Sei sulla pagina 1di 17

INCLUSO DIGITAL

ASSESSORIA DE INFORMATICA CMS PRODASAL

INT RO D U O MICR O INF OR MT ICA


Neste incio, pretendemos que voc desenvolva conhecimentos gerais sobre o funcionamento do computador e seus recursos, assim como, a construo de competncias e habilidades relacionadas. Aprender a utilizar o vocabulrio prprio da informtica e seus principais conceitos.

A INFORMTICA NO COTIDIANO CONTEMPORNEO

Informtica a cincia que estuda as informaes e seus meios de manipulaes. H algumas dcadas est ligada sociedade atravs do uso cada vez mais crescente dos computadores. Hoje, na sociedade do conhecimento, saber lidar com o mundo digital das informaes e comunicaes, no mais tarefa nica e exclusiva de um profissional especializado no campo da informtica. Hoje todo profissional, nas mais diversas reas necessita utilizar recursos informticos. Para um analista de sistemas ou um consultor em tecnologia da informao, por exemplo, o uso do computador determinante para desenvolver os seus trabalhos. J para um advogado, embora o computador facilite os processos do seu dia-a-dia, o seu uso no seria to determinante, embora seja necessrio para o desenvolvimento das suas atividades.

Como uma ferramenta de mltiplas utilidades, o computador esta mquina feita de silcio, metal e plstico, que ainda assusta e surpreende o homem, influencia em todos os aspectos de nossas vidas. Sempre que o intelecto humano caminhar junto com a tecnologia, seja na educao, medicina, cincia, engenharia e arquitetura, governo, foras armadas, msica, telecomunicaes e em nossas residncias, os computadores estaro cada vez mais presentes em nosso cotidiano.

COMPUTADOR
O computador uma mquina eletrnica programvel, que entre vrias tarefas nos permite, organizar, processar e armazenar informaes. Essas diversas maneiras de utilizar os computadores mostram a sua versatilidade. Voc deve est querendo saber como o computador realiza todas tarefas de forma to veloz e precisa, no ? Ento vamos mergulhar um pouco na intimidade dessa mquina fantstica.

O computador dividido em duas partes: hardware e software. Os hardwares so os componentes fsicos da mquina, ou seja, os equipamentos, tudo aquilo que podemos tocar. J os softwares so as partes lgicas, ou seja, so os programas, que por sua vez so seqncias de instrues que disciplinam as tarefas que sero executadas pelos hardwares. Apesar de os hardwares do computador terem a capacidade de efetuar tarefas maravilhosas, estes equipamentos no conseguem realizar nenhum trabalho sem as instrues vitais fornecidas pelos softwares. Adiante estudaremos essas duas categorias do computador.

INCLUSO DIGITAL

ASSESSORIA DE INFORMATICA CMS PRODASAL

HARDWARE
Seja qual for a forma ou o tamanho, todo e qualquer computador utiliza em sua arquitetura com quatro componentes principais de hardwares (equipamentos), so eles: processador, memria, perifricos de entrada e sada informaes e os dispositivos de armazenamento.

PROCESSAMENTO
O processamento um procedimento complexo que transforma informaes brutas em dados teis. Para efetuar essa transformao, um dos componentes que os computadores usa o processador. Em definio, o processador um pequeno circuito integrado que manipulam os dados, ou seja, o crebro do computador, quem interpreta e executa as instrues dadas pelos softwares. Tambm podemos chamar um processador de chip, porque em computadores pessoais, o processador um nico chip, que chamamos de microprocessador. Com isso voc pode chamar este componente de processador, chip ou microprocessador.

Ainda podemos chamar o processador de CPU (Unidade C entral de Processamento). CPU o termo comum dado para se referir ao processador de um computador, nele que est contida a inteligncia da mquina, l que so controladas todas as informaes que entram e saem da mquina, e que tambm so feitos os clculos e comparaes. O mais incrvel que o espao ocupado pelo CPU bem pequeno.

O CPU fica contido no gabinete envoltrio metlico onde ficam contidos todos os pequenos equipamentos (placa me, placa de vdeo, placa de rede, placa de fax/modem, memrias, cpu, h.d, driver de disquete e cd-rom, fonte de alimentao e etc).

