Sei sulla pagina 1di 8

CONCEITOS DE LGICA DIGITAL CIRCUITOS LGICOS E GATES

Todas as complexas operaes de um computador digital acabam sendo combinaes de simples operaes aritmticas e lgicas bsicas: somar bits, complementar bits (para fazer subtraes), comparar bits, mover bits. Estas operaes so fisicamente realizadas por circuitos eletrnicos, chamados circuitos lgicos (ou Gates - "portas" lgicas). Computadores digitais (binrios) so construdos com circuitos eletrnicos digitais - as portas lgicas (circuitos lgicos). Em meados do sculo XIX, George Boole (1815-1864), filsofo e matemtico ingls apresentou um trabalho que serviu como base para a teoria matemtica das proposies lgicas a partir de smbolos, representando as expresses por letras e ligando-as atravs de conectivos - smbolos algbricos. No sculo seguinte, um engenheiro americano aplicou a teoria de Boole na simplificao lgica de funes usadas em telefonia e percebeu que as leis que governavam as relaes entre proposies lgicas eram idnticas s leis vlidas para dispositivos de chaveamento de dois estados. Tais dispositivos podem ter um dos seguintes estado diferentes: ligado ou desligado, voltagem alta ou baixa, verdadeiro ou falso, presente ou ausente, aberto ou fechado . A lgebra de Boole trabalha com apenas duas grandezas As duas grandezas so representadas por 0 (falso) e 1 (verdadeiro). Nota: nos circuitos lgicos do computador, os sinais binrios so representados por nveis de tenso.

OPERADORES LGICOS Os conectivos ou OPERADORES LGICOS ou FUNES LGICAS so: E (ou AND) - uma sentena verdadeira SE - e somente se - todos os termos forem verdadeiros. OU (ou OR) - uma sentena resulta verdadeira se QUALQUER UM dos termos for verdadeiro. NO (ou NOT) - este operador INVERTE um termo. Os operadores lgicos so representados por: ____ NOT --> (uma barra horizontal sobre o termo a ser invertido ou negado). E ------> . (um ponto, como se fosse uma multiplicao) OU ----> + (o sinal de soma)

TABELA VERDADE So tabelas que representam todas as possveis combinaes das variveis de entrada de uma funo, e os seus respectivos valores de sada. A seguir, apresentamos as funes bsicas, e suas representaes em tabelas-verdade. AND - FUNO E

OR - FUNO OU

Nota: A menos da estranha expresso 1 + 1 = 1, as demais expresses "parecem" a aritmtica comum a que estamos acostumados, onde E substitui "vezes" e OU substitui "mais". FUNO NOT

Obs.: a inverso em binrio funciona como se fizssemos 1 - A = X. Ou seja, 1 - 0 = 1 e 1 1 = 0.

APLICAO DA LGEBRA DE BOOLE AOS COMPUTADORES DIGITAIS Boole desenvolveu sua lgebra a partir desses conceitos bsicos e utilizando apenas os algarismos 0 e 1. Os primeiros computadores fabricados, como o ENIAC, trabalhavam em DECIMAL. No entanto, a utilizao de circuitos eletrnicos que operassem com 10 diferentes nveis de tenso (para possibilitar detectar as 10 diferentes grandezas representadas no sistema decimal) acarretavam uma grande complexidade ao projeto e construo dos computadores, tendo por conseqncia um custo muito elevado. Surgiu ento a idia de aplicar a lgebra de Boole, simplificando extremamente o projeto e construo dos computadores. Mas como os conceitos da lgebra de chaveamentos (um ramo da lgebra do Boole) so aplicados ao projeto dos computadores digitais? A chave de tudo um circuito eletrnico chamado CHAVE AUTOMTICA. Como funciona uma chave automtica? Vamos imaginar um circuito chaveador com as seguintes entradas: - uma fonte de alimentao (fornece energia para o circuito) - um fio de controle (comanda a operao do circuito) - um fio de sada (conduz o resultado)

No desenho, a chave permanece aberta enquanto o sinal C no fio de controle for 0 (ou Falso). Enquanto no houver um sinal (sinal 1 ou Verdadeiro) no fio de controle, que mude a posio da chave, o sinal no fio de sada S ser 0 (ou Falso). Quando for aplicado um sinal (sinal 1 ou Verdadeiro) ao fio de controle, a chave muda de posio, tendo como resultado que o sinal na sada ser ento 1 (ou Verdadeiro). A posio da chave se manter enquanto no ocorrer um novo sinal na entrada. A chave automtica foi inicialmente implementada com rels eletromecnicos e depois com vlvulas eletrnicas. A partir da metade da dcada de 50, passaram a ser utilizados dispositivos em estado slido - os TRANSISTORES, inventados em Stanford em 1947. Os modernos Circuitos Integrados - CI's e os microprocessadores so implementados com milhes de transistores "impressos" em minsculas pastilhas.

