Sei sulla pagina 1di 20

MORFOLOGIA URBANA E DESENHO DA CIDADE

JOS M. RESSANO GARCIA LAMAS

CAROLINE RIBEIRO | LAILA GUIMARES MARLIA AMORIM | PATRCIA MONTEIRO

A FORMA URBANA

INTRODUO
Processo antigo de formao do desenho e processo
melhorado.

Interao entre campo arquitetnico e urbanstico.


Forma urbana como transformao em espao urbano humanizado.
Cidade Antiga Cidade Moderna Cidade Contempornea.

INTRODUO
Jos diz: "Todavia um primeiro grau de leitura da cidade eminentemente fsico-espacial e morfolgico, portanto especfico da arquitetura, e o nico que permite evidenciar a diferena entre este e outro espao, entre esta e aquela forma, e explicar as caractersticas de cada parte da cidade. A este se juntam outros nveis de leitura que revelam diferentes contedos (histricos, econmicos, sociais e outros). Mas esse conjunto de leituras s foi possvel porque a cidade existe como fato fsico e material. Todos os instrumentos de leitura lem o mesmo objeto - o espao fsico, a FORMA URBANA.

INTRODUO
Esse pargrafo enfatiza interao entre vrios campos na elaborao e produo de uma cidade, quebrando a idia de uma simples composio de prdios, vias e natureza em um determinado espao.

A MORFOLOGIA URBANA
Estuda os aspectos exteriores do meio urbano e as suas relaes recprocas, determinando e interpretando a paisagem urbana e a sua estrutura.
Conhecer o meio urbano implica na existncia de instrumentos de leitura e uma relao objetoobservador. S a leitura disciplinar no consegue explicar o objeto. necessrio o cruzamento de diferentes leituras e informaes para explicar a cidade.

A MORFOLOGIA URBANA
Porm, comum que na produo das formas urbanas exista uma caracterstica que seja determinante e tenha em qualquer anlise. O arquiteto ao produzir o seu espao, poder dar maior nfase a este ou quele aspecto, o qual se revelar mais evidente em anlise posterior.

A MORFOLOGIA URBANA
Nas cidades atuais, certas formas apenas revelam uma total sujeio do urbanismo rentabilidade do solo e especulao fundiria. A destruio da paisagem rural e urbana portuguesa efetuada nos ltimos trinta anos revela, e bem, as condies culturais, polticas e sociais em que se projeta e se deixa construir em Portugal.

A MORFOLOGIA URBANA
A morfologia urbana o estudo da forma do meio urbano nas suas partes fsicas exteriores, ou elementos morfolgicos e na sua produo e transformao no tempo. necessrio ressaltar que um estudo morfolgico no feito do conjunto de elementos sociais, econmicos e outros. Estes so utilizado para a explicao da produo da forma e da cidade como elemento fsico e construdo, mas no so objeto de estudo.

A MORFOLOGIA URBANA

Meio urbano:
Elementos morfolgicos: de acordo com a leitura ou anlise do espao, ou de acordo com sua compreenso ou produo.
Solo (pavimento) Lote (parcela fundiria) Fachada (plano marginal) Traado/ Rua Mobilirio Urbano

A rvore

Interao dos elementos morfolgicos entre si e com o espao urbano


Produo e transformao no tempo

Edifcios

Quarteiro

Logradouro

Praa

Vegetao

Monumento

A MORFOLOGIA URBANA

Nveis
(momentos de produo do espao urbano)
planificao e programao das quantidades, das utilizaes (organizao quantitativa e funcional) e das localizaes

composio urbana (desenho urbano)

os projetos dos edifcios ou das diferentes construes

A FORMA URBANA
um conjunto de objetos arquitetnicos correlacionados e organizados espacialmente. A arquitetura o principal meio de entendimento da cidade como estrutura espacial. A forma fsica um dado real, predomina na descrio do meio urbano, o resulta dos problemas postos ao urbanismo e arquitetura.