Obs.: No devemos chamar gabinete de CPU, pois o gabinete o envoltrio metlico, onde ficam contidos todos os componentes internos do computador, inclusive o CPU.
A velocidade de processamento medida atravs do clock, que por sua vez mede a freqncia com que os computadores processam as informaes. Hoje, essas medidas de freqncia podem ser em MHz e GHz.

INCLUSO DIGITAL

ASSESSORIA DE INFORMATICA CMS PRODASAL

ALGUNS MODELOS DE PROCESSADORES

MARCAS/MODELOS Celeron AMD K6 II Pentium III AMD Athlon Pentium IV Pentium IV

VELOCIDADE DE PROCESSAMENTO/CLOCK 400 MHz 500 MHz 850 MHz 900 MHz 1.4 GHz 1.6 GHz

MEMRIA
Existem dois tipos de memria em um computador: RAM e ROM. A memria RAM (Memria de Acesso Aleatrio) um circuito eletrnico especial, utilizado para armazenar dados

temporariamente. A CPU usa a memria do computador para guardar as informaes com quais trabalha. Essas informaes so representadas eletronicamente no chip da memria e, enquanto esto na memria, o computador pode acess-los diretamente.

Ao contrrio da memria humana que armazena informaes indefinidamente, a memria Ram armazena dados apenas enquanto o computador estiver ligado, ou seja, quando voc desligar ou reiniciar o computador, os dados sero perdidos, a menos que tenham sido salvo em algum dispositivo de armazenamento permanente, que veremos adiante ainda.

Quanto mais memria RAM o computador possuir, mais informaes temporria ele poder armazenar. A unidade de medida de informao mais comum para representar a quantidade de memria do computador o byte. O byte pode ser representado por um caractere, ou seja, uma letra, um nmero ou um smbolo qualquer do teclado.

Tomando como base os computadores pessoais de hoje, o mnimo de memria de 128 megabytes. Mega so aproximadamente milhares de informaes, e se mega significa milhares e byte a mesma coisa que um caractere, isso quer dizer que um computador em tempos atuais vem com uma memria que armazena temporariamente, 128 milhes de letras, nmeros ou smbolos.

Essa memria pode ser expandida, caso a placa me do seu computador permita, voc pode substituir os 128 MB (megabytes) de RAM, por 256, 512 ou at 1 GB (gigabytes)

INCLUSO DIGITAL

ASSESSORIA DE INFORMATICA CMS PRODASAL

A outra memria a ROM (Memria Somente para Leitura). a memria permanente da mquina, utilizada pelos fabricantes para armazenar as informaes dos hardwares. Ela no pode armazenar dados, nem pode ser expandida com a RAM, serve s para leitura das informaes nela contida.

PERIFRICOS DE ENTRADA E SADA


Os hardwares tambm podem ser chamados de perifricos, que por sua vez so todos os equipamentos ou acessrios que compe o computador. Os perifricos de entrada e sada de informaes so essncias para o uso do computador. Os perifricos de entrada aceitam informaes e instrues do usurio. Os perifricos de sada trs as informaes de volta para o usurio. Sem estes perifricos o computador ficaria isolado, ou seja, no conseguiria receber instrues e, mesmo que tivesse informaes permanentes armazenadas em sua memria, no teria como fazer uma comunicao direta dos resultados de seu trabalho obtidos com o usurio.

O perifrico de entrada de dados mais completo o teclado, equipamento de entrada de informaes em forma de caracteres, que aceita letras, nmeros e comandos do usurio. Alm disso, as pessoas g eralmente usam o mouse, perifrico de entrada de dados, que permite enviar comandos apontando e dando um clique em seus botes. Sendo o teclado o mais completo perifrico de entrada, o mouse de caracteriza como um equipamento auxiliar, no se permitindo atravs dele executar todos os comandos da mquina. Citamos os perifricos de entrada que mais sero mais utilizados, entretanto, no podemos esquecer dos outros como: Caneta ptica, Tela sensvel ao toque, Sensores, Microfone e Joystick.

