Sei sulla pagina 1di 10

GEOSSINTTICOS

Geossinttico: denominao genrica de um produto polimrico (sinttico ou natural), industrializado, cujas propriedades contribuem para melhoria de obras geotcnicas, desempenhando uma ou mais das seguintes funes: reforo, filtrao, drenagem, proteco, separao, impermeabilizao e controle de eroso superficial.

Os geossintticos so produtos polimricos que possuem controlo de qualidade industrial e propriedades que contribuem para a melhoria de obras geotcnicas. Sua utilizao permite reduzir custos e prazos, facilitar os procedimentos e melhorar a funcionalidade da obra, aliados a soluo ou preveno de problemas ambientais. Baixo custo dos produtos comparado com o dos materiais tradicionais.

Vantagens da aplicao de geossintticos: Fundamentalmente de ndole econmica


Baixo custo de produo Grande facilidade de aplicao Rapidez da aplicao resultante da facilidade de aplicao e da no necessidade de mo de obra especializada Eficcia no exerccio de funes at a s atribuveis a materiais naturais Possibilidade de utilizar materiais (solos) de pior qualidade Reduo da quantidade total necessria de materiais naturais Reduo da explorao de fontes no renovveis Possibilidade de usar plsticos reciclados no fabrico de geossintticos.

Os geossintticos so desenvolvidos para responder problemas especficos, como por exemplo, fazer com que o relevo resista as mais severas foras da natureza. Dentre as principais funes que podem ser exercidas pelos geossintticos destacam-se:

Separao: previne a mistura do solo mole da camada subjacente com o material granular da base do pavimento, mantendo a integridade estrutural da mesma. Propriedades mais importantes: Dimenso caracterstica de poros Resistncia traco e flexibilidade Resistncia ao punoamento Resistncia abraso

Reforo [R]: mantm a estabilidade do solo submetido a carregamento.


Propriedades mais importantes: Comportamento traco-deformao a curto prazo Comportamento fluncia Resistncia das interfaces solo-geossinttico Resistncia ao punoamento

Proteco [P]: previne ou reduz danos a superfcies adjacentes

Filtrao [F]: permite a passagem do fluido evitando a perda de partculas.


Propriedades mais importantes Compressibilidade Dimenso caracterstica de poros Permeabilidade (Permissividade) Resistncia ao punoamento

Barreira Impermeabilizante [B]: controle ou desvio de fluidos.

Drenagem [D]: faz a colecta e conduo de um fluido pelo corpo de um geossinttico.


Propriedades mais importantes: Transmissividade Compressibilidade (colapso do ncleo) Resistncia ao punoamento

Controlo de eroso [E]: previne a perda de partculas de solo devido ao fluxo de gua, escoamento superficial, efeito das ondas ou mars.

O amplo conjunto de funes que desempenham faz com que sejam apropriados a variados tipos de aplicaes na Engenharia Civil, Engenharia de Transportes, Engenharia Geotcnica, Engenharia Marinha e Engenharia Ambiental.

Tipos de geossintticos
1. Geotxtil [GT] Como produto txtil bidimensional permevel, composto de fibras cortadas, filamentos contnuos, monofilamentos, ou fios, formando estruturas tecidas, no-tecidas ou tricotadas, cujas propriedades mecnicas e hidrulicas permitem que desempenhem vrias funes numa obra geotcnica. Os GTs se subdividem em:

Geotxtil no-tecido [GTN]: composto por fibras cortadas ou filamentos contnuos, distribudos aleatoriamente, os quais so interligados por processos mecnicos, trmicos ou qumicos, dividindo-se basicamente em: Agulhado: cujas fibras so interligadas mecanicamente, por processo de agulhagem, Termoligado: cujas fibras so interligadas por fuso parcial obtida por aquecimento,

Geotxtil tecido: proveniente do entrelaamento de fios, monofilamentos ou fitas, segundo direces preferenciais de fabricao denominadas trama (sentido transversal) e urdume (sentido longitudinal). Geotxtil tricotado: proveniente do entrelaamento de fios por tricotagem.

Os geotxteis (GT) tecidos compostos por filamentos de polipropileno so de alta resistncia. Combinam as propriedades de alto mdulo de rigidez e resistncia traco, alta capacidade de confinamento e pode actuar como reforo, filtro e na separao de materiais. Principalmente aplicados para reforo de aterros sobre solos moles. Este um produto ideal para ser aplicado em canais e depsitos de resduos contaminados ou no, pois inerte a degradao biolgica e qumica.

Os geotxteis (GT) tecidos de alta tenacidade, compostos por filamentos de polister de alto mdulo de rigidez. Combinam as propriedades de alta resistncia a traco com excelente resistncia a fluncia o que promovem um superior desempenho ao longo do tempo. Ideal para aplicaes sem reforo de solo e separao de material. Os produtos geotxteis tecidos de polipropileno com alta estabilidade sob aco de raios ultravioleta (UV) possuem excelente resistncia ao punoamento e ao rasgamento, juntamente com a elevada resistncia traco, ideal para controlo de sedimentao e reforo de solos. Os geotxteis tecidos constitudos por monofilamentos e multifilamentos com alta estabilidade sob aco de raios ultravioleta (UV) possuem alta resistncia e durabilidade, consistncia no tamanho dos poros, alta percentagem de rea aberta, o que garante resistncia a colmatao ao longo do tempo. Aplicado principalmente para a proteco de margens e controlo de eroso.