Vamos agora analisar o que ocorreria se ns ligssemos em SRIE duas chaves automticas como as acima, e ligssemos uma lmpada ao circuito. O circuito resultante poderia ser representado assim:

A lmpada acenderia SE - e somente se - as DUAS chaves estivessem na posio LIGADO (ou verdadeiro), o que seria conseguido com as duas entradas A e B em estado 1 (Verdadeiro). Substituindo CORRENTE (ou chave ligada) por 1 e AUSNCIA DE CORRENTE (ou chave desligada) por 0, como ficaria nossa tabela verdade para LMPADA LIGADA = 1 e LMPADA DESLIGADA = 0? A 0 0 1 1 B 0 1 0 1 L 0 0 0 1

D para reconhecer a nossa j familiar FUNO E? O circuito acima que implementa a funo E chamado de PORTA E (AND GATE). Vamos agora analisar o que ocorreria se ns ligssemos em PARALELO duas chaves automticas como as acima, e ligssemos uma lmpada ao circuito. O circuito resultante poderia ser representado assim:

A lmpada acenderia SE QUALQUER UMA DAS-CHAVES estivesse na posio LIGADO (ou verdadeiro), o que seria conseguido com uma das duas entradas A ou B em estado 1 (Verdadeiro). Substituindo CORRENTE (ou chave ligada) por 1 e AUSNCIA DE CORRENTE (ou chave desligada) por 0, como ficaria nossa tabela verdade para LMPADA LIGADA = 1 e LMPADA DESLIGADA = 0? A 0 0 1 1 B 0 1 0 1 L 0 1 1 1

E agora, d para reconhecer a nossa j familiar FUNO OU? O circuito acima, que implementa a funo OU, chamado de PORTA OU (OR GATE). PORTA LGICA OU GATE So dispositivos ou circuitos lgicos que operam um ou mais sinais lgicos de entrada para produzir uma (e somente uma) sada, a qual dependente da funo implementada no circuito.

Um computador constitudo de uma infinidade de circuitos lgicos, que executam as seguintes funes bsicas: a) realizam operaes matemticas b) controlam o fluxo dos sinais c) armazenam dados Existem dois tipos de circuitos lgicos: a) COMBINACIONAL - a sada funo dos valores de entrada correntes; esses circuitos no tem capacidade de armazenamento [casos a) e b) acima]. b) SEQUENCIAL - a sada funo dos valores de entrada correntes e dos valores de entrada no instante anterior; usada para a construo de circuitos de memria (chamados "flip-flop" - caso c acima); esses circuitos no sero estudados neste curso, mas apresentamos uma breve introduo no final do captulo.

PORTAS BSICAS
PORTA NOT (NO) A porta NOT inverte o sinal de entrada (executa a NEGAO do sinal de entrada), ou seja, se o sinal de entrada for 0 ela produz uma sada 1, se a entrada for 1 ela produz uma sada 0.

PORTA AND (E) A porta AND combina dois ou mais sinais de entrada de forma equivalente a um circuito em srie, para produzir um nico sinal de sada, ou seja, ela produz uma sada 1, se todos os sinais de entrada forem ; caso qualquer um dos sinais de entrada for 0, a porta AND produzir um sinal de sada igual a zero.

PORTA OR (OU) A porta OR combina dois ou mais sinais de entrada de forma equivalente a um circuito em paralelo, para produzir um nico sinal de sada, ou seja, ela produz uma sada 1, se qualquer um dos sinais de entrada for igual a 1; a porta OR produzir um sinal de sada igual a zero apenas se todos os sinais de entrada forem 0.

OUTROS CIRCUITOS FUNDAMENTAIS PORTA NAND (NO E) A porta NAND equivale a uma porta AND seguida por uma porta NOT, isto , ela produz uma sada que o inverso da sada produzida pela porta AND.

PORTA NOR (NO OU) A porta NOR equivale a uma porta OR seguida por uma porta NOT, isto , ela produz uma sada que o inverso da sada produzida pela porta OR.

PORTA XOR (OU EXCLUSIVO) A porta XOR compara os bits; ela produz sada 0 quando todos os bits de entrada so iguais e sada 1 quando pelo menos um dos bits de entrada diferente dos demais.

Exemplo de circuitos utilizando portas lgicas: A) Uma campainha que toca (sada) se o motorista der a partida no motor do carro (entrada) sem estar com o cinto de segurana afivelado (entrada). Se a ignio for ACIONADA (1) e o cinto estiver DESAFIVELADO (1), a campainha

ACIONADA (1). Caso contrrio, a campainha no toca Tabela Verdade: Ignio Cinto Campainha 0 0 0 0 1 0 1 0 0 1 1 1 Basta incluir uma porta AND. B) Detector de incndio com vrios sensores (entradas) e uma campainha para alarme (sada). Se QUALQUER UM dos sensores for acionado (significando que um dos sensores detectou sinal de incndio), a campainha ACIONADA. Tabela verdade: Sensor Sensor Campainha 1 2 0 0 0 0 1 1 1 0 1 1 1 1 Basta incluir uma porta OR.

Potrebbero piacerti anche