J os perifricos de sada de informaes, so equipamentos responsveis pelo retorno do processamento da para o usurio, pois se no fosse essa classe de hardware no poderamos visualizar os dados que foram inseridos no computador atravs de perifrico de entrada. O monitor de vdeo o dispositivo de sada mais utilizado, ele mostra as informaes impressas na tela do computador. Dessa forma a impressora tambm sai com dados para o usurio, s que impresso em papel, caracterizando-a assim como um perifrico de sada de informaes. Assim como o monitor e a impressora existem outros equipamentos que possui a caracterstica de sada de dados, como: Datashow, Protter e Caixas Acsticas.

At aqui s conhecemos perifrico que executa uma s funo, ou seja, entra ou sai com dados do computador, porm, existem equipamentos que desempenha as duas funes, tanto entra quanto sai com informaes da mquina. Podemos citar como exemplo o driver, unidade de leitura e gravao de disco flexvel e mvel, e o H.D, perifrico em forma de disco rgido onde ficam armazenados todos os dados arquivados do computador. Quando armazenamos alguma informao no disco rgido (H.D), nesse momento ele estar atuando como dispositivo de entrada, se retiramos alguma informao nele contida e transferimos para o disquete, ele atuar nesse instante como perifrico de sada.

INCLUSO DIGITAL

ASSESSORIA DE INFORMATICA CMS PRODASAL

DISPOSITIVOS DE ARMAZENAMENTO
Os dispositivos ou discos de armazenamento so memrias mecnicas que armazenam as informaes por um longo prazo. Esses locais para armazenamento de informaes, na realidade so mdulos de memria auxiliar, enquanto a memria RAM armazena dados temporariamente, esses dispositivos guardam as informaes de forma permanente, ou seja, esses hardwares no perdem as informaes quando desliga o computador, a lm de armazenar uma quantidade de dados muito superior a memria RAM. Dos perifricos de armazenamento podemos destacar alguns, como:

Disquetes: Dispositivo em forma de disco flexvel de mvel utilizado para o armazenamento de dados. Possui a vantagem de transporte de dados, entretanto, sua capacidade muito limitada para guarda informaes, cerca de 1.44 MB (mega byte)

H.D: Dispositivo em forma de disco rgido e fixo onde ficam armazenados todos os dados da mquina. H.D uma abreviatura de Hard Disk, que em portugus chamado de disco rgido, tambm chamado de Winchester. Oposto ao disquete, esse disco possui grande capacidade para armazenamento, podendo variar, hoje os computadores vindo de fbrica chegam com o H.D de 20, 30 ou 40 GB (giga bytes).

Cd-rom: Dispositivo em forma de disco tambm utilizado para armazenamento de dados, porm, s podemos guardar informaes em cds caso o seu computador tenha um gravador de cds. Normalmente os computadores vem com driver de cd-rom, que serve somente para leitura das informaes contidas no mesmo. A capacidade de uma cd pode chegar at 650 MB (mega byte).

Obs: Os discos no so identificados pelos seus respectivos nomes, eles ganham uma nomenclatura individual, a que chamamos de unidades de discos, onde cada um deles associado a uma letra. Segue abaixo as letras que identificam esses discos de armazenamento:

Disquete A: H.D C: Cd-Rom D:

INCLUSO DIGITAL

ASSESSORIA DE INFORMATICA CMS PRODASAL

SOFTWARE
J sabemos que os softwares so os programas que possuem instrues definidas e so guardadas na memria do computador, e que ir executar a tarefa que tiver sido programado pelo o usurio. Nesse momento devemos saber que existem diversos tipos de softwares, podemos ser bsico, linguagem de programao, aplicativos especficos, aplicativos comuns e utilitrios.

Bsicos: o programa bsico tambm chamado de sistema operacional, tem a funo de gerenciar todo o fluxo de dados entre a memria e os perifricos, o primeiro programa a ser carregado quando ligamos o computador, e atravs dele temos acesso aos outros programas instalados na mquina, portanto, sem o sistema operacional nenhum trabalho pode ser desenvolvido. Como exemplo desse tipo de software podemos citar o Ms-dos, Windows e Linux.

Linguagem de programao: so programas que tem a finalidade de desenvolver outros programas, ou seja, aplicativos especficos. atravs deles que os programados (profissionais habilitados a construir softwares) criam softwares de controle de estoque, folha de pagamento, cadastro de clientes e outros. O Visual Basic, Clipper e Dephi so os programas de linguagem mais utilizados.

