .................................... 25 Gravao ....................... 27 Itens............................... 26 Visualizao .................. 33 Menu de visualizao........... 33 Menu de gravao ................ 27 Mode .................................... 30 Modo AF .............................. 41 Modo crepsculo t passo 5 em Leia isto primeiro Modo de ajuste automtico t passo 5 em Leia isto primeiro Modo fotografia suave t passo 5 em Leia isto primeiro Modo de ndice..................... 64 Modo de retrato no crepsculo t passo 5 em Leia isto primeiro Modo do Medidor t passo 5 em Leia isto primeiro

Modo flash t passo 5 em Leia isto primeiro Modo GRAV.........................30 Modo neve t passo 5 em Leia isto primeiro Modo paisagem t passo 5 em Leia isto primeiro Modo praia t passo 5 em Leia isto primeiro Modo vela t passo 5 em Leia isto primeiro Monitor .................................41 Monocromtica.....................32 MPG .....................................57 Mudana do tamanho ...........36 Mudar a pasta GRAV. ...........47 Multi AF ...............................28 Multi Burst............................30 Multiponto AF ......................28

N
Nublado ................................29 Nitidez ..................................32 Nvel do flash........................31 No modo de imagem nica ..............................64 Nome de arquivo...................57 Normal ..................................29

J
JPG........................................57

L
Ligao USB.........................49 Limpeza ................................85 Lingta de proteo contra gravao.........................82 Localizao dos controles.....13 Luz do dia .............................29

ndice Remissivo

Nm. do arquivo ...................49

O
Obturador lento NR ..............16

P
Paralaxe ................................72 Pasta......................................33 Criao ..........................46 Mudar ............................47

89

PC ..............veja Computador PFX.......................................32 PictBridge .............................64 PicturePackage .....................59 Pixel......................................11 Pixels efetivos.......................86 Precaues ............................85 Pressionar at o meio..............9 Pressionar at o meiot passo 5 em Leia isto primeiro Proteger.................................34 PTP .......................................49

Simples................................. 41 Sinal sonoro ......................... 48 Sinc. lenta t passo 5 em Leia isto primeiro Sistema operacional (OS) ... 51, 61 Sobrexposio ...................... 10 Software ............................... 59 Subexposio ....................... 10

Volume t passo 6 em Leia isto primeiro

W
WB ....................................... 29

Z
Zoom de preciso ................. 41 Zoom digital ......................... 41 Zoom inteligente .................. 41 Zoom ptico ......................... 41 Zoom t passo 5 em Leia isto primeiro

T
Tamanho de imagem ............ 11 t passo 4 em Leia isto primeiro Taxa de compresso ............. 12 Tela Indicador....................... 15 Mudar o visor ............... 19 Tela de ndice t passo 6 em Leia isto primeiro Tela LCD..........consulte Tela Temporizador automtico t passo 5 em Leia isto primeiro Trava AF .............................. 28

Q
Quadro do visor da faixa AF 27 Qualid. ..................................29 Qualidade de imagem .....11, 29 Quantidade de fotos/Tempo de gravao ........................20

R
Rebobinar/Avanar rapidamente t passo 6 em Leia isto primeiro Receptculo para o trip .......13 Reduo de olhos vermelhos ......................42 Regulao 1 ..........................48 Regulao 2 ..........................49 Reproduoveja Visualizao Reproduo/Edio ..............23 Reviso auto .........................43 Rodar ....................................37

V
Visor de autodiagnstico...... 79 Visualizao Filme t passo 6 em Leia isto primeiro Foto t passo 6 em Leia isto primeiro Visualizao rpida t passo 5 em Leia isto primeiro VGA t passo 4 em Leia isto primeiro

S
S AF......................................41 Saturao ..............................32 Segurar a cmera t passo 5 em Leia isto primeiro Sepia .....................................32

90

Marcas comerciais
uma marca comercial da Sony Corporation. Memory Stick, , Memory Stick PRO, , Memory Stick Duo , , Memory Stick PRO Duo, , MagicGate e so marcas comerciais da Sony Corporation. PicturePackage uma marca comercial da Sony Corporation. Microsoft, Windows, Windows Media e DirectX so marcas comerciais registadas ou marcas comerciais da Microsoft Corporation nos Estados Unidos e/ou outros pases. Macintosh, Mac OS, QuickTime, iMac, iBook, PowerBook, Power Mac, e eMac so marcas comerciais ou marcas comerciais registadas da Apple Computer, Inc. Macromedia e Flash so marcas registadas ou marcas comerciais registadas da Macromedia, Inc. nos Estados Unidos e/ou outros pases. Intel, MMX e Pentium so marcas comerciais ou marcas comerciais registadas da Intel Corporation. Alm disso, os nomes do sistema e produtos utilizados neste manual, em geral, so marcas comerciais ou marcas comerciais registadas dos seus respectivos desenvolvidores ou fabricantes. No entanto, as marcas ou no so utilizadas em todos os casos neste manual.

91

Potrebbero piacerti anche