FORMA E CONTEXTO
A forma deve atender s necessidades de um contexto. As formas arquitetnicas podem englobar tanto critrios funcionais quanto de natureza esttica, devendo constituir uma soluo para os problemas que a analise urbanstica pretende organizar e controlar. Com a evoluo das situaes histricas e a necessidade de resposta a essas novas situaes, houve diversas variaes de contexto que resultaram em diferentes propostas de desenho urbano.

FORMA E FUNO
A forma ter de se relacionar com a funo de modo a permitir o desenvolvimento eficaz das atividades que nela se processam.

Princpios da arquitetura: a funo, a construo e a arte.


Cada um assume um peso no processo criativo, podendo variar em duas posies:
Funcionalista
adequao da forma funo, FORM FOLLOWS FUNCTION. Facilitou a realizao de edificaes, geralmente monofuncionais, repetitivas, fceis de projetar e executar, gerando monotonia nas cidades.

Antifuncionalismo defende a funo se adaptando forma, FUNCTION FOLLOWS FORM.

FORMA E FIGURA
Encontramos na figura as motivaes mais complexas e profundas para a concepo da forma. Entende-se por aspectos figurativos, os aspectos da forma que so comunicveis atravs dos sentidos. E figura, ao poder de comunicao esttica da forma. atravs da mensagem figurativa que a arquitetura e a arte urbana se revelam. Toda a ao que humaniza a paisagem pode conter objetivos e valores estticos que se comunicam atravs dos sentidos ou da percepo. Em suma os valores estticos s so comunicveis atravs dos sentidos e , apesar de as caractersticas da forma no se resumirem aos aspectos sensoriais, estes so determinantes na sua compreenso.

SISTEMA DE ORIENTAO
importante para o conhecimento da cidade, respeita o equilbrio vertical e permite o homem possa orientar-se na cidade. Numa cidade depender fundamentalmente de sistemas de referncia como marcos, monumentos, bairros, entre outros.

SISTEMA VISUAL
atravs da viso que se constri a parte mais importante da imagem da cidade, no entanto, o sistema de observao do espao urbano, implica o movimento e a captao do espao em sequncia visual.

SISTEMA TTIL
No sistema ttil se incluem todas as percepes trmicas e de frico com a atmosfera, que tambm so importantes na vivncia, compreenso e caracterizao da cidade.

SISTEMA OLFATIVO
Os cheiros e odores caracterizam os lugares e so parte do meio urbano. O sistema olfativo pertence experincia da cidade, embora seja um fator de menor controle e incidncia no desenho da forma urbana.

SISTEMAS
Cada sistema vai corresponder a uma caracterstica da forma. Contudo, as condies que se realiza a comunicao com o ambiente, so essencialmente visuais. A imagem da cidade o meio de comunicar a sua forma fsica e para que exista imagem necessria uma relao entre objeto e observador. No entanto, apesar de a imagem depende primeiramente das caractersticas da forma. A prpria forma pode ser organizada com relativa independncia para atingir a comunicao visual; no fundo trata-se de retomar os problemas da arte urbana e de embelezamento da cidade com o objetivo de contribuir para um ambiente mais estimulante.

REFERNCIAS
LAMAS, Jos. Morfologia Urbana E Desenho Da Cidade. Ed. Fundao Calouste Gulbenkian. 2004. P. 19 62. http://www.esteio.com.br/novoblog/blogs/index.ph p/2008/02/21/morfologia_urbana http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/saopaulo/imagens/monumento-independencia-2.jpg http://www.naturezabrasileira.com.br/fotos/watermar k/wm_IMG12999.jpg http://blogfut.zip.net/images/cidade_do_cabo.jpg http://blogs.estadao.com.br/jtcidades/files/2011/10/CHEIRO_S1.jpg

Potrebbero piacerti anche