Aplicativos especficos: so programas que atendem necessidades exclusivas dos usurios, assim temos, contas a pagar, folha de pagamento, pedido de material e controle de estoque, como j havamos frisado no tpico anterior.

Aplicativos comuns: so programas que auxilia os usurios em tarefas do dia-a-dia, processadores de textos como o Microsoft Word do pacote Office e o StarWriter do pacote StarOffice so bons exemplos disso, com eles podemos produzir documentos como cartas, ofcios e relatrios. Os programas de planilha eletrnica, como o Microsoft Excel da famlia Office e o StarCalc da famlia StarOffice tambm se encaixam nesse contexto, pois atravs deles que construmos planilhas personalizadas.

Utilitrios: essa categoria de programas fica parte, pois parecem ser aplicativos, entretanto, tem funes de carter isolado, como compactadores de arquivos, antivrus e etc.

INCLUSO DIGITAL

ASSESSORIA DE INFORMATICA CMS PRODASAL

UNIDADES DE MEDIDAS
Os espao onde armazenamos informaes como os disco e a memria dos computadores so medidas em Bytes". Porm, o Bit a menor unidade de medida da informao, seqncia representada pelos nmeros binrios", 0 ou 1, quem dar origem ao Byte. Um Byte composto do conjunto de 8 Bits, que equivale a um caractere, ou seja, letra, nmero, espao, ou qualquer smbolo.

Como os Bits so representados pela base dois, ou seja, pares de 0 ou 1, o nmero mais prximo de 1.000 (Mil) para a simular a unidade de medida de Kilobyte foi o 1.024 (Mil e Vinte e Quatro), pois esse nmero equivale a 2 , e assim surgiram o Megabyte, Gigabyte e o Terabyte, como mostra a tabela abaixo.
10

8 Bits = 1 Byte = 1 Caractere, ou seja, (a, 1, &,m, #,) 1.024 Bytes = 1 Kilobyte Aproximadamente Mil bytes 1.024 Kilobytes = 1 Megabyte Aproximadamente um Milho de bytes 1.024 Megabytes = 1 Gigabyte aproximadamente um Bilho de bytes 1.024 Gigabytes = 1 Terabyte aproximadamente um Trilho de bytes

Obs: Um arquivo que contenha apenas uma letra, normalmente no possui apenas 1 byte de tamanho, tendo em vista que para forma-lo so acrescentados caracteres para demarcao de incio e fim de arquivo, tipo do fonte utilizado, etc.

INCLUSO DIGITAL

ASSESSORIA DE INFORMATICA CMS PRODASAL

W IND OW S
Para utilizar os recursos de um computador necessrio aprender a interagir com as suas principais ferramentas. Para tanto, preciso construir habilidades relacionadas ao acesso e manipulao de mecanismos informacionais disponveis (dados, informaes e programas). Estes mecanismos esto, geralmente agrupados em um ambiente denominado Sistema Operacional no nosso caso o Windows Ele permitir ao usurio desenvolver diversas atividades simultneas, utilizando os programas e aplicativos disponibilizados no seu universo.

Antes da compreenso sobre os conceitos, caractersticas e recursos relacionados ao programa, deve-se perceber a simplicidade e disponibilidade de suas principais ferramentas. Esses recursos permitem o trabalho simultneo, viabilizando diversas tarefas. Desta forma o sistema poder vi a ser um grande aliado na realizao das suas atividades cotidianas.

O Windows um sistema operacional com interface grfica, e inmeros recursos computacionais. Como j retratamos no item de Software em Introduo Microinformtica, um sistema operacional o software bsico responsvel pelo gerenciamento de todos os dados existentes no computador, capaz de comandar todas as suas funes. Sem o sistema operacional, no podemos utilizar os programas de aplicativos comuns, acessar internet, ouvir um cd, enviar e receber e-mails, ou seja, no tem capacidade de executar nenhuma operao.

As principais caractersticas do sistema operacional Windows so:

Interface Grfica, Padronizao de procedimentos; Multitarefa;

LIGAR, DESLIGAR E REINICIAR O COMPUTADOR


Vamos iniciar o nosso aprendizado no sistema operacional Windows compreendendo e praticando algumas atividades preliminares, simples, porm muito importante para o bom funcionamento e operacionalizao do computador. Trata-se da tarefa de ligar, desligar e reiniciar o computador.