2. Geossintticos para reforo Geobarra: um produto em forma de barra com funo predominante de reforo. Geogrelha: um produto com estrutura em forma de grelha com funo predominante de reforo, cujas aberturas permitem a interaco com o meio em que esto confinadas, constitudo por elementos resistentes traco, sendo considerado unidireccional quando apresenta elevada resistncia traco apenas em uma direco, e bidireccional quando apresenta elevada resistncia traco nas duas direces principais (ortogonais). Em funo do processo de fabricao, as geogrelhas podem ser: Geogrelha extrudidas: Obtida atravs do processo de extruso e sucessivo estiramento, que pode ser em um nico sentido formando geogrelhas unidireccionais ou nos dois sentidos formando geogrelhas bidireccionais.

Geogrelha soldada: Composta por elementos de traco longitudinais e transversais, soldados nas juntas, produzidos geralmente a partir de feixes de filamentos txteis sintticos, recobertos por um revestimento protector. Geogrelha tecida: Composta por elementos de traco longitudinais e transversais, tricotados ou intertecidos nas juntas, produzidos geralmente a partir de feixes de filamentos txteis sintticos, e recobertos por um revestimento protector. Geotira: Produto em forma de tira com funo predominante de reforo.

3. Geossintticos para drenagem Geoespaador: Produto com estrutura tridimensional constituda de forma a apresentar grande volume de vazios, utilizado predominantemente como meio drenante. Georrede: Produto com estrutura em forma de grelha, com funo predominante de drenagem. Geotubo: Produto de forma tubular com funo drenante

4. Geossintticos para controlo e desvio de fluxo Geomembrana: Produto bidimensional, de baixssima permeabilidade, composto predominantemente por asfaltos, elastmeros ou plastmeros, utilizado para controlo de fluxo e separao, nas condies de solicitao. Geomembrana reforada: Geomembrana com armadura de reforo incorporada ao produto, formando um conjunto monoltico. Geomembrana texturada: Geomembrana com acabamento superficial com funo de aumentar as caractersticas de atrito de interface.

5. Outros Geossintticos Geomanta: Produto com estrutura tridimensional permevel, usado para controlo de eroso superficial do solo, tambm conhecido como biomanta no caso de ser biodegradvel. Geoclula: Produto com estrutura tridimensional aberta, constituda de clulas interligadas, que confinam mecanicamente os materiais nela inseridos, com funo predominante de reforo e controle de eroso. Geocompostos [GC]: Produtos industrializados formados pela superposio ou associao de um ou mais geossintticos entre si ou com outros produtos, geralmente concebidos para desempenhar uma funo especfica.

Geocomposto argiloso para barreira impermeabilizante [GCL]: Estrutura formada pela associao de geossintticos a um material argiloso de baixa condutividade, desenvolvida para a funo de barreira impermeabilizante. Geocomposto para drenagem [GCD]: Produto desenvolvido para drenagem, composto geralmente de um geotxtil actuando como elemento de filtro e de uma georrede ou um geoespaador actuando como elemento drenante. O geocomposto drenante constitudo por ncleo de alta resistncia compresso, revestido em geotxtil no-tecido nas duas faces ou em apenas uma das faces. Podem ser instalados juntos s paredes de contenes, em aterros para conteno de resduos, drenos de intercepo e em sistemas de drenagem de estruturas de solo reforado. Geocomposto para reforo [GCR]: Estrutura formada pela associao de geossintticos no similares, desenvolvida para reforo.

FILOSOFIA DE DIMENSIONAMENTO
Identificar as funes primria, secundria e terciria desempenhadas pelo Geossinttico na aplicao em causa Identificar as propriedades mais importantes Determinar os valores requeridos das propriedades atravs de mtodos de

dimensionamento apropriados e, caso se aplique, ensaios de quantificao Seleccionar o mtodo de instalao e determinar os valores das propriedades necessrias sobrevivncia do material durante a instalao Escrever a especificao do Geossinttico Seleccionado mencionando os valores das propriedades definidas atrs

Os valores das propriedades definidas para o Geossinttico devem permitir ao material


Desempenhar as funes pretendidas Sobreviver instalao Ser suficientemente durvel para desempenhar convenientemente as funes pretendidas durante a vida da obra

Principais geossintticos e as funes que podem desempenhar


Controlo de Confinamento eroso j j

Tabela

Reforo Filtrao Drenagem Proteco Separao

Bloqueio de fluxo

Geotxteis

Geomembranas

Geogrelhas, Geotiras j e Geobarras Georredes, Geotubos j e Geoespaadores

Geomantas

#000080 j

Geoclulas

jj

Potrebbero piacerti anche