INCLUSO DIGITAL

ASSESSORIA DE INFORMATICA CMS PRODASAL

PARA LIG AR O COMPUTADOR


Para ligar o computador necessrio que voc saiba que esse procedimento de suma importncia para bom funcionamento e tempo de vida til dos equipamentos do seu computador. Isso s acontecer se a sua mquina estiver ligada a um estabilizador esse equipamento tem a funo de repassar a energia com estabilidade constante para o computador, por exemplo, a queima de equipamentos, caso haja a queda de energia. Podemos observar o gabinete, esse envoltrio metlico que guarda em seu interior todas os pequenos equipamentos, que algumas pessoas chamam de CPU, no seu frontal existe um boto de Power, ou seja, boto utilizado para ligar e desligar a mquina. Com esta tarefa executada o processador comea a enviar informaes para a memria, s que no podemos visualiza-las ainda, pois o perifrico que mostra esses dados est desligado, ento, na seqncia faa a mesma operao no monitor de vdeo, portanto, pressione o seu boto Power. Nesse momento ver as informaes descritas nos arquivos de inicializao do Windows, que comea a ser carregado para a memria do computador, onde no seu final ser apresentada a tela do Windows 98.

PARA DESLIGAR OU REINICI AR O COMPUTADOR


Apesar de p arecer uma operao simples, desligar o seu computador requer um certo cuidado. Antes de desligar o computador fisicamente, ou seja, atravs do boto Power existente no gabinete, necessrio preparar sistema operacional Windows, isso, utilizando a opo Desligar do menu Iniciar. Neste instante a caixa de dilogo ser apresentada, observe que as alternativas que podem ser escolhidas aparecem em forma de pequenos botes. Desejando desligar o computador, clique sobre a opo que executar a operao pretendida, e uma mensagem indicando que Seu computador j pode ser desligado com segurana ir informa-lo poder desligar fisicamente o computador, atravs do boto Power.

Resetar ou dar boot computador significa em linguagem formal da informtica o processo de reiniciar o sistema operacional, ou seja, desligar e ligar o computador novamente, muito utilizado para resolver problemas corriqueiros, quando, por exemplo, um programa no responde a certos comandos. O procedimento o mesmo, como se fosse para desligar o computador, porm, ao invs de ativar a opo de Desligar o computador, habilite a alternativa Reiniciar o computador, na caixa de desligar o windows. Se a mquina estiver travada e o mouse ou teclado no estiver respondendo aos seus comandos, pressione o boto Reset no frontal do gabinete.

INCLUSO DIGITAL

ASSESSORIA DE INFORMATICA CMS PRODASAL

INTERAGINDO COM A REA DE TRABALHO

cone: representao grfica dos objetos

Desktop - rea de trabalho do Windows

Boto iniciar: porta de entrada para os recursos do windows Barra de tarefas

Relgio: mostra a data/hora do sistema

Imagine o seguinte cenrio: a mesa do seu escritrio, onde voc pode encontrar uma calculadora, planilha de clculos, bloco de n otas, relgio, calendrio e pastas para guardar os documentos. Pois , tudo isso existe no ambiente Windows. isso que a rea de trabalho trs, todos os seus componentes organizados, de forma que tudo seja encontrado com um simples clique do mouse.

PRINCIPAIS ITENS DA REA DE TRABALHO Meu computador Este cone est relacionado com os elementos de hardware e de configurao do seu computador. D um clique duplo neste cone para visualizar as impressoras e o contedo dos discos. Meus documentos Funciona como uma pasta onde ficam armazenadas outras pastas e arquivos. Internet Explorer Lixeira Inicia o programa que acessa a Internet. Onde ficam armazenados os arquivos, pastas e programas que so removidos. Ambiente de Rede Quando est trabalhando conectado a outros computadores, voc pode tambm acess-los quando esto compartilhados.

10

INCLUSO DIGITAL

ASSESSORIA DE INFORMATICA CMS PRODASAL

OutLook Express Barra de Tarefas

Acessa sua caixa de entrada e sada de correspondncia. Esta barra um referencial de tudo que voc espalhou na rea de trabalho.

Boto Iniciar

Dar acesso a todos os programas instalados no computador

COMO UTILI ZAR O MOUSE


Para iniciar o uso do mouse, torna-se necessrio entender que ele a extenso de sua mo. como se a setinha que chamamos de cursor, fosse o seu dedo indicador , por onde os componentes dos programas sero acionados. O Mouse um pequeno e verstil perifrico de entrada dados indispensvel para se trabalhar no computador, ele utilizado como meio de comunicao entre voc e o computador, devendo sempre ser colocado sobre uma superfcie plana, e preferencialmente sobre o mouse-pad (pelcula que da mais aderncia esfera do mouse). O mouse-pad alm de permitir um atrito adequado ao mouse, dificulta a entrada de detritos no seu interior, prevenindo danos ao hardware. Ao movimentar o mouse sobre o mouse-pad, um ponteiro em forma de seta ir se mover na mesma proporo e direo. Isto porque, sob o mouse, existe uma pequenina esfera, que com o movimento da sua mo, envia sinais ao computador que controlam a maneira como o ponteiro em forma de seta ser movido sobre a tela. Por isso deve-se no impor peso sobre a mo e utilizar movimentos leves, para ter melhor performance do mouse. Ele pode vir com dois ou trs botes, os quais possuem as seguintes caractersticas:
Boto auxiliar (direito)

Boto acionador (esquerdo)

Boto acionador: serve para a maioria das aes realizadas pelo mouse no ambiente grfico, como abrir, fechar, executar, arrastar, selecionar, etc. Boto auxiliar serve para acionar menu rpido, obter ajuda de determinados comandos e, conforme o programa que est sendo usado. Um outro conceito relativo ao mouse o de arrastar. Arrastar significa mover um objeto ou cone de um lugar para outro na tela e redimensionar janelas. Aps a seleo, pressione o boto do mouse sobre o que desejar arrastar, prenda-o boto e mova-o para o lugar desejado, quando ento o boto dever ser liberado, disponibilizando para uma prxima tarefa.

11

INCLUSO DIGITAL

ASSESSORIA DE INFORMATICA CMS PRODASAL

Lembre-se sempre que para selecionar basta apontar e fazer um nico movimento de pressionar e soltar o boto esquerdo do mouse rpido e leve (clique nico). Sem o uso do mouse, certamente, voc levar um pouco mais de tempo para executar suas tarefas.

Apontar Mover o mouse at que o ponteiro correspondente na tela toque o objeto que voc deseja selecionar. Clicar Aps posicionar o ponteiro sobre o objeto, basta pressionar e soltar o boto esquerdo rapidamente um vez, ir resultar em uma seleo. Arrastar Aponte e depois basta pressionar e segurar (manter pressionado) o boto esquerdo do mouse, mova o mouse pela tela e o item selecionado ir para posio que voc deseja. Em seguida, solte o boto do mouse. Clique duplo Apontar e pressionar e soltar rapidamente duas vezes seguidas o boto esquerdo do mouse. So dois movimentos bem rpidos e leve sobre o boto esquerdo do mouse com o dedo indicador, com esse procedimento podemos abrir e fechar arquivos, pastas, etc;

PARA M ANIPULAR AS JANELAS DO WINDOWS


O entendimento do usurio com relao ao programa, seu universo, e a melhor aplicao de seus recursos bastante importante. A prtica na manipulao de janelas, te ajudar na construo de atividades que sero importantssimas na operacionalizao desse e de outros sistemas operacionais. Suas habilidades sero desenvolvidas com mais desenvoltura, seria como se voc estivesse realmente fazendo algo bem descontrado, brincando talvez. Vera que todos programas do Windows exibem suas informaes em janela rea em forma retangular que delimita um programa. Como essas janelas so compostas por um conjunto de objetos, torna-se necessrio o aprendizado sobre cada um deles.

Vamos praticar um pouco? No exemplo abaixo, a janela mostra o Meu computador software gerencia dor de todos os arquivo existentes nos discos de armazenamento. Observe que todos os objetos existentes nesta janela sero encontrados em janelas de outros programas. Neste final, falaremos de forma individual de cada um desses objetos.

12

INCLUSO DIGITAL

ASSESSORIA DE INFORMATICA CMS PRODASAL

1 - cone de controle

2 - Barra de ttulo

3 - Botes de comando

4 Barra de menu

5 - Barra de ferramentas 6 - Lista de Dromp Down

7 - Borda da janela

8 - Barra de status

9 - Barras de rolagem

1 cone de controle: exibe opes de maximiza, minimizar, restaura, mover e fechar para modificar as aes da janela; 2 Barra de ttulo: mostra o nome da janela e permite a sua movimentao; 3 Botes de comando: o boto minimizar deixa a janela no seu tamanho mnimo, j o maximizar faz a janela ocupar toda a tela, enquanto o fechar, sai do programa que est em uso.Existe um outro boto, o restaurar, que se alterna com o maximizar, quando a janela estiver maximizar o boto que ser exibido o restaurar, quando a janela se encontrar restaurada o boto que ser apresentado o maximizar.

Minimizar Maximizar Fechar


4 Barra de menus: objeto da janela que contm opes em forma de lista; 5 Barra de ferramentas: contm as mesmas opes que esto disponveis nos menus, s que em forma de botes, facilitando assim a operao do usurio; 6 Lista de Dromp down: este objeto indica que dentro da caixa existem mais opes; 7 Bordas: linha que envolve toda a janela, normalmente aparente quando restaurada, podendo ser utilizada para o seu redimensionamento; 8 Barra de status: rea destinada a fornecer informaes da janela para o usurio;

13

INCLUSO DIGITAL

ASSESSORIA DE INFORMATICA CMS PRODASAL

CONHECENDO O TECLADO
A tecla TAB funciona do mesmo modo que a tecla de tabulao das mquinas de escrever. Ela posiciona o cursor na prxima marca de tabulao. Caso deseje digitar em caixa alta, voc poder utilizar a tecla CAPS LOCK, que ao pressionar e soltar ela ser ativada ou desativa sendo assinalada por uma luz verde localizada no canto superior direito do teclado. Quando estiver acesa ela estar ativada, digitando assim tudo em caixa alta. Para acentuar as letras em caixa alta, voc dever utilizar o SHIFT, sem precisar desativar o CAPS LOCK. Para utilizar os caracteres que esto acima das teclas, voc dever manter a tecla SHIFT pressionada e teclar o caractere desejado. A BARRA DE ESPAOS, como o prprio nome j diz, serve para dar espaos de um caractere para o outro. A tecla BACKSPACE movimenta o cursor, apagando os caracteres que estiverem esquerda do cursor. A tecla ENTER funciona para criar um novo pargrafo. Utilize essa tecla quando for ponto final. A tecla DELETE apaga os caracteres que estiverem direita do cursor.

14

INCLUSO DIGITAL

ASSESSORIA DE INFORMATICA CMS PRODASAL

INTRODUO E HISTRI A DA INTERNET


Nesta parte do curso apresentaremos para voc uma breve introduo e histria da Internet, afim de que voc tenha o mximo de informao sobre essa rea do conhecimento. Agora voc saber quando Internet surgir, entender como ela foi difundida pelo mundo tornando-se uma verdadeira ferramenta para a educao, e quando chegou ao Brasil. A Internet considerada por muitos como um dos mais importantes e revolucionrios desenvolvimentos da histria da humanidade. Pela primeira vez no mundo um cidado comum ou uma pequena empresa pode facilmente ter acesso a informaes localizadas nos mais distantes pontos do globo e isso que torna a coisa revolucionria criar, gerenciar e distribuir informaes em larga escala, no mbito mundial, algo que somente uma grande organizao poderia fazer usando os meios de comunicao convencionais. Isso com certeza afetar substancialmente toda a estrutura de disseminao de informaes existente no mundo, a qual controlada primariamente por grandes empresas.

A Internet foi criada para fins militares, e em 1969, nos Estados Unidos interligava originalmente laboratrios de pesquisa e se chamava ARPAnet(ARPA: Advanced Research Projects Agency). Era uma rede do Departamento de Defesa norte-americano. Era o auge da Guerra Fria, e os cientistas queriam uma rede que continuasse em p em caso de um bombardeio. Surgiu ento o conceito central da Internet: uma rede que todos os pontos se equivalem e no h um comando central. Assim, se B deixe de funcionar, A e C continuam a poder se comunicar.

O nome Internet propriamente dito surgiu bem mais tarde, quando a tecnologia da ARPAnet passou a ser usada para conectar universidades e laboratrios, primeiro nos EUA e depois em outros pases. Por isso que no h um nico lugar que "governa" a Internet. Hoje ela um conjunto de mais de 40 mil redes no mundo. Durante cerca de duas dcadas, a Internet ficou restrita ao ambiente acadmico e cientfico. Em 87, pela primeira vez, foi liberado seu uso comercial nos EUA.

Mas foi em 92 que a rede virou moda. Comearam a aparecer nos EUA vrias empresas provedoras de acesso Internet. Centenas de milhares de pessoas comearam a por informaes na Internet, que se tornou uma mania mundial - no Brasil foi liberada a explorao comercial da Internet em 95.

REQUISITOS PARA ACESSAR INTERNET


Para que voc possa utilizar os recursos e servios disponibilizados pela Internet, necessrio que disponha de equipamentos e prestadores de servios. Mas que equipamentos? Que prestadores de servios?. o que veremos a seguir. Computador velocidade recomendada acima de 200 Mhz Linha telefnica ou Cabo Modem ou Decodificador Provedor de acesso

15

INCLUSO DIGITAL

ASSESSORIA DE INFORMATICA CMS PRODASAL

Outra vantagem: voc no est limitado a mandar cartas por correio eletrnico. Pode enviar sons, imagens, textos, vdeo ou qualquer outro tipo de arquivo.

Enviar bits eletronicamente muito mais eficiente do que transportar tomos. Como a comunicao uma necessidade inerente ao ser humano, o correio eletrnico a aplicao mais utilizada na Internet.

Assim como o correio tradicional necessita de um endereo completo para o envio de uma carta, o e-mail precisa de um endereo eletrnico para que as mensagens cheguem a seus destinatrios. Constitudo atravs de uma lgica muito interessante conforme descrito abaixo.

COMERCIAL

PAS DE ORIGEM

adriana@ig.com.br
USURIO LOCALIZADO EM PROVEDOR

Quando h algum problema com a entrega de uma correspondncia em um correio tradicional, a carta retorna ao remetente, contendo informaes sobre o motivo pelo qual no foi entregue. Pois bem, com o email, tudo acontece da mesma forma. Quando um endereo de correio eletrnico possui uma incorreo, nome do usurio ou domnio errados, essa mensagem retorna para caixa de mensagens (mailbox) do remetente, com a informao do motivo da devoluo.

Outro fator importante que os endereos de e-mail so usualmente escritos com letras minsculas, apesar de j surgirem endereos que contm maisculas, mas isso s causa transtornos na hora de divulgao, pois fogem totalmente do padro que existiu at hoje.

O E-Mail ou Correio Eletrnico um servio disponvel na Internet que tem a funo de controlar o envio e o recebimento de mensagens entre usurios. Essas mensagens podem conter texto ou imagens, muitas vezes em arquivos a ela anexados. Quando o destinatrio ler a mesma, poder copiar para o seu computador os arquivos que lhe foram enviados.
H dois tipos de endereos de mail: Email tipoPop3 So lidos por mailers. necessrio ter um programa de correio eletrnico - mailer instalado no pc (Messenger, Eudora, Outlook, 16

INCLUSO DIGITAL

ASSESSORIA DE INFORMATICA CMS PRODASAL

Pegasus, etc). essencial que a configurao esteja correta, o que implica em informar os endereos de smtp e de pop3 do servidor. Note-se que s necessrio estar conectado internet para receber e enviar os e -mails. A leitura e a resposta podem ser feitas com a conexo desligada. Email tipoWeb mail So lidos pelo navegador (Netscape, Internet Explorer, P lanet, Opera, etc), usando um endereohttp. O e-mail no precisa de que se configure um computador para us-lo, bastando que o pc tenha um navegador instalado. Ou seja, um mail que no mais necessita de um programa de correio ( mailer) instalado. Os mails sero lidos em uma pgina com um endereo http. Portanto, a partir de qualquer lugar do mundo se consegue acesso ao email, bastando usar um pc conectado Internet. Uma senha estabelecida, de modo que o mail ser de uso particular. (Os provedores se comprometem a nao dar acesso para outras pessoas quela rea). Note-se que necessrio estar conectado internet para receber, ler, responder e enviar os e-mails.

FACILITADORES: ASSESSORIA DE INFORMATICA CMS/PRODASAL

17

Potrebbero piacerti anche